CIAIQ2021: 10º CONGRESO IBERO-AMERICANO EN INVESTIGACIóN CUALITATIVA
PROGRAM FOR WEDNESDAY, JULY 14TH
Days:
previous day
next day
all days

View: session overviewtalk overview

11:00-12:30 Session 6: Artigos Curtos 2 // Artículos Breves 2

Formato Mesa Redonda // Formato Mesa Redonda (8m)

11:00
Perceção dos enfermeiros sobre as características de uma Unidade de Saúde Familiar amiga das pessoas idosas

ABSTRACT. Resumo. O objetivo deste estudo é conhecer a perceção dos enfermeiros sobre as características de uma Unidade de Saúde Familiar amiga das pessoas idosas. Método: Estudo descritivo de carácter qualitativo. Participantes 5 enfermeiros. Instrumento de colheita de dados: entrevistas semiestruturadas. Resultados: Os enfermeiros enfatizarão a informação, formação, educação para saúde, comunicação; sistema de gestão de cuidados; ambiente físico e a intervenção nas principais síndromes geriátricas, intervindo em parceria, suportados num modelo de cuidados que promova a autonomia das pessoas idosas e familiares cuidadores. Conclusão: Os Centros de Saúde têm que se preocupar em promover sistemas e ambientes de cuidados de segurança que otimizem a participação das pessoas idosas e famílias nos seus cuidados de saúde, particularmente no que diz respeito à promoção do Cuidado-de-Si.

11:08
Avaliação na Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP): reflexões acerca do processo

ABSTRACT. Introdução: A Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP) ou Problem based learning (PBL) é um método ativo, entre outros, utilizado por instituições de ensino superior e a avaliação é um aspecto fundamental do processo de ensino-aprendizagem. Considerando o tempo de desenvolvimento de métodos ativos, identificou-se a necessidade de realizar uma investigação em uma faculdade do interior paulista/Brasil, com o objetivo de analisar como está sendo desenvolvido o processo de avaliação, no cenário de tutorial dessa instituição. Método: fundamentou-se de acordo com a metodologia de pesquisa qualitativa em saúde com a realização de entrevistas com trinta estudantes da 1° a 4° série de medicina e 1° e 2° séries de enfermagem da referida instituição, no ano de 2018 e com dezoito tutores com no mínimo dois anos de experiência. Utilizou-se um instrumento com uma parte de identificação e outra com questões norteadoras. A análise dos dados foi facilitada pelo uso do software de análise qualitativa webQDA® e orientada pela análise de conteúdo temática. Resultados: Após o processamento da análise, identificou-se alguns temas, cujo aspectos referente a Avaliação será explorado neste artigo: compreensões acerca das avaliações durante o processo tutorial; critérios de avaliação e dificuldade em avaliar o desempenho de estudantes e professores. Conclusão: A abordagem qualitativa possibilitou analisar o que estudantes e docentes da instituição pesquisada pensam a respeito da estrutura da avaliação no PBL e permitiu a observação das experiências de outras instituições de ensino superior ao redor do mundo.

11:16
O trabalho docente no curso Técnico de Enfermagem em uma Etec

ABSTRACT. Este estudo teve como objetivo traçar um perfil dos docentes que atuam no curso técnico de enfermagem, em uma escola técnica de um município de médio porte; analisar potencialidades e limites no desenvolvimento do trabalho dos docentes e identificar as estratégias para enfrentar os limites/desafios da prática docente. Os docentes de enfermagem foram os participantes. Utilizamos um roteiro semiestruturado/questionário para a coleta de dados enviados por e-mail. A análise de dados foi realizada por meio da análise de conteúdo na modalidade temática. Apresenta-se três temáticas, a saber: O trabalho docente; enunciando os desafios de ser docente e por fim, refletindo acerca de estratégias para a superação dos desafios de ser docente. Depreende-se que os desafios enfrentados pelos docentes do curso Técnico de Enfermagem interferem no seu adoecimento, sugerindo a importância de estudos que refletem de forma mais ampliada essa realidade e o olhar mais cauteloso das autoridades competentes para minimizar esse problema.

11:24
Atención por teleconsulta para el personal de salud y pacientes con artritis reumatoide, en la emergencia sanitaria por Covid-19: Análisis cualitativo

ABSTRACT. Introducción La artritis reumatoide (AR) es una patología altamente vulnerable al COVID-19, factor que condujo a la implementación de la atención por teleasistencia; Objetivos; Comprender las experiencias de los pacientes con AR y los profesionales frente a la implementación de un modelo de consulta multidisciplinaria no presencial, en la emergencia sanitaria por la COVID-19. Métodos Estudio cualitativo descriptivo exploratorio. Se realizaron entrevistas semiestructuradas y se analizó siguiendo la propuesta de Taylor-Bogdan; Resultados Se realizaron 27 entrevistas, emergieron 4 categorías: Factores presentes en la comunicación, Manejo de las TIC, Apoyo e interacción familiar y Adherencia al tratamiento; Conclusiones. Se identificaron condicionantes sociales, que pueden determinar la pertinencia de la teleconsulta. La implantación de la teleconsulta, debe llevar aparejada la formación de talento humano en salud, la alfabetización digital y la inversión de infraestructura tecnológica.

11:32
Aprendiendo a Trabajar en Colaboración con Mujeres de Bajos Ingresos Económicos en la Ciudad de Kingston, Ontario, Canadá: Reflexiones sobre un Proyecto de Investigación Acción Participativa

ABSTRACT. Resumen. Introducción: En Canadá un número importante de mujeres vive en condiciones de pobreza, situación que conlleva a afectar su salud y bienestar. Objetivo: Describir y entender como el género y los aspectos socioeconómicos afectan la experiencia de acceso a los servicios sociales y de salud para las mujeres que viven con bajos recursos económicos. Métodos: Investigación acción participativa (IAP), investigación artística (fotovoz), y metodologías interpretativas (hermenéutica fenomenológica) son usadas en este estudio. Resultados: Reportamos en este artículo nuestras experiencias con una organización sin animo de lucro en Kingston, así como también los desafíos y recompensas de este estudio. Igualmente, presentamos como hemos adaptado nuestro trabajo a las restricciones de COVID-19, mientras se sigue esforzando por mantener el impulso del estudio. Conclusión: Este proyecto nos ha dejado muchas enseñanzas como que requiere tiempo, adaptación y motivación para abordar una metodología participativa. Para lograr un cambio significativo y sostenido, debe habilitarse a través de una asociación, una que honre y beneficie a los más necesitados.

11:40
Vídeos sobre Covid-19 para Pessoas com Deficiência: contribuições da análise à luz da Teoria Cognitiva de Aprendizagem Multimídia

ABSTRACT. Resumo: Introdução: A divulgação de vídeos sobre proteção e prevenção contra a Covid-19 para pessoas com deficiência pode gerar benefícios no sentido de mitigar os casos da doença nesse público. Objetivo: Analisar vídeos divulgados pelas instituições governamentais relacionados à proteção e prevenção da Covid-19 para pessoas com deficiência, à luz da Teoria Cognitiva de Aprendizagem Multimídia. Métodos: Estudo documental, qualitativo, mediante acesso aos sites oficiais das instituições governamentais brasileiras e plataforma de compartilhamentos de vídeos YouTube. Resultados: Foram produzidos 33 vídeos por essas instituições durante o primeiro ano da pandemia, cujos conteúdos apresentaram linguagem compreensível, cores nítidas e variadas, desprovidas de figuras ou animações. O intérprete de Libras se fez presente em 29 vídeos e em um vídeo houve audiodescrição das imagens. Em 25 vídeos havia legenda em português. Os princípios da Teoria Cognitiva de Aprendizagem Multimídia (TCAM) se fizeram presentes. Os conteúdos eram sobre medidas protetivas da Covid-19, por meio de criação de programas, projetos e serviços que beneficiaram pessoas com deficiência em situação de vulnerabilidade social e econômica, mobilidade no trânsito e projetos para inserção e manutenção delas no mercado de trabalho. Os vídeos abordaram medidas preventivas à Covid-19, como a lavagem das mãos, etiqueta respiratória, uso da máscara, higienização dos equipamentos de apoio, recomendações para os cuidadores/familiares e os serviços disponíveis para suporte. Conclusões: Os princípios da TCAM contribuíram de forma satisfatória nos materiais visuais publicados acerca da Covid-19 para as pessoas com deficiência, porém, esta modalidade de comunicação necessita de um maior alcance ao público interessado.

11:48
Didática da Geografia a partir das orientações metodológicas presentes no curso de formação de professores da FFCL da USP (1934-1960)

ABSTRACT. Na pesquisa concluída anteriormente ‘‘Orientações metodológicas destinadas aos professores de Geografia para o ensino secundário da escola paulista (1934-1960)” destacamos as primeiras impressões sobre o papel fundamental que o curso da USP desempenhou para promover o que hoje entendemos sobre a prática do ensino de Geografia, especialmente por meio da participação na organização interna da Didática da Geografia em nosso país. Do seleto grupo de professores formados pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras (FFCL) da USP, entre as décadas de 1930 e 1960, surgiu uma geração de brilhantes geógrafos docentes, dentre eles destacaremos, na continuidade da pesquisa, a figura da professora Amélia Americano Domingues de Castro. A professora Amélia foi pioneira nesta área e se destacou por introduzir as ideias de Jean Piaget no curso de formação inicial docente em Geografia. Certamente a matriz caracterizada pela orientação escolanovista da época teve inúmeras variáveis, cujas versões é preciso ainda investigar para compreendermos o presente e as múltiplas angústias do pensar o como “fazer” o ensino de Geografia nas escolas. Neste sentido, temos como objetivos identificar e compreender aspectos da Didática da Geografia constituída no contexto da Escola Nova, a partir das orientações contidas no Curso de formação de professores de Geografia da FFCL da USP, ampliando conhecimentos sobre a contribuição da professora Amélia à Didática da Geografia, no que se refere a sua matriz escolanovista e piagetiana, por meio da análise das orientações metodológicas que estruturaram o seu pensamento, articuladamente aos elementos da prática pedagógica: o aluno (que aprende); o professor e o conhecimento geográfico.

12:40-14:40 Session 7A: Workshops 5 // Talleres 5 - O uso do Iramuteq na Pesquisa Qualitativa: principais diretrizes eaplicações

O uso do Iramuteq na Pesquisa Qualitativa: principais diretrizes e aplicações [VER DESCRIÇÃO >>]

[Idioma: PT]

Sheyla Christine Santos Fernandes, Renata Meira Veras, Vitória Batista Calmon de Passos, Alanda Maria Ferro Pereira e Leogildo Alves Freires

14:50-16:05 Session 8B: Painéis de Discussão 6 // Paneles de Discusión 6 - Efectividad de los Métodos Mixtos en Investigación Contextual en Salud Y Educación

Efectividad de los Métodos Mixtos en Investigación Contextual en Salud Y Educación [VER DESCRIÇÃO >>]

[Idioma: ES]

María Consuelo Sáiz-Manzanares, María del Camino Escolar Llamazares, Noelia Gallego Ausín, Carmen Ortiz Güemes, Isabel Gutiérrez Fernández, Elena Moral Bárcena, Silvia Lourdes Domingos Videira, Arturo Arroyo Ortega e Andrea Revilla Corredera

16:15-18:15 Session 9A: Sistematização de estudos com Abordagens Qualitativas // Sistematización de estudios con Abordaje Cualitativo

Artigos Completos 2 / Artículos Completos 2 (12m + 3m)

Chair:
16:15
Protocolos para a gestão da lesão aguda dos tecidos moles: Revisão Integrativa

ABSTRACT. Resumo. Introdução: As entorses da tibiotársica tem um prevalência elevada na população, nem todas requerem tratamento médico. É consensual que tanto a pessoa como os profissionais de saúde nem sempre baseiam a sua decisão na evidência, com impacto negativo na evolução destas lesões que podem evoluis para a cronicidade. O envolvimento de vários profissionais na reabilitação, com abordagens diferentes, justifica a uniformização de protocolos de atuação. Objetivos: Este estudo tem por objetivos: 1) identificar os acrónimos dos protocolos de atuação para a gestão das lesões dos tecidos moles da articulação tibiotársica e, 2) analisar a evidência dos acrónimos. Métodos: Revisão Integrativa da Literatura orientada pela questão de investigação: “Quais as intervenções preconizadas nos protocolos para a gestão de lesões dos tecidos moles em fase aguda, na população adulta e idosa?”, segundo protocolo e critérios de elegibilidade. A pesquisa decorreu entre outubro e dezembro de 2020, nas plataformas EBSCO, B-On, ISI, SCOPUS e JBI. Resultados: Os 11 estudos da amostra bibliográfica são heterogéneos em termo de objetivos e tipo de artigo, possibilitam responder à questão de investigação. Identificaram-se os seguintes acrónimos/protocolos: RICE; PRICE; POLICE; MEAT e PEACE and LOVE. Conclusões: Não há evidência sobre a efetividade destes protocolos para a gestão das lesões dos tecidos moles da articulação tibiotársica. Recomendam-se boas práticas como a aplicação de gelo, elevação do membro e Optimal Loading porque a carga progressiva tem maior probabilidade de restaurar a força e características morfológicas do colagénio.

16:30
Percepción sobre el apoyo social recibido tras el diagnóstico de cáncer de mama: La experiencia dos años después del diagnóstico.

ABSTRACT. Introducción: El cáncer de mama es el más frecuente en la mujer, y el segundo cáncer con más incidencia en España en 2018. El apoyo social percibido por la mujer tras el diagnóstico se relaciona con su calidad de vida y es predictor de la adaptación a la enfermedad. Objetivos: Comprender la evolución del apoyo social percibido por la mujer e identificar el apoyo social dos años después del diagnóstico de cáncer de mama. Métodos: Se diseñó un estudio cualitativo fenomenológico. La recogida de datos se realizó a través de entrevistas semi-estructuradas a 16 mujeres diagnosticadas de cáncer de mama en el 2016. Sobre las entrevistas se realizó un análisis de contenido temático entorno a las categorías principales del social (apoyo emocional, apoyo instrumental y apoyo informacional) asistido por el programa Nvivo v.12. Resultados: Del análisis de los datos emergieron 6 categorias temáticas: 1) Cuidadora y cuidada a lo largo del cáncer de mama, 2) Expectativas y satisfacción con el apoyo social recibido, 3) Necesidades y autocuidado durante el tratamiento, 4) Falta de apoyo instrumental: un problema estructural, 5) Información: problema o solución, 6) Falta de apoyo informacional como origen de problemas en el periodo de seguimiento. Conclusiones: El apoyo social recibido por la mujer con cáncer de mama disminuye con el tiempo y dos años después del diagnóstico se percibe una falta de apoyo sobre todo de tipo instrumental.

16:45
Cuidar da grávida com cancro: Estratégias dos enfermeiros obstetras

ABSTRACT. Surgem cada vez mais casos de cancro na gravidez, possivelmente pela degeneração celular associada ao aumento da idade materna e/ou pela exposição ambiental a fatores de risco. A simultaneidade do cancro e da gravidez levanta complexos dilemas éticos e terapêuticos. É premente cuidar destas mulheres que vivem duas experiências tão contraditórias, como sejam a gravidez e o cancro. O cuidado multiprofissional pode ser um recurso complementar e fundamental, sendo importante cuidar da equipa para cuidar das grávidas/família a vivenciar este processo. Objetivo: Analisar as estratégias do enfermeiro especialista promotoras do cuidar das mulheres com cancro concomitante com a gravidez/puerpério. Método: Desenvolveu-se um estudo descritivo de abordagem qualitativa para responder à questão “Quais as estratégias do enfermeiro especialista no cuidar da grávida com cancro?” Privilegiou-se a entrevista semidiretiva, como instrumento de colheita de dados e foram realizadas entrevistas a quatro enfermeiros especialistas de saúde materna e obstétrica na região de Lisboa, entre outubro de 2019 e março de 2020, que prestaram cuidados a grávidas com cancro. Os achados foram submetidos a análise de conteúdo suportada por software WebQDA®. Resultados: A evidência científica disponível é escassa. Os enfermeiros especialistas consideram como principais estratégias utilizadas para a promoção do comportamento adaptável da grávida com cancro, a comunicação e articulação com outros profissionais. Apresentam ainda algumas limitações no cuidar destas mulheres relacionadas com características pessoais. Conclusão: É fundamental investir nas competências dos enfermeiros no cuidar das gravidas com cancro, evidenciam necessidade de um trabalho em equipa multidisciplinar com a realização de reuniões e de se investir na formação e no desenvolvimento de mais investigação.

17:00
Pragmatismo, Hallowenn, Comitê de Aula, Ciclismo e Covid-19: Tudo Junto e Misturado!

ABSTRACT. Este caso descreve uma experiência de apresentação de um trabalho sobre pragmatismo e sociologia pragmática, na modalidade aula EAD e de forma não presencial, realizada por alunos de doutorado, em programa de pós graduação em Florianópolis, em tempos de pandemia. A disciplina de Epistemologia da Ciência da Administração teve carga horária de 60 horas, e foi realizada entre os meses de agosto a dezembro de 2020. Procurou ainda, discutir os aprendizados decorrentes de tal experiência ao discutir o pragmatismo e a sociologia pragmática; a dialética e o paradigma crítico e círculo das matrizes epistemológicas de Paula (2015); bem como as possibilidades de utilização de tais aprendizados, em experiências futuras, podendo ser utilizado nas disciplinas de epistemologia dos estudos organizacionais; pesquisa avançada; pesquisa qualitativa; entre outras. O levantamento foi realizado por meio de observação participante e entrevistas. Também foram utilizados vídeos, notícias publicadas na imprensa local, bem como os textos da disciplina de Epistemologia da Ciência da Administração.

17:15
Capacidades reprodutivas de mulheres com malformação congênita do aparelho reprodutor: uma leitura difrativa à luz do realismo agencial de Karen Barad
PRESENTER: Caynnã Santos

ABSTRACT. Introdução: Esforços investigativos advindos da biomedicina e da sociologia têm proposto análises sobre a infertilidade feminina cujas insuficiências contribuem para a perpetuação de compreensões essencialistas acerca dos corpos e de suas propriedades. Objetivos: O estudo pretende evidenciar como a modalidade de neomaterialismo proposta pela física e feminista norte-americana Karen Barad, nomeada de realismo agencial, e o método analítico de leitura difrativa sistematizado pela autora permitem-nos edificar compreensões alternativas acerca da infertilidade feminina, apontando caminhos para a superação das insuficiências que se fazem presentes tanto em visadas biomédicas quanto sociológicas sobre o tema. Métodos: A presente pesquisa mobiliza uma abordagem metodológica qualitativa do tipo estudo de casos múltiplos, recorrendo a entrevistas semiestruturadas junto a três mulheres diagnosticadas como inférteis devido à Síndrome de Mayer-Rokitansky-Küster-Hauser (MRKH). O procedimento analítico conduzido é a leitura difrativa, mediante a qual lemos as vivências das participantes através de alguns dos posicionamentos ontológicos depreendidos por Karen Barad das teorizações de Niels Bohr sobre mecânica quântica. Resultados: Da leitura difrativa das vivências das três participantes da pesquisa à luz das teorizações baradianas emerge um entendimento acerca das capacidades reprodutivas de mulheres com MRKH que identifica tais atributos enquanto phenomena sociomateriais ontologicamente relacionais e em constante transformação, cuja complexidade tecnológica, política, econômica e social torna insustentável qualquer tipo de essencialismo biológico. Conclusões: O realismo agencial de Barad e seu método de leitura difrativa nos convidam a resistir à tentação de atribuir aos corpos características e capacidades constantes, universais e independentes dos contextos e aparatos material-discursivos que as produzem, figurando enquanto promissoras ferramentas teóricas e metodológicas para esforços investigativos qualitativos que, partindo das ciências sociais, se debruçam sobre as temáticas da saúde reprodutiva, do corpo e de suas propriedades.

17:30
Revisión sistemática exploratoria sobre el intercambio de conocimiento en las comunidades de práctica virtuales

ABSTRACT. Resumen: Las Comunidades de Práctica Virtuales (VCOP) son entornos ampliamente reconocidos como instrumentos para la gestión de conocimiento y, de manera incipiente, se están empezando a valorar sus contribuciones desde el punto de vista sociocultural. Sin embargo, las VCOP son contextos de participación complejos por su naturaleza sociotécnica y sociocultural. Los mecanismos de participación, particularmente el comportamiento de compartir conocimiento (KSB), se han abordado desde fundamentos teóricos y métodos de investigación extremadamente heterogéneos. Como resultado, se ha identificado una gran dispersión de factores y dimensiones. Objetivo: Presentar una visión general que resuma y sistematice los factores clave del KSB en las VCOP. Método: Este artículo presenta una revisión sistemática sobre el KSB en las VCOP, basada en 42 estudios recuperados de WOS, SCOPUS y Science Direct. La revisión se ha realizado utilizando el modelo PRISMA. La selección y síntesis cualitativa de los artículos se ha enriquecido utilizando Nvivo para codificar y analizar los artículos a texto completo. Resultados: Los resultados sugieren que el KSB en las VCOP tiene un carácter multidimensional y multifactorial que incluye factores personales, interpersonales, contextuales y tecnológicos. Conclusiones: La tipología de factores que se presenta podría ser utilizada en contextos académicos para desarrollar nuevas investigaciones teóricas o empíricas, o como en contextos profesionales para implementar VCOPs en instituciones de diversos sectores. Nuevos instrumentos de evaluación sobre el KSB en las VCOP podrían basarse en esta tipología

17:45
Rede cegonha: visão de gestantes e profissionais de saúde acerca de sua operacionalização

ABSTRACT. A Rede Cegonha (RC) se propõe a reorganizar a saúde materna e infantil, por meio de ações para o enfrentamento das altas taxas de mortalidade destes segmentos e a formação de uma rede de proteção à mulher e à criança. Objetivo: analisar a operacionalização da RC em uma Região de Saúde do Estado de São Paulo, a partir da percepção de usuárias e de profissionais de saúde. Método: Estudo qualitativo por meio de entrevistas individuais com 25 usuárias e quatro grupos focais com profissionais da saúde de três municípios de pequeno porte de uma região de saúde. Os dados coletados foram tratados utilizando a análise de conteúdo, modalidade temática. Resultados: Foram abordados os seguintes temas: o ator que exerce o cuidado na perspectiva da gestante; propostas das gestantes para mudanças das práticas na RC; desafios identificados pelas equipes. Conclusão: Embora as ações da RC tenham sido reconhecidas pelas usuárias com alguns apontamentos para melhoria, existem relatos de vulnerabilidade. Ressalta-se, ainda, a utilização das ferramentas propostas pela Política Nacional de Humanização e Política de Humanização do Pré Natal, Parto e Nascimento, cuja atuação participativa e colaborativa dos atores que produzem a saúde possibilita melhores arranjos para o cuidado e, consequentemente, experiências mais seguras e plenas para as mulheres.

18:00
O Pesquisador e a Experiência de Formar o Biólogo como Profissional de Saúde

ABSTRACT. Resumo: Introdução: A experiência de formar o biólogo como profissional de saúde, na modalidade bacharelado, já foi praticada pelo Curso de Ciências Biológicas, do Centro de Ciências da Saúde, da Universidade Estadual do Ceará, respaldada no seu projeto de criação e no seu primeiro projeto pedagógico de curso. Por outro lado, a narrativa autobiográfica experimenta avanços significativos no meio qualitativo de pesquisa científica, podendo abrir portas para a continuidade de estudos de determinadas naturezas, como sobre o biólogo como profissional de saúde, assunto recordado neste artigo. Objetivo: Relatar o modo como surgiu a experiência de um curso de biologia em formar o biólogo profissional de saúde para contribuir com a indicação de um caminho a seguir no processo de formação do biólogo licenciado, objeto de estudo da pesquisa de doutorado discutida, para este trabalho ajudar outras pessoas em atividades dessa natureza. Métodos: O relato da experiência foi baseado na Metodologia Interativa, na qual usou-se da Investigação Narrativa como um dos instrumentos da triangulação, interagindo com a pesquisa documental e de campo, compondo-se neste manuscrito, de reflexão crítica, baseada em narrativa autobiográfica, para produzir os efeitos de uma generalização naturalística. Resultados: Os resultados discutidos expressam, que o curso investigado, que já praticou a formação do biólogo no campo da Saúde, não é neófito nesse empreendimento de formar biólogos como profissionais de saúde. Conclusão: A Investigação Narrativa forneceu subsídios valiosos oriundos desta prática anterior de formação, para a pesquisa de doutorado centrada na formação do biólogo licenciado neste campo de atuação, a fim de que pesquisadores possam se usufruir deste estudo para chegarem às suas próprias conclusões.

16:15-18:15 Session 9B: Investigação Qualitativa e Métodos Mistos // Investigación Cualitativa y Métodos Mixtos

Artigos Completos 2 / Artículos Completos 2 (12m + 3m)

16:15
A contratação pública como instrumento para a transparência e concorrência das compras públicas

ABSTRACT. A atividade contratual pública fomenta o desenvolvimento dos Estados, promovendo a eficiência económica e a promoção do bem social e ambiental. Os contratos públicos são um instrumento de atuação administrativa para satisfazer as necessidades coletivas, mas também um instrumento estratégico para os governos. Este tipo de contratos remete para aquisições económica e socialmente relevantes, interfere na criação de emprego e no incentivo ao investimento, e tem grande relevo no orçamento nacional, representando 4,18% do PIB português em 2019. O presente estudo visa analisar a contratação pública, na última década, no que concerne à transparência dos procedimentos aquisitivos públicos e à promoção da concorrência entre operadores económicos na prossecução do interesse público. Para prosseguir esta finalidade, recorremos a metodologia qualitativa, que inclui análise documental de relatórios de contratação pública do Instituto dos Mercados Públicos, do Imobiliário e da Construção, e análise de conteúdo do material recolhido através das entrevistas a especialistas em contratação pública. Definimos dimensões de análise, categorizámos dados e criámos unidades de análise, numa matriz de codificação inicial dos dados, sistematizando as entrevistas em unidades de registo. A metodologia qualitativa visa compreender e descrever fenómenos e pode recorrer a perceções e experiências dos participantes para entender as múltiplas realidades. No que respeita aos resultados, a pesquisa permitiu-nos constatar que a transparência dos processos aquisitivos tem vindo a aumentar, havendo, todavia, pontos de melhoria, e que a abertura à concorrência, por parte das entidades adjudicantes, tem tido uma evolução favorável, mas poderá ainda atingir resultados mais elevados, dado verificar-se um recurso excessivo a ajustes diretos. O incremento da concorrência e a maior transparência na utilização do dinheiro público são benefícios da implementação do Código dos Contratos Públicos, impulsionados pela obrigatoriedade de publicitar os contratos públicos no portal BASE e pela contratação pública eletrónica.

16:30
Aprender a usar evidência no curso de licenciatura em enfermagem: resultados de um Focus Group

ABSTRACT. Introdução: A prática baseada na evidência tem benefícios para a melhoria dos cuidados de saúde e sustentabilidade dos sistemas de saúde. Tal como outras áreas precisa de ser aprendida. Objetivo: Compreender a perspetiva dos estudantes, do curso de licenciatura em enfermagem sobre o seu envolvimento num projeto de transferência de conhecimento para a clínica Métodos: Focus Group com oito participantes. A análise qualitativa dos achados foi efetuada com recurso ao software WebQDA® e seguiu as etapas da codificação; armazenamento/recuperação e interpretação. Seguiram-se os princípios éticos inerentes à investigação. Estudo aprovado por uma Comissão de Ética. Resultados: Emergiram quatro categorias: Pertencer, Usar evidência, Melhorar Cuidados e Desenvolver competências e respetivas subcategorias. A perceção dos estudantes é que a participação em projetos de transferência de conhecimento para a clínica gera oportunidades de aprendizagem relacionadas com o uso e comunicação de evidência, facilita a integração no serviço, a participação, o trabalho colaborativo e o desenvolvimento de competências. Conclusões: A metodologia utilizada é motivante para o estudante que é ativo na busca de evidencia e transferência do conhecimento, e que tem oportunidade de observar melhorias na prática clínica e mudanças nos contextos.

16:45
Evaluación de titulaciones universitarias según su aportación a la cohesión social (UNIVECS). Resultados de un análisis de validación cualitativa a través de grupos focales en dos titulaciones de máster de la Universitat de València

ABSTRACT. Introducción: La evaluación de la universidad es habitualmente criticada por burocrática y administrativa. Frecuentemente carece de un referente de calidad significativo. Este trabajo profundiza en el análisis del concepto de Cohesión Social, planteado en la Unión Europea, como criterio de calidad para valorar titulaciones universitarias; Objetivos El estudio pretende aportar evidencias de validación del Modelo UNIVECS para la evaluación de titulaciones universitarias en función de su aportación a la Cohesión Social. Métodos: Para ello plantea un estudio cualitativo que a través de Grupos Focales recoge las valoraciones de estudiantes en dos Masters de la Universitat de València. Los Grupos Focales se organizan en torno a las ocho dimensiones que estructuran el Modelo de evaluación. Se analizan utilizando Nvivo12 buscando los elementos clave que facilitan esa cohesión social y la vinculación con el Modelo de referencia; Resultados: La investigación muestra que un estudio cualitativo basado en grupos focales permite reunir información significativa para aportar evidencias de validación para un Modelo de Evaluación de titulaciones universitarias. En este caso, los elementos identificados como facilitadores y obstaculizadores del desarrollo de Cohesión Social en las titulaciones analizadas se vinculan con la estructura de dimensiones del Modelo Conclusiones: El estudio desarrollado muestra la relevancia de plantear un criterio de calidad socialmente significativo al plantear la evaluación en Educación Superior. Las audiencias, en este caso estudiantes, pueden plantear reflexiones pertinentes para la mejora de titulaciones universitarias, confirmando el potencial del constructo de Cohesión Social en general y del Modelo Univecs en particular en estas evaluaciones.

17:00
Abordagem, projeto e métodos de investigação qualitativa em contexto educacional

ABSTRACT. Pretende-se com este artigo apresentar os resultados de uma revisão bibliográfica de tipo narrativo, tendo como foco a definição metodológica de uma investigação qualitativa em contexto educacional. Para isso, são identificados os principais elementos relativos à definição metodológica, os seus diferentes tipos e particularidades, assim como os critérios de seleção a considerar. Este artigo está organizado em três partes. Na primeira parte é considerada a abordagem de pesquisa, enquanto plano geral que conduz a investigação, referindo os tipos de abordagem existentes e as suas características específicas do ponto de vista ontológico, epistemológico e metodológico. São depois apresentados três critérios a considerar na seleção da abordagem. Por fim é referido um conjunto de particularidades das abordagens de tipo qualitativo. A segunda parte é dedicada ao projeto de pesquisa, entendido como estrutura lógica do estudo, referindo os diferentes tipos e as suas características. São depois apresentadas as estratégias de pesquisa frequentemente adotadas em estudos qualitativos, assim como os critérios de seleção. Por fim é aprofundada a estratégia de estudo de caso, tendo em conta a sua importância em estudos em contexto educacional, passando pelos aspetos que devem ser considerados na sua definição. Na terceira parte são considerados os métodos de pesquisa, referindo os diferentes procedimentos mais seguidos em estudos qualitativos, os tipos de evidência e exemplos. De seguida são assinalados três aspetos a ter em consideração na definição dos métodos de recolha e registo de dados. Por fim, é reunido um conjunto de recomendações para o processo de análise e interpretação de dados.

17:15
Investigação de campo qualitativa em contexto educacional: Definição e considerações

ABSTRACT. Com este artigo pretende-se apresentar o processo de definição metodológica de uma investigação de campo qualitativa em contexto educacional, assim como as considerações críticas sobre os procedimentos adotados. A investigação aborda as formas de representação no ensino do projeto de arquitetura, e tem como casos de estudo duas escolas, a AUIC-POLIMI e a FAUP. O artigo está organizado em duas partes. Na primeira parte são enunciados os elementos fundamentais da metodologia seguida. Começa-se por considerar a abordagem de pesquisa, referindo os tipos de abordagem existentes, as suas características gerais, e os critérios que conduziram à seleção de uma abordagem de tipo qualitativo. De seguida, é introduzida a noção de projeto de pesquisa como a estrutura lógica do estudo, e apresentam-se as estratégias mais frequentes em investigação qualitativa. Parte-se então para a definição do estudo de caso, referindo os principais aspetos que foram tidos em conta: o número de casos considerados, as suas unidades de análise, e a ligação lógica entre os dados e o problema de pesquisa. Chegou-se à definição de um estudo de caso múltiplo, considerando três unidades de análise incorporadas, e um modelo lógico dedutivo-indutivo. São depois referidos os métodos de recolha, registo, análise e interpretação de dados seguidos, orientados por uma Matriz de Caracterização do objeto de estudo e de uma Tabela Síntese. Na segunda parte são consideradas as particularidades da metodologia aplicada, sobretudo em relação aos métodos de pesquisa. Para isso são referidos os principais aspetos positivos e negativos dos procedimentos adotados, assim como os aspetos a melhorar.

17:30
Hacia la Configuración de un Currículo ESP para Profesionales Universitarios de los Negocios Internacionales en Honduras

ABSTRACT. En el presente artículo se discuten las implicaciones para la creación y gestión de programas eficaces de ESP (Inglés por Objetivos Específicos). Un vasto estudio de corte cualitativo e interdisciplinario, comprendido entre los años 2017 – 2019, se llevó a cabo en un Centro Regional de la Universidad Nacional Autónoma de Honduras. Se estableció como objetivo primordial realizar un profundo diagnóstico de necesidades comunicativo-lingüísticas académicas y profesionales en lo que respecta a aptitudes de comprensión y expresión en inglés de los estudiantes y egresados de las carreras especializadas en negocios internacionales, principalmente, de dicho centro universitario. Mediante la ejecución, con cuatro poblaciones participantes, de entrevistas individuales y grupales, así como con la técnica de la observación participante, se compiló un corpus extenso de datos, para cuyo análisis e interpretación intensiva se seleccionó pertinentemente y en base a referentes teóricos, la técnica y el procedimiento meticuloso del análisis del discurso.

17:45
Estudo bibliométrico da produção científica nacional e internacional sobre gênero na educação médica
PRESENTER: Francisco Soares

ABSTRACT. Introdução: Para o enfrentamento aos estereótipos de gênero e princípios patriarcais, estruturais, presentes no currículo médico, as Diretrizes Curriculares Nacionais para os cursos de medicina orientam para a abordagem das necessidades de saúde, inclusive a pesquisa relacionada a gênero. Objetivos: Verificou-se a evolução na produção científica relacionada a gênero, em três importantes periódicos de educação médica, dos Estados Unidos da América, da Europa e do Brasil, considerando a possiblidade de influência externa na pesquisa científica brasileira. Métodos: Pesquisa bibliográfica apoiada na teoria da neobibliometria, utilizando como indicadores bibliométricos: periódico; ano de publicação; temática; autoria; incidência das temáticas; metodologia. Resultados: semelhanças na abordagem temática entre os periódicos analisados, e atraso na pesquisa e baixo número de pesquisas nacionais originais, evidenciam a possibilidade de colonização da pesquisa e da educação médica brasileira; o protagonismo feminino na autoria é evidente e crescente; a pesquisa nacional deve, com originalidade, criar as condições para a transformação das práticas docentes, e de currículos, considerando a mais ampla visão sobre o papel da universidade, o trabalho em saúde, e as demandas sociais

18:00
Intervenção Precoce: Estudo comparativo entre Portugal e Espanha

ABSTRACT. A realidade da Intervenção Precoce na Europa assume contornos bastantes distintos nos vários países. Mais concretamente as assimetrias de região para região quer em Portugal quer em Espanha, ao nível das práticas de Intervenção Precoce (IP), foram-se tornando mais evidentes levando a uma necessidade de criar um quadro de referência comum. É nesse sentido que, foram publicados, através da Associação Nacional de Intervenção Precoce (ANIP) e da Federación Española de Asociaciones de Profesionales de la Atención Temprana (GAT), dois livros com o mesmo objetivo: elaborar um guia para profissionais de IP que permita orientar e disseminar as práticas de IP nos dois países. O objetivo do presente estudo é caracterizar, numa perspetiva comparativa, a IP nos dois países na busca de pontos de interseção, reveladores de uma possível semelhança entre duas sociedades tão interligadas geográfica e culturalmente. Trata-se de uma investigação de caráter qualitativo em que o método de estudo escolhido foi o estudo de caso. Este assenta numa metodologia essencialmente descritiva e analítica em que também é usada uma descrição histórica pois são analisados acontecimentos e instituições relacionados com a IP que influenciaram as sociedades. Os instrumentos e técnicas de recolha de dados (entrevistas e a pesquisa documental) e as técnicas de análise de dados (análise de conteúdo das entrevistas, análise de documentos internos e a análise de conteúdo dos manuais relativos à IP publicados em Portugal e Espanha) permitiram apurar similitudes, nuances específicas, mas também diferenças no que respeita a área da Intervenção Precoce destes dois países.