Download PDFOpen PDF in browser
EN
The title and the abstract of this preprint are also available
in English

O Impacto Da Situação Económica Das Mulheres Vítimas de Violência Doméstica No Seu Processo de Autonomização

EasyChair Preprint 7126

8 pagesDate: December 3, 2021

Abstract

Apesar da violência doméstica ser, hoje, um fenómeno com visibilidade, com crescente interesse por parte dos poderes políticos, o certo é que o número de mulheres vítimas de violência nas relações de intimidade é crescente, bem como o número de homicídios. É, de facto, um flagelo a nível mundial e, ainda que existam estudos nesse sentido, torna-se necessário continuar a investigar para uma melhor compreensão do fenómeno. Nesse sentido, esta comunicação pretende apresentar um estudo que procurou perceber qual a influência da situação económica das mulheres que são vítimas de violência nas relações de intimidade durante o processo de autonomização, ou seja, após a rutura da relação. A pesquisa foi desenvolvida por meio da adoção de uma metodologia qualitativa, que utilizou entrevistas narrativas. Foram realizadas quatro entrevistas, sendo que duas foram em uma APAV e as restantes numa casa abrigo.

O estudo demonstra que a rede de apoio formal (neste estudo é analisado o apoio prestado pela APAV) são imprescindíveis no atendimento e acompanhamento das mulheres vítimas nas relações de intimidade. Verificamos que os apoios são muito limitados tendo em conta as dificuldades económicas, nomeadamente no que se refere ao apoio a habitação. Apesar das mulheres com a rutura conquistarem a autonomia de gestão financeira, são diversas as dificuldades que enfrentam em termos de aquisição dos bens. O estudo demonstra, igualmente, uma diferença no processo de autonomização entre as mulheres que integram a casa abrigo e as outras, pelo facto de durante o período que se encontram na casa abrigo ser garantida a habitação e o acesso a alimentação e outros bens essenciais.  Deverão, pois, ser repensadas políticas de apoio às vítimas no processo de autonomização, particularmente daquelas que pretendem concretizar este processo de forma mais autónoma, sem recorrerem a casa abrigo.

Keyphrases: Mulheres vítimas nas relações de intimidade, Processo de autonomização, Situação económica

BibTeX entry
BibTeX does not have the right entry for preprints. This is a hack for producing the correct reference:
@booklet{EasyChair:7126,
  author    = {Catarina Silva and Jacqueline Marques},
  title     = {The Impact of the Economic Situation of Women Victims of Domestic Violence on Their Process of Empowerment},
  howpublished = {EasyChair Preprint 7126},
  year      = {EasyChair, 2021}}
Download PDFOpen PDF in browser