CIAIQ2018: 7º CONGRESSO IBERO-AMERICANO EM INVESTIGAçãO QUALITATIVA
PROGRAM FOR WEDNESDAY, JULY 11TH
Days:
previous day
next day
all days

View: session overviewtalk overview

13:00-15:30 Session 1: Workshops/Talleres - Bloco H

INTRODUCCIÓN AL MANEJO BÁSICO DE ATLAS.TI 8.1 PARA WINDOWS [VER DESCRIÇÃO >>]
[Idioma: es/pt] SALA 74
Luis Alfredo Loaiza

AVALIAÇÃO DE CURSOS DA ÁREA DA SAÚDE PELO MÉTODO DA RODA [VER DESCRIÇÃO >>]
[Idioma: pt] SALA 75
Jadete Barbosa Lampert, Nilce Maria da Silva, Campos Costa, Rosana Alves, Fabiana Aparecida da Silva

WBW – UMA FERRAMENTA ABERTA PARA ANÁLISES DE TEXTOS QUE DEMANDEM A NÃO AUTOMATIZAÇÃO [VER DESCRIÇÃO >>]
[Idioma: pt] SALA 76
Gabriel da Silva Bruno

O ESTUDO DA SUBJETIVIDADE EM SAÚDE MENTAL: DIÁLOGO, CONSTRUÇÃO INTERPRETATIVA E ÉTICA DO SUJEITO [VER DESCRIÇÃO >>]
[Idioma: pt] SALA 77
Daniel Magalhães Goulart, Clarissa Vidal, Daniela Viecili, Isabela Oliveira

A OBSERVAÇÃO E A ENTREVISTA NA INVESTIGAÇÃO COM FAMÍLIAS [VER DESCRIÇÃO >>]
[Idioma: pt] SALA 78
Maria Angélica Marcheti, Andreia Cascaes Cruz, Myriam Aparecida Mandetta

HERRAMIENTAS TEÓRICO-PRÁCTICAS PARA UN ABORDAJE CRÍTICO Y FEMINISTA EN LA INVESTIGACIÓN CUALITATIVA [VER DESCRIÇÃO >>]
[Idioma: es] SALA 79
Tania Esmeralda Rocha Sánchez

O USO DA TECNOLOGIA GRUPAL NA PESQUISA QUALITATIVA: MÚLTIPLAS POSSIBILIDADES DE APLICAÇÃO [VER DESCRIÇÃO >>]
[Idioma: pt] SALA 80
Fernanda Costa Nunes

LA RÚBRICA COMO INSTRUMENTO PARA EVALUAR AULAS VIRTUALES [VER DESCRIÇÃO >>]
[Idioma: es] SALA 81
Graciela Fernandez, Claudia González, Patricia Demuth, Elizabeth Fernandez, Silvina Bechara, Roxana Sánchez

MODELO ANALÍTICO-COMPREENSIVO PROCESSOS DE REQUALIFICAÇÃO SÓCIO-IDENTITÁRIA [VER DESCRIÇÃO >>]
[Idioma: pt] SALA 82
Maria de Fátima Toscano

PESQUISA PARTICIPANTE E SUAS RELAÇÕES COM A EDUCAÇÃO POPULAR: CONTRIBUIÇÕES PARA PESQUISAS EM PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO NA ÁREA DE ENSINO DE HUMANIDADES [VER DESCRIÇÃO >>]
[Idioma: pt] SALA 83
Antonio Donizetti Sgarbi, Dilza Côco, Leonardo Bis dos Santos, Priscila de Souza Chisté-Leite

ANÁLISE TEXTUAL DISCURSIVA: UM EXERCÍCIO DE APLICAÇÃO NO CAMPO DA PESQUISA EDUCACIONAL [VER DESCRIÇÃO >>]
[Idioma: pt] SALA 84
Maurivan Güntzel Ramos, Valderez Marina do Rosário Lima, Marcelo Prado Amaral-Rosa

GENIUS LOCI O ANÁLISIS DE SITIO COMO INSTRUMENTO PARA LA INVESTIGACIÓN CUALITATIVA [VER DESCRIÇÃO >>]
[Idioma: es] SALA 85
Alejandra Ojeda Sampson

Location: Bloco H
15:45-16:45 Cerimónia de Abertura (Momento Cultural Camerata e Coral) // Cerimonia Inaugural (Momento Cultural Camerata y Coral)

Reitora - Fátima Maria Fernandes Veras

Vice-reitor de Graduação - Henrique Luis do Carmo e Sá

Vice-reitora de Pós-Graduação - Lilia Maia de Morais Sales

Vice-reitor de Extensão e Comunidade Universitária - Randal Martins Pompeu

Coordenadora do Programa de Pós Graduação em Saúde Coletiva/Coordenadora da Comissão Organizadora do CIAIQ2018 - Mirna Albuquerque Frota

Diretora do Centro de Ciências da Saúde - Lia Maria Brasil de Souza Barroso

Coordenador do CIAIQ - António Pedro Costa

16:45-17:45 Session 2: Conferência de Abertura // Conferencia Inaugural

A produção de inferências: o ato político e epistêmico de interpretar
Suely Ferreira Deslandes, Fundação Oswaldo Cruz - Brasil

A produção de inferências constitui o exercício fundamental para a análise nas abordagens qualitativas e nela reside a assinatura epistemológica que a distingue de outros modos de produzir conhecimento científico. Assim, problematizar sobre suas implicações metodológicas processuais, epistêmicas e suas consequências ético-políticas constituem o eixo dessa conferência. Entre as análises de baixa inferência, atadas ao descritivismo empírico, e as de alta inferência, vocacionadas às análises de forte caráter autoral persiste o debate sobre o papel do pesquisador e sua performance interpretativa. Certos estamos de que acionar o  rigor procedimental prescrito por determinado método não é suficiente para produzir inferências, outrossim se revalorizam outros procedimentos não delimitáveis objetivamente, tais como a intuição, a criatividade teórica, a analogia e a indução. O desafio continua ser o de produzir inferências capazes de fazer pontes dialógicas entre as mais refinadas abstrações teóricas e a riqueza e complexidade das práticas do mundo da vida. Balizados por uma dupla hermenêutica, de interpretação de interpretações, seguimos na encruzilhada aberta desde a década de 1980 sobre as críticas quanto à possibilidade de representar os sentidos, significados e vivências do outro ou de falar em seu nome. Assim, por um lado multiplicam-se os escritos sobre os procedimentos de vigilância epistemológica, convidando ao exercício da análise da reflexividade e do exame da narratividade científica e, por outro, se expandem as epistemes pós-modernas que vigorosamente criticam o silenciamento de muitas vozes, convocam outros atores como sujeitos do conhecimento e defendem outros modos de fazer ciência. Todavia, a despeito das vertentes, se impõe compromissos éticos, seja nas relações entre sujeitos de pesquisa, na co-produção das interpretações, seja na sua disseminação.

17:45-18:15Pausa par Café

Bloco H

18:15-19:45 Session 3A: Artigos Curtos // Artículos Breves

Formato Mesa Redonda // Formato Mesa Redonda (8m)

18:15
Utilização de ferramentas participativas desenvolvidas em comunidade pesqueira rural no Sudeste do Brasil
SPEAKER: Paula Castro

ABSTRACT. No Brasil, assim como no mundo, a pesca de pequena escala em águas interiores vem sofrendo diversas perdas em função das alterações antrópicas, advindas do represamento de rios transformados em reservatórios. Diversos estudos de pesca vêm utilizando metodologias unicamente quantitativas na avaliação dos recursos pesqueiros. A utilização de metodologias participativas, quali-quantitativas mostram-se importantes e plurais, levando o pesquisador a ter uma visão sistêmica de todos os processos envolvidos, tanto do sujeito pescador quanto do recurso pesqueiro. Nesta pesquisa pretendeu-se caracterizar a atividade pesqueira artesanal da região UHE de Três Irmãos através de análises de dados quali-quantitativos. Para tanto, foram utilizadas diversas ferramentas para identificar as características desta atividade na região, entrevistas semiestruturadas, relatos espontâneos, formulários de pesca preenchidos mensalmente pelo pescador, reuniões participativas e oficinas devolutivas. As informações obtidas pelo olhar do pescador e pela observação do pesquisador, comparativamente forneceram resultados similares, e em alguns casos trouxeram novas informações complementares.

18:23
Flexibilidade metodológica no estudo de novos objetos: artesanato metodológico numa pesquisa qualitativa sobre a Geração Slash

ABSTRACT. A pesquisa articula os temas geração slash, carreiras e, principalmente, a flexibilização metodológica adotada para abordar novos objetos. Realizamos entrevistas em profundidade, utilizamos a observação e a elaboração de contos sobre os sujeitos como técnicas de coleta e análise dentro do que nomeamos de “mix metodológico” para atender às demandas do objeto. Os dados coletados estão em análise, mas o processo metodológico, principal sentido deste trabalho, está descrito em detalhes como parte de uma discussão necessária sobre abordagem de novos objetos. Concluímos que o equilíbrio entre reflexões e emoções assumiu um status de recurso analítico fundamental para o alcance dos resultados.

18:31
Curso de Serviço Social no Brasil e sua organização: uma digressão quali quantitativa

ABSTRACT. Esse trabalho inicial, de abordagem quali-quantitativa na Educação, versa sobre o desenvolvimento do Ensino Superior no Brasil na perspectiva da oferta de Cursos de Serviço Social em atividade e vagas autorizadas. Propõe identificar, mapear e analisar o contexto no qual se desenvolve o curso para formação de Assistentes Sociais desde seu surgimento no país em 1936 até os dias atuais. Num movimento de complementaridade, a análise nas dimensões tanto quantitativas quanto qualitativas, busca apresentar peculiaridades na assimetria do desenvolvimento das categorias pública e privada, bem como desvelar vertentes que se consolidam nos aspectos de modalidade de ensino presencial e a distância Ead. Aspira apresentar elementos para subsidiar o debate e a reflexão dessa expansão em sua transversalidade e rebatimentos na qualidade da formação de assistentes sociais. Como trabalho inicial carece ainda de clarificação dos resultados.

18:39
La entrevista en la investigación biográfica narrativa como vehículo para explorar las “buenas prácticas evaluativas en el aula universitaria”

ABSTRACT. Resumen. En el marco del proyecto de investigación “La evaluación didáctica en profesores universitarios expertos de la UNNE” PI008 SGCyT implementada en la Universidad Nacional del Nordeste, Argentina, hemos venido indagando en las buenas prácticas evaluativas en la educación superior. En las distintas etapas de la investigación recurrimos a diversos instrumentos de recogida de datos, tanto con grupo de estudiantes como de docentes. En esta comunicación se discurre acerca de la investigación biográfica-narrativa en educación y el valor de los datos obtenidos mediante las entrevistas en profundidad, distinguiéndola de otros tipos de entrevistas. Se intentará mostrar de qué manera el análisis contextualizado de los relatos de vida de docentes universitarios, nos permitieron aproximarnos a concepciones y representaciones que subyacen en sus prácticas evaluativas en el aula universitaria.

18:47
Mudança de comportamento por agentes comunitários de saúde relacionados a obesidade após participação em ação educativa

ABSTRACT. Resumo Estudo quanti-qualitativo desenvolvido a partir da percepção de agentes comunitários de saúde (ACS), após participação em um projeto com ações de intervenção da prevenção da obesidade em adolescentes com excesso de peso. Análise de conteúdo foi realizada a partir dos conteúdos descritos pelos ACS em questionário semiestruturado. Dos conteúdos relacionados à percepção de mudança de comportamento foram construídas três categorias: educativa, comportamental para o ACS, comportamental para os adolescentes. Os ACS a partir da construção de forma participativa de ações para enfrentamento do excesso de peso em adolescentes, apresentam percepção quanto a mudanças no seu comportamento alimentar e dos adolescentes, além disso, estes agentes se tornam multiplicadores do conhecimento adquirido.

Abstract Quantitative-qualitative study developed from the perception of community health agents (ACS), after participating in a project with intervention actions of prevention of obesity in adolescents with excess weight. Content analysis was performed from the contents described by the ACS in a semi-structured questionnaire. Of the contents related to perception of behavior change, three categories were constructed: educational, behavioral for ACS, behavioral for adolescents. The ACS from the construction of a participatory form of actions to face the excess of weight in adolescents, present perception regarding changes in their eating behavior and of the adolescents, in addition, these agents become multipliers of the acquired knowledge.

18:55
A pesquisa-ação como caminho promissor para intervir frente à violência escolar

ABSTRACT. Este artigo descreve a experiência da utilização da metodologia da pesquisa-ação, a partir da reflexão de sua aplicabilidade, objetivando construir estratégias de prevenção e atenção às situações de violência escolar, vivenciadas por crianças e adolescentes em uma escola municipal, no interior baiano. Trata-se do recorte de uma dissertação de mestrado, na qual realizamos um estudo com abordagem qualitativa, descritiva, exploratória; tendo como desenho, a pesquisa-ação, no período entre 2016 e 2018. Os participantes foram a comunidade escolar e profissionais da Atenção Básica. Os dados primários foram coletados por meio da observação sistemática e entrevista semiestruturada. As rodas de conversas e seminários foram utilizados para o diagnóstico situacional e para desenvolvermos as intervenções. Os dados secundários foram coletados pelo levantamento do estado da arte nos últimos dez anos e em documentos institucionais. Os dados foram analisados por análise de conteúdo. Esta metodologia configurou-se como adequada e aplicável ao estudo proposto.

18:15-19:45 Session 3B: Artigos Curtos // Artículos Breves

Formato Mesa Redonda // Formato Mesa Redonda (8m)

18:15
Paradigma epistemológico em pesquisa em Educação: uma proposta fundamentada em escolhas

ABSTRACT. Trata-se de um ensaio téorico que tem como objetivo debater e esclarecer sobre as escolhas relacionadas ao paradigma epistemológico da pesquisa intitulada: ---; e que teve como objetivo compreender em como a inserção no Pibid UECE movimenta o desenvolvimento profissional de professores da Educação Básica que atuam como supervisores. Ao longo do trabalho são debatidas questões sobre epistemologia, paradigma e, ao final, expõe-se o motivo pelo qual a pesquisa optou pelo paradigma epistemológico compreensivo.

18:23
Formação continuada de professores da educação básica em Mestrados Profissionais na área de ensino: apontamentos metodológicos

ABSTRACT. O texto apresenta discussões sobre estrutura metodológica utilizada em ações de formação continuada com professores da educação básica. Tais ações são desenvolvidas como parte de pesquisas de mestrandos vinculados a dois cursos de Pós-Graduação na área de ensino. Trata-se de cursos da modalidade mestrado profissional na área de ensino de Matemática e de ensino de Humanidades de uma instituição federal. O artigo tem por objetivo contribuir com reflexões sobre possibilidades metodológicas para formação de professores que considere os sujeitos como participantes ativos. Para isso, analisa dados sobre a estrutura metodológica oriundos de cursos de extensão desenvolvidos com professores das diferentes etapas da educação básica, no período entre 2015 e 2017. Os dados sinalizam que a estrutura metodológica configurada nas ações de formação continuada permite apreender o fenômeno a partir do conceito de movimento formativo.

18:31
FORMAÇÃO TÉCNICA EM SAÚDE NO ESTADO DO CEARÁ: Avaliação qualitativa na perspectiva do egresso e da gestão do trabalho.

ABSTRACT. Este estudo teve como objeto de estudo a formação técnica em vigilância em saúde no estado do Ceará. Seu principal objetivo foi avaliar o processo de formação profissional do técnico em vigilância em saúde sob o olhar do egresso e da gestão do trabalho dos serviços de saúde. Visou também analisar o plano de curso e as metodologias de ensino-aprendizagem utilizadas no processo formativo identificando mudanças decorrentes da formação erigindo questões sobre o reconhecimento da profissão. A pesquisa foi desenvolvida por meio de estudo de caso (EC), descritivo de abordagem qualitativa. O EC atende a quatro características centrais: particularidade, descrição, descoberta (heurística) e a indução. Foram realizados entrevistas semiestruturadas com 09 egressos e 01 gestor. Para análise dos dados utilizou-se a metodologia de análise do discurso do sujeito coletivo (DSC) por meio do programa qualiquantisof versão 1.3c com a construção de ideias chaves e ancoragem, elaboração de descritores e categorias. Realizou-se também a análise do conjunto total de respostas. Conclui-se que esta pesquisa contribuiu para o aprimoramento do programa de formação técnica em vigilância em saúde ofertado pela ESP/CE, através da Diretoria de Educação Profissional em Saúde, levantando importantes reflexões acerca da política, gestão e avaliação da vigilância em saúde e da identidade profissional.

18:39
Estratégias lúdicas: repensando o processo de ensino-aprendizagem de ciências

ABSTRACT. O presente estudo de caso aborda a experiência obtida durante o desenvolvimento de disciplina sobre o uso de estratégias lúdicas no ensino de Ciências, voltada para alunos de pós-graduação. Ministrada em 2016, a disciplina fez uso de aulas expositivas, estudos de casos, jogos, filmes e outras atividades com o intuito de explorar aspectos práticos e fornecer subsídios teóricos da ludicidade. E foi realizado monitoramento do processo de ensino-aprendizagem. A pesquisa aqui apresentada, de caráter descritivo e qualitativo, segue a proposta metodológica e epistemológica da multirreferencialidade (Ardoíno, 1998), revelou que a disciplina estimulou a valorização, aplicação e criação de estratégias lúdicas em Foi possível identificar também pontos que devem ser revistos a fim de aperfeiçoar a próxima edição da disciplina, de forma a torná-la mais reflexiva e, principalmente, mais lúdica, em especial na abordagem do conteúdo teórico que fundamenta a formação e prática docente.

18:47
Una mirada hacia la autoevaluación del aprendizaje en la educación superior

ABSTRACT. Resumen: El objetivo de esta investigación cualitativa con enfoque hermenéutico —en ejecución actualmente— es fundamentar la autoevaluación como un componente del sistema didáctico. El muestreo fue probabilístico estratificado. Las técnicas de recogida de datos consistieron en guías de prejuicios, con la participación de 225 profesores y 356 estudiantes; y conversaciones con 3 profesores y 3 estudiantes. Las categorías preestablecidas y sustentadas desde la teoría son: sistema didáctico, autoevaluación y aprendizaje para la vida, con subcategorías. Los contenidos se están analizando con Atlas.ti y triangulando con los datos numéricos. Los resultados parciales evidencian que los participantes perciben que la autoevaluación se relaciona con componentes de la enseñanza y con el profesor; complementa la evaluación, y promueve aprendizajes para la vida. Por lo tanto, se develan sentidos que llevarían a dar respuesta al objetivo planteado. Las creencias de los profesores y estudiantes sobre la autoevaluación presentan características compatibles con las teorías sobre ella.  

18:55
Trabalho, evasão e emancipação: experiências de educação profissional para jovens e adultos

ABSTRACT. Este artigo problematiza o incentivo a formação para o trabalho da educação profissional para jovens e adultos e articula duas pesquisas de natureza qualitativa sobre essa temática. A primeira foi realizada no estado do Paraná e investigou a educação profissional para jovens e adultos e seus vínculos com o processo de emancipação humana. A segunda identifica as razões e causas da evasão escolar nos Cursos Técnicos do Sistema Fecomércio do município de Niterói, refletindo sobre o direito à educação. Dos resultados das três pesquisas, é possível inferir que o que se promove na educação profissional para jovens e adultos é uma autonomia relativa revestida pela estética da novidade. As duas pesquisas apresentam índices elevados de abandono escolar, contribuindo para a permanência de trajetórias descontínuas de elevação da escolaridade para jovens e adultos. As políticas educacionais referidas neste artigo, em certa medida, aprofundam e legitimam as desigualdades sociais e educacionais brasileiras.

18:15-19:45 Session 3C: Artigos Curtos // Artículos Breves

Formato Mesa Redonda // Formato Mesa Redonda (8m)

18:15
Sentidos de la formación en la Investigación Formativa. Percepciones de estudiantes de Instituciones Educativas de nivel básico y medio.

ABSTRACT. La propuesta presenta percepciones de estudiantes de tres instituciones educativas de nivel básico y medio de la ciudad de Popayán respecto al sentido de la formación en la investigación formativa. El corpus documental se compone de 3 grupos de discusión, desde los que emergen posiciones discursivas, representadas en tipologías teóricas a través de un ejercicio de teoría fundamentada básica/simple. Empleando el software especializado Atlas.Ti, se realiza un análisis detallado, orientado a la descomposición y codificación de la información para la creación de códigos y agrupación de categorías; estableciendo las percepciones de los estudiantes en función de sus conocimientos y experiencia en relación con prácticas de investigación formativa desarrolladas en las instituciones. Finalmente, valiéndose de la técnica del análisis semiótico del discurso, se reflexiona acerca de la importancia que tiene la pregunta por la formación en la investigación para generar procesos significativos de aprendizaje que trasciendan la adquisición instrumental de conocimientos hacia la apropiación consciente de los mismos.

18:23
EXPERIENCIA DOCENTE DESDE LA INVESTIGACIÓN BIOGRAFICO NARRATIVA

ABSTRACT. La investigación biográfica narrativa constituye una modalidad que se focaliza sobre la propia identidad de los sujetos. Como tal, ha permitido en la presente investigación, describir el significado de la experiencia docente a partir del análisis del discurso de estudiantes de Enfermería de pregrado. La redacción de sus relatos, se incluyó como un estilo de enseñanza aprendizaje, con el propósito de presentar una forma atractiva, crítica y reflexiva del abordaje de la bioética en la formación profesional. Los documentos recopilados son anónimos y fueron archivados en forma confidencial. Los resultados constituyen un aporte significativo al quehacer docente y reafirman el uso de la investigación con un diseño narrativo, en pro de mejorar la acción educativa.

TEACHING EXPERIENCE FROM NARRATIVE BIOGRAPHICAL RESEARCH

ABSTRACT Narrative biographical research constitutes a modality focused on the own identity of people. It allows, in this research, to describe the meaning of teaching experience from the discourse analysis of undergraduate Nursering students. Their reports are included as a teaching style, with the purpose of put across an attractive, critical and reflexive way to approach bioethics in professional training. The compiled documents are anonymous and were archived in confidenciality. The results are a significant input on teaching tasks and reaffirm the use of research with a narrative design, to upgrade the teaching action.

18:31
Transtorno do Espectro Austista e Sexualidade
SPEAKER: Samuel Lopes

ABSTRACT. O Transtorno do Espectro Autista (TEA) é um transtorno do neurodesenvolvimento associado a diferentes prejuízos no desempenho social, pessoal e sexual. Deste modo, este estudo objetiva identificar as demandas de autistas sobre educação sexual. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, realizada entre setembro e novembro de 2017, com 5 autistas leves, homens, entre 15 e 17 anos, estudantes de escolas regulares e residentes em Fortaleza, Ceará, Brasil. As coletas foram realizadas por entrevistas semi-estruturadas e os dados foram analisados segundo a analise de conteudo de Bardin. Identificaram-se 3 categorias analíticas: negação da sexualidade da pessoa autista; ineficiência da educação sexual escolar; demandas referentes à educação sexual. Os resultados mostram que indivíduos com TEA apresentam desejo sexual como qualquer ser humano, porém apresentam maiores problemas com comportamentos sexuais inapropriados e dificuldade com a interação humana e dessa forma podem estar expostos a situações de risco.

18:39
EDUCAÇÃO EM SAÚDE: O QUE PENSAM OS PROFISSIONAIS NO CONTEXTO DA ATENÇÃO BÁSICA

ABSTRACT. The actions of health education carried out in primary care are of great relevance to promote the health of the population and the approximation of health professionals and users. This is a qualitative study aimed at identifying the knowledge of health professionals about health education in primary care. Twenty-nine subjects (physicians, nurses, physiotherapists, dentists and nursing technicians) of 4 Basic Health Units of the municipality of Senador Canedo in Goiás were interviewed through open-ended questions regarding health education and educational actions developed at the units in which they work. The professionals interviewed share the concept of Health Education as the main strategy for Health Promotion. The initiative / attitude of the health professional is seen as fundamental in the implementation and continuity of educational actions.

18:47
Prazer, somos professoras de sucesso da educação inclusiva!

ABSTRACT. A escola inclusiva é aquela que mobiliza recursos materiais, sociais e humanos para ensinar todos/as os/as estudantes, considerando suas diferenças potencializadoras de contextos de ensino e de aprendizagem. Nesta pesquisa, pretendemos identificar as características de duas professoras de sucesso da escola inclusiva. A metodologia usada na pesquisa foi a qualitativa. As técnicas foram a observação e questionário. A análise de dados foi feita a partir da análise de conteúdo e considerou quarto categorias: relação ensino – aprendizagem; relação professora – aluno/a; relação com os/as professores/as regentes e características pessoais. Os resultados evidenciaram cinco principais características das professoras de sucesso: a) conhecimento teórico e prático sobre suas áreas de formação e funções na escola; b) relacionamento professora-estudantes pautado pelo comprometimento; c) relacionamento colaborativo com a equipe escolar; d) atuação solidária; e) empenho em incluir o/a estudante com deficiência e f) alegria e pertencimento.

18:55
Entre el cambio y la innovación en una escuela infantil itinerante

ABSTRACT. El presente documento muestra cómo los profesionales que trabajan en una escuela infantil itinerante en Chile, se enfrentan y perciben el cambio y la innovación. A través de un breve contexto y la utilización de un paradigma cualitativo con rasgos del método clínico en ciencias de la educación, doy cuenta de los primeros resultados de esta investigación en curso. Esto me lleva a proponer una discusión en cuanto a la noción de cambio e innovación en el seno de una Escuela Infantil y en torno a las prácticas cotidianas de estos profesionales.

This document presents a way the professionals work together in a Chilean itinerant kindergarten, thinking about innovation and change through their practice. After a brief overview of the context and using a qualitative paradigm with some ideas from clinical method of educational sciences, we report the first of this research in progress. This leads us to propose a discussion about the concept of change and innovation in a traveling kindergarten in Chile and a thought on daily practices of these professionals.

18:15-19:45 Session 3D: Artigos Curtos // Artículos Breves

Formato Mesa Redonda // Formato Mesa Redonda (8m)

18:15
A perspectiva fenomenológica aplicada ao estudo de caso – Análise ideográfica e nomotética de uma experiência de dor e sofrimento do ser com câncer.
SPEAKER: Nusa Silveira

ABSTRACT. Este artigo apresenta a análise preliminar de um estudo de caso de uma participante portadora de um tipo de neoplasia mesenquimal rara, diagnosticada em 1999. Busca entender o sentido da dor e sofrimento a partir da subjetividade da participante, expressa pela linguagem falada. Os dados do estudo foram obtidos em quatro entrevistas de duração aproximada de 1 hora, com os relatos da experiência vivida desde o diagnóstico até o ano de 2015. São apresentadas a análise ideográfica e nomotética, com a descrição das confluências temáticas e as ideias nucleares. Até o presente momento a análise apresenta uma convergência nucleadora predominantemente relacionada ao enfrentamento da doença, diante dos desafios impostos pela nova condição de vida.

18:23
Pesquisa-ação participativa: um processo avaliativo de programas educacionais em saúde

ABSTRACT. O propósito deste artigo é apresentar reflexões teórico-práticas sobre a pesquisa-ação participativa, como um caminho potente na avaliação de programas educacionais em saúde. Por envolver as pessoas no processo de planejamento, considera que planejar é uma forma de pensar e agir de um determinado modo, para um determinado fim. Desenvolve-se ancorado em um movimento espiral, conectando três momentos: elaborar, executar e avaliar. As diversas experiências desta prática de pesquisa, têm apresentado entre os diferentes resultados significativos que a pergunta deve ser primazia para mediar à participação e a avaliação de políticas e programas educacionais em saúde. Contempla ampla participação, permitindo que a visão de diferentes grupos seja considerada na avaliação como parte integrante e necessária no planejamento e indispensável no processo de tomada de decisões.

18:31
LA NARRATIVA ESCRITA DE QUIEN ENFERMA. PROPUESTA DE ANÁLISIS SISTEMÁTICO DE LOS CONTENIDOS COMO FUENTE FORMATIVA PARA LOS PROFESIONALES DE LA SALUD

ABSTRACT. Esta comunicación presenta el desarrollo de un trabajo de investigación- acción que aúna la vivencia personal y la reflexión académica y científica. La metodología usada se basa en un planteamiento mixto de análisis de contenido que aúna el enfoque del análisis crítico del discurso con el del análisis de contenido, orientado al objeto de estudio que es la narrativa médica escrita por las personas que narran su experiencia con la enfermedad sufrida en propia piel.

18:39
Análise do processo de prática da Residência Multiprofissional em Unidade de Terapia Intensiva Neonatal mediado pela Pesquisa-ação

ABSTRACT. Para seguir os princípios SUS de forma efetiva torna-se imprescindível qualificar os profissionais. É nessa perspectiva que nascem os programas de Residências, numa proposta de ensino em serviço. A pesquisa objetivou analisar o processo formativo da Residência Multiprofissional em Terapia Intensiva Neonatal. Escolheu-se a abordagem qualitativa, e o método da pesquisa-ação. Esse movimento se deu em três fases: Exploratória e de planejamento; Fase de execução e Fase de Avaliação. Na metodologia a coleta de dados foi realizada através de questionário, análise documental, oficina, observação participante e diário de campo. A análise de dados seguiu os preceitos exigidos pela pesquisa-ação, mas para a finalização utilizou-se análise temática de conteúdo. As ações educativas trouxeram ponderações sobre o processo de trabalho e a relação ensino-aprendizagem como desencadeadores de conflitos, porém evidenciando mudanças. Conclui-se que a aplicação do método foi favorável para ampliar o processo de formação com reflexão coletiva.

18:47
Construção de práticas emancipatórias com conselheiros municipais de saúde

ABSTRACT. O estudo objetivou conhecer o avanço da aprendizagem de conselheiros de saúde após realização de oficinas educativas que abordaram temas escolhidos pelos mesmos. Trata-se de um recorte de doutorado, apoiado na pesquisa-ação e multi métodos: oficinas de sensibilização, observação participante e grupo focal em um município de grande porte do interior do Estado de São Paulo, Brasil. Foram realizadas análises aos documentos do município e do conselho, bem como oficinas de sensibilização. Após um mês da realização das oficinas foi realizado grupo focal com o intuito de avaliar o processo de capacitação dos conselheiros de saúde. Os dados do grupo focal foram analisados à luz da Análise de Conteúdo representacional temática. Os resultados do grupo focal evidenciaram positivamente a participação dos conselheiros nas oficinas uma vez que permitiu o aprendizado, troca de saberes, a interação entre o grupo, expressão de vivências e desmitificação de conceitos acerca dos temas debatidos.

18:15-19:45 Session 3E: Artigos Curtos // Artículos Breves

Formato Mesa Redonda // Formato Mesa Redonda (8m)

18:15
ELABORAÇÃO DE SOFTWARE PARA TOMADA DE DECISÕES CLÍNICAS EM ENFERMAGEM NA PREVENÇÃO DE QUEDAS EM PEDIATRIA

ABSTRACT. The purpose of this study was to build software for patient safety in pediatrics, based on the Hill-Rodrigues risk assessment for falls and the Perroca and Gaidzinsk patient classification system. Methodology: This is a methodological research, developed from August 2017 to January 2018, based on the theoretical process of the software life cycle quoted by Silva Filho (2011). Results: The software consists of administrative screens to allow the nurse to evaluate the degree of dependency of nursing care and the risk of falls in pediatric patients. The scales are applied interconnected to ensure that all patients are evaluated on both instruments. Conclusion: The application of this technology contributes to the qualification of nursing care to the pediatric patient offering more security during hospitalization.

18:23
Ações de enfermagem e o cuidado humanizado ao indivíduo em sofrimento mental
SPEAKER: Lilian Torres

ABSTRACT. A reforma psiquiátrica brasileira é um movimento histórico de características política, social e econômica, no qual a humanização do cuidado é prática ostensiva da enfermagem. Objetivou-se identificar como os enfermeiros incorporam características do cuidado humanizado junto ao indivíduo em sofrimento mental. Revisão integrativa da literatura na Biblioteca Virtual em Saúde, nos bancos de dados LILACS, SciELO e BDEnf. A amostra constituiu-se de onze artigos. Os resultados apontaram que no passado os cuidados oferecidos eram pautados na lógica assistencial da institucionalização e medicalização excessiva, sendo o enfermeiro pivô para a implementação dos serviços substitutivos, transpondo novos desafios e estabelecendo dignidade e individualidade ao usuário em sofrimento mental. Os profissionais precisam desenvolver competências relacionadas à escuta qualificada e criatividade nas práticas cotidianas. Assim, tanto o serviço substitutivo, quanto a atenção primária tem um grande desafio ao vislumbrar a complexidade do atendimento humanizado ao indivíduo nessa situação.

18:31
ELEMENTS FOR INNOVATION IN MENTAL HEALTH: PRECEPTORS’ NURSES

ABSTRACT. The innovation in the teaching and practice of mental health care is directly related to the changes that nurses are able to engender in health services in partnership with teachers and students. The objective of this study is to describe the experience of preceptor nurses on the process of innovation of care in mental health services. A qualitative, descriptive-exploratory research was conducted, based on interviews with eight nurses from the mental health care network in Rio de Janeiro, in the year 2016. As results, some elements for innovation in nursing practice are pointed out, introduced by nurses in their daily work, in accordance with the perspective of the Psychiatric Reform. It is concluded that the innovations engendered by mental health preceptors are related to their process of continuous training and interactional competence - requiring for their consolidation, improvement and qualification, greater integration of teachers in the process of innovation of health services.

18:39
Intervenções de Enfermagem no uso do PICC em pediatria e neonatologia: evidências científicas

ABSTRACT. O estudo objetivou identificar o conhecimento disponível, na literatura, sobre as intervenções de enfermagem com o uso do PICC em unidade pediátrica e neonatal. Trata-se de uma revisão integrativa de literatura realizada em janeiro e fevereiro de 2015 nas bases de dados: Medline, Lilacs, Scielo e BDENF. Utilizou-se como os descritores: Cateterismo Periférico, Enfermagem Neonatal, Cuidados de enfermagem, Enfermagem Pediátrica. Constatou-se como principais intervenções de enfermagem: escolha criteriosa do local de inserção do cateter, a adequada manipulação do dispositivo, realização da troca de curativos de maneira asséptica a cada 24h ou quando necessário, controle de infecções relacionadas a assistência à saúde, orientações quanto ao uso e capacitação da equipe. Conclui-se que a literatura traz evidências para propor intervenções de enfermagem para a manutenção e cuidados com o PICC da neonatologia e pediatria.

18:47
Processos Formativos de Enfermeiros com Relação à Violência Sexual contra a Mulher

ABSTRACT. Mesmo com o avanço conceitual e das políticas públicas de enfrentamento a violência sexual, urge voltar os olhares para a importância da formação dos profissionais da saúde na sua consolidação, e do consenso quanto à ausência de enfoque sobre a violência sexual contra mulher pelas instituições docentes. Este estudo objetivou analisar a diretriz curricular do curso de graduação em Enfermagem, bem como os programas das disciplinas, registros de eventos e projetos de extensão de uma universidade privada em Fortaleza, Ceará, Brasil.

18:55
Competências profissionais para o gerenciamento de recursos humanos na equipe de enfermagem
SPEAKER: Lilian Torres

ABSTRACT. Conhecimentos, habilidades e atidudes são competências desejadas na formação do enfermeiro. Objetivou-se descrever as competências profissionais necessárias ao enfermeiro para a gestão de recursos humanos na equipe de enfermagem. Revisão integrativa da literatura na Biblioteca Virtual em Saúde, nos bancos de dados LILACS, SciELO e BDEnf. A amostra constituiu-se de nove artigos. Os resultados apontaram que o enfermeiro como gestor da assistência precisa desenvolver competências a partir da visão geral de todo o processo de trabalho. Isso inclui conhecer a equipe, gerenciar possíveis conflitos, discutir questões a partir de comunicação efetiva e tomar decisões que promovam efetividade a qualidade assistencial. Gerir de forma competente recursos humanos transforma os conhecimentos adquiridos na prática assistencial, em ferramentas uteis na gestão do serviço e qualificação do cuidado. Urge que os projetos pedagógicos considerem que o desenvolvimento de competências é um trabalho complexo que terá como base a formação do enfermeiro.

18:15-19:45 Session 3F: Artigos Curtos // Artículos Breves

Formato Mesa Redonda // Formato Mesa Redonda (8m)

18:15
El estudio de casos, experiencia investigativa
SPEAKER: Miriam Farias

ABSTRACT. La investigación cualitativa, el empleo del método de estudio de casos y estrategias tanto cuantitativas como cualitativas permiten indagar en las formas de intervención social del Estado en la educación superior recuperando opiniones, ideas, perspectivas, significados y representaciones de sus actores y destinatarios, destacando valoraciones positivas y negativas, así como las huellas discursivas en un estudio de caso: el Voluntariado Universitario en el ámbito de la Universidad Nacional de Tucumán (UNT). El origen del tópico de investigación se inscribe, entonces, en la puesta en escena de la política social universitaria como área temática de vacancia. Estimamos que es en este aspecto donde radica la novedad de la propuesta, que se cimienta en la reconstrucción, a partir del estudio de casos, de las percepciones y significaciones que tienen los diferentes actores / sujetos implicados en el voluntariado de la UNT.

18:23
O Método Progressivo-Regressivo ou Biográfico na Pesquisa em Psicologia Clínica

ABSTRACT. Created by Lefebvre, the progressive-regressive or biographical method was incorporated by Sartre, who had used it extensively in his own biography, as well as in the biographies he wrote about Baudelaire, Flaubert and Genet. This article aims to demonstrate how this method can be used in investigations in psychology, and, particularly, in the field of psychological clinic. Highlights the fact that the Sartrean perspective deals with concrete conceptions of man and situation, what allows to overcome the old dichotomy between objectivity and subjectivity, still common in psychological science.

18:31
Espaços urbanos e violência à luz dos Determinantes Sociais da Saúde

ABSTRACT. O presente estudo caracteriza-se como documental. Seu objetivo foi relacionar os espaços urbanos da violência e sua associação com os Determinantes Sociais da Saúde. Esse é um recorte que trata do discurso da mídia descrito em um veículo de comunicação local em relação as agressões por armas brancas e de fogo, tendo os homens como vítimas. A análise referente às matérias possibilitou verificar 33 ocorrências relacionadas à violência nas regiões da cidade. Quando confrontou-se os resultados com indicadores sociais e pautou na reflexão dos Determinantes Sociais da Saúde, verificou-se que há uma intrínseca relação entre violência e condicionantes da saúde. Pensar na ciadade é um atributo de cidadania. Apesar de prevalecente em espaços específicos, a violência extrapola a delimitação geográfica, transcendendo para a vida de todas as pessoas que habitam o espaço urbano, interferindo e tornando seu cotidiano mais desumano.

18:39
O método fenomenológico em pesquisas de estudo de caso clínico

ABSTRACT. A pesquisa fenomenológica é destacada como um importante método de base qualitativa, cuja finalidade é tecer estudos sobre os fenômenos. Dentre as vertentes fenomenológicas, destaca-se a fenomenologia filosófica do autor francês Maurice Merleau-Ponty, uma vez que ele constrói uma perspectiva pautada no engajamento ambíguo do homem no mundo. Merleau-Ponty pressupõe a inexistência de uma cisão sujeito-objeto, sobretudo ao abordar a noção de Lebenswelt (mundo vivido) como a fonte originária de nossas experiências. Neste trabalho, propõe-se apresentar um método para a construção de estudos de caso sob o enfoque fenomenológico fundamento na filosofia de Merleau-Ponty. Trata-se de um estudo teórico. Esta proposta permite compreender os pilares que fundamentam a experiência vivida, seja de adoecimento ou de outras questões abordadas em situações clínicas, a qual se manifesta intersubjetivamente por meio das relações sujeito-objeto-mundo. Considera-se que esse método contribui para a ampliação e discussão metodológica de estudos de casos na perspectiva qualitativa.

18:47
Os desafios do mestrado profissional em ensino na saúde: uso da nuvem de palavras no apoio à pesquisa qualitativa
SPEAKER: Rosana Vilela

ABSTRACT. Neste artigo apresentam-se resultados de estudo que procurou conhecer os fatores potenciadores e os constrangedores para o desenvolvimento dos mestrados profissionais em ensino na saúde no Brasil, na visão de docentes e discentes. Trata-se de estudo qualitativo. As informações foram produzidas através de relatos e reflexões escritos a partir de questões semi-estruturadas, e depois submetidas ao wordleTM para construção de nuvens de palavras. Os resultados apontam para potenciadores: corpo discente multiprofissional e inserido na prática, e corpo docente multiprofissional e compromissado com o programa. Como fatores constrangedores se sobressaem, entre docentes e discentes: perfil discente e a falta de apoio financeiro. A técnica “nuvem de palavras” mostrou-se de fácil operacionalização, permitindo o resultado rápido das percepções dos participantes e corroborou com os achados da análise qualitativa de conteúdo de textos.

18:55
Pesquisa Exploratória em acervos documentais: Igreja e Educação Oitocentista

ABSTRACT. Resumo. O trabalho trata de uma pesquisa exploratória em acervos do Museu Imperial localizado na cidade de Petrópolis, cujos documentos referem-se à atuação da Igreja, neste cenário educacional, durante a segunda metade do século XIX. O objetivo central é demonstrar que um dos aspectos prioritários da Igreja no Brasil era de caráter pedagógico, aliando religião e educação. Em um plano mais específico descreve-se a atuação de clérigos como professores e preceptores nas escolas e nas casas de famílias, bem como na fundação de congregações religiosas. A pesquisa exploratória em pauta teve como objeto o levantamento e a catalogação de dados para, a seguir, serem analisados. Conclui-se que a educação confessional católica foi um modelo pioneiro na cidade que perdurou no século seguinte.

18:15-19:45 Session 3G: Artigos Curtos // Artículos Breves

Formato Mesa Redonda // Formato Mesa Redonda (8m)

18:15
Ações de prevenção de lesões de pele pela equipe de Enfermagem em Unidade de Terapia Intensiva Neonatal

ABSTRACT. Este estudo tem como objetivo analisar como a enfermagem atua na prevenção de lesões de pele em recém-nascidos hospitalizados em UTI neonatal. Trata-se de um estudo descritivo, com abordagem qualitativa, realizado em uma Unidade de Terapia Intensiva Neonatal (UTIN) de um hospital público de alta complexidade, no município de Fortaleza/CE, no período de novembro de 2015 a junho de 2016. Sabe-se, que a equipe de enfermagem é uma das principais responsáveis pelo cuidado ao RN na UTIN. Por mais simples que possa parecer o cuidado realizado na rotina de enfermagem, desde o momento da admissão do bebê até o momento de sua alta hospitalar, o RN grave é submetido a diversos manuseios, que podem favorecer o surgimento de lesões, devido à sua frequência e a fragilidade da sua pele. Conclui-se que a investigação permitiu conhecer as estratégias da equipe de enfermagem para prevenção de lesões cutâneas na UTI neonatal.

18:23
A relevância do método mãe-canguru na formação do vínculo afetivo: percepção paterna

ABSTRACT. O estudo objetivou investigar a percepção paterna quanto à importância do Método Mãe-Canguru na formação do vínculo afetivo pai/filho recém-nascido. Estudo de caráter exploratório-descritivo, com abordagem qualitativa, na cidade de Fortaleza-Ceará, Brasil, no período de julho a outubro de 2014. Foram realizadas uma observação e entrevista sobre o processo de comunicação entre enfermeiras e pais dos recém-nascidos. Participaram do estudo sete pais, os referidos compreendiam a importância do Método, onde o convívio diário dos pais e a interação que ocorre com os profissionais da equipe vão enfraquecendo a sensação de estranhamento, fazendo com que o cenário torne-se um ambiente familiar e acolhedor facilitando o fortalecimento do vínculo afetivo pai/filho. Conclui-se que as relações afetivas entre pais e filhos dependem, em algum grau, da interação que existe entre pais e equipe de Enfermagem, haja vista que uma relação superficial poderá gerar dificuldades, levando os mesmos a agravarem seus medos e inseguranças diante da experiência do nascimento de um filho prematuro e/ou baixo peso.

18:31
Representação em Profissionais sobre fatores que influenciam a Saúde Psicológica (SP)

ABSTRACT. O presente estudo tem como objetivo investigar as representações nos profissionais de saúde sobre os fatores que influenciam a saúde psicológica (SP). As entrevistas foram presenciais e com uma amostra de conveniência composta por 26 profissionais de saúde: nutricionistas, enfermeiros, fisioterapeutas, médicos, dentista e psicólogos. Essas entrevistas foram gravadas e examinada através da análise de conteúdo (Bardin,1977) e análise temática (Clarke & Braun, 2014). As categorias emergentes que influenciam a SP identificados pelos participantes variaram na sua natureza, fazendo referência à experiência laboral (n = 11), fatores afetivo-relacionais (n = 9), fatores socioeconômicos (n = 8), interação entre saúde física e saúde psicológica (n = 7), entre outros. Conclui-se através da análise qualitativa das representações dos profissionais que a saúde psicólogica sofre influência das diversas dimensões sejam elas físicas, psíquicas e sociais.

18:39
Preparação da Criança Institucionalizada para Adoção
SPEAKER: Karla Menezes

ABSTRACT. Este trabalho visa analisar como acontece a prática de preparação da criança institucionalizada para o ingresso na família adotiva, nas cidades de Recife e Olinda, no estado de Pernambuco. Embora exista o direito previsto na nova Lei Nacional da Adoção, na prática, não há garantia de uma preparação adequada. Para tanto, entraremos em contato com membros que integram a equipe multiprofissional, responsável por auxiliar e subsidiar as decisões judiciais na perspectiva da garantia dos direitos da criança e do adolescente. Como instrumento de coleta de dados será utilizado um questionário sociodemográfico, uma entrevista semiestruturada e diário de campo. A coleta de dados será realizada através de observações diretas nas Casas de Acolhida. Em um segundo momento, será aplicado o questionário sociodemográfico, seguido das entrevistas que serão realizadas individualmente com os profissionais envolvidos. Para a organização e tratamento dos dados, utilizar-se-á Análise de Conteúdo interpretados à luz da teoria psicanalítica.

18:47
Influência da redeterapia no comportamento de recém-nascidos prematuros

ABSTRACT. A fim de analisar a influência da redeterapia no comportamento de recém-nascidos prematuros internados em uma Unidade de Terapia Intensiva Neonatal, realizou-se um estudo descritivo de casos múltiplos com abordagem qualitativa, no período de janeiro a novembro de 2017 nas Unidades de Terapia Intensiva Neonatais da Santa Casa de Misericórdia de Sobral, Ceará, Brasil. Os participantes foram 20 neonatos prematuros. Destes, 10 foram submetidos à redeterapia e 10 foram avaliados sem a interferência da redeterapia, a fim de permitir comparar a resposta comportamental quando submetidos a essa tecnologia de cuidado. Isto posto, observamos que os recém-nascidos submetidos à redeterapia apresentavam comportamento mais calmo e tranquilo, quando comparados aos que não estavam em redeterapia, uma vez que estes apresentavam variações de posturas, choro e estresse frequentes.

18:55
O direcionamento das atividades científicas em enfermagem: pegaremos uma embarcação rumo à ilha em chamas?

ABSTRACT. A partir da problemática da escolha de um tema de pesquisa em enfermagem este texto busca contextualizar a atividade científica na área em meio à crise do paradigma científico dominante, o paradigma positivista que fundamenta a biomedicina na saúde. Trata-se de um ensaio teórico-reflexivo, crítico e interpretativo. A partir do texto de Boaventura Sousa Santos que expressa a crise nas ciências, retrata-se a escolha de temas qualitativos na enfermagem e os olhares resistentes a estes temas em alguns contextos, em parte por não serem ligados ao paradigma dominante. A busca de causalidades e leis universais que as pesquisas quantitativas procuram na enfermagem vão rumo ao conhecimento que não responde mais a necessidade de valorização da dimensão humana na saúde, portanto, nascer enquanto ciência em meio à uma crise paradigmática científica faz com a enfermagem se veja precisando refletir sobre a direção que toma em sua produção de conhecimento.

18:15-19:45 Session 3H: Artigos Curtos // Artículos Breves

Formato Mesa Redonda // Formato Mesa Redonda (8m)

18:15
O enfermeiro no processo reabilitação do idoso em cuidados continuados integrados

ABSTRACT. Os Cuidados Continuados Integrados (CCI) são caracterizados por um conjunto de intervenções sequenciais de saúde e de apoio social, decorrente de avaliação conjunta, centrado na recuperação global entendida como o processo terapêutico e de apoio social, ativo e contínuo, que visa promover a autonomia melhorando a funcionalidade do idoso em situação de dependência, através da sua reabilitação, readaptação e reinserção familiar e social. Trata-se de um estudo do tipo descritivo de abordagem qualitativa, e teve como objetivo, estabelecer e compreender o papel do enfermeiro no processo de reabilitação em CCI. A amostra dessa pesquisa foram enfermeiros que trabalham ou trabalharam na Unidade CCI. Realizou-se uma entrevista semi-estruturada. A Análise de Conteúdo(AC) das entrevistas foram categorizados em unidades temáticas, derivou em cinco categorias temáticas, sendo elas a autonomia do enfermeiro, sistematização da assistência de enfermagem, o papel do enfereiro na reabilitação, o projeto terapêutico singular, e a contrarreferência.

18:23
Identificação dos micromachismos na violência perpetrada por parceiro íntimo

ABSTRACT. Observa-se que a violência contra a mulher é caracterizado como um grave problema de saúde pública em todas as nações, sendo essa constituída de diversas formas. Assim, objetivou-se identificar a presença de micromachismos no contexto da violência por parceiro íntimo. Pesquisa empírica, do tipo estudo de caso único, de natureza qualitativa. Utilizou-se a narrativa de uma mulher que vivenciou a experiência da violência por parceiro íntimo. A coleta de dados foi realizada mediante entrevista com aplicação de um instrumento semiestruturado e anotações em diário de campo. Os achados foram analisados por meio da análise de conteúdo na modalidade temática. A participante do estudo denominada de Olga (nome fictício), apresenta-se como uma mulher em situação de violência diante da presença de micromachismos coercivos, sendo imperioso o poder masculino. Diante dos achados, compreende-se a necessidade de estudos que aprofundem a percepção de mulheres diante do cenário de violência contra elas.

18:31
Cura e reza : o papel das rezadeiras no projeto Quatro Varas

ABSTRACT. As rezadeiras exercem o seu papel de cura por meios simbólicos, agem sobre enfermidades de pouca gravidade como quebranto e mau-olhado. Buscou-se conhecer o papel das rezadeiras no projeto quatro varas no processo de cura e reza. Pesquisa de campo com abordagem qualitativa, no período de agosto de 2016 a julho de 2017, no Projeto Quatro Varas em Fortaleza. Foram aplicadas 10 entrevistas. Os dados foram interpretados a partir da análise de narrativa. Aprovada pelo Comitê de Ética e Pesquisa do IPADE sob protocolo 55697416.0.0000.5049. Evidenciou-se quatro núcleos temáticos: Autocuidado e Práticas Culturais; O Papel das Rezadeiras e as Práticas de Saúde; Comunidade, Reza e Cura. Assim, o fácil acesso a tratamentos medicamentosos de baixo custo se tornou comum atualmente. E por mais que a cura e o cuidado através das práticas das rezadeiras diminuam com o passar dos anos, ainda é muito presente no cotidiano cultural em nossa sociedade.

18:39
Experiencia vivida del personal de Enfermería al cuidado de las úlceras por presión en un asilo de Aguascalientes, México.

ABSTRACT. El cuidado es una actividad necesaria para la supervivencia, su finalidad es el mantenimiento, curación y rehabilitación de salud. El objetivo de esta investigación es describir la experiencia vivida del personal de Enfermería al cuidado de las úlceras por presión (UPP) en un asilo de Aguascalientes en México. Se utilizó una metodología cualitativa, mediante entrevistas semi-estructuradas, que fueron grabadas y transcritas fielmente, se logró la saturación del dato al realizar 7 entrevistas. Para mayor validez se usó el método de triangulación del dato. Los resultados obtenidos son cinco categorías: Desarrollo Profesional, Conocimiento: cuidado de enfermería, Cuidados de enfermería específicos para UPP, sensaciones y experiencias. Es así como se logró determinar que los enfermeros fundamentan los cuidados que brindan en los conocimientos adquiridos en el pasado; además de expresar dolor por el sufrir del paciente al realizarle algún cuidado.

18:47
Viver Com Doença Arterial Obstrutiva Periférica: Conhecimento Dos Pacientes Hospitalizados

ABSTRACT. A qualitative study to identify the knowledge of the hospitalized patient about peripheral obstructive arterial disease, carried out from October to November 2016, with 13 patients hospitalized for treatment of peripheral obstructive arterial disease at a University Hospital in the south of Brazil, through a of semi-structured interview. From the thematic analysis emerged the categories: Habits of life; Living with Peripheral Obstructive Artery Disease; Understanding the patient as a carrier of Peripheral Obstructive Artery Disease; The difficulties faced at home and The support network. Patients do not have healthy life habits, and are unaware of the risk factors and their chronic condition. They present difficulties in acquiring medicines and performing dressings in the basic health network, adopting as a support network the relatives. It is concluded that the patients have little knowledge about their diagnosis which contributes to the worsening of their health condition.