CIAIQ2020: 9º CONGRESO IBERO-AMERICANO EN INVESTIGACIóN QUALITATIVA
PROGRAM FOR THURSDAY, JULY 16TH
Days:
previous day
next day
all days

View: session overviewtalk overview

13:00-14:00 Session 8A: Sessão de Demonstração 1 / Sesión de Demonstración 1: Nuvem de Palavras com o NVivo (PT)

Nuvem de Palavras com o NVivo

Idioma: Português

O mundo está repleto de informação e os investigadores, para lidar com doses exponenciais de dados, destacam as vantagens que as ferramentas tecnológicas possibilitam. O NVivo é um programa de Software que potencia trabalhar mais rápido, pois facilmente organiza grande quantidade de dados e de proveniência de diversas fontes como DOCs, PDFs, Fotos, Som, Vídeos, Mídias Sociais, Excel, SPSS, entre outros. Permite um trabalho mais fácil, pois apresenta um layout de fácil interação com uma lógica de funcionamento semelhante ao Outlook. Permite fazer questões complexas aos dados emergentes e construir consultas poderosas com base em dados demográficos. É um excelente utensílio para quem está a iniciar-se na investigação qualitativa ou para quem já está num estádio mais avançado e envolvido em projetos de largo espectro. Este Seminário tem como objetivo dar a conhecer o NVivo e expor aos participantes o seu funcionamento e potencialidades. Os participantes neste workshop terão a oportunidade de ambientar-se com o modos operandi do programa e testar algumas das suas funcionalidades, nomeadamente a importação e organização de fontes multimédia, codificação, consultas (frequências de palavras) e visualizar a nuvem de palavras gerada a partir das fontes importadas para o projeto. Espera-se que os formandos fiquem sensibilizados pelas potencialidades do NVivo e vejam as possibilidades que este software pode aportar às suas investigações. No decorrer do seminário expõe-se como exemplo uma investigação qualitativa que permite observar as ações designadas anteriormente.

Programa

1. Conteúdos seminário apresentação NVIVO

2. Apresentação do Software

3. Importação e organização de fontes multimédia: Docs, PDFs, Imagens, Som, Video

4. Codificação das diversas fontes

5. Consultas aos dados – Exemplo: Frequência de palavras

Formador: Rui Resende

Professor do Instituto Universitário da Maia, de Metodologia de Investigação em cursos de mestrado e doutoramento com incidência na Metodologia Qualitativa usando como ferramenta o software NVivo. Doutorado pela Universidade da Corunha. Faz investigação na área da formação de treinadores e de professores de EF contando com inúmeros artigos, capítulos de livros e livros editados nesta área de investigação.Diretor editorial do Jornal of Sport Pedagogy and Research e Coach Developer pelo ICCE (International Council for Coaching Excelence).

13:00-14:00 Session 8B: Sessão de Demonstração 2 / Sesión de Demonstración 2: Análisis de datos cualitativos y multimedia con apoyo del software webQDA (ES)

Análisis de datos cualitativos y multimedia con apoyo del software webQDA

Idioma: Español

Existe heterogeneidad en la información cualitativa, esta puede ser presentada en diferentes formatos, ya que no solo se trabaja con textos, sino con datos multimedia también. Para preparar y procesar los datos y poder realizar un análisis eficiente los programas de análisis cualitativos, como webQDA, proporcionan recursos que acompañan al investigador en el proceso. Las metas a conseguir a partir de la sesión son:

  • Comprender el potencial de los programas de análisis cualitativo;
  • Conocer el software webQDA con el fin de aprender a analizar datos no numéricos y para análisis cualitativo, por parte de los investigadores;
  • Comprender la estructura funcional de webQDA;
  • Introducir los datos (discursivos, imagen y vídeo) y crear categorías en webQDA;
  • Crear y exportar gráficos de los resultados desde webQDA;
  • Describir las limitaciones y capacidades de webQDA;
  • Utilizar estos programas para hacer frente a las preguntas de investigación de manera creativa y metodológicamente razonada.

Para la sesión se trabajará a partir de un ejemplo de proyecto creado en webQDA, mediante el cual se abordará el entorno de webQDA, la importación de fuentes internas y fuentes externas, tanto escritas, como de imagen y vídeo. Posteriormente, se enseñará a crear la categorización y la codificación del contenido. Por último, se crearán y se exportarán modelos visuales como: nube de palabras, árbol de códigos y diagramas circulares; también se expondrá cómo hacer la búsqueda de texto.Con esta sesión demostrativa sobre cómo trabajar con el software webQDA se espera que los investigadores puedan crear sus propios proyectos y analizar los contenidos cualitativos y multimedia para la exportación de los resultados, agilizando los procesos de categorización y codificación, y descubriendo nuevas estrategias de presentación visual de los resultados. 

Presentador(es): Sonia Verdugo Castro (Universidad de Salamanca, España) 

Sonia Verdugo Castro es educadora social y psicopedagoga y actualmente desarrolla su tesis doctoral en la Universidad de Salamanca. Es miembro de GRoup of Interaction And e-Learning (GRIAL) de la Universidad de Salamanca. Entre sus líneas de investigación se encuentran la perspectiva de género, la metodología cualitativa, y la investigación sobre colectivos en situación de exclusión social.

14:10-16:10 Session 9: Sistematização de estudos com Abordagens Qualitativas // Sistematización de estudios con Abordaje Cualitativo

Artigos Completos 4 / Artículos Completos 4 (12m + 3m)

14:10
Formação contínua de professores em mediação de conflitos: motivações e avaliação

ABSTRACT. Resumo. A escola é um espaço de socialização, que atualmente se confronta, cada vez mais, com problemas sociais e de convivência que condicionam o processo de ensino e aprendizagem. A profissão docente exige uma constante atualização para melhor acompanhar a evolução científica e social e melhor contribuir para a formação integral do aluno. Neste contexto, a formação contínua em mediação de conflitos visa promover conhecimentos e potenciar estratégias socioeducativas que promovam a convivência escolar. O objetivo geral deste estudo consiste em compreender as razões dos professores fazerem formação contínua em mediação de conflitos e como avaliam essa formação. Metodologicamente, trata-se de um estudo qualitativo, com recurso à entrevista semiestruturada para a recolha de dados e à análise de conteúdo para análise dos mesmos. Os resultados obtidos apontam que os professores decidem realizar esta formação porque a escola mudou e em virtude da existência de problemas disciplinares. Consideraram-na importante para a atualização de conhecimentos e de estratégias, conduzindo a um melhor desempenho profissional.

14:25
Propuesta de un modelo de sistematización de la práctica en el ámbito de la intervención social a partir de la Investigación Acción Participación (IAP)
PRESENTER: Mabel Segu

ABSTRACT. En el ámbito de la investigación cualitativa, en los procesos de investigación, donde que se asientan en la metodología y en los fundamentos de la investigación acción participativa (IAP), los y las investigadoras son facilitadores/as del proceso de reflexión y construcción colectiva y actores que interpretan procesos y favorecen la co-construcción y sistematización del conocimiento que surge de la práctica. La Responsabilidad Social Universitaria (RSU) promueve la producción y el uso del conocimiento para responder a las exigencias de los cambios sociales, estableciendo relaciones con el tejido social más próximo y respondiendo a sus demandas. A partir de nuestra experiencia investigadora, presentamos una propuesta de modelo emergente, para trabajar con equipos de intervención psicosocial, que permite acompañar desde la sistematización y facilitación sus prácticas, apoyando el logro de sus objetivos, dotando de metodología al trabajo que realizan y construyendo procedimientos reflexionados para mejorar sus propias prácticas, todo ello acompañado de opciones teóricas que las sustentan.

14:40
Metodologías participativas con personas con discapacidad intelectual – una revisión de literatura

ABSTRACT. La Convención sobre los Derechos de las Personas con Discapacidad introduce un modelo de derechos humanos y social de la discapacidad y pone especial énfasis en la participación de personas con discapacidad en todas las esferas de la vida, incluida la investigación social. No obstante, las personas con discapacidad intelectual han sido tradicionalmente excluidas de la participación en investigación. Esta revisión de literatura resume las diferentes metodologías existentes y cómo casan con distintos modelos de discapacidad propuestos. Desde la adopción del modelo social, sus autores han defendido métodos de investigación participativa y emancipadora, con el fin de que el colectivo de las personas con discapacidad no fueran meros objetos de estudio, pero también controlaran los procesos de investigación, los resultados y las recomendaciones resultantes de los mismos. Desde entonces, se han desarrollado distintas líneas - metodologías participativas, emancipadoras o inclusivas con personas con discapacidad, en forma de grupos de colaboradores, consultores hasta co-investigadores o autores de sus propias historias de vida. En el peor de los casos, se trata de una participación simbólica, en el mejor, de una experiencia enriquecedora para todas las personas implicadas y resultados que contribuyen al avance de la agenda colectiva de las personas con discapacidad.

14:55
Desenvolvimento de Competências de Promoção da Saúde no Projeto Praia sem Barreiras

ABSTRACT. Introdução: Promover a saúde das pessoas com diferentes tipos de deficiência torna-se relevante e desafiador para a graduação em saúde. Nesse sentido, o Projeto Praia sem Barreiras (PSB) representa uma ação de extensão universitária interprofissional e intersetorial com potencial para o desenvolvimento de competências de promoção da saúde de seus usuários. Objetivo: Analisar a compreensão dos usuários do PSB sobre as práticas de Promoção da Saúde desenvolvidas pelos estudantes de graduação em saúde. Método: Estudo exploratório, com abordagem qualitativa, baseado em entrevistas semiestruturadas com dez usuários do PSB da praia de Boa Viagem, Recife (PE). Adotou-se a modalidade temática da análise de conteúdo e o referencial teórico-operacional do Developing Competencies and Profissional Standards for Health Promotion Capacity Building in Europe (Comp HP). Resultados: Os usuários do PSB indicam a necessidade dos acadêmicos se qualificarem para atuar com mais segurança ao promover a saúde de pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida e evidenciaram-se os domínios “possibilidade de mudanças”, “comunicação” e “parceria” na atuação discente no PSB. Considerações finais: os usuários do PSB indicam a necessidade de explorar mais domínios do CompHP para desenvolver conhecimentos, habilidades e valores essenciais para promover a saúde das pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida desde a graduação.

15:10
Procedimentos metodológicos para avaliação de produtos educacionais: contribuições para um mestrado profissional da área de ensino de humanidades

ABSTRACT. O artigo apresenta procedimentos metodológicos para avaliação de produtos educacionais oriundos de pesquisas elaboradas no Programa de Pós-Graduação em Ensino de Humanidades (PPGEH), do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes) – Brasil. Para este estudo adota como metodologia a pesquisa de levantamento, do tipo revisão sistemática, e toma como fonte de dados registros de materiais educativos publicados no sítio virtual Educapes. Visa compreender se a produção técnica publicada pelo PPGEH atende aos indicadores de qualidade previstos nos critérios de avaliação nacional. Para isso, realiza análise geral das características dessas produções em termos de formato, temática, registro, e ano de publicação. Em seguida, desenvolve análises específicas de cinco materiais educativos que versam sobre educação na cidade, a partir dos seguintes critérios: validação obrigatória, utilização nos sistemas de educação, registro do produto e acesso livre. Conclui que os materiais educativos do PPGEH contemplam em seu processo de produção e divulgação os indicadores de qualidade elegidos para avaliação nacional, mas são passiveis de aprimoramentos, especialmente quanto à diversificação de formatos e modos de registros da produção.

15:25
Discriminação Positiva e Discriminação Negativa de Pessoas com Sexualidade Não-Normativa no Contexto Laboral
PRESENTER: Fátima Matos

ABSTRACT. Trabalhadores homossexuais são, constantemente, vítimas de discriminação no contexto laboral. Esta discriminação pode ser sentida, de forma negativa (quando a sua sexualidade prejudica a sua experiência na organização), ou de forma positiva (quando sua sexualidade contribui para a sua experiência na organização). Assim, o objetivo desse trabalho foi investigar os aspectos que caracterizam os dois tipos de discriminação (positiva e negativa) corrente em contexto organizacional, de trabalhadores com uma sexualidade não-normativa. A partir de uma abordagem qualitativa, realizamos entrevistas semiestruturadas a trabalhadores homossexuais (gays e lésbicas). Os resultados mostraram que trabalhadores homossexuais ainda são muito estigmatizados no contexto laboral e que a discriminação por orientação sexual, apesar de prevista no Código Penal como crime e protegida pela lei do Código do Trabalho, ainda é uma realidade assente nas organizações, a afetar tanto a função do trabalhador homossexual como a sua vida afetiva. Concluiu-se assim que, apesar de a maior parte dos entrevistados revelarem ter sido apenas vítimas de discriminação indireta, o estigma homossexual ainda está muito enraizado no contexto laboral.

15:40
Doce TRANS-tornadx: experiência de produção de arte a partir da pesquisa qualitativa em saúde
PRESENTER: Fábio Tajra

ABSTRACT. Introdução: A utilização das artes na pesquisa qualitativa tem sido apresentada como interessante recurso tendo em vista a possibilidade de expandir o espectro de perspectivas disponíveis para a construção do conhecimento. Potencializa a visibilidade e fomenta a reflexão e participação da comunidade. Objetivos: Objetivamos apresentar a experiência de produção de arte a partir da pesquisa qualitativa em saúde acerca dos itinerários terapêuticos da população trans em um município do nordeste brasileiro. Aliado a isso, gostaríamos de suscitar o diálogo entre os pesquisadores da área da saúde e das artes e contribuir para a construção de uma possível interface entre essas duas áreas. Métodos: Desenvolvemos uma pesquisa qualitativa em saúde a partir de entrevistas semiestruturadas. As afetações geradas pelos encontros com os sujeitos subsidiaram a produção artística. Resultados: Percebemos fragilidades quanto ao acesso à saúde. Essa busca foi marcada por preconceito, estigma e violência e mobilizou o artista na sua produção. Conclusões: A produção de arte a partir da pesquisa qualitativa em saúde e a sua utilização como expressão, socialização dos resultados e dispositivo para a mobilização dos sujeitos constitui recurso potente. Aliado a isso, compreende um ato político e social importante diante dos cenários e contextos em que vivemos.

15:55
Idosos privados de liberdade: expectativas de vida após cumprimento da pena

ABSTRACT. Introdução: O idoso, desde o momento em que é preso, se confronta com mudanças significativas na sua vida social e afetiva, envolvendo as crenças e valores que tem a respeito do outro e de si próprio. Objetivos: compreender as expectativas do idoso privado de liberdade para sua vida após o cumprimento da pena. Métodos: Pesquisa qualitativa, fundamentada na Teoria das Representações Sociais. Participaram 42 idosos privados de liberdade de quatro penitenciárias da região oeste do estado de São Paulo, Brasil. Os dados foram obtidos por meio de entrevistas semiestruturadas e organizados pela técnica do Discurso do Sujeito Coletivo. Resultados: Da análise dos dados obtidos na pergunta “Como você imagina sua vida quando estiver em liberdade?” emergiram quatro ideias centrais: serventia a Deus, recomeço no seio familiar, ressocialização e desesperança. Considerações: As representações sociais enfatizaram a importância do relacionamento e apoio familiar, da crença e do retorno a vida social após sua liberdade, a dignidade mesmo com as perdas provocadas pela privação da liberdade.

16:20-18:20 Session 10: Tipologias de Análise de Dados // Tipologías de Análisis de Datos

Artigos Completos 5 / Artículos Completos 5 (12m + 3m)

16:20
Aprender metodologia qualitativa em Psicologia da Educação: Perceções e expectativas de alunos de mestrado
PRESENTER: Ana P. Antunes

ABSTRACT. A metodologia qualitativa ainda costuma ser apresentada aos alunos como forma menos privilegiada de fazer investigação. Neste estudo pretendemos conhecer as perceções de alunos sobre a metodologia qualitativa e as suas expectativas sobre a Unidade Curricular de Métodos de Investigação II. Trata-se de um estudo qualitativo de natureza exploratória. Participaram 10 alunos (8 mulheres e 2 homens) de um curso de 2º ciclo, em Psicologia da Educação, numa Universidade Pública Portuguesa, no ano letivo 2019/2020, tendo-se assegurado a participação informada e voluntária. Os dados foram recolhidos através de narrativas individuais, mediante orientações para a sua elaboração. Estas foram alvo de análise de conteúdo, por dois codificadores, numa lógica indutiva e dedutiva. Os dados revelaram algumas noções dos alunos sobre a metodologia qualitativa relacionadas, sobretudo, com o propósito da investigação, o processo metodológico, a natureza subjetiva da realidade, a perspetiva idiográfica e o papel de investigador participante. Além disso, as expectativas dos alunos sobre a Unidade Curricular eram positivas, destacando-se a possibilidade de aprendizagem de conhecimentos e competências e a aplicação prática dos conhecimentos, sobretudo, na dissertação de mestrado. Apesar de os alunos apresentarem algumas noções sobre a metodologia qualitativa, importa formação específica para aprofundamento e esclarecimento de alguns aspetos. / Qualitative methodology is still presented to students as a less privileged way of doing research. In this study, we intend to examine the perceptions of students about the qualitative methodology and their expectations about the Curricular Unit of Research Methods II. This is a qualitative study of an exploratory nature. Participants were 10 students (8 women and 2 men) attending a 2nd cycle course, in Educational Psychology, at a Portuguese Public University, in the academic year 2019/2020. Informed and voluntary consent was ensured. The data were collected through individual narratives, following provided guidelines. Narratives were subject to content analysis, by two coders, in an inductive and deductive logic. Results revealed some notions of the students on the qualitative methodology that were mainly related with the purpose of the investigation, methodological process, subjective nature of the reality, idiographic perspective and the role of participating researcher. Moreover, students' expectations about the course were positive, highlighting the possibility of learning knowledge and skills, and the practical application of knowledge, especially in the master's dissertation. Although students present some notions about qualitative methodology, specific training is needed to deepen and clarify some aspects.

16:35
Sexualidade da mulher: dificuldades, enfrentamentos e atuação dos serviços de saúde

ABSTRACT. Introdução. Existem dificuldades para a abordagem da sexualidade da mulher e elas dizem respeito aos profissionais, ao funcionamento dos serviços e às mulheres. Objetivos. Analisar as dificuldades encontradas pela mulher em relação à sexualidade ao longo da vida e como ela as enfrenta e analisar a atuação profissional frente às necessidades de saúde relacionadas à sexualidade nos serviços de atenção primária, na perspectiva das mulheres. Método. Trata-se de análise qualitativa, as participantes foram 24 mulheres atendidas nas USF e UBS, a entrevista semiestruturada foi o instrumento de coleta de dados e esses foram analisados pela análise de conteúdo, modalidade temática. Resultados: Esse processo permitiu definir dois temas, a saber as diferentes dificuldades relacionadas a sexualidade da mulher e atuação dos profissionais de saúde diante da sexualidade da mulher. Considerações Finais. A abordagem qualitativa possibilitou explicitar as necessidades da mulher e dos serviços de saúde no tocante a essa temática.

16:50
Cuidado humanizado às gestantes, parturientes e puérperas: análise temática da concepção dos profissionais de saúde

ABSTRACT. Introdução: o movimento de humanização do parto ocorre muito lentamente e enfrenta resistências para a implementação de um novo modelo de cuidado no país. Objetivo: analisar a concepção dos profissionais de saúde sobre o cuidado humanizado prestado às mulheres no pré-parto, parto e pós-parto no cotidiano de um hospital de grande porte do interior do estado de São Paulo, Brasil. Método: pesquisa com abordagem qualitativa, por meio de entrevista com profissionais de saúde e Análise de Conteúdo, Modalidade Temática. Resultados e Discussão: constatou-se nuances do cuidado humanizado e ferramentas para a promoção do cuidado humanizado, sendo importante rever as estratégias de implementação das propostas do Projeto Apice On, incorporando a Educação Permanente em Saúde como estratégia de reflexão e reconstrução das práticas em saúde. Conclusão: sugere-se ampliar a investigação com as usuárias do serviço e seus familiares, utilizando a análise temática, que revelou as nuances do contexto e as concepções dos profissionais.

17:05
As mais valias da abordagem metodológica mista: o caso do estudo do efeito da participação no Festival Sudoeste na construção da(s) imagem(ns) sobre o destino Alentejo Litoral e na intenção de revisita
PRESENTER: Sandra Saúde

ABSTRACT. Esta comunicação pretende caracterizar as mais valias do desenvolvimento de uma abordagem metodológica exploratória do tipo misto tendo por base o estudo do efeito que a participação no festival de música (MEO)Sudoeste, realizado em 2017, teve/tem na(s) imagem(ns) construídas sobre a região Alentejo Litoral/Sudoeste e na(s) respetiva(s) intenção(ões) de revisita. A investigação permitiu: 1) identificar os perfis de imagem de destino (ID) construídos pelos festivaleiros pós festival; 2) aferir a opinião sobre o efeito induzido pela participação no festival sobre essa(s) ID e 3) tipificar as intenções de revisita e de recomendação de visita à região. A recolha e a análise combinada de dados de natureza quantitativa e qualitativa permitiu enriquecer a identificação e a caracterização dos perfis de imagem tidos pelos festivaleiros. Se os dados de natureza quantitativa situam os perfis tipo e a expressividade das respetivas dimensões, são os dados de natureza qualitativa que permitem apreender a sua verdadeira amplitude e significância. Os resultados evidenciam que por via da colheita e interpretação combinada de dados quantitativos e dados qualitativos, o método misto de pesquisa é o que assegura maior potencial e riqueza na triangulação e interpretação dos dados, sendo o mais adequado para objetos de estudo multidimensionais.

17:20
Hábitos de consumo e agenda de inovação: contribuições para a investigação qualitativa por meio da aplicação de um marco preliminar a um caso de estudo
PRESENTER: Dioclecio Camelo

ABSTRACT. Conhecer os hábitos de consumo de um determinado público é fundamental para orientar qualquer desenvolvimento de novo produto no design. Propor mudanças nesses hábitos orientando-os para a inovação é um desafio para novos projetos. Este estudo apresenta a experiência adquirida com a aplicação de um marco preliminar de pesquisa orientado para designers. Por meio desta experiência foi possível identificar os hábitos de consumo de famílias de baixa renda, residentes em Habitações de Interesse Social. Esse levantamento ajudou a estabelecer uma proposta de agenda de inovação apoiada em mudanças nos hábitos de consumo de água e energia visando a otimização das atividades domésticas. Essa experiência permitiu conhecer a importância dos métodos de pesquisa, sobretudo da etnografia, como ferramenta de apoio ao desenvolvimento de novos produtos e de políticas públicas orientadas a promover um consumo sustentável. Após a aplicação, foram identificadas melhorias no marco e a possibilidade incluir novos instrumentos para evoluir o marco proposto em um modelo teórico de pesquisa pautado nos métodos mistos. Com esse aprimoramento, espera-se orientar os designers na elaboração de requisitos amplos, porém próximos das demandas dos consumidores, direcionando o desenvolvimento de soluções na indústria e em ações do poder público.

17:35
A influência da tecnologia no desenvolvimento da criança pré-escolar e escolar

ABSTRACT. O objetivo geral dessa investigação é o de analisar o uso das tecnologias e seu impacto no desenvolvimento da criança e os específicos, identificar quais são os meios utilizados pelas crianças;identificar a intensidade do uso das tecnologias mais comuns; analisar como os responsáveis acompanham o uso; identificar os benefícios e os malefícios que as tecnologias trazem para a vida das crianças.O estudo foi realizado nas Unidades Básicas de Saúde de um município do interior paulista, onde entrevista-se o responsável que acompanhava a criança. Opta-se pela análise de conteúdo, modalidade temática. O estudo explicitou que a televisão e o celular são as tecnologias mais acessadas. A análise dos dados nos permitiu identificar quatro temas: A) O conteúdo assistido no acesso a tecnologia; B) O uso da tecnologia altera comportamento; C) O monitoramento no uso das tecnologias e D) O desenvolvimento da criança e o uso da tecnologia.

17:50
Coronavírus: explorando o tema através da bibliometria
PRESENTER: Eduardo Moresi

ABSTRACT. O coronavírus se tornou um tema transversal para várias comunidades: científicas, políticas e sociais. Em particular, o COVID-19 surgiu na China no final de 2019 e representa uma séria ameaça global, com impacto na saúde pública, na busca de vacina e tratamento, em estratégias para impedir a propagação de infecções, em viagens, em negócios, no trabalho e comportamentos sociais. Para coletar informações científicas relevantes sobre o que é coronavírus, este artigo apresenta uma análise bibliométrica dos dados coletados na base Scopus. Foi realizada uma análise exploratória, com base nos metadados de 20.438 documentos, de 1951 a março de 2020. Os dados foram tratados com o apoio do CiteSpace que nos permitiu obter uma visão global da evolução das publicações, a rede de co-citação, as comunidades temáticas e os documentos mais citados. Os resultados obtidos podem ser um sólido ponto de partida para futuras explorações. Assim, a bibliometria pode contribuir para garantir a qualidade da informação, condição indispensável para o desenvolvimento científico de um determinado tema. Além dessas informações, jornalistas e formuladores de políticas e gerentes educacionais e organizacionais também devem considerar a bibliometria como uma ferramenta de tomada de decisão baseada em evidências.

18:05
O Mapa do Terreno do Apoio Matricial

ABSTRACT. O Apoio Matricial surgiu por meio da constatação de que a reforma psiquiátrica não pode avançar se a atenção básica não for incorporada ao processo. Este pode ser definido como um arranjo organizacional que objetive aumentar a resolubilidade das ações de saúde, por meio de equipes multidisciplinares e por uma conexão em rede. Nesse contexto, pretendemos relatar o mapeamento da literatura científica sobre esse arranjo, acessada por meio da pesquisa em banco de dados BIREME. Discutimos cada etapa e resultado dessa busca, como os critérios utilizados para a seleção de material, bem como os locais de estudo, a área de conhecimento dos autores e o foco de discussão das pesquisas, apresentando, assim, um panorama geral dos estudos sobre Apoio Matricial. A análise e leitura desse material foram feitas com base nas ideias dos pesquisadores Monutuori e Walker, que defendem uma forma inovadora de revisão da literatura, denominada revisão dialógica da literatura. Esta é concebida como um processo criativo e construtivo, no qual há um diálogo com os pesquisadores que estudam Apoio Matricial. Oitenta e três estudos foram analisados e estabelecemos como ponto de diálogo as potencialidades do Apoio Matricial, como uma Educação Permanente e uma forma de trabalho mais resolutiva.

18:30-20:30 Session 11: Sistematização de estudos com Abordagens Qualitativas // Sistematización de estudios con Abordaje Cualitativo
18:30
A pré-iniciação científica: um processo de inclusão ou segregação?

ABSTRACT. A iniciação científica e pesquisa é um eixo estruturante do ensino médio. Entretanto, a iniciação científica desenvolvida no ensino médio é advinda de programas de Pré-Iniciação Científica (PIC). Esses Programas são desenvolvidos em instituições de pesquisa e ensino de nível superior. A inserção de jovens nesses Programas é meritocrática e tem por base a inclusão social. Esses critérios elimina uma parcela representativa de estudantes. Este estudo analisou a opinião de 126 estudantes do ensino médio que não participaram do Programa PIC, “Projeto Jovens Talentos para Ciência (FAPERJ)” (PJT), do Colégio Estadual Deodato Linhares, na cidade de Miracema, Rio de Janeiro, Brasil. A metodologia foi exploratória e qualitativa, cuja questão inicial foi: Para você o que é o PJT? Os depoimentos foram analisados pela Técnica de Análise de Conteúdo, onde 55% dos participantes eram do gênero feminino, 40% do gênero masculino e 5% não se classificaram nos dois gêneros, dentre eles, 27% caracterizaram o Programa como um PIC; 7,9% declararam desconhecer o Programa; 14,3% menosprezaram o Programa e 43,6% consideraram o Programa como uma oportunidade de crescimento intelectual, social ou profissional. Esses resultados apontaram falhas de divulgação, desenvolvimento do processo de segregação escolar e a necessidade de discussão sobre o conceito de inclusão social dos Programas PIC instituidos no país.

18:45
A Valorização da Preceptoria para Fortalecimento da Integração Ensino-Serviço: um Estudo Qualitativo

ABSTRACT. Resumo. O exercício da preceptoria tem sido uma realidade a partir das mudanças advindas na política governamental de formar profissionais de saúde com foco nos princípios e demandas do Sistema Único de Saúde. Após dez anos de reforma curricular houve a necessidade de identificar as fortalezas e fragilidades na efetivação da Integração Ensino-Serviço. Objetivos: Compreender as motivações para a adesão, permanência e evasão ao exercício da preceptoria. Métodos: Estudo de caso de natureza qualitativa. Foram entrevistados dezessete preceptores em Unidades Básicas de Saúde da Família sobre a experiência no exercício da preceptoria abrangendo responsabilidades institucionais, fatores determinantes à adesão, permanência ou desistência do papel de preceptor. As falas foram analisadas por meio do software Iramuteq. Resultados: A pesquisa revelou como fatores dificultadores para a adesão e permanência dos preceptores a fragilidade na gestão da integração ensino-serviço, interferência do modelo hegemônico liberal do trabalho em saúde na prática da preceptoria; precariedade dos serviços; inexistência de política de formação pedagógica e de incentivos institucionais e financeiros. Conclusões: Há a necessidade de reconhecimento oficial da função de preceptor pela academia e serviço redimensionando a importância dos estágios em saúde da família para a formação médica.

19:00
Afinal, onde chegamos? Avaliação da construção de um modelo de governança colaborativo na perspectiva de seus participantes

ABSTRACT. O artigo focaliza a avaliação dos stakeholders quanto ao Projeto MARGov - Governança Colaborativa de Áreas Marinhas Protegidas, desenvolvido na região de Sesimbra, Portugal. A participação social é requisito para a sustentabilidade, mas o engajamento dos stakeholders é condicionado pela percepção do valor e dos resultados dos esforços coletivos. A fim de conhecer aspectos importantes para o engajamento dos participantes e, logo, do sucesso do Projeto MARGov, este estudo aplicou a análise de conteúdo, a partir de categorias temáticas e de categorias avaliativas inspiradas na Análise SWOT, sobre entrevistas semiestruturadas nas quais 17 stakeholders de seis diferentes grupos sociais avaliaram o Projeto MARGov, considerando aspectos que influenciaram seu processo (execução) e seus resultados. As análises revelaram que, apesar de as avaliações negativas prevalecerem nos textos, essas se pautaram, majoritariamente, sobre elementos do contexto que revelam a medida do desafio de se conciliar interesses numa área ambiental altamente antropizada. Quanto aos aspectos internos do projeto, avaliações positivas predominam nas entrevistas e representam o reconhecimento da importância do Projeto MARGov pelos participantes. Não obstante, aspectos internos avaliados negativamente merecem atenção pois sinalizam fragilidades e apontam para oportunidades de aprimoramento do Projeto.

19:15
Percepção das Merendeiras de Carapicuíba - São Paulo, Brasil, sobre Aspectos da sua Atuação Profissional

ABSTRACT. Introdução: A promoção de uma alimentação adequada no ambiente escolar tem como personagem fundamental as merendeiras, consideradas agentes de saúde na escola, que tendem a repassar seus hábitos alimentares aos alunos. Objetivo: Analisar a percepção de merendeiras sobre alimentação saudável e aspectos da sua atuação profissional. Método: Estudo transversal, qualitativo, desenvolvido com merendeiras das escolas municipais de Carapicuíba. Foi utilizada a técnica de entrevista semiestruturada individuais e a análise de conteúdo temática aplicada às transcrições para a compreensão crítica do assunto. Resultados: A idade média das 32 merendeiras entrevistadas era de 53,03 anos; classificadas em obesidade; a maioria vivendo com companheiro e pertencentes à classe socioeconômica C. Foram identificados oito temas emergentes das entrevistas: Alimentação em casa versus alimentação na escola; Alterar o cardápio; Trocas de experiências culinárias; Alimentação saudável; Alimentação escolar; Alimentação e a saúde dos alunos; Papel da merendeira e; Insegurança alimentar e nutricional; Conclusões As percepções sobre alimentação saudável apontam para um conhecimento do conceito do termo, mas os demais apontamentos demonstram dificuldade de aplicar o conceito na prática. As concepções sobre os diversos aspectos de sua atuação remontam à importância do seu papel na alimentação escolar, manifestado em cada tema encontrado.

19:30
Representaciones sociales del Estado y la comunidad sobre la rehabilitación de jóvenes con adicciones en zonas urbano marginales de Guayaquil 2016-2019

ABSTRACT. Introducción: El artículo explora las representaciones sociales de la comunidad y del Estado frente a la rehabilitación de jóvenes y adolescentes afectados por el consumo problemático de sustancias sujetas a fiscalización en las barriadas de Guayaquil. Entre 2016 y 2019, sucedieron una serie de incendios de pequeñas clínicas clandestinas para personas con adicciones. Hubo fallecidos y heridos entre quienes estaban internados para procesos de rehabilitación. Objetivo: Analizar las representaciones sociales en la gestión de las adicciones como problema de salud pública. Metodológicamente, es una investigación descriptiva, longitudinal y cualitativa, hermenéutica. Resultados: Se evidencia un círculo reiterado de intervenciones desde la institucionalidad estatal frente al problema. Se evidencian posturas paralelas, discrepantes y hasta contradictorias frente a la rehabilitación de personas con adicciones. Una gestión estatal fundada en un paradigma fragmentario, punitivo, implementada con acento tecnocrático y administrativo, resulta desconectada de la problemática y visión de la comunidad, elude la participación comunitaria y no augura una solución. Conclusiones: Se requiere revisar las representaciones sociales del Estado y su gestión de las adicciones, comprendiendo la urgencia de incluir la participación social como base del sistema sanitario y del mismo funcionamiento democrático.

19:45
Valoración de la cultura científica mediante entrevistas. Abordaje en grupos diferenciados

ABSTRACT. La cultura científica de personas adultas es una preocupación recurrente desde hace décadas, abordándose su medición desde estrategias cuantitativas, recurso privilegiado sin resultados contundentes; Objetivos. Este trabajo explora nuevas estrategias cualitativas para la valoración de la cultura científica de los ciudadanos más allá de la enseñanza formal, complementando así los trabajos cuantitativos fundamentados en cuestionarios, procedimiento hegemónico hasta el momento a escala mundial; Métodos. La entrevista estructurada realizada con tres grupos homogéneos de personas adultas, diferenciados atendiendo a su actividad laboral o formación postobligatoria alejadas de la ciencia, se dividió en dos bloques de preguntas abiertas, apoyándose el segundo en la lectura por parte del participante de una propaganda publicitaria. Resultados. Se advierten: a) una fuerte vinculación entre la actitud emocional de las personas y la metodología docente en sus inicios escolares; b) una hegemónica visión tradicional de la ciencia y; c) una marcada diferencia en aspectos cognitivos entre quienes cursaron niveles más altos de la enseñanza Secundaria, referidos al pensamiento formal y al uso de modelos. Conclusiones. Esta estrategia de valoración de la cultura científica es acorde con las implementadas desde perspectivas cuantitativas si bien aporta nuevas dimensiones, destacándose la emocional que desvela la incidencia de la escuela en la cultura científica de las personas.

20:00
Profissionalidade Docente: um Olhar sobre a Condição de Trabalho do Formador do Instituto de Formação de Professores de Chongoene

ABSTRACT. O presente artigo tem como objectivo investigar a construção da profissionalidade dos formadores de professores primários e de educadores de adultos do Instituto de Formação de Professores de Chongoene, buscando compreender os diversos elementos que contribuem no processo de formação docente, a partir de três questionamentos: qual é o perfil do formador de professores primários e de educadores de adultos no Instituto de Formação de Professores de Chongoene? Que desafios esses profissionais enfrentam no processo de ensino e aprendizagem? E quais são as percepções, expectativas e motivações dos formadores do Instituto de Formação de Professores de Chongoene sobre o novo modelo de formação de professores e educadores de adultos? Para a concretização dos objectivos definidos, este estudo recorreu ao paradigma interpretativista O estudo assumiu a forma de um estudo de caso múltiplo, integrando 16 participantes, considerando-se cada sujeito um caso ou unidade de análise. As especificidades da profissionalidade docente dos participantes deste estudo emergiram nos dados e constituíram-se em dez categorias de análise às suas percepções, expectativas e motivações e revela-se pela constante mobilização de saberes diversos para identificar e resolver problemas quotidianos marcados pela incerteza, imbuídos por uma forte motivação intrínseca.

20:15
A Investigação-Ação Colaborativa como Suporte Metodológico à Mediação Intercultural
PRESENTER: Cristina Pereira

ABSTRACT. Resumo A presente proposta de comunicação organiza-se como uma análise das potencialidades da metodologia de investigação-ação colaborativa na operacionalização de processos de mediação intercultural, tendo por base a descrição reflexiva do processo de integração de uma família de refugiados numa cidade do interior de Portugal. A opção por este desenho metodológico cumpriu o duplo objetivo de nos permitir conhecer e caracterizar a realidade em análise e intervir no sentido de implementar o processo de integração social e, muito particularmente, o processo de inclusão escolar das 7 crianças da família em análise. O delineamento da pesquisa revelou-se adequado às circunstâncias e aos objetivos do estudo, permitindo organizar dados, definir estratégias e implementar dinâmicas promotoras do processo de integração e, paralelamente, o desenvolvimento pessoal e/ou profissional dos intervenientes. A avaliação positiva da metodologia e dos procedimentos adotados no presente estudo tem permitido a replicação dos procedimentos como suporte à integração de outras famílias de refugiados.