Download PDFOpen PDF in browser
EN
The title and the abstract of this preprint are also available in English

Implementação Da Metodologia Bim No Departamento de Edificações E Estradas de Rodagem de Minas Gerais

EasyChair Preprint no. 8292

11 pagesDate: June 18, 2022

Abstract

O BIM (Building Information Modeling) é uma metodologia aplicada ao processo de concepção de anteprojetos, elaboração de projetos básico e executivo, construção virtual e simulação de construção, cronograma, orçamento, além de documentação para contratação e execução de uma obra. Permite, fazer o acompanhamento da construção, o histórico de adequações e o gerenciamento de ativos.

No Brasil é comum o aumento de custos e prazos nos contratos de obras públicas, resultando em inúmeras desvantagens competitivas para o país. Percebe-se que as causas desse aumento surgem a partir da fragilidade no planejamento e da dificuldade de monitoramento e controle dos projetos e obras.

O BIM tornou-se uma questão de Estado, pelo Governo Federal através do decreto Nº 9.337/2018 e em Minas Gerais pelo Decreto Nº 48.146/2021.

A implementação do BIM em obras públicas possibilita a gestão de informações multidisciplinares em tempo real ao unificar e interligar todos os processos da construção de maneira coordenada e transparente.

O LaBIM /DER/MG foi implantado, com o apoio da CODEMGE, e foram realizados diagnósticos internos, mapeando o nível de maturidade BIM na instituição, formação de um Grupo de Estudos, para o aculturamento interno e disseminação do BIM.

O DER/MG participa da CÂMARA TEMÁTICA DA ESTRATÉGIA DO BIM COSUD, e através de parcerias, benchmarking e participação em Seminários, vem ampliando o seu conhecimento em BIM. Recentemente, foi realizado o escaneamento a laser e modelagem de uma ponte envolvendo 10.000 m², contratação do escaneamento a laser de 6 hospitais regionais, como levantamento cadastral da ordem de 150.000 m² e o Edital Piloto do Hemonúcleo de São João del Rey.

Os próximos passos a serem dados, serão as experiências dos pilotos direcionadas para o desenvolvimento do marco regulatório, da Biblioteca BIM, do caderno de especificações para licitações em BIM e da publicação do primeiro edital que contemple o conceito BIM.

Keyphrases: BIM, LaBIM-DER-MG, Public Works, tecnology, transparency

BibTeX entry
BibTeX does not have the right entry for preprints. This is a hack for producing the correct reference:
@Booklet{EasyChair:8292,
  author = {Anna Luiza Braga Amaral Bicalho and Bruna Cristina Beltrão Silva Beleigoli and Maria de Fátima Amazonas de Sá Araújo and Vitor Calixto Curi},
  title = {Implementação Da Metodologia Bim No Departamento de Edificações E Estradas de Rodagem de Minas Gerais},
  howpublished = {EasyChair Preprint no. 8292},

  year = {EasyChair, 2022}}
Download PDFOpen PDF in browser