CIAIQ2018: 7º CONGRESSO IBERO-AMERICANO EM INVESTIGAçãO QUALITATIVA
PROGRAM FOR FRIDAY, JULY 13TH
Days:
previous day
all days

View: session overviewtalk overview

13:00-15:00 Session 7A: Fundamentação e Paradigmas de Investigação Qualitativa // Marcos Teóricos y Paradigmas de Investigación Cualitativa

Comunicações Paralelas 3 // Comunicaciones Paralelas 3 (15m + 5)

13:00
Gênero, sexualidade, raça e outras interseccionalidades no contexto escolar

ABSTRACT. O seguinte estudo é resultado de um trabalho desenvolvido em uma escola brasileira de Educação Básica, Ensino Fundamental 2, no Distrito Federal, e teve como alicerce a elaboração/aplicação de intervenções pedagógicas voltadas à construção de uma escola solidária, democrática e justa. Suas ações apoiaram-se nas questões de gênero, sexualidade, raça e inclusão no ambiente escolar como forma de romper com estruturas conservadora que produzem cotidianamente as desigualdades, violências, silenciamentos e segregações, sobretudo, com categorias historicamente oprimidas.

13:20
Saberes e práticas dos profissionais do Núcleo de Apoio à Saúde da Família à luz da educação permanente em saúde.

ABSTRACT. . Esta pesquisa visa analisar os saberes e práticas da equipe do Núcleo de Apoio à Saúde da Família de Iguatu-Ceará, Brasil, acerca da Educação Permanente em Saúde. Trata-se de um estudo descritivo, exploratório de natureza qualitativa. Os sujeitos foram 19 profissionais que atuam no NASF. A coleta de dados ocorreu nos meses de junho a agosto de 2016, organizados em categorias temáticas analisados pela Análise de Conteúdo Temática proposta por Minayo, emergindo as categorias: diferentes olhares da Educação Permanente em Saúde para os profissionais do NASF: percepções em pauta; Ações de educação permanente em Saúde realizadas pelos profissionais do NASF: uma articulação teoria e prática; Condicionantes da práxis dos profissionais do NASF na promoção da Educação Permanente em Saúde. Evidencia-se que o NASF é proativo e utiliza ações que rumam os pressupostos definidos pela PNEPS.

13:40
Como se planificam, tratam, analisam e interpretam narrativas, segundo a abordagem compreensiva-qualitativa?

ABSTRACT. Explicitam-se aqui os 4 actos metodológicos do 'modelo analítico-compreensivo processos de requalificação sócio-identitária' - que vimos desenvolvendo, desde 2008, na análise de trajectórias de mudança social ('saída' de condições ditas de pobreza) - de cujos procedimentos se especifica: - ponto 2: fundamentar a co-construção de relatos (1º. acto: raízes teórico-conceptuais-epistemológicas); operacional-lizar princípios, procedimentos e critérios para seleccionar casos exemplares e construir narrativas (2.º acto, passos 1-3); - ponto 3: planificar e co-construir o processo biográfico (2.º acto, Passos 4a-4b; 6 etapas); - ponto 4 (3.º acto), 1.º nível de teorização: escrever a oralidade pelas operações de transcrição-tradução (passo 5; etapas 7.ª-8.ª) e transposição-rearranjo (unidades de análise, modo de operar, níveis discursivos, eixos do relato, regras/tipos de anotações - passos 6-7, etapas 9.ª-12.ª); - ponto 5 (4.º acto), 2.º nível de teorização: interpretação e construção teorizante em emergência (passos 8-9, etapas 13.ª-14.ª, 7 operações); e, enfim, ponto 6: breves conclusões.

14:00
Percepção da qualidade do sono na gravidez

ABSTRACT. Introdução: Alterações do sono são comuns na gestação, ocorrendo quanto à diminuição no tempo ou qualidade do mesmo. Torna-se relevante investigar a qualidade do sono de gestantes visto sua importância neste período e desfechos. Objetivos: caracterizar sujeitos da pesquisa, conhecer a qualidade do sono nos diferentes trimestres e identificar fatores de interferência. Metodologia: estudo qualitativo, exploratório realizado com dez gestantes em Fortaleza/Ceará/Brasil. Resultados e discussão: A média de idade das gestantes foi de 23 anos, já a da IG foi de 21 semanas. No primeiro trimestre nenhuma gestante relatou alteração no sono. No segundo, os achados foram de hipersonia. No terceiro, a queixa relacionava-se à diminuição de tempo e qualidade do sono, por mudanças da própria gestação ou não. Conclusão: A percepção da qualidade do sono variou conforme a IG, ocorrendo ou não por fatores relativos à gestação. O enfermeiro deve orientar mudanças fisiológicas esperadas direcionar a melhor conduta.

14:20
REFLEXÕES SOBRE LEITURAS CRÍTICAS DO JORNALISMO, MEDIAÇÕES E PODER: uma perspectiva latino-americana

ABSTRACT. Este trabalho é parte de reflexões teóricas do Grupo de Pesquisa Rupturas Metodológicas para uma leitura crítica da mídia - UFG - Brasil e propõe um debate sobre o método da Leitura Crítica da mídia aplicado a análise das tensões que envolvem o jornalismo em uma tripla dimensão, ao mesmo tempo complementar e contraditória: tecnologia, meio e instituição. O estudo também contempla uma discussão da relação entre o jornalismo, a cidadania e as questões sociais numa perspectiva latino-americana de pesquisa qualitativa que, ao exigir do pesquisador uma conhecimento macro do processo de produção midiático busca uma compreensão igualmente ampla dos seus limites e efeitos.

14:40
Uma Ponte Para O Futuro: a Tensão Entre a Normatividade e o Mundo Vivido Habermasiano

ABSTRACT. Este artigo aborda uma pesquisa qualitativa, teórica com análise documental e adota uma posição filosófica e sociopolítica a partir de referenciais habermasianos, sobretudo a Teoria do Agir Comunicativo (2012), sobre o projeto publicado pelo Partido do Movimento Democrático Brasileiro (PMDB) de 2015/2016. Uma Ponte para o Futuro, em face de seus apontamentos, apresenta-se como uma hipermetropia diante do presente, um ofuscamento completo do passado e uma visão dupla perante o futuro. Instala-se doravante uma tensão entre o mundo vivido e mundo dos sistemas (Habermas, 2012) com a normatização, sem legitimidade e com legalidade, ao provocar um esgarçamento social e um retrocesso ao sistema educacional no Brasil. Conclui-se que ao trazer as relações dialógicas para o contexto atual, surgem as precárias democracias latino-americanas, com enormes desigualdades sociais e econômicas, com alto nível de corrupção na classe política e empresarial e ao desmantelamento dos estados nacionais, entendidos como estados de bem-estar social.

13:00-15:00 Session 7B: Fundamentação e Paradigmas de Investigação Qualitativa // Marcos Teóricos y Paradigmas de Investigación Cualitativa

Comunicações Paralelas 3 // Comunicaciones Paralelas 3 (15m + 5)

13:00
Percepção da equipe multiprofissional sobre o enfermeiro na Estratégia Saúde da Família

ABSTRACT. A Estratégia Saúde da Família (ESF) é uma das propostas do Ministério da Saúde que visa a reorganização da Atenção Primária. Nessa realidade, a assistência de enfermagem assume papel cada vez mais decisivo. Objetivou-se analisar a percepção da equipe da EFS sobre o papel do enfermeiro nesse contexto. Estudo do tipo descritivo, com abordagem qualitativa, desenvolvido entre fevereiro de 2016 e março de 2017, que teve como técnica de coleta de dados a entrevista semiestruturada com 12 profissionais da saúde. Ocorreu em município do litoral leste do estado do Ceará localizado no Nordeste brasileiro. Os dados foram analisados utilizando-se a análise de conteúdo. Identificou-se que os profissionais da equipe destacaram o enfermeiro como um líder, fundamental para um processo de trabalho efetivo. Os profissionais evidenciaram também que o enfermeiro tem grandes responsabilidades, demonstrando esse profissional como “faz tudo” remetendo a uma sobrecarga de trabalho nesse nível de assistência.

13:20
Redes Sociales transformando la comunicación en las relaciones interpersonales

ABSTRACT. Resumen Introducción: Las relaciones interpersonales se encuentran en constante transformación en la cotidianidad del ser humano, y en esta transformación han incidido las nuevas aplicaciones tecnológicas generando cambios en la comunicación interpersonal. Objetivo: Interpretar como se ha modificado la comunicación en las relaciones interpersonales a partir de la aparición de las redes sociales en trabajadores administrativos de una tienda departamental. Metodología: Cualitativa, fenomenológica interpretativa, la recolección de los datos se obtuvo a través de la entrevista a profundidad, observación y notas de campo. Hallazgos: La comunicación tradicional ha sufrido cambios en los elementos claves de la misma, es poco afectiva, carente de emociones, pobre en el lenguaje etc. Conclusión: El uso del móvil y redes sociales desde una perspectiva utópica permite mantener relaciones interpersonales donde la distancia y el tiempo no lo permiten, sin embargo, esta cualidad afecta las relaciones interpersonales cercanas.

13:40
Prática pedagógica com histórias em quadrinhos: o conteúdo de lutas no combate à violência, à discriminação e o preconceito na escola

ABSTRACT. Este artigo aborda o conteúdo das Lutas nas aulas de Educação Física através das histórias em quadrinhos (HQs). O objetivo geral foi construir e investigar uma prática pedagógica utilizando HQs e o conteúdo lutas em interface com o eixo transversal da violência da discriminação. A pesquisa ocorreu a partir da análise de aulas ministradas no 3º ano do Ensino Fundamental numa escola pública de Catalão/GO. A metodologia usada foi exploratória e descritiva, a partir de intervenções pedagógicas envolvendo práticas de Lutas no contexto de duas narrativas dos super-herois X-Men. Os dados foram coletados através de observação, roda de conversa e registrados em caderno de campo. A analise qualitativa dos dados permitiu concluir que as HQs são significativas no processo de ensino aprendizagem de lutas, sendo um recurso que instiga a imaginação, a curiosidade e a criatividade das crianças, contribuindo para a compreensão das diferenças e o respeito ao outro.

14:00
NARRATIVAS DOS ALUNOS DA ESCOLA BENEFICIENTE DE SURF SOBRE A PREVENÇÃO À EXPOSIÇÃO SOLAR

ABSTRACT. Dentre as estratégias de prevenção, está a redução da exposição solar de adolescentes e crianças, período em que permanece grande parte do tempo ao ar livre. Compreender as narrativas dos alunos da escola beneficente de surf sobre a prevenção à exposição solar. Trata-se de uma pesquisa de campo com abordagem qualitativa realizada na Escola Beneficente de Surf na Comunidade Serviluz em Fortaleza, no período de março e abril de 2017. Foram realizadas 10 entrevistas com alunos do sexo masculino que estavam matriculados no período do estudo, com idade entre 12 a 18 anos. Na perspectiva de extrair significados dos alunos usamos a análise de narrativa. Após a análise das informações, conforme metodologia da pesquisa, destacaram-se dois núcleos de sentido relevantes em relação à narrativa dos alunos da escola de surf sobre à prevenção a exposição solar: Conhecimento e cuidados sobre a prevenção solar e Hábitos de foto proteção e prevenção.

14:20
Os Sentidos das Práticas Integrativas e Complementares na Atenção Primária em Saúde para Gestores dos Serviços

ABSTRACT. Esta pesquisa teve com objetivo analisar o sentido da disponibilização de Práticas Integrativas e Complementares na Atenção Primária em Saúde atribuídos pelos gestores dos Serviços da Região Metropolitana de Goiânia. Trata-se de um estudo de natureza qualitativa, realizado no período compreendido entre agosto e dezembro de 2017, com 13 coordenadores de Unidades Básicas de Saúde, mediante utilização de entrevistas semiestruturadas que foram gravadas, transcritas e analisadas com a técnicas de análise de conteúdo temática. Os respondentes demonstraram insegurança na conceituação e denominação, embora compreendessem o contexto inserido dessas práticas. É imprescindível o preparo de gestores no quesito liderança e discernimento de forma a ampliar os espaços de reflexão e formação sobre a pluralidade de racionalidades.

14:40
A Epistemologia Qualitativa de González Rey e o Estudo da Subjetividade: Novos Campos Epistemológicos na Pesquisa Qualitativa

ABSTRACT. Neste estudo apresentamos uma reflexão crítica sobre a ausência da dimensão epistemológica nas pesquisas qualitativas em Psicologia e o impacto do que caracterizou a trajetória do fazer científico desde a filosofia positivista até a sua chegada e permanência nas ciências humanas, tendo em conta a sua apropriação pela Psicologia. Após discorrer acerca de alguns aspectos dessa trajetória, apresentamos a Epistemologia Qualitativa proposta por González Rey, mostrando desde o cenário de seu nascimento até as suas implicações epistemológicas e metodológicas desenhados para o estudo da subjetividade produzida nas condições do contexto cultural-histórico. Na sequência são apresentados os seus três princípios, com os quais concomitantemente se discute os avanços dessa proposta para o resgate epistemológico na pesquisa qualitativa em Psicologia. Por fim, é mostrado o valor heurístico da referida Epistemologia para a produção do conhecimento de fenômenos complexos no âmbito da pesquisa em Psicologia.

13:00-15:00 Session 7C: Sistematização de estudos com Abordagens Qualitativas // Sistematización de estudios con abordaje cualitativo

Comunicações Paralelas 3 // Comunicaciones Paralelas 3 (15m + 5)

13:00
Revisión sistemática sobre el impacto de los programas de formación en el docente universitario

ABSTRACT. El impacto de los programas de formación en el docente universitario constituyen un tema de gran interés en los últimos años con el propósito de asegurar y/o mejorar la calidad de la enseñanza universitaria. Esta revisión sistemática tiene como objetivo precisar los conceptos claves, las temáticas específicas, así como la metodología y muestra que utilizan quince estudios empíricos seleccionados de la base de datos Scopus entre los años 2000 y 2016. Los resultados evidencian que los conceptos claves más utilizados son “professional development” y “higher education” así como “pedagogical training” y “approaches to teaching”. Las temáticas más específicas que abordan los estudios se refieren principalmente a los cambios que se dan en los enfoques de enseñanza-aprendizaje y en el crecimiento y desarrollo profesional docente. A nivel metodológico, la tendencia es hacer estudios cualitativos y mixtos con uso preferencial de cuestionarios y entrevistas.

13:20
Roles y funciones en la Investigación Formativa. Percepciones de docentes y rectores de Instituciones Educativas de nivel medio.

ABSTRACT. La propuesta presenta percepciones de docentes de ocho instituciones educativas de nivel medio de la ciudad de Popayán respecto al papel de la investigación formativa. Se asume la revisión bibliográfica de políticas públicas y el análisis de un corpus documental compuesto por 24 entrevistas semiestructuradas (18 docentes y 6 rectores), contrastando el contenido de las políticas para el desarrollo de la investigación, con la conformación de los roles de las instituciones educativas en cuanto a la construcción de currículos enfocados en la investigación formativa. Empleando el software especializado Atlas.Ti, se realiza un análisis detallado, orientado a la codificación de la información para la creación de códigos y agrupación de categorías; estableciendo los roles y funciones que los docentes desempeñan en el proceso de investigación formativa. Finalmente, se reflexiona acerca de la importancia que tiene la investigación para el proyecto de vida de los docentes que desempeñan cada rol.

13:40
Compreensão sobre o Núcleo de Desenvolvimento Docente na graduação em saúde

ABSTRACT. Esta pesquisa caracterizou a compreensão dos docentes e gestores sobre o Núcleo de Desenvolvimento Docente. Método: pesquisa exploratória, transversal e de campo. Participaram 163 profissionais; os dados foram obtidos por meio de uma pergunta aberta: qual sua compreensão sobre o Núcleo de Desenvolvimento Docente? Os dados foram interpretados por meio da Técnica da Análise de Conteúdo, modalidade temática. Resultados: A análise revelou sete categorias temáticas, sendo quatro dos docentes: 1. Desenvolvimento profissional 2. Reflexão e aprimoramento da prática, 3. Temor, 4. Divergência sobre a compreensão do método de aprendizagem ativa. Dos gestores três: 1. Fundamentação teórica para prática docente 2. Valorização e capacitação docente, 3. Ferramenta de gestão. Conclusões: observa-se a necessidade de avanços ousados para promover o desenvolvimento, no qual os docentes se reconheçam e compartilhem interesses de aprendizagem para a criação de práticas educacionais inovadoras de acordo com o preconizado nas Diretrizes Curriculares Nacionais e no planejamento institucional.

14:00
Pesquisando em setting de saúde: análise ético-política da média complexidade do SUS na Mesorregião Oeste, Santa Catarina, Brasil

ABSTRACT. O artigo analisa as determinações históricas do desenvolvimento real das ações e serviços de média complexidade do Sistema Único de Saúde, em municípios da Mesorregião Oeste, Santa Catarina, Brasil. Pesquisa qualitativa, do tipo exploratório-descritiva, forjada na dinâmica do trabalho de campo de uma pesquisa estadual sobre o Programa Mais Médicos. A análise da categoria Continuamos lambaris dispersos, sonhando em ser baiacu, sob ameaça de tubarão: o retrato da diferenciação social, conduzida pelo método ético-político, identificou seis determinações que foram discutidas a partir do diálogo da historicidade do objeto e da interrogação de suas inclinações contraditórias. A análise sinalizou que a diferenciação social, imposta pela desigualdade de condições entre os municípios para garantir a média complexidade do SUS, reflete uma face ambígua e conflitiva do federalismo brasileiro. Pesquisas futuras são oportunas.

14:20
Efecto de las emociones en los resultados políticos del Plebiscito por la Paz en Colombia.
SPEAKER: Vanesa Muñoz

ABSTRACT. . En octubre de 2016 se realizó en Colombia el denominado plebiscito por la paz, en el cual el Gobierno Nacional, convocó a la ciudadanía a decidir su acuerdo o desacuerdo, con el documento producto de las negociaciones con las Fuerzas Armadas Revolucionarias de Colombia (FARC-EP), en el cual se definían los parámetros de implementación de los puntos discutidos en la Habana, Cuba. Contra todo pronóstico electoral, los resultados del plebiscito por la paz fueron negativos. El bombardeo de publicidad, por parte de los promotores del Sí y el No es innegable, en este artículo se muestra el análisis del efecto emocional de la publicidad generada por ambos promotores, sobre los electores, y cómo estas emociones afectan la toma de decisiones de la población, según lo que indica la teoría. El trabajo se basó metodológicamente en un análisis producto de la netnografía, teniendo como corpus documental páginas y grupos de Facebook de promotores de las campañas.

14:40
A parentalidade entre pais e seus filhos com Síndrome de Down: uma perspectiva dos pais
SPEAKER: Maria Tonello

ABSTRACT. Este trabalho objetivou conhecer e analisar aspectos referentes a parentalidade de pais de crianças com Síndrome de Down (SD). Realizou-se uma entrevista semi-estruturada com 14 pais (13 mães e 1 pai) de crianças com SD que recebiam atendimento em uma instituição de atendimento especializada a pessoas com deficiência. Verificou-se no relatado dos participantes a grande influência e importância da rede de apoio para os pais, como suporte para que os estes se sintam capazes de cuidar de seus filhos. Deve-se pensar na promoção de ações e estratégias para que medos, ansiedade, angústia (das criança, pais, familiares e pessoas envolvidas) possam ser amenizados. Faz-se necessário a realização de trabalhos mais efetivos que propiciem condições para poder olhar para essa questão da formação da parentalidade e dos vínculos construídos entre pais e seus filhos que tenham alguma deficiência, bem como tragam inúmeras reflexões a partir desse contexto.

13:00-15:00 Session 7D: Sistematização de estudos com Abordagens Qualitativas // Sistematización de estudios con abordaje cualitativo

Comunicações Paralelas 3 // Comunicaciones Paralelas 3 (15m + 5)

13:00
Uso do portfólio na avaliação para aprendizagem na disciplina de Didática do Ensino Superior

ABSTRACT. O objetivo desse estudo foi avaliar a praticabilidade do uso do portfólio na avaliação para aprendizagem em um curso de mestrado, por meio da análise do discurso de seus estudantes. Duas categorias finais emergiram: a descrição e significância dos momentos temáticos e a postura crítico-reflexiva como aliada da possibilidade de aplicação prática da aprendizagem. O portfólio aplicado à Biotecnologia da UFC-Sobral se mostrou um instrumento avaliativo útil a estudantes da disciplina de Didática do Ensino Superior. Este método facilitou o processo de ensino-aprendizagem, estimulou a criatividade e a reflexão e relacionou o conteúdo teórico com as atividades práticas, exibindo perspectiva de aplicação em outros cenários educacionais em atividades didáticas em stricto sensu.

13:20
Cantores Líricos: Vozes da Experiência com a Ansiedade de Performance

ABSTRACT. Resumo. O presente artigo analisa os resultados parciais de um estudo qualitativo alargado que pretendeu explorar a experiência subjetiva da prática de ser cantor lírico, em várias vertentes. Os resultados aqui expostos são centrados na produção dos discursos referentes a duas questões sobre a experiência da ansiedade de performance musical, e nas eventuais estratégias usadas para a ultrapassar. Resultam da administração de um questionário socioprofissional e de uma entrevista semiestruturada a um grupo de 8 cantores líricos com mais de 6 anos de prática, selecionados pelo método bola de neve. O procedimento para aceder aos significados emergentes dos seus discursos foi a Grounded Theory, seguindo as rotinas de seleção de unidades de análise, criação de memorandos, e categorização em dois níveis (descritivo e conceptual). Os resultados manifestam um convívio constante com a ansiedade, o reconhecimento do seu impacto lesivo da performance, mas também a existência de estratégias para o controle da ansiedade.

13:40
O Envelhecimento no cenário da Estratégia Saúde da Família: análise temática dos Gestores e Profissionais

ABSTRACT. Diante do progressivo envelhecimento populacional brasileiro é necessário compreender que a percepção a qual os profissionais da saúde possuem sobre o envelhecimento pode influenciar no cuidado, interferindo na implantação e implementação da Politica Nacional do Idoso. Realizou-se estudo qualitativo em determinado município brasileiro para analisar a percepção que os gestores e profissionais da Atenção Básica, possuem acerca do envelhecimento. Através da análise temática identificou-se que o envelhecimento está relacionado com aspectos biológico, ambiental, cronológico, legal e financeiro, assim como com autonomia/independência no desgaste natural do corpo humano e conhecimento do perfil demográfico da população idosa do município. Acredita-se que o atual estudo possa instigar os profissionais da saúde a refletirem sobre sua prática a partir da sua compreensão sobre o envelhecimento em todas suas nuanças. Assim, espera-se o fortalecimento das práticas pautadas na clínica ampliada favorecendo o desenvolvimento do processo do envelhecimento ativo no município e em nosso país.

14:00
Avaliação do conhecimento na prática profissional

ABSTRACT. Introdução: esta pesquisa analisou o desenvolvimento das atividades educacionais do cenário real de ensino-aprendizagem, no que se refere à sua pertinência para a formação de médicos e enfermeiros e a adequação dos conhecimentos. Objetivo: explorar a representação social dos estudantes sobre a compreensão da proposta da unidade educacional quanto ao seu conhecimento e pertinência nesse momento da formação. Metodologia: pesquisa descritiva, exploratória, ex-post-facto e fundamentada na Teoria das Representações Sociais. Participaram 60 estudantes numa amostra intencional, que preencheram e qualificaram o Formato cinco de avaliação. A interpretação dos dados foi realizada pela Técnica de Análise de Conteúdo, modalidade temática. Resultados: a análise apresentou quatro temas: Propicia formação articulada à realidade; Faltam planejamento e comunicação clara; Conhecimentos adequados e integrados e Distanciamento das famílias na Unidade de Prática Profissional. Conclusões: Os estudantes consideram pertinente a proposta educacional e sugerem melhorias no planejamento e clareza na comunicação.

14:20
O ADOLESCENTE COM CARDIOPATIA: repercussões na vida e no cotidiano

ABSTRACT. O presente estudo teve por objetivo conhecer as repercussões que uma condição crônica como a cardiopatia acarreta para a vida e cotidiano de adolescentes hospitalizados. Trata-se de uma pesquisa descritivo com abordagem qualitativa, realizado na unidade de internação pediátrica de um hospital em Fortaleza/CE, participaram 18 pais/responsáveis acompanhantes. A coleta ocorreu no período de junho a setembro com entrevistas semiestruturadas. Os dados foram submetidos à análise temática. Observou-se a partir das expressões dos pais que são muitas as implicações causadas pela cardiopatia na infância e adolescência, limitando a realização de suas atividades tanto pelas complicações da doença, como por restrições estabelecidas pela própria família. Os resultados do presente estudo mostraram a partir dos relatos como o processo de adoecimento e as frequentes internações repercutem significativamente na vida de crianças e adolescentes portadores de cardiopatias.

14:40
Pesquisa participativa no protagonismo comunitário para abordar questões de saúde: um olhar sobre o diagnóstico participativo

ABSTRACT. As possibilidades de realização de pesquisa participativa são muitas e favorecem o entendimento de várias questões socais, o que inclui as condições de saúde. Nesse contexto, a compreensão do processo saúde-doença é favorecida. O objetivo deste trabalho consiste em estabelecer uma discussão teórico-reflexiva acerca das pesquisas participativas, com enfoque na estratégia do diagnóstico participativo (DP), para ampliar o protagonismo de uma comunidade socialmente vulnerável do estado do Ceará, Brasil, nas discussões sobre as condições de saúde. Para isso, realizaram-se entrevista semiestruturada, caminhada transversal, mapeamento participativo e oficinas comunitárias. A aplicação do DP propiciou resultados que foram além das expectativas iniciais. Trinta e uma pessoas da comunidade, atuantes em diferentes segmentos, estiveram engajadas nas discussões sobre os problemas que afetam sua saúde e propuseram soluções. Os participantes associaram a importância da participação no estudo ao fortalecimento comunitário, na luta por saúde e qualidade de vida.

13:00-15:00 Session 7E: Sistematização de estudos com Abordagens Qualitativas // Sistematización de estudios con abordaje cualitativo

Comunicações Paralelas 3 // Comunicaciones Paralelas 3 (15m + 5)

13:00
OS POVOS ORIGINÁRIOS E A SAÚDE: Revisão integrativa da busca por saúde das populações originárias no Brasil

ABSTRACT. Buscando visualizar o estado da pesquisa sobre os itinerários terapêuticos dos povos originários brasileiros, foi realizada revisão integrativa da literatura em artigos nas bases de dados Scielo e BVS interagindo a palavra-chave “indígenas” ora com “itinerários terapêuticos” ora com “acesso aos serviços de saúde” em português, inglês e espanhol. Foram analisadas oito publicações a partir de variáveis e do Método de Análise de Conteúdo. O uso de metodologia qualitativa e entrevistas foram os principais meios de estudo. Os achados foram discutidos entre os três subsistemas de saúde descritos por Kleinman e uma categoria com Situações de Interação entre esses Campos. Esse panorama permite observar situações vividas na construção dos itinerários terapêuticos indígenas e propõe a busca de novos estudos com enfoque nas visões e necessidades dos próprios indígenas e como esses povos transformam os recursos disponíveis e criam um cenário plurimédico onde acessam o cuidado à saúde.

13:20
Rede de atenção intersetorial para enfrentamento das iniquidades nos territórios

ABSTRACT. Objetivo: analisar a implantação de Redes de Atenção Intersetorial entre a saúde e assistência social, voltadas ao enfrentamento das iniquidades sociais em territórios vulneráveis. Método: Trata-se de estudo exploratório transversal. Os instrumentos de coleta de dados foram grupos focais com profissionais da saúde e assistência social e entrevistas semiestruturadas com gestores, e dados secundários para análise sociodemográfica do Índice Paulista de Vulnerabilidade Social (IPVS) e dos dados censitários do censo demográfico de 2010. O local da pesquisa foi composto pelos Serviços de Atenção Primária à Saúde e assistência social da região norte do Município de Ribeirão Preto-SP, Brasil. Resultados: O Distrito Norte possui vulnerabilidade social extrema. Ações intersetoriais voltadas ao enfrentamento das iniquidades sociais são raras na saúde devido a organização predominante clínica da atenção primária e na assistência social devido a reduzidos recursos materiais e humanos. Dificuldades institucionais relacionadas a falta de capacitação para a intersetorialidade foram relatadas.

13:40
FARMACOLOGIA E ENFERMAGEM: UMA EXPERIÊNCIA ENVOLVENDO A APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA

ABSTRACT. O enfermeiro possui um papel importante na administração segura dos medicamentos durante a assistência ao paciente. O objetivo deste estudo foi identificar as necessidades de aprendizagem dos estudantes de enfermagem em relação aos conteúdos de farmacologia, para em seguida desenvolver uma atividade didática relacionada a estas necessidades. Outro objetivo deste estudo foi analisar a percepção dos estudantes sobre esta atividade didática. Trata-se de estudo exploratório e qualitativo, com coleta de dados por meio de grupo focal e por uma avaliação da atividade didática com questionário. Foram identificadas três temáticas: O papel dos profissionais de saúde na terapêutica medicamentosa; (Des)articulação entre teoria e prática e Farmacologia na Enfermagem: um mito construído e a desmistificação com a aprendizagem significativa. No ensino tradicional existe pouca articulação teoria/prática, porém, diversas metodologias ativas de ensino/aprendizagem podem melhorar este processo. Torna-se imprescindível a realização de investimentos pedagógicos para uma melhor abordagem de Farmacologia na Enfermagem.

14:00
Uso de sacarose como intervenção para a prevenção e/ou redução da dor em recém-nascidos: revisão integrativa

ABSTRACT. Analisar as produções científicas sobre a utilização da sacarose como manejo não farmacológico junto ao recém-nascido em Unidade de Terapia Intensiva Neonatal. Método: Revisão Integrativa, que teve como questão: “Qual a eficácia da sacarose no alivio da dor junto ao recém-nascido na Unidade de Terapia Intensiva neonatal?”. A busca de artigos em português, inglês e espanhol foi realizada nas bases Pubmed-MEDLINE, Scielo, Cochrane e Lilacs. Os dados foram condensados em tabelas e discutidos à luz da literatura baseado no PRISMA. Resultados: Quanto à utilização da sacarose para o alívio da dor, um estudo relatou que a sacarose isoladamente em procedimentos dolorosos com a dosagem de 30% não demonstravam alívio e 13 relataram que a sacarose associada a outros métodos não farmacológicos são favoráveis ao alívio da dor. Conclusões: Concluiu-se que a sacarose tem eficácia para a promoção do alívio da dor e minimizar alterações fisiológicas e comportamentais de recém-nascidos.

14:20
A internacionalização no contexto da Educação Superior

ABSTRACT. Estudo de casos múltiplos de natureza qualitativa. Utiliza como técnica de pesquisa a análise de conteúdo. Se situa no campo da Multimédia e Educação e Ciência da Informação. Objetiva avaliar as ações implementadas pelos coordenadores brasileiros e portugueses para a internacionalização e visibilidade do trabalho acadêmico e científico desenvolvido pelos Programas de Pós-Graduação das áreas de Ciências da Informação e Documentação. Foram realizadas entrevistas com os coordenadores dos referidos Programas selecionados como lócus para este estudo, localizados no Brasil e em Portugal. Os resultados demonstram que os inquiridos possuem ações de internacionalização através de convênios, acordos e cooperações com docentes/investigadores de universidades estrangeiras, visando a qualificação profissional, o desenvolvimento de escrita colaborativa para publicações de trabalhos preferencialmente em língua inglesa em revistas indexadas, o desenvolvimento de projetos de pesquisas, participação em eventos internacionais, e avaliação de periódicos internacionais. Conclui-se que esses inquiridos reconhecem o potencial da internacionalização como requisito à ampliação do prestígio e reconhecimento dessas comunidades científicas.

14:40
Experiência do adoecer em afastamentos ao trabalho como narrativa de (des) construção da saúde mental na função pública

ABSTRACT. Este artigo de natureza qualitativa de estudo propõe explorar a manutenção do processo de adoecimento derivadas de Incapacidade Temporária ao Trabalho inscrita em dois momentos de percurso com os participantes trabalhadores em situação de longos períodos de ausência afastamento ao trabalho (>120 dias) no Brasil e em Portugal. A fonte de informação é constituída por 18 participantes na construção do método da entrevista de reconstituição biográfica cujo conteúdo foi submetido a análise temática e recurso à aplicação informática Nvivo11. A precariedade do trabalho, conflito interpessoal, pressões por produtividade levam às questões centrais de investigação quanto ao desenvolvimento de adoecimento antes e após a concessão do afastamento; narrativas da trajetória profissional enquanto processo de envelhecimento no gerenciamento da saúde e indícios de implicação institucional na saúde mental. Concluímos que a incidência de afastamentos oculta incertezas laborais, paradoxo do doente como paciente enrustido em comandos de dificuldades contínuas e renormatizações do esperado.

13:00-15:00 Session 7F: Sistematização de estudos com Abordagens Qualitativas // Sistematización de estudios con abordaje cualitativo

Comunicações Paralelas 3 // Comunicaciones Paralelas 3 (15m + 5)

13:00
Imaginário Sobre Maternidade / Paternidade: Investigação por Meio de Mediadores Dialógicos

ABSTRACT. A presente pesquisa teve por objetivo explicitar as concepções imaginativas em torno das quais se organizou o imaginário de estudantes universitários de uma universidade do interior do estado de São Paulo, Brasil, a respeito dos fenômenos da maternidade e da paternidade. Para a coleta de dados foram utilizados dois procedimentos dialógicos: a Narrativa da História de Vida e o Procedimento de Desenho-Estória com Tema. Houve um total de doze participantes. A coleta se deu de maneira individualizada, no contexto de consulta terapêutica, entre um e dois encontros. Dentre os achados da pesquisa, obtivemos a emergência de concepções em torno da função paterna como passiva; afetivamente distante; ausente; negligente e como impositor de proibições. Em relação à função materna, as concepções em torno das quais se encontrava vinculada giravam em torno da noção de cuidado e a função proibitiva e impositora de limites.

13:20
Concepções imaginativas de saúde psicológica em médicas: estudo de caso

ABSTRACT. Entendendo a importância da promoção de saúde para médicos, este estudo objetivou identificar e discutir as concepções imaginativas de saúde psicológica de duas médicas e uma estudante de medicina; e utilizar a consulta terapêutica como instrumento adequado á pesquisa qualitativa na modalidade de pesquisa-intervenção. Optou-se pela consulta terapêutica devido às suas características particulares, que permitem ao mesmo tempo coletar dados importantes para uma investigação, e fazer intervenção em conteúdos que causem sofrimento psíquico ao participante. A Consulta Terapêutica individual foi mediada pelos recursos dialógicos Narrativa de História de Vida e o Procedimento Desenhos-Estória com Tema. As participantes foram recrutadas entre pessoas voluntárias em uma amostra de conveniência, sendo solicitada junto à comunidade dos profissionais e graduandos de duas cidade do interior paulista. A presente pesquisa, um estudo de casos, investigou duas médicas, e uma estudante de graduação de medicina. Os elementos identificados como necessários para experiência de saúde psicológica, na concepção destas participantes, foram: relacionar-se com outros (sendo este outro de relação familiar ou amorosa); estar em contato com a natureza; realizar experiências lúdicas; ser possível fazer escolhas que permitam ao ser sentir-se real. A estratégia metodológica adotada permitiu que as participantes falassem em primeira pessoa sobre o que é saúde psicológica para cada uma delas, e estas falas representaram perspectivas de um coletivo.

13:40
Concepções imaginativas de saúde psicológica em mulheres negras: Estudo de casos com consultas terapêuticas.

ABSTRACT. No período que a população negra foi escravizada e no pós-abolição, a mulher negra ocupou espaço singular marcado por submissão, racismo e invisibilidade, fatores que perduram atualmente sob forma de desigualdades sociais, raciais e de gênero podendo acarretar prejuízo e sofrimento psíquico. Neste estudo procura-se compreender concepções imaginativas de saúde psicológica, considerando que na literatura atual não há trabalhos que interseccionem saúde psicológica, compreendida por Winnicott, e mulheres negras brasileiras. Realizamos Consultas Terapêuticas constituídas por mediadores dialógicos com mulheres autodeclaradas negras, residentes em bairros periféricos, com idade entre 18 e 29 anos. Os dados foram analisados à luz da Teoria dos Campos, Psicologia da Conduta e teoria psicanalítica winnicottiana. As concepções caracterizam saúde psicológica como a capacidade, liberdade e possibilidade de se expressar genuinamente em uma relação dialógica onde o sujeito seja compreendido em sua singularidade e coletividade. O ambiente necessita facilitar esta expressão, não contendo racismo e outras opressões.

14:00
Grupo focal: uma contribuição à área de Gestão de Pessoas e Relações de Trabalho

ABSTRACT. O presente artigo trata sobre grupo focal, uma técnica de coleta de dados recorrente e especialmente fértil para a área de Gestão de Pessoas e Relações do Trabalho. Origina-se em um estudo ainda em desenvolvimento cujo tema remete ao trabalho de músico autoral da cena independente da cidade de Porto Alegre/Brasil. O artigo contempla a organização, realização, discussão e análise da técnica do grupo focal, considerando a perspectiva das pesquisadoras sobre a condução do grupo focal, e a dos músicos sobre sua participação e possíveis desdobramentos dessa participação para o trabalho de músicos autorais; e também a experiência e as interações ocorridas entre pesquisadoras e participantes. Observou-se que a técnica propicia acesso a informações relevantes e, não raro, consideradas de difícil acesso, algo caro à área de Gestão de Pessoas e Relações de Trabalho; e aponta um movimento contrahegêmonico ao individualismo que se ressalta na atual realidade do trabalho.

14:20
Integralidade da Fisioterapia na Atenção Primária à Saúde: uma revisão integrativa

ABSTRACT. Objetivo: esta pesquisa caracterizou a compreensão e a prática do cuidado na perspectiva da integralidade desenvolvido pelo fisioterapeuta na Atenção Primária à Saúde. Método: revisão integrativa da literatura realizada nas bases de dados Scientific Eletronic Library Online (SciELO) e Literatura Latinoamericana em Ciências da Saúde (LILACS), por meio das seguintes palavras-chave: integralidade em Saúde, Atenção Primária à Saúde (APS)e fisioterapia e suas conexões fisioterapia e Atenção Primária à Saúde/Atenção Básica, integralidade e Atenção Primária à Saúde/Atenção Básica e integralidade e fisioterapia. Foi realizada em janeiro e fevereiro de 2018. Critérios de inclusão: disponíveis na íntegra em português, publicados em 2016 e 2017 e que respondessem a pergunta de pesquisa. Resultados: Quatro artigos selecionados: formação na APS, comunicação, especialidades na atuação e papel do fisioterapeuta na APS. Conclusões: Escassez literária, necessária melhoria das práticas da comunicação para sua efetividade, para além das especialidades, tendo em vista o cuidado na perspectiva da integralidade.

14:40
A persistência do modelo tecnocrático na atenção obstétrica e o desejo de mudança para o modelo de cuidado humanizado

ABSTRACT. Introdução: No Brasil, o modelo de atenção obstétrica predominante ainda é o modelo tecnocrático. Entretanto, almeja-se o modelo de cuidado humanizado. Objetivo: Destacar a persistência do modelo tecnocrático na atenção obstétrica e o desejo de mudança para o modelo de cuidado humanizado. Método: abordagem qualitativa, baseado na Grounded Theory, conduzido por amostragem teórica. Realizado em duas maternidades do sul do Brasil. Aplicadas 29 entrevistas em profundidade com profissionais de saúde, enfermeiros, médicos e gestores. Coleta e análise dos dados realizadas concomitantemente. A análise dos dados foi realizada através da codificação aberta, axial e integração. Resultados: A partir dos resultados analisados, foram elaboradas duas categorias: Ainda prevalece o modelo tecnocrático nas maternidades e Almejando um novo modelo de cuidado obstétrico e neonatal. Conclusão: Ainda prevalece nas maternidades o modelo de atenção tecnocrático e a assistência centrada nos médicos. Prioriza-se a formação da residência médica em obstetrícia. Ainda são realizadas intervenções desnecessárias.

13:00-15:00 Session 7G: Investigação Qualitativa e Métodos Mistos // Investigación Cualitativa y Métodos Mixtos

Comunicações Paralelas 3 // Comunicaciones Paralelas 3 (15m + 5)

13:00
A intregalidade do cuidado na perspectiva das Equipes de Saúde da Família, interior paulista
SPEAKER: Aline Souza

ABSTRACT. Identificamos a complexidade da efetivação do cuidado na perspectiva da integralidade quando experienciamos, enquanto residente do Programa de Residência Integrada Multiprofissional em Saúde Coletiva da Faculdade de Medicina de NN [eliminado para efeitos de revisão por pares] (NN). Assim, Este estudo teve como objetivo analisar a concepção dos trabalhadores das Equipes de Saúde da Família (eqSF) de um município do interior paulista acerca da integralidade, captando as bases conceituais e práticas que direcionam o trabalho dessas equipes para a construção deste princípio na saúde. Os trabalhadores de quatro Unidades de Saúde da Família foram os participantes. Utilizamos um roteiro semiestruturado para a coleta de dados por meio de grupo focal. A análise de dados foi realizada por meio da análise de conteúdo, modalidade temática. Apresentaremos duas temáticas, a saber, a integralidade do cuidado tecida pelas eqSF e a ineficácia da gestão municipal em operar na direção da integralidade do cuidado.

13:20
Educação Permanente em Saúde: concepções de cirurgiões-dentistas e gestores

ABSTRACT. A Educação Permanente em Saúde (EPS) objetiva implementar projetos de mudança na formação que atendam às necessidades da população e dos princípios do Sistema Único de Saúde (SUS). Esta pesquisa objetivou identificar as concepções dos gestores e cirurgiões-dentistas da Estratégia Saúde da Família (ESF) sobre EPS. A coleta se deu por entrevista com cirurgiões-dentistas da ESF e com profissionais representantes da gestão das ações de EPS. A análise ocorreu por meio do Discurso do Sujeito Coletivo (DSC) com a elaboração de discursos que representem o olhar dos cirurgiões-dentistas e da gestão. O DSC mais prevalente sobre a concepção de EPS para cirurgiões-dentistas mostrou conceitos que se aproximam da Educação Continuada, diferente da concepção dos gestores. A gestão do trabalho e da educação na saúde com ênfase na valorização profissional e fortalecimento dos vínculos constitui-se determinante para um entendimento e aderência a EPS.

13:40
Oportunidades de Investimento e Possibilidades de Políticas Públicas para o Desenvolvimento do Setor de Construção Civil no Estado do Ceará

ABSTRACT. O artigo tem como objetivo identificar oportunidades de investimento e possibilidades de políticas públicas capazes de estimular o desenvolvimento do setor de Construção Civil no Estado brasileiro do Ceará. Para isso, foram identificados os fatores determinantes da vantagem competitiva regional do setor, tendo como base o modelo do diamante da vantagem nacional de Porter. A pesquisa é qualitativa, utilizando-se de grupo focal para a coleta de dados e a análise de conteúdo para o tratamento dos dados. Os resultados indicam oportunidades de investimento em novas tecnologias construtivas capazes de melhorar a produtividade do setor. Quanto às políticas públicas, identificou-se a necessidade de ações governamentais na redução da burocracia de procedimentos administrativos, na promoção de capacitação da mão de obra e de prestadores de serviços, no incentivo ao desenvolvimento de inovações para o setor e na promoção da articulação setorial.

14:00
A IMPLEMENTAÇÃO DE PROGRAMAS DE REORIENTAÇÃO DA FORMAÇÃO EM SAÚDE EM UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR NO BRASIL

ABSTRACT. A formação em saúde no Brasil é norteada pelas Diretrizes Curriculares Nacionais e amparada pelos programas de reorientação da formação. Este trabalho objetivou identificar os limites e possibilidades no processo de implementação dos programas Pró-Saúde e PET-Saúde em uma Instituição de Ensino Superior (IES) do Brasil. Foi realizado uma pesquisa social exploratória estratégica de abordagem qualitativa. Participaram deste estudo os cursos de Enfermagem, Farmácia, Medicina, Nutrição e Odontologia e, suas respectivas coordenadoras de curso de uma IES pública da região Centro-Oeste do Brasil. Aplicaram-se entrevistas semiestruturadas, que foram submetidas à análise de conteúdo na modalidade temática. A partir da análise surgiram duas categorias: os limites e as possibilidades e, subcategorias no processo de implementação de programas de reorientação da formação em saúde, foi possível delinear aspectos relevantes do processo de reforma curricular almejado e para a formação em saúde, com vistas a atender o sistema de saúde vigente.

14:20
Projeto Mapa do Bem: cartografia social e georreferenciamento de oito bairros de Vitória para construção de um Guia Digital Gastronômico e Cultural

ABSTRACT. O Mapa do Bem corresponde a um projeto de cartografia social e georreferenciamento de oito bairros no município de Vitória – ES, para a construção de um Guia Digital Gastronômico e Cultural. O Guia, apresentado em forma de aplicativo digital, objetiva contribuir com o avanço no processo de desenvolvimento local. O mapeamento dos pontos associou a investigação qualitativa a um conjunto de técnicas quantitativas para a produção de dados, a saber, técnicas de cartografia social e georreferenciamento para a identificação e registro das referências de acesso e consumo local. Os caminhos metodológicos aqui apresentados possibilitaram não apenas a construção do Guia, mas também a identificação e reconhecimento de importantes elementos de sua cultura.

14:40
A Atenção ao usuário de álcool e outras drogas sob o olhar dos gestores de saúde

ABSTRACT. Analisar os discursos dos gestores municipais de saúde em relação à atenção aos usuários de álcool e drogas, bem como a organização e articulação desses serviços ofertados com Estratégia Saúde da Família. Estudo transversal de natureza qualiquantitativa com os gestores municipais de saúde responsáveis pelos serviços de atenção ao usuário de álcool e outras drogas de Teresina, Piauí. As respostas foram analisadas através do discurso do sujeito coletivo. Os gestores apontaram a precariedade da estruturação, as dificuldades de organização e articulação dos serviços, bem como a falta de capacitação dos profissionais de saúde para atuar com a demanda de dependentes químicos. Para os gestores pesquisados é possível a operacionalização de atenção integral aos usuários de álcool e outras drogas, mediante superação dos obstáculos assinalados.

13:00-15:00 Session 7H: Investigação Qualitativa e Métodos Mistos // Investigación Cualitativa y Métodos Mixtos

Comunicações Paralelas 3 // Comunicaciones Paralelas 3 (15m + 5)

13:00
As condições de vida no território de uma Unidade de Saúde da Família (USF) na perspectiva dos informantes chave

ABSTRACT. Esta investigação está relacionada ao desenvolvimento da Unidade de Prática Profissional da Faculdade de Medicina de NN [eliminado para efeitos de revisão por pares] (NN) e faz parte da pesquisa “Diagnóstico Coletivo do Distrito sob os cuidados da NN”. O estudo teve por objetivo analisar o acesso a equipamentos sociais, meios de transporte e comunicação e a programas de proteção ambiental do território de uma USF (Unidade de Saúde da Família). Os informantes chave foram os participantes. Utilizamos um roteiro semiestruturado para a coleta de dados por meio de entrevistas. A análise de dados foi realizada por meio da análise de conteúdo, modalidade temática. Definimos três temáticas para apresentar os resultados, a saber, acesso a equipamentos sociais e a programas de proteção ambiental, as condições da infraestrutura urbana e acesso aos meios de transporte e de comunicação.

13:20
CONCEPÇÕES E PRÁTICAS DE EDUCAÇÃO EM SAÚDE NA ESTRATÉGIA SAÚDE DA FAMÍLIA

ABSTRACT. Este estudo objetivou compreender as práticas educativas realizadas pela Estratégia Saúde da Família a partir das concepções dos profissionais de saúde nela inseridos. Tratou-se de um estudo com abordagem qualitativa, que utilizou as técnicas de coleta de dados de entrevista semi-estruturada com profissionais da rede básica de saúde de Palmas-TO e a observação sistemática não-participante de atividades educativas realizadas pelas equipes envolvidas. A categorização analítica pautou-se nas características das ações educativas concebidas e realizadas pelas equipes de saúde da família. Houve a predominância do modelo hegemônico da educação em saúde, caracterizado historicamente pelo cartesianismo e pelo modelo biomédico, por outro lado, surgiu indícios na consolidação dos princípios e diretrizes do Sistema Único de Saúde. Portanto, a educação em saúde, a partir de um viés crítico-reflexivo, deve ser tratada como um importante mecanismo para a efetivação do Sistema Único de Saúde.

13:40
Práticas maternas de cuidado domiciliar à criança com diarreia e pneumonia

ABSTRACT. Objetivou-se conhecer as práticas de cuidado materno/familiar diante dos sinais e sintomas da doença no domicílio. Trata-se de estudo com abordagem qualitativa, adotando como referencial teórico-metodológico a hermenêutica de Paul Ricoeur, realizado na creche do Projeto Nascente em Fortaleza, Ceará, Brasil. Participaram seis familiares de crianças. Para coleta optamos pelo grupo focal. Após análise do corpus emergiram os núcleos: A percepção materna/familiar dos sinais de adoecimento; e O cuidado materno/familiar no domicílio. Aprovada pelo Comitê de Ética com o Parecer n° 1.318.152/2015. Podemos perceber que o cuidado domiciliar está relacionado a percepção da mãe dos sinais de adoecimento, o que gera cuidados anteriores a busca pelos serviços de saúde e a percepção do agravamento. A experiência do grupo focal mostrou-nos que o conhecimento e o esforço para controlar a doença dos filhos, significa a perpetuação da autonomia do cuidado materno, gerando sentimento de responsabilidade pelo cumprimento do dever de cuidadores.

14:00
Concepções maternas acerca dos cuidados com o recém-nascido de risco após alta hospitalar

ABSTRACT. Objetivou-se conhecer as concepções materna acerca dos cuidados ao neonato após a alta hospitalar transmitidos por profissionais de saúde na unidade neonatal. Estudo com enfoque qualitativo, realizado na Unidade Neonatal de um Hospital localizado em Fortaleza, Brasil. Os participantes do estudo foram 12 puérperas com filhos internados. Realizaram-se entrevistas semiestruturadas em setembro e outubro de 2015. Utilizou-se a Análise Temática de Conteúdo. A pesquisa seguiu todas as orientações éticas estabelecidas pela Resolução 466/12. Emergiram as categorias: Noções maternas relacionadas aos cuidados ao recém-nascido após alta hospitalar e Orientações prestadas por profissionais de saúde relacionadas ao cuidado com o recém-nascido prematuro após alta hospitalar. As mães não receberam orientações acerca dos cuidados que deveriam ter após a alta hospitalar. Diante disso é importante conscientizar os profissionais acerca importância das orientações a serem prestadas sobre a alta hospitalar, visto que estando preparada, a mãe estará também minimizando futuras internações a esse recém-nascido.

14:20
Os significados atribuídos pelas gestantes ao aplicativo GestAção

ABSTRACT. O aplicativo GestAção é uma ferramenta tecnológica voltada ao empoderamento da gestante acerca do cuidado com a mãe e o bebê. Considerando que é fundamental conhecer as experiências de gestantes com o uso do aplicativo GestAção e validar essa tecnologia junto às gestantes, realizou-se um estudo de natureza aplicada, metodológica com abordagem qualitativa, com o objetivo de verificar os significados atribuídos ao aplicativo GestAção pelas usuárias gestantes a partir da sua utilização. A pesquisa desenvolveu-se em três etapas. A avaliação das experiências das usuárias com relação ao uso da ferramenta foi captada por meio de entrevista semiestruturada, originando a temática: “Significados atribuídos ao aplicativo pelas gestantes”. Os dados foram analisados com base na Análise de Conteúdo na modalidade temática e interpretados à luz da Semiótica. Os resultados mostram que o aplicativo GestAção proporcionou s gestantes uma experiência agradável e satisfatória, demonstrando sua relevância, eficácia e confiabilidade.

14:40
Técnicas mixtas de recolección de datos en la investigación cualitativa. Proceso de construcción de las prácticas evaluativas de los profesores expertos en la UNNE

ABSTRACT. El siguiente artículo expone resultados del proceso de recolección de datos del proyecto “La evaluación didáctica en profesores universitarios expertos de la UNNE”, el mismo responde a las condiciones de la investigación cualitativa y se encuadra en el paradigma interpretativo constructivista. A través de esta propuesta, recuperamos algunas hipótesis sobre la investigación cualitativa y el diseño, ejecución y evaluación de las técnicas de entrevista y encuesta- metodos mixtos. A través de estos instrumentos, hemos reconocido las particularidades de los contextos y de los sujetos del campo de indagación. Lo que nos acerca a la comprensión de la complejidad del objeto de estudio, es decir, a la construcción de narrativas biográficas que caracterizarán las buenas prácticas evaluativas de los profesores expertos.

13:00-15:00 Session 7I: Tipologias de Análise de Dados // Tipologías de Análisis de Datos

Comunicações Paralelas 3 // Comunicaciones Paralelas 3 (15m + 5)

13:00
Participação paterna no processo de recuperação da criança com câncer

ABSTRACT. Objetivou-se compreender a influência paterna no processo de recuperação da criança com câncer. Trata-se de um estudo do tipo descritivo e exploratório, com abordagem qualitativa. A coleta de dados ocorreu nos meses de agosto e setembro de 2017, com os descritores: Câncer; criança; tratamento; paternidade. A busca resultou em 15 entrevistas, das quais 9 compuseram a pesquisa. Realizou-se uma avaliação criteriosa, construindo-se os grupos temáticos e analisadas de forma descritiva, emergindo duas categorias: O trabalho do pai e o acompanhamento da criança com câncer e os benefícios da participação do pai no acompanhamento. O apoio emocional e psicológico para a criança que está em tratamento quimioterápico é de importância crucial, pois a presença do pai se faz importante tanto para ela quanto para toda a família.

13:20
Pesquisa e pós-graduação em Educação Física no Nordeste brasileiro: migrações e colonialismos

ABSTRACT. O objetivo do trabalho é apresentar os principais resultados de pesquisa interinstitucional desenvolvida no Nordeste brasileiro sobre a produção científica de mestres e doutores que atuam nos cursos de Educação Física na região. Destacam-se as análises quantitativas e qualitativas sobre a formação e produção dos pesquisadores que migraram para outras regiões do Brasil, para o exterior, ou para outras áreas do conhecimento, perante a carência de Programas de pós-graduação em Educação Física na região. Os pesquisadores migram para as regiões: Sul (11%), Sudeste (26%), Exterior (14%) Centro oeste (6%), ou procuram outras áreas: educação (29%), ciências da saúde (21%) ciências sociais (6%) e ciências biológicas (4%). Apesar das condições desfavoráveis da região, marginalizada do sistema de pós-graduação em Educação Física, tanto o volume da produção, como a qualidade das pesquisas são altamente significativas e necessárias para compreender a construção nacional do campo científico da área.

13:40
Parto Cesariano na Concepção de Adolescentes

ABSTRACT. Objetivou-se investigar o sentimento de adolescentes quanto a maternidade, reconhecer suas percepções frente aos tipos de partos, averiguar o conhecimento acerca dos riscos advindos do parto cirúrgico e descrever os sentimentos de adolescentes após a realização do parto cesariano. Estudo exploratório-descritivo, de natureza qualitativa, realizada em uma maternidade terciária da rede pública de Fortaleza, Ceará, Brasil. Participaram do estudo, 19 adolescentes puerpéras. Os dados foram obtidos durante o período de novembro a dezembro de 2016, por meio de entrevistas semi-estruturadas. Evidenciou-se que a maioria das adolescentes ansiavam por um parto natural, mesmo manifestando o medo da dor, observou-se também o conhecimento superficial acerca dos tipos de parto e seus fatores de riscos, assim como a ausencia de protagonismo das adolescentes na tomada de decisão da via de parto escolhida.

14:00
Tensiones y oposiciones en la construccion social de las narrativas del riesgo en la Patagonia chilena.
SPEAKER: Jaime Garrido

ABSTRACT. El trabajo tiene como objetivo evidenciar la construccion social de los riesgos y visibilizar las narrativas de sentido que se despliegan en lo que conocemos como la Patagonia chilena. El diseño del estudio corresponde a una aproximacion analitica comprensiva, en el marco de la informacion generada a través de 8 grupos de discusion en las regiones de Magallanes y Aysen. Se releva la fortaleza del analisis sociologico de discurso como estrategia apropiada para la interpretacion de los grupos. Los resultados muestran una preocupación por la accion del estado, el aislamiento, la organizacion social y la identidad regional.

14:20
Violência obstétrica: desvelando suas consequências

ABSTRACT. O objetivo do estudo foi avaliar as formas e conseqüências da prática de atos de violência obstétrica pelos profissionais de saúde; analisar a causa e as consequências para a gestante, bem como os reflexos no recém nascido. Estudo descritivo e qualitativo, desenvolvido em um Hospital Secundário em Fortaleza, Ceará, Brasil, com dezesseis enfermeiros de outubro a novembro de 2016. A coleta de dados foi baseada em observação não participante e entrevista semi-estruturada. A análise e descrição dos dados ocorreram por meio da transcrição e categorização dos relatórios dos participantes. O estudo do tema é pressuposto para compreender as reais conseqüências para a gestante que sofre violência obstétrica.

14:40
Comunicação diagnóstica de transtornos do espectro autista: o uso da entrevista em profundidade para acessar as perspectivas parentais

ABSTRACT. Os Transtornos do Espectro Autista (TEA) caracterizam-se pelo comprometimento na linguagem e comunicação, dificuldades na interação social e padrões de comportamento repetitivos. Dentre os aspectos que compõem a assistência às crianças com TEA e suas famílias estão os processos de comunicação diagnóstica. Este estudo qualitativo é parte de uma dissertação de Mestrado e objetivou compreender as perspectivas parentais a respeito da comunicação do diagnóstico médico de TEA. Participaram seis pais e mães de crianças com diagnóstico confirmado de TEA. Os dados foram coletados através de entrevista em profundidade e analisados por meio da análise de conteúdo. Os resultados evidenciaram a necessidade de acolhimento da família, a falta de informação sobre o autismo, a importância das orientações sobre os tratamentos e itinerários terapêuticos. Aprimorar as habilidades de comunicação diagnóstica dos profissionais da medicina às necessidades das famílias com casos de TEA configura-se como medida necessária para a realização de boas práticas.

13:00-15:00 Session 7J: Investigação Qualitativa em Contexto Web // Investigación Cualitativa en Contexto Web

Comunicações Paralelas 3 // Comunicaciones Paralelas 3 (15m + 5)

13:00
Análise de conteúdo na Comunicação Governamental – Estudo de Caso referente ao Ministério da Felicidade dos Emirados Árabes Unidos.

ABSTRACT. Enquadrado nos trabalhos que os autores têm vindo a desenvolver no âmbito da comunicação governamental, estudando de forma mais aprofundada a criação do Ministério da Felicidade no Dubai e nos Emirados Árabes Unidos, apresentam-se aqui os resultados da análise de conteúdo de duas publicações referentes a dois momentos com uma distância temporal de cerca de um ano e meio. O primeiro texto diz respeito ao anúncio de intenções datado de outubro de 2014 e o segundo comunica a criação do Ministério da Felicidade em fevereiro de 2016. O principal objetivo deste trabalho é perceber, com o recurso ao Webqda, se houve alterações significativas na comunicação entre o projeto inicial e o projeto que foi implementado. Dá-se também destaque às principais caraterísticas do projeto e ao tipo de comunicação. Numa fase posterior serão analisadas as notícias publicadas após a criação do ministério, também com recurso ao software de análise qualitativa Webqda.

13:20
Dimensión política del discurso en los candidatos presidenciales de Colombia: un análisis de la red social Twitter

ABSTRACT. Los procesos electorales, no son ajenos a nuevas plataformas comunicativas como las redes sociales virtuales. En la actualidad este fenómeno hace parte del objeto de estudio de las ciencias sociales, pues debe ser tenido en cuenta por los candidatos, sus equipos y partidos políticos, como alternativa para gerenciar sus campañas. Así, el presente trabajo, reflexiona sobre los discursos de los candidatos a la presidencia de Colombia a través del Twitter y la manera en que los mismos configuran la construcción de una dimensión política. Metodológicamente, desde el método netnográfico, se plantea un análisis sobre un corpus documental compuesto por tweets, emitidos por cuatro candidatos presidenciales, clasificados a partir de cinco categorías de análisis (Corrupción, educación, salud, desempleo y paz), producto del microanálisis del discurso y el proceso de codificación. Como resultado se plantea la existencia de posiciones discursivas, que permiten observar en detalle la construcción de la dimensión política del discurso.

13:40
Adolescente com Doença Crônica: Relações Interpessoais e Sexualidade

ABSTRACT. A doença crônica frequentemente gera forte desequilíbrio psicossocial para o portador bem como para sua família, a exemplo da mielomeningocele, uma má formação congênita no Sistema Nervoso Central gerando vários distúrbios, dentre eles, a bexiga neurogênica (BN). A necessidade de cuidados específicos somados às demais alterações físicas decorrentes da patologia podem interferir substancialmente na vida cotidiana. O presente estudo propôs conhecer a dimensão psicológica do adolescente portador de bexiga neurogênica, consequente à mielomeningocele (MMC) focando nas experiências afetivas e na sexualidade. Trata-se de um estudo com abordagem qualitativa, com sete adolescentes que foram submetidos a uma entrevista. As entrevistas foram analisadas por meio de software, sendo elencadas duas classes: “Relacionamentos Interpessoais” e “Conhecimento e Sexualidades”. A presença da MMC e da BN afeta não só o portador que, diante da exclusão do grupo considerado “normal”, seja ela feita pelos demais ou por ele mesmo, usa mecanismos como o afastamento, infantilização da sexualidade e até mesmo tentativa de encobrimento de suas deficiências, assim como toda a sua família.

14:00
Análise Semiótica de Posts do Facebook: Contribuições Metodológicas para o Estudo da Identidade

ABSTRACT. Resumo. As tecnologias de comunicação via internet impõem novas questões para a pesquisa em psicologia e para o estudo do desenvolvimento humano a fim de compreender de que formas as novas ferramentas de comunicação atuam como mediadoras nas relações sociais on-line. O uso das redes sociais tem recebido particular atenção por suas implicações no cotidiano, promovendo mudanças psicológicas e sociais ao inaugurar novas formas de socialização e processos de identificação, especialmente na adolescência e juventude. Considerando que uma das principais formas de interação nas redes sociais é feita por meio de signos visuais, este trabalho apresenta uma proposta de análise semiótica de posts do Facebook, no intuito de corroborar metodologicamente com as pesquisas cujos focos sejam os sistemas de significação e as interações on-line, em particular, os processos de subjetivação da juventude.

14:20
Influências da capacitação do uso da tecnologia grupal na construção do cuidado: ouvindo os profissionais da Rede de Atenção Psicossocial (RAPS)

ABSTRACT. O presente estudo objetivou avaliar a influência de um processo de Educação Permanente em Saúde sobre o uso da tecnologia grupal para os trabalhadores da RAPS de um Estado do centro oeste brasileiro. Trata-se de um estudo qualitativo do tipo exploratório-descritivo do qual participaram 20 trabalhadores de Saúde Mental da RAPS, que concluíram integralmente a capacitação em “Saúde Mental, Álcool e outras Drogas e o Uso da Tecnologia Grupal”. Para a obtenção dos dados utilizou-se de entrevista semiestruturada com perguntas norteadoras. Os dados foram analisados segundo o método descrito por Bardin (2011) e Minayo (2008). O estudo evidenciou que a capacitação realizada ampliou os aprendizados dos profissionais em relação ao trabalho com grupos, proporcionando transformações positivas na prestação do cuidado dos serviços. Vale ressaltar que tais alterações extrapolam o campo profissional dos trabalhadores, influenciando também o campo pessoal os tornando mais humanizados e mais competentes para as relações interpessoais.

15:00-16:30 Session 8: Painéis de Discussão 2 // Paneles de Discusión 2

CONSULTAS TERAPÊUTICAS E MEDIADORES DIALÓGICOS NA INVESTIGAÇÃO DE IMAGINÁRIOS SOBRE SAÚDE [VER DESCRIÇÃO >>]
[Idioma: PT] SALA 74

Ana Carolina Silva, Bruna Rodrigues Pogui, Gustavo Campassi Salgado, Luiza Cesar Riani Costa, Marilia Gonçalves, Filipa Pimenta
Universidade Federal de São Carlos – Brasil 
Instituto Superior em Psicologia Aplicada – Portugal 
William James Center for Research, ISPA – Instituto Universitário – Portugal

EDUCAÇÃO NA CIDADE E ENSINO DE HUMANIDADES: AÇÕES DE ESTUDOS E PESQUISAS NO INSTITUTO FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO, BRASIL[VER DESCRIÇÃO >>]
[Idioma: PT] SALA 76

Dilza Côco, Priscila de Souza Chisté Leite
Instituto Federal do Espírito Santo – Brasil 
Grupo de Investigação GEPECH >>

ONTOLOGÍA Y EPISTEMOLOGÍA DE LA INSTRUMENTACIÓN QUIRÚRGICA EN LATINOAMÉRICA: UN ANÁLISIS HERMENÉUTICO UTILIZANDO EL SOFTWARE ATLAS TI 8.0 [VER DESCRIÇÃO >>]
[Idioma: ES] SALA 78

Anderson Díaz Pérez, Arley Denisse Vega Ochoa, Martha Novoa Fernandez, Ailem Fernández Beleño
Universidad Simón Bolívar – Colombia
Universidad Popular del Cesar – Colombia
Corporacion Universitaria Rafael Núñez – Colombia

KNOWLEDGE TRANSLATION – MODELO CONCEITUAL DE TRANSFORMAÇÃO DE CONHECIMENTO GERADO NA PESQUISA EM SAÚDE E ENFERMAGEM  [VER DESCRIÇÃO >>]
[Idioma: PT] SALA 80

Ivone Evangelista Cabral, Cristiane Cardoso de Paula, Ana Cláudia Garcia Vieira
Universidade Federal do Rio de Janeiro – Brasil
Universidade Federal de Santa Maria – Brasil
Universidade Federal de Pelotas – Brasil

ANÁLISE DE DESCRIÇÕES DE VIVÊNCIAS EM SITUAÇÕES DE CONSTITUIÇÃO DE CONHECIMENTO [VER DESCRIÇÃO >>]
[Idioma: PT] SALA 82

Maria Aparecida Viggiani Bicudo, Anderson Afonso da Silva
Universidade Estadual Paulista – Brasil
Colégio Aprovado de Limeira – Brasil

Location: Bloco H
16:30-16:50Pausa para Café
16:50-18:50 Session 9A: Fundamentação e Paradigmas de Investigação Qualitativa // Marcos Teóricos y Paradigmas de Investigación Cualitativa

Comunicações Paralelas 4 // Comunicaciones Paralelas 4 (15m + 5)

16:50
Análisis de la importancia de la narrativa para el logro de algunos resultados en un trabajo de tesis en Educación Superior: Universidad Nacional del Nordeste

ABSTRACT. En este trabajo se comunica un avance respecto del proceso de investigación biográfico-narrativa de una Tesis de Licenciatura en curso , ”Prácticas evaluativas de docentes de Profesorados de Geografía y Letras de la Facultad de Humanidades de la UNNE ”. Entendemos la investigación narrativa como una perspectiva propia para construir conocimiento en Educación Superior, ya que permite en el campo de la formación docente, resignificar y comprender la lógica que tienen los docentes acerca del proceso de enseñanza y aprendizaje, particularmente de la evaluación en el ámbito universitario de carreras de formación docente. Esta comunicación resume dos categorías emergentes de relatos obtenidos en entrevistas con docentes expertos.

17:10
Ser professor: a dialética do desejo de docender e encantar-se com a profissão

ABSTRACT. Resumo. O presente artigo nasceu de uma pesquisa, de índole qualitativa, que se afirmou a partir de narrativas de alunos de diferentes cursos de licenciatura, matriculados em Didática. Tem como objetivo, entender, a partir da discussão da educaçao do educador, o lugar do desejo de docender, ser professor e encantar-se com a profissão. A partir do pressuposto de que para ser professor é preciso preparo e cuidado no desejo de ser, indaga-se: que leva o aluno a fazer licenciatura e como se dá o desejo de vir a ser professor? O resultado deste estudo mostra que o desejo pela docência ocorre outramente, em várias e diferentes texturas. E, se define na dialeticidade contida entre ficar ou desistir, conhecer ou ignorar, ser ou não ser. Para uma minoria de alunos que sequer sonham em ser professores, porém, parece sossegado carregar consigo o não desejo de docender, sem se dá conta que seu lugar na docência é pantanoso e arriscado não apenas para si.

17:30
Percepções de mulheres acerca do estresse vivenciado na gestação

ABSTRACT. Objetivou-se conhecer as percepções e vivências das gestantes acerca do estresse no ciclo gravídico, tendo em vista a magnitude da problemática do estresse na gestação, sua elevada incidência e as preocupantes consequências, principalmente como fator de risco para a depressão puerperal. Estudo qualitativo, descritivo, realizado com 10 gestantes que recebiam atendimento pré-natal no Centro de Desenvolvimento Familiar, em janeiro de 2018, na cidade de Fortaleza, estado do Ceará. Foram realizadas entrevistas com formulário semiestruturado, categorização do conteúdo segundo Minayo (2012), resultando em quatro categorias. Os discursos evideciaram que as gestantes definem o estresse como um evento resultado de algumas situações que podem ocorrer no cotidiano; que a própria gestação e as condições de vida podem fazê-las vivenciar o estresse. Conclui-se que a investigação qualitativa permitiu conhecer as percepções e vivências dessas gestantes, e que a presença de labilidade emocional própria desse período resulta na vivência de sentimentos controversos.

17:50
A metodologia construtivo-interpretativa no estudo da subjetividade de cuidadores familiares frequentadores de um Grupo de Família em um CAPS II.
SPEAKER: Isabela Cunha

ABSTRACT. Ao entender que a família se constitui como uma das principais malhas na construção de uma rede de apoio no tratamento de uma pessoa em sofrimento psíquico grave, essa pesquisa tem como base a metodologia construtivo-interpretativa de González Rey no estudo da subjetividade de cuidadores familiares de um Grupo de Família em um CAPS II do DF, buscando compreender os processos subjetivos desses participantes no processo do cuidado em saúde mental. Os princípios da Epistemologia Qualitativa que fundamentam a metodologia construtivo-interpretativa foram fundamentais para compreender as dificuldades enfrentadas por esses cuidadores familiares no processo do cuidado, a importância do Grupo de Família como um espaço promotor de discussão sobre o cuidado e os desdobramentos dessas dificuldades no processo de subjetivação desses cuidadores familiares.

18:10
Herramientas de la teoría lacaniana para investigar la dimensión imaginaria de los fenómenos y procesos políticos y sociales

ABSTRACT. Esta ponencia examina algunas herramientas de la teoría lacaniana que resultan útiles para el análisis del discurso y la investigación social crítica. El eje se sitúa en las contribuciones para analizar el plano de los imaginarios. Se concluye que la teoría lacaniana contiene una serie de herramientas propias que permiten profundizar en el análisis de la dimensión imaginaria de los fenómenos y procesos políticos y sociales. Esto incluye el abordaje de las fantasías, las formas de identificación social en torno a los objetos a, las fuentes de goce y plus de goce y sus anudamientos con el registro de lo Real, a través de la materialización simbólica de los síntomas sociales y las figuras de la cinta de moebio y el nudo borromeo. El uso anti-esencialista de las herramientas lacanianas, además, permite fortalecer la dimensión crítica y socialmente transformadora de la investigación social, desde una perspectiva posmarxista.

18:30
ENDOMETRIOSE, GÊNERO E SEXUALIDADE

ABSTRACT. Este estudo objetiva avaliar a repercussão do tratamento laparoscópico sobre a qualidade de vida, função sexual e função reprodutiva das pacientes com endometriose. Trata-se de um estudo qualitativo realizado com 15 mulheres diagnosticadas com endometriose profunda no período de novembro de 2012 a outubro de 2014. Os sintomas álgicos, incluindo a dispareunia, foram os mais citados nos discursos. As respondentes relatam ainda a associação entre o quadro álgico e uma atitude negativa em relação à sexualidade, culminando em prejuízo à função sexual. A saúde vista como um direito passa por mudanças sócio-históricas em suas concepções e estão relacionadas diretamente às questões sociais de gênero. Por esta razão, apesar da alta incidência da endometriose com repercussões negativas na qualidade de vida das mulheres ainda são subdiagnosticadas. Este estudo mostra lacunas existentes na assistência a mulheres acometidas por endometriose e ensejam pesquisas mais profundas visando à melhoria da rede de atenção.

16:50-18:50 Session 9B: Sistematização de estudos com Abordagens Qualitativas // Sistematización de estudios con abordaje cualitativo

Comunicações Paralelas 4 // Comunicaciones Paralelas 4 (15m + 5)

16:50
Desafios metodológicos no estudo do processo de transição para uma posição de liderança: o caso das mulheres nas organizações

ABSTRACT. Este artigo foca a importância da abordagem qualitativa no estudo do processo de transição de mulheres para uma posição de liderança. Os dados foram recolhidos com recurso a entrevistas semiestruturadas a mulheres que viveram recentemente esse processo, e questionários aplicados a jovens universitárias, que não tinham vivenciado esse processo. Os dados qualitativos foram sujeitos a análise de conteúdo (Bardin, 2011), com recurso ao NVivo 11.0 (QSR) e os dados quantitativos foram alvo de estatísticas descritivas, com recurso ao Excel 2016. Para a qualidade das inferências adotaram-se os critérios propostos por Guba e Lincoln (1994), implementando-se diferentes estratégias. Conclui-se que este processo contempla três fases - Aprendizagem, Autonomização e Consolidação - e que as mulheres enfrentam vários desafios durante o mesmo. A abordagem qualitativa adotada permite uma descrição mais próxima e detalhada da realidade vivida ou percecionada pelas participantes e um maior conhecimento sobre este processo.

17:10
A consultoria em cursos da área da saúde com métodos ativos de aprendizagem

ABSTRACT. O objetivo desse estudo foi explorar as concepções dos estudantes e professores sobre a consultoria em um currículo com métodos ativos de aprendizagem. A abordagem foi qualitativa, participaram de entrevistas semiestruturadas 40 estudantes e 25 professores dos cursos de medicina e enfermagem. A análise dos dados foi por meio do Discurso do Sujeito Coletivo. Foram identificadas ideias centrais: o papel da consultoria; o papel do consultor em métodos ativos; pontos positivos e negativos; sugestões para a qualificação da consultoria. Os professores e estudantes compreendem a consultoria como um recurso pedagógico que possibilita construir novos conhecimentos com profissional especialista. Para um melhor aprimoramento dessa atividade há necessidade de investimento na infraestrutura e nos recursos humanos. O método qualitativo possibilitou desvendar as concepções dos professores e estudantes quanto a realização das consultorias nesse processo de ensino e aprendizagem, assim como, propor medidas de melhorias e fortalecimento dos métodos ativos utilizados nesses cursos.

17:30
A EXPERIÊNCIA DOS ENFERMEIROS NA ASSISTÊNCIA ÀS CRIANÇAS COM SÍNDROME CONGÊNITA DO ZIKA VÍRUS
SPEAKER: Gênesis Cruz

ABSTRACT. O presente estudo teve como objetivo compreender as experiências vividas pelos enfermeiros na assistência de enfermagem às crianças/famílias diagnosticadas com a Síndrome Congênita do Zika Vírus, num momento em que surgem novas informações e protocolos de atendimento, gerando desafios para o alcance de uma atenção multiprofissional, integral, humanizada e de qualidade. Trata-se de um estudo qualitativo, utilizando a técnica de análise de conteúdo, na modalidade de análise temática. Foram entrevistadas 07 enfermeiras nos três níveis de atenção: primário, secundário e terciário de referência para o Estado de Mato Grosso e Município de Cuiabá. Das entrevistas emergiram três categorias temáticas, sendo: a importância do enfermeiro na assistência às crianças com a Síndrome Congênita do Zika Vírus e suas famílias; protocolos, manuais e capacitações versus assistência à saúde de qualidade; e aprendizados, desafios e significados na assistência de enfermagem, discutidos com referencial teórico da assistência de qualidade, condição crônica e experiência. Na superação dos desafios diários exigidos por essa nova condição crônica os enfermeiros necessitam dispor de conhecimentos específicos, bem como de um olhar que valorize as reais demandas das crianças/famílias acometidas.

17:50
EMPODERAMENTO FEMININO CORPORATIVO: A ANÁLISE DO POTENCIAL DAS JOVENS DA AIESEC PARA ALCANÇAR CARREIRA EXECUTIVA
SPEAKER: Ana Rodrigues

ABSTRACT. Esse artigo tem como objetivo analisar o potencial de empoderamento das mulheres que ocuparam cargo executivo nos principais Comitês Locais da AIESEC no Brasil [2006 e 2017], para alcançar carreira executiva corporativa. A primeira parte deste trabalho busca pensar no empoderamento feminino na perspectiva de carreira executiva corporativa em mulheres jovens. Para isso, foi realizada uma pesquisa qualitativa descritiva-explicativa com tratamento de dados por análise de conteúdo, onde se optou por aplicação de questionário online. Como principal resultado verificou-se que apesar de desenvolver o potencial de empoderamento das mulheres estudas, a participação na AIESEC não é suficiente para alcançar cargo executivo no setor privado.

18:10
O significado do trabalho e a relação com a saúde mental em profissionais da Atenção Básica

ABSTRACT. Objetiva-se compreender o significado do trabalho e a relação com a saúde mental na percepção dos profissionais da Atenção Básica. Trata-se de uma pesquisa crítico-analítica, com triangulação metodológica, com os trabalhadores que atuam na Atenção Básica de Sobral, Ceará. Para a investigação, utilizou-se o Job Content Questionaire para identificar os expostos ao adoecimento mental relacionado ao trabalho. Em seguida, aplicou-se entrevista aberta, a Entrevista de Aprofundamento Clínico e Representação do Trabalho, com onze sujeitos, representativos da maior e menor propensão de desenvolver adoecimento mental. Os dados foram analisados pela análise de discurso. O trabalho compareceu como constituinte da identidade e das experiências de vida, interferindo nas relações pessoais/afetivas, vivenciado paradoxalmente, ora destacado como fonte de prazer, satisfação e realização pessoal, ora caracterizado pela falta de reconhecimento, de valorização profissional, de sobrecarga de trabalho e de impotência diante das demandas dos usuários, que não só geram insatisfação, como também adoecimento.

18:30
Conhecimento da mulher mastectomizada frente ao processo de adoecimento e tratamento do câncer de mama

ABSTRACT. O câncer de mama caracteriza-se como neoplasia mais frequente na mulher e como um dos principais problemas de saúde pública. Objetivou-se analisar o conhecimento da mulher mastectomizada frente o processo de adoecimento e tratamento do câncer de mama. Trata-se de um estudo descritivo e qualitativo. Os dados foram coletados por meio de entrevista semi-estruturada, nos meses de agosto a outubro de 2017, com oito usuárias, sendo analisados pelo método da análise de conteúdo. Respeitou-se os aspectos éticos. Percebeu-se que, por meio das falas, a maioria das mulheres mastectomizadas não compreende o processo saúde-doença. Esse estudo revelou a necessidade do melhor esclarecimento do processo de adoecimento do câncer de mama, desde fatores de risco, exames a se realizar, sobre a fase de tratamento e seus diferentes tipos, pós-operatório, complicações, medicações e o autocuidado. Os resultados do estudo apontam para a importância da prevenção como recurso importante para manutenção da saúde feminina.

16:50-18:50 Session 9C: Sistematização de estudos com Abordagens Qualitativas // Sistematización de estudios con abordaje cualitativo

Comunicações Paralelas 4 // Comunicaciones Paralelas 4 (15m + 5)

16:50
Pokémon-Go – Discursos sobre as incursões na realidade virtual de um grupo de jogadores adultos

ABSTRACT. Resumo. O presente estudo pretende analisar as vivências subjetivas associadas à prática regular de um jogo de RPG e compreender qual a perceção que os indivíduos têm acerca do jogo Pokemon-Go na sua vida quotidiana. Trata-se de uma abordagem qualitativa associada à aplicação de uma entrevista semiestruturada e a sua análise recorre à Grounded Theory, com vista à elaboração de uma teoria fundamentada nos dados recolhidos. Os 14 participantes tinham entre os 18 e os 35 anos e jogavam, pelo menos uma vez por dia Pokémon-Go e foram selecionados pelo método de “snowball”. Os objetivos globais visavam aceder aos discursos acerca da experiência de uma forma de entretenimento no mundo dos videojogos que inicia a era da realidade virtual. Os resultados mais salientes são os benefícios físicos e sociais do jogo, a distinção entre realidade virtual e a realidade comum, e a não identificação com uma prática eventualmente adictiva do jogo.

17:10
Processo de construção de um modelo teórico a partir da Teoria Fundamentada nos Dados: relato de experiência

ABSTRACT. Objetivo: relatar a experiência na construção de um modelo teórico sobre o processo de cuidar da pessoa com tuberculose. Método: relato de experiência sobre uma pesquisa qualitativa que seguiu os pressupostos metodológicos da Teoria Fundamentada nos Dados segundo a perspectiva de Anselm Strauss e Juliet Corbin. Resultados: o número de participantes deu-se pela amostragem e saturação teórica na qual originou quatro grupos amostrais que surgiram por meio de questionamentos e da análise comparativa dos dados, uma vez que a coleta e análise dos dados ocorreu simultaneamente. Para o processo de análise dos dados, teve-se: codificação aberta; a codificação axial - comparação em torno de assunto em comum para reagrupá-los e originar as categorias e subcategorias; e com o refinamento e integração das categorias, chegou-se à codificação seletiva, e construção do modelo teórico. Conclusão: o estudo poderá nortear pesquisadores quanto ao desenvolvimento de modelos teóricos, com vistas o fortalecimento da qualidade dos relatórios, ao seguir o rigor metodológico do método.

17:30
Inserção de estudantes de enfermagem e medicina de anos iniciais no cenário de prática: o olhar da equipe de saúde

ABSTRACT. Resumo. A Estratégia Saúde da Família constitui-se como uma reorganização do modelo de atenção em saúde e as mudanças na formação profissional são essenciais para a transformação da prática. O objetivo desse estudo foi analisar a percepção dos profissionais de saúde das equipes da Estratégia Saúde da Família sobre as atividades dos estudantes de 1° e 2° anos dos cursos de Enfermagem e Medicina de uma faculdade pública. Os dados foram analisados com base na análise de conteúdo temática e os temas emergentes foram: A importância da comunicação para o processo vincular equipe e estudante, O interesse pelo aprendizado e o vínculo dos estudantes com as famílias mediado pela equipe, Desafios inerentes às novas metodologias de formação. Os profissionais acolhem as necessidades de aprendizagem dos estudantes e reconhecem que há troca de saberes no desenvolvimento das atividades. As dificuldades de inserção no cenário foram atribuídas ao desenvolvimento inerente à aprendizagem ativa.

17:50
O significado de ser docente na educação a distância e as estratégias de fortalecimento para sua atuação

ABSTRACT. Diante da educação a distância no Brasil (EaD), questionamentos e críticas emergem acerca do seu processo de ensino e aprendizagem e do sentido de ser docente nesse contexto. Objetivou-se identificar o significado de ser docente na educação a distância na perspectiva de professores, bem como identificar as estratégias de fortalecimento para a sua atuação. Pesquisa descritiva com uma abordagem qualitativa a partir da realização de onze entrevistas com docentes dessa modalidade de ensino de uma Instituição de Ensino Superior da cidade de Fortaleza/Ceará em 2017. Os resultados foram obtidos a partir da análise de conteúdo de duas categorias temáticas, 1) O significado de ser docente na EaD e, 2) Estratégias de fortalecimento do ensino na EaD. Afirma-se que diante da diversidade de possibilidades oriundas das tecnologias que a sociedade contemporânea encontra-se imersa, ressalta-se a necessidade dos educadores ressignificarem sua prática docente para a inserção dessas em seu contexto educacional.

18:10
Estratégia de ensino para a prática de suturas de pele

ABSTRACT. Apresentar potencialidades do modelo de bancada delineado para propiciar o desenvolvimento de habilidades e competências em sutura de pele. Estudo de caso com discentes do curso de medicina. Dados foram coletados por observação e aplicação de questionários, antes e depois da oficina realizada. Um e-book foi elaborado como referência para manuseio do material e para as técnicas de sutura de pele. A Escala de Avaliação Global foi utilizada para avaliar o desempenho dos discentes e a efetividade do método. Após a oficina, os discentes praticaram suturas em ambulatório. Na escala de observação os discentes foram avaliados obtendo conceito entre bom e regular. A oficina despertou o interesse para a especialidade cirúrgica. A estratégia de ensino utilizando material com diversas consistências mostrou-se efetivo para o desenvolvimento de habilidades e aquisição de competências necessárias para a prática de sutura de pele. Os resultados obtidos evidenciam que o método proposto favorece a aprendizagem.

18:30
Comunicação entre instrutores de condução automóvel e alunos surdos: estratégias e dificuldades

ABSTRACT. O presente artigo centra o seu tema na formação dos condutores surdos. Trata-se de um estudo de natureza qualitativa, que visa compreender como se processa a comunicação entre os instrutores e os alunos surdos, considerando as dificuldades encontradas e as estratégias aplicadas. Foram utilizadas entrevistas semiestruturadas a 20 instrutores portugueses com experiência no ensino a alunos surdos. Da análise das entrevistas, conclui-se que as principais dificuldades reveladas pela maioria dos instrutores se prendem com a pouca experiência relativa ao ensino de pessoas surdas e com a falta de formação específica nesta área. Considera-se ainda que os entrevistados, mesmo sem formação, adotam algumas estratégias sugeridas pelos especialistas da área como a utilização de materiais com recursos visuais, falar de frente para o aluno nas aulas de código ou a demonstração nas aulas práticas, conduzindo ao sucesso destes alunos.

16:50-18:50 Session 9D: Sistematização de estudos com Abordagens Qualitativas // Sistematización de estudios con abordaje cualitativo

Comunicações Paralelas 4 // Comunicaciones Paralelas 4 (15m + 5)

16:50
Percepção Dos Discentes Sobre As Práticas Colaborativas Em Um Estágio Integrado Em Saúde

ABSTRACT. A Educação Interprofissional (EIP), na formação em saúde, propicia a inversão da lógica tradicional. Neste contexto, o Estágio Integrado em Saúde (EIS) é uma estratégia pedagógica para mudanças do perfil profissional. Esta pesquisa, buscou analisar a colaboração do EIS para a EIP, na percepção dos discentes. Metodologia: Trata-se de uma abordagem qualitativa com a estratégia do estudo de caso e utilizou-se a técnica de entrevista, realizada em dezembro de 2016, em 30 discentes. Os dados foram submetidos a análise de contéudo, temática e saturação. Resultados: Emergiram da análise três categorias: Interação e trabalho em equipe, Integração para o cuidado em saúde e formação para as práticas colaborativas. Considerações finais: O EIS foi elucidado como momento ímpar para a aprendizagem interprofissional, estimulando a troca de conhecimento e o trabalho em equipe em saúde para a integralidade do cuidado, contudo foram enaltecidas as fragilidades nas inter-relações, reflexo de uma formação fragmentada e tecnicista.

17:10
Nada como uma boa conversa para tirar a tristeza

ABSTRACT. Este artigo objetiva conhecer as percepções dos cuidadores de crianças internadas sobre as atividades desenvolvidas pelo projeto de extensão Educar e Humanizar em saúde. A metodologia adota foi qualitativa na perspectiva da concepção freireana de educação. O Círculo de Cultura é formado pelos cuidadores das crianças internadas e acadêmicos dos cursos de Fisioterapia, Nutrição e Psicologia.Na finalização desses encontros é entregue uma avaliação para os participantes que utiliza uma escala hedônica facial juntamente com um espaço para comentários. Estas avaliações foram abordadas categoricamente da seguinte maneira: O acolhimento ao cuidador; compartilhando vivências, a troca de saberes; e tirando o foco da doença, conversas que modificam. o processo de hospitalização revela sentimentos de angústia, solidão, tristeza e expectativas. As estratégias utilizadas pelos alunos trouxeram resultados positivos como diminuição dessas tensões onde eles relatam sentimentos de alívio, confiança, motivação e descontração.

17:30
EMERGENCIA DE LA COOPERACIÓN EN LAS ORGANIZACIONES EMPRESARIALES: CONDICIONES REQUERIDAS

ABSTRACT. La emergencia de la cooperación ha sido estudiada desde dos perspectivas paralelas y complementarias: factores estructurales y factores dinámicos. Los factores estructurales denotan los rasgos de la red en la que interactúan los individuos, a la fecha existen evidencias que la cantidad de sujetos y la distancia entre los mismos tienen efectos sobre la emergencia de cooperación. Los factores dinámicos enfocan condiciones difíciles de predecir, y que surgen de la interacción entre los individuos, algunos trabajos enfatizan la confianza, el conocimiento compartido, la necesidad acciones reciprocas, etc. Sin embargo, las investigaciones al respecto no son concluyentes. La presente investigación proporciona evidencia que contribuye a la identificación de las condiciones dinámicas que facilitan la emergencia de cooperación en organizaciones empresariales. Se realizó combinación de tres técnicas de investigación cualitativa: formulación de hipótesis a partir de revisión de literatura, análisis estructural a partir de panel de expertos, y estudio longitudinal de caso

17:50
Evidências da incorporação das diretrizes curriculares nacionais na formação do nutricionista no Brasil

ABSTRACT. Este estudo se propôs a analisar as evidências da literatura sobre a incorporação das Diretrizes Curriculares Nacionais na formação do nutricionista no Brasil e os reflexos desse processo. Revisão integrativa, com dados acessados de bases online, indexados na Biblioteca Virtual em Saúde e na PubMed, de 2010 e 2016. Os dados foram analisados utilizando a técnica da Análise de Conteúdo. Foram identificados 79 artigos, e 8 se enquadravam nos critérios de inclusão. Percebeu-se a adequação dos Projetos Políticos do Curso, inovadores no delineamento do perfil do egresso, considerando as necessidades loco regionais, e subsidiando a compreensão e atuação diante das necessidades de saúde da população. Há resistência por parte dos docentes e dos discentes às mudanças exigidas nas diretrizes. Apesar do avanço qualitativo, a formação do nutricionista ainda desfavorece a atuação do futuro profissional visando a busca da justiça social, que implica saúde e Segurança Alimentar e Nutricional como direito de cidadania.

18:10
As repercussões no estilo de vida e nas atividades laborais dos pacientes com doença renal crônica após o transplante renal

ABSTRACT. O objetivo desse estudo foi conhecer as repercussões no estilo de vida e nas atividades laborais dos pacientes com doença renal crônica após a realização do transplante renal. Foi realizado estudo qualitativo com pacientes transplantados renais atendidos no Hospital Geral de Fortaleza, no período de maio a outubro de 2017. A coleta de dados foi realizada por meio de entrevistas semiestruturadas, aplicadas individualmente, no período que antecedeu às consultas médicas de rotina. A falas foram gravadas, transcritas e, em seguida, organizadas e analisadas de acordo com a análise de conteúdo, na modalidade temática. Com base na análise dos relatos, originaram-se as temáticas: “O sentido atribuído ao transplante”, “Mudanças no estilo de vida após o transplante renal” e “O recomeço profissional”. O transplante foi responsável por importantes mudanças no estilo de vida destes pacientes, bem como em suas atividades laborais. Observou-se que após o transplante os pacientes optaram por atividades com regime de trabalho mais flexível.

18:30
Aprendizagem no cenário real na perspectiva docente

ABSTRACT. Introdução: considerando a formação de enfermeiros e médicos em uma Instituição de Ensino Superior pública do interior paulista com organização curricular integrada e por competência dialógica, questiona-se: quais são as possibilidades de aprendizagem dos estudantes na percepção do docente? Objetivo: compreender a percepção docente sobre a aprendizagem dos estudantes inseridos na Estratégia da Saúde de Família. Metodologia: pesquisa fundamentada nos pressupostos da Hermenêutica-Dialética. Participaram 10 docentes dos Cursos de Enfermagem e Medicina que acompanham estudantes no cenário de prática profissional. Os dados foram obtidos por meio de entrevistas gravadas. Resultados: Da análise emergiram três núcleos de sentido: Aprendizagem relevante e significativa; Incertezas no processo de aprendizagem e Dificuldades no papel docente. Conclusões: Os docentes apontaram a importância do cenário real para aprendizagem e as incertezas e dificuldades do processo. Nesse sentido, esses resultados podem subsidiar mudanças requeridas no processo educacional.

16:50-18:50 Session 9E: Investigação Qualitativa e Métodos Mistos // Investigación Cualitativa y Métodos Mixtos

Comunicações Paralelas 4 // Comunicaciones Paralelas 4 (15m + 5)

16:50
As iniquidades sociais no cotidiano da Atenção Primária à Saúde e a intersetorialidade para enfrentamento dos determinantes sociais da saúde

ABSTRACT. Objetivo: analisar avanços na Atenção Primária à Saúde quanto ao enfrentamento das iniquidades sociais através de ações voltadas aos Determinantes Sociais de Saúde. Método: estudo exploratório-descritivo, com abordagem qualitativa com etapa quantitativa. Os dados foram coletados através de análise de prontuários e grupos focais. Para análise qualitativa utilizou a Teoria da Ação Comunicativa de Habermas e para a quantitativa o método estatístico de análise simples de porcentagem. Resultados: foram analisadas 70 famílias e 42 profissionais. Observou-se taxas elevadas de iniquidades sociais; poucas ações desenvolvidas intersetorialmente; organização assistencial com ênfase clínica com dificuldade em implementar ações voltadas aos DSS de forma intersetorial. Dificuldades de gestão municipal e local para a intersetorialidade foram apontadas. Conclusão: há ainda grandes desafios para a APS para contemplar ações voltadas aos DSS, realizadas de forma intersetorial.

17:10
Um método de estudo com usuários para investigar o preconceito de gênero no design de aplicativos móveis
SPEAKER: Milena Lopes

ABSTRACT. A divisão social de papéis por sexo estabelece uma dinâmica de gênero que se expressa em diferentes camadas da comunicação humana. Em uma dessas camadas, no campo digital, o desenvolvimento de tecnologias é dominado por homens. Como as crenças sociais relacionadas com gênero afetam a comunicação com e através dos dispositivos móveis? O objetivo dessa pesquisa é desenvolver um método para analisar a interação humana em aplicativos de relacionamento online para determinar se há preconceito de gênero no design da comunicação e quais são os impactos da influência masculina na tecnologia móvel

17:30
Representações sociais sobre o ser enfermeiro na ótica de discentes de enfermagem

ABSTRACT. The study aimed to analyze the social representations of nursing students about being a nurse. For that, an exploratory, descriptive, qualitative study was carried out, with 27 students from the last semester of a Nursing Course at a University of the interior of Ceará. For the data collection, two instruments were used to construct scenes of aesthetic production, one to capture representations, using pictography, and another to capture verbal representations. In total, 75 images and 27 speeches were obtained. These were analyzed according to the Theory of Social Representations of Muscovici, based on the principles of objectification and anchoring. The verbal expressions were captured through group discussion and were recorded and transcribed in full. Of the 75 images, three groups of representations emerged: charitable images, images referring to the biomedical model, and imagnes showing the nurses' performance in different scenarios

17:50
A Vivência do Enfermeiro no Processo de Morte e Morrer do Paciente com Câncer

ABSTRACT. Resumo: Objetivo: Conhecer as vivências e percepções dos enfermeiros diante da morte dos pacientes com câncer. Método: pesquisa descritiva, qualitativa, desenvolvida num hospital particular, na cidade de São Paulo. A amostra constitui-se de nove enfermeiros, com idade entre 24 e 46 anos, que participaram de uma entrevista semiestruturada. Resultados: Da análise dos dados, realizada por meio da Análise de conteúdo de Bardin, emergiram três categorias: “o significado da morte para o enfermeiro’’; “o envolvimento pessoal e emocional do enfermeiro com o paciente oncológico e seus familiares, durante o processo de morte” e “a experiência e vivência do enfermeiro com o paciente oncológico”. Conclusão: O estudo possibilitou conhecer as vivências e percepções dos enfermeiros diante da morte dos pacientes oncológicos, evidenciando uma grande ansiedade e angustia. Desenvolver estratégias efetivas para abordar pessoas em situação de sofrimento no contexto da pesquisa contribuem para a obtenção de subsídios que nortarão a prática clínica em saúde.

18:10
Vivendo em um Abrigo: As Situações de Perda Contadas pela Criança por meio do Brinquedo Terapêutico

ABSTRACT. Resumo. Objetivo: compreender as situações de perda vivenciadas por crianças institucionalizadas em abrigo, por meio do brinquedo terapêutico. Método: pesquisa descritiva exploratória, qualitativa, realizada com cinco crianças entre quatro e 11 anos, de uma instituição de abrigo situada no município de Santos - Brasil. Os dados foram coletados durante uma sessão de Brinquedo Terapêutico e analisados por meio da técnica de conteúdo de Bardin. Resultados: a criança que vive em um abrigo vivencia muitas situações de perda real e simbólica. Dentre elas, uma das mais significativas que emergiram na brincadeira, é a perda do contato com sua família. Considerações finais: o Brinquedo Terapeutico evidenciou-se como estratégia efetiva que favorece a reflexão da criança sobre suas vivências no abrigo, além de valioso instrumento de pesquisa quando se deseja ouvir a criança.

18:30
Prática Simulada em reconstituição cirúrgica do períneo após o parto: uma atividade pedagógica

ABSTRACT. Resumo. Trata-se de uma atividade pedagógica com estudantes do Mestrado em Enfermagem de Saúde Materna e Obstetrícia, com aplicação dos princípios da prática simulada na realização da sutura perineal após o parto. Este procedimento causa muita insegurança e é gerador de grande ansiedade nos estudantes, quando iniciam a sua experiência prática em bloco de partos. Objetivos: desenvolver competências psicomotoras nos estudantes para executarem a reconstituição cirúrgica perineal; aumentar a autoconfiança dos estudantes para o desempenho do procedimento. Metodologia: mista. Utilização de um questionário on-line com 22 itens numa escala de Likert de 5 hipóteses e 3 perguntas abertas, sessão de focus group e filmagens. Análise dos resultados: descritiva das respostas aos 22 itens e análise de conteúdo das perguntas abertas e do verbatim do focus group. Conclusão: os estudantes salientaram a importância da atividade pedagógica na aquisição de competências de sutura, reforço da autoconfiança e na diminuição da ansiedade inicial.

Abstract. This is a pedagogical activity with students of the Masters in Maternal Health Nursing and Midwifery, applying the principles of simulated practice in the perineal repair suture after delivery. This procedure generates great insecurity and anxiety in the nursing midwifery students, when they begin their clinical practice in delivery room. Objectives: to develop psychomotor skills in students to perform perineal reconstitution; to develop students' self-confidence in the execution of the procedure. Methodology: mixed. Use of an online questionnaire with 22 items on a Likert scale of 5 hypotheses and 3 open questions, a focus group session and filming. Analysis of the results: descriptive of responses to the 22 items and content analysis of the open questions, and focus group verbatim. Conclusion: the students emphasized the importance of pedagogical activity in the acquisition of suturing skills, reinforcement of self-confidence and reduction of initial anxiety.

16:50-18:50 Session 9F: Tipologias de Análise de Dados // Tipologías de Análisis de Datos

Comunicações Paralelas 4 // Comunicaciones Paralelas 4 (15m + 5)

16:50
Expectativas de adolescentes gestantes acerca da maternidade

ABSTRACT. The objective was to know the expectations of pregnant adolescents about maternity. Exploratory-descriptive study with a qualitative approach, developed in August and September of 2017, in a medium municipality of the state of Ceará, Brazil. The study was composed of five pregnant adolescents from the area assigned to a Family Health Strategy of said municipality. For the information collection, a home interview was applied with the aid of a semi-structured instrument, composed of questions about the purpose of the study. For the analysis of the information, the Thematic Analysis was used to discover the nuclei of meaning that make up a communication. This allowed the construction of three categories, namely: Prospects of pregnant adolescents about childbirth; Expectations of pregnant teenagers with the baby; and Socioeconomic aspects during teenage motherhood. It is necessary to elaborate public policies aimed at comprehensive care of the adolescent population, contemplating the needs and subsidizing the aggravations inherent in this group.

17:10
AVALIAÇÃO DO APLICATIVO DOESANGUE POR ESPECIALISTAS

ABSTRACT. A doação de sangue e sua relação com a manutenção da saúde coletiva configura-se como uma atitude que precisa ser estimulada. Isto requer a implementação de ações que possibilitem melhorias no processo de captação e fidelização de doadores para a manutenção do estoque de sangue. Para atender essa demanda, foi concebido o aplicativo DoeSangue, uma tecnologia mobile health (mHealth) de apoio à captação e fidelização de doadores de sangue. Realizou-se um estudo metodológico, aplicado, de abordagem qualitativa e este recorte objetiva apresentar a avaliação da ferramenta por especialistas da área de hemoterapia. Aplicou-se um Formulário de Validação do Aplicativo com Especialistas e realizou-se um grupo focal. Analisaram-se os dados com base na Análise de Conteúdo na modalidade temática. Os resultados apontam para a elevada satisfação dos especialistas com a tecnologia, considerando-a uma ferramenta de fácil utilização e de esclarecimento para ampliar a captação de doadores de sangue.

17:30
PERCEPÇÃO MATERNA ACERCA DA DOAÇÃO DE LEITE HUMANO

ABSTRACT. Objetivou-se conhecer a percepção materna acerca da doação de leite humano. Estudo com abordagem qualitativa. A coleta dos dados ocorreu no período de agosto a setembro de 2015. Participaram do estudo mães atendidas no Banco de Leite Humano, Serviço de Pré-Natal e Setor de Alojamento Conjunto em um Hospital Público Estadual em Fortaleza, Ceará, Brasil. Da análise de conteúdo das falas, emergiram duas unidades temáticas: percepção das mães sobre a doação de leite humano; e as dificuldades encontradas na doação de leite. Percebe-se ainda a existência de lacuna no modelo de ensino-apredizagem sobre a doação e todo seu processo, falta de apoio da instituição, para uma captação mais eficiente dessas mulheres, doadoras em potencial, pois existe o desejo de doar.

17:50
Lacunas e tendências na literatura sobre o ensino das cefaleias: uma revisão integrativa com o apoio da análise de conteúdo.

ABSTRACT. A preocupação com o ensino da cefaleia na graduação é necessária para a mudança do cenário atual de incapacidade funcional associada à dor. As revisões sistemáticas com análise de conteúdo auxiliam nas definições das metas do estudo. Trata-se de uma revisão integrativa das publicações disponíveis nas bibliotecas virtuais (ScienceDirect, SciELO e BVS) sobre o ensino da cefaleia na graduação de medicina. Os artigos foram categorizados pela análise de Bardin em: (1) Nível de exposição ao tema durante a graduação; (2) Estratégias de ensino sobre cefaleia; e (3) Estratégias de avaliação de desempenho dos alunos. Os resultados mostraram que a maioria dos alunos considera inadequada a exposição ao tema cefaleia durante a graduação; e poucos artigos foram publicados no âmbito das estratégias de ensino e avaliação das cefaleias. A análise de conteúdo nas revisões integrativas é ferramenta fundamental e indispensável. A escassez de publicações mundiais referente ao ensino das cefaleias é fato preocupante.

18:10
Sobrevivência e mortalidade empresarial: uma abordagem qualitativa sobre pequenos negócios varejistas

ABSTRACT. O objetivo do presente artigo consiste em compreender a relação entre os motivos apontados pelos proprietários de pequenos negócios para a continuidade e fechamento de suas empresas, e os motivos apresentados pelas Teorias Ambientais. A abordagem utilizada foi a qualitativa a partir da técnica da entrevista temática em profundidade considerando os elementos da história de vida e da história oral, privilegiando sempre a emergência de narrativas ancoradas no mundo vivido dos sujeitos entrevistados. Os resultados permitem afirmar que o grupo de proprietários entrevistados acreditam que os motivos de mortalidade e sobrevivência dos pequenos negócios emergem como uma tensão permanente entre o voluntarismo (propriamente humano) e o determinismo (sistêmico). E as teorias ambientais apontam os motivos para mortalidade e sobrevivência enquadrados teoricamente de maneira polarizada, parecendo prescrever opções estanques, modelizantes, para atores que medeiam a relação organização-ambiente.

18:30
Sentimentos vivenciados durante o tratamento do câncer infantil
SPEAKER: Herika Pontes

ABSTRACT. Objetivou-se conhecer os sentimentos vivenciados durante o tratamento do câncer infantil. Foi realizado um estudo transversal, observacional, de caráter analítico com abordagem qualitativa, em um Hospital Pediátrico, localizado em Fortaleza, Ceará, Brasil. Participaram do estudo 07 crianças, 5 do sexo masculino e 2 do feminino, com a faixa etária de 6 a 11 anos e com no mínimo 6 meses de diagnóstico confirmado. A coleta de dados ocorreu entre novembro de 2016 e fevereiro de 2017, por meio de uma entrevista semi-estruturada. A análise e interpretação dos dados foram realizadas por meio da técnica de Análise de Conteúdo. Foi possível perceber sentimentos muito diversificados, medo, raiva e tristeza. De acordo com o avanço da doença, o tratamento se torna mais agressivo, ocasionando uma mudança brusca de sentimentos que muitas vezes confundem a criança.

16:50-18:50 Session 9G: Análise Qualitativa com Apoio de Software Específico // Análisis Cualitativo con apoyo de software específico

Comunicações Paralelas 4 // Comunicaciones Paralelas 4 (15m + 5)

16:50
Estudo da construção do Conhecimento Pedagógico de Física com apoio do WebQDA

ABSTRACT. Este trabalho descreve e analisa parte de um estudo que envolveu os cursos de Licenciaturas em Física ofertados por instituições públicas catarinenses (Brasil). A problemática relaciona-se à articulação teoria-prática na construção dos saberes docentes. Apresentam-se as dimensões e categorias de análise definidas para a pesquisa, bem como aspectos metodológicos. Foram aplicados questionários on-line e entrevistas presenciais com docentes formadores e licenciandos de seis instituições. Foca-se na dimensão pedagógica cujos resultados são apresentados. Com o cruzamento dos dados e apoio do software WebQDA foi possível identificar os temas que são tratados nas disciplinas pedagógicas de Física e sua relação com a construção do Conhecimento Pedagógico de Conteúdo dos licenciandos.

17:10
Rol del psicólogo en la gestión de la política pública y la salud mental en el municipio de Cajibío Cauca

ABSTRACT. La presente investigación, es el resultado de un proceso académico cuyo objetivo principal fue comprender el rol del profesional de psicología en la gestión de la política pública y la salud mental en el municipio de Cajibío, conociendo las políticas públicas del municipio, identificando la gestión de la salud mental y reconociendo las experiencias de los profesionales de la psicología en las mismas. La metodología tuvo un enfoque cualitativo con base en la Teoría Fundamentada, analizando la información por medio Atlas. Ti; se encontró que existe una política pública vigente de salud sexual y reproductiva la cual desde su formulación no ha contado con asignación de presupuesto, entre otros múltiples inconvenientes que repercuten en el rol de psicólogo, además se identificaron 3 tipos de roles en la praxis del mismo.

17:30
Pesquisa Participante na preparação ao parto: Abordagem Centrada na Pessoa e a humanização do parto
SPEAKER: Daiane Sales

ABSTRACT. The increase in cesarean sections in Brazil has stimulated the interest of several areas of knowledge. Brazilian rates of cesarean surgeries records far removed percentages than advocates the World Health Organization (WHO), mainly in the supplementary health. The present research sought to insert the Psychology in the context of the childbirth humanization, using Participant Research, strategy of reflection and intervention about the studied subject. For data analysis, the chosen theoretical reference was the Person-Centered Approach which was proposed by Carl Rogers. Were done psychological support for pregnant women that were attended at the Basic Health Unit by offering emergence psychological services, active and person-centered listening, realizing the experienciation of theier feelings and actively participating in the right and the power to produce knowledge about themselves. The results showed that the methodological proposal, besides collecting data, offered psychological hosting to pregnant women and turned possible reflections about potentials, favoring autonomy for authentic choices.

17:50
Contribuições do software IRAMUTEQ para a Análise Textual Discursiva

ABSTRACT. O objetivo foi realizar análises exploratórias com o software IRAMUTEQ para identificação de seu potencial na ATD – Análise Textual Discursiva. Os sujeitos são professores ingressantes na pós-graduação stricto sensu (n=40). O instrumento de coleta de dados foi o questionário aberto. O método para análise dos dados foi a Análise Textual Discursiva (ATD) a partir de análises exploratórias no software IRAMUTEQ. O software identificou cinco classes textuais com base no corpus de análise, que por sua vez, originaram três categorias definitivas: i) tecnologias para aproximação entre professores e estudantes; ii) tecnologias para modificar a prática docente; e iii) tecnologia para mudança da escola. A principal conclusão é que o software IRAMUTEQ contribui para a ATD, oferecendo agilidade, novas perpectivas e rigor aos dados textuais qualitativos.

18:10
A Interdisciplinaridade na Perspectiva Docente na Graduação em Enfermagem

ABSTRACT. Resumo: Este estudo objetivou compreender a prática da interdisciplinaridade em um curso de graduação em enfermagem na perspectiva docente. Realizou-se para tal fim, uma abordagem qualitativa com a estratégia do estudo de caso em um centro universitário do agreste pernambucano. Participaram 15 docentes do curso de graduação em enfermagem dos módulos teóricos e/ou práticos, cujos dados foram coletados mediante a técnica de grupo focal. O tratamento dos dados deu-se por meio do software IRAMUTEQ. Os resultados do estudo, possibilitaram uma aproximação com a temática interdisciplinaridade, vislumbrando concepções, caraterísticas do exercício interdisciplinar, bem com fatores que influenciam no exercício de tal prática. Percebe-se, que é preciso avançar de uma discussão que se detém a conceituação sobre interdisciplinaridade para a constituição de uma metodologia que vislumbre para um movimento de construção do interdisciplinar enquanto prática pedagógica em um movimento que perpasse da epistemologia, da busca de um conceito para à práxis cotidiana.

18:30
Design, Base e Aperfeiçoamento: O percurso de um software para QDA

ABSTRACT. Este trabalho apresenta um software de apoio para análises qualitativas, criado por nosso grupo de pesquisa para atender demandas emergentes em uma investigação. Funciona online, é gratuito e aberto. Alinhado a Teoria Ator-Rede, objetiva facilitar e otimizar a leitura de textos através da construção de gráficos que dispõem as ocorrências das palavras desejadas e suas relações em cada ocorrência, sem realizar automatizações no processamento ou reduções de conteúdo com base em algoritmos. Apresentamos aqui parte de sua construção através da Design Science Research, sua base teórica pela Teoria Ator-Rede, e por fim descrevemos um levantamento de novas funcionalidades demandadas a partir de experimentações, avaliações internas de nosso grupo e da experiência em um workshop ministrado por um dos autores deste trabalho. O objetivo é além de apresentar esse novo recurso para uso na pesquisa qualitativa, subsidiar discussões sobre os recursos demandados no tipo de investigação e de software que propomos.

16:50-18:50 Session 9H: Sala virtual/Aula virtual
16:50
cf2wff (Customer Forecast to Determine Workforce Requirements): Software de Incentivos / Compensações na GRH

ABSTRACT. Pretende-se desenvolver um novo produto, sistema de informação (SI), destinado a ajudar a tarefa da gestão de recursos humanos (GRH). A tecnologia aplicada no desenvolvimento do novo produto permitirá a gestão integrada da avaliação de desempenho, do sistema de incentivos e o (re) dimensionamento de recursos, tendo como objetivos orientadores melhorar a qualidade e eficiência dos processos em organizações complexas, públicas ou privadas (Santos, 2010). A nível da GRH de qualquer organização, uma das principais dificuldades tem sido a aplicação de um justo sistema de incentivo à produtividade (SIP) (Fernandes,2015). Sendo a avaliação de desempenho e o SIP uma área propícia a situações de conflito, a solução a desenvolver terá de contemplar um conjunto de dimensões e critérios de avaliação e de compensações (Fernandes,2015). O objetivo é criar um sistema que permita determinar, com a maior precisão possível, as necessidades de recursos humanos com base na previsão do fluxo de clientes, e disponibilidade de recursos.

16:53
Análisis del dibujo infantil durante la codificación abierta en Teoría Fundamentada: Una experiencia desde el estudio de los comportamientos saludables

ABSTRACT. La investigación alrededor de la infancia demuestra que este es un período en el cual se pueden establecer comportamientos saludables que duren de por vida. En este estudio se utilizó como método la Teoría Fundamentada Visual, que incluye como fuente auxiliar de datos los dibujos realizados por los participantes, con el propósito de comprender el proceso por el cual los niños con edades entre los 8 y 12 años adoptan comportamientos saludables en relación a la actividad física y la alimentación. En este artículo se muestra el proceso de análisis de los datos visuales, específicamente durante la codificación abierta. El análisis de los dibujos promovió en los niños participantes la expresión de experiencias, que no fueron fáciles o posibles de comunicar verbalmente durante la entrevista.

16:56
Experiência do Uso da Internet sobre Promoção da Saúde do Diabético na Adolescência
SPEAKER: Raquel Monte

ABSTRACT. Objetivou-se descrever a experiência vivenciada ao utilizar a internet para promoção da saúde do diabético adolescente utilizando a ferramenta vlog na plataforma Youtube. Método: Trata-se do relato de experiência, desenvolvido por adolescente e diabética tipo 1 em vlog no Youtube de 2012 à 2017, em Fortaleza, Ce, Brasil. Síntese dos Dados: Nos dias de hoje existe uma grande variedade de tecnologias e meios para a promoção da saúde, tendo grande relevância a expansão da internet e mídias sociais como meios para difundir informações rapidamente e em larga escala. Conclusão: A promoção da saúde por meio de um vlog mostrou-se bastante eficaz, principalmente entre os adolescents, pois grande parte da população se encontra conectada à Internet. Apesar de ser um ótimo meio de promoção em saúde, na Internet existem diversas pessoas sem a capacitação adequada para publicar informações.

16:59
El análisis sobre la producción y uso de transgénicos: un espacio para la formación bioética

ABSTRACT. Esta comunicación deriva de la investigación en curso El curriculum como dispositivo para la formación temprana en investigación: el caso de la Licenciatura en Ciencias Genómicas (LCG) de la Universidad nacional Autónoma de México. Las ciencias genómicas son una interdisciplina de reciente creación. Por tanto, la formación de profesionales en el nivel licenciatura es una estrategia para la su institucionalización. La LCG se crea en el 2003 con el propósito de formar líderes académicos que desarrollen este campo en México. Estas ciencias se inscriben en el campo científico de la biotecnología moderna. La producción y uso de los conocimientos biotecnológicos genera una polémica social que incide en la propuesta curricular que se estudia. La comunicación se centra en analizar elementos de ese debate y su incidencia en la dinámica de formación de la LCG. Se presenta información sobre esa relación y una reflexión teórico-metodológica acerca del desarrollo de la investigación.

17:02
Tecnologia Educacional para Mediar a Alimentação Complementar na Amazônia: Estudo de Validação

ABSTRACT. This article aims to validate a educational technology to mediate the teaching / learning of mothers of children from 6 to 12 months on complementary feeding. Methodological research with quantitative-qualitative approach, carried out at the University of Pará Campus XIII, in the municipality of Tucuruí -PA. The participants in the total 13, judges from the socio-humanistic area and from the health area. The data collection instrument was a questionnaire, used in the period from December 2016 to March 2017. The qualitative analysis of the results happened based on the description of the convergence of the satisfactory answers an adaptation according to the Delphi technique. The numerical data were analyzed according to the descriptive behavioral statistics of the judges. Result: The average of the items analyzed corresponded to 92%. The qualitative result pointed to the need to improve ET. Final considerations: Educational Technology was considered statistically valid for use by health professionals and the target audience. Regarding the comments / suggestions of the judges, they support the importance of using validated educational technologies to mediate teaching / learning.

17:05
Percepção dos profissionais da Vigilância Sanitária sobre as condições sanitárias dos serviços da Atenção Primária à Saúde

ABSTRACT. Introdução: Estudo qualitativo com objetivo de discutir percepções das condições sanitárias (CS) nos serviços da Atenção Primária à Saúde pelos profissionais da Vigilância Sanitária. Metodologia: Utilizou-se a técnica Grupo Focal (GF) com equipes de Vigilância Sanitária de quatro Distritos Sanitários de Salvador, Bahia, Brasil. Os relatos foram analisados com base na revisão de textos científicos, documentos e normativas. Resultados: Os participantes do GF associaram CS aos riscos, ressaltando problemas referentes a estrutura dos serviços e disposição de equipamentos/materiais para ações no âmbito da APS. Expuseram estratégias para minimização dos riscos como manutenção preventiva de equipamentos, disposição dos materiais para a prestação do cuidado, monitoramento e fluxo de trabalho adequado. Constataram a “persistência" na atuação para minimização dos riscos sanitários. Conclusão: A técnica de GF possibilitou a discussão do tema e a construção de conhecimentos pelas práticas destes técnicos. Manter o foco na temática, constitui um desafio para a técnica de GF.

17:08
Cuidado paliativo en cáncer gástrico: normatividad y barreras de acceso en Colombia

ABSTRACT. El cáncer gástrico es un problema de salud pública con alta incidencia y mortalidad en Colombia, el objetivo de este artículo es describir la historia de los cuidados paliativos en cáncer, su expansión, enfoque terapéutico, sustento normativo en Colombia y las barreras para el acceso a este servicio en salud, para lo cual se realizó un estudio cualitativo según los pasos de análisis de la teoría fundamentada de Strauss y Corbin, mediante una entrevista semiestructurada además de una revisión de literatura indexada en PubMed, LILACS, Ebsco, Science direct, Ovid y google académico, con lo que se concluye que en Colombia, se debe mejorar el acceso a los mismos mediante el fortalecimiento de políticas en salud y educación, con la participación activa del gobierno, facilitar trámites y servicios, asegurar acceso oportuno y ofrecer un atención personalizada, para así eliminar las barreras para el acceso oportuno e integral a cuidados paliativos

17:11
MútuoSanguíneo: um sistema colaborativo de incentivo e apoio a doação de sangue

ABSTRACT. Blood centers, scattered throughout Brazil, have as one of its actions the obligation to implement the National Policy of the Promotion of Voluntary Blood Donation. However, establishments find it difficult to carry out this practice, since donation campaigns are generally disclosed in low-impact environments to reach a restricted target audience, rendering the expected results ineffective. Therefore, this work presents the development of a collaborative system that promotes the dissemination, and the application of measures to encourage and support blood donation. Allowing requests blood donation specific patient, disseminating general campaigns, consult information for donation, as well as keeping users up-to-date on blood stock levels of blood centers and discloses the procedures necessary to become donor blood.

17:14
SALUD MENTAL Y VIDA BUENA: Estudio cualitativo y cuantitativo con jóvenes estudiantes de Derecho, de la Corporación Universitaria Americana, Medellín, entre 2014 y 2016.

ABSTRACT. El propósito de este texto es dar a conocer los resultados de la investigación sobre las Representaciones Sociales de “Vida Buena” y “Salud Mental” que tienen los estudiantes jóvenes del programa académico de Derecho de la Corporación Universitaria Americana, sede Medellín, entre los años 2014 y 2016. Se tomó una muestra representativa de 315 estudiantes entre 19 y 25 años, con domicilio en las comunas de esta ciudad y municipios cercanos del Departamento de Antioquia. Se realizó un análisis prototípico y categorial de los datos, los cuales fueron analizados mediante procedimientos metodológicos de la teoría fundamentada. Finalmente, se realizó un grupo de discusión con expertos, para analizar las implicaciones conceptuales y prácticas de los hallazgos en el abordaje de la salud mental de estos jóvenes

17:17
Educação Inclusiva Desafios encontrados por um grupo de professores do CAP.Amapá e suas especificidades no fazer pedagógico.

ABSTRACT. Trabalhar com educação na escola pública brasileira exige do profissional da educação um olhar para múltiplas realidades. Uma dessas diversidades é a inclusão de alunos com deficiência visual no ensino regular. Neste sentido, o presente artigo tem como objetivo identificar em uma roda de conversa os desafios encontrados no fazer pedagógico de um grupo de professores que trabalham com inclusão de alunos deficientes visuais em um Centro de Apoio para Atendimento às Pessoas com Deficiência Visual – CAP localizado em Macapá/AP. Para chegarmos as considerações apresentadas no trabalho utilizamos uma roda de conversa, tal metodologia foi fundamental para a criação de um ambiente favorável para a emersão de narrativas. Os dados nos mostraram a importância de apresentarmos as especificidades da inclusão de pessoas com necessidades específicas na graduação, como também, a necessidade de buscarmos formação continuada para as especificidades que surgem na prática cotidiana.

17:20
LESBIANIDADES VISIBILIDADE COMO RESISTÊNCIA AO “ESQUECIMENTO” POLÍTICO : UMA ANÁLISE FÍLMICA

ABSTRACT. O presente trabalho insere-se como uma discussão teórica acerca da problemática da invisibilidade das identidades lésbicas. Para isto, constrói-se uma análise desde o percurso histórico à atualidade, implicando a responsabilidade ética da psicóloga para com a população lésbica. Trata-se de uma análise fílmica do episódio San Junipero da série Black Mirror. Apresenta 3 categorias analíticas A heteronormatividade compulsória como uma das violências aos corpos lésbicos ; A família como núcleo reprodutor ou protetor das violências e Ninguém vai poder querer nos dizer como amar...E discute a fragilidade da psicologia em reconhecer as demandas de cuidado dessa população.

17:23
Percursos metodológicos de uma etnografia sobre as interfaces entre políticas públicas, dinheiro e moralidades

ABSTRACT. Fruto de uma investigação que objetivava investigar a relação entre o dinheiro recebido pelos beneficiários do Bolsa Família e as moralidades subjacentes ao seu uso, este artigo visa apresentar os desafios e potencialidades presentes na utilização da etnografia como principal método na produção de sentidos interpretativos acerca de políticas públicas. O campo das públicas é marcado pela interdisciplinaridade, de modo que sua configuração como problema antropológico exige tanto abordagens metodológicas heterogêneas, como a articulação de conceitos e categorias analíticas desenvolvidos por distintas áreas. Assim, a maior dificuldade para o pesquisador é identificar nesse campo o objeto de análise antropológica e conduzir a investigação etnográfica sem perder de vista os limites e imbricamentos disciplinares. Propomos a reflexão sobre os percursos metodológicos presentes na condução de uma investigação que buscou analisar interações entre uma política voltada aos pobres, dinheiro e os tensionamentos morais entre os executores da política e seus beneficiários.

17:26
Parto na água em Portugal: a mulher como protagonista

ABSTRACT. O parto na água é um modelo de assistência às mães/casais que priorizam uma experiência que respeita o parto natural, numa perspetiva de maior pro-atividade da mulher. O presente estudo tem como objetivo compreender a experiência vivida por mães que tiveram um ou mais partos na água em Portugal. É um estudo qualitativo, fenomenológico, na perspetiva de Max Van Manen. Foram realizadas entrevistas semiestruturadas a 13 mães. A recolha de dados decorreu de julho de 2017 a fevereiro de 2018. Os testemunhos das mulheres foram agrupados em 7 categorias. Pela dimensão do estudo, neste artigo apenas é possível apresentar uma parte. Assim destacam-se 3 dessas categorias: as atitudes do EESMO interpretadas pela mulher como cuidados personalizados; as manifestações de satisfação com a experiência do parto fisiológico na água por parte da mulher; e a mulher como protagonista do seu parto.

17:29
Reprodução intergeracional da pobreza: o caso do complexo de favelas do São João - Rio de Janeiro - Brasil

ABSTRACT. Este artigo problematiza a multidimensionalidade do fenômeno da pobreza como produtora do ciclo intergeracional de pobreza no complexo de favelas do São João, no Engenho Novo - Rio de Janeiro. O estudo parte da compreensão do fenômeno da pobreza em suas múltiplas dimensões e dos mecanismos reprodutores, ou não da pobreza para as futuras gerações. Os pressupostos teórico-metodológicos remetem para estudos do conceito de pobreza como fenômeno multidimensional Grespo (2001) e sobre os possíveis indicadores transmissores da pobreza para as gerações futuras em Bird (2007). A investigação de cariz exploratório e descritivo, privilegiou uma abordagem qualitativa baseada em entrevistas semiestruturadas realizadas a 29 moradores do complexo de favelas do São João. A abordagem trigeracional entre ego, seus progenitores e seus descendentes alicerçou-se num raciocínio sistemático de comparação entre elas para criar índices compositivos e classificação das tipologias de modalidades por família tipo.

17:32
Utilização das TIC na educação inclusiva

ABSTRACT. O presente estudo tem como objetivo sintetizar o conhecimento produzido na literatura científica sobre utilização das TIC na educação inclusiva. Trata-se de uma revisão integrativa da literatura com vistas a responder à questão: Qual o cenário atual sobre a utilização das TIC na Educação Inclusiva? Para isto foi realizada a busca nas bases de dados Scopus, ERIC e Web of Science no mês de fevereiro de 2018, que apontou 11 artigos como resultado final, após o cruzamento das palavras-chave “ICT” e “Inclusive education”. Todos os artigos selecionados apresentaram uma abordagem de investigação qualitativa, ressaltando a importância desta natureza na análise da inclusão em educação. Os resultados da utilização das TIC apontaram para a promoção da inclusão escolar e digital em pessoas com necessidades educativas especiais e adolescentes mulçumanas.

17:35
Compreensão sobre alimentação: visão do paciente diabético

ABSTRACT. Esta pesquisa, teve como objetivo caracterizar o conhecimento dos portadores de diabetes tipo 2 sobre sua alimentação. Metodologia: Pesquisa com abordagem qualitativa, realizada por meio de três grupos focais. Participaram 31 pessoas acometidas pelo diabetes tipo 2, de uma Unidade Básica de Saúde do interior de São Paulo. Os dados obtidos foram interpretados por meio da Técnica de Análise de Conteúdo, modalidade temática. Resultados: a análise apontou três categorias temáticas: compreensão sobre os alimentos; alimentos permitidos e principais dificuldades alimentares no cotidiano. Conclusões: os pacientes diabéticos têm uma compreensão da necessidade da alimentação, mas, sentem-se inseguros em relação ao que comer e a quantidade dos alimentos.

17:38
Investigação qualitativa em Psicologia: Dados e evidência num curso de mestrado

ABSTRACT. O presente estudo tem como objetivo analisar como a metodologia qualitativa é reconhecida e valorizada na produção científica de formação graduada em Psicologia. Mais concretamente analisa-se a produção de dissertações de mestrado realizadas no âmbito de um curso de mestrado em Psicologia da Educação, numa universidade pública portuguesa, entre os anos 2010 e 2017, e disponíveis online no repositório digital institucional. Mediante os descritores definidos encontraram-se 68 dissertações de mestrado, das quais 14 foram realizadas com recurso a metodologia qualitativa (5 estudos qualitativos e 9 estudos mistos). No caso dos estudos com recurso a metodologia qualitativa a diversidade de estudos é grande em termos de temática e de procedimentos metodológicos, registando-se mais estudos mistos, com combinação de métodos qualitativos e quantitativos, em comparação com estudos com métodos qualitativos isolados. Conclui-se que ainda se verifica um predomínio do recurso à metodologia quantitativa nas dissertações de mestrado produzidas.

17:41
Educação de Pessoas Jovens e Adultas: diálogo com educador de química

ABSTRACT. As pessoas jovens e adultas quando voltam à escola, trazem um acúmulo de aprendizagens. Sendo assim, as concepções infantilizadas e tecnicistas não têm mais espaço para essa modalidade de ensino. Considerando esta especificidade, buscamos compreender as concepções de um educador do ensino de química com relação à educação de pessoas jovens e adultas e quais as possíveis influencias destas concepções em sua prática docente. O educador que foi sujeito dessa investigação lecionava o conteúdo de química em turmas de segundos anos do ensino médio na modalidade da EPJA. Ao acompanhar as aulas do educador, percebemos um ensino baseado na memorização mecânica dos conteúdos químicos. Tais práticas são justificadas pelo educador pela concepção de que as pessoas jovens e adultas não são capazes de aprender, portanto, o ensino deve ser facilitado.

17:44
Perceção das mulheres sobre o papel do enfermeiro de família na transição para a maternidade: Estudo Qualitativo com Puérperas Portuguesas

ABSTRACT. O estudo realizado inseriu-se num paradigma compreensivo e interpretativo, desenvolvido num estudo de caráter qualitativo, assumindo-se ainda com base numa metodologia fenomenológica descritiva. Debruça-se sobre a temática “Perceção das mulheres sobre o papel do enfermeiro de família na transição para a maternidade”, tendo como finalidade refletir sobre a aquisição e desenvolvimento de competências do Enfermeiro Especialista em Enfermagem de Saúde Familiar e compreender as vivências das puérperas face ao papel do enfermeiro de família na promoção da transição para a maternidade. A realização do estudo empírico cumpriu todos os procedimentos formais e éticos exigidos o e teve autorização da Comissão de Ética da Administração Regional de Saúde do Centro para a sua aplicação. Enquadra-se num paradigma de natureza qualitativa, com base numa metodologia fenomenológica descritiva que pretende responder à questão de investigação: Qual a perceção das puérperas face às intervenções do enfermeiro de família na transição para a maternidade?. Participaram neste estudo 11 utentes primíparas, que foram selecionadas de forma não probabilística e por conveniência, de acordo com critérios de inclusão e exclusão previamente estabelecidos. Uma vez obtido o consentimento informado de todas as participantes, a colheita de informação foi conseguida por meio do preenchimento de um questionário de caraterização sociodemográfica e da condução de uma entrevista semiestruturada, gravada em registo audiográfico, posteriormente transcrito e analisado no programa webQDA, mediante a técnica de análise de conteúdo de Bardin. As evidências permitiram concluir que a maternidade, enquanto transição do ciclo vital, é abordada pelo Enfermeiro de Família de forma fragmentada. As mulheres percecionam que este profissional de saúde tem um papel interventivo no “Ser Mulher” e no “Ser Mãe”, mas no que diz respeito ao “Ser Esposa” a intervenção ainda permanece pouco exígua. Ainda assim, ficou patente que assume uma função primordial nesta transição e que esta se prende essencialmente com o papel de promotor da saúde que lhe é atribuído pelas primíparas. Os resultados obtidos, sensibilizam para a importância das competências relacionais na prestação de cuidados e para a necessidade de se prestar cuidados de forma holística, integrando a família como parceira no acompanhamento perinatal.

17:47
Dificultades en la enseñanza del Álgebra: un enfoque cualitativo

ABSTRACT. El presente trabajo corresponde a una investigación cualitativa cuyo objetivo fue conocer las principales dificultades sobre la enseñanza y aprendizaje del álgebra que manifiestan tener un grupo de 83 profesores que enseñan Matemáticas en la educación secundaria en Honduras. Se utilizó una metodología de análisis de contenido de textos que combinó el análisis de contingencias y las Redes Asociativas Pathfinder. Los datos fueron obtenidos a partir de los relatos de los profesores participantes y analizados con el software de análisis cualitativo webQDA y el programa GOLUCA que facilitó la presentación gráfica de los datos como una Red Asociativa Pathfinder. Los resultados indican que esta metodología puede ayudar en la obtención de datos con una mínima intervención por parte del investigador, y que puede ser aplicada para investigar diversos temas de interés relacionados con el proceso enseñanza-aprendizaje en diferentes niveles educativos.

17:50
Análise textual Discursiva como método na Pesquisa qualitativa: elementos essenciais

ABSTRACT. Este artigo é o recorte de uma pesquisa realizada objetivando identificar as práticas pedagógicas realizadas pelos docentes do Brasil e Portugal. A escrita utilizada contempla uma finalidade didática de discorrer sobre as etapas da Análise Textual Discursiva (ATD). Trata-se de uma pesquisa qualitativa (fontes documentais e bibliográficas) com uso de questionários semiestruturados (instrumento de coleta de dados). Para delimitação de tema analisaram-se as práticas pedagógicas dos docentes de Instituições de Ensino Superior (IES) (onze do Brasil, seis de Portugal e uma, da Espanha, primeiro semestre de 2017). Para justificativa foram realizados quatro mapeamentos, em função de ser a prática pedagógica, a formação de professores e do uso das TDIC, temas complexos. O uso da ATD conforme Moraes & Galiazzi (2011) determinou categorias emergentes, apresentadas em metatextos. Conclui-se que, docentes pesquisados no Brasil referem-se à prática pedagógica dos professores em formação enquanto, Portugal e Espanha referem-se à própria prática docente realizada.

17:53
Observatório de Analise Política em Saúde: Estratégias do Eixo Políticas de Medicamentos, Assistência Farmacêutica e Vigilância Sanitária para produção de conhecimento sobre o tema.

ABSTRACT. Trata-se de uma pesquisa que tem por objeto a análise de políticas relativas a medicamentos, assistência farmacêutica e vigilância sanitária, integrante de um dos eixos temáticos do Observatório de Análise Política em Saúde (UFBA). Os objetivos do artigo são descrever as estratégias de pesquisa utilizadas para a produção do conhecimento em torno dessa temática e apresentar os resultados produzidos nesse eixo no que tange à análise da atuação do Estado brasileiro em torno de tais políticas, no período de 2014 a 2017. A construção dos dados da pesquisa se deu com base em seleção de informações disponíveis em sítios eletrônicos de instituições relacionadas ao tema, tendo como referente as diferentes dimensões do medicamento e a definição de fatos políticos. Os resultados permitiram uma análise estruturada em quatro aspectos: implementação, financiamento, participação social e resultados da política.

17:56
A Etnomusicologia Aplicada à Pesquisas Em Saúde Coletiva

ABSTRACT. This article describes the application of ethnomusicology in a Collective Health research. Considering that violence against women is culturally sustained, we start from ethnomusicology to investigate the relationship between music - as artefactualidade - and the ideological formations that normalize this violence. Thus, ethnomusicology based the epistemological assumptions and, along with Discourse Analysis, the methodological ones. The research aimed to understand the meanings attributed to women, sexuality and gender relations in northeastern culture through forró and their relation to the vulnerabilities to which they are exposed. A total of 330 forró songs were selected, from which the categories emerged: northeastern, gender relations, male imagery, female imagery and gender violence. Ethnomusicology has emerged in this context as a possibility for the understanding of the social world in which asymmetric relations of gender are performed.

17:59
Compreensão do paciente sobre sua hospitalização

ABSTRACT. Este estudo tem por objetivo analisar o processo de internação na perspectiva do paciente internado. Metodologia: Abordagem qualitativa, realizada em unidade de internação da Faculdade de Medicina do interior paulista, totalizando 13 pacientes. A coleta de dados foi realizada por meio de entrevista semiestruturada e empregada análise de conteúdo, modalidade temática. Resultados: Foram identificadas três categorias: conhecem o diagnóstico e o plano terapêutico, satisfação com o processo de internação; conhecem o diagnóstico e parcialmente o plano terapêutico, insatisfação com o processo de internação; conhece o diagnóstico e desconhece o plano terapêutico, consciência da necessidade de internação. Considerações Finais: Constatamos que os pacientes internados conhecem o diagnóstico que resultou na internação e o plano terapêutico, e que estas orientações foram transmitidas pelo médico. No entanto, esta ação se transcorreu de forma mecanizada, ou seja, não foi possível identificar relação dialógica entre o profissional de saúde e usuário do serviço.

18:02
Os determinantes sociais da saúde na educação médica

ABSTRACT. Introdução: O modo e as condições em que as pessoas nascem, vivem, crescem, trabalham e envelhecem revelam todo esse contexto estrutural e se traduzem nos chamados Determinantes Sociais da Saúde. Objetivo: caracterizar a compreensão sobre os Determinantes Sociais de Saúde na perspectiva dos estudantes de medicina. Metodologia: Esta pesquisa está fundamentada na Teoria das Representações Sociais. Os dados foram obtidos por meio de entrevistas semiestruturadas com 35 estudantes da 5ª série de graduação e analisados à luz do Discurso do Sujeito Coletivo. Resultados: Emergiram quatro ideias centrais: contextos de vida das pessoas; condições socioeconômicas predispondo a várias doenças; necessidades de saúde; nunca ouvi falar. Conclusões: Conclui-se que os estudantes compreendem os Determinantes Sociais de Saúde, a partir dos conceitos adotados pela Organização Mundial de Saúde, porém, sem avançar para uma prática pedagógica de apreensão e transformação da realidade.

18:05
Coaching no Processo de Desenvolvimento de Competências

ABSTRACT. O trabalho tem como objetivo investigar como o uso do Coaching dentro das organizações pode contribuir para o desenvolvimento de competências dos profissionais. Utilizou-se uma abordagem qualitativa de cunho exploratório,conduzido com seis gerentes que trabalham em duas instituições financeiras. A metodologia utilizada para a coleta de dados foi entrevista presencial semiestruturada ,que continha 12 perguntas elaboradas a partir das referências teóricas sobre o tema de estudo. As entrevistas foram transcritas e serviram de base para análise e interpretação do conteúdo dos dados coletados. Os resultados mostram primeiramente, que dentro do processo de coaching, há uma relação de liderança entre o condutor e o conduzido. Entre as competências mais mencionadas, estão: comunicação, autoconhecimento, liderança, planejamento e organização. Ou seja, para os entrevistados os resultados alcançados foram excelentes, mas foram importantes principalmente para a empresa, pois os resultados são visíveis dentro da instituição.

18:08
Psicólogos nos CRAS: contribuições da análise de conteúdo para identificação dos processos de significação

ABSTRACT. Este estudo teve por objetivo discorrer acerca das contribuições da análise de conteúdo para identificação dos processos de significação sobre a prática profissional de Psicólogos que atuam nos Centro de Referência de Assistência Social (CRAS). Participaram seis psicólogos atuantes em seis CRAS. Como instrumento foi utilizado: a) questionário sócio demográfico e laboral; b) entrevista semiestruturada. Os dados foram analisados através da Análise de Conteúdo, do tipo categorial/temática. Os resultados evidenciaram a classe temática "Dificuldades para a atuação profissional no CRAS" e quatro categorias: Gestão, Contratação e financeiro, Recursos materiais e infraestrutura e Incompreensão do papel do psicólogo. Dentre as contribuições da análise de conteúdo, destaca-se: organização sistemática dos temas suscitados; identificação de núcleos de sentido, ou seja, categorias temáticas; inferência para além do conteúdo imediato, tendo em vista o objetivo da investigação e o referencial teórico.

18:11
Representações sociais sobre o cuidado de enfermagem em saúde mental

ABSTRACT. Esta pesquisa, fundamentada na Teoria das Representações Sociais, objetivou compreender o significado que a equipe de enfermagem atribui a saúde mental e como desenvolve o cuidado psiquiátrico. Participaram 16 profissionais de enfermagem que atuam numa unidade de internação de um hospital escola. Os dados foram obtidos por meio de entrevistas semiestruturadas e analisados pela técnica do Discurso do Sujeito Coletivo. Da pergunta sobre a compreensão de saúde mental resultaram duas ideias centrais: problema mental e psicológico relacionado ao meio e conjunto de vários fatores. As duas ideais centrais sobre como você desenvolve o cuidado psiquiátrico foram: processo de enfermagem e humanização com enfoque biopsicossocial e cuidado afetivo que parte do comportamento observado. Os resultados apontaram o significado de saúde mental e as formas de desenvolver o cuidado e evidenciam a necessidade de investimentos em recursos humanos, físicos e materiais, além de capacitações para os profissionais de enfermagem.

18:14
Enseñanza de la investigación en pregrado: una indagación mixta impulsada cualitativamente

ABSTRACT. El objetivo de este artículo caracterizar la acción y el razonamiento de los docentes a cargo de la asignatura de Investigación Formativa (III) mediante el constructo del Conocimiento Pedagógico del Contenido. La metodología utilizada corresponde a una investigación mixta impulsada cualitativamente, con apoyo en la observación estructurada, el análisis de contenido (manifiesto y latente) y una rejilla de repertorio. Los resultados sintetizan e ilustran las secuencias de comportamiento con mayor frecuencia, así como los procesos pedagógicos relevantes. Las consideraciones finales destacan la importancia de la enseñanza de los métodos de investigación en pregrado y hacen advertencias sobre la función del docente como investigador.

18:17
O Desenvolvimento Da Integralidade Do Cuidado Na Reabilitação Física

ABSTRACT. A integralidade é uma das diretrizes do Sistema Único de Saúde e deve ser desenvolvida em todos os níveis assistências, em especial, na Reabilitação Física. Esta pesquisa analisou como o cuidado na perspectiva da integralidade, vem sendo desenvolvido na visão da equipe multiprofissional da Reabilitação Física. Trata-se de uma pesquisa com abordagem qualitativa fundamentada na Hermenêutica-dialética. Os dados foram obtidos por meio de entrevistas semiestruturadas e analisados pelo Método de Interpretação dos Sentidos. O local da pesquisa foi um Centro de Reabilitação Lucy Montoro, do interior do estado de São Paulo. Participaram 24 profissionais. Os dados evidenciaram a integralidade praticada pela escuta qualificada, no cuidado humano direto, no trabalho em equipe multiprofissional, no respeito aos direitos do cidadão e na articulação de redes de atenção à saúde. A Hermenêutica-dialética indicou um movimento de síntese e antítese sobre a prática do cuidado na integralidade, elucidando o seu desenvolvimento pontual e parcial.

18:20
“Geração Sobremesa”: Estudo de casos múltiplos acerca do papel dos bisavós na família multigeracional
SPEAKER: Emily Schuler

ABSTRACT. O objetivo desta pesquisa foi compreender o papel dos bisavós e as repercussões das relações estabelecidas com as diferentes gerações da família em sua vida, bem como na dos seus familiares. Trata-se de um estudo de casos múltiplos com três famílias multigeracionais, totalizando doze participantes. Como instrumento de pesquisa foi utilizada uma entrevista semidirigida, com um roteiro específico para cada geração, além de um questionário com os dados sociodemográficos dos participantes, elaborados pela pesquisadora. Os dados foram analisados por meio da análise de conteúdo temática. Os principais resultados apontaram que o significado de ser bisavó está intimamente ligado ao sentimento de transcendência, ao sentido de ter cumprido o propósito da vida e também sua continuidade nos netos e bisnetos. Observou-se nas demais gerações a valorização dos bisavós, percebidos como pessoas sábias, que podem contribuir como professores para as novas gerações.

18:23
Metodología basada en la prospectiva estratégica aplicada a un conjunto de MYPES del mercado de vinos de la provincia de Huaral: La Quincha, María Paz y Velarde

ABSTRACT. La metodología aplicada en la investigación recoge información de tipo cualitativa a través de revisión de literatura, aplicación de entrevistas y el environmental scanning. Posteriormente, convierte la información cualitativa en cuantitativa utilizando los softwares MICMAC y SMIC para la identificación de variables críticas y la construcción de escenarios futuros de la industria vinícola en el Perú. El caso estudiado involucra a 3 MYPES de vinos de la provincia de Huaral-Lima-Perú y cada empresa opera bajo diferentes estrategias competitivas. El análisis propone contribuir a la gestión estratégica competitiva de cada MYPE identificando oportunidades o amenazas que se presenten en cada escenario para cada empresa dependiendo de su estrategia competitiva. El estudio resultó en 64 escenarios producto de la interacción de 6 hipótesis. Sin embargo, 5 escenarios concentraron el 51% de ocurrencia y son los llamados: “Suricato”, “Vino divino”, “Vacaciones”, “Chela imbatible” y “Cliente jefe”.

18:26
Identificación de conductas discriminatorias en contextos laborales hacia las personas afroecuatorianas en una provincia del Ecuador durante al año 2017

ABSTRACT. La presente investigación tiene como objetivo general la identificación de actitudes, prejuicios y estereotipos negativos, a nivel explicito e implícito, hacia una muestra de población afroecuatoriana en una provincia del Ecuador, utilizando una metodología cualtitativa conjuntamente con los métodos bibliográfico, descriptivo, inductivo, deductivo, analítico – sintético, cuyos instrumentos fueron la ficha sociodemográfica y una ficha entrevista semiestructurada, las cuales fueron aplicadas a 20 personas afroecuatorianas el análisis de los resultados se hizo a través del AtlasTI-7. Finalmente, existe presencia de actitudes, prejuicios y estereotipos negativos, a nivel explicito e implícito; entre las principales conductas discriminatorias tenemos agresión verbal y psicológica, el rechazo social, vulneración del derecho a la educación, en la discriminación laboral se da insultos y agresiones por parte de los empleadores y/o compañeros, cuya prestación de servicio suele ser deplorable sin vistas a un ascenso.

18:29
Mobilização do Conselho Gestor com o Uso de Tecnologias Sociais

ABSTRACT. Objetivo: analisar a percepção de graduandos sobre desenvolvimento de habilidades/ competências no Estágio Supervisionado em Saúde Coletiva 1 (ESSC 1) da Faculdade de Ceilândia-Universidade de Brasília, na mobilização do Conselho Gestor (CG) por meio de Tecnologias Sociais. Metodologia: Pesquisa-ação e análise de conteúdo segundo aspectos da Teoria do Agir Comunicativo desenvolvidos por Habermas. O diário de campo e a avaliação constituíram o corpus de onde emergiram as principais categorias de análise: habilidades desenvolvidas na formação profissional, consensos alcançados para mobilização do CG da Unidade de Saúde e desafios para sua implementação. Resultado: no ESSC 1 os acadêmicos trabalharam com problemas reais, assumiram responsabilidades próprias de sua futura profissão e operaram a partir de consenso para propor mudanças na realidade, ao tempo em que foram transformados por ela. Conclusão: na interlocução entre atores sociais os acadêmicos se inseriram numa dinâmica pedagógica que permitiu articular o saber, o conhecimento, comunidade e ambiente.

18:32
ADMINISTRAÇÃO DE TERAPÊUTICA ANTINEOPLÁSICA: INTERVENÇÃO DE ENFERMAGEM NO ALIVIO DO SOFRIMENTO
SPEAKER: Eunice Sa

ABSTRACT. INTRODUÇÃO: O sofrimento é uma constante na vida das pessoas com doença hemato-oncológica, pelas representações sociais ligadas à doença oncológica, pela incerteza na trajetória da doença, bem como pelos efeitos secundários inerentes ao tratamento anti-neoplásico. Ao longo da administração deste acontecem contactos regulares, frequentes e demorados entre doentes e enfermeiros. Estes momentos podem ter um potencial terapêutico se neste domínio dos cuidados estes forem desenvolvidos pelos enfermeiros segundo um referencial e um modo próprio de estar e intervir. Contudo é consensual a dificuldade da investigação em saúde o que levou à reflexão sobre “os ingredientes” particulares desta. O Medical Research Council apresentou conceitos e recomendações que podem contribuir o desenvolvimento da investigação de intervenções complexas em saúde. OBJETIVOS: Relatar os procedimentos metodológicos levados a cabo para avaliar o resultado da intervenção de enfermagem durante a administração de quimioterapia no alívio do sofrimento da pessoa internada com doença hemato-oncológica e refletir nas escolhas metodológicas efetuadas MÉTODOS: Estudo multi-método de intervenções complexas, em que num contexto de internamento hospitalar foram realizados estudos exploratórios e descritivos que identificaram as atividades de enfermagem aí desenvolvidas para aliviar o sofrimento dos doentes internados. Em seguida foram criadas condições formativas para a implementação da intervenção: “Administração de Quimioterapia como uma Intervenção de Enfermagem individualizada“ com um estudo de pilotagem quase experimental, longitudinal. RESULTADOS: Apos a identificação da evidência científica e encontrada a teoria de suporte foi modelado o processo da intervenção (processo e os resultados), recorrendo a metodologia de investigação qualitativa que permitiu posteriormente, testar os procedimentos e perceber as mudanças no processo, em três estudos e com amostras diferentes. Terminado o estudo de pilotagem percebemos que a identificação dos problemas reportados aumentava, nomeadamente os problemas físicos e emocionais do pré para pós intervenção no grupo experimental, especificamente fraqueza /fadiga, apetite, nervosismo/ansiedade e preocupações, uma vez que o sofrimento diminui no grupo experimental, o distress e a dor . CONCLUSÃO: A utilização de métodos mistos de investigação permitiu otimizar os resultados encontrados e, respeitando uma matriz base, compreender os diferentes componentes da intervenção de enfermagem, tendo em conta a complexidade inerente ao contexto e à intervenção de enfermagem propriamente dita, na implementação e avaliação da “administração de quimioterapia antineoplásica, como intervenção de enfermagem (individualizada)”

18:35
O processo de trabalho do enfermeiro em uma Clínica da Família

ABSTRACT. O enfermeiro atua em diferentes dimensões no seu processo de trabalho: assistir, administrar, ensinar, pesquisar e participar politicamente. O objetivo foi analisar o processo de trabalho do enfermeiro na Clínica da Família (CF) em Cuiabá-MT. Estudo descritivo com abordagem qualitativa, realizado com os cinco enfermeiros. A coleta dos dados se deu por entrevista semiestruturada e observação não participante com análise de conteúdo temática. Observou-se nas consultas de enfermagem, que o trabalho em equipe e o uso do sistema de informação potencializam o gerenciamento do cuidado. As ações de educação em saúde são rotineiras na prática. No gerenciamento do serviço destaca a participação efetiva do ensino, representantes da comunidade e gestão, o que promove uma gestão local compartilhada. Conclui-se que as cinco dimensões do processo de trabalho estão presentes, com menos destaque na pesquisa. Torna-se fundamental discutir esses aspectos com os profissionais, gestão e usuários, oportunizando a sua reflexão.

18:38
TÉCNICA DO GIBI COMO METODOLOGIA INOVADORA NA PRÁTICA, NO ENSINO E NA PESQUISA EM ENFERMAGEM

ABSTRACT. Resumo. A técnica do gibi vem se apresentando como metodologia inovadora no campo da saúde, favorecendo a abordagem crítico-reflexiva sobre as práticas cotidianas, considerando suas diferentes formas de expressão e abordagens. Nessa ótica, a (re)significação e a (re)construção de experiências cotidianas, alicerçadas na utilização da técnica do gibi, bem como sua aplicação no ensino e na pesquisa tem se mostrado relevantes, passando a se configurar como objeto de investigação. O objetivo do presente ensaio foi descrever o uso da técnica do gibi como estratégia utilizada na prática cotidiana, no ensino e na pesquisa em enfermagem. Trata-se, pois, de um estudo tipo user experience desenvolvido no ensino, com estudantes de graduação e de pós-graduação em enfermagem, em consultas de enfermagem, bem como na coleta de dados em investigações de natureza qualitativa. A técnica do gibi revela-se estratégia acessível a diferentes públicos e situações, favorecendo a expressão de subjetividades individuais e coletiva.

18:41
Estrategias de acercamiento y diálogo con poblaciones en situación de vulnerabilidad en cárceles del Paraguay

ABSTRACT. El presente documento se concentra en poblaciones que viven en contextos de encierro y carcelario, y se espera que sirva para discutir las estrategias de recolección de informaciones y datos de los sitios donde se encuentran las personas afectadas en su libertad. Se analizan las estrategias utilizadas en diversas investigaciones en las que se trabaja con población en situación de vulnerabilidad, de manera a que los investigadores puedan dimensionar la importancia de trabajar en la construcción de la confianza con los participantes de las investigaciones de manera a contar con informantes e información de calidad.

18:44
O processo de auto-supervisão, auto-reflexão e auto-observação: um estudo de caso
SPEAKER: Matilde Neto

ABSTRACT. Os estilos de supervisão pedagógica apoiados em práticas de auto-supervisão não são muito habituais em contextos profissionais de educação pré-escolar. Torna-se assim muito pertinente desenvolver essas práticas permitindo aos profissionais experiências que os motivem a refletir sobre a sua prática docente. Neste sentido desenvolveu-se um estudo que permitisse compreender se o processo de auto-supervisão, assente na prática da auto-reflexão e da auto-observação-autoscopia, se apresentava ou não como impulsionador do processo de desenvolvimento pessoal e profissional docente. Para o efeito optou-se por um paradigma interpretativo, apoiado numa metodologia qualitativa e num desenho de estudo de caso. Elegeu-se o estudo de caso como metodologia da investigação, uma vez, que o investigador, enquanto participante, era o principal foco de investigação. Como instrumentos de recolha de dados optou-se pela observação participante, o diário do educador, registos fotográficos e vídeo gravados, desenvolvidos pela educadora investigadora. Os resultados obtidos indicam, que a auto-supervisão pedagógica apresenta-se como uma estratégia de promoção da (re)construção auto-direcionada quando é possível pensar no campo da prática como um contexto de formação dos professores e educadores, no qual o seu desenvolvimento pessoal e profissional vai progredindo intimamente ligado à melhoria da qualidade do ensino e da aprendizagem das crianças envolvidas. As conclusões apontam para as vantagens no desenvolvimento profissional docente da educadora investigadora tornando-a consciente das suas práticas culminando num desenvolvimento profissional que não se restringiu apenas ao período de estudo mas que se acredita ser percursor de mudança profissional no questionamento da sua ação docente.

18:47
Costos de transacción en cadenas de valor agroindustriales de cacao y chocolate en el distrito Chazuta en la selva baja peruana

ABSTRACT. Las técnicas cualitativas son necesarias para poder estimar los costos de transacción que impactan en las organizaciones (Williamson, 2010; Coase, 1937). Con un estudio de caso, recogiendo la opinión de los tomadores de decisión se puede analizar en una cadena de valor agroindustrial: los costos de información, negociación, transporte y monitoreo (Baquero & Martinez, 2000). Este artículo evalúa la percepción de dos asociaciones de las cadenas productivas de cacao y chocolate en la selva baja peruana, impulsadas como alternativas al narcotráfico, sobre la evolución de los costos de transacción. Se realizaron entrevistas en profundidad y observación que facilitaron el mapeo de procesos para identificar transacciones y costearlas. Se evidenció que, en este caso, los gobiernos subnacionales dan poca atención a la elevación de los costos de transacción en transportes e insumos como consecuencia de procesos más complejos en atención al incremento de la demanda por productos con mayor valor agregado.

18:50
La competencia digital de niños y niñas de doce años. Un estudio mixto secuencial explicativo

ABSTRACT. Presentamos el diseño metodológico y algunos resultados del proyecto “Competencia digital en estudiantes de educación obligatoria. Entornos sociofamiliares, procesos de apropiación y propuestas de inclusión”, financiado por el Ministerio de Economía y Competitividad español. Este pretende indagar en la competencia digital del alumnado de sexto curso de educación primaria para conocer el papel de la familia y el grupo de iguales en el desarrollo de esta competencia. Se utilizó un diseño mixto explicativo en dos fases: una cuantitativa para la selección de los participantes en la segunda fase, y otra cualitativa -un estudio de casos múltiple-. Destacamos los significados que las tecnologías tienen en función del capital cultural: como medio de acceso a información y al conocimiento en las familias de nivel bajo; instrumento para el ascenso social en las de nivel medio. En las mejor posicionadas las tecnologías ocupan un papel secundario, su status no depende del dominio de las TIC.

18:53
Influencia de los costos de transacción en la toma de decisiones sobre la contratación de extranjeros calificados. Caso PUCP 2008-2016

ABSTRACT. Este artículo se refiere a la disponibilidad del capital humano como elemento relevante que enlaza nuevos modos de enseñanza e investigación en la docencia universitaria, cuya metodología parte de la revisión de cinco temas: gestión del conocimiento, contratación de extranjeros, costos de transacción, migración calificada y políticas públicas; a través del estudio de caso que explora la percepción de la influencia de los costos de transacción en la toma de decisiones de actores involucrados con la principal universidad peruana, la PUCP. Como resultado de la sistematización de la información cualitativa con el lenguaje de procesos analizado, se manifiesta el incremento de los costos, lo cual desalienta la incorporación del talento extranjero. Este testimonio valida la hipótesis inicial de que los temas burocráticos dificultan la absorción y utilización de las tecnologías importadas en la generación de calidad educativa como herramienta de competitividad y de crecimiento económico sostenido en el país.

18:56
Restrição da Atividade após Queda em Idosos Institucionalizados: uma teoria fundamentada

ABSTRACT. Os idosos que vivem em estruturas residenciais tem uma probabilidade aumentada de sofrer uma queda. Este acidente tem um impacto negativo na funcionalidade e na qualidade de vida. Os estudos referem que após a queda os idosos, por medo, impõem ou vêm ser-lhes impostas restrições à atividade, todavia o processo que conduz à restrição da atividade, após este evento adverso, não é claro. Face ao exposto, é objetivo deste estudo compreender o processo de restrição da atividade da pessoa idosa institucionalizada após a ocorrência de queda. Este é um estudo de natureza interpretativista e indutiva, substanciado pela Teoria Fundamentada. A colheita de dados foi efetuada pela observação participante, entrevistas, consulta aos processo e registos de duas instituições. A categoria central emergente “Sobreviver a medo após a queda” traduz a complexidade da relação entre as diferentes categorias. O medo de nova queda pauta as relações com o idoso que cai.

18:59
The promotion of sleep quality in the elderly person admitted to the emergency department
SPEAKER: Tânia Carmo

ABSTRACT. Background: Sleep represents an important role in maintaining the health and well-being of the elderly. The aging process, by itself, causes a change in the circadian rhythm, which makes the elderly person's sleep more superficial and less efficient (Missildine et al, 2010). Stress of hospitalization, nocturnal wake-ups for caring, pain, and changes in the environment are factors that may compromise the elderly person's sleep during hospitalization (Fulmer, 2007). Nurses have an essential role to play in meeting this fundamental human need (Henderson, 1966), which in the emergency department (ED) is more complex. Objectives: To identify the disturbing factors of sleep quality in the elderly person hospitalized in the ED, from the perspective of nurses and hospitalized elderly people; to identify the nursing care activities during the night shift to minimize disturbances in the sleep pattern of the hospitalized elderly person and present interventions that could be implemented in order to promote the quality of sleep. Methodology: Mixed study; Case study. Instruments for data collection: questionnaires applied to 28 nurses and semi-structured interviews with 12 elderly people hospitalized in the ED. Analysis of data according to statistical analysis and analysis of content proposed by Bardin. The accomplishment of this study had positive opinion of the Ethics Committee and Administrative Council. All participants signed informed consent. Results: The disturbing factors of sleep quality in the elderly are based on a multifactorial etiology: environmental factors, patient care activities and patient-specific factors (physiological and psychological). Nurses value the reduction of light intensity and noise level to promote sleep quality and refer as an important measure to implementing organization care in order to allow an uninterrupted period of sleep. Conclusions: Although many of the sleep-disturbing factors are unavoidable there are, nonetheless, some controllable by changing health team behaviors. In order to improve the quality of sleep in the hospitalized elderly person and consequently to qualify for their recovery, it is suggested to implement a "Quiet Time" protocol, based on a care concept that seeks to have a partnership relationship with the elderly.

19:02
Do paradigma discursivo às interações com crianças sobre fluxos de experiências subjetivas

ABSTRACT. Nós, seres humanos, possuímos experiências subjetivas que partilhamos, por expressão da linguagem encorpada, um instrumento prático com consequências na gestão relacional com crianças: prevenção de sofrimentos nos mais novos. Como opera a Análise de Discurso para mostrar a (inter)ação dual, criança e educador em formação? Pretendeu-se evidenciar a mudança metodológica operada na análise de processos sociais de dominação e de exclusão de uma minoria, em que a sua posição sociocultural é contextualizada na região Norte de Portugal. Importou-nos circunscrever tanto a palavra como o texto visual, o que propiciou atos de significados para estudantes universitários, sobre palavras soltas e figuras estáticas de quem experiencia sensações, emoções e pensamentos, patenteados encontros familiares, bem como medo, opressão ou ira e quotidianas tristezas.

19:05
Aportaciones singulares de la entrevista en una investigación sobre la elección de los estudios universitarios

ABSTRACT. Este trabajo destaca el empleo de la metodología cualitativa –concretamente entrevistas semiestructuradas– para descubrir aspectos y matices que permanecían ocultos en los resultados obtenidos a partir de la metodología cuantitativa en una investigación sobre los factores influyentes y las condiciones en las que se efectúa la elección de los estudios universitarios. En este estudio optamos por un diseño mixto, de tipo secuencial explicativo, llevado a cabo en dos etapas: una primera cuantitativa, en la que se aplicó un cuestionario elaborado ad hoc a alumnado de segundo de bachillerato y de primer curso de estudios universitarios; y una segunda etapa cualitativa, en la que se realizaron entrevistas a estudiantes universitarios que habían participado en la fase anterior en segundo de bachillerato. Las entrevistas nos permitieron obtener una mejor comprensión de la realidad estudiada, lo que a su vez conlleva importantes implicaciones prácticas para la orientación académico-profesional.

19:08
Processo Ensino-Aprendizagem: compreensão de estudantes de um curso de medicina sobre a Aprendizagem Baseada em Problemas

ABSTRACT. A Famema adotou o currículo integrado e orientado por competência dialógica, aplicando o método da Aprendizagem Baseada em Problemas na Unidade Educacional Sistematizada. Objetivo: analisar o processo ensino e aprendizagem na Unidade Educacional Sistematizada na perspectiva dos estudantes do Curso de Medicina da Faculdade de Medicina de Marília. Método: estudo qualitativo, com total de 12 estudantes do curso de medicina, selecionados por amostra não probabilística de intenção. Os dados foram coletados através de entrevista semiestruturada a partir da aprovação do Comitê de Ética em Pesquisa Envolvendo Seres Humanos da Famema. Análise: realizada análise de conteúdo dos dados, modalidade temática. Resultado: obteve-se três temáticas: a Unidade Educacional Sistematizada reduzida ao processo tutorial; O papel do tutor interferindo na compreensão do processo de ensino e aprendizagem pelo estudante; O estudante sendo autossuficiente no processo de ensino e aprendizagem. Conclusão: A formação médica é um processo dinâmico e uma eterna construção-desconstrução-reconstrução.

19:11
Tornar Refletido o Pré-Refletido: O Contributo da Fenomenologia para a Disciplina de Enfermagem

ABSTRACT. Neste artigo pretendemos tornar evidente o contributo dos estudos fenomenológicos para a disciplina de enfermagem, recorrendo para o efeito, a um estudo desenvolvido pelas investigadoras no domínio da transição para o papel maternal, ressalvando os aspetos conceptuais e metodológicos inerentes a este tipo de estudo. É dado foco ao ato de desocultar, procurando dar sentido, através de um ato de co-criação, à experiência vivida de mulheres com problemas de adição a substancias psicoativas, onde emergem todas as implicações que decorreram nas suas vidas pela presença de um companheiro desviante, por uma história de consumos, por valorizarem um presente e por projetarem um futuro.

19:14
Intervenção do Enfermeiro na Promoção do Autocuidado na Pessoa com DPOC: uma Revisão Sistemática da Literatura

ABSTRACT. Resumo: A Doença Pulmonar Obstrutiva Crónica (DPOC), compromete o bem-estar e autocuidado, limitando a pessoa na capacidade em participar na vida familiar e social. Este estudo, tem como objetivo sistematizar intervenções de enfermagem promotoras do autocuidado na pessoa com DPOC, à luz da Teoria do Autocuidado de Orem. A metodologia utilizada foi a Revisão Sistemática da Literatura. Os resultados evidenciaram que as intervenções de enfermagem promotoras do autocuidado são: os exercícios respiratórios, o treino de exercício e a intervenção educacional, salientando-se desta última o controlo de sintomas e gestão de terapêutica. O enfermeiro, no âmbito das suas competências promove o autocuidado na pessoa com DPOC, ajudando-a a superar as alterações e a reduzir as necessidades de autocuidado.

19:17
Evaluación del desarrollo del mercado de Servicios de Extensión Tecnológica para fortalecer cadenas de valor agroindustriales: Percepciones de actores directos e indirectos de la cadena de cacao y chocolate de Chazuta, San Martín.
SPEAKER: Marta Tostes

ABSTRACT. Los servicios de extensión tecnológica (SET) son un medio para introducir tecnología e innovaciones en organizaciones para mejorar productividad y competitividad (Shapira, y otros, 2015; Rogers, 2013). Convencionalmente estos servicios se destinan al sector agroindustrial y son ofertados por el sector público (Christoplos, 2010). En el Perú, las evaluaciones de SET se centran en la ejecución operativa, aunque existen exigencias nacionales por incorporar percepciones de los beneficiarios (Presidencia del Consejo de Ministros, 2015). Este artículo evalúa con herramientas cualitativas en un estudio de caso las percepciones de los actores beneficiarios y ofertantes de SET para determinar oportunidades para su desarrollo. El método de análisis consistió en elaborar una rúbrica de evaluación y se procesó la información cualitativa haciendo uso del software WebQDA. La percepción sobre los SET ofertados en Chazuta, San Martín, es que son ineficientes e insuficientes porque existen falencias en identificar organizaciones beneficiarias y mejorar prácticas culturales.

19:20
O Silêncio da Imagem: Perspectiva Micropolítica na Vídeo-Carta 'Letter to Jane: an Investigation about a Still' (1972), de Jean-Luc Godard e Jean-Pierre Gorin

ABSTRACT. Este artigo trata da potência do silêncio presente na imagem. A partir da vídeo-carta 'Letter to Jane: an investigation about a still' (1972), de Jean-Luc Godard e Jean-Pierre Gorin, tecemos um breve panorama poético-conceitual acerca do que podemos e não podemos dizer imageticamente. O vídeo em questão traz como método a crítica a uma fotografia da atriz Jane Fonda num acampamento da Guerra do Vietnã. Este trabalho, por sua vez, analisa forma e conteúdo de tal vídeo-carta, ratificando a importância da concatenação entre esses dois aspectos na montagem videográfica. Estendendo a discussão, de modo autorreflexivo, ao âmbito da Academia, problematizamos o lugar do pensamento na sua formalização como imagem e como escrita, com o que desafiamos a iconocracia e o logocentrismo, desestabilizando a engrenagem sociocultural mantida pelo sistema macropolítico. Assim, apontamos e propomos formatos videográficos outros como meio para o debate, numa perspectiva micropolítica, nas esferas artística e intelectual.

19:23
O Risco do Radônio em Ambientes Internos

ABSTRACT. Radon is still little known and discussed in Brazil. In the United States and the European Community there is a great concern to avoid the risks that radon can bring to public health. The purpose of this article is to clarify the possible ways to prevent, monitor and control radon radiation in soil, air and water. In Brazil the legislation on radioactivity is scarce, only contemplating the mining sector. Therefore, it is important that this issue be widely discussed in academia and society in general, resulting in the creation of norms and laws to protect the general population from radioactive contamination of radon

19:26
La Gestión de interesados en la recolección y comercialización de Macroalgas Pardas en el distrito de Marcona, Nazca, Perú

ABSTRACT. El estudio busca identificar y clasificar los actores involucrados en el aprovechamiento de la biodiversidad para entender la intensidad de los vínculos que garanticen la sostenibilidad de la recolección y comercialización de las macroalgas pardas en el distrito de Marcona ubicado en la provincia de Nazca, Perú. La metodología aplicada se divide entre recopilación de información de tipo cualitativa (revisión de información secundaria, entrevistas y encuestas), utilizando el programa UCINET para la construcción, y el análisis de la red de actores que intervienen directa e indirectamente. Así, se realiza el tránsito entre la información cualitativa y el análisis cualitativo facilitando la medición por medio de indicadores como la densidad de la red. Los resultados permitieron identificar veinte actores, que fueron clasificados entre privados, públicos, organizaciones de la sociedad civil (OSC) y actores pasivos. Las relaciones existentes abarcaron una tercera parte del total de relaciones posibles lo cual implica problemas de coordinación para mantener una perspectiva de desarrollo sostenible a lo largo de la red.

19:29
Afastamento para Tratamento da Própria Saúde e suas Implicações na Prática Profissional

ABSTRACT. Pesquisa de natureza qualitativa, descritiva e analítica, objetiva analisar a percepção que os profissionais da saúde têm sobre seu afastamento e suas implicações para prática profissional. Hoje, as condições de ambiente, saúde e segurança no trabalho passam a ser compreendidas como garantias essenciais para a qualidade de vida dos indivíduos e direito à cidadania. Observamos que os profissionais deste Pronto Socorro, percebem que seus afastamentos estão relacionados com fatores ocasionados pelo seu do trabalho. Os resultados trazem inquietações, pois revelam questões que já vêm sendo estudadas há vários anos, porém, continuam sendo pertinentes e alvos de constantes estudos, a fim de que novas visões sobre a questão do afastamento dos profissionais para tratamento da saúde, propiciem possibilidades de sugestão para enfrentamento dos fatores de adoecimento no trabalho.

19:32
Gestión de interesados en contextos culturalmente diversos: Metodología cualitativa para la innovación en educación en la selva peruana

ABSTRACT. El presente artículo recoge la experiencia de la aplicación de herramientas de gestión de interesados en el proyecto Pukllashpa Yachakuny que integró TIC en la enseñanza contextualizada de matemáticas en los primeros años de escolarización. Para ello se usó métodos de investigación cualitativa que facilitó la aproximación a los involucrados del entorno del distrito de Chazuta, región San Martín. La metodología utilizada tomó como referencia las buenas prácticas internacionales de gestión de proyectos, aunque con herramientas cualitativas adaptadas a las características particulares de la zona donde se intervino con alta diversidad cultural y ambiental. Como resultado, se obtuvo una estrategia para garantizar la sostenibilidad del aplicativo de teleducación una vez culminado el proyecto. La interacción de actores locales constituyó una sinergia que contribuye para el planteamiento de nuevas etapas de validación de la tecnología desarrollada de manera participativa con compromisos concretos para la gestión de la calidad educativa de las matemáticas.

19:35
Perspectivas para a educação interprofissional em um hospital de trauma

ABSTRACT. Resumo: O estudo verificou o perfil de competências para a educação interprofissional entre os profissionais vinculados ao Núcleo de Ensino e Pesquisa de um Hospital de Trauma.É uma pesquisa híbrida, descritiva, com abordagens quantitativa e qualitativa. Como instrumentos, utilizou-se o Readiness for Interprofessional Learning Scale (RIPLS) para verificação das competências interprofissionais e um segundo questionário semi-estruturado com duas perguntas subjetivas. A análise dos dados qualitativos foi realizada pelo IRAMUTEQ. Verificou -se que os médicos apresentam menor disponibilidade para o trabalho em equipe, comparados aos demais profissionais. Notou-se que há competição, autonomia e fragmentação no trabalho, mas todos os profissionais apresentaram propensão para o atendimento centrado no paciente. A análise qualitativa através do Iramuteq mostra nas classes I e II uma visão das categorias baseada no modelo tradicional de ensino da saúde, já na classe III demonstra uma pequena abertura para o modelo de ensino crítico-reflexivo.

19:38
Idealização e implementação de um projeto educativo-cultural em contexto escolar a partir de uma metodologia mista de investigação

ABSTRACT. O presente artigo tem enfoque nas dimensões concetuais e metodológicas sobre a implementação de um projeto educativo no primeiro Ciclo do Ensino Básico, no contexto educacional da Região Autónoma da Medeira (RAM), resultante de um processo de doutoramento. O projeto, designado por TICultura, estruturou-se em torno dos conceitos de Educação para a Cultura e das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC), a partir dos quais se operacionalizaram atividades de construção colaborativa de trabalhos multimédia sobre temas culturais. A investigação, de natureza mista, enquadrou-se no paradigma sociocrítico, numa abordagem metodológica de investigação-ação. A análise aos dados, resultantes de inquéritos por entrevista e por questionário aplicados a alunos e professores, da observação participante e da utilização da plataforma Sapo Campus, indica-nos que o trabalho colaborativo a partir das TIC potencia o interesse e aprendizagens sobre temáticas culturais, permitindo-nos, por outro lado, justificar as opções metodológicas tomadas, considerando o cumprimento dos objetivos da investigação.

19:41
A investigação qualitativa sobre o uso educacional das Tecnologias Digitais da Internet na Educação Superior: Contribuições da perspectiva epistemológica de Henri Lefebvre

ABSTRACT. Neste trabalho, discutem-se as possíveis contribuições da perspectiva epistemológica de Henri Lefebvre para a superação de um problema recorrente nas pesquisas sobre o uso educacional das Tecnologias Digitais da Internet - TD na Educação Superior: a tendência em desconsiderarem o processo histórico e social do qual se originam as formas como os docentes concebem e vivenciam o uso destas tecnologias no cotidiano de ensino deles. A partir da análise dos resultados e conclusões obtidos, de uma pesquisa que abordou esse tema, apresento considerações sobre uma das contribuições fundamentais de se orientar investigações qualitativas sobre o uso das TD por docentes nessa perspectiva epistemológica: a possibilidade de se identificar a gênese e a genealogia do processo histórico-social que está na origem do que se estabeleceu como realidade social concreta vivenciada por esses docentes.

19:00-20:00 Session 10: Conferência de Encerramento // Conferencia de Cierre

Los desafíos epistemológicos y metodológicos en la investigación cualitativa en Ciencia Social: Una mirada desde Latinoamérica
Aldo Ameigeiras, Universidad Nacional de General Sarmiento - Argentina

La relevancia de los cambios sociales y las transformaciones científicas y tecnológicas de la sociedad en el siglo XXI se ha traducido entre otros múltiples aspectos en nuevas necesidades en un contexto de crecientes demandas y expectativas. Procesos que se despliegan en el marco de una globalización asimétrica y en el caso Latinoamericano, marcadamente desigual en la que miles de sujetos resultan excluídos, sus derechos vulnerados y sus voces silenciadas. Situaciones que agudizan los desafíos de la investigación social cualitativa para la cual el conocimiento de la vida de los sujetos involucrados, de sus interacciones, como de los significados que les atribuyen constituye un objetivo fundamental.Una situación inserta en el marco de cuestionamientos y nuevas perspectivas en las ciencias sociales como en la necesidad de llevar a cabo profundos replanteos epistemológicos y metodológicos en la investigación social cualitativa. De esta manera nos proponemos compartir algunas reflexiones y propuestas a partir de los desafíos existentes considerando tanto la particularidad de los contextos históricos y socio-culturales en los que surgen como la singularidad de los sujetos con los que interactúa y se relacionan.