CIAIQ2019: 8º CONGRESSO IBERO-AMERICANO EM INVESTIGAçãO QUALITATIVA
PROGRAM FOR THURSDAY, JULY 18TH
Days:
previous day
next day
all days

View: session overviewtalk overview

08:30-10:30 Session 10A: Fundamentação e Paradigmas de Investigação Qualitativa // Marcos Teóricos y Paradigmas de Investigación Cualitativa

Comunicações Paralelas 3 / Comunicaciones Paralelas 3 (15m + 5m)

08:30
A experiência da doença crônica e a abordagem biográfica: contribuições metodológicas para a construção de um saber compartilhado

ABSTRACT. O objetivo do presente artigo é apresentar uma pesquisa de base biográfica e narrativa realizada na França, na qual foi construída uma cooperação entre doentes portadores de doenças auto-imunes raras (esclerodermia e lúpus), um grupo de pesquisadores em ciências humanas e sociais e um grupo de profissionais de saúde (médicos e enfermeiros). Tal pesquisa teve como objetivo produzir conhecimentos específicos sobre as limitações, os impactos e as mudanças vividas pelos portadores dessas doenças e que são tratados com terapias inovadoras (terapia celular ou bioterapia) a fim de contribuir para a melhoria do cuidado, do acompanhamento terapêutico e educativo dos doentes. Com foco no desenvolvimento metodológico, assim como nos desafios vividos na construção e execução da referida pesquisa, busca-se neste artigo refletir sobre a adoção de uma perspectiva hermenêutica na produção de saberes sobre a vivência da doença crônica.

08:50
Exercícios cartográficos com o currículo cultural da Educação Física no Brasil: uma pesquisa intervenção
PRESENTER: Adriana Gehres

ABSTRACT. Este artigo teve como objetivo discutir a cartografia a partir dos pressupostos da esquizoanálise (Deleuze & Guattari, 1996), como pesquisa intervenção com o currículo cultural de Educação Física. Para tanto, realizamos três exercícios cartográficos como encontros/processos de acionamento de: um texto; quinze relatos de experiência; e, ações didáticas. Neste último, contudo, operamos também com a “palavra” experiência, conforme proposto por Larrosa, (2018, 2013, 2009). Cartografar, procedimento e objetivo das pesquisas, apresentou-se como uma “atitude” que nos fez percorrer a materialidade, a imanência e as línguas dos encontros no processo de produção conceitual.

09:10
Escrileituras: ler-escrever como método de invenção no ensino e na pesquisa
PRESENTER: Sandra Corazza

ABSTRACT. O desenvolvimento do projeto Escrileituras se deu por uma via de experimentações de leituras-escritas. Os quatro núcleos participantes do projeto, ao proporem procedimentos inventivos de escrita em oficinas, lançaram mão de diferentes métodos de investigação dos textos produzidos. Este estudo busca identificar as possibilidades investigativas dos processos inventivos com a escrita, a partir da revisão de saberes e fazeres, análises e estudos, de modo que se possa ter uma visão de estado de conhecimento acerca dos percursos de pesquisa propostos pelos núcleos do projeto. Todos os núcleos fizeram tentativas — em seus caminhos de oficinas e pesquisas — de romper com o pensamento representacional e colocaram participantes e pesquisadores em relação com o que dá a pensar e a possibilitar a escrita inventiva. Nota-se, nos trabalhos apresentados, que há uma polissemia das situações observadas e, em consequência, uma multiplicidade de sentidos e modos na tomada da vida grafada.

09:30
Diagnósticos de enfermagem em pessoas com HIV com base no modelo teórico de Ernestine Wiedenbach

ABSTRACT. Objetivou-se descrever os diagnósticos de enfermagem a partir da teoria de Ernestine Wiedenbach. Trata-se de um estudo secundário, parte de uma pesquisa quantitativa e qualitativa. Realizou-se nos meses de setembro a novembro de 2017, com 55 pessoas com HIV atendidas em um serviço ambulatorial de referência no atendimento a pessoas com HIV, no nordeste do Brasil. Foram investigados dados sociodemográficos e características das necessidades de ajuda da população abordada. Os depoimentos foram transcritos e analisados à luz da teoria. Os diagnósticos mais frequentemente identificados, segundo a taxonomia da NANDA internacional, foram: controle familiar ineficaz do regime terapêutico, insônia, estilo de vida sedentário e planejamento de atividade ineficaz. O conhecimento dos diagnósticos de enfermagem específicos para a população com HIV almeja estimular a melhoria na qualidade da assistência prestada.

09:50
Idosos vitimas de maus tratos: a visão acerca da violência vivida

ABSTRACT. Objetivo: analisar as vivências de idosos vítimas de violência. Método: A partir de entrevistas com quinze idosos vítimas de violência intrafamiliar, este estudo qualitativo analisa os dados por meio da Análise Temática. O estudo foi realizado com dados coletados em uma delegacia de defesa da mulher do estado de São Paulo, durante o período de janeiro a dezembro de 2018. Resultados: Surgiram duas temáticas finais: As agressões e seus impactos e buscando uma explicação para o comportamento agressivo. Observa-se o comportamento violento do agressor que ao fazer parte da familia da vitima provoca riscos constantes.Os idosos sofreram diferentes tipos de agressão especialmente as verbais e físicas, com o tempo figurando sentimentos negativos. Na maioria das vezes os idosos justificam o ato de seus agressores. Considerações finais: É necessário por meio das ações conscientizar os idosos frente as problemáticas para que assim possa ter uma melhor qualidade de vida.

10:10
Sustentabilidade Empresarial sob as lentes da Propaganda Institucional: análise da construção discursiva em peças publicitárias
PRESENTER: Marta Andrade

ABSTRACT. Este artigo objetivou estudar, via Análise do Discurso (AD), de linha francesa, quatro peças oriundas da Propaganda Institucional de um Instituto, cujo negócio versa sobre à promoção do desenvolvimento sustentável e do bem-estar social, sendo que este estudo se focou na Responsabilidade Ambiental (RA), um dos pilares da Sustentabilidade Empresarial (SE), e investigar como este discurso é construído para persuadir o leitor/co-enunciador. Para tanto, estudou-se o ethos (via léxico e argumentos) e a embreagem textual presentes nessa peças. Foi utilizado como aporte teórico pressupostos os da: SE (focando-se na RA), da Propaganda Institucional e da AD de linha francesa, esta última também se constitui a metodologia seguida para a análise da pesquisa. Para se empreender este estudo, foram realizadas duas análises: a dos dados linguísticos e a dos argumentos usados nas produções textuais examinadas.

08:30-10:30 Session 10B: Sistematização de estudos com Abordagens Qualitativas // Sistematización de estudios con abordaje cualitativo

Comunicações Paralelas 3 / Comunicaciones Paralelas 3 (15m + 5m)

08:30
A confiança dos enfermeiros líderes clínicos – Revisão Sistemática da Literatura

ABSTRACT. Estão definidos na literatura as competências do enfermeiro líder clínico como uma prática avançada, nomeadamente na área da melhoria da qualidade dos cuidados e na segurança do cliente. Mas existem muitas organizações onde não são reconhecidos como tal. Objetivo: Analisar e mapear a evidência científica acerca da confiança dos enfermeiros no desenvolvimento de competências associadas a prática de líder clínico. Método: Revisão sistemática da literatura segundo o Joanna Briggs Institute. Apresentação dos resultados: Foram selecionados 12 artigos, obtendo-se diferentes contextos de prática para o enfermeiro líder clínico. Conclusão: As pesquisas confirmam que enfermeiros de prática avançada estão bem posicionados como líderes clínicos para promover prática baseada em evidências quer no microsistema quer nos níveis de mesossistema. Relativamente à transição deste novo papel nas organizações, surgem fatores facilitadores e constrangedores, que condicionam a confiança dos enfermeiros como líderes clínicos na sua prática.

08:50
Competências e intervenções do enfermeiro de saúde comunitária e de saúde pública: uma revisão de literatura
PRESENTER: Carmen Cunha

ABSTRACT. Competências e intervenções do enfermeiro de saúde comunitária e pública é um tema atual e pertinente, face às reformas em curso no Sistema Nacional de Saúde em Portugal. Abordámo-lo através de uma Revisão Sistemática de Literatura, realizada entre janeiro e fevereiro de 2019, seguindo um protocolo do Equator Network, Systematic Reviews, CRD’s guidance for undertaking reviews in health care, da Universidade de York. Questão de investigação: o que existe publicado sobre competências e intervenções do enfermeiro de saúde comunitária e de saúde pública. Para extração, identificação, seleção e escolha dos artigos, seguimos o PRISMA 2009, e 36 textos cumpriram os critérios de inclusão. Retiramos contributos referentes à diversidade de competências e intervenções de enfermagem, de saúde comunitária e pública, com impactos na melhoria e ganhos na saúde das populações. À grande variedade de contextos soma-se a multiplicidade de intervenções reais e específicas, como a visita domiciliária, para intervenção nutricional.

09:10
Atitudes de estudantes de enfermagem sobre o cuidar de pessoas idosas: revisão integrativa
PRESENTER: Isabel Mendes

ABSTRACT. Objetivo: identificar produção científica referente às atitudes dos estudantes de enfermagem sobre o cuidar de pessoas idosas. Metodologia: revisão integrativa com busca de publicações indexadas nas bases de dados: MEDLINE®, CINAHL®Complete, através da plataforma EBSCO host e a PubMed; a partir da questão de pesquisa “quais são as atitudes dos estudantes da formação pré-graduada do curso de licenciatura em enfermagem sobre o cuidar de pessoas idosas?” Resultados: Foram elegíveis quinze estudos no período entre 2009 e 2018, nos idiomas português e inglês. Do cruzamento dos resultados, salienta-se a necessidade por parte dos estudantes em aprender técnicas comunicacionais e uma tendência para aumentar as suas atitudes positivas em relação às pessoas idosas. Conclusão: a forma como o processo de envelhecimento é percebido pelos estudantes de enfermagem é determinante nas suas atitudes em relação ao cuidar de pessoas idosas, dando relevância à necessidade de formação específica em geriatria e gerontologia.

09:30
Revisão de literatura na área de ensino de Humanidades

ABSTRACT. A revisão de literatura constitui etapa importante no desenvolvimento de pesquisas acadêmicas. Permite ao pesquisador, estruturar o desenho de uma investigação de modo fundamentado, com vista a contribuir com o avanço ou adensamento da produção científica de uma área. Para isso, é necessário que o investigador conheça os tipos metodológicos de revisão de literatura. Nesse sentido, o artigo tem por objetivo explorar características de tipos de revisão de literatura e compartilhar resultados de pesquisa bibliográfica desenvolvida na área de ensino de Humanidades, com foco em estudos relacionados à educação na cidade. Trata-se de pesquisa do tipo revisão sistemática que analisa um conjunto de dissertações produzidas na área de arquitetura. Os resultados indicam que as produções dessa área, especialmente as que focalizam estudos de centros históricos e memória, contribuem em termos teóricos e conceituais para adensar a temática educação na cidade.

09:50
Políticas educacionais como “texto” e “discurso”: aportes para um estudo qualitativo

ABSTRACT. Este artigo apresenta um estudo de caso sobre a relação entre a política e a prática no âmbito escolar, pesquisa de doutorado denominada “método de projetos: apropriações e questões na contemporaneidade” e desenvolvida em uma escola da rede pública da cidade de Bogotá, Colômbia. A pesquisa, que em uma abordagem qualitativa examina as relações entre políticas educacionais, instituições e atores escolares, define a política como "texto" e como "discurso" com base nas teorizações do britânico Stephen Ball e colaboradores. Constata-se, nessa problematização, que os textos e discursos da política são compreendidos para além da suposição da transparência da linguagem, na medida em que constituem processo feito de interpretações e traduções, cujo sentido é sempre marcado pelo tempo e espaço em que ocorrem.

10:10
Recreando la vida desde masculinidades y feminidades democráticas. Programa educativo de prevención del VIH desde la perspectiva de género con estudiantes universitarios.

ABSTRACT. Se presentan los principales resultados de un proceso de investigación educativa de corte etnográfico crítico, realizado semestralmente, durante 10 años (2008–2018), con jóvenes universitarios sobre los significados del género al participar en un curso relacionado con el VIH. El conocimiento adquirido durante el curso y, en particular, en la experiencia de trabajo grupal en los talleres y en el proyecto final, brinda protección contra la vulnerabilidad individual y proporciona los instrumentos para comprender y evitar el riesgo al VIH. La educación para prevenir el VIH debe tener en cuenta las mentalidades y la cultura en que está realizada a fin de generar actitudes, desarrollar competencias y sustentar motivaciones necesarias para cambiar el comportamiento a fin de reducir los riesgos y la vulnerabilidad al VIH.

08:30-10:30 Session 10C: Sistematização de estudos com Abordagens Qualitativas // Sistematización de estudios con abordaje cualitativo

Comunicações Paralelas 3 / Comunicaciones Paralelas 3 (15m + 5m)

08:30
Caminhos para Promover a Interação Social de Crianças Portadoras de Neoplasia: A Vivência do Familiar

ABSTRACT. Resumo. Objetivo: Apreender quais são as estratégias de interação social de crianças portadoras de neoplasias sob a ótica do familiar. Método: Realizou-se uma pesquisa de abordagem qualitativa, guiada pelo referencial metodológico da análise de conteúdo na modalidade temática. Os dados foram coletados por entrevista semiestruturada e a amostra se deu por saturação. Com um total de 11 familiares. Resultados: a análise das entrevistas resultou em três categorias analíticas: Os sentimentos despertados frente ao diagnóstico de câncer; o convívio social das crianças após o início do tratamento e o incentivo e estratégias dos familiares para a interação social das crianças durante esse processo. Conclusão: Denotou-se nesta pesquisa, que os familiares apoiam e incentivam a interação social das mesmas. Entretanto, em determinadas situações há muitas dificuldades para que esta socialização possa de fato acontecer, principalmente durante o tratamento da neoplasia.

08:50
Cuidador de idoso com demência: Implicações no cotidiano

ABSTRACT. A demência repercute nas mudanças dos hábitos e alterações na qualidade de vida do idoso e do cuidador. O estudo analisou na percepção do cuidador de idoso com demência as implicações no cotidiano do cuidar. Realizou-se um estudo qualitativo, com aplicação de entrevistas semiestruturadas com cuidadores de idosos dependentes, atendidos pela Estratégia Saúde da Família. A análise dos dados ocorreu através da metodologia dos “sistemas de signos, significados e ações”. Dos resultados emergiu duas temáticas: “Dinâmicas do cuidar da pessoa idosa” e “Impactos nas relações sociais”. O estudo mostra múltiplos fatores que permeiam o cuidar do idoso com dinâmicas estressoras e dificultosas e perdas nas relações sociais e na qualidade de vida do cuidador.

09:10
Revisión sistemática sobre trayectorias laborales profesionales.
PRESENTER: Deisy Chandia

ABSTRACT. Este trabajo se centra en la revisión de las investigaciones empíricas sobre las trayectorias laborales de profesionales y tiene tres objetivos: (1) identificar los objetivos de las investigaciones revisadas, (2) identificar los aspectos metodológicos utilizados, e (3) identificar categorías de trayectorias laborales definidas en las investigaciones. Utiliza el método de revisión sistemática de artículos publicados en las bases de datos Web of Science (WOS) Scopus y ScIELO en el período de tiempo 2009 a 2018. Los resultados de la revisión evidencian cuatro tipos de objetivos asociados a las trayectorias laborales, tales como tipologías, aportes metodológicos, construcciones identitarias y factores que las determinan. Las estrategias metodológicas evidencian un predominio de investigaciones con diseño cuantitativo y mixto, y las categorías de trayectorias laborales construidas en las investigaciones revisadas se asocian con factores estructurales como de experiencias biográficas.

09:30
Triangulação teórico-metodológico para análise da capacidade de implementação de políticas públicas de saúde: os casos da atenção hospitalar brasileira e português

ABSTRACT. A análise de implementação de políticas públicas tem se estruturado a partir de correntes teóricas, cujo Ciclo da Política Pública permite compreensão estruturada em cinco etapas, sendo que a implementação possui complexidades inerentes ao perfil dos atores envolvidos, ajustamentos e jogo de interesses durante seu transcorrer. Considerando a política de atenção hospitalar, buscou-se apresentar importância da triangulação teórico-metodológica para análise da implementação da política de atenção hospitalar nos Sistemas de Nacionais de Saúde (SNS) brasileiro e português. Articulando ciclo da política com o referencial do Triangulo de Ferro de Matus, potencializou-se a triangulação analítica sobre os resultados obtidos a partir da análise documental e entrevistas semiestruturadas. O estudo de caso considerou os Sistemas Nacionais de Saúde brasileiro e português e possibilitou apontar experiências e entraves à capacidade de gestão. Considera-se que a triangulação teórico-metodológica favorece consistência da pesquisa qualitativa aplicada à análise de políticas públicas de saúde.

09:50
Multimétodos de coleta de dados no Estudo de Caso Único em Educação e Saúde

ABSTRACT. O objetivo deste artigo foi abordar as potencialidades e limites dos multimétodos de coleta de dados utilizados em pesquisa qualitativa do tipo estudo de caso único em educação e saúde. A potencialidade de cada método deu-se pela complementariedade ao possibilitar aproximação e interrelação do pesquisador com o campo de estudo, informantes e documentos, constituindo o córpus da pesquisa. Os limites estiveram relacionados ao tempo de coleta, disponibilidade dos informantes e da instituição para fornecer documentos e acesso à observação e ao campo de estudo. Múltiplos métodos de coleta mostraram-se desafiantes e imprescindíveis para triangulação de dados e subsidiam a análise e compreensão na pesquisa qualitativa.

10:10
Atividade física de idosos diabéticos na Atenção Primária: uma revisão integrativa da literatura

ABSTRACT. Objetivo: Identificar evidências literárias sobre atividade física de idosos diabéticos na atenção primária a saúde e quais as barreiras envolvidas. Método: Revisão integrativa da literatura desenvolvida em seis etapas: Elaboração da pergunta norteadora; Busca ou amostragem na literatura; Coleta de dados; Análise crítica dos estudos incluídos; Discussão dos resultados; Apresentação da revisão integrativa. Realizada nas seguintes bases de dados: PubMed, Scopus, Web of Science e BVS. Critérios de inclusão: resumo disponível; idiomas: português, inglês e espanhol; período de publicação entre os anos de 2016 e 2018. Foram excluídos artigos de reflexão teórica, dissertações, teses e editoriais. Selecionados 12 artigos. Resultados: Da análise, emergiram cinco categorias: Níveis de atividade física; Percepção de barreiras; Intervenções; Auto-cuidado na atenção primária; e Desenvolvimento de questionários e programas de intervenção. Conclusão: Os estudos indicam que a maioria dos idosos diabéticos encontra-se em nível baixo de atividade física em diversos continentes, além de outras comorbidades.

08:30-10:30 Session 10D: Investigação Qualitativa e Métodos Mistos // Investigación Cualitativa y Métodos Mixtos

Comunicações Paralelas 3 / Comunicaciones Paralelas 3 (15m + 5m)

08:30
Incidencias de un proceso de lectura plurilingue en las representaciones acerca de estrategias de aprendizaje y de lectura de estudiantes universitarios
PRESENTER: Jean Cooman

ABSTRACT. El presente artículo pretende exponer el impacto generado por un experimento de lectura plurilingüe en intercomprensión, en las representaciones de un grupo de estudiantes universitarios de francés y de inglés del Departamento de Lenguas Extranjeras, con respecto a sus estrategias de aprendizaje y de lectura. Se intentó precisamente interpretar, mediante el análisis de discurso, la evolución de estas representaciones en ambos grupos, el cual evidenció incidencias positivas en las estrategias en mención.

08:50
O poliedro cartoetnográfico: conceitos, noções e saberes conjugados na matriz cartoetnográfica de linhas de pensamento

ABSTRACT. O presente artigo discute a elaboração de uma matriz teórico-conceitual de análise qualitativa que se preste a pesquisas cartoetnográficas (Xx, 2015). Combinando a análise sociocultural à observação da transformação das paisagens socioexistenciais – o que exige contemplar aspectos simbólicos e fenomenológicos, bem como o trânsito entre o singular e o coletivo –, empreendeu-se o esforço de criação do que aqui se denomina “matriz cartoetnográfica de linhas de pensamento”. A referida matriz conjuga diversos artefatos teóricos, mais precisamente, os conceitos de modos de existência (Latour, 2013), sofrimento social (Kleinman, Das, & Lock, 1997), reconhecimento (Honneth, 2003), atuação (Mol, 2002), agência lateral (Berlant, 2011), táticas e estratégias (De Certeau, 1998) e modos de agir (Marques, 2016). Conclui-se que essa matriz permite acessar os aspectos supracitados, sendo útil a pesquisas que demandem articular a perspectiva socioantropológica a um olhar sobre a subjetividade e o sofrimento humanos, em especial os estudos socioantropológicos em saúde.

09:10
Análisis Cualitativo de las respuestas de los expertos a la validación de un cuestionario de obtención de Conceptos Nucleares

ABSTRACT. En este artículo se realiza el análisis cualitativo de las respuestas dadas por los expertos en la validación de un cuestionario de obtención de los Conceptos Nucleares. En esta validación, por cada ítem que tiene el cuestionario, se le pregunta al experto que va a validarlo sus sugerencias con respecto a la adecuación de la pregunta formulada. Tanto si le parece adecuada como si no, el experto puede dar su opinión al respecto. Las respuestas textuales son analizadas mediante el software de análisis cualitativo WebQDA para categorizarlas, y poder organizar dichas respuestas y así, realizar las mejoras oportunas al cuestionario propuesto inicialmente. El resultado final del estudio y análisis cualitativo ha permitido mejorar el cuestionario diseñado inicialmente.

09:30
Percepção das mulheres em relação à adesão ao tratamento da SIDA: um estudo qualitativo

ABSTRACT. Este estudo teve como objetivo analisar a percepção que as mulheres que vivem com HIV/aids têm sobre o significado da adesão ao tratamento da SIDA. Trata-se de uma pesquisa descritiva exploratória, com abordagem qualitativa. Os participantes foram 87 mulheres que vivem com HIV/aids e estão em acompanhamento ambulatorial há pelo menos 6 meses. Para a realização das entrevistas foi utilizado um roteiro semiestruturado. Os dados foram tratados utilizando-se análise temática de Bardin. Das participantes, 49,4% se encontram na faixa etária de 46 a 60 anos, todas heterossexuais, predominantemente pardas. Analisando as falas das mulheres, verificou-se que a adesão não pode ser vista apenas como o ato de tomar as medicações, mas que precisa ser abordada em todos os aspectos da vida. Conclui-se que é importante atentar para aos fatores que facilitam a adesão, para incentivar ainda mais a prática destes, proporcionando melhor qualidade de vida e melhor adesão dessas pacientes.

09:50
Aprender em projetos de translação de conhecimento durante o ensino clínico
PRESENTER: Óscar Ferreira

ABSTRACT. Ao longo dos anos os estudantes do 4º ano, 2º semestre, têm sido envolvidos no projeto Transição Segura - projeto de translação de conhecimento que envolve hospital, centros de saúde e escola de enfermagem. Esta investigação teve por objetivo compreender a perceção dos estudantes e enfermeiros sobre a participação nos projetos de translação do conhecimento, durante o último ensino clínico que realizaram em enfermagem e o impacto na sua aprendizagem e aquisição de competências. Estudo qualitativo, com entrevista semiestruturada; participaram 12 estudantes finalistas e 14 enfermeiros com 3 a 5 anos de profissão que haviam estado envolvidos no projeto. Os resultados indicam que o envolvimento em projetos de prática clínica foi importante. Desenvolveram competências em termos da função de educação e guia, na gestão eficaz de situações de evolução rápida, na certificação da qualidade dos cuidados de saúde e, em matéria de organização e de repartição de tarefas.

10:10
Tendência Histórica de Feminização em Curso Médico Brasileiro

ABSTRACT. Estudos demográficos apontam para o crescimento mundial, numérico, das mulheres nas escolas médicas e no trabalho em saúde, fenômeno denominado de feminização da medicina. Esse estudo teve como objetivo demonstrar a evolução do processo de feminização em um curso de medicina, público, do nordeste do Brasil. Realizada análise descritiva histórica de frequências referentes a prevalência de gênero entre discentes, e distribuição geral e de funções gerenciais atuais de mulheres docentes. O processo de feminização no curso médico da UFAL é uma realidade crescente, com prevalência de discentes mulheres desde a década de 80, e predominância a partir da última década. Embora os homens sejam ainda maioria entre docentes, na atualidade, as funções gerenciais são exercidas por uma maioria de mulheres, inclusive na forma de trabalho precário, como substitutas

08:30-10:30 Session 10E: Investigação Qualitativa e Métodos Mistos // Investigación Cualitativa y Métodos Mixtos

Comunicações Paralelas 3 / Comunicaciones Paralelas 3 (15m + 5m)

Chair:
08:30
Agenda 2030 e bibliotecas: uma proposta metodológica para alinhamento de estratégias

ABSTRACT. Esta comunicação apresenta uma proposta metodológica para alinhamento de estratégias das bibliotecas portuguesas face à Agenda 2030, enquadrada numa perspetiva de Prática Baseada em Evidências e apoiada em ferramentas orientadoras. Esta abordagem intersecta a Ciência da Informação com a avaliação de desempenho e o desenvolvimento sustentável, pretendendo dar resposta à questão de investigação: Como é que as bibliotecas podem recolher evidências e avaliar o seu contributo para o desenvolvimento sustentável? O modelo conceptual desenvolve-se em quatro etapas - Pré-planeamento e aprendizagem; Planear em alinhamento; Implementar; e Usar as evidências para defesa e promoção das bibliotecas -, tendo sido testado por profissionais de Informação Documentação em Lisboa e Braga e por alunos/as do Mestrado de Gestão e Curadoria de Informação (NOVA FCSH e NOVA IMS). Em ambos os casos, desenvolveram-se práticas de aprendizagem para (re)utilizar/adaptar indicadores e dados estatísticos, através da recolha e processamento de evidências.

08:50
Classificação de Robson: uma ferramenta para o monitoramento da saúde obstétrica

ABSTRACT. Tradicionalmente a assistência ao parto era de incumbência exclusivamente feminina, pois apenas as parteiras efetuavam essa ação. Objetivou-se conhecer a percepção dos enfermeiros obstetras acerca da importância da Classificação de Robson. Estudo descritivo, exploratório de natureza qualitativa. Elegeu-se para o cenário do estudo um hospital distrital da rede pública municipal de Fortaleza/CE. Os participantes do estudo foram dez enfermeiros, considerando todos os profissionais que atuam na instituição. A coleta de dados ocorreu no período de novembro a dezembro de 2017. A pesquisa respeitou a Resolução 466/12 do Conselho Nacional de Saúde. O estudo demostrou que a percepção dos enfermeiros obstetras diante da relevância da Classificação de Robson ainda é abstrata. Dentre os obstáculos, destacam-se a ausência da ferramenta na instituição, que dificulta a promoção de uma atenção qualificada por estes profissionais.

09:10
Dificuldades para o controle da Tuberculose em unidade prisional do Brasil

ABSTRACT. Tuberculose (TB) possui grande estigma devido às condições sócio-econômicas e de saúde dos acometidos pela doença, tendo seu avanço agravado pela fácil disseminação. A população privada de liberdade (PPL) é prioritária dentre os cenários, dada à vulnerabilidade na unidade prisional (UP). O estudo objetiva descrever como o sistema prisional dificulta o controle da TB. Estudo descritivo, qualitativo, realizado numa UP do Brasil. A coleta dos dados deu-se através de entrevista semi-estruturada com 19 profissionais de saúde (PS) e observação não participante da dinâmica funcional, estrutura física da UP e do seu serviço de saúde. Dados analisados à luz do Conteúdo de Bardin. A estrutura física e dinâmica do presídio; O processo de trabalho dos PS junto às PPL e a quase inexistente aderência aos protocolos ministerial para diagnóstico e tratamento da TB, explicitam a dificuldade da TB ser controlada na UP, apontando o (des)controle da TB, também fora da UP.

09:30
Análise de custos da opção domiciliária e hospitalar para o tratamento de substituição da função renal: estudo caso

ABSTRACT. A nível epidemiológico, económico e clínico, a doença renal crónica é um problema de grande relevância e complexidade. As duas modalidades de tratamento de diálise: hemodiálise (hospital) e diálise peritoneal (domicílio). A eficácia clínica esperada de cada terapêutica é praticamente a mesma. No entanto, os custos económicos e a qualidade de vida são diferentes. Em face do aumento das despesas do Serviço Nacional de Saúde com a doença renal crónica, em simultâneo com um ambiente de crise financeira, os profissionais de saúde são chamados para uma verdadeira integração da informação clínica com a informação económica na tomada de decisão. Foi desenvolvido um estudo de caso longitudinal num hospital central, geral e universitário, de investigação participativa, para análise dos parâmetros e pressupostos operacionais. Os resultados da análise sobre qual o programa mais sustentável e menos oneroso podem complementar a informação clínica numa partilha de objetivos comuns com foco na missão organizacional.

09:50
Experiências de professores com o uso do aplicativo VoiceGuard: reflexões e mudanças de comportamento vocal

ABSTRACT. Resumo. As tecnologias móveis contribuem para o cuidado com a saúde vocal. O estudo objetivou avaliar a experiência de uso do aplicativo VoiceGuard por professores com base nas reflexões e mudanças de comportamento vocal. Realizou-se pesquisa qualitativa com 40 professores de seis escolas públicas. Utilizaram-se questionários e roteiro para grupo focal, aplicando-se a análise de conteúdo na modalidade temática. A Semiótica e as teorias de mapeamento de jornada de usuários respaldaram a interpretação dos achados. Dentre as temáticas do mapa de experiência dos participantes, a temática “reflexões e mudanças de comportamento a partir do uso do aplicativo” mostra que os pensamentos se referem auto gestão vocal; os sentimentos se alinham ao amparo do aplicativo aos docentes; e as mudanças de comportamento levam a redução dos riscos vocais. Estes aspectos devem ser considerados nas estratégias de promoção da saúde vocal, valorizando as experiências dos usuários para aferir seu alcance e eficácia.

10:10
Conhecendo o olhar do acompanhante frente à violência obstétrica

ABSTRACT. A maternidade é percebida por muitas mulheres como o início de um novo ciclo de vida. Objetivou-se analisar o conhecimento dos acompanhantes acerca da violência obstétrica. Pesquisa exploratória e descritiva de natureza qualitativa. Elegeu-se para o cenário do estudo um Serviço de Alojamento Conjunto de um hospital secundário de Fortaleza. Os participantes do estudo foram acompanhantes das puérperas. A coleta de dados ocorreu no período de outubro a dezembro de 2017. A pesquisa respeitou a Resolução 466/12 do Conselho Nacional de Saúde. Com a análise do estudo e os depoimentos dos acompanhantes, constatou-se que é um tema obscuro, muitos desconhecem se já sofreram algum tipo de abuso e não reivindicaram seus direitos. Conclui-se a necessidade de informações acerca dos direitos adquiridos mediante do processo do parto e puerpério, visando o empoderamento nesse momento tão singular na vida de uma mulher.

08:30-10:30 Session 10F: Tipologias de Análise de Dados // Tipologías de Análisis de Datos

Comunicações Paralelas 3 / Comunicaciones Paralelas 3 (15m + 5m)

08:30
Compreendendo os transtornos mentais comuns em mulheres: um estudo no interior do Nordeste brasileiro

ABSTRACT. Os transtornos mentais comuns (TMC) são caracterizados por sintomas e sensações de mal-estar e sofrimento psicológico. Este trabalho objetiva compreender os TMC em mulheres do interior nordestino, e, mais especificamente, os sentidos do sofrimento e das causas atribuídas ao TMC, sob o olhar da perspectiva fenomenológica-existencial heideggeriana. Foram entrevistadas 04 mulheres com TMC. A análise de compreensão e interpretação de sentidos evidenciou importantes condições existenciais relacionados ao fenômeno do sofrimento: o Dasein como “ser-nervosa”; suas vivências com as perdas; a experiência com a solidão como restritiva do ser-aí; a necessidade de cuidado pelo outro; e o uso/abuso de medicações. A análise possibilitou o desvelamento de sentidos sobre o sofrimento que até então eram apenas medicalizados. O trabalho mostrou como essas mulheres vivem sob um caráter restritivo em que não reconhecem suas potencialidades.

08:50
Percepções de mães adolescentes acerca das expectativas e experiências da maternidade na adolescência
PRESENTER: Luciane Guerra

ABSTRACT. Buscou-se captar sentidos, significados e expectativas sobre a GA, atribuídos por essas MA. Pesquisa qualitativa realizada com mães de 15 a 19 anos que frequentaram a Unidade Básica de Saúde em Divinolândia-SP para realização do pré-natal entre janeiro de 2016 à outubro de 2017. Foram realizadas 17 entrevistas semiestruturadas em amostragem por exaustão. As entrevistas foram gravadas e transcritas na íntegra, e o material tratado por análise de conteúdo na modalidade temática. Foram identificadas 2 categorias de análise: (1) imaginário e realidades da gravidez na adolescência e (2) motivação para a gravidez associada ao desejo de mudança de vida e fuga. As adolescentes manifestam ideias relacionadas à desconsideração sobre os desafios que a maternidade apresenta e relativas à surpresa frente a uma realidade distinta da qual imaginavam. No entanto, apesar dos relatos apontarem para uma vivência de dificuldades pessoais parecem lidar bem com as dificuldades e complexidade inerentes à maternidade.

09:10
Metassíntese de áreas de conhecimentos que investigam Infância(s) no Brasil

ABSTRACT. Realiza-se metassíntese das Áreas do Conhecimento das Ciências Humanas que investigam infância(s) no Diretório de Grupos de Pesquisa do Brasil (DGP), através da qual se identificam relações histórico-institucionais e de distribuição por área de conhecimento. A investigação qualitativa percorre as etapas de exploração, refinamento, descrição e interpretação. O corpus se constitui através de descritores (infância, infâncias, infantil, infantis, criança e crianças), com presença no título do grupo de pesquisa e com filtragem de 11.251 grupos da Grande Área de Ciências Humanas. Os resultados indicam 245 grupos investigam a temática da infância, nas áreas de Educação (186), Psicologia (44), Sociologia (7), História (3), Antropologia (2), Filosofia (2) e Teologia (1). Aprofunda-se a investigação dos grupos de Educação, seus pesquisadores e configurações histórico-institucionais. Por último, verifica-se o pioneirismo e as potencialidades do DGP como ferramenta para produção de sínteses analíticas, além de permitir avanços na construção de redes de pesquisadores.

09:30
Percepção de médicos da Estratégia Saúde da Família sobre a Medicina Popular

ABSTRACT. Pesquisa com objetivo de compreender a percepção de médicos da Estratégia de Saúde da Família-ESF a respeito dos agentes da Medicina Popular-MP no contexto da Atenção Básica à Saúde. Abordagem qualitativa, modalidade estudo de caso. Sujeitos foram médicos da ESF, de oito distritos de saúde de uma capital do nordeste brasileiro. Dados coletados utilizando entrevista semiestruturada, e apresentação de cenas médica envolvendo questões relacionadas a MP visando possibilitar aos entrevistados expressarem opiniões, frente as dimensões teóricas de interesse da pesquisa. Análise de conteúdo na perspectiva da análise temática. Os resultados mostraram que a relação dos profissionais médicos com os agentes da MP é tênue, etnocêntrica e não considera que as parcerias podem potencializar as ações de saúde. Além disso, a incorporação de novos procedimentos a serem utilizados pelo SUS, indica que a diferença entre PIC e MP precisa ser divulgada para não haver prejuízos as ações de saúde da população.

09:50
A construção de significados em torno da droga e das vivências de adição: um estudo grounded

ABSTRACT. Nesta investigação são analisadas as trajetórias no mundo das drogas de oito sujeitos internados numa Comunidade Terapêutica para tratamento de dependência de substâncias químicas. Trata-se de uma análise das perceções, representações e significados atribuídos pelos sujeitos relativamente à droga e ao sentido da sua própria vida antes, durante e após as vivências de adição. As narrativas foram analisadas segundo a metodologia qualitativa Grounded Theory. Verifica-se a existência de três grupos de categorias: um grupo referente à evolução do padrão de consumo, outro referente à trajetória comportamental do sujeito dependente durante os consumos, e por fim um grupo referente à transformação identitária. Os três grupos encontram-se intimamente relacionados, e rementem para a Core Category: identidade adicta. Está também presente uma categoria intermédia, designada “alteração dos valores morais e sociais”. Os sujeitos compreendem a sua “caminhada” como uma mudança progressiva na sua identidade, com alteração dos seus valores morais e sociais.

10:10
Transição para a Grã-parentalidade no Masculino utilizando a Grounded Theory
PRESENTER: Isabel Mendes

ABSTRACT. O nascimento de uma criança provoca em toda a família uma série de transformações. Tornar-se avô é um dos grandes desafios da adultez. Estudar a transição para a parentalidade assume-se como primordial, para compreender o fenómeno tao pouco estudado. Esta investigação recorreu á Grounded Theory de acordo com a abordagem de Strauss & Corbin (2008) e pretende compreender o processo de transição para a grã-parentalidade do homem enquanto avô e desenvolver uma teoria explicativa do processo de transição para a grã-parentalidade. A amostragem teórica foi de vinte e seis avôs. É no contexto familiar e comunitário que o tornar-se Avô: Processo de Construção da Grã-parentalidade no Masculino se desenvolve, tendo-se encontrado a condição causal, as condições intervenientes as estratégias e as consequências.

08:30-10:30 Session 10G: Tipologias de Análise de Dados // Tipologías de Análisis de Datos

Comunicações Paralelas 3 / Comunicaciones Paralelas 3 (15m + 5m)

08:30
Comprensión de lectura y rendimiento académico: Configuraciones discursivas en el contexto universitario

ABSTRACT. It is described the incidence of the shortcomings in the reading comprehension on the academic performance of students of the Corporación Universitaria Autónoma Del Cauca (Uniautónoma) and the Universidad Cooperativa De Colombia, Popayán (UCC). Through the qualitative method of grounded theory, an analysis of the various psychoeducational problems is offered, which, reflected in the institutional diagnoses and represented in the discursive logics of students and teachers, make up an intersubjective perception about the variables that intervene in the comprehension of texts and their impact on the performance exhibited by students in the classroom. After conceptualizing the descriptive qualitative categories of the phenomenon, the work concludes with the formulation of some psychopedagogical strategies that contribute to diminish the academic difficulties linked to the low levels of reading comprehension evidenced in students of the two universities object of the study

08:50
Aproximación fenomenológica de la educación infantil intercultural

ABSTRACT. La educación en y para la diversidad plantea uno de los mayores retos de la educación, que pretende ser respetuosa de la diversidad cultural. En este trabajo se presentan los resultados de una investigación cualitativa que se propuso el diseño de lineamientos metodológicos para desarrollar una aproximación fenomenológica de la educación infantil intercultural en la región amazónica venezolana. Abordamos el estudio de la realidad social desde el vínculo intersubjetivo, como vía para aproximarnos a las construcciones de los sujetos, por medio de la técnica de la entrevista, considerando la fenomenología social propuesta porSchütz. El diseño metodológico permitió comprender el fenómeno socioeducativo en estudio desde una representación cercana a la realidad vivida por sus protagonistas, reflejada en las categorías de análisis que surgieron y sus respectivas interpretaciones. Esto es parte de un proyecto de investigación más amplio, que busca desarrollar un enfoque teórico de la educación infantil en contextos socioculturalmente diversos.

09:10
Análise Textual Discursiva na Pesquisa Narrativa: Investigando Sentidos da Docência Expressos por Professoras de Ciências

ABSTRACT. Neste artigo, apresentamos uma pesquisa qualitativa, na modalidade narrativa, cujo objetivo é investigar sentidos da docência em narrativas de professoras de Ciências, expressos em cartas a seus alunos, em contexto investigativo. Os textos de campo foram analisados no âmbito da Análise Textual Discursiva (ATD). Os resultados evidenciam que as professoras refletem sobre si e o ensino que desenvolvem, compreendem a aprendizagem como um processo de mão dupla e têm como principal objetivo a formação de cidadãos críticos, tendo as relações professor-aluno como elemento fundamental para transformação de suas ações profissionais.

09:30
Pesquisa com crianças na Comunicação: um relato de experiência

ABSTRACT. The article is an experience report from the doctoral research in Communication Sciences titled (sem referência, conforme orientação do Congresso), with participation of seventeen children between ten and thirteen years of age and aimed to analyze the appropriations and senses produced by children about the female identities in the media reception. We present here the methodological proposal of the thesis that had as its horizon the transmetodology, with a multi-methodological premise (Maldonado, 2012, 2013, 2015). This perspective starts from the understanding that reality and its processes cannot be appropriated in a linear and unidirectional way, but in its multidimensionality and interdisciplinarity. As data production techniques we use: Field Diary, Questionnaire, Drawing, Written Production, Internet Access (Google and Social Networks) and Conversation Wheels.

09:50
A contribuição da investigação qualitativa para compreensão da gravidez na adolescência

ABSTRACT. A gravidez na adolescência é considerada como um problema social e de saúde pública. O objetivo do estudo foi compreender a percepção das gestantes adolescentes sobre o ato de engravidar, e ainda, entender a interferência da cultura neste fenômeno por meio da contribuição do software Iramuteq. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, sendo entrevistadas 15 gestantes adolescentes, atendidas nas Unidades Básicas de Saúde da Família, localizadas na região central uma cidade do triângulo mineiro. As falas das gestantes foram gravadas, transcritas e analisadas utilizando métodos de análise de dados qualitativos e o software Iramuteq. Da análise emergiram duas categorias finais, a saber: construção do imaginário social da maternidade na adolescência, e construção cultural sobre a gravidez na adolescência. Para as adolescentes, a maternidade faz parte do adolescer e inclui a aquisição de responsabilidades, que advém da constituição de uma nova família.

10:10
Creencias y valores en la elección de la carrera universitaria y la profesión. Aplicación del método comparativo constante
PRESENTER: Laura Bustamante

ABSTRACT. Las diversas formas en las que los estudiantes aprecian, valoran y evalúan una carrera, las maneras en las cuales se posicionan frente a la misma, y construyen conocimiento sobre sus contenidos y sobre la profesión a ejercer, están moldeadas por su propia historia y por la cultura y los valores de una época. Estos significados atribuidos grupalmente constituyen lo que podemos nombrar como representaciones sociales. Las citadas cuestiones nos llevan a preguntarnos: ¿Cuáles son las representaciones de los estudiantes acerca del estudio universitario y la profesión? ¿Qué valores ponen en juego al momento de su elección? Hemos considerado pertinente la aplicación de metodología cualitativa. Tomamos una muestra mayor en el año 2012 a la cual se le solicitó un relato autobiográfico, y una submuestra seleccionada en el año 2016 y 2017 de aquellos estudiantes, bajo un criterio de muestreo teórico, a la cual se le aplicó una entrevista en profundidad.

08:30-10:30 Session 10H: Análise Qualitativa com Apoio de Software Específico // Análisis Cualitativo con apoyo de software específico

Comunicações Paralelas 3 / Comunicaciones Paralelas 3 (15m + 5m)

08:30
Estudo qualitativo das imagens acerca das crianças venezuelanas migrantes no Brasil
PRESENTER: Lucimara Fornari

ABSTRACT. O estudo buscou compreender a realidade das crianças migrantes venezuelanas no Brasil, mostrada na mídia social, em paralelo com as imagens mostradas pelo organismo oficial de proteção a refugiados. Trata-se de estudo documental, exploratório e descritivo, de abordagem qualitativa; realizada a partir de 31 imagens publicadas sobre a temática, em páginas eletrônicas, no período de janeiro de 2018 a fevereiro de 2019. Para a análise das imagens foi utilizado o Método Documentário de Interpretação, apoiado pelo software webQDA. Os resultados, ainda que parciais, mostram as crianças em situação de refúgio no Brasil sob a perspectiva idealizada do "papel da mulher e da menina", ficando intocadas as subalternidades de gênero e de geração. Conclui-se que a metodologia qualitativa, por meio do método de análise de imagens, é bastante reveladora das ideologias, preconceitos e de estereótipos, podendo dar novos significados para a compreensão desse fenômeno social.

08:50
Organização e representação de conhecimento: incrementos metodológicos e tecnológicos para o mapeamento conceitual

ABSTRACT. Na era do conhecimento, os processos de pesquisa, desenvolvimento e inovação têm sido executados, cada vez mais, por meio das chamadas redes de conhecimento, devido ao alto grau de complexidade e multi-inter-transdisciplinaridade das temáticas envolvidas. Este artigo apresenta e descreve uma metodologia de mapeamento de domínios de conhecimento, cuja execução permite o alinhamento de várias ferramentas objetivando sistemas de organização de conhecimento como recurso para facilitar a elaboração de sistemas de conceitos, expressões de busca e significação da informação recuperada em bases de dados. A metodologia proposta se constitui de quatro etapas, baseadas em métodos e técnicas de: mapeamento do domínio do conhecimento; codificação do conhecimento; aplicação de linguística de corpus e de processamento de linguagem natural e representação do conhecimento.

09:10
Recursos do Atlas.ti para pesquisas qualitativas envolvendo as cargas de trabalho

ABSTRACT. o estudo tem como objetivo apresentar contribuições da utilização do software Atlas.ti para análise de dados qualitativos de uma pesquisa sobre as cargas de trabalho. O Software permite a criação de uma unidade hermenêutica (Hermeneutic Unit) contendo todos os dados da pesquisa e facilitando a análise dos resultados com os recursos de seleção de trechos mais significativos (quotations), atribuição de códigos (codes), e articulação de codes em famílias (families) que auxiliam na construção de categorias analíticas. O software foi usado em um estudo multicêntrico, desenvolvido nas cinco Regiões do Brasil, permitindo a análise de entrevistas, documentos e observações realizadas em diferentes cenários da Atenção Primária à Saúde no Brasil. Conclui-se que o Atlas.ti contribui para agilizar o processo de análise dos dados, compartilhar achados entre pesquisadores de diferentes realidades, assim como para o diálogo entre resultados de estudos com abordagem qualitativa e multicêntricos.

09:30
A(s) imagem(ns) construída(s) sobre a região Alentejo Litoral/Sudoeste a partir da experiência de participação no festival MEOSUDOESTE
PRESENTER: Sandra Saúde

ABSTRACT. O objetivo do estudo em que se baseia este artigo é o de caracterizar a(s)imagem(ns) construída(s) pelos festivaleiros acerca da região Alentejo Litoral/Sudoeste tendo por base a experiência de participação no festival (MEO)Sudoeste. Em concreto, foram analisadas as respostas, de natureza qualitativa e quantitativa, dadas por uma amostra de festivaleiros, 11 meses após a sua participação na edição de 2017 do festival. As dimensões em estudo foram alvo de análise com recurso combinado dos softwares T-LAB e webQDA. Dada as questões de investigação, a análise qualitativa de conteúdo permitiu melhor interpretar o significado latente e holístico das imagens construídas pelos festivaleiros. Os resultados parecem demonstrar que as imagens concebidas são bastante incompletas, muito condicionadas pela relação esporádica que os festivaleiros mantêm com o território envolvente ao recinto do festival. Há elementos distintivos do território que não emergem nas imagens partilhadas cingindo-se à ideia predominante de existirem bonitas praias.

09:50
Mujeres en la Reserva de la Biósfera Pantanos de Centla, México: Género, adaptación y variabilidad climática

ABSTRACT. El propósito de este trabajo es visibilizar las acciones de las mujeres frente a los cambios en el clima y entenderlos como esenciales en el proceso de adaptación, teniendo en cuenta que, de acuerdo con la división del trabajo en la comunidad, el de las mujeres tiende a ser menos valorado. A partir de entrevistas y etnografía, se analizan las respuesta al impacto, directo e indirecto, de la variabilidad climática de las mujeres maya-chontales en la Reserva de la Biosfera Pantanos de Centla en Tabasco, México. Para ellas, lo imperante del clima se encuentra en la salud o enfermedad de sus seres queridos. Para los hombres lo es la época de siembra, cosecha, pesca y en general, las actividades productivas. Así que los roles de género se encuentran claramente definidos en la comunidad maya-chontal de Quintín Araúz.

10:10
Educação Interprofissional e Trabalho Colaborativo em Saúde: implementar é preciso!
PRESENTER: Rafaela Rosário

ABSTRACT. Proactive actions to implement good collaborative practices that result in improved health care is critical since the training of the health professions. This study aims to understand the process of education and interprofessional collaborative work in the courses of the health area of a university, from a teaching perspective. Qualitative study, based on WHO concepts. After Consent, Nursing, Psychology, Sociology and Medicine professors participated in Focus Groups. Made Content Analysis of the text corpus with the collaboration of NVivo software version 12. Defined five categories: Conceptual clarity; Barriers / challenges; Potentials; Strategies; and Suggestions. Subcategories emerged, such as: lack of communication, profile of students and difficulty in operationalizing interprofessional education (EIP) and teamwork. Barriers and challenges outpaced potentialities. It is hoped that this study will contribute to a reflection that strengthens the curricular changes necessary to make work education viable.

08:30-10:30 Session 10I: Comunicações Convidadas // Comunicaciones Invitadas

Comunicações Paralelas 3 / Comunicaciones Paralelas 3 (15m + 5m)

08:30
Componentes clave de las ecologías del aprendizaje: una evaluación de Delphi
08:50
Orientaciones metodológicas para la validación cultural del modelo UNIVECS

ABSTRACT. A partir del modelo UNIVECS de evaluación de titulaciones universitarias basadas en el concepto de Cohesión Social. La dimensión internacional del modelo se aborda desde su validación para los diferentes contextos latinoamericanos en los que se adapta. El proceso de validación lógica y el de validación empírica deben respetar las especificidades locales, y las características fundamentales del modelo, aportando evidencias de validez de constructo y de contenido. Para ello, el constructo y las dimensiones de evaluación de titulaciones se adaptan a cada contexto estudiado desde un enfoque de validez cultural. Y se buscan evidencias del funcionamiento específico en el contexto, comparándolo con el funcionamiento del modelo en el contexto de diseño del modelo. El procedimiento utilizado aporta estrategias específicas para conseguir estos objetivos.

09:10
As Imagens têm Vida? O Método e o Dado Visual em Investigação Qualitativa

ABSTRACT. Uma imagem é sempre uma forma de compreendermos o mundo que nos rodeia. Segundo Berger, no seu Ensaio sobre a imagem em 1972, “seeing comes before words”. Vivemos numa sociedade profundamente marcada por uma cultura visual e, por essa razão, novos contextos e fenómenos se relevam ao investigador. Uma “construção visual do campo social” como Micthell denomina, originando novos objetos de estudo marcados por representações visuais que parecem “ter vida”. Novas abordagens, métodos e técnicas são necessários por forma a extraírem o valor científico que essas imagens contêm. Um novo campo de estudo surge assim em investigação qualitativa. Segundo Gillian Rose, o campo dos “Métodos de Investigação Visual” (MIV), com as suas raízes de aplicação primeiramente na antropologia visual e, depois, na sociologia visual. A presente comunicação identifica, num primeiro momento, o estado da arte sobre a utilização de abordagens, métodos e técnicas de investigação visual. É preciso ter uma noção do conhecimento científico produzido sobre um dado fenómeno para refletir sobre o seu potencial de desenvolvimento no futuro. Em seguida discute-se, sistematizando, a importância e o papel que o dado visual (estático ou dinâmico) assume nos dias de hoje em investigação qualitativa para, numa fase posterior, surgir reflexão e pensamento crítico sobre os desafios - quer ao nível do conhecimento, quer ao nível da aplicação - desta recente área de investigação. Esta comunicação explora também técnicas de análise de dados visuais, uma forma de “dar vida às imagens”, com utilização de software específico de análise de dados qualitativos.

09:30
Una aproximación, mediante juicio, a la validación del modelo de evaluación para el desarrollo de la cohesión social (CS) a partir de la educación

ABSTRACT. A partir de estudios anteriores sobre el diseño y desarrollo de un modelo sistémico de evaluación (De la Orden, 2007), que atienda de forma coherente los tres planos posibles de análisis (evaluación de sistemas, instituciones escolares no universitarias y profesorado) se incorporan aspectos tomando como referencia el concepto de Cohesión Social (Consejo de Europa, 2005) para orientar un modelo de evaluación global (Jornet, 2012). A partir de este concepto, se pretende definir un modelo de evaluación acerca de lo que la educación aporta para promover la Cohesión Social considerando para ello varias dimensiones: bienestar social (para todos), sostenibilidad a lo largo de la vida, equidad e integración de la diversidad y participación (social). Para ello, se ha obtenido una primera evidencia de validación del modelo en base a sus dimensiones (y constructos) mediante jueces, con un total de 300 expertos/as educativos a nivel nacional (España) e internacional (países europeos y latinoamericanos); recabando las opiniones de profesorado, orientadores/as, personas implicadas en equipos directivos, e inspección –mediante encuesta-. La muestra ha evaluado todos los componentes del modelo en función de: si serían buenos elementos para informar sobre la definición principal, y a quién deberíamos solicitar información para evaluar cada dimensión. A partir de un estudio de jueces, se ha analizado la consistencia en las valoraciones de todas las dimensiones; así como, de forma descriptiva podemos aportar en este momento algunas conclusiones, sugerencias de mejora en la definición del modelo, y observar resultados positivos hacia la validación del modelo. El modelo de evaluación resultante es genérico y puede adaptarse, con pocas variaciones a otros contextos educativos. Estamos desarrollando adaptaciones para instituciones y titulaciones universitarias y conservatorios profesionales de música y danza. Incluimos referencias y datos específicos de validación de la adaptación para titulaciones universitarias como muestra de la flexibilidad del modelo inicial.

09:50
Introducción a ATLAS.ti: Herramientas para el análisis cualitativo

ABSTRACT. ATLAS.ti Cloud es la versión más nueva del software para el análisis cualitativo de datos, ahora completamente en línea. Solo necesita un ordenador con conexión a Internet, y puede entrar en su cuenta y analizar sus datos cualitativos desde cualquier parte del mundo. En esta sesión, enseñaremos ATLAS.ti Cloud y cómo se puede utilizar en cualquier investigación cualitativa: desde la organización y segmentación de los datos hasta la codificación, análisis, y recuperación de resultados. También presentaremos cómo se puede aprovechar de ATLAS.ti Cloud para realizar trabajo en equipo y tener varias personas trabajando en el mismo proyecto en tiempo real. Cuente con ATLAS.ti Cloud para analizar sus datos cualitativos con una herramienta poderosa y fácil de usar.

10:10
Inteligência Artificial na Investigação Qualitativa: Possibilidades e Desafios

ABSTRACT. A inteligência artificial tem tomado nosso dia a dia sempre com a intensão de nos livrar dos trabalhos tediosos e potencializar nossos pensamentos e criatividade. Há algum tempo atrás questionávamos se os computadores poderiam fazer análise qualitativa, então, com o desenvolvimento de sistemas como o software webQDA® foi possível avançar para além dos trabalhos repetitivo e morosos que fazíamos manualmente ou com software não-específicos. Nestes últimos anos questionamos se teremos sistemas “realmente inteligentes” que possam criar códigos, codificar e sugerir interpretações com base num fundamento teórico. Nesta comunicação iremos questionar estas possibilidades e refletir sobre os desafios, especialmente sobre as implicações e postura do investigador qualitativo diante dos pressupostos da IA Forte e IA Fraca representados pelos testes de Turing e da Sala Chinesa.

11:00-12:30 Session 11: Painéis de Discussão 2 / Paneles de Discusión 2

Pesquisa social em ambientes digitais: questões teórico-metodológicas [VER DESCRIÇÃO >>]
[Idioma: PT] AUDITÓRIO LISBOA

Suely Deslandes, Tiago Coutinho, Julia Galli O’Donnell
Instituto Fernandes Figueira – Fundação Oswaldo Cruz – Brasil
Universidade Federal do Rio de Janeiro – Brasil

Contribuições da entrevista, levantamento bibliográfico e estudos teóricos para as pesquisas sobre Educação na Cidade [VER DESCRIÇÃO >>]
[Idioma: PT] sala PADRÃO DOS DESCOBRIMENTOS

Dilza Côco e Priscila de Souza Chisté Leite
Instituto Federal do Espírito Santo – Brasil

Líneas de Investigación del Grupo Ciberdidact: Metodologías y Enfoques mixtos [VER DESCRIÇÃO >>]
[Idioma: ES] sala TORRE DE BELÉM

Ricardo Luengo, Juan Arias, Luis Manuel Casas, José Luís Torres-Carvalho, Rafael Martín Espada, Juan Ángel Contreras, Violeta Hidalgo, Pedro Corcho, Victor Zamora, Luis Manuel Soto, Noelia Bizarro, Juan Luis
Cabanillas García, Ana Caballero, Teresa Alzás, Sofia Verissimo
Universidad de Extremadura – Espanha

Método Clínico-Qualitativo: Pesquisa Qualitativa em Settings de Saúde [VER DESCRIÇÃO >>]
[Idioma: PT] sala MARQUÊS DE POMBAL

Egberto Ribeiro Turato, Claudinei José Gomes Campos, Aldair Weber, Rodrigo Almeirda Bastos
Universidade Estadual de Campinas – Brasil

Pensamento crítico na era da informação: contributo da investigação qualitativa [VER DESCRIÇÃO >>]
[Idioma: PT] sala MOSTEIRO DOS JERÓNIMOS

Miguel Serra, Carla Nascimento, Ana Catarina Maia, José Falé
Escola Superior de Enfermagem de Lisboa – Portugal
Unidade de Saúde Bairro do Armador da Santa Casa – Portugal

Escrileituras: ler-escrever como método de invenção no ensino e na pesquisa [VER DESCRIÇÃO >>]
[Idioma: PT] sala CASTELO DE S. JORGE

Sandra Mara Corazza, Karen Elisabete Rosa Nodari, Emília Carvalho Leitão Biato
Universidade Federal do Rio Grande do Sul – Brasil
Universidade de Brasília – Brasil

Pesquisa qualitativa e intervenção em Saúde Mental: temas e métodos [VER DESCRIÇÃO >>]
[Idioma: PT] sala PRAÇA DOS RESTAURADORES

Fernanda C. Nunes, Fernanda Valentin, Nathalia dos Santos Silva, Camila C. Caixeta, Marciana G. Farinha, Elizabeth Esperidião
Universidade Federal de Goiás – Brasil
Universidade Federal de Uberlândia – Brasil

Desarrollo de estrategias de atención en salud para adultos mayores basadas en Investigación Cualitativa [VER DESCRIÇÃO >>]
[Idioma: ES] sala SÉ DE LISBOA

Claudia Irene Giraldo, Ana María Medina Ch, Ana María Simbaqueba, Laura Elena Acosta Ospina, Alejandra Palacio, Antonia Camacho, Isabel Márquez, Juliana Linares, Ana María Arango, Laura Margarita Forero
Borda
Pontificia Universidad Javeriana – Colômbia

14:00-16:20 Session 12A: Fundamentação e Paradigmas de Investigação Qualitativa // Marcos Teóricos y Paradigmas de Investigación Cualitativa

Comunicações Paralelas 4 / Comunicaciones Paralelas 4 (15m + 5m)

14:00
Ensino do método qualitativo de pesquisa

ABSTRACT. Existe crescente interesse pelas pesquisas de natureza qualitativa em diversos campos do conhecimento e, por consequência, discussões em torno do ensino do método se fazem necessárias. As dificuldades vinculadas ao processo de ensino-aprendizagem do método qualitativo de pesquisa têm sido objeto de discussão em eventos científicos nacionais e internacionais. Os estudos já realizados são escassos e mostram grande heterogeneidade nas propostas de ensino, dependendo da área de conhecimento envolvida. Este artigo tem por objetivo levantar questões e disseminar informações pertinentes ao ensino do método qualitativo de pesquisa que sirvam de subsídios a novas propostas pedagógicas que ampliem e qualifiquem sua utilização em pesquisas científicas. Baseia-se em levantamento bibliográfico sobre o tema nas bases de dados do SciELO e Pubmed e na experiência na autora como pesquisadora e docente de disciplina de método qualitativo de pesquisa em saúde a alunos de pós-graduação.

14:20
(Des)focos analíticos e investigação qualitativa: reflexões metodológicas sobre as fratrias como objeto dinâmico e multidimensional

ABSTRACT. Este paper procura contribuir para a reflexão metodológica na investigação qualitativa, partindo de um estudo sociológico sobre as fratrias, em Portugal. Entende-se que as relações entre irmãs/os devem ser compreendidas na diversidade e temporalidade, considerando-as um objeto complexo, dinâmico e multidimensional. A abordagem analítica seguida considera este tipo de relações como relações que se constroem no quotidiano, através das práticas e da interação entre os indivíduos. Combinaram-se duas técnicas de recolha de dados: entrevista em profundidade com um caráter de história de vida e foto-elicitação. As conclusões aqui apresentadas são resultados preliminares de uma amostra de 30 fratrias com diferentes configurações, onde todos os elementos do grupo de irmãs/os foram entrevistadas/os. Focar um lado, implica desfocar o outro, mas permite considerar a complexidade deste tipo de relações, e entendê-las como um objeto dinâmico e multidimensional.

14:40
Auto-narrativas como recurso pedagógico no desenvolvimendo de um olhar qualitativo

ABSTRACT. Este artigo trata da utilização da autonarrativa construída a partir de auto observação como recurso para a apreensão dos pressupostos da pesquisa qualitativa no processo de ensino-aprendizagem de métodos qualitativos em cursos de mestrado e doutorado em Administração de Empresas. A experiência do relato elaborado pelos participantes ao longo da disciplina, fruto da união de breves relatos semanais realizados a partir das reflexões sobre os conteúdos e discussões das leituras e outras atividades solicitadas, perpassando o período de doze encontros, permitiu aos pós-graduandos revisitarem suas próprias visões de mundo sobre o fazer ciência.

15:00
Investigação qualitativa em museus de ciências: a produção de sentidos por alunos de licenciatura em visita a exposições
PRESENTER: Carla Gruzman

ABSTRACT. Trata-se de recorte de pesquisa que investigou como estudantes de licenciatura se apropriam do discurso expositivo e produzem sentidos por meio de objetos nas exposições de museus de ciências, considerando as práticas educativas que ocorrem na interface entre o Museu, a Universidade e a formação de professores. O trabalho tem como objetivo refletir sobre a utilização de metodologias qualitativas para a produção de dados no espaço/tempo em que se realizam as visitas, e, para isso, busca discorrer sobre as etapas de construção metodológica, tomando como referência a proposta intitulada thinking aloud (pensando em voz alta). A análise baseou-se nos estudos de linguagem, com foco nos enunciados dos sujeitos, e permitiu identificar sete núcleos de sentidos. A adoção de uma perspectiva discursiva, aliada à habilidade de descrever, refletir e atribuir valores, trazem importantes elementos para se pensar a formação docente em espaços de cultura científica como os museus.

15:20
A linguagem na Educação Infantil: análise de um trabalho discursivamente orientado

ABSTRACT. Através dos estudos realizados por Vygotsky (1926/2009) sobre a relação entre pensamento e linguagem, propomos a análise de um diálogo entre uma professora e seus alunos, realizado na Roda de Conversa, em uma escola da Educação Infantil, no contexto brasileiro. A análise qualitativa, pautada nos pressupostos teóricos da Neurolinguística Discursiva e embasada metodologicamente no conceito de dado-achado, evidencia a importância do papel do investigador/professor na organização de um trabalho discursivamente orientado que tem seus efeitos na mobilizaçao de processos do pensamento através da linguagem/fala. No tocante a esta análise, tais processos referem-se ao desdobramento do significado das palavras em conceitos - os espontâneos e os científicos -, que assentados em sua funçao intelectual, se constituem no alicerce das aprendizagens que devem ocorrer na continuidade do processo de escolarização da criança. Assumimos, neste trabalho, a posição de contradispositivo em relação à saberes e medidas que encobrem a responsabilidade da escola e da família e atribuem unicamente ao aluno a culpa por suas dificuldades escolares. Tais dificuldades, uma vez associadas às patologias, têm favorecido o desmedido número de diagnósticos médicos que rotulam e contribuem para a marginalização vivenciada por crianças e jovens dentro da escola. 

15:40
O Papel Maternal de Mulheres com Problemas de Adição a Substâncias Psicoativas

ABSTRACT. A vulnerabilidade a que algumas mulheres estão expostas, determina que se questione a forma como o fenómeno da transição para o papel maternal é vivido. Objetivos: Compreender a experiência vivida da transição para o papel maternal, de mulheres com problemas de adição a substâncias psicoativas, desde a gravidez ao primeiro ano de vida do filho. Métodos: Metodologia qualitativa, de desenho fenomenológico e interpretativo, tendo-se realizado catorze entrevistas com uma abordagem não estruturada. Resultados: O fenómeno da transição para o papel maternal nestas mulheres revela-se e desvela-se nas suas histórias de consumos, num passado que lhes permite valorizar o presente e projetarem-se num futuro, no sentirem-se ora desinvestidas e não cuidadas ora investidas e cuidadas por outros, no seu projeto de maternidade e na díade mãe-filho. Conclusões: Este estudo propõe-se iniciar o caminho da reflexão, que possibilite um cuidar em enfermagem mais genuíno e humano.

16:00
A construção teórica na Teoria Fundamentada em Dados

ABSTRACT. No transcorrer da realização de uma Teoria Fundamenta em dados o pesquisador se vê diante de termos que muitas vezes podem gerar confusão, tais como códigos, conceitos, categorias, pressupostos, proposições e teoria propriamente dita. Propõe-se refletir sobre a construção da teoria e elaboração de conceitos por meio da teoria fundamenta em dados. Assim, descreve-se o percurso teórico-empírico que o pesquisador vivenciará frente ao desenvolvimento de teoria fundamentada, bem como propõem-se um quadro explicativo para a diferenciação dos termos utilizados. Extrapolar a descrição dos fatos é um compromisso do pesquisador qualitativo que utiliza este método e para tal reflexões constantes sobre a construção teórica se fazem necessárias

14:00-16:20 Session 12B: Sistematização de estudos com Abordagens Qualitativas // Sistematización de estudios con abordaje cualitativo

Comunicações Paralelas 4 / Comunicaciones Paralelas 4 (15m + 5m)

14:00
Promoção da Saúde no Território: Discursos e Representações sobre uma Comunidade

ABSTRACT. Pesquisa qualitativa, guiada pelo Materialismo Histórico Dialético e abordagem de Estudo de Caso. Objetivou analisar os discursos e representações a respeito de uma comunidade quanto a sua potencialidade para transformações sociais na perspectiva das condições essenciais à promoção da saúde. Realizado num bairro de João Pessoa, Paraíba, Brasil, de fevereiro a julho de 2017. O território possui Rede comunitária que agrega aparelhos estatais e organizações não governamentais; áreas de vulnerabilidades e elevado índice de desigualdade social. Participaram 09 representantes da Rede e 11 moradores. Os dados foram coletados por entrevista e análisados pela Análise do Discurso Textualmente Orientada. Identificou-se dois discursos: um representa a comunidade como mal-educada, suja, oportunistas e isenta o Estado de responsabilidades e o outro a representa como capaz de cooperar para transformação de sua realidade. A desconstrução de representações negativas a respeito da comunidade se faz necessária, sobretudo os discursos de construção simbólica de identidade coletiva.

14:20
Programas de actividad física organizada como recurso de apoyo a la calidad de vida de personas mayores

ABSTRACT. El aumento de esperanza de vida hace cuestionarse los aspectos a potenciar para tener una adecuada calidad de vida en la vejez. Mediante un estudio cualitativo realizado con monitores de un programa de actividad física organizada para personas mayores, desarrollado en el ámbito rural de la provincia de Salamanca (España) se pretende analizar la percepción de los profesionales sobre los beneficios del programa. Los resultados indican que el ejercicio físico en esta etapa de la vida contribuye a retrasar las deficiencias motrices y funcionales, favoreciendo la autonomía y mejorando la calidad de vida. Además, se percibe un alto grado de implicación, motivación y mejora en aspectos sociales de las personas en esta etapa de la vida. Es preciso conectar mejor este tipo de programas con los servicios de atención primaria, para establecer sinergias que apoyen de manera firme la importancia de la prescripción de ejercicio físico regular en personas mayores

14:40
Família Quilombola e Adoecimento Mental: A Luz da Teoria de Desenvolvimento Humano
PRESENTER: Rosely Carvalho

ABSTRACT. O cuidado em saúde mental envolve diferentes atores sociais, sendo a família fundamental para a inserção social do indivíduo. O estudo tem como objetivo identificar os modos de cuidar da pessoa com transtorno mental no cotidiano de famílias quilombolas. Pesquisa qualitativa através de estudo de casos na Comunidade Quilombola Lage dos Negros, Bahia. Foram entrevistadas três famílias. Utilizou-se o Modelo Bioecológico do Desenvolvimento Humano e como instrumentos de coleta de dados: entrevista narrativa, observação participante, diário de campo e ecomapas. Os dados foram analisados a partir dos elementos teóricos: pessoa, processo, contexto e tempo. Os modos de cuidar dos familiares envolvem estratégias como alimentação, higiene, vigília, proteção, uso de medicação, apoio social, práticas populares e religiosas focalizadas na doença e priorizando as intervenções nas crises. Espera-se que os resultados possam subsidiar avanços para Enfermagem em Saúde Mental especificamente no processo de cuidar, baseado nas necessidades de saúde de famílias quilombolas.

15:00
Benzimentos e benzedeiras: um estudo etnográfico sobre recursos terapêuticos tradicionais

ABSTRACT. O objetivo geral deste estudo é compreender como as práticas de benzimento são estabelecidas em nosso contexto social, partindo da perspectiva das benzedeiras. O referencial metodológico é a etnografia. Participaram desse estudo dez benzedeiras residentes em uma cidade da região Centro-Oeste brasileira. A observação participante e a entrevista semiestruturada foram utilizadas como técnicas de coleta de dados. A análise qualitativa foi realizada concomitantemente à coleta de dados, em movimentos de análise e síntese. As benzedeiras entendem seu ofício como um dom divino ou uma missão a cumprir. Os atendimentos ocorrem, na maioria das vezes, em espaços coletivos. Os usuários das benzedeiras buscam soluções para problemas biológicos, sociais, espirituais e emocionais. Os benzimentos são diversificados quanto aos rituais orais e manuais. O referencial metodológico adotado permitiu o contato direto com o universo pesquisado, favorecendo o diálogo entre o saber popular e o científico.

15:20
Caminhos metodológicos da pesquisa “Jovem e Consumo Midiático em Tempos de Convergência”: Uma experiência no interior nordestino

ABSTRACT. As experiências científicas perpassaram por um processo iniciado com os projetos “Jovens e Consumo Cultural em Tempos de Convergência” (2012-2014) e “Consumo cultural dos jovens sergipanos em tempos de convergência midiática” (2013-2015).No tocante às escolhas metodológicas,coletamos dados secundários econômicos, sociais, políticos, históricos e geográficos das cidades amostradas, e estudamos o consumo cultural e de convergência midiática.Realizamos entrevistas semiestruturadas em profundidade com jovens de 18 e 24 anos, e com líderes de opinião, além de observação-não participante, grupos de discussão,diários de campo e registros fotográficos e vídeos. Dentre os resultados, percebemos que esses jovens são ativos nas mídias sociais, especialmente por meio de dispositivos móveis em várias situações, apesar da ruim cobertura dos serviços de telefonia. Destacamos também a centralidade do Facebook e do WhatsAppparacompartilhamento de conteúdos imagéticos, audiovisuais e textuais pelos entrevistados com as suas redes de contato e nas performances que adotam em seus perfis.

15:40
Percepção de Usários de um Serviço de Atenção Secundária sobre Amamentação
PRESENTER: Mariana Freitas

ABSTRACT. Dados da Organização Mundial da Saúde corroboram com as discussões sobre a amamentação e sua importância para a saúde do bebê, reduzindo, até mesmo, a mortalidade infantil. O objetivo desse relato de experiência foi trazer as oficinas educativas realizadas em uma Instituição Secundária de Saúde de um município do Ceará, a fim de compreender quais os principais desafios e benefícios em relação a amamentação. Ademais, foi realizada uma intervenção educativa com questionários produzidos e aplicados na sala de espera nos dias 16 de abril e 25 de abril de 2018. A intervenção educativa resultou em impacto positivo no que se refere à importância da amamentação, analisando a questão nutricional, benefício para saúde da mulher e do lactente, relação afetiva e emocional, e consequências negativas no que diz respeito às patologias relacionadas às técnicas incorretas da amamentação.

14:00-16:20 Session 12C: Sistematização de estudos com Abordagens Qualitativas // Sistematización de estudios con abordaje cualitativo

Comunicações Paralelas 4 / Comunicaciones Paralelas 4 (15m + 5m)

14:00
”Hablar-se en plural”: significados del grupo de apoyo para mujeres con hijos con microcefalia relacionada a la infección perinatal por virus Zika.

ABSTRACT. Introducción. Las mujeres con hijos(as) con microcefalia congénita relacionada con una infección perinatal por el virus Zika han presentado cambios drásticos y negativos en sus vidas. El grupo de apoyo es una intervención beneficiosa de soporte para las mujeres con hijos con necesidades especiales. Objetivo. Comprender los significados construidos por un grupo de mujeres con hijos(as) con microcefalia congénita sobre el grupo de apoyo en el que participan. Materiales y métodos. Etnografía focalizada. Participaron 21 mujeres y la información se recolectó en 2018 en el grupo de apoyo mediante dos grupos de discusión y observación participante. Los datos fueron tratados mediante el análisis temático. Resultados. Emergieron dos temas de los discursos de las mujeres: “Acompañar-se en el dolor” y “Aprender-se en lo colectivo”. Discusión. Para las mujeres, el grupo de apoyo se constituyó en un espacio vital de soporte social, y para compartir y acompañarse en el dolor.

14:20
La Gestión del Conocimiento e Innovación en una Universidad Colombiana
PRESENTER: Duván Ramírez

ABSTRACT. Este trabajo presenta resultados de investigación cuyo propósito es presentar los avances en gestión del conocimiento y la innovación en una institución de educación superior, así como la manera en que ello ha redundado en el proceso de docencia. El diseño metodológico es de tipo cualitativo. Las conclusiones se señalan que no se pudo evidenciar la existencia de un modelo determinado de gestión del conocimiento en la Universidad, reconoce que hay condiciones que favorecen el re-direccionamiento de la organización, de acuerdo a un modelo que interprete los fundamentos que sobre la teoría de la Organización Creadora de Conocimiento y específicamente en capacitación de su personal y mejoramiento de sus interacciones, de tal manera que se pueda generar acumulación de conocimiento; lo cual, se puede concretar a través de una metodología acorde con el modelo elegido.

14:40
Febre em crianças: significado atribuído por responsáveis que procuram serviço de urgência e emergência

ABSTRACT. Objetivo: Compreender o significado da febre entre pais ou responsáveis que levaram as crianças ao serviço de urgência e emergência devido a febre. Método: Estudo qualitativo realizado a partir de entrevistas com responsáveis que levaram seus filhos ao serviço de urgência e emergência de um hospital materno infantil do interior do estado de São Paulo. A forma de tratamento dos dados foi a análise temática. Resultados: Os responsáveis manifestam temor da febre por associar a mesma à infecção, à convulsão, às doenças graves, à crença na baixa imunidade da criança, e se preocupam com os sinais e sintomas que deixam a criança debilitada e sem apetite. Conclusão: Embora a febre, na grande maioria das vezes, represente uma forma de proteção do organismo a agentes agressores, há acentuada preocupação com a mesma que precisa ser desmistifica por meio de ações de educação em saúde.

15:00
Metodologia adotada na analise de vídeos em investigação: revisão sistemática
PRESENTER: Armando Sousa

ABSTRACT. O recurso ao vídeo tanto na sociedade actual, como na investigação, tem sofrido uma evolução exponencial, originando uma fonte inesgotável de registos dos comportamentos humanos, sugestivos de análise. As especificidades do vídeo tornam-no num método de colheita de dados e de análise poderoso, permitindo a abrangência do fenómeno, o distanciamento emotivo do investigador e a visualização repetida dos vídeos. Na análise dos vídeos, a estruturação e o rigor científico deve ser mantido, com objectivo de minimizar os vieses. A transcrição dos vídeos pode ser um processo difícil se a metodologia utilizada não for analisada, apreendida e testada. Nesta revisão sistemática, pretendemos conhecer quais as metodologias adotadas no decorrer dos processos de análise de vídeo e identificar instrumentos utilizados que facilitam a transcrição, codificação e análise de vídeos. A revisão sistemática conduzida foi segundo a metodologia preconizada pela Joanna Briggs Institute.

15:20
Metodologias de aprendizagem ativa e a formação do enfermeiro com pensamento crítico: revisão integrativa da literatura

ABSTRACT. Considerando que as metodologias ativas de aprendizagem se apresentam como um forte instrumento no desenvolvimento do pensamento crítico na formação do enfermeiro, esta pesquisa questionou: quais são as contribuições da aprendizagem ativa para a desenvolvimento do pensamento crítico na formação do enfermeiro? Com o objetivo de analisar os métodos ativos de ensino-aprendizagem que estão sendo utilizados na formação do enfermeiro, foi realizado uma revisão integrativa da literatura, com busca nas bases de dados Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde, Base de Dados de Enfermagem, Pubmed, Scopus, WOS e Eric. A composição final totalizou 11 artigos, categorizados em três estratégias ativas de aprendizagem que visam estimular e desenvolver o pensamento crítico na formação do enfermeiro: classe invertida; mapeamento conceitual e aprendizagem colaborativa. Denotou-se a suma necessidade de se incorporar metodologias ativas de aprendizagem na formação do enfermeiro, com vistas a um profissional crítico-reflexivo, argumentador e proativo.

15:40
A educação integral e a escola de tempo integral: um estudo na literatura acadêmica

ABSTRACT. Este trabalho discute os conceitos de educação integral e de escola de tempo integral a partir de uma pesquisa bibliográfica. Foram utilizados os descritores “educação integral”, “escola de tempo integral” e “tempo integral” para seleção de artigos no portal Scielo, e para a análise dos artigos selecionados foi construída uma planilha específica. Concluiu-se que a escola de tempo integral é entendida na literatura acadêmica como maneira restritiva de compreender o avanço da educação integral, isto é, a educação integral diz respeito a uma visão ampla, que tem em vista não apenas a ampliação da permanência do aluno na escola, mas um acréscimo qualitativo em sua educação.

14:00-16:20 Session 12D: Investigação Qualitativa e Métodos Mistos // Investigación Cualitativa y Métodos Mixtos

Comunicações Paralelas 4 / Comunicaciones Paralelas 4 (15m + 5m)

14:00
Gravidez desejada na adolescência: Determinantes étnico-cultural ou socio-comportamental?
PRESENTER: Ana Carmona

ABSTRACT. Na prática clínica, deparamo-nos com adolescentes verbalizando o desejo de gravidez. Esta constatação aparentemente mais frequente nas classes sociais mais desfavorecidas, em minorias étnico-culturais e relacionada com baixa literacia em saúde. Estes nascimentos poderão ser influenciados por questões étnico-culturais, aceitação, encorajamento ao casamento, maternidade precoce, em determinadas culturas e certos grupos étnico-culturais originários de África. As implicações para a vida destas adolescentes e famílias são enormes, pois, trazem-lhes e à comunidade em que estão inseridos variados problemas, sendo considerado um problema de saúde pública. Perante estes factos analisou-se porquê as adolescentes continuarem a engravidar, pois o acesso à informação e aos métodos anticoncecionais estão mais facilitados e amplamente divulgados. Realizou-se estudo qualitativo com objetivo de conhecer e compreender mais aprofundadamente os determinantes psicossociais, culturais e de saúde que levam à gravidez na adolescência, em adolescentes autóctones e migrantes no concelho da Amadora, concelho com grande diversidade social e cultural.

14:20
A Pré-Iniciação Científica e suas Contribuições Sob a Ótica dos Estudantes do Programa Jovens Talentos para a Ciência Faperj - Rio de Janeiro/Brasil
PRESENTER: Sandra Azevedo

ABSTRACT. Resumo. No Brasil, a Pré-iniciação científica é desenvolvida em diferentes instituições de pesquisa e ensino, com apoio de agências de fomento, no intuito de diminuir o fosso entre o ensino médio e superior, contribuir para a divulgação da ciência e sua iniciação na educação básica. Neste estudo analisamos as contribuições do Programa Jovens Talentos para a Ciência-Faperj sob a ótica dos estudantes (JT’S) do Programa de 2010 a 2017. Os JT’S responderam um questionário, cujas respostas foram analisadas qualitativamente pela Técnica de Análise de Conteúdo. Os JT’S (86,2%) adjetivaram a sua experiência no Programa. A análise da contribuição do Programa para os JT’S gerou várias categorias: Intelectual (56%), pessoal (50%), profissional (48%), conhecimentos (31%), vida acadêmica (27,5%), mundo acadêmico (26%), apresentações (20,5%) e definição profissional (19%). O Programa por meio da metodologia empregada promoveu a construção de conhecimentos, transformou a realidade e a vida da maioria dos participantes.

14:40
Palavras registradas, memórias perpetuadas: a pesquisa qualitativa em arquivos pessoais e egodocumentos

ABSTRACT. O objetivo do presente trabalho é demonstrar os procedimentos metodológicos aplicados à pesquisa qualitativa, tendo como principais fontes os arquivos pessoais e os egodocumentos, desde a sua localização, catalogação, levantamento e análise, acerca da investigação realizada sobre a educação de duas mulheres nobres que viveram no século XIX e faziam parte da aristocracia brasileira. A problemática é, portanto, como acessar os arquivos pessoais e egodocumentos escritos por mulheres e o que essas fontes podem nos dizer sobre a vida dessas mesmas mulheres, em um contexto patriarcal, escravocrata e que reservava a elas um papel social limitado, além de submetido a constante vigilância.

15:00
Experiencias en la búsqueda de atención de pacientes con enfermedad renal crónica sin seguridad social en México

ABSTRACT. El objetivo de este estudio fue describir las experiencias en la búsqueda de atención de pacientes con enfermedad renal crónica en etapa terminal admitidos en un hospital perteneciente a la red pública de servicios de salud de la Ciudad de México. Estudio fenomenológico, cuyo análisis se basó en la teoría fundamentada. Se llevaron a cabo 42 entrevistas semiestructuradas a pacientes atendidos en un hospital público de tercer nivel de la Ciudad de México y a sus familiares. La búsqueda de atención se caracteriza por un diagnóstico y referencia tardía, así como por intermitencia en los tratamientos. es prioritario el fortalecimiento de las políticas y los programas de prevención y diagnóstico temprano de daño renal crónico para retardar su progresión, principalmente entre la población más pobre del país.

15:20
Visión de los monitores deportivos sobre la calidad educativa de un Programa de Deporte Escolar

ABSTRACT. El objetivo principal de este estudio es conocer la visión y opinión de los monitores deportivos del Programa Integral de Deporte Escolar del Municipio de Segovia. Para ello se han realizado una investigación cualitativa en la que se han realizado seis entrevistas individuales durante el curso 2016-2017 a monitores becados y contratados del Programa de Deporte Escolar. Como resultado principal los monitores manifiestan que a través de este Programa de Deporte Escolar se fomentan actitudes de respeto hacia las normas, la promoción de hábitos saludables, la máxima participación e igualdad de oportunidades, integración de los escolares, relación positiva con los estudios o transferencia de aprendizajes a otros contextos. La investigación permite concluir que este Programa de Deporte Escolar presenta una calidad educativa que contribuye al desarrollo integral y armónico de los escolares.

15:40
Medición de la aproximación de las redes medias de los alumnos a la red del profesor durante la instrucción usando Redes Asocitivas Pathfinder.
PRESENTER: Juan Arias Masa

ABSTRACT. Este artículo recoge un estudio experimental de investigación en educación superior. La experiencia se ha llevado a cabo en la titulación del Grado en Ingeniería Telemática de la Unversidad de Extremadura y describe cómo un profesor puede, con la ayuda de las Redes Asociativa Pathfinder y su test de similaridad, obtener, en tiempo real, información fehaciente de la estructura cognitiva de sus alumnos respecto a un determinado tema de estudio que esté impartiendo. Se trata de una aplicación práctica de la Teoria de Conceptos Nucleares de los doctores Casas y Luengo (Luengo, 2013).

14:00-16:20 Session 12E: Investigação Qualitativa e Métodos Mistos // Investigación Cualitativa y Métodos Mixtos

Comunicações Paralelas 4 / Comunicaciones Paralelas 4 (15m + 5m)

14:00
Percepções de mulheres imigrantes sobre a situação de violência de gênero vivenciada: Revisão Integrativa

ABSTRACT. Objective: To trace, in the scientific literature, the perception of immigrant women about situations of gender violence and to develop a relationship between the main coping strategies. Method: This is an integrative review of the literature, carried out from November 2018 to March 2019 in the databases: LILACS, SciELO, ERIC, Gray Literature (Google Scholar) and others. The organization, systematization and management of the studies was done with the support of the WebQDA qualitative analysis software. Result: The sample is composed by 21 articles, identified by authors, title, and type of study, representing the target population and outcome of the study. Conclusion: Cultural individualities, family structures and socioeconomic reality directly influence violence against immigrant women. The type and level of violence, social networks and structural issues are decisive in the process of coping with gender violence.

14:20
Conhecimento e cuidado parental na promoção do desenvolvimento da criança nascida prematura

ABSTRACT. Compreender a influência do conhecimento e das práticas parentais no cuidado desenvolvimental da criança nascida prematura. Estudo de delineamento transversal e abordagem qualitativa-interpretativa. Utilizou-se a estratégia de entrevista aberta em profundidade. A análise teve como referencial metodológico a Pesquisa de Narrativas e referencial teórico o Interacionismo Simbólico. Participaram da pesquisa sete pais de crianças nascidas prematuras. As narrativas permitiram acessar os sentidos afetivos e emocionais atribuídos a vivencia da parentalidade. Desvelaram-se quatro categorias temáticas: crenças, medo e insegurança parental; natureza do cuidado e conceito de maternidade e paternidade; aprendizados e práticas parentais; e apoio social. Conclusões: Os conhecimentos, crenças e valores que sustentam as práticas parentais no contexto da prematuridade tem repercussões na vida, na autonomia e na adaptação dos pais ao nascimento e cuidado desenvolvimental do prematuro. O engajamento da equipe de saúde deve ser constante para garantir o seguimento do prematuro e a continudade do apoio familiar.

14:40
A Experiência de Vida do Irmão da Criança com Doença Renal Crônica

ABSTRACT. Objetivou-se compreender o impacto da doença renal crônica da criança nos irmãos e caracterizar seus padrões de enfrentamento e estilos de manejo. Estudo transversal de abordagem qualitativa-interpretativa, realizado com irmãos de crianças com doença renal crônica em acompanhamento ambulatorial em um Hospital Escola de Brasília. Para a coleta de dados, foram utilizadas estratégias combinadas de entrevista aberta em profundidade; genograma e ecomapa da família; e fotografia. Os dados foram analisados pelo método da pesquisa de narrativa na perspectiva holística com ênfase no conteúdo e a interpretação sustentada no referencial teórico do Interacionismo Simbólico. Foram desveladas três categorias temáticas representativas: das definições, dos sentimentos e das estratégias de enfrentamento. Os resultados deste estudo representam uma contribuição para os profissionais de saúde no sentido que traz construtos teóricos importantes para a implantação de estratégias de intervenção voltada ao cuidado integral de famílias nessa situação, considerando as necessidades dos irmãos saudáveis.

15:00
Vivências de mulheres sobre Perdas Fetais na Rede Materno-Infantil: Análise das "Três Demoras"
PRESENTER: Marley Martins

ABSTRACT. Procurou-se compreender as perdas fetais a partir da análise das “Três Demoras” na rede de atenção à saúde materno-infantil nas percepções das mulheres que vivenciaram. Utilizou-se entrevista semiestruturada de forma individual e a análise de conteúdo. Os resultados sugerem que o modelo biomédico predominante no cuidado pré-natal, gerou barreiras culturais que impediram a busca pelo cuidado em tempo oportuno. O problema tornou-se grave quando a gestante em situação de risco encontrou demoras no acesso aos cuidados maternos de qualidade e eficaz, demoras no diagnóstico e intervenções inadequadas, o que contribuíram para a ocorrência do óbito intraútero. A história de cada óbito teve o potencial de fornecer o conhecimento das vivências das mulheres em relação à perda fetal, uma oportunidade importante que a pesquisa qualitativa traz às equipes de saúde, para ir além das questões biomédicas.

15:20
Métodos Mistos em pesquisas em Enfermagem Pediátrica: desafios e contribuições
PRESENTER: Eliane Neves

ABSTRACT. Introdução: a integração de dados quantitativos e qualitativos em estudos têm sido uma tendência crescente na pesquis em saúde. Objetivo: relatar a utilização de métodos mistos, suas vantagens e aplicações específicas em estudos na área de Enfermagem Pediátrica. Método: relato de experiência de utilização da abordagem de estudo com métodos mistos desenvolvidos na temática de Enfermagem Pediátrica de dois estudos, sendo um do tipo sequencial e transformativo e outro do tipo incorporado concomitante. Resultados: o primeiro estudo foi realizado com mulheres cuidadoras de crianças com cuidados contínuos e complexos, buscando a relação entre a sobrecarga e o espaço social das famílias. No segundo estudo deu-se voz a crianças dependentes de tecnologia, possibilitando conhecer a qualidade de vida destas. Conclusão: na área de Enfermagem Pediátrica tem-se um cenário de pesquisa desafiador em que se pretende dar voz a familiares cuidadores e às crianças e adolescentes que os métodos mistos nos proporcionam.

15:40
Investigación cualitativa sobre violencia de género contra las mujeres: experiencias y retos

ABSTRACT. En este trabajo se reflexiona sobre las dificultades de estudiar la violencia de género contra las mujeres en contextos de creciente violencia como es el caso del México contemporáneo. Así, a partir de la experiencia de investigación en proyectos sobre la violencia contra las mujeres de diferentes tipos y en diferentes ámbitos se discuten las dificultades para producir datos cualitativos. Además, se reflexionan aspectos de seguridad, tanto para quienes investigamos como para quienes participan en nuestras investigaciones.

14:00-16:20 Session 12F: Tipologias de Análise de Dados // Tipologías de Análisis de Datos

Comunicações Paralelas 4 / Comunicaciones Paralelas 4 (15m + 5m)

14:00
Formação de Enfermeiros e Sanitaristas para a gerência da Atenção Primária em Saúde: Uma análise dos projetos políticos pedagógicos de curso.

ABSTRACT. O contexto de reorientação do modelo de atenção à saúde preconizado pelo Sistema Único de Saúde (SUS), proporcionou a antecipação da formação do sanitarista, por meio da criação do curso de graduação em saúde coletiva. O artigo teve como objetivo comparar a formação de enfermeiros e sanitaristas no âmbito gerencial, a partir de seus Projetos Políticos Pedagógicos de Curso – PPP’s. Foi realizada uma análise dos PPP’s de ambos os cursos, priorizando habilidades e competências gerenciais. Os resultados contextualizam a abordagem gerencial e gestora preconizada na formação desses profissionais em seus respectivos PPP’s demonstrando diferenças e similaridades importantes entre as duas profissões. Ampliou-se conhecimentos sobre a formação acadêmica e atuação de ambos nos espaços de gestão e gerência do SUS no âmbito APS, visto que os dois cursos de graduação formam profissionais com potencial perfil para o gerenciamento do trabalho em saúde.

14:20
O Exercício Pedagógico da Preceptoria na Residência Médica: Um Estudo de Caso Baseado na Clínica da Atividade

ABSTRACT. Introdução: O preceptor é o profissional que qualifica a Residência Médica, sendo necessário o fortalecimento das competências pedagógicas do mesmo. Objetivo: Analisar a influência dos fatores psicossociais no fazer pedagógico da preceptoria. Percurso metodológico: Estudo de caso com abordagem qualitativa. Onde participaram 5 preceptores de Residência Médica, submetidos a entrevista individual através da técnica do incidente crítico. Na análise dos dados foi utilizada a técnica de análise temática de conteúdo. O estudo foi desenvolvido em um Hospital Geral de emergência, no Brasil. Resultados: Os fatores psicossociais do trabalho inerentes ao trabalhador, os internos e externos ao trabalho, foram reconhecidos como influenciadores do fazer da preceptoria. Sendo as competências pedagógicas da atenção à saúde e administração, as mais utilizadas em um hospital de emergência. Considerações Finais: O desenvolvimento de competências pedagógicas dos preceptores pauta na construção de uma identidade coletiva, que pode ser construída com base na política de educação permanente.

14:40
Práticas Colaborativas em Saúde: Tipologias e estratégias de cuidados centrados no paciente

ABSTRACT. Este estudo teve como objetivo identificar na prática de uma equipe de saúde da atenção primária os componentes comuns do cuidado centrado no paciente. Para compreensão de aspectos que abarcam tanto os processos subjetivos quanto coletivos, as narrativas da observação participante do trabalho de uma equipe de saúde que atua na atenção primária, foram utilizadas como ferramenta metodológica. O local do estudo foi em Barcelona-Espanha, realizado no período de maio a junho de 2016. Os tipos de cuidado foram adotados como categorias de análise para orientar a leitura dos diários de campo, em que foram selecionados trechos das narrativas resultantes das observações que pudessem caracterizar o cuidado prestado como sendo holístico, colaborativo ou responsivo. Foram selecionados seis casos para o estudo, em que se considerou a complexidade da situação trazida pelo paciente e o envolvimento de mais pessoas da família para a solução do caso.

15:00
As experiências dos estudantes rapazes em ensino clínico de enfermagem na área da saúde sexual e reprodutiva: competência emocional e género

ABSTRACT. Em contexto de Ensino Clínico de Enfermagem na área de Saúde Sexual e Reprodutiva, os estereótipos de género podem influenciar a experiência emocional dos estudantes do sexo masculino, com implicações na sua aprendizagem e desenvolvimento de competências. Com o objetivo de compreender este fenómeno, realizou-se um estudo de abordagem qualitativa, exploratório e descritivo. Os dados foram obtidos de 11 Jornais de Aprendizagem elaborados por estudantes e de focus group com 4 orientadores clínicos e um docente da área. A partir da análise de conteúdo convencional extraíram-se 4 categorias centrais: Fatores que dificultam/facilitam a interação dos estudantes (sexo masculino) com os clientes (sexo feminino); Experiência emocional dos estudantes; Habilidades emocionais dos estudantes e enfermeiros orientadores; e Desenvolvimento da competência emocional dos estudantes. A procura de soluções, promovendo a competência emocional para ultrapassar estereótipos de género e barreiras organizacionais, é parte integrante de uma aprendizagem e de um cuidado sensível ao género.

15:20
Ser homem: um estudo sobre as masculinidades no interior do Nordeste brasileiro

ABSTRACT. O Nordeste brasileiro é conhecido pela forte presença do modelo patriarcal e também pelo machismo. Em algumas localidades, a violência contra a mulher é significativa em função desses fenômenos. Nesse sentido, objetivou-se compreender as masculinidades sob a perspectiva do homem acerca de temas como machismo, igualdade entre os gêneros, e o ser homem. Foram realizadas 08 entrevistas semi-estruturadas com homens, entre 17 e 65 anos, em uma cidade no interior do Rio Grande do Norte/Brasil. A análise das entrevistas foi realizada a partir da perspectiva da Etnografia Institucional e da análise do discurso. Observou-se que a maioria dos participantes critica o machismo. Contudo, quando se definem como homens, se percebe um discurso dominante de masculinidade: força física, responsabilidade e heteronormatividade. Com relação a esse último ponto, aparece também, nas entrevistas, a predominância de papéis sociais tradicionalmente associados ao homem: casar com uma mulher e constituir família.

15:40
Comunicação de más notícias: a revelação do diagnóstico de HIV/ Aids e seus impactos psicológicos

ABSTRACT. A Síndrome da Imunodeficiência Adquirida (AIDS) é a apresentação clínica de deficiência imunológica ocasionada pelo Vírus da Imunodeficiência Humana (HIV). A comunicação de más notícias afeta profundamente a vida das pessoas. Este estudo tem o objetivo de descrever e analisar a revelação do diagnóstico de HIV/AIDS, considerando seus impactos psicológicos, os aspectos afetivos e neurocognitivos. Para compreender o processo comunicacional foram utilizados conceitos da teoria psicanalítica de Donald Winnicott. A metodologia é de caráter exploratório e descritivo, com abordagem predominantemente qualitativa. Os instrumentos de coleta dos dados foram: prontuário do paciente; entrevista semiestruturada, que cotejou etapas do Protocolo SPIKES; o Mini Exame do Estado Mental e a Escala Hospitalar de Ansiedade e Depressão. Foi realizada a análise de conteúdo das entrevistas, referenciada em Laurence Bardin. Os resultados mostraram que a comunicação apresentou diferentes efeitos nos sujeitos e o acolhimento balizado pelos princípios do protocolo SPIKES promoveu melhor adesão ao tratamento.

16:00
Sistematização de Experiências como Método para Elaborar a Crítica entre Pensamento Freireano, Luta Social e Saúde
PRESENTER: Leonardo Carnut

ABSTRACT. Para forjar politicamente um trabalhador ou estudante crítico no setor saúde, centrar-se na crítica marxista é essencial. Neste sentido, o objetivo deste relato é apresentar a contribuição do método de Sistematização de Experiência, cunhado por Holliday, para ajudar a elaborar a crítica que sintetiza o pensamento freireano, a luta social e a saúde. Para isso, utilizou-se este método para sistematizar o trabalho de leitura das ‘Pedagogias Críticas e Saúde’. Entre as pedagogias críticas, decidimos focalizar na pedagogia libertadora freireana por acreditar que esta é a mais difundida no setor saúde. Ao término desta sistematização percebeu-se que diversos elementos do pensamento freireano expandem a crítica sobre o processo de formação política realizada pelos membros do grupo de leitura e que é possível dizer que a sistematização identificou com mais precisão os elementos pedagógicos requeridos para esta práxis garantindo maior adaptação entre a realidade e o exercício desta formação.

14:00-16:20 Session 12G: Tipologias de Análise de Dados // Tipologías de Análisis de Datos

Comunicações Paralelas 4 / Comunicaciones Paralelas 4 (15m + 5m)

14:00
Adolescente e adolescência: compreensão das necessidades em saúde para atenção integral

ABSTRACT. Os objetivos do estudo são caracterizar o adolescente e adolescência a partir da perspectiva dos profissionais da Atenção Primária à Saúde e identificar as necessidades em saúde expressas e percebidas pelos profissionais. Estudo transversal de abordagem qualitativa, analisou 15 entrevistas realizadas com profissionais de saúde e identificou três categorias analíticas. Resultados preliminares identificaram que os profissionais reconhecem como necessidades do adolescente, aquelas demandas que são abarcadas pelas ações programáticas da Atenção Básica, sem, contudo, terem instrumentos para lidar com as peculiaridades da população adolescente.

14:20
Assistência farmacêutica na atenção primária à saúde: um estudo avaliativo

ABSTRACT. A Assistência Farmacêutica (AF) exerce um importante papel na Atenção Primária à Saúde (APS), pois o acesso aos medicamentos deve atender as necessidades de forma integrada e orientada para o uso racional. O estudo objetivou apreender a percepção dos farmacêuticos acerca da AF na APS com ênfase nas pesquisas e ações realizadas. Utilizou-se um processo avaliativo numa perspectiva múltipla, plural e construtivista, com o propósito de utilizar os resultados para incorporar à práxis farmacêutica. Sugere-se um melhor gerenciamento das pesquisas, propondo um fluxo efetivo e contínuo que tenha origem na real demanda da comunidade e cujos resultados sejam direcionados para a construção de novas estratégias que aperfeiçoem os recursos, as decisões e as práticas em saúde.

14:40
Relação entre estudantes de medicina e pacientes

ABSTRACT. Introdução: Ao lidar com o paciente na graduação, o estudante de medicina aprende as bases da relação médico-paciente, essencial para o cuidado integral. Objetivos: Analisar o olhar do estudante para a relação com o paciente visando cuidado integral. Método: Estudo exploratório transversal, qualitativo, com estudantes de medicina do 1° ao 6° ano em 2017. Utilizou-se grupos focais, organizados por semelhança didático-pedagógica. Os disparadores da discussão foram: trechos de contos sobre o cuidado ao paciente e estudante de medicina; e questões norteadoras. As gravações foram analisadas por meio da Técnica da Análise de Conteúdo Modalidade Temática. Resultados: O conceito síntese identificado foi o de empatia e os temas definidos foram: a relação médico-paciente e o ensino médico. Conclusões: A formação dos estudantes continua sendo hospitalocêntrica e hierarquizada produzindo cuidado fragmentado. No entanto, as humanidades médicas despertam reflexões para mudança.

15:00
Formação do agente comunitário de saúde: compreensão do processo pedagógico a partir do grupo focal

ABSTRACT. Objetivo: analisar a compreensão dos professores e dos estudantes quanto ao desenvolvimento de metodologias ativas em duas classes descentralizadas do curso de formação de Agentes Comunitários de Saúde. Metodologia: Pesquisa qualitativa, com coleta de dados por meio de quatro grupos focais, dois com professores e dois com estudantes, sendo analisados pela Análise de Conteúdo, Modalidade Temática. Resultados e Discussão: Constatou-se que há compreensões distintas do processo de ensino-aprendizagem. Mesmo com características tradicionais, nota-se que o curso tem possibilitado ao professor reflexões críticas sobre a sua prática e oportunizado ao estudante trabalhador ser partícipe na construção de conhecimento a partir de sua prática profissional. Conclusões: A estratégia de grupo focal permitiu além da discussão aprofundada da temática, a troca de vivências diversas e a desconstrução e reconstrução de novos conhecimentos.

15:20
Imposição de gênero e sexualidade: a violência de uma cultura heteronormativa

ABSTRACT. O objetivo dessa investigação é compreender como a cultura hegemônica de imposição de gênero e sexualidade afeta a vida e a existência de pessoas divergentes ao heteronormativismo. Assente na metodologia qualitativa, a opção de investigação recaiu sobre a História de Vida, dada a busca para compreender o fenômeno como o mesmo é relatado e interpretado pelo próprio agente (Glat, 1989). Os resultados mostraram que a divergência à imposição de gênero e sexualidade, empreendidos desde a infância, gera violências físicas e psicológicas em diversas situações da vida, seja na família, na religião ou no trabalho. Pessoas que percorrem caminhos alternativos e fluidos a esta imposição sofrem discriminações e violências concebidas pelo preconceito normatizador das questões de gênero e sexualidade. Pode-se concluir que por meio do conservadorismo e mecanismos consuetudinários o sexismo e o binarismo criam ferramentas de coação, agressão e discriminação que produzem a homofobia.

15:40
Histórias de Vida da Formação Feminina. Life Stories of Female Training
PRESENTER: Ana António

ABSTRACT. This study starts from the exploration of ideas and understanding of feelings expressed by female teachers from technical education. By establishing a bond between the professional and personal lives of these women, we propose to appreciate their professional growth, as well as to identify decisive stages in their professional performance and their educational beliefs. We think that this study on female technical educators will be important to understand the objectives of female teaching - the young woman becomes skilled in the public arena so that she can successfully carry out her role in the domestic arena.

16:00
Complementaridades entre análise temática e lexical sobre abordagens das minorias sexuais e de gênero na graduação em saúde

ABSTRACT. Formar estudantes de graduação da área de saúde sensíveis às necessidades da população de lésbicas, gays, bissexuais, travestis, transgêneros, intersexos, queer, assexuais e aliados aos serviços de saúde representa uma iniciativa para enfrentar as iniquidades e violações de direitos humanos. Objetivo: caracterizar as contribuições de graduandos da área de saúde para o cuidado relacionado às minorias sexuais e de gênero. Método: Trata-se de um estudo de casos correspondentes a duas Instituições de Ensino Superior no estado de São Paulo, Brasil. Adotou-se a complementaridade entre a modalidade temática e lexical de Laurence Bardin. Conclusão: a associação das modalidades de análise de dados qualitativos contribuiu para o levantamento dos temas e de questionamentos confirmatórios sobre as necessidades de aprendizagem manifestadas pelos estudantes de graduação.

14:00-16:20 Session 12H: Investigação Qualitativa em Contexto Web // Investigación Cualitativa en Contexto Web

Comunicações Paralelas 4 / Comunicaciones Paralelas 4 (15m + 5m)

14:00
Análise de conteúdo por meio de nuvem de palavras de postagens em comunidades virtuais: novas perspectivas e resultados preliminares

ABSTRACT. Communication problems between staff and patients may affect the quality of healthcare. On the other hand, virtual communities (VCs) can register innumerable forms of social connections related to chronic diseases and daily obstacles associated with them. Word clouds (WC) are graphical resources in which the size of words indicates their frequency in massive hypertexts. Here we describe the use of WCs to identify recurrent issues and knowledge gaps relevant to VCs of patients with chronic illnesses. As an illustration, we present preliminary results of WC analysis from a VC of hepatitis C carriers. We concluded that WCs, as sources of meanings, may be useful in identifying misinterpretations and needs of chronic patients, perhaps not so evident to healthcare professionals.

14:20
As infâncias e crianças na filmografia de dramas

ABSTRACT. Trata-se de análise psicossocial da produção de conceitos de infâncias/crianças a partir dos pressupostos conceituais de imaginação, criação, base afetivo-volitiva e vivência presentes na Psicologia da Arte vigotskiana, perpassada pelas categorias de contextos culturais, históricos e psicossociais, de relações geracionais e de gênero. Como estratégia metodológica foi utilizada metassíntese. Foi produzido um acervo filmográfico de dramas, produzidos entre os anos 2007 e 2017, sobre infâncias/crianças, retratando situações do mesmo período, por diretores nativos de países diversos. O estudo contemplou as seguintes etapas metodológicas: 1) Garimpagem de produções filmográficas do gênero drama sobre infâncias/crianças a partir das palavras-chave childhood, child e children; 2) Refinamento da amostra com a leitura da sinopse; 3) Identificação, recortes e descrição de cenas emblemáticas das concepções de infâncias/crianças presentes nos dramas com base nas categorias de análise mencionadas.

14:40
Estilos de vida en red. Investigación sobre anorexia a través de páginas Pro- Ana.

ABSTRACT. El desarrollo de este trabajo se sitúa a partir de los siguientes objetivos específicos: a) identificar el estilo de vida que establecen las páginas pro-Ana, b) conocer la dinámica que se maneja entre los integrantes de las páginas pro-Ana y c) determinar el proceso en que se refuerzan los estilos de vida de la anorexia. Se toma como punto central el análisis de un corpus netnográfico (paginas pro-Ana, blogs y chats de WhatsApp), que es analizado a partir del método de teoría fundamentada y posteriormente contrastado con la teoría científica identificada. Como resultado se describen los códigos que emergen del análisis inductivo del corpus documental, así como los códigos deductivos ya planteados en la literatura referente al tema.

15:00
A eficácia da crioterapia no períneo para alívio da dor no pós-Parto

ABSTRACT. A dor do períneo é frequentemente encarada como uma consequência inevitável no pós-parto. Este facto justifica a relevância deste estudo, com o objetivo de problematizar o recurso à crioterapia como um método natural de controlo da dor e intervenção autónoma de enfermagem, permitindo promover o conforto da puérpera e assim contribuir para uma experiência de maternidade satisfatória. A opção metodológica foi a revisão integrativa da literatura. Os resultados emergentes demonstram que a crioterapia, enquanto método de alívio da dor é eficaz. Não só minimiza a intensidade da dor do períneo como também reduz as limitações inerentes às atividades quotidianas da puérpera. A escassez de estudos focados na crioterapia assim como na frequência de tratamento deste método não farmacológico abre novos horizontes no que respeita à realização de outros estudos, nomeadamente de cariz qualitativo, de forma a conferir maior robustez às conclusões obtidas em estudos prévios.

15:20
Cuidado em Saúde frente à sífilis: a dificuldade de conceber a integralidade

ABSTRACT. O presente estudo tem como objetivo analisar a produção bibliográfica a respeito do cuidado/ações/estratégias em saúde diante do diagnóstico de sífilis. Trata-se de uma revisão integrativa de natureza qualitativa, baseando-se na experiência vivenciada pelos autores em relação ao diagnóstico de sífilis e sífilis congênita no binômio mãe-filho. Constata-se que os artigos em sua maioria ainda focam o cuidado/ações/estratégias na dimensão biológica do ser, ou seja, dificuldade em atuar na perspectiva da integralidade. Assim, entende-se que os serviços de saúde apresentam dificuldades de conceber e operacionalizar a integralidade do cuidado em saúde frente ao diagnóstico de sífilis. Dessa forma, deve-se considerar a hipótese apontada neste trabalho, ou seja, de que as unidades de saúde realizam um cuidado que se restringe a dimensão biológica.

15:40
Evidências dos Efeitos Neurotóxicos por Exposição ao Agrotóxico: Uma revisão integrativa

ABSTRACT. Os agrotóxicos impactam na saúde humana, produzindo efeitos que variam. O estudo explorou por meio de uma revisão de literatura em base de dados, se a exposição ao agrotóxico pode causar alterações neurológicas e no desempenho neurocomportamental. Foram incluídos artigos originais, teses e dissertações, publicação em português, inglês, espanhol, que estudaram os efeitos agudos ou crônicos dos agroquímicos de uso ocupacionais no sistema nervoso central. Oito estudos atenderam aos critérios de elegibilidade. Optou-se por analise de conteudo com fundamento em Bardin, nesse sentido emergiram dos resultados brutos duas categorias para discussão, são elas: Transtornos Psiquiátricos, suicídio e Agrotóxicos e Alterações Neurológicas e Agrotóxicos. A exposição a agrotóxicos de uso ocupacional tem determinado intoxicações crônicas identificadas, pelos transtornos psiquiátricos menores e pela polineuropatia tardia. Faz-se necessário reforçar discussão nacional, no que diz respeito a legalização, vigilância e controle dos agentes. Considerou-se como limitação nesse estudo o corte em agrotóxicos exclusivo ocupacional.

16:00
Biólogo Licenciado Profissional de Saúde e a Temática Educação em Saúde

ABSTRACT. Este artigo é uma revisão integrativa, recorte do projeto de tese do primeiro autor, focada na formação do biólogo licenciado e sua atuação na escola como educador de saúde, pressupondo a importância do tema para o desenvolvimento da docência como profissional de saúde e para compreensão do conceito de saúde, da saúde como direito, tendo o Sistema Único de Saúde do Brasil como assegurador desse direito. Foi elaborada, utilizando a técnica de análise e conteúdo. Com o auxílio do software webQDA foi composto um corpus de dados das publicações incluídas na revisão, o que facilitou a análise e interpretação dos resultados. O estado da arte mostra que a literatura não aborda diretamente temas que identifiquem o biólogo licenciado como profissional de saúde, embora aponte alguns caminhos de construção dessa identidade, por meio do tratamento adequado do tema Educação em Saúde na formação inicial dos biólogos licenciandos.

14:00-16:20 Session 12I: Análise Qualitativa com Apoio de Software Específico // Análisis Cualitativo con apoyo de software específico

Comunicações Paralelas 4 / Comunicaciones Paralelas 4 (15m + 5m)

14:00
Relatos de vida de mulheres com câncer de mama

ABSTRACT. Objetivo de conhecer as vivências de mulheres frente ao diagnóstico de câncer de mama, por meio de relatos de vida. Estudo qualitativo fundamentado no método de história oral, por meio de entrevista semiestruturada, realizado com cinco mulheres com idade entre 43 e 76 anos em 2016, acompanhadas em clínica de referência oncológica no interior do Nordeste do Brasil. Os resultados foram organizados e analisados a partir da análise de conteúdo de Bardin e uso do software webQDA. A análise possibilitou identificar as seguintes categorias: caminhos percorridos entre a suspeita e a confirmação do câncer de mama e sentimentos despertados frente à experiência de ter câncer de mama. Ressalta-se que o cuidado da paciente com câncer de mama ultrapassa os aspectos biológicos, necessitando de um cuidado holístico que envolve não só a paciente, mas sua família e todas as pessoas que se relacionam com a mulher.

14:20
Significado Atribuído pelas Mulheres à Consulta de Rastreio do Cancro do Colo do Útero
PRESENTER: Emília Coutinho

ABSTRACT. Considerando a importância de rastreio do cancro do colo do útero (RCCU) realizámos um estudo de natureza qualitativa, transversal, exploratório e descritivo. Objetivos: Compreender o significado atribuído pelas mulheres à consulta de RCCU, e compreender o significado atribuído pelas mulheres aos cuidados de enfermagem. Para integrarem o estudo convidámos 20 mulheres, inscritas numa unidade de saúde, que não compareceram a uma das consultas de RCCU. A recolha de dados foi efetuada através de entrevista semiestruturada. Para análise dos dados foram tidos em conta os pressupostos apresentados por Bardin (2016), com recurso ao NVivo versão 11. Foi desocultado o significado atribuído à consulta de RCCU, os motivos para a mulher não ir à consulta de RCCU, e as intervenções de enfermagem valorizadas pela mulher na consulta de RCCU. Esta compreensão capacita o enfermeiro para criar condições promotoras da adesão à consulta de RCCU, saúde e bem-estar da mulher/família/comunidade

14:40
O Perfil do enoturista da Quinta da Gaivosa
PRESENTER: Ana Sofia Coelho

ABSTRACT. O objetivo deste estudo visa determinar o perfil sociodemográfico e psicográfico, bem como o levantamento das motivações dos visitantes da Quinta da Gaivosa. Construiu-se um instrumento de recolha de dados, tendo em vista a obtenção de dados para atingir os objetivos propostos tendo-se aplicado um questionário aos turistas. Do estudo resultou uma amostra de 75 pessoas. Os resultados obtidos permitem concluir que os enoturistas são maioritamente homens, residentes em Portugal, com uma idade intermédia, trabalhadores por conta de outrem, com elevados rendimentos mensais, bem como um nível académico elevado. São consumidores regulares de vinho, com um conhecimento intermédio, que normalmente visitam quintas vinícolas duas a três vezes por ano e as suas principais motivações para a prática do enoturismo são: provar vinhos, aprender mais sobre vinhos, processo de produção e visitar caves/adegas. A maioria dos enoturistas visitaram a Quinta da Gaivosa acompanhados pela família.

15:00
O Projeto Aprender a Crescer: contributo para o Perfil dos Alunos
PRESENTER: Carla Alves

ABSTRACT. Este estudo realizou-se a partir da operacionalização do Projeto Aprender a Crescer, tendo como objetivos enriquecer as competências transversais de leitura, desenvolver a comunicação, oral e escrita, dos alunos do 1.º Ciclo e contribuir para o desenvolvimento do Perfil dos Alunos à saída do Ensino Básico. Com recurso à aplicação WebQDA analisaram-se os dados qualitativos recolhidos nesta investigação. Facilitadora da definição de categorias e respetivas subcategorias, esta aplicação foi uma mais-valia para a análise descritiva e para a análise de conteúdo, concretizando-se uma estratégia metodológica qualitativa criteriosa e rigorosa. Este estudo comprova que o Projeto Aprender a Crescer, além de demonstrar como flexibilizar o currículo, por ser um trabalho de projeto interdisciplinar, também contribuiu para a aprendizagem significativa dos alunos, desenvolvendo capacidades e conhecimentos e atitudes, nomeadamente em trabalho colaborativo, e fornecendo ferramentas para a aprendizagem ao longo da vida.

15:20
O cuidado à família na Terapia Intensiva – um olhar Humanístico sobre a experiência de enfermeiros

ABSTRACT. Estudo teve como objetivo compreender o processo de cuidado de enfermeiros às famílias na unidade de terapia intensiva a partir da Teoria Humanística de Paterson e Zderad. Trata-se de uma pesquisa qualitativa fundamentada no referencial teórico humanístico de Paterson e Zderad. O cenário foi um hospital de grande porte do estado da Bahia, Brasil, onde foram submetidos à entrevista semiestruturada 12 enfermeiros assistentes da Terapia Intensiva, delimitados a partir da saturação teórica dos dados. Os dados foram submetidos ao software de análise qualitativa WebQDA para mediação do processo de organização e interpretação dos dados, segundo a técnica do Discurso do Sujeito Coletivo. Os resultados evidenciaram um processo de cuidado às famílias que interage ciência e intuição, assim como, entraves e possibilidades, tais como capacitação, interdisciplinaridade, espiritualidade, criatividade e sensibilidade, entre outras. Conclusão. A experiência dos enfermeiros sinaliza a utilidade do referencial humanístico ao encontro de maiores investimentos na educação profissional.

15:40
Ensino médio integrado: uma possibilidade para a educação emancipadora em enfermagem?

ABSTRACT. Objtiva-se analisar a existência de elementos que possibilitem uma educação emancipadora para a enfermagem nos documentos do Ensino Médio Integrado (EMI). Pesquisa documental, de abordagem qualitativa que teve como fonte de dados políticas, decretos e demais normativas, os quais foram descritos segundo tipo e ano de publicação. O referencial teórico foi Paulo Freire e para análise foi utilizado do software webQDA®. Diante da análise dos documentos emergiram duas categorias: aspectos que aproximam o EMI da educação emancipadora e aspectos que o distanciam desta. Evidenciou-se elementos que permeiam a educação emancipadora reconhecendo o indivíduo como um sujeito histórico-social, sua importância no processo de ensino-aprendizagem e também mudança do professor como um mediador do processo de construção do conhecimento. Mas também foi encontramos aspectos que engessam essa modalidade. A educação emancipadora é necessária para que a enfermagem construam seus ideais de autonomia e poder através da prática reflexiva.

16:30-18:00 Session 13: Painéis de Discussão 3 / Paneles de Discusión 3

Abordagem Construcionista, Contextualizada e Significativa: a investigação qualitativa em Educação Especial e Inclusiva mediada pela espiral da aprendizagem [VER DESCRIÇÃO >>]
[Idioma: PT] sala PADRÃO DOS DESCOBRIMENTOS

Danielle Aparecida do Nascimento dos Santos, Elisa Tomoe Moriya Schlünzen, Klaus Schlünzen Junior
Universidade do Oeste Paulista – Brasil
Universidade Estadual Paulista – Brasil

Educação matemática realizada junto aos estudantes e ao mundo-vida que habitam [VER DESCRIÇÃO >>]
[Idioma: PT] sala TORRE DE BELÉM

Tânia Baier, Maria Aparecida Viggiani Bicudo
Universidade Regional de Blumenau – Brasil
Universidade Estadual Paulista – Brasil

Pesquisa colaborativa em saúde mental: desenhos qualitativos e implicações ético-políticas [VER DESCRIÇÃO >>]
[Idioma: PT] sala SÉ DE LISBOA

Mônica de Oliveira Nunes de Torrenté, Clarice Moreira Portugal, Tiago Pires Marques, Maurice de Torrenté, C.C., Angela Oliveira
Universidade Federal da Bahia – Brasil
Universidade de Coimbra – Portugal

O direito humano à alimentação: contribuições de experiências multimétodos [VER DESCRIÇÃO >>]
[Idioma: PT] sala MOSTEIRO DOS JERÓNIMOS

Lúcia Dias da Silva Guerra, Leonardo Carnut, André Luzzi de Campos
Universidade de São Paulo – Brasil
Universidade Federal de São Paulo – Brasil

Experiencias en torno al método de estudio de caso en el campo de las organizaciones: prácticas, intereses, abordajes, crítica y prospectiva [VER DESCRIÇÃO >>]
[Idioma: ES] sala MARQUÊS DE POMBAL

Alba Vega, David Rodríguez, Jesús Manuel Ramos García
Universidad de Guanajuato – México
Universidad Autónoma Metropolitana – México

Trabalho, saúde e ciências sociais: Desafios ético-metodológicos [VER DESCRIÇÃO >>]
[Idioma: PT] sala PRAÇA RESTAURADORES

Ana Paula Marques, Monica Vieira
Universidade do Minho – Portugal
Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio/Fundação Oswaldo Cruz – Brasil

Investigación Biográfico-Narrativa y Transformación [VER DESCRIÇÃO >>]
[Idioma: ES] sala PRAÇA CAMÕES

J. Ignacio Rivas Flores, M. Jesús Márquez Garcia, Analía E. Leite Ménde, Piedad Calvo León, Virginia Martagón Vazquez e Esther Prados Mejías
Universidad de Málaga – Espanha

Children with special healthcare needs: Investigação qualitativa sobre um novo grupo infantil no mundo e no Brasil [VER DESCRIÇÃO >>]
[Idioma: PT] sala CASTELO DE S. JORGE

Ivone Evangelista Cabral, Eliane Tatsch Neves, Jessica Renata Bastos Depianti
Universidade Federal do Rio de Janeiro – Brasil
Universidade Federal de Santa Maria – Brasil

18:00-18:30 Lançamento de livros / Lanzamiento de libros

Introdução à Etnografia Institucional: mapeando as práticas na assistência à saúde
Renata Meira Veras e Luciana Medeiros

Revista Lusófona de Educação (nº 44)
António Teodoro, José Brás, Maria Neves Gonçalves, António Pedro Costa e Isabel Alarcão

Leituras em Pesquisa Qualitativa
Maria Aparecida Vicudo e António Pedro Costa

A prática na Investigação Qualitativa: exemplos de estudos (Volume 3)
Catarina Brandão, José Luís Carvalho, Rodrigo Arellano, Cristina Baixinho e Jaime Ribeiro

Revisão de Literatura Suportada por Software: Contribuição da Pesquisa Qualitativa
Cassia Baldini Soares, Lucimara Fornari, Isabel Pinho e António Pedro Costa

Campo Abierto. Revista de Educación (volume 38, nº 2)
Luis Manuel Soto Ardila, Javier Cubero Juánez, José Luís Torres Carvalho, Luis M. Casas García, Ricardo Luengo González 

18:30-22:00 Momento social

Bebidas: Águas, sumo de laranja, refrigerantes, cerveja (imperial), sangria, café. Vegetarianos: legumes Brás e bolonhesa de soja. Porco no espeto. Acompanhamentos: Arroz de feijão ou feijão preto salteado em azeite alhos e bacon com arroz branco, saladas de alface e tomate, batatas fritas pala-pala, ananás assado e pão. Enchidos grelhados. Caldo verde.  Sobremesa: Salada de frutas e arroz doce. // Bebidas: Agua, zumo de naranja, refrescos, cerveza, sangría, café. Vegetarianos: Brás de legumbres y boloñesa de soja. Cerdo en el asador. Acompañamientos: Arroz con frijoles o frijoles negros salteados en aceite de oliva, ajo y tocino con arroz blanco, ensaladas de lechuga y tomate, papas fritas, piña y pan tostados. Embutidos a la parrilla. Caldo verde. Postre: Ensalada de frutas y arroz dulce.

Atuação Musical // Actuación Musical