CIAIQ2021: 10º CONGRESO IBERO-AMERICANO EN INVESTIGACIóN CUALITATIVA
PROGRAM FOR TUESDAY, JULY 13TH
Days:
next day
all days

View: session overviewtalk overview

11:00-11:20 Sessão de Abertura // Sesión de Apertura

Mercedes González Sanmamed, Universidad de Coruña –  España

António Pedro Costa, Universidade de Aveiro - Portugal

Davis Moreno, Universidade de Aveiro - Portugal (momento especial alusivo aos 10 anos de CIAIQ // momento especial alusivo a 10 años de CIAIQ)

Fábio Freitas, Politécnico de Leiria, Portugal

11:20-12:20 Session 1: Sessão Plenária 1 // Sesión Plenaria 1

Stella R. Taquette, Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Brasil)

CONFLITOS ÉTICOS NO DESENVOLVIMENTO DE INVESTIGAÇÕES QUALITATIVAS

A qualidade e o valor de uma investigação qualitativa dependem do respeito aos princípios éticos durante todo o processo da pesquisa. Para isso, a justificativa do estudo deve ser útil e relevante e este ser conduzido por pesquisadores sérios, competentes, conhecedores das normas e leis. A proteção aos participantes precisa ser assegurada e estes serem informados sobre o conteúdo da pesquisa. O consentimento à participação deve ser livre, sem coerção, tendo o anonimato e a confidencialidade garantidos. Devido ao dinamismo dos estudos qualitativos, possíveis situações adversas necessitam ser previstas e prevenidas e, as imprevistas, equacionadas da melhor forma. Apesar de todos esses cuidados, circunstâncias conflituosas acontecem. Os conflitos mais comuns dizem respeito à/ao: revelação pelo pesquisado de atos criminosos/ilegais, ou de informação importante que precisa ser publicizada; desconforto/sofrimento provocado pela pesquisa no pesquisado; quebra involuntária do anonimato do pesquisado; qualidade do relacionamento entre pesquisador e seu pesquisado de forma que ao mesmo tempo em que se conquiste a confiança do participante, o investigador não venha a se colocar no papel de terapeuta ou juiz; não respeito por parte de um integrante de grupo focal às regras pactuadas provocando constrangimentos nos demais participantes; interesse pessoal do pesquisado na pesquisa; risco enfrentado pelo pesquisador na ocorrência de situações adversas como ser agredido ou roubado ou se sentir desconfortável por questões pessoais relacionadas ao tema da pesquisa; entre outras. Para lidar com situações dilemáticas não é suficiente respeitar normas éticas e ter a pesquisa aprovada por comitês e colegiados com finalidade e competência legal para isso. É preciso atuar preventivamente e agir com reflexividade durante todo o desenvolvimento da pesquisa, ou seja, examinar e reformar constantemente as próprias práticas de pesquisa de forma a dar solução aos problemas que surgem, protegendo os pesquisados, atendendo suas necessidades e respeitando seus direitos.

12:30-14:00 Session 2: Artigos Curtos 1 // Artículos Breves 1

Formato Mesa Redonda // Formato Mesa Redonda (8m)

12:30
O papel das emoções na inclusão laboral de pessoas com deficiência.

ABSTRACT. A inclusão laboral de pessoas com deficiência (PcD´s) é um dos pontos mais importantes para a sua inclusão na sociedade. Apesar da constante evolução na legislação, as pessoas com deficiência ainda não têm o mesmo acesso às oportunidades de trabalho que os seus colegas sem deficiência. É premente combater o estigma relacionado a esta população. Nesse sentido, este estudo contribuiu para o aprofundamento do conhecimento que as pessoas com deficiência (PcD´s) têm sobre as suas emoções no local de trabalho, bem como do seu processo de inclusão, trazendo sugestões de melhoria sobre esta questão social tão pertinente. Foram definidos os seguintes objetivos específicos: conhecer o grau de consciência que os trabalhadores com deficiência têm das suas emoções nas interações diárias no seu local de trabalho e, verificar em que medida a Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência melhorou o processo de inclusão. Neste estudo, optou-se pela pesquisa qualitativa, com recurso à entrevista semiestruturada. A amostra foi constituída por 50 trabalhadores com deficiência, funcionários do Grupo Auchan Portugal. Os resultados mostraram que as PcD´s reconhecem as suas emoções quando interagem com os seus colegas de trabalho. No entanto, a maioria destas pessoas disfarça o desconforto sentido, não comunicando de forma clara que emoções sentiu. Além disso, verificou-se que, apesar da maioria das PcD´s se sentir incluída, sugere uma maior sensibilidade da entidade empregadora, trabalho adaptado à pessoa e à sua deficiência e mais acessibilidades no local de trabalho.

12:38
Metodologías otras desde la perspectiva decolonial

ABSTRACT. (Introducción) A través de la presente ponencia, invitamos a la reflexión colectiva sobre metodologías otras desde la perspectiva decolonial. (Objetivo) Compartir metodologías otras que recuperan el encuentro de saberes plurales como sustancia medular para el despliegue de investigaciones desde la perspectiva decolonial. (Métodos) En el “hacer decolonial” (metodología) surgen diversas “acciones/huellas decoloniales” (técnicas), las cuales habilitan al pienso colectivo e intercambio de saberes plurales, lo que enriquece todo el proceso de investigación. Presentamos algunas “acciones/huellas decoloniales”, como el diálogo de saberes, tertulias, encuentros creativos expresivos, conversar alternativo, contemplar comunal, etc., las que permiten reflexionar desde formas otras de analizar lo histórico-social. (Resultados) El despliegue del “hacer decolonial”, a través de sus “acciones/huellas”, permite el encuentro de sujetos plurales para el pienso colectivo, superando hegemonías interiorizadas y reproducidas ancladas en lógicas “extractivistas” del saber y ser/estar de los sujetos. Ello implica la superación de lógicas coloniales del saber, poder, ser/estar para la construcción de sociedades otras. (Conclusiones) Generar formas otras de comprensión de la realidad social, tal como se plantean desde la perspectiva decolonial, abre nuevos horizontes de sentido que nos reubican como sujetos plurales en entramados pluriversales.

12:46
Investigação qualitativa psicanaliticamente informada: Contributos teórico-metodológicos

ABSTRACT. O presente artigo propõe uma reflexão teórico-metodológica sobre a investigação qualitativa psicanaliticamente informada. Pretende-se descrever a conceptualização de um dispositivo metodológico que recorre à ontologia e epistemologia psicanalítica, isto é, que parte de uma concepção de sujeito de investigação não “transparente”, no sentido de não se dar a conhecer diretamente a si mesmo e aos outros. É, por isso, necessário promover meios (dispositivos) que facilitem o acesso ao sujeito, permitindo captar as dimensões explícitas de significação, mas também as dimensões pré-conscientes e inconscientes. Tendo por base estes princípios, foi desenvolvido um estudo conceptual sobre a contratransferência em psicanalistas utilizando as entrevistas de livre associação (FANI) como instrumento. O referido estudo é usado no artigo para explicitar a problematização teórico-metodológica do uso deste tipo de investigação qualitativa. A análise das entrevistas realizada pelo grupo de investigação no estudo conceptual serve de exemplo para explicitar as particularidades do dispositivo utilizado. Este dispositivo tem por base a dinâmica criada no grupo de investigação e a forma como emergem as linhas interpretativas das dimensões subjetivas inconscientes do entrevistado relativamente aos temas em estudo. Partindo de uma teorização sobre o trabalho do pensamento, destacamos três processos que permitem sustentar o procedimento adotado para a análise das entrevistas: capacidade negativa, trabalho de sonho alfa e facto selecionado.

12:54
Investigação Qualitativa em período de distanciamento social: o desafio da realização de entrevistas remotas

ABSTRACT. O presente trabalho buscou avaliar a realização de entrevistas na modalidade remota como ferramenta de coleta de dados em pesquisa qualitativa. No período de distanciamento social exigido pela pandemia de COVID-19 foram realizadas 18 entrevistas remotas no âmbito de estudo para avaliar a coleta seletiva de resíduos sólidos na cidade do Rio de Janeiro, que se encontra em fase de análise de dados. As entrevistas foram realizadas com o emprego de softwares diversos: Microsoft Teams, Google Meet, Zoom e chamada de vídeo por aplicativo de telefone celular (telemóvel). A média de duração das entrevistas foi de 40min e apesar das dificuldades encontradas, como a assinatura do Termo de Consentimento Livre e Esclarecido – TCLE e a oscilação de sinal de internet, verificou-se que a realização das entrevistas remotas é viável, permite boa interação entre o investigador e o entrevistado com o cumprimento dos requisitos éticos em pesquisa. Conclusão: a entrevista remota se mostrou uma alternativa confiável e eficaz para coleta de dados de pesquisa qualitativa e ainda se destaca como ponto positivo a maior facilidade na gravação e transcrição das entrevistas.

13:02
La resiliencia como factor protector del cuidador informal en la labor del cuidado: Una revisión sistemática cualitativa en salud.

ABSTRACT. Resumen:

Introducción. El envejecimiento puede generar una situación de dependencia creando la necesidad de cuidados atendidos por cuidadores/as informales, figuras importantes para satisfacer las necesidades básicas de esa población mayor. Los cuidadores/as informales son relevantes para la sociedad por su labor en referencia al cuidado. Por tanto, es importante incidir en su resiliencia como factor protector asociado al cuidado y reforzarlo con políticas sociales.

Objetivo. Realizar una revisión sistemática para analizar la resiliencia como factor protector en la salud del cuidador/a informal que está al cuidado de personas mayores dependientes.

Métodos. Se realizó una revisión sistemática desde el enfoque PRISMA y el método PICO. Se llevó a cabo una búsqueda bibliográfica desde marzo a enero de 2021 en las bases de datos de Pubmed, Web of Science y SCIELO. Se revisaron sistemáticamente los artículos científicos relacionados con la resiliencia asociados a la salud del cuidador/a informal en base a una serie de criterios de inclusión. Se utilizaron descriptores DeCS y MesH con el operador booleano “AND” y “OR” y palabras clave como “cuidado”, “cuidador informal”, “dependencia”, “envejecimiento” y “resiliencia”.

Resultados. Inicialmente se han encontrado 936 estudios. Una vez aplicados los criterios de inclusión la muestra ha quedado conformada por 9 artículos científicos. La resiliencia es un factor protector asociada a la salud del cuidador informal que conlleva un aumento de la calidad de vida tanto física como mental. Conclusiones. Cuidar a quien cuida es importante para que la sociedad se vea indirectamente reforzada en esta ardua tarea. Las investigaciones sobre la resiliencia asociadas al cuidado son de vital interés a todos los niveles (social, económico, particular) y se puede considerar como una estrategia social a la hora de proteger la salud y el bienestar del cuidador/a informal.

Resilience as a protective factor for informal caregivers in caregiving: A systematic review.

Abstract:

Introduction. Ageing can generate a situation of dependency, creating the need for care provided by informal carers, who are important figures in meeting the basic needs of this older population. Informal caregivers are relevant to society because of their care work. Therefore, it is important to focus on their resilience as a protective factor associated with caregiving and to reinforce it with social policies.

Objective. To conduct a systematic review to analyse resilience as a protective factor in the health of informal caregivers caring for dependent elderly people.

Methods. A systematic review was carried out using the PRISMA approach and the PICO method. A literature search was carried out from March to January 2021 in Pubmed, Web of Science and SCIELO databases. Scientific articles related to resilience associated with informal caregiver health were systematically reviewed based on a set of inclusion criteria. DeCS and MesH descriptors were used with the Boolean operator "AND" and "OR" and keywords such as "care", "informal caregiver", "dependence", "ageing" and "resilience".

Results. Initially 936 studies were found. Once the inclusion criteria had been applied, the sample consisted of 9 scientific articles. Resilience is a protective factor associated with the health of the informal caregiver that leads to an increase in both physical and mental quality of life.

Conclusions. Caring for the caregiver is important for society to be indirectly strengthened in this arduous task. Research on resilience associated with caregiving is of vital interest at all levels (social, economic, particular) and can be considered as a social strategy to protect the health and well-being of the informal caregiver.

13:10
“Aquela pequena vírgula é meu filho!” A experiência da gravidez na Adolescência

ABSTRACT. Resumo: O estudo aqui apresentado percorreu um caminho diferente daqueles que têm sido seguidos para o estudo da gravidez na adolescência. Procurámos, sobretudo, dar voz às protagonistas da gravidez adolescente, as jovens que engravidam precocemente. Foram propostas, assim, trajetórias de pesquisa que passaram pela adequação de metodologias consagradas de investigação sociológica a um contexto e a um tipo particular de sujeito. Procurámos estudar as experiências das mães/pais adolescentes, a partir das suas histórias, do seu vocabulário, das categorias e termos com que descrevem a realidade das suas vidas. Procuramos explorar temas que exigem a atenção à voz dos actores e a escuta desta. O estudo reflete e incide sobre as experiências da gravidez na adolescência. O facto de a gravidez precoce constituir um desafio ao desenvolvimento das jovens que pode abrir percursos de vida não imaginados para estas, e o facto de a gravidez na adolescência ser um fenómeno com grande expressão em Portugal estão na origem da definição do objeto desta investigação. Interessou-nos analisar as vivências das jovens/futuras mães e dos pais dos bebés.

17:45-19:45 Session 5A: Fundamentação e Paradigmas de Investigação Qualitativa // Marcos Teóricos y Paradigmas de Investigación Cualitativa

Artigos Completos 1 / Artículos Completos 1 (12m + 3m)

17:45
Eficácia da Reabilitação na mobilidade, prevenção e diminuição do risco de queda em doentes com Parkinson

ABSTRACT. Introdução: O doente com Parkinson apresenta frequentemente alterações na postura, diminuição da mobilidade e um maior risco de incidência de quedas. Objetivos: Avaliar a eficácia de programas de Reabilitação na melhoria da mobilidade, na prevenção e diminuição do risco de queda em doentes com Parkinson.Métodos: Utilizando a estratégia PICO, realizou-se uma Revisão Integrativa no período temporal 2012-2019. O corpus do estudo integrou 7 estudos primários, resultantes de pesquisa em bases de dados nacionais e internacionais. Seguiram-se os princípios propostos pela Cochrane Handbook. Resultados: Ficou demonstrada a eficácia dos planos de Reabilitação na melhoria da mobilidade e no risco de queda dos doentes. Os protocolos de intervenção de Enfermagem de Reabilitação devem incluir para além dos exercícios clássicos (treinos de marcha, de equilíbrio e correção postural), exercícios de estimulação propriocetiva, recurso à Realidade Virtual e intervenções tecnológicas. Conclusões: Os programas de Reabilitação instituídos nos doentes com Parkinson mostraram-se eficazes, contudo a introdução de novas estratégias de intervenção pode aumentar significativamente melhorias na saúde dos doentes.

18:00
Guia norteador para condução de grupo focal na identificação de competências gerenciais: relato de experiência

ABSTRACT. Introdução: A utilização da técnica de Grupos Focais na enfermagem estão presentes na literatura, entretanto, ressaltam-se lacunas com relação a guias ou roteiros que podem nortear sua condução. Objetivos: Apresentar a experiência dos pesquisadores na elaboração de um guia para nortear a condução de grupos focais relacionados a identificação de competências gerenciais prioritárias ao desenvolvimento de discentes de enfermagem. Métodos: Relato de experiência realizado em uma universidade brasileira. O guia foi construído tendo por base artigos disponíveis da literatura, referencial proposto e a experiência das autoras em um curso da Espanha. Este guia foi validado e testado por quatro especialistas de gestão em enfermagem, nível doutorado. Após construção e validação, foram realizados três grupos focais com docentes da área de gerenciamento da IES selecionada. A coleta ocorreu no período de março a abril de 2020 e foi realizada análise temática indutiva. Resultados: A construção de um guia norteador demonstrou ser estratégia capaz de identificar aspectos relevantes para a formação do enfermeiro no que diz respeito a identificação das competências gerenciais. Essa construção pôde servir de base para condução de demais grupos. Ademais, a partir do guia construído e sua implementação identificou-se competências gerenciais prioritárias, tais como: liderança, comunicação, relacionamento interpessoal e tomada de decisão gerencial. Conclusões: A estratégia de grupos focais com docentes de enfermagem acompanhadas por um guia norteador demonstrou ser positiva na identificação de competências gerenciais prioritárias ao ensino de enfermagem, favorecendo a elaboração de estratégias para o desenvolvimento destas competências e consequentemente contribuir para a inserção deste profissional no mercado de trabalho.

18:15
Pré-natal de risco habitual e alto risco: estudo qualitativo sobre percepções de mulheres

ABSTRACT. A avaliação de um serviço de pré-natal sob a ótica de gestantes é um poderoso instrumento que possibilita adensar conhecimentos e contribuir com transformações. Objetivo: Analisar percepções de mulheres, gestantes de risco habitual e de alto risco, acerca da atenção pré-natal. Método: Estudo qualitativo, desenvolvido em 2018 e 2019, junto a 30 gestantes de risco habitual e 7 puérperas de alto risco inseridas na atenção pré-natal de cidade do interior paulista. A obtenção dos dados ocorreu a partir de entrevista semiestruturada em encontro único. Os referenciais do Interacionismo Simbólico, quadro conceitual de experiência positiva na gestação e Análise Temática sustentaram o estudo. Resultados: O pré-natal foi vivenciado sob um contexto interacional pouco acolhedor e até desrespeitoso, o que imprimiu limitações à autonomia para questões da gestação, parto e nascimento e para o estabelecimento do apoio social, o que dificultou o empoderamento pessoal das mulheres para enfrentar as situações adversas da gestação e parto. Duas categorias temáticas detalham os achados: “Interações com profissionais e (in)satisfação”, “Entraves no apoio informacional para gestação, parto e nascimento”. Conclusão: A atenção pré-natal esteve descrita enquanto centrada em clínica biomédica, com insuficiências relacionais entre profissionais e mulheres e de pouco alcance às singularidades, em especial no âmbito informacional, com escassez de abordagem do parto no pré-natal. Infere-se que a pesquisa qualitativa, sobretudo a estratégia de entrevista, imprime um meio de valorar o diálogo horizontal e é recurso que promove interações subjetivas genuínas.

18:30
Investigando en los Tiempos de COVID-19: Re-inventando un Proyecto Participativo sobre el Autocuidado de la Diabetes en Adultos Mayores de Ontario, Canadá

ABSTRACT. Resumen: Introducción: El COVID-19 ha afectado como vivimos, aprendemos, trabajamos e investigamos. Objetivos: Reflexionar en los efectos de la pandemia en nuestro trabajo de investigación participativa con adultos mayores que viven con diabetes. Métodos Este estudio sigue un marco de investigación acción participativa (IAP) y una metodología de pedagogía crítica. Resultados: En este artículo reportamos nuestra experiencia como investigadores en un proyecto participativo durante la pandemia. Reflexionamos en los cambios que hemos implementado con el fin de continuar el proyecto a pesar de las restricciones. Conclusiones: Concluimos con lecciones aprendidas y una nueva visión sobre cómo mantener la naturaleza colaborativa de lAP en instancias en las que es imposible trabajar en estrecha proximidad con los miembros de la comunidad y realizar investigaciones en un determinado contexto.

18:45
Rede cegonha na visão de gestantes e profissionais: Uso de grupo focal e entrevista

ABSTRACT. Resumo: A Rede Cegonha assegura um atendimento de qualidade, humanizado às gestantes e recém- nascidos. Além disso promove a integração das ações e a conexão entre os serviços de saúde pautada na integralidade, no acesso, no acolhimento, na resolubilidade e na produção do cuidado em rede; Objetivos; Analisar a percepção dos profissionais da Atenção Primária a Saúde e das gestantes sobre as ações da Rede Cegonha; Métodos: Entrevistas e grupos focais com análise temática dos dados; Resultados Na percepção das gestantes o cuidado está centrado no médico. Os profissionais apresentam dificuldades de compreender o cuidado em Rede. Conclusões. Para que a implementação do trabalho em rede ocorra, os gestores necessitam construir estratégias a partir das necessidades de cada município.

19:00
Fatores que facilitam e dificultam a atividade de educação permanente em saúde

ABSTRACT. Introdução: A Educação Permanente em Saúde (EPS) é um processo educativo que articula o serviço, o ensino, a saúde e a docência, colaborando para o crescimento profissional, o controle social e a gestão. Objetivo: Identificar os fatores que facilitam e dificultam as atividades de EPS desenvolvidas pela equipe multiprofissional nas Unidades de Saúde da Família (USF). Metodologia: Pesquisa qualitativa fundamentada na Hermenêutica Dialética. Participaram 50 profissionais, das equipes multiprofissionais das USF, do interior paulista no Brasil, por meio de entrevistas semiestruturadas. Resultados: A análise dos sentidos evidenciou duas categorias analíticas: fatores que facilitam as atividades de EPS – reuniões de equipe, trocas de informações e diferentes saberes, participação da população, colaboradores, coordenadores, da gestão e da equipe multiprofissional; fatores que dificultam as atividades de EPS - incompreensão do processo da EPS, falta de interesse de alguns colaboradores, desconsideração das necessidades dos profissionais pelos gestores e falta de participação da equipe multiprofissional na EPS. Conclusões: A abordagem qualitativa da pesquisa e a fundamentação teórica sustentada pela Hermenêutica-Dialética possibilitou à apresentação dos fatores que apoiam e impedem as atividades de EPS desenvolvidas pela equipe multiprofissional nas USF e que podem subsidiar as adequações necessárias

19:15
Aplicación del Método del Análisis de Concepto al desarrollo de la Sensibilidad Teórica aplicada a indagaciones Cualitativas de carácter Inductivo: A propósito del uso del término “Cosmovisión”

ABSTRACT. Introducción: La indagación cualitativa precisa de la sensibilidad teorética necesaria para poder analizar críticamente la realidad garantizando así la obtención de constructos teóricos capaces de explicar lo que ocurre con el fenómeno estudiado. Objetivo: Dar a conocer la utilidad de la estrategia del Análisis de Concepto para la elaboración de un marco conceptual a partir del término “cosmovisión” que sirva de referencia para la indagación inductiva del fenómeno del chamanismo urbano en España. Método: El diseño utilizado fue una adaptación de la estrategia de Análisis de Conceptos de Walker & Avans (2011). Para el muestreo se reclutó información sobre el concepto cosmovisión publicada en diccionarios, libros y artículos indexados en la base de datos Scopus y JSTOR y el metabuscador Web Of Science utilizando las palabras clave “ worldview concept” OR “world view concept”. El principal criterio de inclusión fue ser materiales bibliográficos que incluyeran información conceptual sobre el término cosmovisión. Resultados: La muestra final de artículos recuperados a partir de las bases de datos y metabuscador fue de 13. A partir del análisis de los diferentes materiales bibliográficos se pudo identificar el uso del concepto cosmovisión, sus características definitorias, sus antecedentes y consecuencias y, finalmente sus implicaciones empíricas. Conclusión: el análisis teórico del término cosmovisión nos ha permitido comprobar la adecuidad del concepto para enfocar el estudio del chamanismo urbano en España. Puede ser utilizado como referencia para el enfoque inicial de los objetivos, la selección inicial de posibles temas a explorar en la recogida de datos y, enfoque subliminal del proceso analítico de los datos empíricos.

19:30
Mediação Escolar: investigação qualitativa de uma intervenção pedagógica em Porto Velho na Amazónia Ocidental do Brasil

ABSTRACT. Resumo: Este trabalho apresenta resultados da implementação da mediação de conflitos, enquanto proposta de intervenção pedagógica para lidar com a indisciplina numa escola pública da cidade de Porto Velho, no Estado de Rondônia, na Amazónia Ocidental do Brasil. O estudo justificou-se pela manifestação crescente da indisciplina, com prejuízo dos processos de ensino e desenvolvimento cognitivo e social dos estudantes. Acresce não haver pesquisas stricto sensu sobre a mediação aplicada à educação na região norte do Brasil, tampouco estudos que promovam o diálogo entre a mediação escolar com a Teoria Histórico-Cultural da Atividade. A intervenção teve a duração de quatro meses, no período de agosto a novembro de 2019, tendo participado da pesquisa dezoito estudantes de uma turma do 7º ano, nove professores e quatro profissionais da equipa de gestão da escola. Tratou-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa, de tipo intervenção pedagógica, cujas etapas consistiram na análise situacional, sensibilização, formação, institucionalização e avaliação. Foram realizados oito encontros com estudantes, cinco com docentes e seis com a equipa gestora, totalizando dezanove encontros. A avaliação da intervenção foi realizada através de observação, questionário e entrevista. Os dados recolhidos foram organizados e analisados em três categorias. i) convivência na escola; ii) mediação de conflitos na escola; iii) efeitos da mediação de conflitos). Entre os principais resultados, constata-se que os estudantes manifestaram que a mediação proporcionou mudanças positivas na convivência escolar; os docentes afirmaram a necessidade de adequação da prática pedagógica à sala de aula, com o intuito de diminuir as situações de indisciplina, e a equipa gestora reconheceu a relevância da mediação como estratégia de prevenção da indisciplina, percebendo a mudança de postura nos estudantes e também nos docentes.

17:45-19:45 Session 5B: Sistematização de estudos com Abordagens Qualitativas // Sistematización de estudios con Abordaje Cualitativo

Artigos Completos 1 / Artículos Completos 1 (12m + 3m)

17:45
Covid-19, confinamento e teletrabalho: Estudo qualitativo do impacto e adaptação psicológica em dois estados de emergência

ABSTRACT. Abstract: Introdução Desde o primeiro caso de Sars-Cov-2 reportado, os estudos realizados, indicam o impacto negativo na saúde mental, com níveis elevados de medo, ansiedade e sintomas depressivos. Em Portugal, a percentagem de morbilidade mental é elevada. Ter baixo rendimento económico, ser jovens e mulher aumenta o risco de vulnerabilidade psicossocial. Poucos estudos focam as vivências subjetivas e os processos de adaptação em diferentes fases da pandemia; Objetivos Aceder ao impacto psicológico do confinamento devido à COVID-19 e processo de adaptação na I e III Fases da pandemia (Abril/2020-Janeiro/2021) mediante a realização online de entrevistas semiestruturadas; Métodos As entrevistas de dez portugueses em teletrabalho foram gravadas, transcritas e analisadas recorrendo à metodologia IPA e análise Lexical com Alceste®, permitindo cruzar os resultados atestando a validade das temáticas consensuais; Resultados As classes da análise lexical comprovam os temas emergentes da IPA. Os participantes em teletrabalho, experienciam impacto laboral, familiar e social, sentimentos negativos e dificuldades no equilíbrio trabalho-vida/família, adotando estratégias de adaptação psicológica eficazes desde o início da pandemia. No segundo confinamento, relevam menor ansiedade, mas maior desgaste, frustração, adaptando as estratégias de autorregulação ao longo do tempo; Conclusões Ao identificarem as dificuldades e impacto negativo do confinamento, os participantes adotaram intuitivamente estratégias adaptativas de autorregulação cognitiva, comportamental e emocional diferentes ao longo do tempo, em prol da sua saúde mental e bem-estar. Apresentamos um modelo da evolução do impacto psicológico e processo de adaptação em dois confinamentos, possivelmente relevante no delineamento de medidas mais humanizadas e programas de prevenção/intervenção psicológica de proximidade.

18:00
Reflexões sobre o brincar como promotor do desenvolvimento integral da criança com transtorno do espectro autista

ABSTRACT. Introdução: O ato de brincar perpassa os diferentes níveis de desenvolvimento da criança, sendo fundamental para o bem-estar social, emocional, cognitivo e físico. Crianças com Transtorno do Espectro Autista - TEA podem apresentar dificuldades em diversas áreas do desenvolvimento. É importante que profissionais da saúde, familiares, cuidadores e educadores reflitam sobre o papel do brincar na mediação das relações e das trocas, que favorecem o desenvolvimento dessas crianças. Objetivo: Identificar estudos que propiciem reflexões sobre a relevância do brincar para a promoção do desenvolvimento integral de crianças com TEA. Método: Realizou-se uma revisão integrativa, de fevereiro de 2019 a outubro de 2020, nas principais bases de dados da saúde, analisando-se qualitativamente o conteúdo, com base nos objetivos e resultados dos estudos, fazendo-se emergir duas temáticas. Resultados: As temáticas “reflexões teóricas sobre o brincar” e o “ato de brincar no contexto do desenvolvimento da criança com TEA” trouxeram reflexões sobre a importância do brincar, a partir de diferentes perspectivas teóricas, atestando que o ato de brincar é essencial para o desenvolvimento da criança com TEA por contemplar um grande número possibilidades de interação com pessoas e realidades. Conclusões: A partir das evidências apresentadas na literatura, o ato de brincar deve ser incentivado no contexto de vida pessoal e terapêutico de crianças com TEA, oferecendo aos profissionais da saúde e aos familiares alternativas de estimulação global dessa população, além de favorecer o desenvolvimento das habilidades de comunicação, interação social e motora.

18:15
Percepções de adolescentes escolares sobre saúde e meio ambiente para práticas sustentáveis e promotoras de saúde

ABSTRACT. Conhecer a percepção de adolescentes sobre a relação saúde e meio ambiente para práticas sustentávies e promotoras de saúde. Método: Estudo qualitativo, conduzido de acordo com COREQ. Os dados foram coletados no mês de maio de 2020, por meio de uma entrevista semiestrutura, com a participação de 13 adolescentes de uma escola de ensino Fundamental II inserida no território do Geopark Araripe, de um município localizado na Microrregião do Cariri, Nordeste, Ceará, Brasil. Os dados foram analisados segundo a técnica análise de conteúdo. Resultados: Os depoimentos revelam que para os adolescentes a relação saúde e meio ambiente é permeada por temáticas como poluição, desmatamento e mudanças climáticas, implicando o distanciamento quanto à conceituação ampliada de saúde. Conclusão: O estudo aponta que a relação saúde e meio ambiente deve ser pautada por temas transversais e pluraristas, de modo a reconhecer o ambiente como espaço vivo.

18:30
Procedimentos éticos de pesquisas junto a crianças, adolescentes e suas famílias em situação de violências: um olhar necessário

ABSTRACT. Introdução: No Brasil, crianças e adolescentes figuram como as principais vítimas de violência doméstica, sexual ou outros tipos de violência interpessoal e autoprovocada. A atualidade pluraliza as tipificações de violência, gerando margem para dubialidade em relação aos preceitos de cada cenário. Emerge-se então, diante deste cenário, a grande necessidade de compreensão, investigação e aprofundamento destes fenômenos e das populações envolvidas neles; entretanto, questões como privacidade, sigilo e segurança podem produzir dilemas éticos para pesquisadores, participantes do estudo e profissionais. Objetivo: refletir e discutir sobre os procedimentos éticos de pesquisas junto a famílias envolvidas em violências interpessoais contra crianças e adolescentes e junto a adolescentes envolvidos em violências autoinfligidas. Métodos: relato de experiência de dois estudos realizados em municípios de médio porte do estado de São Paulo, Brasil. Resultados: A adoção de abordagens metodológicas que favoreçam a escuta ampliada e o acolhimento dos participantes, para além da coleta de informações, deve ser priorizada; ademais das estratégias de cuidado continuado, como encaminhamento para serviços de saúde e articulação com o território. Os campos de estudo precisam ser parceiros e efetivamente coparticipantes desta construção que envolve pesquisas e cuidados em saúde que se tornam indissociáveis, e não simplesmente cenários de pesquisa. Conclusões: O debate durante a formação dos profissionais que lidam com os casos das tipificações de violência deve perpassar os muros da academia e da prática, além disso, pesquisas sobre violências envolvendo crianças, adolescentes e suas famílias são desafiadoras do ponto de vista ético, legal, técnico e econômico. Entretanto, tais populações devem ser vistas e ouvidas na construção de conhecimento científico, principalmente em assuntos que os envolvem diretamente.

18:45
Mapeamento de Intervenções de Enfermagem na Lesão Renal Aguda: Scoping Review

ABSTRACT. Introdução A lesão renal aguda é considerada, uma complicação de uma doença de base. Tem uma incidência de cerca 60%, nos doentes internados numa unidade de cuidados intensivos e a taxa de mortalidade varia 10-80%. O enfermeiro é um elemento crucial na prevenção e na coordenação e organização de cuidados ao doente renal. O doente com lesão renal aguda necessita de inúmeras intervenções e de uma equipa de enfermagem especializada; Objetivo Mapear as intervenções de enfermagem à pessoa com lesão renal aguda em unidade de cuidados intensivos; Métodos Metodologia de scoping review de acordo com Joanna Briggs Institute. Dois revisores independentes, realizaram o processo de análise da relevância, extração e síntese dos dados; Resultados Dezoito estudos foram incluídos na revisão. Da análise das intervenções de enfermagem, emergiram três grupos: prevenção, diagnóstico e tratamento à pessoa com lesão renal aguda; Conclusões A prevenção é a melhor estratégia de intervenção de enfermagem para gerir a lesão renal aguda. Relativamente ao tratamento da lesão renal aguda, o enfermeiro tem um papel relevante no desenvolvimento e implementação de estratégias que limitem a progressão da lesão renal aguda na pessoa em unidade de cuidados intensivos.

19:00
Perceções do impacto do confinamento em famílias portuguesas e brasileiras: um estudo qualitativo

ABSTRACT. Atualmente, vive-se uma situação pandémica por COVID-19 e é reconhecido que o confinamento alterou as práticas parentais, suscitando ajustes nas rotinas das famílias. Este estudo teve por objetivo analisar as perceções sobre as experiências marcantes durante o confinamento e o seu impacto na vivência das famílias em Portugal e no Brasil. Como parte de uma pesquisa mais ampla, foi aplicado um questionário online, com questões de caracterização sociodemográfica e uma pergunta aberta para investigar eventos marcantes no âmbito da vida em família no período do confinamento. Foram analisadas as respostas à questão, contabilizando-se em Portugal 280 participantes e 94 no Brasil. As respostas registadas foram analisadas por meio do método de análise de conteúdo, com auxílio do software QSR N’Vivo, versão 12 para Mac. Verificou-se nos dois países, mesmo considerando as diferenças no tempo de confinamento e as diferenças culturais, que a vivência do confinamento trouxe ganhos e dificuldades para as famílias em ambos os casos. As dificuldades referem-se às mudanças na organização familiar e efeitos na saúde física e mental. No tocante aos ganhos, o confinamento trouxe novos significados às dinâmicas familiares, salientando-se a melhoria no relacionamento com os filhos e entre o casal. Foram reportadas ainda repercussões positivas na vida pessoal. Os resultados indicam que os aspectos marcantes no enfrentamento dos desafios causados pelo confinamento sugerem a necessidade de programas de apoio e promoção de resiliência familiar e parental.

19:15
O uso de smart speakers na incapacidade: uma scoping review

ABSTRACT. Introdução Os smart speakers (SS), como o Amazon Echo e o Google Nest, estão estabelecidos no mercado mundial e disponíveis para a população geral. A inteligência artificial programada nestes dispositivos de conversação e a sua compatibilidade com diferentes redes cria oportunidades para a criação de intervenções em diferentes populações com incapacidade aplicáveis num contexto de casa inteligente. Objetivos Compreender como os SS estão a ser utilizados por indivíduos com incapacidade, revelar o seu potencial e possibilidades de intervenção. Métodos Em fevereiro de 2021 foi realizada uma scoping review baseada em artigos das bases de dados PubMed/Medline, B-On, Scopus e Web of Science. Foram considerados artigos publicados desde 2016 até 2021, escritos em português e inglês e revistos por pares. Foram incluídos estudos focados na utilização de SS disponíveis no mercado geral (Google Nest / Home, Amazon Echo, Invoke, HomePod) como agente de intervenção no ambiente residencial ou ECU, em populações com condições diversas, abrangendo indivíduos com deficiências sensoriais, cognitivas, emocionais e motoras. Resultados Foram identificadas diferentes abordagens e exigências dos utilizadores. Os dispositivos foram aplicados como uma solução singular ou como um elemento de sistemas de maior complexidade, interagindo com outros dispositivos ou softwares. Conclusões. A identificação de diferentes intervenções para diferentes incapacidades sublinha o potencial de intervenção destes dispositivos com melhorias funcionais observadas em incapacidades físicas, cognitivas, sensoriais e emocionais. Estes dispositivos podem substituir dispositivos dispendiosos criados para nichos de população e sistemas fechados, dirigidos para formas concretas de incapacidade. Sendo a personalização uma característica relevante, a aplicação de SS não dispensa o acompanhamento técnico no processo.

19:30
A influência da formação profissional no desenvolvimento da integralidade na Reabilitação Física

ABSTRACT. Resumo. Introdução: A saúde da pessoa com deficiência tem primazia, mas para tanto faz-se necessário profissionais formados em consonância com principio da integralidade. Objetivo: Compreender a influência da formação profissional no desenvolvimento da integralidade na Reabilitação Física. Metodologia: Pesquisa qualitativa sustentada na Hermenêutica-dialética com dados coletados através de entrevistas semi-estruturadas com 24 profissionais de um Centro de Reabilitação e análise ocorreu por meio do Método de Interpretação dos Sentidos. Resultados: Os discursos dos profissionais da equipe desvelaram três categorias analíticas: pouca valorização da integralidade na formação profissional, a lacuna no processo ensino-aprendizagem relacionada a Reabilitação Física e escassez de treinamentos e cursos com enfoque na integralidade Conclusões: Através da Hermenêutica-dialética possibilitou a compreensão da necessidade da mudança do paradigma cultural que só ocorrerá com alterações nos rumos estabelecidos em alguns cursos de graduação, onde a abordagem integral deve superar o reducionismo ao biológico.

17:45-19:45 Session 5C: Tipologias de Análise de Dados // Tipologías de Análisis de Datos / Processos inovadores de Análise Qualitativa de Dados // Procesos innovadores de Análisis Cualitativo de Datos

Artigos Completos 1 / Artículos Completos 1 (12m + 3m)

17:45
Educação e desenvolvimento na Ilha do Príncipe: a cooperativa de valorização de resíduos e o seu potencial educativo

ABSTRACT. A Cooperativa de Valorização de Resíduos, em Porto Real - Ilha do Príncipe, desenvolve a sua atividade através da reciclagem de vidro, que transforma em joias artesanais, sendo este trabalho desenvolvido pelas mulheres que constituem a cooperativa. A intenção deste artigo é dar a conhecer o potencial educativo da cooperativa através do envolvimento das escolas, contribuindo para o desenvolvimento da Ilha, acentuando o seu papel enquanto Reserva Mundial da Biosfera. Para o efeito, foi realizado um estudo de caso, com vista a analisar as perceções de diferentes atores sociais envolvidos. Os resultados obtidos apontam para a necessidade de aproximação da cooperativa às escolas com o objetivo de sensibilizar as crianças e jovens para a necessidade de separação e reciclagem dos materiais dispersos pela Ilha, numa perspetiva de todos contribuírem para o seu desenvolvimento e para a minimização dos impactes ambientais existentes na mesma.

18:00
Fundamentos Pedagógicos do Modelo de Formação de Professores do Ensino Primário e Educadores de Adultos em Implementação em Moçambique

ABSTRACT. Este estudo, de carácter exploratório e descritivo, foi desenvolvido com recurso ao paradigma interpretativista, seguindo uma abordagem qualitativa, integrando 86 participantes, distribuídos por três grupos distintos: (i) profissionais dos quadros político e técnico-administrativo e pedagógico da Direcção Nacional de Alfabetização e Educação de Adultos (ii) formadores do IFP de Chongoene e (iii) formandos do Instituto de Formação de Professores de Chongoene. O estudo teve como objectivo geral analisar a relevância dos fundamentos pedagógicos do novo modelo de formação de professores do ensino primário e educadores de adultos em implementação em Moçambique. Nessa análise, para sustentar o problema da pesquisa identificado foram explorados os princípios da aprendizagem dialógica tomando como base teórica os estudos de Paulo Freire com a sua dialogicidade e os estudos de Habermas com a sua teoria da Acção Comunicativa. Com o apoio do software de análise de dados qualitativos MAXQDA, procedemos à transcrição das entrevistas semi-estruturadas previamente gravadas em suporte áudio, organizámos o corpus de dados, realizámos uma análise horizontal das entrevistas semi-estruturadas aplicadas a cada grupo constituinte da nossa amostra, visualizámos, e projectámos os resultados. O fraco desempenho dos alunos na leitura, escrita e Matemática; a necessidade da elevação do nível de ingresso dos candidatos, da 10ª para a 12ª classe, a expectativa da racionalização de recursos humanos e a pressão para que Moçambique se equiparasse às exigências dos países da região são algumas das razões que ditaram a adopção do novo modelo de formação de professores do ensino primário e educadores de adultos. Os resultados indicam que o novo modelo de formação de professores e educadores de adultos foi recebido com entusiasmo, apesar de enfermar de algumas lacunas e enfrentar alguns desafios pedagógicos e institucionais.

18:15
Uma política pública de combate ao insucesso e ao abandono escolares em Moçambique: o programa de ensino bilingue

ABSTRACT. O presente estudo intitulado “Uma política pública de combate ao insucesso e ao abandono escolares em Moçambique: o programa de ensino bilingue”, visa compreender o processo de implementação do Ensino Bilingue no sistema de ensino moçambicano, respondendo à questão “Quais os desafios e as oportunidades para o desenvolvimento do programa de ensino bilingue em Moçambique?”. Numa pesquisa baseada no paradigma interpretativista, de carácter exploratório e abordagem qualitativa, foram analisados documentos relativos ao ensino bilingue. Através de entrevistas semi-estruturadas efectuadas a membros séniores do Ministério da Educação e Desenvolvimento Humano, professores, directores das escolas e membros de Serviços Distritais de Educação, Juventude e Tecnologias de dois distritos, um com apoio de parceiros e outro sem apoio de parceiros, todos envolvidos no ensino bilingue, os dados recolhidos que foram sujeitos à análise de conteúdo do qual se concluiu que a língua é apenas um dos factores causadores do desperdício e abandono escolares. São factores facilitadores da implementação da modalidade bilingue a existência de recursos humanos, docentes e não docentes, parceiros para a educação e comunidades das zonas rurais que pressionaram a introdução de turmas bilingues nas escolas. Enquanto que, a não aceitação, o desconhecimento da filosofia desta modalidade e a pobreza, constituem-se em factores inibidores. Para a redução do impacto dos factores inibidores, suge-se maior investimento na disseminação e a inclusão das línguas moçambicanas na formação de alguns profissionais como médicos e jornalistas.

18:30
A educação domiciliar no Projeto de Lei nº 2.401/2019

ABSTRACT. Este estudo visa analisar o Projeto de Lei (PL) nº 2.401/2019, do governo Bolsonaro, que trata da temática da educação domiciliar, também conhecida como homeschooling. O objetivo central é apresentar o conteúdo do PL, como ele pretende estabelecer a educação domiciliar no Brasil, descrevendo as atribuições do estado e as atribuições destinadas às famílias nesta modalidade de educação. Em um plano mais específico busca-se verificar como alguns especialistas no assunto se posicionam sobre o PL nº 2.401/2019, por meio de reportagens de jornais e revistas veiculadas na web. Os procedimentos metodológicos remetem a uma investigação qualitativa e exploratória, realizada por meio da pesquisa em sites oficiais do governo, além sites de jornais e revistas disponíveis na internet, cujo marco temporal é o período de janeiro de 2019 a janeiro de 2020. A escolha da metodologia qualitativa, tendo como fontes principais a exploração de sites oficiais e de sites de notícias de jornais e revistas de grande circulação, revelou-se uma opção adequada para entender o conteúdo do Projeto de Lei, a partir dos posicionamentos favoráveis e desfavoráveis relativos ao PL elaborado pelo Poder Executivo brasileiro, a fim de cumprir uma promessa de campanha do presidente eleito. Conclui-se que, embora seja importante considerar a demanda das famílias que praticam a educação domiciliar no Brasil, há questões que precisam ser discutidas e incorporadas na regulamentação da matéria, entre elas, aquelas que aparecem nas críticas mais recorrentes ao PL, especialmente às que se referem a como será a supervisão das famílias que praticam a educação domiciliar e qual será a formação exigida para esses pais, uma vez que para ser professor é preciso ter uma formação mínima prevista na legislação vigente.

18:45
A inserção da educação para as relações étnico-raciais nos cursos de licenciatura da UFBA

ABSTRACT. A formação de professores em uma perspectiva decolonial requer refletir sobre a condição dos sujeitos subalternizados pela colonialidade às lógicas educativas hegemônicas e eurocêntricas. Nesse sentido, questiona-se: de que maneira a educação para as relações étnico-raciais vêm sendo inseridas no currículo dos cursos de licenciatura da Universidade Federal da Bahia? O objetivo deste estudo é analisar a inserção da educação para as relações étnico-raciais nos currículos dos 30 cursos de licenciatura da Universidade Federal da Bahia. Para tanto, foi identificado que dos 1004 componentes ofertados na matriz obrigatória desses cursos, 27 continham temáticas voltadas para a questão racial. Trata-se de um estudo transversal, exploratório de caráter qualitativo. Os dados foram analisados através de classificação hierárquica descendente e de árvores de similitudes com o apoio do software IRAMUTEQ. O curso de História foi o que mais ofertou componentes dessa natureza, enquanto os de Ciências Biológicas, Computação, Matemática e Química foram os que tiveram menor oferta. A análise da classificação hierárquica descendente e de similitude permitiu revelar que os temas mais frequentes estavam relacionados à história do Brasil, contemplando a educação e a cultura. Ressalta-se a importância de transversalizar na formação docente temas como: diversidade étnico-racial no Brasil, suas contribuições sociopolíticas, econômicas, culturais, educacionais e artísticas, bem como a reflexão crítica acerca de discriminações e de opressões raciais. A iniciativa de explorar o tema numa perspectiva decolonial e transgressora tem um potencial de gerar mudanças na formação cidadã desde a educação infantil, em prol de uma sociedade mais justa e menos desigual.

19:00
Competências requeridas para Gestores de Saúde Pública/Coletiva: Scoping Review

ABSTRACT. A administração do Sistema Único de Saúde (SUS) no Brasil reside na capacidade de gestão, a qual exige um acervo de competências elementares para gerir serviços nos variados níveis de atenção à saúde. As habilidades, conhecimentos e atitudes dos gestores impactam diretamente na eficiência e qualidade, especialmente nos serviços de saúde pública. Objetivo: Identificar as evidências científicas das competências essenciais requeridas para gestores que atuam na saúde pública/coletiva. Método: Scoping Review, consoante método de revisão Joanna Briggs Institute. Utilizou-se um quadro com diferentes fases do estudo, conforme checklist adaptado do Preferred Reporting Items for Systematic Reviews and Meta-Analyses. A coleta de dados foi realizada de março a maio de 2019, em bases de dados nacionais e internacionais, com publicações até abril de 2019. Resultados: Foram encontrados 756 estudos e, ao final das fases propostas analisaram-se oito publicações. A principal competência identificada nos textos foi a liderança. Conclusão: As publicações foram unânimes em mencionar lacunas nas competências essenciais, sugerindo ações e apoio do poder público; atividades formais de aprendizagem; aperfeiçoamento e treinamento (educação permanente) para fortalecimento e desenvolvimento das competências gerenciais, além de novas pesquisas sobre a temática em face da sua escassez.