CIAIQ2016/ISQR2016: CONGRESSO IBERO-AMERICANO EM INVESTIGAçãO QUALITATIVA/CONGRESO IBEROAMERICANO EN INVESTIGACIóN CUALITATIVA/INTERNATIONAL SYMPOSIUM ON QUALITATIVE RESEARCH
PROGRAM FOR THURSDAY, JULY 14TH
Days:
previous day
all days

View: session overviewtalk overview

10:00-12:00 Session 10A: CIAIQ
Location: Sala 0.5
10:00
METASSÍNTESE: UMA EXPERIÊNCIA DE PESQUISA SOBRE EDUCAÇÃO PERMANENTE EM SAÚDE
SPEAKER: unknown

ABSTRACT. Este artigo tem como objetivo apresentar a descrição metodológica de uma revisão sistemática, do tipo metassíntese, realizada sobre o tema de Educação Permanente em Saúde (EPS) em artigos publicados nas bases de dados PubMed, Web of Science, LILACS, IBECS e SciELO, buscando mapear as opções metodológicas e evidências encontradas. As etapas do estudo partiram da pergunta de pesquisa: “Como têm sido construídos os critérios de pesquisa e prática destacados na literatura sobre a educação permanente em saúde?”. O campo empírico foi constituído por 48 publicações originais, que foram caracterizados e avaliados. Este estudo, ancorando-se na metassíntese, favoreceu com que a pesquisa sobre EPS pudesse produzir dados que contribuam para a reflexão sobre as práticas e a transformação das mesmas. Observa-se, assim, o valor de uma pesquisa que assuma a literatura científica como fonte de dados e, simultaneamente, como disparadora de discussões e análises que abrangem modos de orientar-se no mundo.

10:20
A Formação dos Profissionais para o Cuidado aos Homens no Envelhecimento

ABSTRACT. A pesquisa tem como objetivo analisar a formação dos profissionais para o cuidado no processo de envelhecimento na visão dos homens acima dos 50 anos. Investigação de abordagem qualitativa e exploratório-descritiva. Os dados foram coletados com 24 homens acima de 50 anos de idade, em duas unidades da Estratégia Saúde da Família da área urbana e uma da região rural. A entrevista foi semi estruturada e a análise dos dados foi realizada pelo método de Análise de Conteúdo, modalidade temática. Os profissionais não estão preparados para atender aos homens no seu processo de envelhecimento e a saúde do homem tem sido abordada por vezes nos currículos por meio da saúde do adulto ou ainda não existindo. Há a necessidade de que ocorram mudanças curriculares, para que haja melhora no atendimento, que os homens se sintam satisfeitos com o atendimento e que os profissionais consigam abordar as necessidades de saúde.

10:40
A ABORDAGEM QUALITATIVA NA PESQUISA EM EDUCAÇÃO MÉDICA
SPEAKER: unknown

ABSTRACT. Este artigo tem como objetivo mapear e analisar os estudos qualitativos publicados nos periódicos Medical Education (MEO) e Revista Brasileira de Educação Médica (RBEM), no período de 2011-2015, enfatizando referencial teórico-metodológico, tipos e instrumentos de pesquisa, processo de análise de dados. A partir da análise documental, trabalhou-se com 141 artigos da MEO e 94 da RBEM que tiveram a abordagem qualitativa como orientadora da pesquisa. Observa-se que pesquisas de educação médica com abordagem qualitativa correspondem, aproximadamente, a 39% do total de pesquisa neste campo (38,6% na MEO e 39,6% na RBEM). Estes achados indicam a relevante contribuição metodológica que esta abordagem tem dado para o avanço do conhecimento relacionado com a formação de médicos, bem como um esforço para colocar em diálogo diferentes aspectos desse processo. A análise destas pesquisas reafirma a complexidade da pesquisa qualitativa, tanto na amplitude de seus referenciais teóricos como na diversidade de objetos de estudo.

11:00
O trabalho e trabalhadores: relações micropolíticas na Estratégia Saúde da Família
SPEAKER: unknown

ABSTRACT. Resumo. A proposta do trabalho em saúde pautado da multidisciplinaridade não hierarquizada da equipe de Atenção Básica ainda busca sua efetivação. Esse estudo objetivou compreender a percepção dos atores sociais envolvidos no processo de cuidado à saúde na Atenção Básica – equipe de profissionais e comunidade – a respeito da posição política do médico na equipe de saúde, sob a premissa da multidisciplinaridade não hierarquizada prevista neste modelo de atenção. A cartografia, como estratégia de produção de dados que permite a aproximação do objeto de estudo e, com isso, uma amplificação das interpretações dele provenientes, mostrou-se como caminho pautado no afetamento e na implicação. O campo de interação entre as pessoas envolvidas no processo de cuidado em saúde se encontra atravessado por fluxos de intensidades que emergem dos signos provenientes da essência sujeito e do espaço molecular, que, conforme as observações desse estudo ainda prescinde por transformar as pessoas e seus encontros de intensidades desejantes em paixões alegres, capazes de efetivar o cuidado em saúde.

11:20
O ensino das medidas de prevenção e controle de infecções para a segurança do paciente em cursos de graduação em enfermagem

ABSTRACT. Estudo qualitativo, descritivo exploratório, do tipo análise documental realizado em seis Cursos de Graduação em Enfermagem, que objetivou caracterizar o ensino da segurança do paciente e das medidas de prevenção e controle de infecções em cursos de graduação em enfermagem do Estado de Goiás, Brasil. Foram analisados seis Projetos Pedagógicos dos Cursos e 273 Planos de Disciplina. A segurança do paciente foi abordada em poucas disciplinas e sem a contundência de sua importância. Equipamento de proteção individual foi a medida mais abordada, ocorrendo em 18 (46,2%) disciplinas, seguida de higiene das mãos, 15 (38,5%), limpeza e desinfecção de equipamentos e superfícies, 12 (30,8%). A medida menos abordada foi descarte de perfurocortantes, 8 (20,5%) disciplinas. O ensino da segurança do paciente é incipiente. Há fragilidade no ensino das medidas de prevenção e controle de infecções, que ocorre em momentos pontuais e não permeia todo o curso.

11:40
A prática do fisioterapeuta na Atenção Básica: Educação em Saúde ao Idoso

ABSTRACT. O objetivo foi avaliar e propor estratégias de intervenção a partir da reflexão sobre o processo de educação em saúde no cuidado individual ao idoso realizado pelos fisioterapeutas no Serviço de Atenção Básica. Abordagem qualitativa, na Atenção Básica com 14 fisioterapeutas. Na primeira fase: Grupo 1: Grupo focal; Grupo 2: Entrevista semi-estruturada. Segunda fase: Oficina de trabalho, com validação dos dados e reflexão para reconstrução da prática profissional. Utilizado Análise de Conteúdo, modalidade temática. Observamos uma prática no cuidado e na educação em saúde ao idoso fragmentada e integral a depender do cenário. Após reflexão na oficina, os profissionais construíram propostas de mudanças e intervenção. Consideramos que o fisioterapeuta ainda enfrenta grandes desafios para compreender seu papel na Atenção Básica, e por meio das propostas construídas na oficina, têm a clara intenção de melhorar a qualidade de atendimento aos usuários bem como a transformação do processo de trabalho.

10:00-12:00 Session 10B: CIAIQ
Location: Sala 1.4
10:00
EL SENTIDO DE LA DROGA. ESTUDIO SOBRE LAS REPRESENTACIONES SOCIALES DE LA DROGA Y SU RELACIÓN CON LAS POLÍTICAS DIRIGIDAS A SU CONSUMO.

ABSTRACT. Resumen: se analizan las Representaciones Sociales de la Droga y su relación con las políticas dirigidas a controlar su consumo, tomando como marco de interpretación las Teorías de la Representación Social, de la Construcción Social de la Realidad y la Teoría Crítica, mediante una metodología cualitativa, enfocada en análisis de discursos y de interacciones sociales. Se utilizó técnicas de focus group, entrevistas en profundidad, shadowing y observación, análisis de contenido . Todo se organizó en una única matriz de datos y para su análisis se optó por la técnica de análisis crítico del discurso, puesto que permite captar lo inaparente e ideológico de los discursos, que es la pretensión central de este trabajo. Toda esta estrategia teórica y metodológica permitió abordar nuestro fenómeno de investigación de una manera profunda y sobre todo crítica, cuestión que es nodal en un estudio con implicancia política.

The meaning of drugs. Study on social representations of drugs and their relationship with policies. Abstract: analyze of Social Representations of Drugs and their relationship with policies to control consumption, taking as interpretation Theories of Social Representation, Social Construction of Reality and Critical Theory, using a qualitative methodology, focused in discourse analysis and social interactions, developing focus groups, interviews, shadowing and observation , content analysis. Everything was organized in a single array of data for analysis and opted for the technique of critical discourse analysis, since it allows to capture the unapparent and ideological discourses , which is the central aim of this work. All this theoretical and methodological strategy allowed to address our research phenomenon in a profound way and especially critical issue that nodal in a study with political implications .

10:20
Significados das avaliações do ensino pelos estudantes: resultados de um estudo qualitativo no ensino superior brasileiro
SPEAKER: unknown

ABSTRACT. Esta comunicação apresenta resultados parciais de um estudo realizado em dez instituições de ensino superior (IES) sobre as avaliações do ensino feitas pelos estudantes (AEE). A metodologia do estudo é qualitativa e a entrevista a estudantes é o principal instrumento utilizado. Procurou-se compreender os significados das avaliações por eles realizadas no contexto da sua IES, prática esta que está inscrita no processo de auto avaliação institucional prescrito pelo Sinaes. Como fatores internos que influenciam as respostas encontramos, entre outros, a falta de confiança na confidencialidade das respostas e a reduzida participação dos estudantes no processo. A nível do contexto nacional, a utilização das AEE na avaliação externa e nos rankings das IES é uma fonte de potencial distorção das respostas aos questionários. Para finalizar, são feitas algumas recomendações no sentido da institucionalização de uma cultura de avaliação formativa nas IES brasileiras.

10:40
Pesquisa social na análise de migração compulsória: Etnografia da mudança
SPEAKER: unknown

ABSTRACT. Ao longo dos anos de 2007 a 2011 analisou-se a migração compulsória de camponeses residentes no sertão do Ceará, Brasil. A mudança do Município (Jaguaribara) para o novo espaço (Nova Jaguaribara) ocorreu em razão do alagamento que a barragem do Castanhão causou no local anterior. O objetivo deste ensaio é explicitar a metodologia empregada para a consecução do estudo; que consistiu numa abordagem qualitativa com fulcro na Antropologia Social e emprego de procedimentos etnográficos. No percurso teórico-metodológico, buscou-se o desenvolvimento de uma “etnografia da mudança” no intuito de desvendar e compreender as mudanças ocorridas nos modos de vida dos grupos analisados, ou seja, a descrição detalhada do dilema que os sujeitos sociais experienciaram na relação dos seus saberes antigos com os novos, considerando que os saberes trazidos do antigo espaço foram insuficientes para lidar com o novo tempo.

11:00
Simulação da prática profissional: incorporação no processo de ensino e aprendizagem e na pesquisa qualitativa
SPEAKER: Magali Moraes

ABSTRACT. A simulação da prática profissional tem sido utilizada no processo de ensino e aprendizagem e na avaliação de desempenho dos estudantes em várias áreas do conhecimento. Na área da saúde tem subsidiado a construção dos recursos cognitivos, afetivos e psicomotores do estudante para sua prática profissional. O objetivo desse trabalho é relatar a experiência sobre o uso da simulação, com a participação de atores, nos Cursos de Enfermagem e Medicina de uma instituição pública. Considera-se, que essa estratégia proporciona espaços de reflexão tanto para estudantes como para professores, bem como a construção do conhecimento, visando à transformação da realidade social.

11:20
A cartografia como metodologia de investigação no campo da saúde coletiva
SPEAKER: unknown

ABSTRACT. Este artigo intenta apresentar a cartografia como metodologia de investigação pertinente ao campo da saúde coletiva, ressaltando sua capacidade de ocupar-se de processos. Para tanto, iniciaremos apresentando a emergência da saúde coletiva como campo de saberes e pesquisa complexo, bem como os desafios que ela oferece a prática de pesquisa. Em seguida, apresentamos como temos pensado e utilizado da cartografia para ressaltar o caráter processual dos elementos deste campo de pesquisa, bem como do ato de pesquisar, e apontamos elementos de interesse que a pesquisa ganha em sua utilização.

11:40
COMITÊ DE ÉTICA EM PESQUISA: ESTADO DA ARTE.

ABSTRACT. O objetivo do estudo foi apresentar um estado da arte acerca das publicações sobre os comitês de ética em pesquisa entre os anos de 1999 a 2015. As publicações foram mapeadas nas bases de dados Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde (LILACS) e Scientific Electronic Library Online (SCIELO). Os descritores da produção acadêmica sobre o tema foram “Comitês de Ética em Pesquisa e Ética em Pesquisa”. Para análise utilizou-se abordagem textual qualitativa. Após a leitura dos artigos foram selecionados 10 da base de dados SCIELO e 8 da LILACS totalizando 18 trabalhos acadêmicos. Procedeu-se então à construção de uma categoria teórico-conceitual e de três subcategorias “Aspectos éticos em pesquisa”; “Caracterização dos comitês de ética em pesquisa”; “Dificuldades”. Os resultados obtidos junto a essas duas bases de dados apontaram um dado, em comum, encontrado na maioria dos artigos quanto à contextualização histórica – regulamentações e limitações dos comitês.

10:00-12:00 Session 10C: CIAIQ
Location: Sala 1.7
10:00
Los álbunes de familia de una comunidad armenia. El uso de la foto elicitación en los estudios sobre socialización religiosa en familias.

ABSTRACT. Este paper indaga la continuidad de un grupo étnico-religioso a través de sus recuerdos familiares y comunitarios en familias católicas pertenecientes a la comunidad armenia de la ciudad de Padua con el uso de la foto elicitación. Tiene como objetivo entender cuales son las prácticas religiosas y sus espacios institucionales de transmisión de creencias y tradiciones entre los descendientes del grupo diaspórico. Asimismo, el modo en el cual la identidad étnica y religiosa puede producir modos de significación colectiva en la relación del sujeto con sus prácticas cotidianas. Que significa Armenia en la cotidianeidad de los entrevistados a través de procesos que denomino de “memoria religiosa familiar”, que remiten a un pasado vivido o imaginario pertenecientes a la descendencia de un linaje (Hervieu-Leger, 1993). Por las dimensiones simbólicas y discursivas de la cotidianeidad que engloban las preguntas de esta investigación, la metodología utilizada fue cualitativa, utilizando las técnicas de entrevistas en profundidad y con álbum de familia, que buscan captar los matices de las experiencias de los sujetos para comprender sus perspectivas de interpretación de la realidad que se quiere abordar (Vasilachis de Gialdino, 2006). El uso de las fotografías asimismo ha colaborado a conocer la historia de cada familia completando la entrevista, facilitando la narración de las fotografías y generando un clima de relativa intimidad con el entrevistado. Por su parte, las fotos destacan el aspecto comunitario de la vida religiosa y la pertenencia al grupo; reflejan parte de la historia del grupo diaspórico y sus lugares de memoria como la isla de San Lázaro y actividades sociales como las reproducidas en este artículo. Del mismo modo, la metodología visual ha permitido establecer en el relato la forma en la cual la familia se representa a sí misma y a su memoria religiosa familiar.

10:20
Rompiendo cadenas entre estigma y enfermedad mental. La deconstrucción del estigma desde la acción comunitaria
SPEAKER: unknown

ABSTRACT. Pobreza, trastorno mental y estigma son tres factores generadores de exclusión social. La finalidad de la investigación fue comprender como se interrelacionan enfermedad mental y estigma social en Santo Domingo, Perú. Se trata de un estudio de caso elaborado a partir de metodología etnográfica. Las técnicas de recogida de datos fueron el análisis de documentos, observación participante, diario de campo y entrevistas en profundidad a diecinueve informantes de la comunidad. Se realizó trabajo de campo en tres fases entre los años 2012 a 2016. La investigación aborda el caso de una mujer con enfermedad mental que vivió dieciocho años encadenada, aislada y silenciada por su familia. La intervención comunitaria basada en la formación, capacitación y sensibilidad en salud mental dirigida a líderes, organizaciones sociales de base, instituciones educativas y población permitió su rescate y cambiar la mirada de la población sobre la enfermedad mental y el estigma que subyace.

10:40
Saúde Ambiental de Marisqueiras e Pescadores em S. Francisco do Conde/Ba
SPEAKER: unknown

ABSTRACT. Estudo realizado no município de São Francisco do Conde, região metropolitana de Salvados, Ba em duas 2 áreas com semelhanças ambientais e demográficas. Com o propósito de colaborar na formulação de políticas públicas voltadas a promoção da qualidade de vida das marisqueiras e pescadores artesanais, baseou-se em 2 diagnósticos complementares: o ambiental e sócio demográfico. Foi verificado a qualidade microbiológica das águas, presença de metais pesados nos sedimentos, mariscos e peixes; contaminantes microbiológicos do esgoto doméstico e 6 metais pesados mais comuns nos efluentes industriais. O diagnóstico sócio demográfico levantou as condições de trabalho e habitação além de aspectos relativos à saúde e qualidade de vida Resultados indicam agravos de ordem ocupacional, resultantes da ergonomia e exposição à contaminação de águas e sedimentos. As raízes negras do município, manifestadas na composição da população, encontra-se ameaçada face a vulnerabilidade social das comunidades, grupos remanescentes e seus descendentes.

11:00
Estudo de Caso como Pesquisa Qualitativa em Gestão: Análise a partir da ISI Web of Science
SPEAKER: unknown

ABSTRACT. O objetivo deste trabalho foi mapear a produção científica brasileira sobre estudos de caso (case studies) em gestão em uma das principais bases de dados internacionais, a ISI Web of Knowledge/Web of Science, no recorte temporal entre os anos 1994 e 2014, analisando os que apresentam abordagem metodológica quantitativa, com base em revisão de literatura sobre a temática em questão. Como arcabouço teórico, apresenta-se uma seção sobre senso comum, pesquisa qualitativa e estudo de caso. A partir da pesquisa bibliométrica foram encontrados somente cinco artigos que evidenciam o estudo de caso como abordagem metodológica quantitativa. Pode-se concluir que a grande maioria dos estudos de caso realizados no Brasil são enquadrados no paradigma interpretativista, sendo sua abordagem metodológica essencialmente qualitativa.

11:20
O Encontro do Saber Escolar por Crianças e Jovens Institucionalizadas

ABSTRACT. É numa casa de acolhimento de crianças e jovens, no Porto, que esta intervenção procurou capacitá-los de competências para a vida através da educação não formal. A intervenção é baseada nos princípios de Berger e na observação participante que demonstraram a importância de estratégias singulares. O projeto, que envolve catorze sujeitos, tem como objetivo mediar a relação destes com o saber escolar e a escola. Uma relação que se caracteriza por ser baseada nas relações afetivas, o que leva a concluir que a escola, para estas crianças e jovens, é essencialmente um espaço de socialização. O enquadramento que fundamenta a ação sustenta-se em dois temas: o da infância e acolhimento institucional onde Delgado e Menezes de destacam; e o do saber em que sobressai o de Charlot .

11:40
O Modelo Metodológico Quadripolar de Bruyne, Herman e Schoutheete e as Pesquisas Qualitativas de Fenômenos Sociais
SPEAKER: unknown

ABSTRACT. Este ensaio tem como objetivo a exploração do modelo metodológico quadripolar de Bruyne, Herman e Schoutheete (1977), ressaltando sua importância em pesquisas no âmbito qualitativo. Isso é conduzido em reconhecimento do desafio de se investigar fenômenos sociais sem cair na objetivação do que é subjetivo e sem reduzir a atividade de pesquisa a uma simples busca por leis e variáveis que regem os fenômenos sociais. Os autores apontam que a prática científica somente pode ter início após a ruptura com o senso comum. A abordagem qualitativa, por ser eminentemente indutiva, aproxima-se perigosamente do senso comum e a utilização de modelos como o quadripolar pode evitar que o senso comum interfira no processo de construção do conhecimento científico, principalmente em virtude da clareza de definição dos polos com seus respectivos métodos, e da elaboração dos quadros de referência, quadros de análise e modos de investigação.

10:00-12:00 Session 10D: CIAIQ
Location: Sala 0.3
10:00
O trabalho médico: expectativas e incertezas na atenção básica
SPEAKER: unknown

ABSTRACT. Resumo: Conflitos entre a formação médica tradicional e os novos focos coletivos e preventivistas do modelo assistencial em vigor na saúde pública brasileira podem imprimir no médico em atuação na Atenção Básica a sensação de inaplicabilidade do seu saber. Buscando acompanhar esse processo, este estudo objetivou desvelar a maneira como os atores sociais avaliam o papel do médico na Atenção Básica, utilizando a cartografia como método de produção do conhecimento. Foram realizadas entrevistas semiestruturadas e observação participante do processo de trabalho em unidade básica de saúde em um município de médio porte no Brasil. Na expressão do médico, desvelou-se descrença em seu fazer profissional no contexto na Atenção Básica, evidenciando decepção e frustração. Por outro lado, por parte dos demais atores envolvidos, evidenciou-se conformismo e resignação com a efetivação do trabalho do médico nos moldes tradicionais, ainda que desconectados da proposta do modelo de atenção atual.

10:20
Identidade profissional e a prática colaborativa unidade de terapia intensiva
SPEAKER: unknown

ABSTRACT. O estudo teve como objetivo identificar a dinâmica da identidade profissional no desempenho da prática colaborativa de uma equipe multiprofissional que atua em terapia intensiva. Os dados foram coletados por um questionário aberto com duas perguntas escritas que enfocavam quais as facilidades, limites e barreiras para alcançar uma prática colaborativa. Estes foram submetidos à análise temática. Foi possível evidenciar que a equipe estudada encontra-se em transição entre as aspirações profissionais e corporativistas e a prática colaborativa. As disputas e as divergências estão vinculadas a uma formação profissional geradora de sentimentos onipotentes, centralizadores e individualistas, os quais estimulam as barreiras da relação entre os profissionais e, consequentemente, interferem nas relações da equipe e no desempenho da prática colaborativa

10:40
Atenção integral aos usuários de àlcool e outras drogas no cenário da Atenção Básica

ABSTRACT. Os objetivos dessa pesquisa foram identificar como é realizado o atendimento ao usuário de drogas na atenção básica; possibilitar reflexão e comprensão às equipes e propor estratégias de intervenção. A coleta de dados foi realizada por meio de grupo focal com as equipes de duas Unidades de Saúde da Família de uma mesma região de saúde de um município do interior paulista. A análise dos dados foi realizada por meio da Análise de Conteúdo, modalidade temática. Obtivemso que os profissionais apresentaram lacunas no que diz respeito à definição e classificação das drogas e que a identificação dos usuários de drogas é mergulhada em estereótipos. Assim, o acolhimento aos usuários tem sido realizado, no entanto, existem muitas fragilidades na possibilidade de efetivar o cuidado integral. Concluímos que há necessidade de investimentos em políticas públicas, capacitação e suporte aos profissionais, bem como estímulo a serviços de apoio ao usuário.

11:00
Sujeitos Vivendo com a Infecção por HIV/aids: Um Estudo Qualitativo à Luz da Psicanálise

ABSTRACT. A abordagem perante pessoas que vivem com HIV e aids (PVHA) demanda uma maior compreensão de seus processos psíquicos. Assim, este estudo visa analisar os significados atribuídos por pacientes com a infecção por HIV/aids frente ao seu processo saúde -doença. Foram selecionados pacientes com o diagnóstico de infecção pelo vírus HIV conforme padronização do Ministério da Saúde do Brasil. Seguindo o método clínico-qualitativo, foram realizadas entrevistas semi-dirigidas de questões abertas que foram interpretadas através do referencial teórico psicanalítico utilizando-se a técnica de análise temática de conteúdo. A amostra totalizou 14 participantes. Foram identificadas quatro categorias e os principais mecanismos de defesa encontrados foram: Negação, Racionalização, Externalização, Deslocamento e Isolamento afetivo. Assim, conseguiu-se analisar as experiências emocionais desses e seus principais mecanismos de defesa. Acreditamos que esses dados podem ser a chave para desenvolver abordagens que forneçam melhor manejo aos cuidados desses pacientes e os possibilitem uma melhor qualidade de vida.

11:20
A participação de crianças na construção de ambientes saudáveis na escola é uma fantasia ou um sonho possível?

ABSTRACT. O objetivo desse estudo foi analisar a percepção de escolares acerca da construção de ambientes saudáveis na escola. Utilizou-se pesquisa ação em quatro escolas públicas mediante o desenvolvimento de onze Oficinas em Dinâmica de Grupo, em cujo término os estudantes escreveram cartas aos educadores dizendo o que gostariam que mudasse na escola para terem um ambiente favorável à saúde. A análise de conteúdo das cartas desvelam aspectos estruturais do ambiente que afetam o cotidiano da escola e a prática da atividade física. Os resultados evidenciam postura crítica, propositiva na identificação dos problemas e nas mudanças propostas. Conclusão: a participação favoreceu a reflexão dos educandos sobre problemas do espaço onde estudam e destacou sua competência ao avaliar o ambiente da escola. Isso sugere a adoção de um desenho inovador nas intervenções nesse âmbito e salienta a necessidade da interface da escola com os direitos da criança registrados no arcabouço legal.

11:40
Análise de promoção das práticas corporais e atividade física propostas pelo Programa Saúde na Escola nas escolas de Samambaia/Distrito Federal
SPEAKER: unknown

ABSTRACT. The aim of this study was to analyze the practical implementation of the Programa Saúde na Escola (PSE) in schools in the Regional Coordination Education - Samambaia, DF. It was adopted a case study focusing on five schools that joined the PSE as primary unit of analysis. The observations took place in September/October 2015. The content analysis of participant observation records and the responses of professionals to the questionnaire reveals PES ignorance, also a school environment with courts and degraded environment that adversely affects the practice of physical activity. Conclusion: No improvement in bodily practices was observed. At the same time it was noted an absence of any school professionals capacitation regarding the program they should implement. An implementation of changes in the school environment is suggested to increase student participation in physical activity as an important goal to improve youth´s health and successfully tackle obesity in this population segment.

10:00-12:00 Session 10E: CIAIQ
Location: Sala 1.8
10:00
Representações sociais de direito à saúde e cidadania de conselheiros municipais de saúde.
SPEAKER: Luciana Moura

ABSTRACT. O objetivo do estudo foi conhecer a estrutura das representações sociais de direito à saúde e cidadania dos conselheiros municipais da Região Integrada de Desenvolvimento do Entorno do Distrito Federal, Brasil. Aplicou-se questionários utilizando-se a técnica de associação livre com o termo indutor direito à saúde, dos quais foram respondidos 68 e com o termo indutor cidadania, dos quais foram respondidos 64. Os dados foram analisados por meio do software EVOC e da análise de conteúdo de Bardin. Os resultados revelaram que a representação social de direito à saúde encontra-se associada à ideia de direito universal garantido pelo arcabouço jurídico da Constituição Federal e do SUS, resultado da luta da sociedade civil organizada. A representação social de cidadania vincula-se à ideia de exercício dos direitos e cumprimento dos deveres, desta forma, respeitam-se as leis e consequentemente o próximo.

10:20
Internações por Condições Sensíveis à Atenção Primária: Percepção dos Usuários e Profissionais de Saúde
SPEAKER: unknown

ABSTRACT. Compreender as razões que determinam ou influenciam a ocorrência das Internações Sensíveis à Atenção Primária segundo usuários e profissionais de saúde, foi o objetivo da pesquisa. Estudo qualitativo, que teve como cenário unidades básicas de saúde localizadas numa microrregião de saúde no município de São Paulo. Foram entrevistados 26 profissionais e sete usuários que foram internados com diagnóstico de condições sensíveis. A análise das entrevistas foi realizada por meio programa Alceste, que permitiu apreender as categorias empíricas: acesso, processo de trabalho e razões para a ocorrência dessas internações. Do ponto de vista dos profissionais e usuários essas internações acontecem em função de vários fatores, como falta de acesso, processo de trabalho e dos determinantes sociais. Ou seja, este estudo apontou que a atenção primária sozinha não é suficiente para enfrentar esse problema, mostrando o limite da aplicação da Lista Brasileira para avaliar esse nível de atenção.

10:40
Reflexões acerca da experiência do desemprego: aspetos positivos e negativos
SPEAKER: unknown

ABSTRACT. O desemprego é um dos principais problemas da sociedade ocidental atual. Analisamos uma amostra de 151 portugueses desempregados, pedindo-lhes que listassem características positivas e negativas de estar em desemprego. Através do método de análise de conteúdo e com apoio do programa NVivo, foram realizadas análises de frequência e por categoria temática. Todos os participantes referiram aspetos negativos e a maioria (n = 122) citou também pelo menos um aspeto positivo. As dificuldades financeiras foram as mais mencionadas pela negativa e “ter mais tempo” foi o aspeto positivo mais citado. Observou-se que a vivência do desemprego não é perspetivada de modo único e alguns fatores, como estatuto profissional do cônjuge e presença do apoio familiar, parecem ter um efeito sobre a perceção mais positiva ou negativa desta experiência. Sugere-se para futuros estudos metodologias que possibilitem dar voz à pessoa desempregada, de modo a compreender diferentes matizes sobre a experiência do desemprego.

11:00
Autoestima e Suporte Social: competências dos cuidadores informais familiares no autocuidado
SPEAKER: unknown

ABSTRACT. Desempenhar a tarefa de cuidador informal (CI) requer que o cuidador familiar possua não só aprendizagens relacionadas com a doença que cuida, mas também exige que este adquira novas competências de forma que possa sentir-se orientado e preparado para lidar com a doença e concomitantemente tenha a perceção da importância de cuidar de si próprio. Esta investigação identifica se os cuidadores possuem autoestima e suporte social. O presente estudo, de cariz qualitativo e paradigma interpretativo foi realizado com 09 cuidadores informais familiares da USF de São João de Ovar-Portugal. A análise de conteúdo foi suportada com o apoio do software webQDA. Apesar dos problemas enfrentados pelos CI os resultados demonstram que os cuidadores revelam um bom nível de autoestima e suporte social em três diferentes dimensões: dos agregados familiares, da família de extensão e dos amigos e vizinhos.

11:20
Difusão do Programa Fortalecendo Famílias no Brasil: um foco nas características da inovação
SPEAKER: unknown

ABSTRACT. O presente estudo analisou o processo de difusão do Programa Fortalecendo Famílias no Brasil. Este estudo utilizou-se o método da teoria fundamentada, com 6 participantes, e entrevista semi-estruturada. O estudo pode demonstrar as características mais marcantes da inovação que foram percebidas pelos entrevistados como sendo fundamentais para o processo de difusão do programa no Brasil, e para determinar como esse programa tem contribuído para a prevenção do uso de substâncias.

11:40
Estudo sobre a Representação Social da Polineuropatia Amiloidótica Familiar na Comunidade
SPEAKER: unknown

ABSTRACT. A Polineuropatia Amiloidótica Familiar (PAF) é uma doença neurodegenerativa rara, hereditária e fatal. O conhecimento desta doença precedeu, nas localidades de Póvoa de Varzim e Vila do Conde, a identificação da mesma enquanto entidade clínica pelo Dr. Corino de Andrade, devido à sua elevada prevalência. Pretende-se com este estudo identificar e descrever as representações sociais sobre a PAF na comunidade de Póvoa de Varzim e Vila do Conde. Foi utilizado um teste de associação livre de palavras ao qual responderam 103 participantes. Os dados recolhidos foram tratados e analisados com recurso ao software Iramuteq. Através da análise hierárquica descendente, da análise de similitudes e da nuvem de palavras foi possível estabelecer a representação social da PAF associada aos aspetos negativos da doença.

10:00-12:00 Session 10F: CIAIQ
Location: Sala 1.3
10:00
Mães de crianças, adolescentes e adultos com síndrome de Down: estresse e estratégias de enfrentamento
SPEAKER: Maysa Ribeiro

ABSTRACT. O estudo propõe compreender o significado que mães de crianças, adolescentes e adultos com síndrome de Down atribuem ao estresse vivenciado como cuidadoras e conhecer as estratégias de enfrentamento usadas por elas. Participaram 21 mães cujos filhos eram atendidos em duas instituições de reabilitação. Trata-se de um estudo descritivo-exploratório de abordagem qualitativa, com referencial metodológico na Teoria Fundamentada nos Dados. Para coleta dos dados foi utilizada entrevista individual semiestruturada. Os resultados evidenciaram quatro categorias  relacionadas ao estresse - O impacto do diagnóstico e o medo da discriminação e do preconceito; As mães sentem-se sozinhas e sobrecarregadas; Os filhos crescem e não adquirem autonomia; Sexualidade: preocupação e controle dos pais - e  três categorias referentes ao enfrentamento: Negação, superproteção e infantilização dos filhos; Cuidar dos filhos gera prazer e ocupação; O conhecimento e as experiências acumuladas ao longo dos anos facilitam a adaptação e a aceitação. Conclui-se que as fontes de estresse são variadas, causam sofrimento e adiam o processo de aceitação e adaptação materna.

10:20
Relato de experiência do estudante de enfermagem sobre a compreensão do cuidar/cuidado
SPEAKER: unknown

ABSTRACT. O cuidado é atenção integral que envolve atividades e sentimentos que requerem disposição para agir e reflexões sobre os saberes e práticas. Os estudantes de enfermagem, ao cuidar do paciente, convivem com situações que podem deixar marcas em sua vida. O objetivo foi relatar a experiência da compreensão do cuidar/cuidado na prática hospitalar. Elaborou-se a questão: Como compreendo o cuidar/cuidado ao paciente durante a prática hospitalar? Estudo qualitativo, tipo relato de experiência de duas estudantes de enfermagem. Executou-se a análise através da análise de conteúdo temático-categorial. Emergiram as categorias temáticas: compreensão: da pessoa cuidada, do cuidado como ajuda, do âmbito hospitalar, do cuidado além da dimensão física e do cuidado como conforto após sondagem vesical; conhecimentos pela riqueza do campo; conhecimento teórico diferente da prática hospitalar; integração da equipe, família e organização; vivência com paciente com possibilidade de morte. A prática hospitalar proporcionou a compreensão do cuidar/cuidado além da doença, mas do psicológico, medos e angústias, possibilitando reflexões acerca do ensino-aprendizagem para a ressignificação do cuidar na prática hospitalar. O desvelar de uma destas facetas é um incentivo para que novos estudos possam emergir neste contexto.

10:40
Cartas Terapêuticas como Intervenção de Enfermagem à Família da Criança com Deficiência
SPEAKER: unknown

ABSTRACT. O estudo buscou compreender o significado atribuído pela família da criança com deficiência às cartas terapêuticas. A coleta de dados foi realizada em maio de 2010 com seis famílias por meio de observação e entrevista e a Análise Qualitativa de Conteúdo, segundo Morse guiou a análise. A categoria ‘sendo uma referência para a família’ exprime o significado da carta terapêutica para a família. Trata-se de uma experiência nova, nunca vivenciada pela família que se surpreende de maneira prazerosa, permitindo o despertar de sentimentos positivos e de consideração. A leitura das cartas amplia a compreensão sobre a situação vivida possibilitando à família modificar o manejo das situações, fazendo emergir um sentido de empoderamento de suas capacidades e de sua história com a criança deficiente. As cartas terapêuticas mostraram que podem ser intervenções valiosas no cuidado da família da criança com deficiência.

11:00
Compreendendo a Experiência de Cuidar da Criança com Cardiopatia Congênita
SPEAKER: unknown

ABSTRACT. Resumo.Objetivo: Compreender a experiência vivenciada pelo cuidador da criança com cardiopatia congênita. Método: Pesquisa descritiva exploratória, de abordagem qualitativa, realizada no ambulatório do Programa Einstein na Comunidade de Paraisópolis (PECP), com 21 cuidadores de crianças com cardiopatia congênita. Utilizou-se a entrevista semiestruturada para coleta de dados, que foram analisados por meio da técnica de Discurso de Sujeito Coletivo (DSC). Resultados: Foram identificados 11 DSCs, agrupados em três categorias. Muitas dificuldades são enfrentadas pela pessoa que cuida da criança com cardiopatia, gerando mudanças significativas na rotina da família após o impacto do diagnóstico. A responsabilidade pelo tratamento recai sobre ele, que busca adaptar-se à situação, contando com o apoio dos familiares e da fé em Deus. Considerações finais: O presente estudo traz subsídios importantes que apontam para a necessidade de se reavaliar a abordagem do cuidador pela equipe de saúde, contribuindo para a continuidade do tratamento da criança.

11:20
O fenômeno da maternagem dividida entre mulheres detentas

ABSTRACT. Buscou-se descrever o fenômeno da maternagem dividida entre mulheres detentas. Trata-se de uma pesquisa qualitativa desenvolvida na penitenciária feminina de Aquiraz (Ceará-Brasil), entre novembro de 2013 e setembro de 2014. Participaram 14 mães que viviam com os filhos no berçário, utilizando-se como instrumentos de coleta de dados entrevista em profundidade e observação simples e participante. Os dados foram analisados pela técnica de análise de conteúdo de Bardin. As mães representaram o fenômeno da maternagem dividida pelo sentimento de pesar e culpabilidade ao deixar os filhos sob outras guardas ou por reconhecer a ineficácia no desempenho do papel com os outros filhos. A maternagem atual resignificou as relações parentais e impulsionou as mães a fazer novos planos para reconstituir a família após a liberdade. Com o atual crescimento da população carcerária feminina, pensar no fenômeno da maternagem dividida é de suma importância para reforçar a manutenção da unidade familiar.

11:40
A EXPERIÊNCIA DA ENFERMIDADE DE IDOSOS APÓS O ACIDENTE VASCULAR CEREBRAL
SPEAKER: Maysa Ribeiro

ABSTRACT. Trata-se de um estudo de caso qualitativo desenvolvido com o objetivo de descrever a experiência da enfermidade na perspectiva de idosos e familiares, que vivenciaram a fase crônica apos o AVC. Participaram do estudo 11 idosos que sobreviveram ao AVC e cinco familiares. O dados foram coletados por meio de entrevistas individuais, semiestruturadas em profundidade. A experiência vivenciada por pessoas idosas após o AVC refletiu uma realidade social marcada por rupturas na vida cotidiana e fragilidades assistenciais para atenção à saúde no contexto investigado. As fragilidades assistenciais são condizentes com perfil do sistema de saúde, em países em desenvolvimento, nos quais frente aos déficits organizacionais e econômicos são implementados os cuidados mínimos, que não garantem de modo equitativo a segurança e eficácia do tratamento. Pôde-se verificar que existem lacunas assistenciais que podem trazer repercussões sociais, econômicas e mentais para essas pessoas e suas famílias.

10:00-12:00 Session 10G: CIAIQ
Location: Sala 1.2
10:00
Rede Regional de Instituições de Ensino Profissional
SPEAKER: unknown

ABSTRACT. Como resposta aos desafios lançados pelos ministros responsáveis pela área da educação e formação profissional da União Europeia e em sintonia com a estratégia traçada pela ANQEP, o presente estudo propõe um modelo organizacional que permita a criação e gestão de uma rede de cooperação e promoção da formação e do emprego para a região metropolitana do Grande Porto. O objetivo geral desta rede assenta na aposta no emprego e no prosseguimento de estudos, com progressão na carreira e reforço da empregabilidade. Empresas, escolas, instituições privadas e públicas são stakeholders do processo e parte integrante do modelo desenhado. O modelo proposto parte da oferta das escolas que disponibilizam oferta profissionalizante na região, procurando numa primeira fase analisar e ajustar a oferta formativa disponibilizada pelas mesmas.

10:20
Pesquisa Intervencionista: uma alternativa metodológica para os Mestrados Profissionais em Contabilidade e Controladoria
SPEAKER: unknown

ABSTRACT. Este artigo, na forma de ensaio, visa discutir a pesquisa intervencionista como alternativa metodológica para as pesquisas desenvolvidas nos mestrados profissionais da área de contabilidade e controladoria. Este tipo de pesquisa não só produz resultados para aplicação prática imediata, mas, também, foge do tecnicismo tradicional, uma vez que incorpora em seus resultados o conhecimento teórico e o método científico. No contexto atual da realidade acadêmica brasileira, vislumbra-se uma necessidade de quebra de paradigma em relação à aceitação da pesquisa qualitativa, mais especificamente da pesquisa intervencionista, como método cientifico de pesquisa.

10:40
Métodos de ensino na graduação em enfermagem: uma revisão integrativa da literatura.

ABSTRACT. As atuais necessidades sociais vem demandando mudanças na formação do enfermeiro. Tem-se como objetivo descrever os métodos de ensino e aprendizagem utilizados nos cursos de graduação em enfermagem, suas vantagens e dificuldades. Trata-se de uma revisão integrativa da literatura, nas bases de dados Lilacs, Bdenf e Medline, no período de 06/01 a 21/02/16, utilizando-se os descritores ou palavras: (aprendizagem) and ((ensino or graduação) and enfermagem) e os filtros: artigos disponíveis nos últimos 5 anos na língua inglesa, espanhola e portuguesa. Foram encontrados 293 e selecionados para análise 16 artigos. Os estudos abordam quatro tipos de métodos de aprendizagem: Aprendizagem Baseada em Problemas, Aprendizagem baseada em Times, Estudos de Caso e Tecnologias on-line. O uso de tais métodos contribuem para a aprendizagem ativa. Revelam como fragilidade o hábito de estudantes e professores estarem acostumados aos métodos tradicionais. Há indicativos de que é preciso mudança de postura de ambos.

11:00
A formação do pedagogo em educação de Jovens e adultos: contribuições da pesquisa-ação

ABSTRACT. Este artigo apresenta pesquisa desenvolvida na área de Formação de Educadores de Jovens e Adultos, no contexto do Grupo de Ensino, Pesquisa e Extensão em Educação Popular e Estudos Filosóficos e Histórico- Culturais da Universidade de Brasília (GENPEX/UNB). O trabalho dialoga com as contribuições da educação popular e baseia-se na metodologia da Pesquisa-ação. Por meio da análise de diários de bordos produzidos por estudantes de Pedagogia no interior de espaços curriculares disponíveis no Curso, o artigo discute o lugar da formação do educador de jovens e adultos na Faculdade de Educação da UnB, as significações atribuídas pelos estudantes ao processo formativo vivenciado na área de Educação de Jovens e Adultos, bem como o processo de transformação pessoal e profissional decorrente do contato com educandos jovens em adultos.

11:20
Representações sociais de estudantes da saúde sobre o portfólio reflexivo como método de ensino, aprendizagem e avaliação
SPEAKER: unknown

ABSTRACT. O portfólio reflexivo apresenta-se como método inovador na forma de ensinar aprender e avaliar, no entanto percebe-se a necessidade de verificar como os estudantes reconhecem este método em um contexto tradicional de ensino. O objetivo deste estudo é identificar as representações sociais dos estudantes no processo de construção do portfólio. Trata-se de uma pesquisa qualitativa utilizando a triangulação de técnicas: observação participante, entrevista e grupo focal. Participaram do estudo 160 estudantes de cursos da saúde. Ao utilizar a Análise de Conteúdo, foram encontrados os seguintes núcleos de sentido sobre o portfólio como método de aprendizagem: pro-atividade, autonomia, criatividade e interação entre professor e aluno. Como método de avaliação: critérios claros de avaliação. Alguns pontos de convergência e, ou, conflito também foram identificados, sendo eles: método trabalhoso, mas eficaz, necessitando de um bom planejamento, experiência e segurança do professor para eficácia do método.

Abstract he reflective portfolio presents itself as an innovative method in how to teach and assess learning, however we feel the need to check how students recognize this method in a traditional context of education. The aim of this study is to identify the social representations of students in the portfolio construction process. This is a qualitative study using triangulation techniques: participant observation, interviews and focus groups. The study included 160 students of health courses. Using content analysis, the following units of meaning on the portfolio as a learning method were found: proactivity, autonomy, creativity and interaction between teacher and student. As an evaluation method: clear evaluation criteria. Some points of convergence and or conflict have also been identified, namely: laborious but effective method, requiring good planning, experience and security of the teacher to effectiveness of the method.

11:40
El problema del conocimiento en la investigación cualitativa. Algunas discusiones y reflexiones epistemológicas para un docente universitario no pedagogo en Chile.
SPEAKER: unknown

ABSTRACT. Esta ponencia reflexiona sobre la naturaleza del conocimiento que caracteriza la investigación cualitativa y, al mismo tiempo, la fecundidad conceptual y metodológica que ofrece su eventual aplicación para un docente universitario no pedagogo. De igual forma, destaca el valor del conocimiento como elemento central en el desarrollo de las habilidades investigativas y su proyección en el tipo de argumentaciones posibles de lograr al investigar, dentro de una sociedad del conocimiento. Aporte que puede ser utilizado en el mejoramiento de la formación de profesores.

10:00-12:00 Session 10H: CIAIQ
Location: Sala 0.4
10:00
Hermenéutica y descripción densa versus teoría fundamentada
SPEAKER: Eduardo Weiss

ABSTRACT. La mayor parte de los trabajos en la investigación social y educativa en México se realizan hoy en día mediante métodos cualitativos. En un gran número de tesis de maestría y doctorado se consigna en el capítulo metodológico que el trabajo se ha realizado desde el enfoque de la teoría fundamentada y con apoyo de un software computacional para la codificación. En mi experiencia como director y sinodal de tesis de posgrado, las más de las veces no se procedió predominantemente de manera inductiva como postula la teoría fundamentada sino de manera deductiva e inductiva a la vez. La espiral hermenéutica, del prejuicio al juicio (Gadamer) o de la anticipación de sentido a la comprensión (Ritsert), es una noción más pertinente para orientar el diálogo entre la preconcepción del lector y el texto (como en la hermenéutica clásica de interpretación de textos) o entre los referentes teóricos o personales del investigador y el sentido de los fenómenos y procesos sociales expresados por los actores (en los estudios etnográficos). A la vez, la interpretación se sustenta en la noción del círculo hermenéutico, la relación de las partes y el todo, el texto y el contexto, que Geertz revivió bajo el nombre de descripción densa. El nombre de este enfoque enfatiza la importancia de la descripción por encima de la codificación.

Hermeneutics and Thick Description versus Grounded Theory Abstract. Most educational research projects in Mexico currently use qualitative methods. A large number of master’s and doctoral theses state in their chapter on methodology that the focus of the work has been grounded theory, with support from software for codification. My experience as director and examiner of postgraduate thesis has shown, however, that most studies do not proceed in a predominantly inductive manner as postulated in grounded theory, but in a simultaneously deductive and inductive form. The hermeneutical spiral from prejudgment to judgment (Gadamer) or anticipation of sense to understanding (Ritsert), is a more pertinent notion for orienting the dialogue between the reader’s preconception of the text and the text itself (as in the classical hermeneutics of text interpretation) or for orienting dialogue between the researcher’s theoretical or personal referents and the meaning of the social processes and phenomena expressed by actors (as in ethnographic research). At the same time, interpretation is supported by the notion of the hermeneutic circle, the relation between the parts and the whole, the text and the context, which Geertz revived under the name of “thick description”. As the name implies, this approach also stresses the importance of “description”.

10:20
PORTFÓLIOS COLETIVOS COMO MÉTODO DE ENSINO, APRENDIZAGEM E AVALIAÇÃO CRÍTICO-REFLEXIVA: EXERCITANTO O APRENDER A CONVIVER E A TRABALHAR JUNTO
SPEAKER: unknown

ABSTRACT. Objetivo: analisar a experiência de construção de portfólios coletivos como método de ensino e aprendizagem e avaliação crítico-reflexivo no ensino das Politicas de Saúde, visando o exercício do aprender a conviver e a trabalhar juntos com autonomia e criatividade. Métodos: pesquisa qualitativa utilizando a análise documental de portfólios coletivos (119) e grupos focais (48) construídos na disciplina de Políticas de Saúde. Participou do estudo um total de 1.043 estudantes universitários dos cursos de saúde nos anos de 2008 a 2015 (16 semestres letivos). Resultados: os portfólios estimularam a autonomia, responsabilidade e empoderamento dos estudantes na construção de seus projetos de vida pessoal, social e profissional, com ênfase ao exercício ao trabalho em equipe interdisciplinar, a partir da superação das adversidades com criatividade, critica e reflexão. Pouco a pouco, os estudantes foram desenvolvendo os pensamentos cognitivos e metacognitivos, buscando novas fontes de reflexão, assumindo atitudes mais responsáveis, comprometidas e questionadoras, próprias da juventude. Destaca-se que as conquistas e vantagens superaram os obstáculos e desafios.

10:40
A EMERGÊNCIA DA COMPREENSÃO COMO FENÔMENO SITUADO DA ANÁLISE TEXTUAL DISCURSIVA

ABSTRACT. Apresenta-se a análise de onze (11) resumos de teses de doutorado que usaram a metodologia Análise Textual Discursiva (Moraes & Galiazzi, 2007). Partimos da pergunta fenomenológica O que é isto que se mostra acerca da metodologia ATD nos resumos de teses em Educação em Ciências? Para a análise, partimos de uma atitude fenomenológica, seguida de uma análise hermenêutica, com busca da origem etimológica das palavras, ampliando significados na linguagem e, por último, no texto. Como resultado, chegamos às categorias: “A descrição e as teorias a priori como pré-compreensões” e “O movimento para compreensão”. A partir do metatexto, compreendemos que fazer uma pesquisa com a ATD pressupõe uma análise fenomenológico-hermenêutica que consiste inicialmente na descrição do fenômeno, seguida do movimento de análise no círculo hermenêutico. Deste, resultou a fusão de horizontes sobre a temática, adensando a compreensão de que a ATD é uma metodologia cada vez mais inserida na hermenêutica filosófica.

11:00
Abordagem transdisciplinar: possibilidades de mudanças na pesquisa em educação?
SPEAKER: unknown

ABSTRACT. No presente artigo se apresenta uma discussão sobre a pesquisa em educação a partir da perspectiva transdiciplinar, cujo objetivo foi identificar os fundamentos epistemológicos da transdisplinaridade e sua implicação na pesquisa em educação. Para tanto buscou-se conhecer os fundamentos epistemológicos desta temática com a realização de pesquisa de caráter bibliográfico. Percebeu-se que este paradigma consiste em uma abordagem científica significativa que lança mão de vários métodos e requer do pesquisador uma postura sensível, tolerância, escuta aberta de modo a compreender a complexidade da realidade dos fenômenos educacionais e o diálogo com a arte, com o imaginário, o diferente, a espiritualidade, com os diferentes saberes, teorias, enfim, exige uma mudança de valores, princípios, forma de construção do conhecimento, atitudes, pensamento, sentir e conviver com os outros e a natureza.

11:20
Educación preescolar itinerante Educación no convencional

ABSTRACT. En las últimas tres décadas, se ha propuesto el impulso de políticas educativas para implementar procesos de inclusión y equidad. El estudio se acota a la modalidad educativa no convencional, jardín sobre ruedas, en la zona de Vilches Alto, región del Maule, que nos brindan la posibilidad de describir e interpretar el desempeño de las actuaciones educativas de acuerdo con la mirada reflexiva de las madres que participan en el programa. Para ello, se emplea como estrategia de diseño el estudio de caso acompañado de entrevistas y focus groups. Los resultados evidencian que las madres ven en la experiencia educativa una instancia que favorece el desarrollo integral de los niños a través del servicio entregado por agentes educativos calificados, efectivos y facilitadores de la comunicación entre la familia y la escuela y la comunidad.

11:40
Los Métodos de Investigación como Dispositivos de Recuperación-Construcción del Saber Social: La Cartografía y las Historias de Vida

ABSTRACT. Este artículo expone cómo la cartografía y la historia de vida, dos métodos de investigación, aportan en el reconocimiento y construcción de lo social, al evidenciar la estrecha relación entre la cultura y la vida de los sujetos. A lo largo del artículo se precisa la manera en que estos métodos no solo registran formas de percepción sino que buscan entender los fenómenos sociales desde su contexto. Adicionalmente, permiten comprender y transformar lo social desde sus propios referentes y lenguajes, teniendo en cuenta las relaciones existentes entre lo individual y lo colectivo, sin dejar de lado el papel del investigador en la configuración de datos.

12:00-13:00Pausa para Almoço/Comida
13:00-15:00 Session 11A: CIAIQ
Chair:
Location: Sala 0.3
13:00
Da minha vida “só” eu sei: narrativas como possibilidades de educação e comunicação

ABSTRACT. Narrar é uma arte que contribui imenso para a pesquisa de índole qualitativa. Não se reduz a uma sequência de meras informações, mas supõe uma forma artesanal de comunicação. Um caminho que se faz na direção de trazer a vida de quem conta. A partir de si, novos contos sinalizam formas únicas de ser. As narrativas permitem contar e cantar um canto que “é de cada um e de mais ninguém”. Essa pesquisa, a partir destas premissas, foi materializada no interior de uma escola portuguesa com crianças do ensino fundamental menor. Mostra lições e lembranças que, sob olhar em narrativas da criança, fazem morada no tempo em que aprender a ler e a escrever ganham vulto. Evidencia, ainda, que tanto mais as histórias de si são aguçadas, tanto maiores as possibilidades de comunicação e de educação numa etapa em que o básico é fundamental.

13:20
Competência dialógica: avaliação dos desempenhos na percepção dos facilitadores

ABSTRACT. A investigação toma como objetivo avaliar como os facilitadores fazem as atividades da UPP2 nos cenários de prática profissional, considerando os desempenhos propostos na série.  Adotou-se abordagem qualitativa, exploratório-descritiva, com 18 facilitadores. Os dados foram coletados em duas fases, por meio de narrativa, tendo como parâmetro os desempenhos. Realizada Análise de Conteúdo, modalidade temática. Identificado que os estudantes demonstram maior deslocamento ao longo da série na área de competência do cuidado individual do que do cuidado coletivo e gestão. Mobilizaram-se estratégias como portfolio reflexivo, visita domiciliária com acompanhamento dos facilitadores, atividade junto às equipes das unidades de saúde e em laboratório de prática de simulação. A formação, focada no desenvolvimento da competência e fundamentada no referencial dialógico, necessita de avaliação e educação permanente, para garantia dos pressupostos curriculares que ampliam a prática do cuidado. Investigações com os participantes devem ser ampliadas, considerando-se as mudanças favorecidas por esta avaliação na organização curricular.

13:40
Matemática e Educação Visual – Uma Parceria Favorável à Apropriação das Isometrias
SPEAKER: unknown

ABSTRACT. Neste artigo, pretende-se divulgar parte de um estudo que intentou analisar a influência da disciplina de Educação Visual, em conjugação com Matemática, no desenvolvimento de competências geométricas relacionadas com as isometrias e as simetrias, em alunos do 8º ano de escolaridade. Os alunos construíram frisos e rosáceas na disciplina de Educação Visual que foram, posteriormente, analisados em Matemática. Os dados foram recolhidos através da análise documental e das técnicas de inquirição e observação direta e participante. A análise de conteúdo a que foram submetidos permitiu concluir que uma abordagem interdisciplinar do tema potencia uma apropriação mais sólida dos conceitos, contribuindo também para o desenvolvimento de atitudes favoráveis em relação à matemática e à geometria, em particular.

14:00
Pesquisas sobre o professor no Centro-Oeste brasileiro (2006-2009)
SPEAKER: unknown

ABSTRACT. Neste artigo, são analisadas dissertações com foco no professor, produzidas em um Programa de Pós-graduação em Educação do Centro-Oeste brasileiro, no período de 2006 a 2009. Seguindo os passos do método fenomenológico, apresenta-se um trabalho de revisão da produção acadêmica, com leitura completa dos textos e coleta das seguintes informações: tipos e procedimentos de pesquisa e abordagem utilizada. Verificou-se que o estudo de caso é o tipo de investigação mais utilizado e, entre os procedimentos, prevalece a aplicação de entrevistas semiestruturadas, questionários, análise de documentos e observação, com predominância da abordagem qualitativa.

14:20
Elementos para repensar la enseñanza y el aprendizaje de la investigación científica en la educación básica

ABSTRACT. En el discurso, la anuencia sobre las ventajas de la enseñanza y aprendizaje de la investigación científica, parece total y la voluntad para viabilizarla, decidida; no obstante, en la práctica el discurso no ha sido acompañado y enfrenta fuertes resistencias. A partir del método de análisis sociológico del sistema de discursos y basado en grupos de discusión, esta aproximación procura aportar a la reflexión, planteando una serie de elementos sobre aspectos claves del tema, como la disputa de la investigación científica contra el modelo educativo, la discusión histórica entre enfoques y paradigmas, la visión de la Investigación científica como un campo excluyente, la prominente presencia en el área de personal docente no calificado y pedagogías descontextualizadas, la creencia de una investigación que no se corresponde con resultados prácticos y la desestimación de la misma como una alternativa de vida profesional.

14:40
Métodos mistos nas análise epistemológicas: balanço da produção do conhecimento em Educação Física no Nordeste brasileiro (1980-2013)
SPEAKER: Silvio Gamboa

ABSTRACT. O artigo apresenta resultados finais de pesquisa desenvolvida no Nordeste brasileiro sobre a produção do conhecimento na área da Educação Física, utilizando análises epistemológicas qualitativas e métodos mistos. Foram analisadas 424 teses e dissertações produzidas pelos docentes que atuam em 123 instituições de ensino superior nos nove estados da região. As análises quantitativas indicam a distribuição dessa produção, por estado, área de formação dos pesquisadores, apoio financeiro e origem geográficas dos dados. As análises qualitativas ou epistemológicas indicam, as áreas temáticas, as técnicas de tratamento de dados, citações de autores e abordagens epistemológicas predominantes. As conclusões indicam que os pesquisadores migram para outras áreas de formação e para outros regiões e países devido à escassa presença de cursos de pós-graduação na região. Entretanto, a sua produção apresenta significativas contribuições para à compreensão da problemática da Educação Física na região e a para a constituição do campo científica dessa área.

13:00-15:00 Session 11B: CIAIQ
Location: Sala 1.7
13:00
Formação de Administradores: Revelando a Mediação da Emoção Através da Autoconfrontação

ABSTRACT. O presente trabalho objetivou revelar a mediação da emoção na prática docente do ensino de Administração a partir de uma análise situada. O locus de pesquisa foi o curso de Administração de uma Universidade Tecnológica Federal brasileira. A metodologia foi uma aproximação qualitativa em um processo dialógico consonante com o método da autoconfrontação. A prática docente em um dado lugar e em uma dada socialidade (a sala de aula), foi abordada tendo como unidades de análise três sistemas de atividades de interação: sistema de atividade de aula expositiva; sistema de atividade de aplicação da teoria em situações concretas e; sistema de atividade de verificação da apropriação dos conceitos teóricos por parte dos alunos. A partir da análise dos dados revelou-se que a categoria emoção é a própria mola propulsora do processo significativo de ensino-aprendizagem, é a “gênese e sustentação da atividade humana, e construtora de sentido” (Camargo, 2012)

13:20
Perceção sobre a Comunicação e a Mudança: Um estudo sobre a Gestão da Mão-de-obra Portuária do Porto de Leixões

ABSTRACT. Sendo a comunicação e a mudança organizacional uma constante para as organizações atuais, a sua avaliação torna-se imperativa para aferir o sucesso da sua implementação. O presente estudo objetivou apreciar a perceção da comunicação num processo de um programa de mudança organizacional implementado num mercado específico da economia portuguesa, o setor portuário. Foram os objetivos específicos: a) Focar as alterações ocorridas na mão-de-obra portuária, introduzida antes e depois da GPL – Gestão Portuária de Leixões, dos Sindicatos Portuários e da Criação de Consórcios de Cargas diferenciadas no Porto de Leixões; b) investigar nas últimas décadas, o ambiente de mudanças estruturais que têm assolado o setor portuário; c) investigar as mudanças introduzidas a partir da visão dos elementos de topo das organizações. Considerando estas coordenadas, realçou-se o investimento salutar nas atividades de comunicação, o progresso e o investimento em estruturas especializadas, na utilização de novos meios técnicos, entre outros fatores.

13:40
Governança Corporativa como discurso da Sustentabilidade Empresarial: estudo de um texto do Relatório de Sustentabilidade do Santander S.A.
SPEAKER: unknown

ABSTRACT. Este artigo visa estudar o discurso acerca da governança corporativa, a qual é entendida como pertencente à Responsabilidade Social que compõe o tripé da Sustentabilidade Empresarial, a partir da construção do ethos (via léxico) e da situação enunciativa explicitada em um texto publicado de um Relatório de Sustentabilidade de uma multinacional de capital aberto, o Banco Santander. Para tanto, foi utilizado como aporte teórico pressupostos da Sustentabilidade e da Governança Corporativa, da Comunicação Empresarial, da Retórica e da Análise do Discurso de linha francesa, esta última também constitui-se a metodologia seguida para a feitura da pesquisa. Para se empreender este trabalho, foram realizadas três análises: a dos dados linguísticos, a dos argumentos usados e a das estratégias de comunicação utilizadas nesta produção textual

14:00
INFLUÊNCIA DA SOCIEDADE URBANA NA IDENTIDADE CULTURAL E SOCIOECONOMICA DE MORADORES DA COMUNIDADE DE CACHOEIRINHA, ILHA DE SANTANA, SANTANA, AMAPÁ, AMAZÔNIA, BRASIL.
SPEAKER: unknown

ABSTRACT. A avaliação do perfil socioeconômico e cultural dos moradores da comunidade de Cachoeirinha, Estado do Amapá, busca a compreensão de um território isolado em meio a riquezas naturais, de um povo simples, com costumes tradicionais e que apresentam fortes características de resistência cultural. Buscou-se destacar as influências da sociedade urbana sobre o estilo de vida rural, em função da proximidade da comunidade com os centros urbanos, e para tanto, foram aplicados questionários semi-estruturados aos moradores, o que possibilitou a análise quanti-qualitativa. Como resultado, foi possível verificar que existe uma significativa resistência da comunidade em preservar os costumes urbanos, o que é comprovado pela satisfação com a comunidade, bem como pela falta de interesse em mudar de localidade, em função da segurança e simplicidade da vida do interior. Esses fatores fazem com que a região seja habitada por muitas gerações, fortalecendo a identidade da comunidade.

14:20
Cada lugar um lugar, cada lugar uma lei, cada lei uma razão: um estudo sobre concepção de gangues
SPEAKER: unknown

ABSTRACT. Esta pesquisa teve como objetivo compreender os significados relacionados a gangues e seus impactos nas vivências de professores e moradores de um bairro periférico, a partir da análise de narrativas, mediadas por trechos de letras de música de RAP. Realizou-se uma pesquisa qualitativa, tendo como técnica de construção de dados a entrevista narrativa mediada. Os dados foram construídos a partir de uma entrevista aberta, realizada com nove moradores de uma periferia e três professoras. A discussão apresenta os significados encontrados nas narrativas dos participantes e os impactos destes nas suas vivências. Evidencia-se que a forma com que os adolescentes/jovens integrantes de gangues se relacionam e a entrada e permanência nesses grupos se dá, também, por aspectos culturais, sociais e simbólicos

14:40
SIGNIFICADO DE LA SUPERVIVENCIA PARA LOS NIÑOS EN SITUACIÓN DE CALLE
SPEAKER: unknown

ABSTRACT. Resumen: Investigación analítica realizada con niños y niñas en situación de calle de la ciudad de Medellín Colombia, Objetivo: Conocer las experiencias y comprender los significados que los niños en situación de calle, le dan a la supervivencia en el ambiente de calle Metodología: estudio cualitativo-etnográfico. Se aplicaron las técnicas de: observación, diario de campo y entrevista. Para el análisis de la información se codificó y categorizó. Se fundamentó en el respeto, la confidencialidad y no implicó riesgos para los participantes. Resultados: La supervivencia está representada en las acciones para satisfacer las necesidades prioritarias y no prioritarias y así construir un ambiente de calle en el cual puedan desarrollar sus actividades Conclusión.Para los niños la necesidad prioritaria es el consumo y por satisfacerla no satisfacen las otras.Al Satisfacer las necesidades logra un ambiente de tranquilidad.

13:00-15:00 Session 11C: CIAIQ
Location: Sala 0.4
13:00
Manual do Utilizador vs Utilizador do Manual: o caso do webQDA®

ABSTRACT. O desenvolvimento e a produção de um software deverá implicar o recurso a padrões de usabilidade que proporcionem uma eficiente utilização por parte dos usuários. Com o desejo de atingirem esse objetivo, designers conceituados como Dieter Rams, vão ainda mais longe, defendendo que a utilização do bom design deverá tornar um produto tão compreensível, ao ponto de ser autoexplicativo, tornando assim desnecessário o recurso a Manual de Instruções (Vitsœ, 2016). Mas será verdade que, a aplicação dos princípios de bom design no desenvolvermos produtos tecnológicos, os tornam tão intuitivos que dispensam o recurso ao Manual de Utilizador, mesmo nos momentos de dúvidas relacionadas os processos de execução de operações que por vezes são complexas para os utilizadores? Na busca de respostas, este estudo pretende dar a conhecer a perceção dos utilizadores relativamente ao uso do Manual de Utilizador de um software de análise qualitativa, no que concerne à frequência com que o consultam, à identificação das operações que levam o utilizador recorrer ao Manual, em que tipo de suporte é mais consultado, etc. Este estudo tem igualmente como objetivo, fazer um levantamento de opiniões relativas às preferências dos usuários em relação ao Manual de Utilizador, com o objetivo de desenvolver um protótipo de Manual de Utilizador Virtual, que possa abranger as dimensões técnica e metodológica, inerentes à utilização do software webQDA.

13:20
Inovações tecnológicas nos processos de moagem e difusão na extração de sacarose de cana-de-açúcar: um estudo qualitativo
SPEAKER: unknown

ABSTRACT. O artigo apresenta um estudo de prospecção tecnológica das duas tecnologias utilizadas para a extração de sacarose de cana de açúcar: a moagem e a difusão, durante os anos de 1975 e 2015. Para tanto foi utilizada a ferramenta de prospecção tecnológica Questel Orbit, que é um sistema de busca e análise de informações contidas em patentes e desenhos industriais, sua cobertura abrange mais de 96 países para patentes. Pode-se concluir que o processo de moagem apresentou-se durante o período como a tecnologia hegemônica, porém, nota-se que o emprego do difusor tem crescido substancialmente, principalmente após as inovações técnicas introduzidas nos difusores de cana de açúcar a partir de década de 1990.

13:40
Atlas.ti: Potencialidades na Análise de dados em Pesquisa Qualitativa em Enfermagem
SPEAKER: unknown

ABSTRACT. Este estudo tem como objetivo descrever as potencialidades do software ATLAS.ti na análise de dados em pesquisa qualitativa em Enfermagem. Trata-se de um user experience acerca da utilização do software ATLAS.ti (Archivfuer Technik Lebensweltund Alltagssprache) como recurso auxiliar na análise dos dados de uma tese e dissertação defendidas na área de enfermagem. A utilização do software nos referidos estudos contribuiu para a organização, apreensão e análise dos dados, proporcionando uma visão geral dos achados durante o processo analítico e otimização do tempo. Assim, percebeu-se que o software ATLAS ti é importante ferramenta na análise de dados em pesquisas qualitativas.

14:00
Proyecto LIFE+ Operación CO2: nuevas tecnologías aplicadas a la obtención de créditos de carbono mediante reforestación, restauración y gestión forestal
SPEAKER: unknown

ABSTRACT. Dentro del marco del proyecto LIFE+ Operation CO2 se está estudiando la viabilidad de generar créditos de carbono mediante reforestación y una adecuada gestión forestal que permita aumentar la asimilación de CO2 en un espacio natural del prepirineo leridano. Para conocer el estado actual de las zonas de estudio se ha utilizado teledetección mediante satélite y drones, procesamiento de datos LiDAR y trabajo sobre el terreno. Para evaluar la posible evolución en un futuro cercano del bosque se han realizado simulaciones con modelos matemáticos de crecimiento a través de software específico. Los resultados preliminares muestran una mayor captura de CO2 en el escenario en el que se aplica la gestión forestal propuesta en comparación con el escenario sin gestión.

14:20
A Importância da Estratégia de Ensino por Simulação para a Disciplina de Algoritmos

ABSTRACT. Nos cursos da área da computação, tem-se em sua grade curricular a presença de disciplinas fundamentais, a exemplo de Algoritmo. Estudos internacionais (Vihavainen et al., 2014; Bennedsen & Capersen, 2007)  e nacionais (Ramos et al., 2015; Santos & Costa, 2007) mostram a relevância em trabalhar estratégias de ensino para esta disciplina, a fim encontrar soluções para as taxas de reprovação e evasão de alunos pela não apreensão dos conceitos exigidos em interpretação de cunho lógico-matemático. As aulas expositivas ainda constituem em uma prática muito utilizada nos cursos de Computação, sendo uma técnica ainda dominante (Battistella et al., 2012). Este artigo identifica nos artigos dos anais dos últimos cinco anos do Simpósio Brasileiro de Informática na Educação (SBIE), estudos atuais sobre o uso da estratégia de ensino por simulação, através das ferramentas computacionais na disciplina de Algoritmos ministrada nos cursos da área de Computação, abordando os tipos de simulação, que são baseados na Teoria Humanista (Rogers) e na Teoria da Aprendizagem Significativa (Ausubel). Foram identificadas algumas ferramentas clássicas computacionais para este fim de simulação como Ambap, ASA, CIFluxProg, GPT, Web Portugol, VisualG, Projeto Alice, Robocode, FreeDFD, RoboMind, Scratch, SuperLogo e Kodu Lab. Foi utilizada a técnica de análise de conteúdo de Bardin, para elucidação dos resultados. A partir dos artigos selecionados obedecendo aos critérios da análise de conteúdo (índice, exploração e tratamento), ficou evidenciado que ainda é preciso discutir muito sobre os problemas de ensino-aprendizagem de Algoritmos, em busca de soluções mais consistentes e eficientes.

14:40
A disciplina Metodologia Científica - Redação e Documentação Técnica e a promoção do letramento acadêmico de graduandos em Ciência da Computação: uma análise qualitativa

ABSTRACT. O objetivo deste artigo é apresentar os benefícios de métodos qualitativos de análise de dados em uma pesquisa de base etnometodológica e caráter híbrido. A pesquisa em questão buscou verificar as potencialidades da disciplina Metodologia Científica – Redação e Documentação Técnica em promover o letramento acadêmico de graduandos em Ciência da Computação de uma universidade pública brasileira. Para tanto, uma entrevista semi-estruturada foi realizada com a professora e textos utilizados por ela na disciplina foram analisados e interpretados com base nos pressupostos teóricos e metodológicos dos Novos Estudos do Letramento e da perspectiva sociorretórica de análise e ensino de gêneros. Esses dados foram triangulados com dados oriundos da aplicação de um questionário a 30 alunos egressos da disciplina, e o resultado dessa triangulação permitiu compreender as práticas pedagógicas adotadas pela docente na disciplina e verificar se e como elas podem contribuir para a promoção do letramento acadêmico dos alunos.

13:00-15:00 Session 11D: CIAIQ
Location: Sala 1.4
13:00
Políticas Públicas de Educação Profissional em Saúde no Brasil
SPEAKER: unknown

ABSTRACT. Esta pesquisa apresenta como grande eixo temático a Política Nacional de Educação Permanente em Saúde (PNEPS) no Brasil, aqui tratada a partir das mediações históricas entre Trabalho-Educação-Saúde-Ambiente. Este estudo teve como objetivo geral a análise da trajetória histórico-política da PNEPS, considerando aspectos sociais e ambientes externos de aprendizagem. Trata-se de uma pesquisa descritiva, bibliográfica e documental, com abordagem de natureza qualitativa, incluindo saberes pedagógicos e práticas sociais em construção no Brasil. Este trabalho permite concluir que a política pública em saúde é positiva, suas propostas verticais com base em discussões participativas possibilitam a elaboração coletiva de estratégias que se destinam a intervir sobre a formação e qualificação profissional dos trabalhadores em saúde. Contudo, além do contínuo apoio técnico e financeiro, é necessário introduzir mecanismos para aperfeiçoar o alinhamento das ações com as diversas esferas governamentais (federal, estadual e municipal), possibilitando maior eficiência nos serviços de saúde.

13:20
PROCESSO DE ENFERMAGEM – EXPERIÊNCIAS VIVENCIADAS PELO ENFERMEIRO ASSISTENCIAL
SPEAKER: unknown

ABSTRACT. Estudo qualitativo com o objetivo de descrever as experiências vivenciadas por vinte enfermeiros assistenciais com a implementação do processo de enfermagem (PE) em uma instituição pública de saúde em Fortaleza-Ceará-Brasil. Os enfermeiros percebiam a importância do PE para definição do seu papel junto ao usuário e à instituição, eficácia no planejamento da assistência, facilitação na avaliação da assistência prestada, viabilização dos registros, possibilidade de atendimento integrado, melhoria na qualidade da assistência prestada, aproximação enfermeiro/usuário, valorização profissional, e guia indispensável para assistência integral. No entanto, apresentavam deficit de conhecimento teórico-prático para a sua aplicação, e queixavam-se de descaso da equipe de enfermagem em relação ao cumprimento da prescrição de enfermagem, naqueles cuidados que lhes são atribuídos a responsabilidade de executá-los, conforme a Lei do Exercício Profissional. Ressalta-se que para implantar e implementar o PE é imprescindível a capacitação de recursos humanos em um programa de educação permanente. Palavras-chave: Cuidado de Enfermagem; Educação em enfermagem; Atuação do enfermeiro.

13:40
O discurso dos enfermeiros sobre assistência pré-natal de gestantes com sífilis
SPEAKER: unknown

ABSTRACT. Este estudo objetivou investigar a percepção e o processo de trabalho dos enfermeiros sobre à assistência pré-natal prestada às gestantes com sífilis no município de Sobral - CE. Trata-se de um estudo qualitativo, desenvolvido nos centros de saúde que notificaram casos de gestantes com sífilis no ano de 2012. Participaram 13 enfermeiros que ofertaram assistência pré-natal às referidas gestantes. Foi aplicado um questionário analisado segundo referencial Discurso do Sujeito Coletivo. A assistência pré-natal foi considerada boa, envolvendo o pré-natal prestado conforme protocolo estabelecido pelo Ministério da Saúde. Relataram-se dificuldades vivenciadas no cotidiano do enfermeiro como áreas descobertas; e estratégias para a garantia de uma assistência efetiva. Este estudo retratou o olhar dos enfermeiros acerca do acompanhamento dessas gestantes, sendo fundamental que se desenvolvam estratégias para a melhoria da assistência pré-natal.

14:00
O primado da comunicação em obstetrícia. As relações de poder estabelecidas entre enfermeiros e puérperas

ABSTRACT. É pela comunicação que o enfermeiro consegue capacitar a puérpera para a tomada de decisão. Pretende-se identificar as estratégias comunicacionais dos enfermeiros que as puérperas reconhecem como favorecedoras da sua participação na tomada de decisão; identificar as atitudes comunicacionais utilizadas pelo enfermeiro na interação que estabelece com a puérpera. Estudo de natureza qualitativa, com recurso à entrevista semiestruturada a 15 enfermeiras e 21 puérperas; análise de conteúdo suportada pelo NVivo 10. Categorias emergentes: intervenções dos enfermeiros reconhecidas pelas mulheres como favorecedoras da sua participação na tomada de decisão; valor que as mulheres atribuem à informação que as capacita para a tomada de decisão; atitudes que os enfermeiros valorizam no seu desempenho profissional; formas de comunicação não-verbal valorizadas pelos enfermeiros na interação com as puérperas; situações em que os enfermeiros consideram fundamental prestarem informações. Concluiu-se haver congruência entre o cuidar e o ser cuidado e capacitação para a tomada de decisão.

14:20
Presencia del pensamiento reflexivo y crítico en los currículos de Enfermería en Iberoamérica: Una visión cualitativa
SPEAKER: unknown

ABSTRACT. El pensamiento reflexivo y crítico (PRyC) debe ser una competencia del profesional de Enfermería en Iberoamérica, la cual debe enseñarse durante su formación de manera transversal, toda vez que para cuidar a la persona, familia y sociedad en su conjunto se enfrenta a una dinámica compleja en los procesos vida-salud, salud-enfermedad y enfermedad-muerte. Estudio multicéntrico, cuyo objetivo fue Determinar la presencia de la competencia de pensamiento reflexivo-crítico o afines, en los diferentes currículos de Enfermería analizados. Investigación descriptiva y exploratoria con abordaje cualitativo. Se empleó una cédula de recolección de datos y preguntas orientadoras que permitieran focalizar la información. Resultados: La competencia de PRYC se encontró en la mayoría de los currículos, aunque con diversas denominaciones. Existe una tensión entre la fundamentación de los currículos con las estrategias de enseñanza y con la evaluación. Conclusiones: La preocupación por fomentar el PRyC es evidente en todos los currículos analizados.

13:00-15:00 Session 11E: CIAIQ
Location: Sala 1.8
13:00
Etnografía y técnicas audiovisuales en la investigación cualitativa
SPEAKER: unknown

ABSTRACT. El objetivo de esta sesión es resaltar el trabajo de campo y el uso de las técnicas audiovisuales por el equipo de investigación. Mantenemos la investigación cualitativa en las áreas disciplinarias de la antropología de género con el uso de la fotográfica y/o de video para la sensibilización del sentido de participación social en zonas indígenas. Esta investigación sigue el ejemplo de la metodología de Marcus Banks quien propone la producción de documentos visuales entre informantes en colaboración con investigadoras. Las técnicas audiovisuales son parte de la estrategia de sensibilización y concienciación de responsabilidad sobre su sexualidad. Trabajamos con la cultura visual bajo el supuesto de que la sensibilidad de las colectividades se forma e reinventa, a través de las relaciones entre ver y saber cómo mutuamente constitutivos. Como estrategia metodológica explicaremos el engranaje entre la investigación y las técnicas audiovisuales que favorecen la reflexión de los temas sobre cuidado de cuerpo. En la sesión especial, presentaremos los casos de cómo el uso de la cámara fotográfica puede ser un objeto que otorga el acercamiento a los informantes, asimismo como la cámara fotográfica puede ser un elemento para liberar tensiones entre informantes e investigadores, y finalmente como las imágenes creadas por los propios informantes favorece un sentido de identificación y apropiación del tema de investigación. La tradición teórica de la antropología, que privilegia la perspectiva emic y el acercamiento etnográfico, observa en la propuesta visual una perspectiva que favorece la construcción del trabajo de investigación entre investigadoras e informantes y permite enlazarla con el enfoque hermenéutico de la cultura visual. La literatura especializada indica la comprensión de una cultura desde las imágenes como aspectos fundamentales para formular conocimiento. Con Michael Mirzoeff consideramos el concepto de cultura visual el cual consiste en reconocer que la imagen visual no es estable, sino que cambia su relación con la realidad externa en los determinados momentos de la modernidad. La cultura visual explora más bien ambivalencias, grietas y espacios de resistencia en la vida cotidiana, pero considerando siempre al centro la mirada y el punto de vista del receptor. Como estudio específico presentamos el trabajo de campo con estudiantes universitarios quienes a su vez tuvieron trabajo de intervención en comunidad con estudiantes de preparatoria con los temas sobre cuidado de cuerpo, ciudadanía y cultura visual, a través de cursos talleres sobre fotografía y video, en un lapso de tres meses. Como resultado del trabajo con jóvenes totonacas se presentan dos productos derivados de la experiencia del trabajo en campo entre las investigadoras, los jóvenes universitarios e informantes adolescentes totonacos que trabajaron y colaboran en el proyecto: la sinopsis de un documental informativo sobre el tema de salud sexual; un cuadernillo fotográfico digital y los avances de trabajo con niños en comunidades totonacas. Al final de la sesión especial esperamos que los participantes comprendan la importancia de la etnografía y el uso de técnicas audiovisuales para la investigación social en temas dentro del área de la Antropología de Género en comunidades indígenas.

13:20
Determinación de biomasa en parcelas de cultivos herbáceos mediante cámaras ópticas elevadas por medio de vehículos aéreos no tripulados (UAV)
SPEAKER: unknown

ABSTRACT. Estimar con precisión la biomasa por métodos tradicionales con muestreos de campo destructivos es caro y tedioso. Los métodos basados en sensores remotos aeroportados con vehículos aéreos no tripulados pueden ser utilizados para generar la información necesaria y estimar la biomasa y el carbono fijado por los sistemas agroforestales en un amplio rango de escalas. La velocidad de obtención y procesamiento de los datos y el relativo bajo coste de este procedimiento hace que su potencial empleo en sistemas agroforestales pudiera tener una gran importancia. En este estudio se desarrolla un procedimiento para evaluar la biomasa aérea en distintas parcelas agroforestales en España por medio de la fotogrametría de rango cercano, un multirrotor y una cámara fotográfica convencional. Como conclusión de este estudio, se propone una metodología de trabajo mediante el uso de estas tecnologías que estime la producción de biomasa de manera precisa, fiable y económicamente rentable.

13:40
Estudos empíricos sobre a Moralidade na Tomada de Decisão Gerencial: as contribuições metodológicas de Waters, Bird e Chant

ABSTRACT. O presente artigo tem como objetivo resgatar o método de investigação qualitativo e compreensivo, utilizado por Waters, Bird e Chant em seu estudo pioneiro sobre a moralidade no cotidiano gerencial, nos anos de 1980. Frente aos diversos desafios metodológicos que a pesquisa sobre esse tema apresenta e diante do quadro atual de afloramento de estudos empíricos sobre ele, o debate de metodologias viáveis, especialmente daquelas que rompem com o paradigma positivista e quantitativista dominante nesse campo de investigação, apresenta-se não apenas como tarefa justificável, mas também como tarefa necessária para ampliação do conhecimento sobre o comportamento administrativo e, quiçá, para o próprio desenvolvimento científico da Administração e dos Estudos Organizacionais. Além de discutir os fundamentos e as principais contribuições e limitações que a metodologia de Waters, Bird e Chant (1986) trouxe à pesquisa, o presente artigo é concluído com sugestões sobre como ela pode ser aperfeiçoada.

14:00
MERCHANDISING NO PONTO DE VENDA: UMA AVALIAÇÃO DA APLICABILIDADE DESSA FERRAMENTA NO SEGMENTO FARMACÊUTICO NO MUNICÍPIO DE SALVADOR
SPEAKER: unknown

ABSTRACT. Esse artigo tem como objetivo avaliar como o merchandising e suas técnicas aplicadas nas quatro principais redes do varejo farmacêutico localizadas no município de Salvador verificando de que forma tal aplicação influencia na decisão de compra do consumidor que as frequenta. Para realização desta pesquisa, partiu-se incialmente do levantamento de dados secundários, através da pesquisa bibliográfica. Na fase de coleta de dados primários, optou-se por uma observação não-participante para levantamento das técnicas de merchandising nas diferentes unidades das redes estudadas. A seguir, foi elaborado, como instrumento de coleta de dados, um questionário, aplicado com os consumidores de produtos farmacêuticos de modo a avaliar o comportamento do consumidor e a sua percepção acerca da organização das lojas. Os dados foram coletados, tabulados e analisados com a utilização de um software estatístico - Sphinx. Como principal resultado, observou-se a importância dessa ferramenta do marketing atrelada ao ganho que o varejo farmacêutico obtém ao utilizá-la: influenciando o reposicionamento das marcas que cria opções claras de escolha; a forma de colocar o produto em evidência; e a praticidade e a comodidade que proporcionam ao consumidor final.

14:20
Supervisão Acadêmica de Estágio em Serviço Social: Um Estudo no Estado de São Paulo

ABSTRACT. Este artigo consiste em discutir e dar visibilidade à Supervisão Acadêmica de Estágio Supervisionado do Curso de Serviço Social; ao mesmo tempo, reconhecer e identificar as estratégias empreendidas no cotidiano da docência de Supervisores Acadêmicos para compreender melhor as perspectivas e os desafios enfrentados por Assistentes Sociais docentes no exercício desta atividade. Trata-se de subsidiar o debate e ampliar a reflexão que se descerra no interior da profissão sobre o Estágio Supervisionado.

14:40
Realidades e Perspectivas sobre Qualidade de Vida no Trabalho: A percepção de gestores de uma Instituição Pública de Ensino Superior
SPEAKER: unknown

ABSTRACT. O objetivo foi analisar o conceito da Qualidade de Vida no Trabalho (QVT) relacionado com condições de trabalho sob o ponto de vista dos gestores de uma Instituição Pública de Ensino Superior. Trata-se de uma pesquisa qualitativa. Foram entrevistados seis gestores e utilizou a análise temática de conteúdo. A apuração dos resultados permitiu identificar a percepção dos gestores concernente ao conceito, prática e expectativas da QVT, sob três dimensões: institucional, coletiva e individual. Na dimensão institucional identificou o predomínio da visão de responsabilidade única da instituição na promoção da QVT. Na dimensão coletiva percebeu-se uma preocupação dos gestores com as relações interpessoais e informais. A dimensão individual foi caracterizada pela percepção dos gestores com relação a promoção da QVT. A análise permitiu considerar que as ações de intervenção em QVT precisam de uma abordagem multidimensional, incluindo sujeitos participantes deste ambiente e processo, havendo co-responsabilidade por sua melhoria e manutenção.

13:00-15:00 Session 11F: CIAIQ
Location: Sala 0.5
13:00
Enfoque de Complementariedad eje Articulador para el Estudio del Destierro de Mujeres y Jóvenes de la Comuna San José, Manizales, Colombia
SPEAKER: unknown

ABSTRACT. La presente ponencia pretende en el marco de la Investigación “Voces Silenciadas: Narrativas del destierro, luchas y esperanzas de reparación de mujeres y jóvenes de la Comuna San José, Manizales, Caldas, Colombia”, probar la hipótesis de que el Proyecto de Renovación Urbana de la Comuna San José de Manizales, como está planteado, se ha constituido en causa de profundas inestabilidades sociales y de conflictos psicosociales que afectan a la comunidad local y a la ciudad. Como estrategia metodológica, la investigación aprovecha la posibilidad de articular y complementar diversos recursos metodológicos, tal como lo proponen hoy diversos teóricos, como Paul Ricoeur y Edgar Morin. Especialmente se van a utilizar la interpretación hermenéutica, la Investigación Acción Participativa -IAP- y la Investigación Acción Colectiva –IAC-. El estudio nos permitió concluir que las acciones de desalojo de algunas zonas urbanas colombianas, utilizadas como mecanismos para el desarrollo, son prácticas de destierro que están produciendo profundos conflictos y traumas psicosociales generadores de sufrimiento y de violencia.

13:20
A potencialidade do Método de Reconstituição Biográfica Centrada no Trabalho e do dispositivo “Teia da Vida” na pesquisa qualitativa
SPEAKER: Rose Leite

ABSTRACT. Este artigo apresenta o processo metodológico adotado no estudo realizado por Leite (2014) junto a gerentes de uma empresa pública, no Brasil, do segmento de energia, que têm como atribuição prescrita gerenciar a implementação de complexos projetos de engenharia de alta envergadura. Para a realização da investigação empírica foi adotado o Método de Reconstituição Biográfica Centrada no Trabalho (Ramos, 2010) e concebido o dispositivo “Teia da Vida” (Leite, 2014) que se constituíram como uma via de acesso para o debate sobre a dimensão subjetiva das experiências de vida com suas contradições, dramáticas, estratégias e mediações, com vistas a melhor compreendê-las. Essa abordagem se configurou como um processo de intervenção, como um método clínico, na medida em que partiu de questões situadas no trabalho que suscitaram o surgimento de significados e sentidos das vivências cotidianas.

13:40
Contributos da confluência de metodologias qualitativas para as políticas de modernização administrativa em Portugal: investigação-ação, estudos do futuro e análise de stakeholders
SPEAKER: Paula Ochoa

ABSTRACT. Apresentam-se as metodologias qualitativas desenvolvidas num estudo de investigação, realizado em 2015, que envolveu 28 organismos da administração pública portuguesa. Tendo como objetivos contribuir para a construção de uma política nacional de informação que integre o papel e a estratégia das Bibliotecas da Administração Central do Estado, a promoção das práticas de gestão de informação necessárias na Administração Pública e incentivar o debate sobre o valor e o impacto das bibliotecas, o estudo está focalizado na colaboração estratégica, ouvindo e consultando as várias partes interessadas. O projeto teve duas fases de desenvolvimento, com a criação de um Grupo de Trabalho Informal de especialistas de Informação e Documentação, a quem coube a reflexão estratégica a discutir com quatro grupos de stakeholders em workshops de futuro, seguida da análise do seu posicionamento.

14:00
A Formiga Juju na cidade das papaias: música geradora na escola de educação básica de Maputo, Moçambique.

ABSTRACT. O objetivo deste relato de experiência foi descrever a recriação do conto A Formiga Juju na cidade das papaias, de Cristiana Pereira (2011), envolvendo o que denominamos “música geradora”, realizado com estudantes e professores/as nas aulas de Educação Musical na Escola Primária Completa do Triunfo (Maputo, Moçambique). A metodologia de intervenção constou de três momentos (investigação temática, tematização e problematização) inspirados na pedagogia dialógica do educador brasileiro Paulo Freire. Enquanto procedimento metodológico de investigação, contamos com anotação sistemática dos dados em diários de campo. Consideramos que no ato de recriar, de contar-cantar a história A Formiga Juju na cidade das papaias, convivendo em meio à realização de práticas artístico-musicais, novos caminhos no processo de ensino e aprendizagem na Educação Musical se fizeram presentes em Maputo, Moçambique, particularmente a construção da autonomia. 

14:20
Metodologia de integração entre abordagens qualitativas e quantitativas para o mapeamento sociocomunitário e geoespacial de Montanha (ES-Brasil)
SPEAKER: unknown

ABSTRACT. A pesquisa de mapeamento sociocomunitário e geoespacial do município de Montanha – ES, objetivou a construção de uma base informativa sobre o município, que poderá contribuir para os processos pedagógicos e de gestão do campus Montanha do Instituto Federal do Espírito Santo. A produção das diversas variáveis que compõem a base informativa foi constituída, dada a complexidade e a abrangência dos dados, por meio da construção de uma metodologia que primasse pela integração entre abordagens qualitativas e quantitativas. Neste artigo discutiremos a experiência desta construção metodológica para o alcance dos resultados pretendidos na pesquisa. Para isso, apresentaremos os diferentes métodosutilizados qual seja o levantamento e sistematização de dados alfa-númericos e espaciais advindos de fontes oficiais; entrevistas individuais com a utilização de roteiro estruturado e; grupos focais para produção de dados discursivos e expressivos.A análise foi produzida por meio da criação de categorias e relações entre dos dados discursivos/expressivos e os dados oficiais.

14:40
Revisión metodológica de la triangulación como estrategia de investigación.

ABSTRACT. El trabajo que a continuación se presenta tiene como finalidad realizar un recorrido metodológico sobre la utilidad de la triangulación. Concretamente se realiza una revisión del concepto de triangulación y su evolución como estrategia de investigación, exponiendo los diferentes tipos de triangulación que se utilizan en la investigación, además de reflexionar sobre las aportaciones y limitaciones de esta estrategia. Y por otro lado, la intención es resaltar las aportaciones metodológicas de la triangulación, dado que un análisis conjunto de los datos permite la superarción de sesgos en la investigación, y favorece un análisis de resultado más rico, plural y completo, además de ofrecer al conjunto del proyecto de investigación mayor calidad y coherencia.

13:00-15:00 Session 11G: CIAIQ
Location: Sala 1.3
13:00
Percepção do pai acerca da escolha do tipo de parto
SPEAKER: unknown

ABSTRACT. Objetivou-se analisar a percepção dos pais acerca da escolha dos tipos de parto. Trata-se de estudo descritivo, com abordagem qualitativa, realizado entre março e junho/2015, em um hospital terciário público de Fortaleza-CE, Brasil. Os dados foram coletados por meio de entrevista e submetidos a análise de conteúdo. Os participantes da pesquisa foram nove pais que tinham entre 19 e 30 anos. Os relatos paternos evidenciaram a preferência pelo parto normal pelo fato da recuperação ser mais rápida e esta escolha se detém as mulheres. Nota-se a importância de desenvolver estratégias para que os pais participem com mais frequência do pré-natal e o fator trabalho se mostrou o principal motivo da não participação do pai. Conclui-se que a Enfermagem tem papel de desenvolver estratégias e envolver o pai desde a gestação ao pós-parto. Faz-se necessário que sociedade civil, profissionais, gestores e instituições de saúde garantam este direito do pai.

13:20
A Enfermagem e a Promoção da Saúde Familial no contexto da Atenção Primária: uma revisão integrativa

ABSTRACT. A Promoção da Saúde é o processo que capacita as pessoas, famílias e comunidades para que tenham autonomia sob suas escolhas e uma melhor qualidade de vida no seu processo de viver. Ela percorre todos os níveis de Atenção à Saúde possibilitando mudanças no modo de pensar e agir as questões de envolvem a saúde. As principais ações de Promoção da Saúde têm sido trabalhadas na Atenção Primária (AP) articuladas com a Estratégia de Saúde da Família (ESF) que é a estratégia prioritária da AP para a reorientação dos serviços de saúde de acordo com os preceito e diretrizes do Sistema Único de Saúde (SUS) do Brasil. Com a proposta de romper com o cuidado biomédico e fragmentando, visa um cuidado integral, centrado na saúde das famílias, ampliando a resolutividade, o acesso aos serviços, compreendendo as especificidades e situação de saúde de cada comunidade atendida (Brasil, 2011). O enfermeiro está inserido na equipe da ESF e tem sido o profissional de referência neste campo de atuação, e o principal articulador no processo de mudança do modelo de atenção à saúde, pois está presente no dia a dia do serviço, atuando na assistência e na gerência do cuidado, prosseguindo para além de práticas individuais, contemplando as reais necessidades das famílias a partir do contexto que estão inseridas. Tendo em vista a relevância da temática citada, buscou-se responder a seguinte questão: Como está a produção do conhecimento acerca da promoção da saúde familial desenvolvida nos estudos da enfermagem nos últimos 10 anos? Este estudo tem como objetivo: conhecer e analisar a produção do conhecimento sobre a promoção da saúde familial desenvolvida pela enfermagem nos últimos 10 anos.

13:40
EDUCAÇÃO EM SAÚDE ÀS GESTANTES: ESTRATÉGIA DE PROMOÇÃO AOS CUIDADOS DO RECÉM-NASCIDO
SPEAKER: unknown

ABSTRACT. O estudo objetivou avaliar o conhecimento prévio das mulheres grávidas acerca dos cuidados com o recém-nascido, e a partir desse primeiro momento, desenvolver atividades educativas e realizar visita domiciliar a fim de verificar a realização dos cuidados primários. Estudo de investigação, com abordagem qualitativa, desenvolvido com 10 participantes, em uma Organização não governamental (ONG), em Fortaleza, Ceará, Brasil. A coleta de dados foi realizada mediante entrevista, seguida por de uma visita domiciliar. Na análise das falas emergiram três unidades temáticas: conhecimento prévio a respeito dos cuidados primários, atividades educativas e visita domiciliar. Observa-se que as atividades educativas foram satisfatórias, pois os assuntos abordados e as estratégias utilizadas, facilitaram o entendimento das gestantes acerca dos cuidados primários com o recém-nascido.

14:00
Etnografia Institucional: possibilidades e limites na pesquisa qualitativa em saúde
SPEAKER: unknown

ABSTRACT. A Etnografia Institucional (EI) foi desenvolvida por Doroth Smith que utilizou como aporte teórico a etnometodologia, o marxismo e o feminismo. O ponto inicial dessa perspectiva é compreender como nos situamos no mundo cotidiano. Essa compreensão pode ser favorecida através do desvelamento das relações sociais e organizacionais em cada modo de fazer individual, o que muitas vezes não é explícito. Esse artigo tem como objetivo apresentar essa perspectiva relativamente nova no Brasil, oferecendo uma discussão teórico metodológica acerca da Etnografia Institucional, enfocando suas origens e formas de aplicação no âmbito da saúde.

14:20
Pressupostos Teóricos e da Sensibilidade na Investigação sobre o Quotidiano e a História da Hemoterapia e Hemorrede no Sul do Brasil

ABSTRACT. Tem-se o objetivo de refletir sobre a contribuição dos pressupostos teóricos e da sensibilidade de Michel Maffesoli no processo de investigação sobre o quotidiano e a construção da história da Hemoterapia e Hemorrede em Santa Catarina no Sul do Brasil . Estudo qualitativo descritivo-reflexivo , realizado no período de 2012 a 2015, envolvendo pesquisadores e sujeitos de pesquisa, tendo como cenário serviços de hemoterapia que compõem a Hemorrede de Santa Catarina, fundamentado na Sociologia Compreensiva e do Quotidiano de Michel Maffesoli. Refletiu-se que os referidos pressupostos, contemplando a crítica ao dualismo esquemático, forma, sensibilidade relativista, pesquisa estilística e o pensamento libertário, constituem um referencial teórico – epistemo- metodológico que sustenta uma maneira de fazer ciência , sublinhando a pertinência da Razão Sensível , enquanto compromisso ético ,numa aproximação maior e genuína com a essência dos fenômenos que envolvem o processo saúde -doença em geral, e na, área de hemoterapia especificamente.

14:40
O MÉTODO DA CARTOGRAFIA EM PESQUISA QUALITATIVA: ESTABELECENDO PRINCÍPIOS... DESENHANDO CAMINHOS
SPEAKER: unknown

ABSTRACT. Resumo. Este artigo tem por finalidade discutir o método da cartografia em pesquisa qualitativa, pontuando algumas de suas diretrizes e princípios norteadores, bem como explicitar o modelo epistemológico de ciência que embasa sua prática. Caracteriza-se como um estudo bibliográfico mediante consulta a autores brasileiros que vêm se dedicando ao estudo e à prática da cartografia. Apresenta Félix Guatarri e Gilles Deleuze como os propositores do método, destacando a ideia de rizoma. Discute algumas das pistas ou linhas que orientam o trabalho de pesquisa de inspiração cartográfica. Em conclusão, considera-se a importante contribuição que o método da cartografia vem oferecer às pesquisas qualitativas que se direcionam ao acompanhamento de processos e produção de subjetividades.

13:00-15:00 Session 11H: CIAIQ
Discussant:
Location: Sala 1.2
13:00
Investigação qualitativa na avaliação da linguagem de afásicos

ABSTRACT. O texto descreve, por um lado, o primeiro movimento na constituição da Neurolinguística de tradição discursiva (abreviada como ND) que teve início com interlocuções com afásicos em avaliação e acompanhamento longitudinal. Esse trabalho linguístico-cognitivo é mediado por uma concepção de linguagem e de cérebro como construtos humanos historicamente determinados. Por outro lado, o texto analisa criticamente a avaliação de linguagem assentada em testes metalinguísticos que não fazem sentido para os afásicos. A pesquisa qualitativa em afasia apresentada neste texto propõe uma prática de avaliação e seguimento longitudinal discursivamente orientados que reúne um conjunto de práticas discursivas que envolvem sistemas semióticos verbais e não verbais (diálogos, narrativas, entrevistas, fotos, imagens, gestos, vídeos, mídias) que são vivenciados nas sessões coletivas e individuais com sujeitos afásicos. Dois dados que compõem versões protocolares utilizadas na avaliação serão apresentados e analisados sob o olhar da ND.

13:20
Relação Escola-Família: Participação dos Encarregados de Educação na Escola
SPEAKER: unknown

ABSTRACT. A relação escola-família é um fator chave para o desempenho académico e comportamental dos alunos. Apesar do grande desenvolvimento tecnológico a nível das comunicações, verifica-se que a participação dos encarregados de educação nas escolas é diminuta e insuficiente, sobretudo nos níveis mais avançados de escolaridade.Com este trabalho de investigação de carater qualitativo concretizado empiricamente através de seis entrevistas semiestruturadas a encarregados de educação, pretendemos perceber o nível de participação, as razões da sua ausência e os obstáculos à mesma. Os resultados deste estudo qualitativo vão ao encontro da vasta literatura nesta área confirmando que a participação dos encarregados de educação é relevante para o desenvolvimento académico, emocional e comportamental dos alunos e, por isso, os agentes educativos devem envidar esforços para que essa participação seja real e regular.

13:40
Empoderamento do professor diante do discurso médico patologizante: uma questão curricular

ABSTRACT. Este artigo busca descrever o papel do currículo dos cursos de formação de professores no atual processo de patologização das dificuldades de leitura e escrita no contexto educacional brasileiro. Para tal, um dos objetivos é refletir sobre os processos históricos que permitiram que a patologização se instaurasse e apontar como a formação de professores pode abarcar estudos linguísticos e passar a atuar como agente de desconstrução do discurso médico patologizante, que, transformando dificuldades normais em sintomas de patologias, compromete o percurso escolar de tantas crianças.

14:00
Desde la Gestión de Competencias Plurilingües en Honduras hacia el Diseño de una Maestría Innovadora en Didáctica de Lenguas y Culturas
SPEAKER: unknown

ABSTRACT. En este artículo se desea establecer el vínculo entre los resultados de una investigación en el campo de la gestión de competencias plurilingües, cuyo propósito era medir, en un primer momento, la evolución de las representaciones sociales de los estudiantes y profesores de la Escuela de Lenguas y Culturas Extranjeras (ELCE ) de la Universidad Nacional Autónoma de Honduras, y la implementación, en un segundo momento, de un programa innovador de formación común en didáctica de lenguas y culturas, a nivel de maestría, ofrecida a un público heterogéneo de profesores de todas las lenguas extranjeras y locales que se enseñan en el país , en sus diferentes niveles educativos, principalmente a nivel superior.

14:20
Infraestructura educativa en México, 2000-2015
SPEAKER: unknown

ABSTRACT. En la teoría del capital humano se asume que a mayor inversión en educación corresponden mayores ingresos futuros siendo un factor fundamental para el desarrollo económico y social. Se contrastan estos supuestos con las políticas educativas en México en el periodo 2000-2015 en educación media superior y superior, a través de las variables: gasto, matrícula, profesorado, población educable e infraestructura educativa. Estas variables se utilizan para explicar las contradicciones entre el crecimiento natural de la población con la subsecuente demanda educativa y la insuficiente respuesta pública agravada por la crisis económica que repercuten en los sectores sociales más vulnerables.

14:40
Conversas em Grupo e Fórum Virtual: Dispositivos Cartográficos de Ensino e Aprendizagem
SPEAKER: unknown

ABSTRACT. Resumo. A Cartografia aposta no acesso ao plano comum, opera comunicação entre singularidades heterogêneas ao acompanhar processos de subjetivação. A intervenção problematizou o cuidado e a grupalidade entre estudantes de uma turma de graduação em Odontologia. Os dispositivos usados pela professora/cartógrafa foram a conversa presencial em grupos e o fórum virtual. Os resultados apontam para os conflitos entre cooperação e competição, atividade e inoperância, autonomia e partilha, liderança e pertencimento, controle e sujeição; sensações e ações que reforçam a confiança e a criatividade entre pares e professores. A produção do conhecimento foi ativada na experimentação do trabalho acadêmico, no ato de pensar o saber e o poder para o cuidado em saúde, pela composição do plano das forças e dos afetos. A Cartografia analisa o processo de ensino e avaliação institucionalizados; intensifica a aprendizagem na conexão dos múltiplos conhecimentos das ciências humanas e sociais para a saúde coletiva.

15:00-17:00 Session 12A: CIAIQ
Location: Sala 1.8
15:00
A simbiose imagem e palavra no convencimento a respeito do cérebro em revistas de divulgação científica: uma Retórica de Vida e Saúde

ABSTRACT. O presente resumo visa a apresentar a proposta e aplicação de uma metodologia diferenciada para análise e interpretação do conjunto imagem e palavra presente nas capas de revista de divulgação científica. Essa abordagem fez-se necessária para identificar as mensagens que são geradas a partir dessa simbiose e como elas agem como efeito de convencimento por parte das Biociências ao reforçar representações sociais do cérebro. Buscamos propor uma forma de identificar e compreender como o imaginário social a respeito de determinadas mensagens normativas de saúde e vida, tendo a imagem e o texto como apoio na construção simbólica do ideal de saúde perfeita, é incutido nessas publicações a partir das informações científicas sobre o corpo e a adoção de comportamentos considerados saudáveis.

15:20
A metodologia qualitativa no delineamento de atuações pedagógicas inclusivas
SPEAKER: unknown

ABSTRACT. Apresentamos neste artigo nossa experiência de atuação pedagógica, inspirada na metodologia qualitativa, com delineamento de pesquisa-ação, cujo foco é a análise de contextos potencializadores de desenvolvimento e aprendizagem e, também, a análise do que estes contextos geraram, a partir de narrativas de participantes de projetos de ensino, pesquisa, extensão e atuação profissional docente descritas em artigos científicos publicados pelo nosso grupo de pesquisa em Psicologia, Educação e Inclusão, da Universidade de Brasília. Os resultados evidenciaram que a metodologia da pesquisa-ação é capaz de construir contextos pedagógicos favoráveis para a construção de posicionamentos solidários, em que a pessoa evita raciocínios de exclusão e busca compreender regiões de validade.

15:40
Barreras y facilitadores para la Práctica de Actividad Física durante el Tiempo Libre en Escolares: una Aproximación Cualitativa
SPEAKER: unknown

ABSTRACT. A pesar de los beneficios asociados a la actividad física (AF) durante el tiempo libre en escolares, encontramos una tendencia creciente de niños que no cumplen las recomendaciones de AF diaria. El objetivo de este estudio fue conocer los factores que influyen en la realización de AF en el tiempo libre por parte de los escolares, utilizando el modelo socioecológico como marco teórico. La recogida de datos se realizó a través de grupos focales y dibujos individuales en una muestra de 98 escolares de entre 8 y 11 años de seis colegios de Cuenca (España). De acuerdo con el modelo socioecológico, factores individuales (edad, sexo), relacionales (padres y amigos), de organización familiar y externos (seguridad y clima), influyeron en la elección de las actividades por parte de los escolares. Los resultados de este estudio muestran como elementos necesarios para el éxito de las estrategias encaminadas al fomento de la AF en escolares involucrar a los padres, adaptar la oferta de la AF a los gustos de los escolares y evitar la socialización de género en los deportes.

16:00
Os Centros de Formação de Associação de Escolas: perspetiva dos seus Diretores
SPEAKER: Jorge Cardoso

ABSTRACT. A investigação, de âmbito nacional, teve como objetivo as políticas e dinâmicas dos Centros de Formação de Associação de Escolas. Para isso, começou-se por definir um quadro teórico que analisou as perspetivas teóricas da Formação Continua de Professores e as perspetivas organizacionais dos Centros. A informação pertinente analisada conduziu-nos para um estudo empírico com a aplicação de uma triangulação de técnicas de recolha e tratamento de dados. A recolha de dados possibilitou-nos atingir os objetivos da investigação e retirar as seguintes principais conclusões: os Diretores dos Centros percecionam positivamente a sua ação de proximidade a nível local e negativamente o apoio e os incentivos da administração educativa. Também, verificámos a existência de algumas variações estatisticamente significativas com o perfil pessoal e profissional dos inquiridos.

16:20
Pesquisa Qualitativa na apreensão da mobilidade urbana: o campo de pesquisa como ponto de partida para uma investigação etnográfica.
SPEAKER: unknown

ABSTRACT. Este artigo apresenta o percurso metodológico de uma investigação qualitativa que tomou o campo de pesquisa como ponto de partida. O objetivo é apresentar a pesquisa ocorrida num contexto de mobilidade urbana e pobreza em um bairro da periferia da cidade de Fortaleza-Ceará-Brasil. A investigação ocorreu no momento em que a população do local era transferida de suas residências antigas para um Conjunto Habitacional, construído pelo governo do estado, para dar lugar a uma via paisagística. O método da pesquisa foi etnográfico com descrição densa; realização de entrevistas, histórias de vida e diários de campo. O texto apresenta os caminhos e as dificuldades enfrentadas na pesquisa, desde o desvio das pedras que dificultaram o acesso aos moradores até a tomada de decisões sobre como se aproximar dos mesmos e seus desdobramentos para captar os fatos sociais.

16:40
Atendimento na Rede de Atenção à Saúde: Percepção de Usuárias do Sistema Único de Saúde
SPEAKER: unknown

ABSTRACT. Objetivo: analisar o atendimento na Rede de Atenção à Saúde na perspectiva dos princípios do Sistema Único de Saúde - SUS, sob a percepção de usuárias em Goiânia, Goiás, Brasil. Metodologia: trata-se de pesquisa qualitativa, de natureza exploratória utilizando-se a Teoria Fundamentada nos Dados (Grounded Theory) e o Programa ATLAS.ti©. Resultados: Universalidade: o atendimento não se faz plenamente Universal nem Integral, com ênfase nas dificuldades de Acesso e integração de processos. Equidade: O SUS em Goiânia ainda traz uma abordagem de uniformidade no trato, tratando igualmente os desiguais, desde o acesso até na prestação/execução dos serviços de saúde (Equidade). Conclusão: a percepção das usuárias hipertensas demonstrou divergência entre o preconizado pela Legislação e a Práxis ambulatorial nos princípios norteadores do SUS analisados.

15:00-17:00 Session 12B: CIAIQ
Location: Sala 1.2
15:00
Integralidade do cuidado ao idoso na Estratégia Saúde da Família - ESF
SPEAKER: Silvia Tonhom

ABSTRACT. O envelhecimento populacional, antes considerado um fenômeno, hoje faz parte da realidade da maioria da sociedade e traz consequências ao nosso sistema de saúde, pois à medida que a população envelhece também surgem novas demandas em saúde. O objetivo foi avaliar a integralidade do cuidado ao idoso na Estratégia Saúde da Família (ESF) destacando potencialidades e desafios. Pesquisa qualitativa, com entrevista tendo como disparador uso de vinheta aos profissionais de duas unidades de ESF e seus Núcleos de Apoio à Saúde da Família (NASFs) correspondente e submetida à análise de conteúdo, modalidade temática. Obteve-se uma compreensão do cuidado a pessoa idosa tanto no micro como no macro espaço de gestão. Concluindo que houve avanços no cuidado ao idoso junto às equipes de saúde e nas propostas da gestão, contudo, identifica-se necessidade de investimento nesses espaços.

15:20
Contribuições do Núcleo de Apoio à Saúde da Família quanto ao princípio da integralidade
SPEAKER: unknown

ABSTRACT. Trata-se de um estudo avaliativo com abordagem qualitativa, com base na Avaliação de Quarta Geração proposta por Guba e Lincoln. Como cenário para o presente estudo, tem-se o município de Sobral (CE). Como participantes, contou-se com 27 participantes representando os diferentes grupos de interesse, sujeitos que de alguma forma apresentavam-se implicados com a proposta de atuação do programa Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF): Gestores, profissionais integrantes da equipe do NASF, representares da ESF, e representantes dos usuários assistidos pelo programa. Para a coleta de dados utilizou-se a metodologia do Círculo Hermenêutico-Dialético, por meio de entrevista semiestruturada. Para a análise dos dados, utilizou-se a Análise temática. A partir de então, os participantes apontaram as contribuições do NASF quanto ao princípio da integralidade, referindo o apoio às equipes da Estratégia Saúde da Família por meio de ferramentas de suporte interdisciplinares, como o apoio matricial e o Projeto Terapêutico Singular.

15:40
Educação em saúde: desafios na sua implementação
SPEAKER: Silvia Tonhom

ABSTRACT. A proposta de trabalho da Estratégia Saúde da família (ESF) é possibilitar a transformação do modelo de atenção à saúde, contribuindo com a mudança nas práticas dos profissionais, com foco na educação em saúde. Essa pesquisa tem como objetivo analisar o desenvolvimento da educação em saúde pela equipe multiprofissional da ESF. Foi um estudo de abordagem qualitativa, com a coleta de dados por meio de grupo focal com quatro equipes de saúde e um com gestores da saúde do município e analisados segundo a análise de conteúdo, modalidade temática. Observou-se que os profissionais reconhecem a importância das atividades de educação em saúde, entretanto, o conceito que possuem a respeito do tema torna essas ações limitadas e apontam dificuldades para inclui - la na prática cotidiana dos serviços. Contudo, referem à realização de algumas atividades de educação em saúde em cenários diversos e destacam ações intersetoriais.

16:00
Nutricionista com Obesidade: sofrimento e estigma
SPEAKER: unknown

ABSTRACT. A experiência de ser nutricionista obesa e suas implicações para a vida social e profissional foi o mote deste estudo com mulheres, que revela como o estigma gerado pela obesidade afeta sua relação com o trabalho e produz um sentimento de fracasso. Este estudo objetiva analisar sob a perspectiva hermenêutica as narrativas de nutricionistas com obesidade e sua relação com o trabalho e outros aspectos do cotidiano. A abordagem qualitativa com entrevistas semiestruturadas apresenta análises das narrativas sobre obesidade, mundo social e trabalho. A pesquisa revela que nutricionistas com obesidade vivem experiências de estigma e sofrimento devido ao “pânico” social causado pelo corpo gordo. Essa pesquisa é importante na medida em que desvela fenômeno conhecido, mas ainda não discutido na esfera científica entre nutricionistas e convida a sociedade e as Instituições de Ensino Superior para um aprofundamento sobre a problemática da obesidade na formação e na prática profissional do nutricionista.

16:20
Estudantes e educadores de escolas públicas: o que eles pensam sobre alimentação?

ABSTRACT. The aim of this study was to analyze the perception of students and educators in public schools about proper and healthy eating. Qualitative approach and data triangulation was adopted on participant observations and 4 brainstorms with students and educators from 4 public schools in Ceilândia - Federal District. Results showed that students and educators discerned appropriate and healthy eating habits without reflection in their food choices. Participant observations pointed to a school environment with easy access to food of little nutritional value, high calories and lack of initiatives centered on an environment that enables individuals to perform salutary choices. Conclusion: The consultation dynamics with these groups, characteristic of the brainstorm technique led to the problematization of reality and dialogue with pre-existing knowledge assimilated from their lives story. The reports pointed out the need to listen, understand their vision and incorporate their ideas as an important part in the change process.

16:40
Saberes e práticas da Educação Permanente em Saúde no cotidiano da Estratégia Saúde da Família: uma metassíntese
SPEAKER: unknown

ABSTRACT. O objetivo deste estudo foi identificar e analisar produções bibliográficas sobre Educação Permanente em Saúde (EPS) na Estratégia Saúde da Família (ESF). Foi realizada uma metassíntese a partir de uma busca nas bases de dados: PubMed, Lilacs e Scielo. Como critérios de inclusão foram considerados os artigos originais do Brasil publicados em português, inglês e espanhol, além de artigos de revisão, pesquisas quantitativas e qualitativas com enfoque na ESF. Foram encontrados 613 artigos, dos quais após leitura de títulos e resumos foram selecionados 13. A partir dos resultados obtidos, pode-se concluir que a EPS, já repercute na produção de conhecimentos sobre a atenção básica e ESF. Também é possível inferir que a EPS é vista como possibilidade de qualificação profissional para os trabalhadores das ESF, possibilitando mudanças nas práticas do cotidiano do fazer em saúde a partir do conhecimento da realidade e das necessidades de saúde da população.

15:00-17:00 Session 12C: CIAIQ
Location: Sala 1.3
15:00
Una aproximación al estudio de la infoxicación machista mediante etnografía virtual.

ABSTRACT. El presente trabajo pretende mostrar una aproximación metodológica a la etnografía virtual como metodología más que necesaria en los análisis sociales, pues muchos de los sucesos contemporáneos se originan en la cibersociedad. Para ello hemos realizado una investigación aproximativa sobre la infoxicación machista y misógina en Internet, utilizando la observación, el análisis de contenidos y las entrevistas en profundidad en línea. El objetivo central es constatar cómo la infoxicación machista y misógina puede afectar a la hora de socializar y conceptualizar los géneros por parte de los usuarios, afectando esto a su cosmovisión y actuación en la sociedad off line.

15:20
PARTICIPAÇÃO SOCIAL E REGIONALIZAÇÃO NAS POLÍTICAS PÚBLICAS NO BRASIL: O CASO DA SAÚDE
SPEAKER: unknown

ABSTRACT. O estudo tem por objetivo analisar o percurso histórico de dois diferentes mecanismos de regionalização no Brasil, as Regiões Integradas de Desenvolvimento Econômico (RIDE) e as regiões de saúde adotadas pelo Ministério da Saúde, com enfoque para o papel da participação e do controle social nos dois processos. Este é um estudo descritivo, qualitativo, transversal, realizado por meio da análise documental, que possuiu como critérios de inclusão as leis brasileiras, decretos e portarias (de âmbito nacional), a partir de 1988. Foram encontrados 36 documentos oficiais que citavam e ou conceituavam a palavra “regionalização” e “regionalizada”. Entretanto foram selecionados 14 documentos que atendiam aos critérios estabelecidos. Este estudo demonstrou que o processo de regionalização no Brasil, seja por meio da RIDE ou das regiões de saúde, apresentou um percurso normativo gradativo em relação à importância do controle social, porém, os documentos indicaram inconsistência no que tange à sua efetiva atuação.

15:40
Entrevistando por sitios de redes sociales: explorando sus beneficios y limitantes con el caso de la representación política de los malienses residentes en el exterior en Internations
SPEAKER: unknown

ABSTRACT. Este artículo explora los beneficios, desventajas y consideraciones éticas de entrevistar por medio de los sitios de redes sociales. A través de un estudio de caso, en donde se entrevista a cinco emigrantes malienses sobre la extensión de sus derechos de ciudadanía, se indaga acerca de cómo un sitio de redes sociales ayuda a generar nuevo conocimiento. Los entrevistados por Internations, proveen información que contradice artículos científicos, libros, bases de datos, entre otros, los cuales mencionan que Malí aún posee la provisión que posibilita la representación emigrantes en la Asamblea Nacional. La experiencia resultó fructífera por el alcance exploratorio de la investigación. Las conclusiones coinciden con los hallazgos de la literatura sobre entrevistas online en métodos asincrónicos y sus limitantes.

16:00
Análise comparativa entre o uso de ambientes tradicionais de EAD e de sistemas tutores inteligentes: preparação, elaboração, aplicação e resultados
SPEAKER: unknown

ABSTRACT. Os cursos à distância são hoje na quase totalidade oferecidos por algum recurso computacional, principalmente a internet. Eles utilizam softwares que facilitam a distribuição de conteúdo, o atendimento online e a realização de atividades. Além disso, alguns usam sistemas tutores inteligentes que tentam entender o perfil do aluno e apresentar de maneira seletiva o conteúdo, visando melhor aprendizado do curso pelos alunos. A preparação dos cursos à distância é um desafio, exigindo do docente a capacidade de transpor o conteúdo da forma a criar inúmeras visões diferentes para apresentar um mesmo conteúdo. Mas, essa quantidade de visões deve ser limitada e pequena, pois do contrário a preparação do curso seria árdua. Este trabalho analisa um caso de preparação e realização de curso à distância nas abordagens usual e utilizando o tutor inteligente, avaliando se o esforço despendido é retornado em termos do aprimoramento docente e do aproveitamento discente.

16:20
Ciberativismo feminista: uma análise da página "Feminismo sem demagogia - Original"

ABSTRACT. Com o alcance global da internet e a possibilidade de interconexão oferecida por ela, lutar por uma causa também passou a fazer parte do universo online. Este artigo estuda o ciberativismo feminista através da análise da página do Facebook “Feminismo sem demagogia – Original”. A partir de autores como Primo, Recuero e Santaella, o estudo analisa as interações estabelecidas no ciberespaço, tendo as novas mídias como protagonistas de mudanças nas relações sociais. O trabalho objetiva relacionar o ciberativismo ao estudo da recepção na construção da identidade feminista. Por meio da análise qualitativa dos comentários nos posts, pode-se observar que as publicações das redes sociais têm relação direta com a formação de identidade e aprimoramento das relações sociais dos seus usuários, que se identificam com o conteúdo. Sendo assim, é possível afirmar que a página analisada atua no ciberativismo, pois promove a discussão, relação e identificação dos membros em suas publicações.

16:40
Cuidadores Informais de familiares com Alzheimer: testemunhos em corpus latente da internet.
SPEAKER: unknown

ABSTRACT. A escolha e necessidade dos familiares de pessoas com Alzheimer em cuidar do seu ente impõe uma nova tarefa, a de Cuidadores Informais. Neste âmbito algumas associações têm auxiliado cuidadores na trajetória de cuidados. Este artigo apresenta dados de testemunhos livres, em Corpus Latente na internet, da Associação Portuguesa de Familiares e Amigos dos doentes de Alzheimer. Analisou-se 20 testemunhos com o objetivo de perceber os desafios e verificar os sentimentos e vivências dos cuidadores de pessoas com a doença de Alzheimer. Num cariz qualitativo, a análise dos dados foi realizada com apoio do software webQDA. Concluímos que esses relatos contribuem para a compreensão sobre a prestação de cuidados às pessoas com Alzheimer e das atuais carências de apoio de entidades públicas e privadas no fornecimento de suporte social, de informação e ações interventivas que possam contribuir para a melhor qualidade do cuidado e melhoria do bem-estar do cuidador

15:00-17:00 Session 12D: CIAIQ
Location: Sala 1.4
15:00
Enfrentamento da violência infantil numa perspectiva de rede: o entendimento dos profissionais da Atenção Primária em Saúde
SPEAKER: unknown

ABSTRACT. A violência infantil requer esforços e ações intersetoriais para a intervenção. O presente estudo, de natureza qualitativa e descritiva, objetivou analisar os fluxos da rede de proteção à violência contra a criança a partir de documentos oficiais e dos discursos dos profissionais da Atenção Primária à Saúde, no que concerne à notificação e as decisões encaminhadas. Os dados foram coletados junto aos trabalhadores das equipes de atenção primária de três unidades de saúdes de um município brasileiro e decodificados pelo Fluxograma Analisador do Modelo de Atenção de um Serviço de Saúde. Os resultados mostraram que os pesquisados apresentam dificuldades para efetivar a notificação e dar o devido encaminhamento para as situações de violência infantil, apontando a necessidade de melhor capacitação profissional. As redes de proteção existentes carecem de um fluxo melhor definido em quantidade e qualidade que possa tornar eficaz as ações de enfrentamento das situações de violência infantil.

15:20
SEGURIDAD DEL PACIENTE DESDE LA PERSPECTIVA DEL EQUIPO DE SALUD, LOS DIRECTIVOS Y LOS USUARIOS EN EL HOSPITAL UNIVERSIDAD DEL NORTE DEL DEPARTAMENTO DEL ATLÁNTICO 2015

ABSTRACT. Estudio cualitativo observacional realizado en un hospital de Colombia con el fin de analizar la seguridad del paciente desde la perspectiva del equipo asistencial, los directivos y el usuario del servicio de hospitalización. La unidad de análisis fue la Seguridad del paciente. Unidades de observación constituidas por equipo de salud, funcionarios de la Oficina de Calidad y pacientes hospitalizados durante el periodo de estudio. El referente teórico para el análisis de estructura, proceso y resultado es Avedis Donabedian. El procesamiento y análisis de datos se realizó con el software Atlas Ti versión 7.5.7. Los resultados narrativos de las entrevistas y de los grupos focales muestran que el impacto del programa de seguridad del paciente es el evento adverso secundario a caídas. El rol del paciente, como parte del proceso de seguridad es su participación activa en la toma de decisiones relacionadas al manejo de su condición clínica o del tratamiento.

Qualitative observational study in a tertiary hospital of Colombia, in order to analyze patient safety from the perspective of the health care team, managers and hospital service user. The unit of analysis was the patient safety. The observation units were: health team, officials of the Office of Quality and hospitalized patients during the study period. The Avedis Donabedian studies were the theoretical basis for the analysis of structure, process and outcome. Processing and data analysis was performed with the Atlas Ti software version 7.5.7. The narrative results of interviews and focus groups show that in assessing the outcome of patient safety program from the perspective of the adverse event was the falls, the impact of which lies in the frequency. The role of the patient, as part of the security process is passive to the decisions related to the management of their clinical condition or treatment.

15:40
Competencia Cultural de las enfermeras en el área de Salud Pública: Una metasíntesis

ABSTRACT. Objetivo: Explorar las expresiones y vivencias sobre la competencia cultural de las enfermeras que trabajan en el área de salud pública. Metodología: Revisión sistemática de estudios cualitativos. Búsqueda exhaustiva en las bases de datos Medline, Ovid Nursing, Ovid Journal, Embase y BVS-LILACS incluyendo estudios en tres idiomas, sin límite de tiempo publicados antes de abril de 2015, todos los diseños cualitativos fueron considerados. Un total de 1331 estudios fueron identificados y sometidos a un proceso de selección por título resumen y texto completo, de los cuales 10 finalmente cumplieron los criterios de inclusión. La valoración de la calidad metodológica fue implementada empleando el Critical Appraisal Skills Programme en español (CASPe) por dos equipos de evaluadores independientes. La extracción y síntesis de hallazgos implicó las tres fases del proceso de meta-agregación. Resultados: Los hallazgos fueron agregados en 6 categorías y 2 resultados síntezados: 1) Paradojas en la atención de salud pública a personas de diversas culturas 2) Sobrepasando barreras: La osadía de las enfermeras de salud pública. Conclusión: Esta metasíntesis constituye un insumo base para la formulación de recomendaciones para la práctica, la docencia, la investigación y la teoría en enfermería relacionada con la competencia cultural de las enfermeras en Salud Pública.

16:00
A PRÁTICA DA AMAMENTAÇÃO SOB O OLHAR DE QUEM AMAMENTA

ABSTRACT. Aleitamento materno (AM) é fundamental na saúde materna infantil. Objetivo: identificar a percepção da mãe sobre o AM. Método: Trata-se de um estudo descritivo de campo. Cenário foi um hospital público do interior paulista. Doze puérperas. A coleta de dados ocorreu a partir de entrevista semi-estruturada. Resultados: Realizaram pré-natal quatro primigestas; nove receberam orientações sobre AM ; o aleitamento precoce ocorreu em seis e noventa e seis. As categorias: 1-Percebendo a amamentação importante e trazendo a aproximação da relação mãe e bebê; 2-Desejando amamentar seu filho; 3-Sentindo dificuldades, mas dando continuidade a amamentação; 4-Recebendo apoio da equipe de saúde durante a internação; 5-Sentindo-se motivada pela mãe, companheiro e familiares para continuar amamentando. Conclusão: Tem acesso ao pré-natal e orientações sobre AM, mas referem dificuldades no momento de amamentar, necessitando de apoio da equipe de saúde e de seus familiares.

16:20
A perceção dos Enfermeiros na Prestação de Cuidados Paliativos
SPEAKER: unknown

ABSTRACT. O enfermeiro de cuidados de saúde primários é responsável, também, pela intervenção com os doentes em cuidados paliativos, no sentido de atingirem e manterem o mais elevado potencial físico, psicológico, social e espiritual. Partindo da questão de investigação “Quais as necessidades dos enfermeiros no cuidado ao doente paliativo nos cuidados de saúde primários?” foi realizada uma revisão sistemática em dezembro de 2014, contemplando o período de 2011 – 2014, através da MEDLINE® with Full Text; PUBMED with Full Text; LILACS-EXPRESS with Full Text; Emergiram as categorias: os sentimentos dos enfermeiros, a importância da comunicação em cuidados paliativos, o método utilizado para tratamento de sintomas dos doentes, as necessidades dos enfermeiros que prestam estes cuidados, a relação entre as equipas multiprofissionais incluídas e até à iminência da morte/fase terminal dos doentes. Consideramos pertinente a comparação e consolidação de dados já existentes, permitindo assim melhorar a qualidade dos cuidados paliativos prestados.

15:00-17:00 Session 12E: CIAIQ
Location: Sala 0.3
15:00
EDUCAÇÃO AMBIENTAL: Na perspectiva dos gestores e professores de escolas do campo de
SPEAKER: unknown

ABSTRACT. O estudo realiza um diagnóstico das práticas da educação ambiental nas escolas municipais rurais de Anápolis- Goiás. A relevância deste estudo se justifica pela preocupação com a qualidade do ensino que é oferecido a sociedade e como acontecem as práticas da Educação Ambiental nas escolas rurais de Anápolis- Goiás. A metodologia utilizada foi a pesquisa bibliográfica de Estudos já realizados sobre a temática Dias (1998), Leff (2001), Mendonça (2004), Carvalho (2008), Maldaner e Ribeiro (2012) e outros. Por meio de entrevistas não estruturadas e observação das práticas da educação ambiental nas escolas municipais rurais. Através da fonte secundária realizou-se um estudo das leis e documentos que tratam do ensino da educação ambiental nas escolas, como PCN e PPP. O que se observou foi que a Educação Ambiental está distante de ser uma prática que se concretiza nas escolas pesquisadas.

15:20
Concepções de Futuros Professores de Ciências e Biologia sobre a Teoria da Evolução de Darwin
SPEAKER: unknown

ABSTRACT. O tema central desta pesquisa foi a Evolução Biológica de Darwin, cuja abordagem em sala de aula é um assunto que gera inúmeras controvérsias em virtude da crença que tudo foi criado por Deus. A pesquisa, de abordagem qualitativa, foi realizada com alunos e docentes de dois cursos de Ciências Biológicas. Os resultados das entrevistas apontaram que o ensino e a aprendizagem da teoria da evolução de Darwin, a despeito da sua importância para a área de Ciências e Biologia, têm sérios problemas de entendimento e de aceitação por parte dos alunos. Confirmou-se a hipótese que, em geral, as pessoas, mesmo as que já tenham estudado a teoria da evolução, não veem diferenças entre o evolucionismo e o criacionismo, acreditando se tratar de uma escolha pessoal. Parte dos alunos acredita que a teoria de Darwin é apenas uma “teoria”, algo ainda a ser provado.

15:40
O Ensino do Desenho Técnico: uma Proposta Interdisciplinar

ABSTRACT. O artigo apresenta uma proposta interdisciplinar para o ensino do Desenho Técnico. Objetiva investigar como o estudo das relações entre a História da Arquitetura, a Matemática e o Desenho Técnico pode contribuir na elaboração de uma proposta de ensino interdisciplinar, atrativa e contextualizada, que se aproxime da realidade do estudante. Busca também desenvolver, por meio da Computação Gráfica, animações e maquetes eletrônicas para ilustrar os conceitos de Desenho Técnico, com ênfase nos conteúdos: proporção, perspectiva e projeção ortogonal. O locus desse trabalho é o Instituto Federal do Espírito Santo e os atores envolvidos são alunos do curso técnico em Eletrotécnica. A metodologia se enquadra na categoria de pesquisa qualitativa, pois se aproxima da pesquisa-ação e tem como fundamento a participação de todos os integrantes do grupo na formulação da proposta de ensino e possibilita estabelecer a reflexão e a avaliação em todas as etapas desse processo.

16:00
TUTORS OF PARTICIPATION IN SWIMMING TRAINING: THE PERCEPTION OF ATHLETES WITH PHYSICAL DISABILITIES
SPEAKER: unknown

ABSTRACT. The purpose of this study is to discuss the actions of tutors and measure the relevance of tutoring through the perception of athletes with physical disabilities in adapted swimming. Eight athletes participated in this study, three males and 5 females, 18-55 years old, with different physical disabilities. They were introduced in swimming training adapted tutors for eight weeks, who worked together with the coach. After the tutoring program, athletes with physical disabilities participated in a meeting that followed the technique of the focus group. The results were 3 different categories of the experience with tutoring in swimming adapted according to the categorization proposed by Bardin (2011). The study found that tutoring was presented as a positive experience in general, they also presented critical of lived experience. And finally showed some skills and abilities that should be developed by tutors to provide a more effective practice.

16:20
Pesquisas em Educação Musical Humanizadora: reflexões sobre conceitos e metodologias
SPEAKER: unknown

ABSTRACT. O objetivo deste artigo foi agregar estudos em educação musical realizados na linha de pesquisa Práticas Sociais e Processos Educativos do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de São Carlos, no interior de São Paulo, Brasil. O eixo central escolhido para seleção das pesquisas foi a prática e ensino musical coletivo. Desta forma foram selecionadas seis dissertações de mestrado: Joly (2007), Sanchez (2009), Fiorussi (2012), Oliveira (2014), Galon (2015) e Arruda (2016); e uma tese de de doutorado: Martins (2015). As pesquisas se fundamentam principalmente nas obras do educador brasileiro Paulo Freire e por isso partilham de uma compreensão de educação musical em prol da humanização. Consideramos que as escolhas metodológicas destas pesquisas se alinham aos fundamentos teóricos da educação musical humanizadora ao compreender o convivio, a amorosidade e o diálogo enquanto elementos essenciais das práticas que se pretendem humanizadoras, incluindo o ato de pesquisar.

16:40
Metodologias Ativas no Processo Ensino Aprendizagem na Área de Neurologia

ABSTRACT. Pesquisa qualitativa realizada com o objetivo de verificar a aquisição de habilidades e competências em Neurologia na formação médica, requeridas pelas Diretrizes Curriculares Nacionais. Foi introduzida uma inovação metodológica na disciplina de Neurologia, estimulando os estudantes a participarem de uma atividade pedagógica produzindo um vídeo sobre Acidente Vascular Cerebral. Tema importante devido à grande prevalência, alta probabilidade de causar incapacitação nas pessoas e até mesmo causar a morte. Após a apresentação dos vídeos, os estudantes responderam questionários abordando as contribuições dessa metodologia para a aprendizagem e para o desenvolvimento de habilidades e competências na formação médica. As informações obtidas foram analisadas e apontaram que a produção de vídeo favoreceu a aprendizagem do conteúdo e contribuiu para o desenvolvimento de habilidades, competências e atitudes para o diagnóstico, tratamento dessa patologia e empoderar a população sobre estratégias de prevenção e cuidados em Neurologia.

17:00
Percepção acerca da inclusão educacional na disciplina de química por alunos com deficiência visual

ABSTRACT. A inclusão é um conceito relacionado com diversas temáticas, no sentido de ampliar a definição de desvantagem social, política, econômica e cultural, com a finalidade de quebrar barreiras e criar bens e serviços que supram às necessidades individuais. Nos últimos anos, no contexto educacional muitas pesquisas e experiências têm sido desenvolvidas no intuito de identificar e analisar o que impede a plena realização dos direitos das pessoas com deficiência. Nesse cenário faz-se relevante avaliar por meio de uma pesquisa qualitativa, aspectos inclusivos percebidos pelos alunos com deficiência visual na disciplina de química. Permitindo assim, escolher possíveis ferramentas e metodologias que promovam o processo inclusivo. Quanto as barreiras, sejam elas comunicacionais, arquitetônicas ou atitudinais são respaldadas por ações afirmativas, no entanto prover a efetivação dessas ações requer uma mudança de postura, uma nova atitude diante de um novo olhar acerca dessa temática.

15:00-17:00 Session 12F: CIAIQ
Location: Sala 0.4
15:00
Para uma Teoria Crítica da Esfera Pública: Contribuições de Habermas e Fraser

ABSTRACT. O presente trabalho tem como objetivo analisar a proposta de Nancy Fraser para repensar a teoria da esfera pública de Jürgen Habermas. Inicialmente, sintetizo a concepção do filósofo alemão com base em três importantes obras suas: Mudança Estrutural da Esfera Pública, Teoria do Agir Comunicativo e Direito e Democracia. Em seguida extraio de uma variedade de artigos de Fraser a proposta reconstrutiva colocada pela autora. Por fim, faço um breve balanço das contribuições de ambos para a teoria e prática política contemporâneas.

15:20
Paradigma sistêmico: origens e desdobramentos

ABSTRACT. O reconhecimento de fenômenos sistêmicos em diversas áreas do conhecimento levaram o biólogo Bertalanffy a introduzir duas novas hipóteses no pensamento científico: os sistemas abertos e a teleologia, que não se encaixavam nas variações do objetivismo dominante nas ciências. Seu trabalho foi recebido com críticas, mas com o impasse a que havia chegado o estruturalismo e os desdobramentos observados no próprio pensamento científico e em áreas como a Biologia, especialmente a partir da década de 1960, observou-se a consolidação de um paradigma sistêmico, que reconhece o objeto ou fenômeno sistêmico, em constante interação com o ambiente, exercendo sua autonomia, construindo e se reconstruindo através de suas interações. Para os estudiosos de sistemas, isto representou uma nova forma de modelização, a (re)introdução da complexidade, a ampliação das teorias sobre organização e, por fim, o reconhecimento da autonomia, tanto do objeto ou fenômeno quanto do próprio modelizador ou pesquisador.

15:40
DAR VISIBILIDADE CIENTÍFICA A ASSUNTOS NA SOMBRA: CONTRIBUIÇÕES MÚTUAS ENTRE OS ESTUDOS DE GÉNERO E A INVESTIGAÇÃO QUALITATIVA
SPEAKER: Sofia Bergano

ABSTRACT. A relação entre os estudos de género, desenvolvidos sobretudo a partir de perspetivas feministas, e as metodologias qualitativas é o eixo matricial da reflexão a que este trabalho se propõe. Os estudos de género têm contribuído para a construção de um conhecimento crítico que põe em causa alguns dos pilares da investigação mais tradicional, designadamente, a independência entre o/a investigador/a e objeto de estudo, a neutralidade ideológica da ciência e a homogeneidade das categorias sociais. Neste sentido, é nossa intenção ilustrar os contributos dos estudos de género para a afirmação da investigação qualitativa e simultaneamente referir como é que estes desenvolvimentos, cujos pilares epistemológicos parecem entrar em contradição com os pressupostos positivistas de construção do conhecimento científico, permitem a apreensão e a análise da complexidade que caracteriza o campo interdisciplinar dos estudos de género e áreas afins.

16:00
SISTEMA DE TRIAGEM NUMA UNIDADE DE URGÊNCIA PEDIÁTRICA PORTUGUESA: EXPERIÊNCIA EM MOBILIDADE-ACADÊMICA INTERNACIONAL BRASIL-PORTUGAL
SPEAKER: unknown

ABSTRACT. A presente pesquisa, integrada ao Doutoramento em Enfermagem, constituiu uma oportunidade de mobilidade acadêmica profissional para a construção e a divulgação do conhecimento intercultural na área da urgência pediátrica. Teve como motivação conhecer o processo de triagem e classificação de risco nas unidades de urgência e emergência pediátrica no contexto português com o sistema brasileiro. O objetivo foi avaliar a organização do sistema de triagem da unidade de urgência e emergência pediátrica em um Centro Hospitalar da cidade de Porto-Portugal. Pesquisa qualitativa com 10 enfermeiros atuantes na unidade de urgência pediátrica. Evidenciou-se a organização do processo de triagem do serviço de urgência pediátrica, os fatores que interferem na utilização desse sistema e como os enfermeiros triadores podem contribuir para minimizar ou modificar tais fatores.

16:20
A importância da interlocução para o aprendizado da leitura e da escrita

ABSTRACT. Considerando-se o contexto brasileiro em que muitas crianças têm suas dificuldades escolares associadas a sintomas de patologias, este artigo trata da importância da interlocução como um espaço privilegiado de produção de linguagem para o processo de constituição do sujeito e para a aprendizagem da leitura e da escrita como desdobramento da relação entre a fala e o pensamento (Vygotsky, 1934). Será apresentado um recorte do trabalho realizado a partir do acompanhamento longitudinal de uma dessas crianças com o objetivo de evidenciar a importância e contribuir para a reflexão de práticas escolares que se mantém pautadas pela concepção tradicional de linguagem.

16:40
CONTRIBUIÇÕES DO CÍRCULO DE BAKHTIN PARA (DES)CONSTRUÇÃO DO OBJETO CIENTÍFICO EM ARQUIVOLOGIA
SPEAKER: unknown

ABSTRACT. A Arquivologia, como ciência, é um fenômeno contemporâneo e se configura com perspectivas além da imediaticidade da gestão arquivística, como uma ciência  em permanente construção, dotada de autonomia e interdisciplinarmente construída nas relações com outras ciências. Assim, objetivo desse artigo é refletir a concepção de ciência à luz dos estudos bakhtinianos para a Arquivologia, assumindo uma postura de cooperação entre as áreas interdisciplinares.  As bases do pensamento do Círculo de Bakhtin são construídas a partir da crítica às duas tendências filosóficas: a estilística clássica que se baseia no idealismo e o estruturalismo situado nos estudos do sistema abstrato. O objeto é ser expressivo e falante, e a concepção de linguagem é entendida como processo de interação social fundamentada no diálogo com o outro (relaciona-se à ideia de sujeito social, histórica e ideologicamente situado, que se constitui na interação com o outro) e na unidade das diferenças.

15:00-17:00 Session 12G: CIAIQ
Location: Sala 0.5
15:00
EDUCAÇÃO INCLUSIVA: Ensino de matemática para alunos dos anos iniciais do Ensino Fundamental internados em um hospital de tratamento ao câncer em Goiânia
SPEAKER: unknown

ABSTRACT. Estudo sobre o atendimento educacional hospitalar no Núcleo de Atendimento Educacional Hospitalar (NAEH), da Secretaria de Estado da Educação, Cultura e Esporte de Goiás (SEDUCE) com o propósito de analisar como se dá o Ensino da Matemática nos anos iniciais do Ensino Fundamental nas classes hospitalares no Hospital Araújo Jorge (HAJ), em Goiânia-GO. Pesquisa exploratória, qualitativa e de base documental, tendo como fonte de pesquisa os cadernos de registro das atividades de planejamento, execução e avaliação dos atendimentos pedagógicos realizados pelas professoras no HAJ. Como suporte, utilizou-se referendos nacionais e locais que subsidiam a classe hospitalar. A pesquisa, dentre outros, proporcionou uma visão detalhada da abordagem da matemática, a partir da organização dos conteúdos, das estratégias de ensino adotadas e da avaliação desenvolvida pelos educadores neste ambiente hospitalar.

15:20
Retas paralelas e pontos coloridos: um estudo sobre o ensino de ciências a partir da relação espaço-temporal
SPEAKER: unknown

ABSTRACT. Esta pesquisa apresenta a solução para os problemas relacionados à aprendizagem, causados pela fragmentação do conhecimento para o ensino. Uma alternativa para contornar estes problemas é a escala evolutiva, uma ferramenta visual construída por um professor e seis estudantes universitários com a proposta de ensino evolutivo, promovendo a integração das áreas do conhecimento, trazendo contribuições para a aprendizagem de ciências. Dentre as possíveis ferramentas de pesquisa, para a construção de dados, utilizando a metodologia qualitativa, a escolhida foi a entrevista aberta. Durante a realização das entrevistas, os estudantes compartilharam suas experiências durante a construção da escala evolutiva e, após a coda, eles falaram a respeito de uma imagem, de sua escolha, fotografada durante a construção da escala. Procuramos identificar, a partir das falas, as percepções que estes tinham sobre a escala evolutiva. Encontramos uma abordagem pedagógica que favorece o ensino de ciências a partir do conceito de evolução.

15:40
Formação de Professores de Dança no Instituto Federal de Brasília: Revelação do Contraditório

ABSTRACT. O objeto da pesquisa é formação continuada de professores em Dança, no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia-Campus Brasília/IFB. O objetivo é a avaliação desse curso, por egressos formados em 2013. A CAPES é a agência de fomento, via Plano Nacional de Formação de Professores aprovado por Decreto nº 6.755/2009. Esse criou Fóruns Permanentes de Apoio à Formação Docente (FPAFD), objetivando planejar e acompanhar políticas estaduais de formação. Esta investigação qualitativa, com análise documental, de questionário submetido a 50 concluintes e análise comparativa de dados de duas pesquisas uma oficial, outra não oficial, referencia-se em conceitos de formação inicial e continuada; de “dimensão estabelecida”, instituída e “dimensão a estabelecer”, instituinte (Tavares, 2003); críticas à dualidade de poderes entre sociedade política e civil, constitutivas do Estado (Coutinho, 2006; Gramsci, 1979). Os resultados demonstram que a investigação oficial é otimista quanto à qualidade do curso e a não oficial detectou fragilidades.

16:00
Estudo analítico sobre plataformas digitais educacionais

ABSTRACT. As novas tecnologias digitais estão cada dia mais presentes em nosso cotidiano e nos trazem muitas influências. Essas novas ações fazem parte do que chamamos de comportamento infocomunicacional, determinado pelas novas tecnologias. Assim como diversos campos sociais sofrem com estas novas formas de interação, o campo educacional também passa por transformações e apresenta novas possibilidades de interação com os recursos da web 2.0. Contudo, a pretensão deste artigo é elaborar um estudo analítico das funcionalidades apresentadas pelas plataformas digitais educacionais e perceber quais são e como são as possibilidades de interação. As plataformas digitais educacionais utilizadas para este trabalho são: Sapo Campus, Moodle e Edmodo.

16:20
Design-Based Research: desafios nos contextos escolares
SPEAKER: unknown

ABSTRACT. Este artigo tem por objetivos explicitar a fundamentação teórica da abordagem metodológica do Design-Based Research, destacar as principais características, as vantagens, desvantagens da abordagem para responder aos desafios nos contextos escolares, com destaque para a integração de tecnologias. Apresenta as fases de organização do Design-Based Research e os ciclos iterativos em uma investigação, sobre formação de professores para integrar Recursos Educacionais Abertos nas práticas pedagógicas. Os aspectos pesquisados e as fases da investigação realizadas evidenciam o potencial da DBR para desenvolver pesquisas nos contextos escolares, em colaboração com os participantes sobre a integração de tecnologias e novos recursos educacionais nas práticas pedagógicas.

16:40
Marco Teórico do Programa de Intervenção com Família no Contexto da Deficiência: integrando o Interacionismo Simbólico e os conceitos de Vulnerabilidade da família e Resiliência
SPEAKER: unknown

ABSTRACT. O contexto de deficiência mental de um filho desencadeia sofrimento profundo na família, pois altera a história e interações familiares. Estruturar uma proposta de intervenção com essas famílias para apoiar seus esforços e fortalecer sua resiliência torna-se um desafio para os enfermeiros. Objetivo: apresentar a construção do Programa de Intervenção na Família no Contexto da Deficiência Mental/PIFCDM. Metodologia: O PIFCDM foi construído com base no Marco Teórico fundamentado nos pressupostos do Interacionismo Simbólico, no Conceito de Vulnerabilidade da Família e no Modelo de Resiliência, para ser desenvolvido com famílias que vivenciavam o contexto da deficiência mental. Resultados: O PIFCDM oferece elementos para a enfermeira propor intervenções na família no contexto da deficiência mental de um membro.

17:00
A democratização de ingresso ao ensino superior nas instituições brasileiras
SPEAKER: unknown

ABSTRACT. Este trabalho objetiva-se em apresentar os resultados de uma pesquisa teórica que investiga os processos seletivos de acesso ao ensino superior, no contexto da educação brasileira. Para tanto, discutiremos o regime formativo de democratização do ensino, bem como a articulação entre a educação básica e superior. Percebemos que, em muitos casos, não existe a articulação entre essas modalidades de ensino, especialmente pelo engessamento que a escola se encontra e, ainda, pela forma que acontece o processo educativo brasileiro: conteudista, pragmático, memorístico e mecânico, sobretudo nas séries finais da educação básica.

15:00-17:30 Session 12H: CIAIQ/ISQR

https://goo.gl/Tnz8xH

Location: Sala virtual/Aula virtual
15:00
Pesquisa Qualitativa como área para um crescente uso de CAQADS na análise textual: Ocorrências e possibilidades delineadas (2004-2015)
SPEAKER: unknown

ABSTRACT. Este artigo apresenta o resultado de uma busca realizada nos portais PBTD/CAPES com o objetivo de verificar como tem ocorrido o uso de CAQADS (Computer Assisted Qualitative Data Analysis Software) como recurso para as análises textuais realizadas em pesquisas qualitativas. Trata-se de um estudo de cunho qualitativo, bibliográfico e documental conforme Minayo(2013). Os instrumentos de coleta se constituíram em duzentos trabalhos de Pós-Graduação, dos quais foram selecionados trinta e um trabalhos (28 dissertações, 3 teses) para uma análise que aponte as ocorrências e possibilidades resultantes da correlação que se estabele entre o uso de análises textuaise os CAQADS mais comuns, na área de educação durante a última década, no Brasil. Concluí-se que predominaram as dissertações apresentadas em universidades federais envolvendo o uso de Atlas.ti, seguido de NVivo para a realização análises textuais por meio de Análise de Conteúdo nos trabalhos selecionados.

15:03
Gestão Escolar: a perspectiva das produções da Associação Nacional de Pós-graduação e Pesquisa em Educação
SPEAKER: unknown

ABSTRACT. Este estudo tem por objetivo discutir a gestão escolar na educação básica a partir dos trabalhos apresentados na 34ª Reunião Anual da Associação Nacional de Pós-graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd). O percurso teórico-metodológico desta investigação baseou-se em um levantamento, do tipo estado de conhecimento, das publicações dos Grupos de Trabalho do banco de dados da ANPEd, a partir da análise textual discursiva. Os resultados permitiram inferir algumas questões de relevância abordada nesse espaço de debate público: as interfaces entre a escola no contexto da gestão democrática ratifica a participação familiar como legítima na educação básica e implica positivamente na aprendizagem do estudante; a escola como lócus de formação continuada tem condição de mediar experiências de aprendizagem docente, permitindo uma reflexão do fazer do professor.

15:06
Pluralidade e agir comunicativo nos protestos brasileiros #contratarifa
SPEAKER: unknown

ABSTRACT. Este trabalho analisa elementos que contribuem para a formação crítica em espaços sociais virtuais mediante uma investigação sobre a ação política promovida por movimentos ativistas na internet. A pesquisa se dá por meio de uma análise qualitativa, realizada a partir de mensagens trocadas na rede social Twitter durante os protestos brasileiros contra o aumento das tarifas de ônibus em 2015. Desenvolve-se a sistematização de uma revisão bibliográfica em busca de fatores e circunstâncias que contribuem para o empoderamento de sujeitos; cria-se um desenho de pesquisa para análise qualitativa de big data; e, finalmente, analisa-se as categorias analíticas pré-determinadas pelo marco teórico, pluralidade e agir comunicativo, na ação política promovida por movimentos sociais na internet. Como resultados, destaca a importância da exposição à diversidade de ideias; estratégias para ascensão de usuários comuns à condição de usuários de destaque; e a identificação de elementos que estimulam a construção coletiva de consenso.

15:09
Estudo de Caso à Luz da Fenomenografia: Novas Possibilidades Epistemológicas nas Teorias Organizacionais
SPEAKER: unknown

ABSTRACT. O Estudo de Caso no contexto das organizações é amplo, difuso e complexo e pode ser aplicado em diversas áreas de estudos na Teoria das Organizações e, como tal, influencia diretamente no tipo de abordagem e método de pesquisa a ser utilizado, apesar de o positivismo ser a linha predominante na administração. Diante desse cenário, este estudo apresenta o método do Estudo de Caso Fenomenográfico como uma alternativa de investigação significativa para estudar os fenômenos nas organizações à luz de diferentes modos qualitativas em que as pessoas experimentam, conceitualizam, percebem, e compreendem vários aspectos do seu mundo e de suas práticas. As reflexões foram estruturadas para apresentar que este método qualitativo, devido a sua natureza adaptativa e interpretativa, se tornou uma opção para as pesquisas organizacionais, sendo que apesar de sua aplicação em pesquisas não ser expressivo ainda, feito com rigor metodológico, pode agregar qualidade, validade e confiabilidade aos resultados das pesquisas.

15:12
A pesquisa-ação como método de investigação do ensino de ciências no contexto dos anos iniciais do ensino fundamental
SPEAKER: unknown

ABSTRACT. A presente pesquisa investiga práticas pedagógicas em uma perspectiva integral no contexto dos anos iniciais do Ensino Fundamental que tenham como foco o ensino de Ciências à luz dos pressupostos da pedagogia histórico-crítica coadunados aos aportes da alfabetização científica. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, teórico -empírica, descritiva realizada na perspectiva da pesquisa-ação. Os dados foram construídos por meio de observações in loco mediante entrevistas semiestruturadas, registros em diário de campo, ações pedagógicas elaboradas com as docentes e acompanhamento dessas ações com as crianças. A análise dos dados foi realizada por meio dos fundamentos teóricos, filosóficos e metodológicos da PHC imbricados em aportes da alfabetização científica. Considerando que a metodologia utilizada facilitou o alcance dos objetivos iniciais socializamos, neste texto, os passos metodológicos da investigação.

15:15
EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA E FORMAÇÃO TÉCNICA EM SAÚDE: PERCEPÇÃO DOS DIRETORES DAS ESCOLAS TÉCNICAS DO SUS NO BRASIL
SPEAKER: unknown

ABSTRACT. O objetivo do presente estudo é analisar a percepção dos diretores das Escolas Técnicas do Sistema Único de Saúde (ETSUS) sobre a educação a distância (EaD) na formação dos técnicos de nível médio em saúde para o SUS em 2013. Foi realizado um estudo exploratório-descritivo com abordagem quanti-qualitativa utilizando questionário eletrônico para coleta de dados. Os pontos favoráveis da EaD mais destacados pelos pesquisados foram: redução de distâncias e ampliação de oferta. As dificuldades mais apontadas foram: distância física tutor/aluno; cursos técnicos em saúde; dificuldade dos alunos em acessar e utilizar recursos tecnológicos; infraestrutura tecnológica nos municípios; formação de equipe técnica capacitada e financiamento das instalações físicas e equipamentos. A percepção dos diretores foi permeada de mais aspectos dificultadores do que de pontos favoráveis. Os desafios apontados seriam melhor enfrentados por meio de uma política do Ministério da Saúde na área de educação a distância que contemplasse esse público.

15:18
Entre o jardim de infância e a escola do 1.º CEB – Estratégias de transição para a escolaridade obrigatória

ABSTRACT. O presente artigo refere-se a uma investigação que procura compreender alguns fenómenos complexos e dinâmicos como são a transição, articulação e continuidade educativa entre a Educação Pré-Escolar e o 1.º Ciclo do Ensino Básico, assim como as aprendizagens e competências a realizar pelas crianças, na passagem entre estas etapas educativas. Assim, e recorrendo a um estudo de caso, com uma componente de investigação longitudinal, analisámos discursos, práticas e documentos de um agrupamento do centro litoral de Portugal com o intuito de compreender como se realiza a transição do JI para o 1.º CEB. As estratégias de articulação nem sempre são orientadas para uma transição eficaz e para uma continuidade educativa de qualidade. As crianças vivem esta passagem com menos ansiedade do que pais, educadores e professores, no entanto as diferentes abordagens dos docentes podem influenciar significativamente esta passagem entre etapas educativas.

15:21
Uma experiência de análise de conteúdo com uso de QDA’s

ABSTRACT. O artigo põe em evidência as potencialidades das novas tecnologias na pesquisa em ciências humanas e sociais, sendo um recorte dos principais processos metodológicos de um estudo sobre a democracia e a autonomia em uma escola Amazônica, desenvolvido com recurso sistemático a portais e a periódicos disponíveis online. Além dessas fontes, houve possibilidade de utilizar dois softwares auxiliares da técnica de análise de conteúdo, com destaque para o processo de validação das categorias, o qual contou com um painel de dez pesquisadores brasileiros de distintas regiões do país e, também aqui, recorrendo à mediação do trabalho com ferramentas informáticas e redes sociais. Desse modo, o estudo compartilha experiências resultantes de uma investigação em educação que, não privilegiando os aspectos tecnológicos no campo teórico, os incorporou como parte de um procedimento metodológico necessário às análises desenvolvidas.

15:24
O impacto econômico da implantação de uma Instituição Federal de ensino em Pedro II, município piauiense do nordeste brasileiro
SPEAKER: unknown

ABSTRACT. Este estudo objetiva analisar a contribuição da instalação do Instituto Federal do Piauí (IFPI) na promoção do desenvolvimento socioeconomico de Pedro II, município de pequeno porte do interior do nordeste brasileiro. Buscar-se-á identificar os benefícios trazidos pela implantação de uma importante instituição de ensino no que diz respeito à circulação de renda local, posto cerca de 60 funcionários injetam mensalmente valores significativos na economia local, em dispêndios com moradia, alimentação, lazer, etc. Esta investigação será conduzida sob o método do estudo de caso, utilizando-se de um questionário online na coleta de dados junto aos colaboradores do IFPI. Como resultado, se espera confirmar que a implantação do IFPI contribui para o desenvolvimento socioeconomico do Município de Pedro II.

15:27
Banco Rede Opala: análise da contribuição para o desenvolvimento do comércio local a partir da utilização da moeda social Opala pelos comerciantes da cidade de Pedro II, Piauí (CIAIQ)
SPEAKER: unknown

ABSTRACT. Dentro da economia solidária encontram-se as finanças solidárias, instrumento de democratização do crédito que faz circular uma moeda social em bairros e comunidades com o objetivo de desenvolvimento local. A cidade de Pedro II, localizada ao norte do estado do Piauí, possui o Banco Rede Opala responsável por emitir e fazer circular a moeda social Opala e se configura como o segundo banco comunitário do estado a instituir moeda social. A pesquisa se propõe a investigar a contribuição desta moeda para a cidade, principalmente do ponto de vista dos comerciantes usuários. Quanto aos métodos, utiliza o estudo de caso com aplicação de questionários aos comerciantes usuários da moeda e aos funcionários do Banco. Com a pesquisa, espera-se confirmer a contribuição da moeda Opala para o fomento do empreendedorismo local através da concessão de microcrédito.

15:30
REINCIDÊNCIA GESTACIONAL EM MUNICÍPIO DO SUL DO BRASIL
SPEAKER: unknown

ABSTRACT. Mesmo com métodos de diversos tipos e o poder de escolha, a reincidência gestacional ainda se faz presente, principalmente na adolescência, onde educação sobre a sexualidade é vista como um tabu pela sociedade e muitas vezes é ignorado. Esta pesquisa tem por objetivo desvelar a reincidência gestacional em um grupo de puérperas atendidas na atenção básica em município no sul do Brasil. Trata-se de um estudo descritivo com abordagem qualitativa, realizado junto a dezessete mulheres que tiveram gestação sucessiva um ano pós-parto em município no sul do Brasil.

15:33
Educação Física Escolar e Imagem Corporal em Adolescentes: Relatos de uma Insatisfação
SPEAKER: unknown

ABSTRACT. Este artigo tem objetivo de saber como escolares adolescentes do gênero feminino de escolas públicas da cidade de Fortaleza, Ceará - Brasil relacionam o aspecto físico com as relações sociais e a imagem corporal. Trata-se de uma pesquisa descritiva qualitativa. Para a coleta de dados foram realizados grupos focais onde foram levantados aspectos relacionados às preocupações com o corpo, imagem corporal e relações sociais, meios utilizados na busca do corpo ideal, Abordagem da imagem corporal nas aulas de Educação Física. Os resultados apresentaram alta rejeição ao corpo. A utilização de dietas e a ênfase para a restrição alimentar foi tema recorrente nas falas e a disposição em utilizar-se de cirurgia plástica para aquisição do corpo ideal, foi alternativa cimeira. Por fim, as alunas afirmaram em maioria que as aulas de Educação Física não abordam a temática da imagem corporal.

15:36
O paciente em cuidados paliativos e sua exepriência de espititualidade
SPEAKER: unknown

ABSTRACT. A tecnologização da saúde possibilitou a ampliação de recursos terapêuticos assegurando maior longevidade e manutenção de vida à população fora de possibilidade de cura. Os cuidados paliativos surgem como proposta de oferecer qualidade de vida quando a cura, aos enfermos, não é mais possível. Porém, para além do corpo físico, outras dimensões existenciais demandam cuidado em tais condições. Percebe-se que a espiritualidade pode apresentar-se com magnitude, sobretudo, no que diz respeito ao fortalecimento e enfrentamento da terminalidade. Este estudo teve por objetivo apresentar possibilidades de compreensão da experiência da espiritualidade de pacientes em cuidados paliativos. Através de uma pesquisa qualitativa numa perspectiva hermenêutica filosófica, foi solicitado a cinco pacientes em paliação, narrar suas experiências existenciais em dadas circunstâncias de finitude. Pôde-se perceber que em todo o corpus a experiência de espiritualidade foi benfazeja e fortalecedora, possibilitando uma vivência de morte menos sofrida e solitária.

15:39
Qualitative taxonomy of socio-economic systems and system self-organization
SPEAKER: unknown

ABSTRACT. This article develops the system paradigm formulated by J. Kornai, seeking to combine it with general systems theory and a space-time approach to the analysis of economic systems. According to the proposed concept, the time and space available to an economic system are considered its primary (basic) resources; this allows the resource-based view of the firm to be extended to a broader range of economic systems. The article provides a qualitative taxonomy of economic systems based on space-time boundaries, whereby all economic systems may be divided, with varying degrees of definiteness, into four classes: object, project, process and environment systems. It is shown that the smallest stable unit that is sustainable in the long run is a tetrad — a group comprising four economic systems (each of the above types) that perform their functions and exchange both time-space resources and the capabilities of using them effectively.

15:42
Atenção Primária à Saúde e Integralidade: implicações para o ensino-aprendizagem
SPEAKER: unknown

ABSTRACT. Esta pesquisa analisou a compreensão sobre a Integralidade na perspectiva dos docentes de enfermagem e medicina inseridos na Atenção Primária à Saúde (APS). O pressuposto norteador é a necessidade de compreensão da Integralidade na APS, considerando sua polissemia, seu impacto e relevância na formação de futuros profissionais de saúde. Pesquisa com abordagem qualitativa do tipo Estudo de Caso. Aprovada pelo Comitê de Ética em Pesquisa que envolve Seres Humanos da Faculdade .... Participaram oito docentes, por meio de entrevista e os dados foram interpretados pela Análise de Conteúdo na Modalidade Temática. Emergiram três categorias analíticas: na Unidade de Prática Profissional (UPP) a integralidade é desenvolvida no cuidado das pessoas, famílias e comunidades, refletida junto à equipe de saúde; dificuldade de problematização para desenvolvimento da integralidade na UPP e foco na doença. Vislumbra-se o ensino-aprendizagem tendo em vista o cuidado na perspectiva da integralidade.

15:45
A Contribuição dos Atores Não-humanos nas Práticas Cotidianas de um Serviço de Atendimento Móvel de Urgência Brasileiro
SPEAKER: unknown

ABSTRACT. O objetivo deste artigo foi analisar a contribuição dos atores não-humanos na configuração das práticas cotidianas no Serviço de Atendimento Móvel de Urgência de Belo Horizonte (SAMU-BH), Minas Gerais, Brasil. Trata-se de um estudo de caso, cuja análise segue o referencial teórico-filosófico pós-estruturalista, realizado no SAMU-BH. Os sujeitos foram treze profissionais do Serviço e os dados, coletados por meio de entrevista semiestruturada, foram submetidos à análise de discurso. Os resultados apontam que os atores não-humanos, além de atuarem sobre a produção e manutenção do discurso da verdade, também estão envolvidos no controle e na visibilidade das ações dos profissionais, bem como no seu comportamento. No entanto, é importante considerar que os atores não-humanos não são introjetados nas práticas cotidianas de forma neutra, mas são adicionamos nos diferentes contextos, de forma que, conforme a situação, em alguns momentos assumem maior ou menor controle e poder em relação aos atores humanos.

15:48
Práticas cotidianas dos cuidadores de idosos baseada no Guia Prático do Cuidador
SPEAKER: unknown

ABSTRACT. O objetivo foi analisar o discurso do Guia Prático do Cuidador, para compreender que práticas são evidenciadas e como o cuidador é discursivamente apresentado. Foi feita uma Análise de Discurso, no formato delineado por Foucault. O Guia se propõe a orientar, mas não a formar o cuidador. Parte dele está escrito na primeira pessoa do plural, mostrando aproximação do autor com o leitor. Apresenta demandas para a família, a sociedade e o poder público, que são a tríade de apoio para a melhoria da “qualidade de vida do idoso”. Entretanto, o documento centra a responsabilidade do cuidado no cuidador. Foram identificados três discursos sobre o que se espera da prática do cuidador de idosos: quase anjo caridoso, quase profissional de saúde e quase profissional doméstico. O Guia mantém a indefinição da posição desse sujeito no trabalho do Care, reafirmando as incertezas quanto ao limite do seu cuidado no discurso apresentado.

15:51
Problemas de Pesquisa e Considerações Finais: análise qualitativa em teses de doutorado
SPEAKER: unknown

ABSTRACT. O artigo apresenta resultados de uma investigação qualitativa cujo problema estabelecido foi: quais as relações existentes entre os problemas de pesquisa e os resultados expressos nas considerações finais, em teses publicadas nos últimos 4 anos, na área de ensino de Matemática com uso de Tecnologias Digitais (TD)? Para tanto, foi realizado um estudo de caso do tipo instrumental e os dados analisados pelo método de Análise Textual Discursiva (ATD). Além da análise da relação entre essas duas dimensões teórico-metodológicas, estabeleceram-se critérios para avaliar a qualidade de cada uma. Dentre os critérios destacam-se o nível de inovação dos problemas de pesquisa e a indicação de novas possibilidades de estudo nas considerações finais. Se pode verificar que apesar de existir relação entre as duas dimensões no material examinado, a literatura existente sobre o assunto não apresenta parâmetros que podem ser utilizados por examinadores para mensurar as contribuições científicas de teses de doutorado.

15:54
The knowledge Popular and Scientific Knowledge: An Intercultural Dialogue is possible in Riverside Care

ABSTRACT. The purpose of the paper is to discuss the therapeutic itinerary in the light of the riverine communities of the Lower Madeira, Porto Velho, which use professional knowledge, popular folk. The theoretical and reflective study proposed used the existing literature, from the socio-anthropological studies that address the health-disease process and concepts that enable the construction of an expanded look on the riverside care, with no claim to an exhaustive survey of bibliography. It proposes a reflection that problematizes from the literature the differences established between popular and scientific knowledge practiced in these communities. It is about knowledge that mutually make up the reality of the riverine context, distinctly understanding modes which by theoretical and methodological implications are considered mutually exclusive. Both forms are present in health practices carried out in these communities, either by official knowledge of health professionals, or through local knowledge experts.

15:57
A ciência e o novo: uma reflexão sobre a ação e a tradição da ciência
SPEAKER: unknown

ABSTRACT. Este artigo relata os resultados preliminares de uma pesquisa que tem como preocupação o propósito primeiro da ciência, que é produzir conhecimento a respeito da realidade. Este conhecimento é relevante, em especial, quando faz aparecer algo ainda não conhecido sobre um determinado fenômeno. No entanto, seja nas reflexões a respeito da produção de conhecimento trazidas por Figueiredo (1996) bem como nas trazidas por Kuhn (2003), ambos os autores ressaltam que passamos a constituir conhecimento não mais tendo como referência o fenômeno, mas o corpo teórico construído a partir e já muito distante dele. Este fato implica uma ciência que se fecha para sua vocação maior, o desvelamento do novo. A referência de dois autores de áreas distintas, Figueredo (1996) vinculado às ciências humanas e Kuhn (2003) às ciências exatas, não se dá por acaso neste relato de pesquisa. Ambos autores discutem um grande tema comum que atravessa as fronteiras disciplinares e diz respeito à epistemologia da ciência. A adoção de outros autores nesta pesquisa, dos quais falaremos adiante, da física moderna, da teoria quântica, da teoria política e da filosofia, resulta desse tema maior trazidos por Figueredo e Kuhn, e mais especificamente encaminha o problema da ciência e da metodologia científica em relação ao problema da novidade, da invenção e da revelação do mundo. A possibilidade do aparecimento da novidade no mundo será tradiza, na física, por Werner Heisenberg (1901-1976), na medida em que a teoria quântica estivesse preocupada não só consigo mesma, para fundamentar-se e legitimar-se perante os paradigmas de ciência, mas com a enunciação explícita, em Heisenberg (1981), da política dessa região até então isenta ou regida por um espírito de curiosidade generalizado, puro e ingênuo, como enunciado explicitamente por Einstein e Infeld (2008). E para inspirar a discussão desta mesma questão na área das humanidades, recorreremos a uma pensadora auto-denominada political theorist, teórica política, num esforço de desprender-se da rigidez do discurso filosófico. O pensamento de Hannah Arendt (1906-1972) tem como destino a vida vivida e tem lastros em experiências como o nazismo e a Segunda Grande Guerra Mundial.

16:00
OLHAR DO RESIDENTE SOBRE A RESIDENCIA MULTIPROFISSIONAL DE URGENCIA E EMERGENCIA
SPEAKER: unknown

ABSTRACT. O estudo almeja destacar sob a ótica do residente, a importância da formação dentro de um Programa de Residencia Multiprofissional de Saúde e as conexões de peças expostas por este processo de ensino aprendizagem imergidos na prática de um ambiente hospitalar. Tal formação inovadora, necessita de exploração e compreensão dos seus efeitos na formação do profissional de saúde e conseguinte para o cuidado do paciente. Pesquisa do tipo descritivo exploratório com abordagem qualitativa, cujo objetivamos descrever a percepção dos residentes frente ao processo formativo do programa de Residência Multiprofissional de Urgência e Emergência.

16:03
A formação de professores na utilização da Metodologia por Competências – SENAI em Manaus
SPEAKER: unknown

ABSTRACT. Resumo. Este artigo faz parte da dissertação de Mestrado “A formação de professores para o ensino profissional e tecnológico mediado pela Metodologia por Competências – a partir dos anos 70” do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas em dezembro de 2015 tendo como produto de dissertação um “Roteiro para elaboração de Situação de Aprendizagem” para a formação de professores. Os aportes teóricos da investigação estão assentados na abordagem colaborativa de pesquisa em educação, que reúne pesquisadores e docentes acerca de questões relativas ao seu exercício profissional (Desgagné, 1997) e em literatura relacionada às discussões desenvolvidas. Os resultados foram coletados por meio de entrevistas com professores e alunos do curso Técnico em Mecatrônica e em aplicação de Situação de Aprendizagem com professores do ensino Técnico da mesma escola.

16:06
El papel de la futura profesión en la elección de los estudios universitarios. Un estudio mixto explicativo
SPEAKER: unknown

ABSTRACT. La elección de la carrera universitaria depende de numerosos factores personales y ambientales. A través de un estudio mixto en dos fases, una primera de carácter cuantitativa y una segunda cualitativa -centrada en entrevistas a estudiantes de 1º curso de cinco carreras universitarias-, indagamos en el papel que tienen las características de la profesión en este proceso de elección. El interés por el futuro trabajo a desempeñar y la satisfacción personal que esperan tener al desarrollarla son factores relevantes en la elección de los estudios universitarios. Así también, los estudiantes entrevistados se muestran capaces de realizar la profesión para la que los preparan los estudios que cursan. El prestigio de la carrera es un aspecto que tiene más en cuenta el alumnado de Ingeniería y Derecho, frente al de psicología. La remuneración económica no parece tener un peso significativo en la elección.

16:09
REFLEXÕES SOBRE A POTÊNCIA DO GRUPO FOCAL NAS PESQUISAS EM GERONTOLOGIA
SPEAKER: unknown

ABSTRACT. O presente trabalho parte da Pesquisa Qualidade de Vida do Idoso Institucionalizado: aspectos da promoção da saúde e teve como objetivo discutir a experiência de utilização da técnica do grupo focal, bem como a potência dessa estratégia para propiciar espaço de escuta e de proposições no cuidado ao idoso. Participaram 48 gestores e profissionais de ILPI, localizadas em Minas Gerais, Brasil. Ficou evidente que discussões sobre promoção da saúde dos idosos institucionalizados precisam partir da vivência nas ILPI. Por meio do grupo focal, pode ocorrer a proposição de novas bases político-sociais para a promoção da saúde dos idosos e a conformação de espaços de discussão e intercâmbio que fortalecem as relações e qualificam as práticas cuidadoras. Essa experiência colaborou para a revisão da construção metodológica da pesquisa no seu potencial de intervenção e de problematização da realidade

16:12
Inserção ecológica no contexto escolar: importância da observação da relação família-escola
SPEAKER: unknown

ABSTRACT. Desenvolver estratégias metodológicas que possibilitem investigar processos de desenvolvimento nos contextos naturais em que ocorrem, constitui-se em um desafio importante para diversos pesquisadores. A Inserção Ecológica é uma metodologia qualitativa fundamentada na Teoria Bioecológica do Desenvolvimento Humano, que orienta a inserção do pesquisador nos contextos ambientais a serem investigados. Este artigo pretende discutir procedimentos de Inserção Ecológica utilizados em uma pesquisa de doutorado que tem por objetivo investigar a relação família e escola, numa perspectiva bioecológica. Serão apresentados recortes do Diário de Campo, a fim de discutir sobre a importância do período de vinculação entre pesquisador e participantes e sobre a utilização da observação naturalística como recurso indispensável às pesquisas que se propõem a investigar as interações entre as pessoas em seus contextos de desenvolvimento.

16:15
Saúde Psicológica: Representação em Profissionais da Saúde
SPEAKER: unknown

ABSTRACT. Os profissionais de saúde são responsáveis por garantir a prestação integral de cuidados de saúde. Nessa direção, o objetivo do presente estudo é explorar as representações sobre saúde psicológica nos profissionais de saúde. A pesquisa de cunho qualitativo, explora profundamente as entrevistas através da análise do conteúdo proposta por Bardin (1977). A representação que esses profissionais fazem serve como norte para as ações de conscientização a práticas saudáveis para o dia-a-dia.

The Health professionals are responsible for ensuring the full delivery of health care. In this direction, the objective of this study is to explore the representations of psychological health in health professionals The qualitative research, deeply explores the interviews through content analysis proposed by Bardin(1977). The representation that these professionals do serves as guide for awatreness actions to healthy practices for day by day.

16:18
A repercussão do diagnóstico e tratamento do câncer de mama no contexto familiar
SPEAKER: unknown

ABSTRACT. O objetivo foi compreender, na visão da mulher submetida ao procedimento cirúrgico, a repercussão do diagnóstico e tratamento do câncer de mama no contexto familiar. Pesquisa de abordagem qualitativa, empregando a técnica da Análise de Conteúdo. Foi desenvolvida em entidade de assistência social denominada BOTUCCAM. A amostra foi composta por treze mulheres com diagnóstico de câncer de mama, e que realizaram cirurgia conservadora e/ou mastectomia. Uma vez coletados os depoimentos, estabeleceram-se as categorias que construíram este estudo e a partir da análise de conteúdo, determinaram-se sete categorias: o impacto do diagnóstico ao receber a notícia, o apoio da família, a crença em Deus, o apoio da paciente na aceitação do diagnóstico no contexto familiar, a presença da família durante tratamento, a solidariedade da família e amigos, e a aceitação da família. O contexto familiar proporcionou melhoria no estado geral das mulheres, assegurando-lhes maior autoestima e confiança na sua reabilitação.

16:21
A Análise Textual Discursiva no estudo das concepções de interdisciplinaridade de professores de Ciências e Matemática
SPEAKER: unknown

ABSTRACT. O presente trabalho relata estudo que se propõe a responder à seguinte pergunta: Quais são as percepções de um grupo de professores sobre interdisciplinaridade em sua relação com aprendizagem em Ciências e Matemática? A pesquisa envolve a Análise textual Discursiva - ATD (Moraes e Galiazzi, 2013) de depoimentos de professores de Ciências e Matemática, contendo relatos de situações de sala de aula, nas quais os sujeitos entendem estar presente a interdisciplinaridade. Esse procedimento de análise permitiu a emergência das percepções sobre o que é interdisciplinaridade, sobre interdisciplinaridade como ilusão de mudança no espaço pedagógico e sobre interdisciplinaridade como possibilidade real de mudança no espaço pedagógico.

16:24
CAMINHOS DE LUTAS POR HABITAÇÃO DOS SEGMENTOS POPULARES: reflexões sobre o caso do Recife-Brasil

ABSTRACT. O processo de ocupação de terras urbanas denota o enfrentamento dos segmentos populares para assegurar um lugar para habitar, instalando sua moradia. Este artigo busca discutir sobre as lutas sociais urbanas por terra para habitação, habitação e infraestrutura. O estudo realizado na cidade do Recife, capital do estado de Pernambuco, Brasil, contempla o período entre os anos de 1964 a 1985. Anos nos quais o país enfrentava tempos de ditadura militar que rebatia fortemente nas formas de organização da sociedade. A metodologia empregada esteve sustentada em pesquisa qualitativa, incluindo a coleta de informações em jornais e entrevista aplicadas com lideranças representativas envolvidas, protagonistas de lutas sociais e participantes de entidades da organização popular, no Recife, adicionado com aprofundamento teórico-analítico.

16:27
Representações sociais dos usuários do Sistema Único de Saúde do Brasil acerca das práticas corporais/atividades físicas na atenção primária à saúde
SPEAKER: unknown

ABSTRACT. O estudo qualitativo-descritivo realizado no interior do Ceará-Brasil investigou as representações sociais das atividades físicas na atenção primária à saúde. Foram entrevistados usuários participantes e não-participantes das atividades físicas promovidas pelo Núcleo de Apoio a Saúde da Família. O roteiro de entrevista abordou temas sobre as práticas corporais e profissional que a executava. As entrevistas foram analisadas através da análise de conteúdo. As categorias referentes à importância e impacto da atividade física na saúde foram: usuários participantes - benefícios psicossociais, físicos; usuários não-participantes - tratamento de doenças ósseas, redução do peso corporal. Os usuários sentiram-se motivados a participarem das atividades pela melhoria da saúde, incentivo do profissional de educação física. Os não participantes sentiram-se desmotivados por não saberem da existência das atividades, pelo medo da violência. O profissional e as atividades realizadas pelo foram elogiados. Entretanto, encontrou-se a carência da recomendação das atividades por parte dos outros profissionais da saúde.

16:30
Estratégia Saúde da Família e Território: percepção dos trabalhadores da atenção básica em saúde
SPEAKER: unknown

ABSTRACT. A territorialização dentro da Estratégia Saúde da Família (ESF) faz parte do processo de planejamento por possibilitar o reconhecimento das áreas de riscos da comunidade, os pontos de referência e as vulnerabilidades de infraestrutura entre outros aspectos essenciais para desenvolver planos de cuidado. Nosso objetivo foi analisar a percepção dos trabalhadores que compõe as equipes de saúde acerca do papel/objetivos da Estratégia Saúde da Família e do processo de territorizalização. Pesquisa qualitativa, com uso de entrevista semiestruturada para coleta de dados, realizada em Unidades de Saúde da Família. Os sujeitos foram profissionais de nível médio e superior, selecionados por meio de amostra aleatória simples, totalizando 22 entrevistados. Discussão e análise foram submetidas à análise de conteúdo, modalidade temática. A territorialização deve ser melhor explorada pelas equipes da ESF podendo ser um meio de fortalecimento da rede de Atenção Primária à Saúde e de promoção de cuidados mais resolutivos.

16:33
EDUCAÇÃO PERMANENTE: AVANÇOS, DESAFIOS PARA A GESTÃO EM SAÚDE NO BRASIL
SPEAKER: unknown

ABSTRACT. Em 2004 institui a EPS como política nacional, estabelecendo a articulação entre a formação, gestão, atenção à saúde e participação social. Nesse sentido, considera-se a gestão de grande importância para a efetivação da EPS. Pergunta-se: Quais os avanços e desafios da Educação Permanente em Saúde para os gestores do SUS? O objetivo geral foi conhecer avanços e desafios da educação permanente para a Gestão em Saúde. Revisão integrativa da literatura, cujos resultados mostraram que a Educação Permanente é uma importante estratégia nas mudanças das práticas de saúde e implica em desafios para a gestão. Os desafios configuram-se como: garantia da discussão coletiva dos problemas de saúde e necessidades educativas, distanciamento entre os formuladores da política e realidade local vivenciada pela gestão, reduzido apoio à gerência do serviço, dificuldades de financiamento ocasionadas pela lenta burocracia; desmotivação dos profissionais gestores.

16:36
Health in the Riverine Communities of North Brazilian Region: Systematic Literature Review
SPEAKER: unknown

ABSTRACT. Objective: To gather evidences on the health of riverine communities located in the northern region, in the Brazilian Amazon for the synthesis of pre-existing data. Methodology: Systematic literature review of published studies in the databases (SciELO, BVS, BVS-Psi, MEDLINE and Lilacs), by combining the key words: "riverine" and "health" in articles published in full text format, available online. Results: 169 articles were identified, which 20 articles corresponded objectively the inclusion criteria. There is a predominance of epidemiological studies, observational kind, with descriptive design that show the influence of social determinants related to the occurrence of health problems and risk factors in the context of these communities. Conclusion: The findings indicate the main biopsychosocial factors focus in health issues of riverine communities, which have similarities in health challenges, set by the territorial isolation and limited care access, constituting a group with peculiar demands to the official health system.

16:39
Iniciação Científica e Produções na Associação Nacional de Pós-graduação e Pesquisa em Educação: saberes, investigação e qualidade
SPEAKER: unknown

ABSTRACT. Este estudo tem como objetivos discutir os sentidos e os significados da iniciação científica (IC) a partir das publicações da Associação Nacional de Pós-graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd), no período de 2010 a 2015, visando entender as inter-relações entre IC, produção científica e qualidade na educação superior. Trata-se de uma investigação qualitativa, do tipo estado do conhecimento, que revela o processo de construção do saber com vistas à identificação de duplicações, contradições e, sobretudo, lacunas no campo conceitual e epistemológico. Os resultados sinalizam produções expressivas para a formação de professor quando relacionadas às experiências de pesquisa e ao trabalho docente e às tendências educacionais dentro de uma dinâmica articuladora entre IC, ciência, pesquisa e formação do indivíduo a partir de abordagens locais que avaliam o contexto global.

16:42
Actitud ante relaciones sexuales casuales. Un estudio comparativo entre población universitaria española y sueca
SPEAKER: unknown

ABSTRACT. En estudios realizados en España y Suecia se ha constatado que la juventud percibe que las mujeres tienen mayor facilidad para mantener contactos sexuales esporádicos debido a la mayor predisposición masculina. El presente trabajo tiene como objetivos principales conocer la actitud que manifiesta la juventud ante el sexo ocasional en función del género y examinar si existen diferencias entre una muestra de jóvenes españolas/es y suecas/os. Para ello, se realizaron 9 grupos de discusión en ambos países en los que se presentaba un supuesto. En él les surgía la posibilidad de mantener relaciones sexuales con una persona que acababan de conocer y se les preguntaba acerca de la decisión que adoptarían y los motivos. Los resultados se han analizado mediante el programa de análisis de contenido NVIVO11.

16:45
Política de Formação Docente: a Universidade Aberta do Brasil e a Formação Inicial e Continuada Docente para a Educação de Jovens e Adultos
SPEAKER: unknown

ABSTRACT. O artigo tem como objeto de estudo a politica de formação e valorização docente Universidade Aberta do Brasil (UAB), visando agregar análises aos estudos de Gatti et al (2011), Carvalho & Pimenta (2010) e Brzezinski (2014). Traz o foco na formação de educadores de jovens e adultos, via perspectiva da sociologia crítica. Trata de pesquisa teórico-empírica que constata a fragmentação e a oferta desordenada de cursos de formação inicial e continuada, que apenas em cerca de 10% os contempla a Educação de Jovens e Adultos como modalidade de educação básica. Conclui pela necessidade de acompanhamento do Estado e da sociedade civil e de novas pesquisas voltadas para a eficácia e efetividade da UAB.

16:48
A (re) leitura da formação em saúde a partir dos moldes contemporâneos de ensino-aprendizado
SPEAKER: unknown

ABSTRACT. Os Ministérios da Saúde e da Educação no ano de 2005 propuseram o Programa Nacional de Reorientação da Formação Profissional em Saúde – Pró-Saúde, com a intenção de promover a reformulação nos processos de ensino e possibilitar um olhar crítico e ampliado do processo saúde-doença. O objetivo deste trabalho foi analisar as propostas e relatórios aprovados nos editais de uma Instituição de Ensino Superior da região Centro Oeste do Brasil. Trata-se de uma pesquisa documental, de cunho qualitativo. A partir da análise das propostas e relatórios, foram encontradas quatro categorias: historicidade do processo de implementação e desenvolvimento dos programas de reorientação da formação em saúde; avaliação do Pró-Saúde/Pet Saúde; entraves do processo de mudança da formação em saúde e mudanças geradas a partir da implementação dos programas de reorientação da formação em saúde. Pode-se afirmar que as políticas indutoras de mudança na formação oportunizam a comunicação e interação entre os cursos da área da saúde, por meio do trabalho em equipe aumentando a articulação ensino-serviço e a qualificação do trabalho dos profissionais. As dificuldades e os avanços do processo de mudança da formação em saúde, demonstraram que este é permeado por valores, simbologias e readaptações, entre outros sentimentos que influenciaram no perfil dos profissionais, docentes e discentes.

16:51
Ensina como eu digo e ensina como eu ensino: aprendizagem por meio de metodologias que propiciem o apreender

ABSTRACT. Este trabalho buscou analisar qualitativamente o ganho na aprendizagem dos discentes na disciplina de Linguística Aplicada ao Ensino de Português por meio da aplicação de metodologias de aprendizagem que possibilitassem a interação entre os estudantes e entre eles e a docente mediador na construção do conhecimento. O aporte teórico utilizado foi Vasconcellos (1992; 2005), Pimenta e Anastasiou (2002) e Anastasiou (2002). Pesquisa realizada em conformidade com o paradigma interpretativista, abordagem qualitativa descritiva, cujos dados foram coletados por meio da observação participante. A pesquisa foi aplicada com vinte e um discentes da turma 2015-2 de Linguística Aplicada ao Ensino do Português. Tanto na percepção da pesquisadora quanto dos estudantes envolvidos houve ganhos no processo de aprendizagem em razão do uso de metodologias que privilegiaram o apreender.

16:54
Etapas da análise de conteúdo complementadas por ciclos de codificação: possibilidades a partir do uso de software de análise qualitativa de dados
SPEAKER: unknown

ABSTRACT. O objetivo deste trabalho é discutir estratégias de análise de dados qualitativos de forma a facilitar a escolha de tratamentos aplicados a estes tipos de dados. Como base teórica para a discussão, utilizamos Bardin (2010) e Saldaña (2013), pois ambos os autores tratam do processo de análise de dados qualitativos. Associamos a esta discussão as alternativas oferecidas pelo software Atlas.Ti para o tratamento e análise de dados em ambas as perspectivas. O estudo revelou que é possível uma análise qualitativa de conteúdo mesclando Bardin (2010) e Saldaña (2013), pois esta associação potencializa a criatividade e a descoberta por meio das diferentes possibilidades de codificação, as quais nos permitem responder com maiores detalhes qualitativos nossas questões de pesquisa.

16:57
Identidad y políticas trans en los espacios transnacionales. Un análisis foucaultiano e interseccional del discurso
SPEAKER: unknown

ABSTRACT. Resumen. Los estudios sobre migraciones transnacionales están atravesados de debates sobre la relación que hay que establecer entre los factores estructurales y la agencia individual a la hora de abordar este tipo de migraciones, así como la manera de superar planteamientos dicotómicos de esta problemática epistemológica y metodológica. Con el objetivo de hacer una contribución a estos debates, se presenta un estudio realizado con personas trans inmigradas en Francia y España en el que se han utilizado metodologías cualitativas de análisis propias de la psicología social discursiva y un enfoque interseccional característico de los estudios feministas.

17:00
AÇÕES DE PROMOÇÃO DA SAÚDE NA ATENÇÃO PRIMÁRIA À SAÚDE: O PROGRAMA DE LIAN GONG EM 18 TERAPIAS DE BELO HORIZONTE, MINAS GERAIS, BRASIL
SPEAKER: unknown

ABSTRACT. As ações de promoção da saúde provêm melhora da qualidade de vida por meio de programas como o Lian Gong em 18 Terapias (LG18T). É uma prática corporal capaz de prevenir e tratar a saúde buscando o cuidado contínuo. O objetivo foi apresentar a metodologia utilizada para avaliar as ações de Promoção da Saúde desenvolvidas no programa de Lian Gong da Secretaria Municipal de Saúde de Belo Horizonte. Trata-se de um relato de experiência da aplicação de 13 grupos focais para avaliação de um programa de promoção da saúde. Os resultados obtidos nos grupos focais constituíram importantes elementos a serem trabalhados com os profissionais da saúde, gestores e usuários. Eles foram também analisados à luz dos referenciais teóricos e metodológicos disponíveis no campo de conhecimento da saúde pública. Concluiu-se que a escolha do Grupo focal foi adequado, pois demonstrou a importância da avaliação das políticas públicas, na perspectiva do olhar qualitativo.

17:03
Avaliando SaaS através de métodos combinados de investigação
SPEAKER: unknown

ABSTRACT. Hoje em dia, já quase todos os decisores de estratégias de TI nas organizações são levados a considerar a adoção de SaaS (Software como Serviço) para suporte aos seus processos de negócio como uma solução de TI, pelos benefícios de conveniência associados à tecnologia ou competição no mercado. Muitas vezes, os decisores das estratégias de negócio consideram apenas os incentivos atraentes do uso de SaaS ignorando os impactos associados às novas tecnologias. É necessário ter uma visão holística das implicações no desenvolvimento, no fornecimento, na utilização e operacionalização de SaaS nos diferentes tipos de empresas. A presente pesquisa adota vários destes fatores de risco, como fatores dignos de avaliação de impacto do SaaS para comprovar a sua legitimidade com um estudo combinado quantitativo-qualitativo.

17:06
A Espiritualidade na Arte do Cuidar: experiência do idoso hospitalizado com câncer
SPEAKER: unknown

ABSTRACT. Resumo: O cuidado de Enfermagem é uma arte que requer atenção em todas as dimensões do ser humano. A inclusão da espiritualidade no cuidado tem sido enfatizada pela sua influência na qualidade de vida. Objetivos: Desvendar o significado da espiritualidade no enfrentamento do câncer e delinear a relevância do serviço de saúde em oferecer uma assistência espiritual como suporte durante a internação hospitalar. Métodos: A pesquisa do tipo descritivo exploratória com análise qualitativa, baseada no método de análise de Conteúdo de Bardin. Participaram do estudo 21 pacientes internados na unidade de oncologia. Resultados: Foram identificadas quatro categorias: “O impacto do câncer na vida do idoso”; “Fé antídoto para o sofrimento”, “Espiritualidade na hospitalização como suporte no enfrentamento do câncer”, “Espiritualidade e a Enfermagem: O bálsamo no cuidado”. Consideração Final: A confirmação do diagnóstico de câncer é impactante, a fé atua como sustentáculo durante o enfrentamento da doença.

17:09
Ferramentas Quantitativas e Qualitativas para Avaliação da Sustentabilidade das Edificações
SPEAKER: unknown

ABSTRACT. Atualmente verifica-se que a indústria da construção vem utilizando várias ferramentas para avaliar o ciclo de vida das suas construções. O objetivo deste artigo é o de apresentar e identificar as principais ferramentas qualitativa e quantitativas juntamente com seus pontos fortes e suas limitações. As qualitativas são baseadas no desempenho ambiental relativo da construção que é expresso numa única contagem final, sendo sua maior vantagem a agilidade das informações. As quantitativas são mais precisas e contam com elaboração de inventários de fluxos de materiais e de energia, não contemplando todos os aspectos ambientais avaliados devido a excassez de dados. Entretanto, há um grande consenso internacional no sentido que as metodologias qualitativas estão tomando como referência as metodologias quantitativas e que uma ferramenta pode ser perfeitamente complementar da outra.

17:12
ESTRATÉGIAS E DESAFIOS DOS ENFERMEIROS DA ATENÇÃO BÁSICA PARA O TRATAMENTO SIMULTÂNEO DA SÍFILIS
SPEAKER: unknown

ABSTRACT. Analisar as dificuldades e estratégias dos enfermeiros da Atenção Básica para adesão dos parceiros sexuais das gestantes com diagnóstico de sífilis, ao tratamento simultâneo da doença foi o objetivo deste estudo. Trata-se de uma pesquisa qualitativa do tipo exploratório descritiva, desenvolvida com nove enfermeiras da estratégia Saúde da Família do município de Sobral, Ceará. Para coleta de dados, utilizou-se a entrevista e os resultados foram analisados conforme a técnica de categorização das falas das participantes Por meio dos dados empíricos foram construídas duas categorias: Estratégias adotadas pelas enfermeiras para adesão ao tratamento dos parceiros de gestantes com sífilis e Desafios na adesão ao tratamento dos parceiros de gestantes com sífilis. Evidenciou-se que os enfermeiros possuem percepção ampla acerca dos aspectos relativos à adesão ao tratamento, mas necessitam de melhor embasamento científico e prático para realizar as atividades de maneira eficaz diante do manejo dos parceiros sexuais com sífilis.

17:15
Educação para a autonomia em Lares de Infância e Juventude
SPEAKER: unknown

ABSTRACT. Justificada a preocupação dos profissionais com a autonomia de residentes em instituições de acolhimento de longa duração, realizou-se um Estudo de Caso, documentado por parte de 14 entrevistas semiestruturadas, abertas-fechadas e uniformizadas, dirigidas a educadores e técnicos em Lares de Infância e Juventude (LIJs), situados em Braga – Portugal. Apresentam-se segmentos de texto comentados, sobre as suas perceções da individualidade dos mais jovens, com o recurso ao software MAXQDA12. Com o código autonomia, criaram-se subcategorias: Projeto Umbrela, viver outra nova realidade, apartamento de pré autonomia e dificuldades de autonomização, associadas a código experiência acompanhada após saída. Concluiu-se que as necessidades não mudarão por se viver numa instituição, sendo que a autonomia exija um suporte emocional nas relações prévias de reciprocidade. Se as normas de um LIJ implicam a organização de espaços e de tempos comunitários estáveis, a proteção do futuro dos ex-residentes valoriza-se na fase de preparação para a independência.

17:18
Perfil metacognitivo e meta-afetivo de alunos de um programa doutoral português na área das multimídias
SPEAKER: unknown

ABSTRACT. O perfil metacognitivo e meta-afetivo de alunos é resultado da investigação de doutorado da autora no PDMMEDU da Universidade de Aveiro, Portugal. O referencial teórico aborda a aprendizagem na perspectiva metacognitiva, e faz referências a afetividade na aprendizagem a distância. Também destaca as características de um ensino híbrido (o b-learning), que caracteriza a modalidade do programa, assim como as tecnologias adotadas para sustentar a execução do aprendizado online. A pesquisa quanti-qualitativa, empregou técnicas para coleta de dados como focus group e questionários, cujos dados foram analisados com o auxílio do software WEBQDA (focusgroup) e análise estatística (questionário). Os alunos pertenciam a 2 edições do programa: turma de 2009-2013 e turma 2010-2014. O perfil constituído com os dados revelados por estes participantes foram elementos constituintes de mudanças já implementadas com o segundo grupo estudado e em análise pelos professores também abordados sobre a temática que intercruzou esta investigação.

17:21
ENSINO DO DIREITO SANITÁRIO NOS BACHARELADOS DE ENFERMAGEM E DIREITO: análise de caso brasileiro
SPEAKER: unknown

ABSTRACT. O direito sanitário tem-se apresentado como alternativa para enfrentamento dos problemas do sistema de saúde brasileiro. Considerando esta premissa objetivou-se analisar o ensino do direito sanitário em Bacharelados de Enfermagem e Direito em um estado do Nordeste brasileiro. Orientados pela epistem qualitativa, realizou-se estudo documental que tomou como unidade de análise projetos pedagógicos de cursos (PPCs) nas áreas da Enfermagem e do Direito. Os cursos foram selecionados considerando o Exame de Desempenho realizado pelo Ministério da Educação do Brasil. Seis cursos foram analisados, três de Enfermagem e três de Direito no ano de 2015. Coleta de dados realizada a partir de roteiro. A análise de conteúdo subsidiou a descrição, análise e interpretação dos dados. Verificou-se que é insipiente o ensino do Direito à saúde e que não há evidências de métodos e estratégias educacionais nos PPCs que estimulem o desenvolvimento de competências para atuação na área do direito sanitário.

17:24
Pesquisa qualitativa em avaliação de programas de saúde: emergência de conteúdos e vozes ocultos pela ausência de dados oficiais e subnotificação
SPEAKER: unknown

ABSTRACT. O trabalho versa sobre a experiência da incorporação das percepções dos atores sociais na avaliação de um programa de saúde e suas potencialidades em contextos de fragmentação de ações e subnotificação de dados. Embora na realidade de países periféricos a utilização de metodologias qualitativas seja dificultada pela incipiência em avaliação de programas, a possibilidade de emergência de conteúdos ocultos provenientes das falas pode preencher as lacunas abertas pela subnotificação e direcionar ações e recursos enquanto este cenário não for superado. Ademais, a utilização da avaliação de programas ampliada pela perspectiva dos participantes pode se configurar em um importante instrumento de participação e responsabilização sociais, minimizando efeitos de políticas e ações verticalizadas e descontínuas, auxiliando na geração de informações oportunas e adequadas ao entendimento dos diferentes contextos locais e experiência de atores sociais.

17:00-17:30Pausa para Café
17:30-18:30 Session 13: Conferência de Encerramento/Conferencia Final: "Investigar como Práctica Emancipadora" (idioma: español)

Investigar como Práctica Emancipadora

José Ignacio Rivas Flores, Universidad de Málaga.

La situación de la investigación en los tiempos actuales está en consonancia con el avance de las políticas neoliberales y el modo como estas están colonizando los diversos espacios de la vida social, cultural y política. El ámbito educativo suele ser terreno propicio para la controversia ideológica, lo cual incluye también el ámbito de la investigación. En el momento actual el debate educativo se está haciendo de acuerdo al proyecto neoliberal, lo cual limita de forma radical la posibilidades de una educación de carácter emancipador. Este proceso de colonización empieza por la propia educación, sometida a lo que se puede denominar el orden escolar hegemónico, caracterizado por la tecnocratización creciente, la administrativización de la vida escolar y el gerencialismo imperante. Pretendo, en esta presentación, mostrar cuales son las propuestas que están marcando esta agenda, en lo que denomino "moral neoliberal", especialmente en tres ámbitos: las lógicas, las políticas y las prácticas de investigación. En cuanto al primero podemos hablar de dos dimensiones, la epistemológica y la metodológica, centradas en ambos casos en el alejamiento e independencia respecto a los sujetos, la desvinculación entre teoría y práctica y la jerarquización y elitización del conocimiento. En relación a las políticas se constata el exceso de regulaciones, así como la dependencia del sistema productivo. Por último nos encontramos con unas prácticas mercantilizadas y dominadas por el mérito antes que por la significatividad. Frente a esta situación se hace necesario situar la investigación educativa en la línea de la emancipación social, cultural y política. Para ello planteo un guión de propuestas contrahegemóicas necesarias para dar un giro radical, tanto desde el punto de vista de las lógicas, como de las políticas y las prácticas. Entender la investigación como una práctica emancipadora supone centrarse en el sujeto y horizontalizar la relación de investigación en todas sus dimensiones. 

Location: Auditório da Ordem dos Contabilistas Certificados
18:30-19:00 Session : Cerimónia de Encerramento/Sesión de Clausura

António Pedro Costa, Coordenador do CIAIQ e do ISQR
Francislê Neri de Souza, Comissão Organizadora do CIAIQ2016 e do ISQR2016 
Taiz Barbariz, Sociedade de Estudos e Pesquisa Qualtativos
Mª Cruz Sánchez Gómez, Directora del Departamento de Didáctica Organización y Métodos de Investigación de la Facultad de Educación da Universidade de Salamanca