CIAIQ2017/ISQR2017: 6º CONGRESSO IBERO-AMERICANO EM INVESTIGAçãO QUALITATIVA AND 2ND INTERNATIONAL SYMPOSIUM ON QUALITATIVE RESEARCH
PROGRAM FOR THURSDAY, JULY 13TH
Days:
previous day
next day
all days

View: session overviewtalk overview

09:00-10:00 Session 6A: Artículos Breves 2/Artigos Curtos 2

Formato Mesa Redonda

Location: Sala 1
09:00
Narrativas de resistência no mundo do trabalho: um estudo psicossocial em andamento sobre as origens da Economia Solidária brasileira
SPEAKER: Cris Andrada

ABSTRACT. Estudo pós-doutoral em andamento, objetiva compreender as origens da Economia Solidária brasileira a partir da perspectiva de trabalhadores/as pioneiros. Adota a história oral e os estudos psicossociais sobre memória social como referenciais teórico-metodológicos. Como resultados, pretende produzir e analisar um conjunto de narrativas sobre a fundação do movimento social em questão. Para tanto, realizamos dez entrevistas prolongadas, semiabertas, com trabalhadores indicados por organizações de representação do movimento, selecionados por meio de critérios qualitativos de representatividade (de modo a contemplar diferentes regiões geográficas e setores da economia). As entrevistas encontram-se em fase final de edição e devem ser analisadas de acordo com o marco teórico adotado, qual seja, os estudos sociológicos e filosóficos da vida cotidiana. De modo geral, espera-se contribuir para a compreensão das circunstâncias que orientaram os trabalhadores da Economia Solidária brasileira a organizá-la, como também para o registro da memória social do movimento.

09:10
Formação acadêmica para busca de informação e sua relação com as tecnologias digitais: resultados preliminares do caso do Brasil

ABSTRACT. Visando descrever e interpretar como as universidades brasileiras preparam acadêmicos para o processo de aquisição do conhecimento e seus impactos a partir do conhecimento das tecnologias digitais de informação e comunicação, buscamos em documentos acadêmicos o que se diz sobre a (in)formação e seu tratamento em nível universitário. Para tanto, partimos do pressuposto que os regulamentos institucionais são base para construção dos currículos e, consequentemente, sua efetivação nos projetos pedagógicos dos cursos. Selecionamos regulamentos relativos à organização didática de dez instituições de ensino superior, no Brasil, para serem analisados. Foi utilizada uma abordagem qualitativa por meio de análise de conteúdo. Os resultados mostraram que as instituições de ensino superior apresentam em seus regulamentos indicativo de que a pesquisa, em sentido amplo, deve ser fomentada no universo acadêmico por meio de recursos financeiros, tecnológicos e humanos.

09:20
Construcionismo Social: contribuições para a pesquisa qualitativa

ABSTRACT. Entende-se o Construcionismo Social (CS) enquanto uma proposta pós-moderna, que assume uma postura crítica em relação à ciência tradicional, a qual está ancorada em aspectos modernos e considera que há uma realidade objetiva a ser investigada. O foco da pesquisa construcionista está centrado no processo de como são produzidos sentidos para as coisas, e não nas coisas em si, como se fosse possível extrair uma verdade delas. Portanto, a pesquisa científica quando realizada a partir de uma postura construcionista é descrita como um processo relacional, no qual existem múltiplos discursos, contidos de múltiplas verdades, que por vezes podem ser concorrentes. Nesse sentido, esse trabalho apresenta possibilidades da adoção de uma postura construcionista associada ao uso de quatro métodos qualitativos: narrativas, análise de discurso, etnografia e pesquisa-ação. Tais recursos teóricos apresentados almejam potencializar e qualificar a compreensão dos pesquisadores qualitativos que trabalham ou buscam se aproximar da postura construcionista social.

09:30
Análise de níveis de prontidão: uma proposta para empresas nascentes

ABSTRACT. As empresas nascentes, do tipo Startups, são criadas para entregar um novo produto ou serviço sobre condições de extrema incerteza, com um modelo de negócios a ser validado e executado com eficiência. Contudo, precisam validar a concepção do produto ou serviço, levantar investimentos e gerar receita pela comercialização em um mercado desconhecido. Como estas empresas podem identificar o momento se lançar no mercado e convencer investidores sobre o seu negócio. Este artigo analisa modelos de referência para medida de níveis de prontidão que visam alinhar os requisitos de projeto com os recursos planejados, levando em conta níveis aceitáveis de risco. A avaliação dos níveis é verificada por meio de evidências qualitativas e documentais.

09:40
ARQUEOLOGIA DISCURSIVA: os saberes constitutivos de enfermeiras militantes

ABSTRACT. Objetivo: analisar o saberes constitutivos de enfermeiras militantes. Método: pesquisa histórica baseada no método de história oral com abordagem qualitativa, realizada como onze (11) enfermeiras que militaram/militam pelas questões profissionais a partir da década de 80 no estado da Bahia. Os dados foram coletados por entrevista semi-estruturada, organizados através do software n-vivo 10 e analisado baseado na hermenêutica dialética. Resultados: identificamos os saberes pedagógico, administrativo, saúde coletiva, sociológico e de formação sindical. Considerações Finais: Os saberes constitutivos de enfermeiras militantes estão inscritos entre as Ciências Sociais, distanciados da Medicina. Em destaque, os saberes pedagógico, político, de saúde coletiva, sociológico e de formação sindical. E Associação Brasileira de Enfermagem é identificada como espaço de formação política.

09:00-10:00 Session 6B: Artículos Breves 2/Artigos Curtos 2

Formato Mesa Redonda

Location: Sala 2
09:00
Transmisión de la memoria sobre los difuntos en la Ofrenda de Día de Muertos: El caso de Tlayacapan, Morelos

ABSTRACT. Se abordó el proceso de transmisión de la memoria sobre los difuntos, a través del ritual de la Ofrenda de Día de Muertos en una familia de Tlayacapan, Morelos. Se trabajó desde la metodología cualitativa y a partir de un enfoque multirreferencial. Se llevaron a cabo observaciones participantes durante las diversas fases del ritual de la ofrenda, así como entrevistas informales y entrevistas familiares a profundidad. Se identificaron elementos de análisis tanto dentro del espacio doméstico como en la comunidad que permitieron la definición de categorías a partir del análisis de contenido. Se propone abordar el estudio de la memoria sobre los difuntos como una construcción sociocultural de relevancia para el grupo familiar.

09:10
El cuestionamiento de los criterios de cientificidad desde las historias de vida: el sentido de utilidad para las personas.

ABSTRACT. Se presenta el sentido de credibilidad, transferencia, dependencia, confirmación y utilidad como criterios de cientificidad en investigación cualitativa. Se presentan los criterios partiendo del sentido clásico de validez, exponiendo y razonando el cambio. Se detalla cómo se han aplicado en una investigación sobre emprendimiento con método narrativo. Para la discusión, se presenta el sentido atribuido y cómo se ha resuelto: a) respecto a la credibilidad, la construcción compartida del relato; b) para la transferencia, la trayectoria vital de la persona informante; c) la dependencia, en relación con el análisis categorial; d) la confirmación con la restitución del relato y resultados a la persona informante; y e) la utilidad, por el análisis estructural que permite las historias de vida. A modo de conclusión, se indaga sobre este último criterio, sobre el cómo, en qué sentido y con qué compromiso resultan útiles las historias de vida para la formación de las personas.

09:20
Factores que afectan al duelo de mujeres que sufren pérdidas perinatales

ABSTRACT. En este artículo se muestran los resultados preliminares de un estudio con metodología de la Teoría Fundamentada, cuyo objetivo es exponer los factores que afectan al duelo de mujeres que han sufrido pérdidas perinatales espontáneas en alguna etapa del embarazo. Se presentan los resultados de 10 entrevistas individuales en profundidad a mujeres que han sufrido pérdidas perinatales en los dos meses anteriores. Los resultados mostrados sugieren que la intensidad del duelo que sufren estas mujeres, está influenciada por diferentes factores que se interrelacionan y se sitúan a 4 niveles: a nivel individual “yo”, a nivel de los profesionales sanitarios, a nivel de la pareja-familia, y a nivel de la sociedad.

09:30
Vida independiente: la Percepción de jóvenes con discapacidad intelectual: Un Estudio de Caso
SPEAKER: Vanessa Vega

ABSTRACT. Resumen. La vida independiente es un anhelo y un derecho de toda persona, pero para las personas con discapacidad intelectual este derecho ha sido negado, pero en la actualidad se están realizando acciones para que esto cambie. La presente investigación, se enmarca en un proyecto mayor que estudia las necesidades de apoyo de las personas con discapacidad intelectual en Chile, en el que se ha detectado un tema crítico que es la vida independiente. Es por lo anterior que esta investigación tiene como propósito analizar las percepciones de jóvenes con discapacidad intelectual sobre la vida independiente. Esta investigación se enmarca en un Estudio cualitativo, que se realizó a través de un estudio de caso colectivo, tomando como lineamientos los principios de la investigación inclusiva. Entre los principales resultados destacan la conceptualización de la vida independiente centrada en ganar, el amor y las labores domésticas y la necesidad de comprender la relevancia de la interdependencia. Si bien este estudio es exploratorio tanto la metodología utilizada como la temática es relevante especialmente para países como Chile que se ven enfrentados a nuevos desafíos a la hora de ofrecer oportunidades de desarrollo a las personas con discapacidad.

Independent Living: The Perception of Young People with Intellectual Disabilities: A Case Study Abstract. Independent living is a yearning and a right of every person, but for people with intellectual disabilities this right has been denied. Yet, actions are currently being taken to change this situation. This research is part of a larger project that studies the support needs of people with intellectual disabilities in Chile, in which independent living has been identified as a critical issue. In light of these circumstances, this investigation has the purpose to analyze the perceptions of young people with intellectual disability on independent life. This research is part of a qualitative study, which was carried out through a collective case study, taking as guidelines the principles of inclusive research. Among the main results are the conceptualization of independent living centered on earnings, love and housework as well as on the need to understand the relevance of interdependence. While this study is exploratory both the methodology and the thematic area are relevant especially for countries such as Chile that are faced with new challenges in providing opportunities for development for people with disabilities. Intellectual Disability; Qualitative research; Independent life

09:40
Epistemología cualitativa y el estudio de la subjetividad en una aproximación cultural-histórica

ABSTRACT. Este trabajo, enmarcado en la plataforma de pensamiento propuesta por González Rey en su articulación entre la Epistemología Cualitativa y la Teoría de la Subjetividad, desarrolla dos núcleos de discusión: inicialmente, se expone la emergencia de la Epistemología Cualitativa como alternativa para el estudio de los procesos subjetivos y su complejidad, exponiendo tanto sus principios constitutivos como también los fundamentos de su legitimidad científica. Posteriormente, se realiza un conjunto de construcciones interpretativas a partir de varios casos singulares abordados en una institución brasilera de salud mental, como posibilidad para ilustrar la lógica de producción de conocimiento que se expresa en la Epistemología Cualitativa. En esta producción teórico-empírica, se muestra el valor heurístico de la Teoría de la Subjetividad para estudiar fenómenos complejos de lo psicológico.

09:00-10:00 Session 6C: Artículos Breves 2/Artigos Curtos 2

Formato Mesa Redonda

Location: Sala 3
09:00
CUIDADO AO DOENTE HOSPITALIZADO: VISÃO DO CUIDADOR FAMILIAR

ABSTRACT. The research topic allows the discussion about the dynamics of the family caregiver and the causes of non-daily stress leading to physical and emotional complications to the caregiver, loss of freedom and overload. Objective: to describe the profile of the caregiver during hospitalization, of people with chronic diseases, as obstacles, as difficulties and limitations experienced by them, and as strategies used to cope with the illness. Methodology: qualitative in the application of semi-structured interview to six caregivers in a teaching hospital in the Central West region of Brazil, without period from September 10 to 15, 2014. Results: The application of the interview allowed a characterization of the deep narratives, which showed Significant affections between the patients and their caregivers. Despite the structural difficulty, caregivers discover effective ways of dealing with the patient and create strategies to alleviate the suffering caused by the disease. A predominance of females was observed.

09:10
Boas práticas de enfermagem junto à nutriz na prevenção de perdas do leite humano ordenhado

ABSTRACT. O estudo objetivou analisar o conhecimento das nutrizes acerca da ordenha do leite humano e as boas práticas a elas transmitidas pela equipe de Enfermagem na prevenção de perdas do leite humano ordenhado. Estudo exploratório-descritivo, com abordagem qualitativa, realizado no Banco de Leite Humano de um hospital público estadual localizado na cidade de Fortaleza, Ceará, Brasil, no período de agosto a setembro de 2015. Foram observadas nutrizes e enfermeiras quanto às boas práticas relacionadas à ordenha do leite materno. Conclui-se que os profissionais da saúde e a correta capacitação das nutrizes são atores diretos no sucesso de tais práticas. Portanto, ambos os polos devem ser capacitados e manter um diálogo permanente, e, se possível, criando um vínculo social, a fim de garantir a minimização das perdas na ordenha do leite humano.

09:20
Interrogando a constituição de grupos de interesse na saúde mental dentro de segmentos de trabalhadores de gestores

ABSTRACT. Este trabalho busca apresentar duas pesquisas realizadas na rede de saúde mental de dois municípios brasileiro, destacando implicações teóricas na constituição de grupos de interesse enquanto informantes da pesquisa. A primeira pesquisa foi realizada em 2014 no município de Fortaleza, em três serviços de saúde: uma Unidade de Saúde da Família (Atenção Básica), um Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) e um Hospital Psiquiátrico, tendo como informantes 22 trabalhadores dos serviços. A segunda pesquisa foi realizada em 2016 no município de Campinas-SP, em nove serviços de saúde: duas unidades de saúde da família, cinco centros de atenção psicossocial, um hospital psiquiátrico, um hospital geral e a central de regulação de leitos hospitalares, tendo como informantes 10 gestores e 6 trabalhadores dos serviços de saúde. A assistência em saúde mental é um terreno de diferentes jogos de interesse, em especial no que implica a concordância ou crítica de princípios postulados pela reforma psiquiátrica brasileira ou pelo modelo de atenção hospitalocêntrico, assim como do papel da atenção básica na atenção à saúde mental. Percebemos a manutenção de dissonâncias entre os serviços que implicam na fragmentação e descontinuidade do cuidado prestado. Valores acerca da internação, da natureza da loucura, do grau de importância da medicação e da autonomia do paciente, referem a questões consideradas estruturais ao objeto-sujeitos da avaliação da rede de saúde mental.

09:30
Aprendizagem significativa por descoberta: uma reflexão da problematização sob a abordagem de Ausubel
SPEAKER: Simone Neves

ABSTRACT. A Teoria da Aprendizagem Significativa leva em consideração que os conhecimentos prévios dos alunos sejam valorizados em sua estrutura cognitiva. Objetivou-se realizar uma reflexão acerca da aprendizagem por descoberta com vista à problematização baseado no livro de Ausubel ‘Aquisição e Retenção de Conhecimentos: Uma Perspectiva Cognitiva’ (2000). Trata-se de uma pesquisa documental realizada com um livro clássico no campo da aprendizagem significativa, nas versões impressa e digital. Esse estudo foi desenvolvido no período de julho de 2014 até dezembro de 2016. A expressão ‘resolução de problemas’ se apresentou expressiva em todo o conteúdo literário. O autor não menciona em seu livro que a abordagem de ensino varia em função do profissional, seja a área da saúde, humanas ou tecnológica, que se pretende formar. Ainda assim, são validas as abordagens de Ausubel, mas provavelmente não podem ser utilizadas em todas as disciplinas e nas práticas de algumas profissões

09:40
Uso De Tecnologia Leve na Promoção da Relação Enfermeira e Pais na UTI Neonatal

ABSTRACT. O estudo objetivou investigar o processo de comunicação entre o enfermeiro e pais de recém-nascido prematuro durante o período de internação e descrever as dificuldades na comunicação pais e enfermagem durante o período de hospitalização na Unidade de Terapia Intensiva Neonatal. Estudo exploratório-descritivo, de natureza qualitativa realizado na Unidade de Terapia Intensiva Neonatal da Maternidade-Escola Assis Chateaubriand, em Fortaleza, Ceará, Brasil. Participaram deste estudo dez mães e dois pais. Os dados foram obtidos durante o período de julho a setembro de 2014, por meio da observação sobre o processo de comunicação entre enfermeiras e pais dos recém-nascidos e uma entrevista semiestruturada. A comunicação não se apresentou como fator de interferência na relação pais e equipe de Enfermagem. Propomos aprimorar a habilidade e sensibilidade do enfermeiro e demais membros da equipe de Enfermagem, a fim de uma maior compreensão e identificação da relação emocional entre pais e filhos durante o processo de internação.

09:50
Barreiras relatadas pelo pai acerca da participação do parto no Nordeste brasileiro

ABSTRACT. A inserção do pai no cenário do nascimento traz importantes contribuições para a gestante oferecendo apoio emocional, segurança, tranquilidade, conforto, favorecendo a evolução do parto, e estabelecendo vínculo precoce entre pai-bebê colaborando para o preparo e afirmação da paternidade. Objetivou-se analisar as barreiras relatadas pelo pai acerca da participação do parto no Nordeste brasileiro. Para realização deste estudo descritivo, com abordagem qualitativa, o local foi o Hospital Distrital Gonzaga Mota de Messejana, no município de Fortaleza- CE, no período de setembro a outubro de 2016, no ambiente do alojamento conjunto. A amostra foi constituída por 26 pais, destes apenas 07 assistiram ao parto de sua mulher. O estudo permitiu analisar as barreiras para participação do pai no momento do parto, assim, o fator trabalho, nervosismo, conhecimento biomédico, se mostraram o principal motivo da não participação do pai. Nota-se a importância de desenvolver políticas públicas que garantam a efetivação do pai no parto.

09:00-10:00 Session 6D: Artículos Breves 2/Artigos Curtos 2

Formato Mesa Redonda

Location: Sala 4
09:00
Pesquisa e inovação na produção de tecnologia em saúde: interações metodológicas com a pesquisa qualitativa.

ABSTRACT. A interação entre a pesquisa (universidades) e inovação (iniciativa privada) resulta-se na produção e comercialização de procedimentos e produtos. Entretanto, no Brasil, a pesquisa dificilmente transforma-se em inovação, principalmente no caso de equipamentos para a saúde. Esse passivo é denominando “vale da morte”, pois a maioria do desenvolvimento científico e tecnológico realizados dentro das universidades brasileiras não atingem a sociedade ou o mercado, “gargalo” motivado, em parte, pela baixa integração entre universidades e setores produtivos. Esse trabalho visa, através do processo metodológico da pesquisa qualitativa, a partir da metodologia da observação direta e entrevistas de tipo qualitativa, mapear as principais dificuldades enfrentadas por um grupo de pesquisa e inovação de tecnologias em saúde no que diz respeito à transposição do denominado “vale da morte”. Os resultados apontam para a necessidade de maior integração entre universidades e iniciativa privada ainda na gênese dos projetos de pesquisa que aspiram inovação.

09:10
A Violência Obstétrica segundo a percepção das mulheres que a vivenciaram

ABSTRACT. Violência obstétrica é um tipo de violência de gênero onde há apropriação do corpo das mulheres nos processos reprodutivos, por profissionais da saúde, que prestam assistência desumana, com uso excessivo de medicalização e intervenções iatrogênicas em processos naturais. Trata-se de estudo qualitativo, cujo objetivo foi compreender, por meio do relato de 9 mulheres e à luz da perspectiva de gênero e direitos reprodutivos, a prática desta violência. Baseada na Metodologia Comunicativa Crítica, o relato comunicativo e o nível básico de análise foram os instrumentos de coleta e análise dos dados, permitindo a identificação dos elementos transformadores e exclusores, elencados nas categorias Mundo da Vida e Sistema. Os resultados apontam maior quantidade de elementos exclusores ligados ao sistema e menor incidência de elementos transformadores relacionados ao mundo da vida. Concluímos que os relatos anunciam e denunciam a violência obstétrica na rede pública de saúde e a violação de direitos humanos.

09:20
Etnografia e Netnografia no estudo sobre a participação social de jovens em uma comunidade vulnerável

ABSTRACT. Com o surgimento de novas possibilidades de sociablidade propiciadas pela Internet, surgem também novas questões de como estudar tal fenômeno, principalmente no que tange aos jovens, maiores usuários. A bibliografia na área tem mostrado pesquisas com abordagens tanto qualitativas como quantitativas, entendendo-as como complementares. Este artigo refere-se a uma pesquisa de doutorado em andamento, realizada com jovens em uma comunidade vulnerável no munícipio de Cubatão, SP, Brasil. O estudo inspira-se nos aportes teóricos da etnografia e da netnografia, balizados pela visão de mundo da Psicologia Social. Desse modo, mostram-se como metodologias capazes de dar subsídios para a compreensão dos sentidos e significados do uso da internet, seus aspectos culturais, intersubjetivos, históricos e sociais. Acredita-se que esta forma de investigação científica, comprometida com a transformação social da realidade vivencida pelos participantes do estudo, seja capaz de politizar tais experiências, abrindo possibilidades para compreensão e compartilhamento dos potenciais existentes na comunidade.

09:30
O Contributo dos Mapas Conceptuais para o Processo de Aprendizagem da Criança

ABSTRACT. O presente artigo descreve e analisa um estudo realizado no contexto da prática pedagógica em educação pré-escolar e ensino do 1º ciclo do ensino básico e que teve como base metodológica os princípios da investigação-ação. A problemática subjacente à realização do estudo relaciona-se com a contributo dos mapas conceptuais na organização e aprofundamento das aprendizagens das crianças, pretendendo identificar as vantagens e os constrangimentos na utilização desta ferramenta cognitiva. As evidências obtidas apontam para a importância da utilização dos mapas conceptuais junto das crianças da amostra pois a sua utilização permitiu que clarificassem e organizassem os seus conhecimentos, desenvolvendo estratégias de representação/visualização da organização estrutural dos conceitos, quer a nível individual, quer em grupo de pares. Por sua vez, através da metodologia de investigação-ação e das técnicas de recolha de dados utilizadas foi possível aferir, com algum rigor, os resultados obtidos, permitindo a implementação de um ciclo de planificações e reflexões promotoras de ajustamentos na intervenção pedagógica. Destacamos, ainda, o facto de, fora do contexto das intervenções investigativas, as crianças terem tido a iniciativa de construir mapas conceptuais como um recurso de sistematização e consolidação da informação, indiciando a interiorização e a generalização da sua utilização a outros conteúdos e situações.

09:40
Avaliação de Quarta Geração no contexto da Reforma Psiquiátrica brasileira

ABSTRACT. O Brasil sofreu profundas transformações no campo da saúde mental nas últimas décadas, como resultado do movimento da Reforma Psiquiátrica. Na dimensão assistencial, foram criados os chamados serviços substitutivos, redirecionando o cuidado até então prestado em hospitais psiquiátricos para dispositivos comunitários. Neste contexto, a Avaliação de Quarta Geração enquanto proposta metodológica de avaliação desses novos serviços começa a ser utilizada a partir de 2005. Entendendo a importância da participação de diferentes segmentos da sociedade nas transformações até então efetivadas, defende-se que as estratégias avaliativas participativas devam também possibilitar a inserção desses atores. O objetivo deste artigo é apresentar a análise das pesquisas realizadas que utilizaram a metodologia de Avaliação de Quarta Geração, a partir das produções de professores e acadêmicos do Grupo de Estudos e Pesquisa em Enfermagem Psiquiátrica e Saúde Mental, no período de 2005 a 2016.

09:50
Lei n. 8.069/1990 – Estatuto da Criança e do Adolescente: uma política pública para adolescente com comportamento desviante?

ABSTRACT. As discussões apresentadas nesse trabalho são de caráter preliminar, uma vez que a pesquisa não se finda nesse texto. Entretanto, é nosso objetivo refletir sobre a relação das políticas públicas para adolescente autor de comportamento desviante, com foco no debate sobre os normativos legais considerando-os uma política social para um público com características tão específicas. Empiricamente, optamos pela metodologia qualitativa, na qual sugeriu-se uma matriz de categorização de dados para o estudo da Lei n. 8.069/1990 – Estatuto da Criança e do Adolescente. Os dados serão tratados com base em técnicas da Análise de Conteúdo, considerando quatro dimensões para proceder com a análise documental, quais sejam: (i) identificação da legislação; (ii) proteção integral; (iii) adolescente/jovem; e, (iv) unidades de internação.

09:00-10:00 Session 6E: Artículos Breves 2/Artigos Curtos 2

Formato Mesa Redonda

Location: Sala 6
09:00
Compromisso do autocuidado em pessoas com doença crónica
SPEAKER: Céu Sá

ABSTRACT. O envelhecimento acresce alterações à pessoa tornando-a mais vulnerável quando associado também ao diagnóstico de doença crónica comprometendo a satisfação das necessidades de autocuidado. Este estudo visa compreender qual o impacto da doença crónica no autocuidado das pessoas idosas e qual a importância atribuída por estas ao enfermeiro na promoção do seu autocuidado. Os dados foram colhidos através de entrevista em profundidade, a pessoas idosas com doença crónica que vivem no seu domicílio e, os dados analisados pelo método de análise de conteúdo. Os participantes revelaram que a doença crónica tem implicações em todos os requisitos de autocuidado universal nomeadamente no repouso e na actividade, na alimentação, na gestão do regime terapêutico, interação social. O conhecimento obtido neste estudo visa uma melhor compreensão da realidade que estas pessoas vivem, assim como da necessidade de fazer mudanças adaptando-se aos acontecimentos de vida, descobrindo capacidades para lidar com os problemas de saúde.

09:10
Abordagem metodológica qualitativa e a pesquisa brasileira sobre marketing na Ciência da Informação

ABSTRACT. O artigo destaca o percurso metodológico para desenvolver um estudo exploratório da pesquisa brasileira na interlocução do marketing na Ciência da Informação. O corpus temático é representado pelas comunicações sobre gestão da informação e do conhecimento na perspectiva de marketing, publicadas nos anais do Encontro Nacional de Pesquisa em Ciência da Informação, principal evento da área. O objetivo do artigo é destacar a abordagem metodológica qualitativa e estimular a reflexão deste referencial metodológico no entendimento e sistematização dos aspectos teóricos e conceituais da pesquisa brasileira na interlocução de uma temática específica em determinada área do conhecimento. Conclui-se que a reflexão proposta pode ser útil na escolha dos procedimentos metodológicos adequados para cada pesquisa em sua contribuição para o conhecimento científico.

09:20
Terapia Assistida Por Animais Na Paralisia Cerebral
SPEAKER: Mauro Audi

ABSTRACT. Resumo. Diante dos diversos tratamentos que os indivíduos com paralisia cerebral (PC) realizam a terapia assistida por animais (TAA), tem sido um recurso que pode ser utilizado. A problemática investigou as respostas oferecidas por essa terapia em indivíduos com PC. O objetivo foi analisar as respostas emitidas pelos indivíduos expostos a terapia por animais. O método foi descritivo por meio de observação da situação real, participaram quatro indivíduos PC com quadros severos motores, foram observados durante cinco sessões de terapia com um cão. A análise de conteúdo foi realizada após as transcrições dos registros e separadas em categorias e subcategorias. Os resultados foram satisfatórios em relação ao desempenho motor, sensorial e comportamental. Conclui-se que a TAA pode contribuir como terapia para os indivíduos com paralisia cerebral.

09:30
Ocorrência de violência doméstica da criança no cotidiano escolar

ABSTRACT. Objetivou-se identificar ocorrência de violência doméstica da criança no cotidiano escolar. Trata-se de um estudo descritivo com abordagem qualitativa, realizado de junho 2015 a abril 2016, por meio da técnica de grupo focal, participaram do estudo 7 crianças entre 10 e 11 anos de idade, que estivessem cursando o 6° ano do ensino fundamental de uma escola pública em Fortaleza, Ceará, Brasil. A análise de dados foi realizada mediante análise temática de Minayo (2010). Aprovada pelo Comitê de Ética com o Parecer n° 618.818. Após a análise, emergiram as categorias: Modalidades da Violência Doméstica; Sentimentos Produzidos pela Violência Doméstica; Vivências da Violência. Os resultados apontaram que a violência doméstica é presente e o medo da criança pelo agressor. Conclui-se a necessidade de reflexão, pois o lar e a escola são locais que a criança deveria estar segura e tranquila, elementos indispensáveis para o desenvolvimento cognitivo, afetivo e social.

09:40
O Mito da Neutralidade Científica e o Uso da Linguagem Impessoal

ABSTRACT. Este artigo – ainda inicial, porque representativo de uma pesquisa na fase exploratória – surgiu de observações dos autores, decorrentes de sua experiência como professores de metodologia científica no ensino superior. O objetivo é discutir a artificialidade do uso impessoal (tratamento na terceira pessoa dos tempos verbais) com vistas à compreensão de uma linguagem adequada para os relatos de ciência tal como concebida atualmente, ou seja, nos relatos de pesquisa científica em geral e, em especial, das pesquisas qualitativas. O referencial teórico constitui-se de estudos que revelam as concepções positivistas e suas contraposições, sobretudo no tocante à linguagem. Está ainda em construção e carece de aprofundamentos. A metodologia utilizada envolve a análise interpretativa de documentos como trabalhos de conclusão de cursos de graduação, dissertações e teses, além de manuais de orientação para procedimentos metodológicos, elaborados por instituições universitárias. Os resultados serão apurados com a conclusão da análise daqueles documentos.

09:50
Reflexões Críticas sobre Participação em Pesquisas com Metodologias Participativas

ABSTRACT. Resumo. A participação é processo construído individual e coletivamente e, assim, também é um processo de aprendizagem nas pesquisas com metodologias participativas. Esse estudo teve como objetivo refletir acerca da participação, a partir de vivências de pesquisa com metodologia participativa. O contexto do estudo incluiu abordagem qualitativa e técnica de coleta de dados como: observação participante, entrevistas, análise documental, encontros, oficinas. Para compor a reflexão crítica, as características significativas selecionadas a partir das vivências em pesquisas com metodologias participativas foram: a questão da participação enquanto processo (níveis de participação ao longo do processo investigativo); a flexibilidade no uso de técnicas de coleta de dados: ponto-chave na construção do processo participativo; os ciclos: novos participantes, novas formas de participação. Enfatiza-se que pesquisas com metodologias participativas têm elevado potencial de inserção na realidade contribuindo assim para sua transformação.

09:00-10:00 Session 6F: Artículos Breves 2/Artigos Curtos 2

Formato Mesa Redonda

Location: Sala 7
09:00
A condição de saúde entre pessoas com doença reumática
SPEAKER: Céu Sá

ABSTRACT. A doença reumática como doença crónica compromete a saúde em todas as suas dimensões. Quando a Pessoa está doente estão presentes várias experiências subjectivas, como físicas, psicoemocionais, sociais e culturais que funcionam como indicadores para o reconhecimento da ausência de saúde. Actualmente a saúde tende a ser avaliada a partir da percepção que o sujeito tem dela. Este estudo enquadrado na teoria das representações sociais teve como objectivo compreender como a saúde e a doença são representadas em adultos e idosos com doença reumática e como podem diferir de acordo com a idade, o sexo e a evolução da doença. Para recolher os dados recorremos à técnica da associação livre de palavras e realizamos Analise Factorial de Correspondência (AFC) para identificar os universos semânticos associados aos conceitos estudados. Os participantes revelaram os graves problemas a vários níveis evidenciando perda de autonomia, tristeza, desânimo, por se sentirem diferentes das outras pessoas.

09:10
Relações entre Estresse, Saúde Mental e Suporte Organizacional em um Hospital de Ensino

ABSTRACT. A Organização Internacional do Trabalho e a Organização Mundial da Saúde, já em 1986, alertavam sobre efeitos adversos dos fatores psicossociais relacionados ao trabalho na saúde dos trabalhadores. Pesquisas vem sendo feitas visando entender e embasar ações em prol dos trabalhadores. Este artigo visa falar sobre pesquisa em desenvolvimento em um hospital de ensino em Goiânia que tem por objetivos verificar se há relação entre suporte organizacional e estresse ocupacional, se a saúde mental é moderadora da relação entre suporte organizacional e estresse ocupacional e os significados da relação entre estresse no trabalho, saúde mental e suporte organizacional para os trabalhadores que já apresentaram afastamentos do trabalho por patologias relacionadas à saúde mental. Será apresentada uma aproximação teórica sobre as variáveis estudadas e pesquisas em saúde do trabalhador realizadas no mesmo local da presente pesquisa.

09:20
Inclusão Social: Revisão Integrativa de Estudos de um Grupo de Pesquisa Brasileiro

ABSTRACT. A pressuposição de que as pessoas com transtornos mentais devam usufruir dos seus direitos de cidadão e, assim, serem incluídas socialmente levou ao objetivo da pesquisa que é compreender o processo de inclusão/exclusão social na perspectiva de usuários dos serviços de saúde mental, de seus familiares e dos profissionais desses serviços. Para isso fez-se uma revisão integrativa da literatura produzida por um Grupo de Pesquisa de uma Universidade de São Paulo-SP. Os resultados e discussões contornaram as seguintes categorias: O processo de inclusão/exclusão social para os usuários dos serviços de saúde mental; O processo de inclusão/exclusão social para familiares dos usuários dos serviços de saúde mental; O processo de inclusão/exclusão social para os profissionais dos serviços de saúde mental. Conclusão: A revisão integrativa mostrou-se um método eficaz na execução deste estudo por possibilitar acesso rápido aos resultados relevantes das pesquisas selecionadas, proporcionando um saber crítico.

09:30
Internacionalização dos Programas de Pós-Graduação em Educação: experiências discentes e de titulados/as na região sul do Brasil (2006-2016)

ABSTRACT. O estudo analisa o processo de internacionalização da Educação Superior junto aos Programas de Pós-Graduação em Educação de excelência da região sul do Brasil, entre 2006-2016. Objetiva conhecer e analisar as experiências vividas por discentes que participaram em intercâmbios internacionais, na forma de bolsas de estudo, convênios, grupos de investigação ou outros modelos e parcerias. Utiliza uma abordagem quali-quantitativa, examinando um amplo corpus documental, constituído por dados estatísticos, questionários e entrevistas semiestruradas. Como procedimento metodológico, será adotada a Análise Textual Discursiva e documental. Das 3 instituições selecionadas, até o momento, recebemos dados totais de uma e parciais de outra. Aplicamos o questionário com o primeiro grupo, onde foram identificadas 45 experiências, sendo a maioria proveniente de dois convênios existentes entre Programas de Pós-Graduação no Mercosul. Também observamos que o tempo de permanência de estudantes estrangeiros no Brasil é bastante inferior se comparado com o período que estudantes brasileiros permanecem em outro país.

09:40
Etnografia com crianças pequenas na escola: transformando o 'jardim' em campo

ABSTRACT. Apesar das crianças estarem presente em estudos etnográficos desde o início do século vinte, vemos que a partir dos estudos sociais da infância, surgidos no final do século XX, que preconiza o reconhecimento das crianças como agentes sociais e partícipes da sociedade é que a etnografia passa a ser utilizada como modo de conhecer as experiências a partir do ponto de vista das crianças de modo mais alargado. Neste breve artigo, discuto os limites e as possibilidades assentes nas etnografias com crianças pequenas na escola, na perspectiva de problematizar a ideia corrente de que as crianças, assim como as ‘plantas’, estão no ‘jardim’ da infância para virem a ‘florescer’, esquecendo-se assim de que elas antes de estarem se tornando, também são.

09:00-10:00 Session 6G: Artículos Breves 2/Artigos Curtos 2

Formato Mesa Redonda

Location: Sala 8
09:00
Levantamento Rápido Pesqueiro Participativo: O caso do Lago de Três Irmãos, Bacia do Tietê, SP, Brasil

ABSTRACT. In order to carry out the Rapid Fishing Survey-LRP, it was based on the Rapid Rural Apraisal methodology, which consists of making a survey of short time, of character, mainly socioeconomic. Prior contacts were made with fishing leaders, institutions and active fishermen, explaining the importance of their participation in the monitoring of fishing for the participatory management of fishing resources. The LRP was developed with community support in 10 municipalities, identified 09 nucleus, interviewed 102 and estimated a population of 188 fishermen. It resulted in a heterogeneous activity, constituting in two basic types, those that make fishing their main productive activity, working on average five days/ week, with average CPUE of 200 kg fisherman-1 week-1. The fisherman of the second group had fishing as a secondary activity. The LRP provided subsidies for an adequate sampling design, allowing the implementation of a monitoring plan for fishery production at Três Irmãos Lake.

09:10
Professores de Matemática: entrelaçar de vidas entre o pessoal e o profissional

ABSTRACT. Esta pesquisa em andamento teve início no segundo semestre de 2015, no Programa de mestrado profissional em Educação em Ciências e Matemática do IFG/Câmpus Jataí. Tendo por objetivo identificar o sentido e os sentimentos dos professores de Matemática em relação à profissão docente a partir da narrativa de sua história de vida. São interlocutores dessa pesquisa cinco professores de Matemática, efetivos, do ensino médio de escolas públicas de Jataí, Goiás, Brasil. Espera-se com este trabalho aprofundar estudos teórico-metodológicos sobre uso da história de vida de professores como metodologia, visando responder a seguinte pergunta: Qual a influência das histórias de vida sobre as práticas pedagógicas dos professores de Matemática do ensino médio? Numa abordagem qualitativa, propõe-se relacionar as memórias dos professores com suas práticas pedagógicas.

09:20
Mapas Analíticos em Pesquisa Qualitativa: Estratégia metodológica para formação de profissionais em saúde

ABSTRACT. Este artigo visa compartilhar uma experiência de análise em pesquisa qualitativa, que utilizou mapas analíticos como ferramenta metodológica para analisar a facilitação como prática pedagógica na formação de profissionais de saúde. Os mapas analíticos são ferramentas metodológicas que podem identificar, nos sujeitos da ação, os processos produtivos, fluxos de intensidade e afetos produzidos nas fabricações da cotidianidade do trabalho. Utilizou-se esta ferramenta para a análise de uma prática pedagógica na formação de profissionais de saúde no Brasil. Os mapas analíticos mostraram-se como ferramentas de análise cartográficas que evidenciaram os processos de facilitação da política estudada (Vivências e Estágios na Realidade do Sistema Único de Saúde no Brasil), de forma a revelar aspectos e manifestações desejantes na produção da realidade por parte dos sujeitos entrevistados. Também se mostraram capazes de cumprir a função de lentes de cartógrafo para visualizar os processos educativos e a produção da realidade no âmbito da macropolítica e da micropolítica.

09:30
Suporte familiar e metas profissionais de adolescentes com baixo
SPEAKER: Angela Marin

ABSTRACT. O objetivo deste estudo foi analisar a relação entre suporte familiar e as metas profissionais de adolescentes com baixo desempenho escolar pertencentes a classes econômicas menos favorecidas. Foi realizado um estudo exploratório, constituído por uma etapa qualitativa e outra quantitativa, do qual participaram 22 pais e seus filhos adolescentes que estavam matriculados em duas escolas da rede pública de ensino fundamental de São Leopoldo/RS, Brasil. Todos responderam a um Questionário de Dados Sociodemográficos, uma entrevista semiestruturada e o Inventário de Percepção de Suporte Familiar. Os resultados indicaram que a maioria dos participantes acreditavam que estudar era importante para o futuro pessoal e profissional, porém não traçavam metas concretas para alcançar tal realização. Além disto, os pais relataram dificuldades em apoiar os filhos em tarefas escolares, bem como para estarem presentes em reuniões e atividades da escola.

09:40
“PROJETO OU CIRCUNSTÂNCIA”: TIPOLOGIA DA ESCOLHA DE ESTUDANTES PELO CURSO DE PEDAGOGIA

ABSTRACT. Este estudo faz parte de uma pesquisa sobre Cursos de Pedagogia em nove universidades do Rio de Janeiro. Este artigo teve como foco a análise das motivações que levaram estudantes de duas universidades cariocas desse conjunto ao Curso de Pedagogia. As respostas geraram pequenos relatos que foram analisados de maneira qualitativa. As escolhas dos estudantes foram classificadas em uma tipologia construída em dois níveis. No primeiro grupo, consideramos motivações de cunho mais profissional, que chamamos de “Projeto”; no outro grupo ficaram as escolhas motivadas, primordialmente, por contingências ocasionais. A análise aprofundada do conjunto de respostas em cada grupo mostrou que nem todos os estudantes de Pedagogia desejam ser professores; que entre os que desejam ser professores há um grupo cuja escolha foi antes do curso, denominada de “escolha precoce”, e outros que a fizeram durante o curso, que chamamos de “escolha tardia”. Também há um grupo de estudantes de Pedagogia que não desejam ser professor nem pedagogos. O estudo revelou, portanto, que o “dom para o magistério” não é a razão exclusiva que leva estudantes ao Curso de Pedagogia. Entretanto, a questão do dom ainda é citada por muitos estudantes que pretendem ser professor, seja os que fizeram sua escolha anterior ao curso e seja pelos que a fizeram posteriormente, configurando no que denominamos de mito do dom. Este artigo tem como objetivo de descrever o processo de construção da tipologia “Projeto ou Circunstância”.

09:50
Resultado Tese sobre sexualidade do idoso no contexto da consulta de enfermagem: uma análise fenomenológica de brasileiros e portugueses

ABSTRACT. resultado tese sobre sexualidade do idosos no contexto da consulta de enfermagem, Objetivo: Descrever, compreender e discutir a subjetividade e a intersubjetividade entre enfermeiros e clientes na ação educativa sexualidade do idoso no contexto da consulta de enfermagem. A relevância ocorreu em ouvir idosos e enfermeiros nos países citados, com a intenção de promover discussões reflexivas que compartilhassem experiências e vivências de interação com a pluralidade cultural existente. Participantes: 41 idosos e 26 enfermeiros. Cenário: HESFA- Brasil e IPG -Portugal, em concordância com os critérios éticos, Conselho Nacional de Saúde, resolução 466/12. Resultado: Como categorias concretas do vivido que revelaram os “motivos-porque” dos idosos e dos enfermeiros. Portanto, a ausência da intenção demonstra a necessidade de discussão sobre o assunto na teoria desde a graduação e, no campo prático, nas consultas de enfermagem.

09:00-10:00 Session 6H: Artículos Breves 2/Artigos Curtos 2

Formato Mesa Redonda

Chair:
Location: Sala 9
09:00
A ZONA DE DESENVOLVIMENTO PROXIMAL (ZDP) COMO FONTE DE ANALISE PARA UM PROBLEMA DE APRENDIZAGEM NA FÍSICA

ABSTRACT. A presente investigação, baseada em uma pesquisa de pós-doutorado, está centrado no desenvolvimento de um estudo que procura conhecer a formação dos acadêmicos de Física no âmbito universitário no contexto português e brasileiro. O estudo tem como objetivo conhecer o nível de desenvolvimento real que os discentes apresentam ao entrar na universidade assim como compreender como se desenvolve a zona de desenvolvimento proximal quando o acadêmico é colocado junto a um par mais experiente. Neste sentido, foram realizadas 2 etapas de uma pesquisa exploratória e transversal tendo cada uma com 4 fases distintas de acordo com as questões do instrumento proposto em 24 acadêmicos. Observou-se que o conhecimento real dos acadêmicos se apresenta aquém do esperado para o contexto universitário e que a experiência de um par mais experiente colabora ativamente na aquisição de um processo cognitivo eficaz para as aprendizagens dos conteúdos da física.

09:10
Atuação do Enfermeiro na Visita domiciliária: uma revisão integrativa

ABSTRACT. Resumo. Objetivo: analisar a atuação do enfermeiro na visita domiciliária e sua potencialidade para reconhecer necessidades, vulnerabilidades e realizar ações de promoção da saúde. Método: trata-se de uma Revisão Integrativa de literatura brasileira, no contexto do Sistema Único de Saúde, realizada nas bases de dados da Biblioteca Virtual em Saúde (BVS) e na Scientific Electronic Library Online (Scielo), incluindo artigos derivados de pesquisas ou estudos teóricos brasileiros. Foram localizados 469 artigos e selecionados 28 como base para análise deste estudo, que contou com o apoio do software webQDA 3.0. Resultados preliminares identificaram aspectos relacionados a cinco categorias definidas a priori: Definição de Visita Domiciliária, Papel do enfermeiro, ações desenvolvidas, potencialidades e limites da Visita. Concluiu-se que são necessárias ações permanentes para a qualificação profissional, práticas colaborativas e adequação do processo de trabalho na atenção primária à saúde para um aproveitamento pleno das potencialidades da VD.

09:20
Percepções acerca do ensino, aprendizagem e avaliação no Ensino Superior: uma análise qualitativa com apoio do ATLAS.ti

ABSTRACT. A formação de professores tem sido investigada por Gatti (2009), Garcia (2010), Patto (2004), Imbernón (2009), entre outros, que discutem acerca desta formação na Educação Básica. Investigamos as percepções que formadores de professores, ou seja, os professores do Ensino Superior têm sobre os fundamentos da docência, sendo um campo vasto para investigação no Brasil. Esta pesquisa desenvolve-se com base no Projeto AVENA em duas universidades brasileiras. O objetivo principal é investigar nos dados coletados os possíveis padrões existentes acerca da percepção sobre ensino, aprendizagem e avaliação de professores e alunos dos cursos de licenciatura. Neste breve artigo apresentamos o percurso metodológico escolhido, pois frente ao grande volume de dados coletados utilizamos o software ATLAS.ti. cuja escolha ocorreu pelas possibilidades de organização que oferece ao pesquisador para uma análise qualitativa.

09:30
Estruturação de Modelo para Avaliação dos Riscos Decorrentes da Exposição do Trabalhador à Poeira do Gesso

ABSTRACT. A estruturação de um modelo de avaliação dos riscos decorrentes da exposição do trabalhador à poeira do gesso é o objetivo deste trabalho. Para retratar as condições de saúde e segurança a que estão submetidos os trabalhadores foram elaborados um check list e um questionário baseados nas normas técnicas e na legislação em vigor, a serem aplicados nas empresas produtoras. O projeto piloto abrangerá o Município de Araripina, Estado de Pernambuco, onde se concentram a maior parte das indústrias gesseiras do Estado. O resultado desse estudo será disponibilizado às empresas e órgãos públicos competentes, com a finalidade de servir como referência para implantação de um processo de produção de gesso menos impactante ao meio ambiente e à saúde dos trabalhadores.

09:40
Comitês de prevenção do óbito infantil e fetal: o caso do Comitê Floripa pela Vida
SPEAKER: Selma Andrade

ABSTRACT. Estudo descritivo e explanatório, de abordagem qualitativa, com estratégia metodológica de estudo de caso único, que objetivou descrever a estrutura, a organização e o funcionamento do Comitê de Prevenção do Óbito Infantil e Fetal do município de Florianópolis, Santa Catarina, considerado como um caso modelo. A coleta de dados ocorreu no período de janeiro a abril de 2016, por meio da técnica de triangulação, com entrevista focada, observação direta não participante e pesquisa documental. Os resultados evidenciaram a importância do comitê de prevenção do óbito infantil e fetal para a formulação de estratégias que visam à prevenção de novas ocorrências, contribuindo para a redução da mortalidade no município. Conclui-se que o caso estudado serve como um modelo para comparar contextos de atuação de comitês de prevenção, facilitado pelo uso do método com uma descrição consistente e detalhada.

10:00-12:00 Session 7A: Marcos Teóricos y Paradigmas de Investigación Cualitativa

Comunicaciones Paralelas 1/Comunicações Paralelas 1

Location: Sala 1
10:00
Los límites contemplados dentro de lo Sano, Seguro y Consensuado de las prácticas sexuales asociadas al BDSM

ABSTRACT. Las prácticas sexuales BDSM se refieren al sadomasoquismo, a la dominación, la sumisión, etc. Estas representan un abanico vasto de posibilidades en cuanto a parafernalia, emociones asociadas y usos tan diversos como los seres humanos que lo practican. Debido a esto, realizamos un estudio para entender las prácticas sexuales relacionadas al BDSM, bajo la mirada de sus propios practicantes. Para ello se empleo una metodología cualitativa con un tipo de diseño emergente y proyectado. Se realizaron 8 entrevistas a profundidad a hombres y mujeres en Venezuela, se analizaron los datos a través del método de comparación constante con el fin de generar teoría fundamentada, este articulo surge como parte de los resultados de un estudio mayor. Entre los hallazgos más resaltantes se encontró la importancia a los límites, algunos como irrefutables y otros que se intentan traspasar y lo primordial de la práctica en condiciones de salud física y mental.

10:20
La investigación con historias de vida como forma de conocimiento de una sociedad y su pasado traumático. Construyendo narraciones con tres protagonistas mujeres.

ABSTRACT. Como método o como técnica de investigación cualitativa, las historias de vida permiten, a partir de la experiencia vivida por ciertas personas, una aproximación narrativa a la realidad social de una época. En este trabajo se presenta el resultado de una investigación a partir de las historias de vida de tres mujeres, familiares de víctimas de la represión franquista de la violencia de retaguardia del golpe militar de 1936, en poblaciones de la Bahía de Cádiz, al sur de Andalucía, en la que se destaca, precisamente, el aspecto más emotivo de sus historias como categoría de análisis.

10:40
Muestra Cualitativa. Una propuesta integradora; Qualitative Sample. An Inclusive Proposal
SPEAKER: Luis Mena

ABSTRACT. La cuestión del muestreo y la representatividad es una cuestión a debate y sin un modelo claro dentro de la metodología cualitativa. Lo que pretende esta comunicación es, partiendo de una breve revisión de lo existente, fundamentar y realizar una propuesta para la elaboración de muestras cualitativas antes de la realización del trabajo de campo (y no de modo simultaneo al mismo), por razones de necesidad práctica para el diseño, la elaboración de los presupuestos, y para una apropiada valoración de las propuestas de investigaciones a financiar. The issue of sampling and representativeness is a question to debate and without a model course within qualitative methodology. What it claims to this communication is, on the basis of a brief review of literature, endorse and make a proposal for the elaboration of qualitative samples prior to the field work (and not simultaneous to it) for reasons of practical necessity for the design, the development of budgets, and for a proper evaluation of research proposals to fund.

11:00
El ‘testimonio ético’ como modelo analítico en la comunicación para el cambio social

ABSTRACT. El presente trabajo fundamenta teóricamente la necesidad de acudir al concepto de ‘testimonio ético’ en el marco de estudios sobre la comunicación para el cambio social, en especial, en el contexto de la representación de las violencias del género. Para ello, una vez asentadas las bases epistemológicas que justifican dicha necesidad se pasa a una propuesta de operacionalización del concepto para el examen de productos de la cultura popular a través de cuatro dimensiones de análisis: la relación entre quien da el testimonio y quien atestigua, el contenido del testimonio, la construcción narrativa de la vulnerabilidad y la resistencia, la vinculación entre la denuncia concreta y el marco general de lucha social.

11:20
San Nicolás de Esquiros y Santa María del Refugio. El método dialéctico-crítico para su comprensión.

ABSTRACT. Este trabajo muestra parte de los resultados de investigación sobre la construcción de comunidad y apropiación del espacio de dos comunidades rurales en sus espacios arquitectónicos. Éstas son San Nicolás de Esquiros y Santa María del Regio. La investigación se realizó con el método dialéctico-crítico. Para ello se llevó a cabo tanto lectura de obras y documentos relevantes en la temática, como trabajo de campo con técnicas etnográficas y lecturas de sitio. Se visualizó la importancia simbólica que posee el casco de la hacienda de San Nicolás de Esquiros para sus pobladores y los manantiales para la comunidad de Santa María del Refugio. Sin embargo, en ambos casos, el sistema económico capitalista está llevando a ambas comunidades a la pérdida de su patrimonial. Si bien ya se hizo visible el patrimonial para los pobladores, ahora es necesario que lo vuelvan acción cotidiana para su conservación. En ello va su identidad.

10:00-12:00 Session 7B: Procesos innovadores de Análisis Cualitativo de Datos

Comunicaciones Paralelas 1/Comunicações Paralelas 1

Location: Sala 2
10:00
INFANCIA, SORDERA Y PSICOFÁRMACOS. PROPUESTA METODOLÓGICA DESDE LOS ENCUENTROS CREATIVOS EXPRESIVOS

ABSTRACT. La presente ponencia da cuenta de parte del proceso de investigación que se ha llevado adelante durante un año y medio, el cual hoy día transita en una fase de extensión universitaria, y cuyo tema versó en los procesos de sociabilidad de la infancia sorda en el Uruguay mediados por el consumo de psicofármacos. La hipótesis operativa desde la cual se partió redundó en que los procesos de sociabilidad en los primeros años de vida de niños y niñas sordos/as nacidos en hogares oyentes se complejizan sustancialmente en torno a la (in)comunicación que se genera, lo cual se traslada al ámbito educativo, fundamentalmente en los primeros años de inserción escolar. De allí que uno de los dispositivos de resolución de esta temática haya sido en los últimos años la utilización de psicofármacos. El proceso teórico-metodológico llevado adelante fue el de los Encuentros Creativos Expresivos (ECE) de la Sociología de Cuerpos/Emociones latinoamericana.

10:20
Decisiones Metodológicas en el Desarrollo de una Investigación Educativa

ABSTRACT. En esta comunicación describiremos el conjunto de decisiones metodológicas adoptadas en el diseño y la implementación de la investigación “Criterios de Evaluación de Aprendizajes en el Aula Universitaria:¿Práctica crítica compartida entre estudiantes y docentes?” que al reconocer el fenómeno a estudiar como hecho social educativo, llevó a adoptar una lógica cualitativa basada en relatos biográficos, con la finalidad de descubrir, interpretar y comprender la realidad para generar conocimiento sobre la misma. Dentro de esta estrategia las técnicas de obtención de información empírica utilizadas fueron: encuesta, entrevistas en profundidad, análisis de documentos.

In this communication we will describe the set of methodological decisions adopted in the design and implementation of the research Assessment Criteria of Learning in the University Classroom: critical practice shared between students and teachers?" Recognizing the phenomenon of stududing as a social educational fact, led to adopt a qualitative logic based on biographical accounts, in order to discover, interpret and understand reality to generate knowledge about it. Inside this strategy, the techniques of obtaining empirical information used were: survey, in-depth interviews, and document analysis.

10:40
La competencia comunicativa y lingüística oral en la formación inicial de maestros: un estudio piloto
SPEAKER: Marta Gràcia

ABSTRACT. La competencia comunicativa y lingüística de los maestros es crucial para la creación de ambientes ricos que ayuden a los alumnos a aprender los contenidos del currículum de una manera constructiva y a desarrollar su lenguaje. Nuestra investigación tiene como objetivo diseñar e implementar innovaciones docentes vinculadas a esta competencia en una asignatura del grado de maestro. Han participado 4 profesores y sus respectivos grupos de estudiantes de los grados de educación infantil y primaria (2 grupos de intervención y 2 de comparación). Los resultados muestran que los profesores de los grupos de intervención introducen cambios en sus clases relacionados con la reflexión sobre la competencia comunicativa oral y con la construcción de textos orales argumentativos de tipo conversacional en pequeño y gran grupo. También se observan diferencias entre los grupos de intervención y comparación respecto al uso de estrategias y recursos lingüísticos durante las discusiones argumentativas.

11:00
Cambios en el entorno alimentario en un barrio de clase media en España

ABSTRACT. El estudio del entorno alimentario es fundamental para entender la relación entre las estructuras urbanas y los estilos de vida. La metodología cualitativa es muy apropiada para estudiar factores determinantes de la alimentación en áreas urbanas. El objetivo principal de este estudio es analizar la relación entre el entorno alimentario y la estructura social del barrio. El estudio se realizó en tres barrios de Madrid de nivel socioeconómico medio. Se utilizó la técnica de entrevista semi-estructurada, con el propósito de captar las percepciones que las personas elegidas tenían de su barrio y su relación con la alimentación. Se realizaron 16 entrevistas. La investigación realizada indica que la ruptura de la homogeneidad social, los nuevos valores relacionados con estilos de vida diferentes a los tradicionales y la precarización productiva y empobrecimiento generalizado de la población, debido a la crisis económica, influyen en el entorno alimentario y en el acceso al mismo.

11:20
Estudiantes con discapacidad física y su acceso a Tecnologías de Información y Comunicación en centros escolares
SPEAKER: Santos Bravo

ABSTRACT. Este trabajo tiene como objetivo identificar las barreras de acceso a las Tecnologías de Información y Comunicación (TIC) que tienen estudiantes con discapacidad física en los centros escolarizados. Participan en un proceso de observación y entrevista semiestructurada 10 estudiantes de Ecuador que han sido diagnosticados con discapacidad física. Los datos colectados son trabajados con la técnica de análisis categorial, y procesados con el software MAXQDA V12. Los hallazgos ratifican que, persisten las barreras de acceso a las TIC en los centros escolarizados públicos y privados, circunstancia que limita la autonomía de los estudiantes con discapacidad física en el trabajo escolar. Sin embargo, los participantes logran superar las barreras de acceso haciendo uso de su capacidad de resiliencia y motivados por el deseo de aprender usando internet, practicar idiomas extranjeros, fortalecer los vínculos afectivos con sus compañeros de aula, y con los nuevos amigos hechos a través de las redes sociales.

10:00-12:00 Session 7C: Fundamentação e Paradigmas de Investigação Qualitativa

Comunicaciones Paralelas 1/Comunicações Paralelas 1

Location: Sala 3
10:00
APROXIMAÇÕES ENTRE A FENOMENOLOGIA E O MÉTODO DA CARTOGRAFIA EM PESQUISA QUALITATIVA

ABSTRACT. Este artigo pretende apresentar e discutir o método da cartografia em pesquisa qualitativa e suas possíveis aproximações com a fenomenologia. Originalmente, a cartografia como método de investigação foi proposto por Félix Guattari e Gilles Deleuze em seus estudos voltados análise de processos e produção de subjetividades. No Brasil, esta metodologia é relativamente recente, mas com contribuições muito significativas em pesquisas no campo da saúde coletiva, educação e políticas públicas. O modo como vem sendo apresentado e praticado por pesquisadores brasileiros tem nos levado a pensar em possíveis articulações com o método fenomenológico, em seus princípios mais gerais, enquanto modo de apreensão da realidade. Nessa direção, pensamos que este artigo poderá trazer contribuições para as pesquisas que se encaminham por um viés fenomenológico existencial.

10:20
Globish e Cockney: uma proposta de aplicativo especialista inteligente na avaliação efetiva da comunicação full duplex através da língua inglesa entre nativos, não nativos e máquinas

ABSTRACT. O objetivo deste artigo é apresentar a ideia factível do projeto e implementação de uma ferramenta tecnológica que possibilite verificar, avaliar a eficácia e efetivação do uso do Globish e dos Cockneys como mecanismos facilitadores da comunicação entre não nativos, nativos e máquinas, de forma não só a medir os resultados, mas, também, identificar ajustes ótimos nestes processos de forma a garantir que o que se disse é o que realmente foi entendido, efetivando o processo pleno da comunicação através da fala, colaborando assim para o desenvolvimento tecnológico, acadêmico e social.

10:40
Abordagem teórico-metodológica para análise interdiscursiva de políticas públicas

ABSTRACT. O objetivo geral da discussão aqui empreendida é desenvolver um método para análise de políticas públicas com base nos estudos críticos do discurso, consolidando uma Análise Interdiscursiva de Políticas Públicas (AIPP). O método foi rascunhado em pesquisa realizada entre 2015 e 2016, junto ao Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento, Sociedade e Cooperação Internacional, a respeito do Programa Nacional de Livro Didático no Brasil. Será, agora, desenhado de modo mais detalhado e proposto como possibilidade investigativa com o propósito de integração de projetos e de consolidação de grupo de pesquisa.

11:00
A entrevista como método de pesquisa qualitativa: uma Leitura Crítica das memórias dos jornalistas

ABSTRACT. O principal objetivo deste trabalho é repensar a entrevista como método de pesquisa qualitativa, ou mais especificamente, refletir sobre as possibilidades de entrevistas com jornalistas como fontes para pesquisas científicas que vão além dos estudos sobre o próprio jornalismo, considerando dois pontos importantes: Em muitos casos a documentação que poderia fundamentar uma pesquisa científica foi destruída ou está inacessível, colocando a memória dos jornalistas como alternativa de fonte; os jornalistas configuram-se como um grupo especializado que possui acesso a informações que constantemente não estão disponíveis para o grande público, o que os torna fonte preciosa. Assim, a pergunta central que norteia este trabalho é: As entrevistas com jornalistas caracterizam-se como fontes alternativas e diferenciadas de dados?

11:20
Metodologias de Pesquisa em Ciências Humanas Sociais – Percurso Epistemológico da Pesquisa Qualitativa

ABSTRACT. Este artigo científico consiste em uma discussão quanto ao percurso metodológico e epistemológico pelas quais é possível observar a Pesquisa Qualitativa em Ciências Humanas e Sociais, baseado, maiormente na obra de Hilton Japiassu (1978) “Nascimento e Morte das Ciências Humanas” e Serge Moscovici (2015) “Representações Sociais - Investigação em Psicologia Social. Discutimos e avaliamos que, em alguma medida, toda ciência já produzida pela humanidade pode ser caracterizada como ciências humanas, mesmo que estiverem atreladas às ciências físicas, matemáticas ou biológicas, pois foram produzidas e sistematizadas por seres humanos. Para isso propomos a discussão histórica e epistemológica dos conceitos de ciências, a metodologia qualitativa em trabalhos científicos e, mais especificamente, ciências humanas sociais.

11:40
Educação Permanente em Saúde na Perspectiva de Discentes de um Curso de Pós-Graduação em Saúde Coletiva Nível Mestrado Profissional, Brasil

ABSTRACT. A Educação Permanente em Saúde (EPS) contempla práticas educativas compartilhadas que atendam às necessidades de saúde da população. Este estudo possui como objetivo compreender a EPS na perspectiva de discentes do curso de Pós-Graduação em Saúde Coletiva Nível Mestrado Profissional da Universidade Federal de Goiás, UFG, Brasil. Estudo descritivo com abordagem qualitativa realizado, no ano de 2014, com 24 discentes da disciplina de Educação Permanente em Saúde do curso de Pós-Graduação em Saúde Coletiva Nível Mestrado Profissional da UFG. Aplicou-se questionário semi-estruturado e os dados foram analisados pelo método Análise de Conteúdo com auxílio do programa webQDA. Da análise emergiram 13 categorias, as quais foram agrupadas em três Dimensões: concepção da educação permamente em saúde, desafios para realização da educação permanente em saúde e intervenção na educação permanente em saúde. Embora os discentes tenham considerado a disciplina importante, apresentaram dificuldades na compreensão do tema e na realização no trabalho.

10:00-12:00 Session 7D: Fundamentação e Paradigmas de Investigação Qualitativa

Comunicaciones Paralelas 1/Comunicações Paralelas 1

Location: Sala 4
10:00
Gatekeeping em empresas multinacionais portuguesas: Sobre o uso de narrativas na análise de experiências de acesso constrangido.
SPEAKER: João Coelho

ABSTRACT. Procurando ilustrar os processos sociais emergentes na procura de acesso a um campo empírico particular (uma empresa), o presente artigo apresenta uma narrativa como suporte analítico das relações sociais encetadas e mantidas com e nas empresas tomadas como caso, no contexto de uma pesquisa de natureza intensiva. Trata-se de uma pesquisa de doutoramento cuja trajectória de concretização foi perpassada por constrangimentos, o insucesso (face ao planeado), a negociação, em contínuo, de condições de exequibilidade, de possibilidade. A plausibilidade do uso de narrativas como ilustração empírica de relações sociais de observação, é objecto de análise reflexiva, considerando-se a existência de ganhos na adopção de uma narrativa como veículo de conhecimento e de comunicação de dimensões particulares de um processo de pesquisa: ganhos de visibilidade, de escrutínio, de desocultação da própria experiência de observação, pela evocação de incidentes críticos e a exploração de processos emergentes no decurso das relações sociais de observação

10:20
As contribuições das Histórias de Vida para a pesquisa qualitativa em Educação e para a formação de professores

ABSTRACT. O artigo pretende discutir as contribuições da metodologia de Histórias de Vida para pesquisas qualitativas em Educação e para a formação de professores. O texto traz achados de uma pesquisa de doutorado, que teve, como objeto de estudo, as histórias de vida de dez profissionais – entre professoras, auxiliares de serviços gerais, cozinheiras e coordenadoras – de três creches comunitárias situadas em um município da Baixada Fluminense do Rio de Janeiro. Teve como objetivo conhecer quem são as profissionais responsáveis pelo atendimento de crianças entre zero e cinco anos de idade das creches e pré-escolas e suas histórias, a partir do contexto de onde se produzem as narrativas dos sujeitos da pesquisa.

10:40
A formação de professores no Brasil e em Portugal: narrativas de futuros professores
SPEAKER: Jane Machado

ABSTRACT. O objetivo deste artigo é problematizar a formação inicial de professores a partir da voz dos sujeitos que escolhem ser professores. Articulam-se duas pesquisas de natureza qualitativa, a primeira com campo de investigação em duas universidades brasileiras e uma universidade portuguesa, na qual os sujeitos investigados foram ouvidos sobre as razões de escolha do curso de Pedagogia (Brasil) e Educação Básica (Portugal) e o modo como os percursos de formação se ajustam às suas expetativas. Os dados foram recolhidos a partir de relatos narrativos, com apresentação de tópico inicial, atendendo aos pressupostos teóricos e metodológicos da pesquisa narrativa e histórias de vida na linha de Nóvoa e Finger. A segunda pesquisa confrontou os dados oficiais sobre a formação e a valorização de professores ao previsto nos Planos de Educação. Os resultados permitem problematizar e iluminar políticas e práticas de formação inicial e continuada de professores no Brasil e em Portugal.

11:00
Imprensa e Violência escolar: um estudo comparado entre Brasil e França.
SPEAKER: Joyce Adam

ABSTRACT. Este artigo procura analisar as notícias de dois jornais, um no Brasil e outro na França, em dois períodos caracterizados como de significativo conflito social e em que a questão da violência nas escolas é destacada com mais ênfase nas notícias de jornal. O foco principal do estudo é analisar como a imprensa noticia os eventos de violência escolar desvelando os aspectos políticos, ideológicos e sociais. É destacado enquanto foco de discussão relacionada a metodologia de pesquisa qualitativa duas linhas centrais que são os estudos comparados e a imprensa escrita enquanto fonte de dados de pesquisa social. Além da questão metodológica o artigo discute os resultados do estudo que utilizou as referidas metodologias.

This article tries to analyze the news of two newspapers, one in Brazil and the other in France, in two periods characterized as significant social conflict and in which the issue of violence in schools is highlighted with more emphasis on newspaper news. The main focus of the study is to analyze how the press reports the events of school violence revealing political, ideological and social aspects. It is highlighted as a focus of discussion related to qualitative research methodology two central lines that are the comparative studies and the written press as a source of social research data. Besides the methodological question the article discusses the results of the study that used the mentioned methodologies.

11:20
O Photovoice como método de colheita de dados no estudo da maternidade depois dos 35 anos: o poder das imagens
SPEAKER: Maria Santos

ABSTRACT. Objectivo: explorar o método de recolha de dados Photovoic numa investigação qualitativa. Método: Colheita de dados realizada através de entrevistas e fotografias utilizando o Photovoice e análise realizada com a metodologia Grounded Theory. Resultados: da análise das fotos capturadas pelas participantes e elicitação das mesmas durante as entrevistas, emergiu uma categoria: Necessitando de Tempo Para Si. Conclusões: O Photovoice revelou-se um importante método de recolha de dados por permitir aceder à perspetiva das participantes e melhor compreender o significado do fenómeno da maternidade tardia. A utilização do Photovoice em simultâneo com a Grounded Theory, revelou trazer benefícios recíprocos.

Objective: explore the use of Photovoic data collection method in qualitative research. Method: Data collection performed through interviews and photographs using Photovoice and analysis performed with the Grounded Theory methodology. Results: From the analysis of the photographs captured by the participants and their elicitation during the interviews, one category emerged: Needing Time to Herself. Conclusions: Photovoice proved to be an important method of data collection by allowing access to the perspective of the participants and better understand the meaning of the phenomenon of late motherhood. Using Photovoice at the same time as Grounded Theory has been shown to bring reciprocal benefits.

11:40
Investigação qualitativa sobre o processo de implementação de políticas públicas. Relevância e implicações da abordagem construtivista

ABSTRACT. A presente comunicação procura discutir a relevância da abordagem construtivista para a compreensão e investigação centrada na fase de implementação de políticas públicas. Destaca-se a este nível a dimensão de discricionariedade na aplicação da política, de acordo com a perspetiva lipskiana, e a imprevisibilidade e incerteza que dela decorre tendo em conta diferentes contextos, diferentes agentes e diversos valores e interesses em confluência. A inferência abdutiva é, pois, apresentada como a mais adequada à compreensão da complexidade das diversas situações de implementação de políticas e dos respetivos condicionantes, efeitos e resultados.

10:00-12:00 Session 7E: Sistematização de estudos com Abordagens Qualitativas

Comunicaciones Paralelas 1/Comunicações Paralelas 1

Location: Sala 6
10:00
Política Nacional de Educação Permanente em Saúde: análise por triangulação de métodos

ABSTRACT. A análise de políticas e programas de saúde vem se consolidando no Brasil envolvendo diferentes abordagens metodológicas. Por meio de triangulação de métodos analisou-se a implementação da Política Nacional de Educação Permanente em Saúde (PNEPS). A partir da percepção dos atores envolvidos (gestor estadual e nacional) e da análise dos documentos a ela afeitos, buscou-se compreender seu processo de implementação, a contribuição das diretrizes nacionais promulgadas em 2007, relativas a gestão do trabalho e da educação em saúde, a avaliação das principais estratégias para a área e sugestões de modificações. As novas diretrizes foram avaliadas positivamente, as despeito das preocupações relativas à disponiblização dos recursos e seu mecanismo de execução.

10:20
Pesquisa-ação para a cooperação organizacional: debates, repercussões e aplicações

ABSTRACT. Inserida no contexto da pesquisa social de base empírica, a pesquisa-ação é um método de pesquisa participativa caracterizado pela estreita relação entre pesquisador e objeto de pesquisa, bem como por propor uma ponte entre teoria e prática ao perseguir um duplo resultado: produção de conhecimento e intervenção prática. O objetivo do artigo é discutir sobre uma estratégia metodológica de pesquisa-ação voltada para a cooperação interorganizacional com base na identidade territorial, debatendo seus desafios e suas repercussões para o desenvolvimento territorial. A proposta se apoia em uma experiência de pesquisa-ação com foco na cooperação interorganizacional, realizada no contexto de gestão de equipamentos culturais. Trata-se de uma contribuição de carácter teórico-metodológico voltada a pesquisadores, sobretudo àqueles preocupados com a dimensão profissional e prática do conhecimento.

10:40
O Processo de Construção de um Quadro de Análise da Inovação e Sustentabilidade (QUAIS) para Instituições de Ensino Superior

ABSTRACT. O objetivo deste estudo consiste em desenvolver um quadro de análise do processo de gestão da inovação e sustentabilidade organizacional, considerando suas capacidades tecnológicas e dimensões e econômica, social e ambiental, para instituições de ensino superior. Para tanto, utilizou-se de uma pesquisa documental, para coleta de legislações e manuais técnicos relativos ao ensino superior no Brasil e em diferentes países e, desse modo, elaborar um quadro com diferentes níveis hierárquicos e atividades que torna possível avaliar o nível de desenvolvimento da IES em cada uma delas. Sua utilização permite identificar as atividades que estão em um nível maior de acumulação de capacidades, tanto tecnológicas como sustentáveis, e as atividades que carecem de um maior esforço de desenvolvimento.

11:00
Reconstruindo Histórias: utilização da Sistematização de Experiências na Pesquisa Qualitativa

ABSTRACT. A sistematização de experiências é apresentada como metodologia apropriada para a pesquisa qualitativa. Foram utilizadas bibliografias de caráter interdisciplinar. O uso desta metodologia ocorreu no Projeto Colhendo Sustentabilidade: Práticas Comunitárias de Segurança Alimentar e Agricultura Urbana (PCS), desenvolvido no município de Embu das Artes, SP, Brasil. A sistematização de experiências é uma metodologia que, por meio de diferentes técnicas e abordagens, possibilita a reconstrução participativa e reflexiva de uma experiência coletiva. A metodologia demonstrou ser um potente recurso para apreensão de simbologias, significados, impressões e experiências dos participantes da pesquisa; sendo um instrumento potencialmente empoderador. Foram identificados elementos favoráveis da sistematização de experiências quando aplicada de forma participativa, pois permite a recuperação de fatos objetivos e subjetivos contidos no processo investigado, revelando-se como valiosa ferramenta para estudar ações de caráter coletivo.

11:20
Transição para a parentalidade: A Grounded Theory na construção de uma teoria explicativa de Enfermagem

ABSTRACT. A transição para a parentalidade exige profundas transformações e adaptações na vida dos Pais, suscetíveis de provocar desequilíbrio e vulnerabilidade nos próprios e ter implicações no desenvolvimento das crianças. Este estudo procurou compreender como se desenvolve a transição para o exercício da parentalidade durante o primeiro ano de vida da criança. Realizado com Grounded Theory; entrevistas semiestruturadas (total de 75 entrevistas), complementadas com observação, em cinco momentos distintos. Ser pai, ser mãe: um processo em construção na interação é a categoria central do modelo teórico explicativo encontrado, que representa a emergência de uma força que possibilita a transformação pessoal dos Pais, motivada para o cuidado da criança e a renovação de forças necessárias para a luta diária que representa a parentalidade. O estudo amplia a compreensão do fenómeno parentalidade e demonstra a necessidade de refletir sobre as intervenções na prática de cuidados de saúde primários

11:40
O discurso da gestão escolar democrática em uma política de avaliação institucional participativa

ABSTRACT. Este artigo tem por objetivo analisar o discurso de atores escolares ao avaliar indicadores de gestão democrática em uma política de avaliação institucional participativa implementada na Rede Estadual de Ensino do estado do Rio Grande do Sul (Brasil). Realiza a associação entre dados quantitativos e qualitativos afim de explicitar e compreender a interpretação de atores escolares sobre a gestão democrática da escola pública. Metodologicamente entende o discurso como prática social, preocupando-se com a regulação social da produção, recepção e circulação dos discursos em função do contexto sociopolítico. Infere que a interpretação dos atores escolares revela incoerências e contradições frente à avaliação do indicador que remete à gestão escolar democrática.

10:00-12:00 Session 7F: Sistematização de estudos com Abordagens Qualitativas

Comunicaciones Paralelas 1/Comunicações Paralelas 1

Location: Sala 7
10:00
A integralidade do cuidado na reabilitação física

ABSTRACT. Nas últimas décadas, o número de pessoas com deficiência física vem aumentando, o que ocasionou a necessidade por serviços de reabilitação no contexto do Sistema Único de Saúde, que deve seguir, dentre suas diversas diretrizes, a integralidade. Esta pesquisa avaliou a compreensão do cuidado na perspectiva da integralidade no contexto da reabilitação física. Trata-se de uma pesquisa com abordagem qualitativa fundamentada na Hermenêutica-dialética. Os dados foram obtidos por meio de entrevistas semi-estruturadas e analisados pelo Método de Interpretação dos Sentidos. O local da pesquisa foi o Centro de Reabilitação Lucy Montoro, no interior do estado de São Paulo. Participaram 24 profissionais da equipe. Os resultados apontam três categorias analíticas: integralidade pelas necessidades de saúde; clínica ampliada e integralidade por meio da equipe multiprofissional. A Hermêneutica-dialética indicou a compreensão que a equipe tem sobre a integralidade e constatou-se que ainda falta um aprofundamento acerca da temática.

10:20
Reconhecer a realidade de adolescentes para a educação em saúde: a contribuição da pesquisa qualitativa

ABSTRACT. Relato de experiência com 6 oficinas de educação em saúde articuladas entre os setores de saúde e de educação, com vistas à promoção da saúde de adolescentes escolares em um município do sul do Brasil. Os temas das oficinas foram levantados por meio da pesquisa de caráter qualitativo. Foram 73 entrevistados entre professores, funcionários e escolares adolescentes que descreveram a realidade. Nas oficinas utilizou-se como ferramenta pedagógica o círculo da cultura. Participaram 30 adolescentes escolares de ambos os sexos, de idade entre 11 e 15 anos. A comunicação foi contínua nas atividades e por meio de uma “caixa de Diálogo”. O maior debate foi sobre drogadição e violência. Os escolares buscaram discutir dúvidas e passaram a procurar o serviço local de saúde para atendimentos. A experiência foi exitosa, ações de promoção da saúde para este grupo populacional devem ser articuladas entre setores presentes no território de moradia dos indivíduos.

10:40
Investigação Qualitativa de Movimentos Sociais: Abordando Moralidade e Emoções

ABSTRACT. O trabalho propõe uma comparação entre duas propostas teóricas para a investigação qualitativa de movimentos sociais que enfatizam a importância das emoções e da moralidade na análise do conflito: a teoria do reconhecimento de Axel Honneth e os estudos de James Jasper sobre política passional. Através de uma revisão bibliográfica, busca-se identificar os pontos de convergência e divergência entre as duas propostas teórico-metodológicas, indicando possibilidades de interlocuções que ajudem a aprimorar os estudos do campo.

11:00
O acesso aos exames básicos no atendimento pré-natal: Revisão Integrativa

ABSTRACT. O artigo objetiva analisar na produção científica brasileira, as publicações relacionadas ao acesso das gestantes à realização dos exames básicos de rotina durante o acompanhamento pré-natal. Utilizou-se o método de revisão integrativa de publicações das bases científicas da Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde (LILACS), Base de dados de Enfermagem (BDENF) e Medical Literature Analysis and Retrieval System Online (MEDLINE), publicados nos idiomas português, inglês e espanhol, no período de 2005 a 2015. Foram identificados 708 artigos dos quais 15 cumpriram os critérios de inclusão. As publicações evidenciaram que a falta de acesso aos exames básicos está vinculada principalmente aos recursos escassos destinados a atenção primária a saúde. Os exames foram mais realizados pelas gestantes de melhor situação socioeconômica e por àquelas que iniciaram pré-natal precoce, ratificando que a vulnerabilidade e a desigualdade social estão imbricadas ao pré-natal inadequado.

11:20
Contribuições das pesquisas participativas na Formação de educadores de Jovens e Adultos

ABSTRACT. Este artigo apresenta contribuições das metodologias participativas, em especial a pesquisa-ação, no contexto da formação de educadores e educação de Jovens e Adultos (EJA). O texto retoma a experiência desenvolvida no interior do grupo de ensino, pesquisa e extensão em Educação Popular e Estudos Históricos culturais – Genpex/UnB, com ênfase nas ações de formação de educadores de EJA. A partir do conceito de comunidade de práticas (Lave & Wenger,1991), o artigo traça algumas contribuições das metodologias participativas e seu potencial na formação de professores da educação popular e EJA, com base na voz de educadores e estudantes envolvidos na experiência. O artigo conclui que a pesquisa-ação possibilita ao futuro professor a vivência e o desenvolvimento de uma prática pedagógica pautada na escuta sensível e no diálogo. Incorpora vivências de situações formativas que outras abordagens de pesquisa não permitem, ao aliar produção de conhecimento cientifico concomitante à transformação social.

11:40
Os “despojos” do trabalho científico em Ciências Sociais: O Potencial do conhecimento dos “restos”.

ABSTRACT. . Ao longo da vida académica é pedido aos alunos e investigadores provas da suas capacidades de fazer um projeto de investigação científica e de o aplicar no terreno através da pesquisa empírica. O processo de pesquisa é complexo, cheio de escolhas nem sempre fáceis. Por variadas razões, no final da pesquisa ou trabalho académico, fica uma quantidade de elementos excluídos na preparação, da análise e apresentação de resultados. Chamamos a estes elementos “restos” compostos por leituras, dados recolhidos no campo, caminhos de investigação entretanto abandonados, entre outros. Os restos representam trabalho do investigador, o tempo dos participantes, recursos materiais e muita informação útil. O que fazer com os restos ou despojos de uma investigação? Propomos, neste artigo uma metodologia aberta e flexível para utilizar os restos, incluindo um pequeno exemplo prático

10:00-12:00 Session 7G: Sistematização de estudos com Abordagens Qualitativas

Comunicaciones Paralelas 1/Comunicações Paralelas 1

Location: Sala 8
10:00
A experiência paterna de pais de “primeira viagem” no cuidado do bebê nos primeiros três meses de vida

ABSTRACT. A paternidade é uma temática que vem sofrendo modificações em seu conceito. Da figura clássica de provedor passou a abarcar atitudes de maior envolvimento e contato afetivo com os filhos, o que possibilita revisitar padrões tradicionais de cuidado ao bebê e alterar o significado nos relacionamentos familiares. O objetivo desta pesquisa foi compreender a experiência paterna de “pais de primeira viagem” no cuidado do bebê nos primeiros três meses de vida. A coleta e análise dos dados foram direcionadas pelo referencial teórico metodológico da Metodologia Comunicativa Crítica. Os resultados apontam o desejo destes homens em assumir as responsabilidades que envolvem a “nova” paternidade, com tentativas de se aproximar da gestação, do parto, dos cuidados com a criança e dos afazeres domésticos, apesar das inseguranças geradas pela falta de habilidade. Porém, persistem resquícios dos padrões de gêneros que ainda determinam aos homens características de uma masculinidade e paternidade tradicional.

10:20
Integralidade em Onco-hematologia

ABSTRACT. Integralidade configura um conjunto de ações e serviços de saúde articulados, contínuos, preventivos, curativos, individuais e coletivos, nos níveis de complexidade do sistema. Diante da polissemia da integralidade e da complexidade do cuidado onco-hematológico, esta pesquisa fundamenta-se na Teoria das Representações Sociais, para identificar como as equipes compreendem o cuidado. Analisou a representação social das equipes onco-hematológicas sobre a compreensão e o desenvolvimento de sua prática. Pesquisa de campo com abordagem qualiquantitativa. Participaram 30 profissionais dos ambulatórios de onco-hematologia adulto e infantil. A análise foi realizada por meio do Discurso do Sujeito Coletivo. Emergiram cinco ideias centrais: acolhimento; acesso as tecnologias de cuidado; sistematização e articulação do cuidado; procedimentos técnicos e Integralidade não praticada. Possibilitou identificar a representação social das equipes sobre a compreensão e a prática do cuidado fundamentado na integralidade, verificando que ainda há necessidade de se avançar nessa perspectiva.

10:40
Regionalização em Saúde e Colegiados/Comissões de Gestão: dinâmica, contribuições, potencialidades e desafios

ABSTRACT. Os colegiados ou comissões de gestão regional configuram-se, na realidade brasileira, como instâncias de pactuação e negociação, favorecendo a gestão solidária e cooperativa entres os municípios da região de saúde para o fortalecimento da regionalização. Esse estudo tem como objetivo discutir sobre a dinâmica de um colegiado de gestão regional, bem como suas contribuições, potencialidades e desafios para a gestão e fortalecimento da regionalização no Sistema Único de Saúde. Trata-se de um estudo de abordagem qualitativa e natureza descritiva e exploratória. Foi abordada a relevância da regionalização na conformação das redes regionalizadas, entretanto, foi mencionado que essa diretriz ainda encontra entraves em sua operacionalização. Foi apresentada como potencialidade do colegiado a sua característica de cogestão solidária e a constituição de redes de serviços. A análise deste estudo mostrou que embora a regionalização não tenha se concretizado ela necessita de grandes avanços para superar os desafios decorrentes desse processo.

11:00
As representações sociais da corrupção para universitários brasileiros

ABSTRACT. O objetivo deste artigo é discutir a representação social da corrupção - aqui compreendida como fenômeno - em jovens universitários brasileiros, obtida a partir da pesquisa de campo de caráter qualitativo, analisada conforme a perspectiva da Bardin – Análise de Conteúdo. Construído a partir do referencial teórico sobre corrupção e sobre a Teoria das Representações Sociais, os resultados apontam no sentido de que para o jovem, brasileiro, universitário, a corrupção é compreendida como um aspecto cultural, intrínseco à sociedade, sobretudo a brasileira. A Representação Social da corrupção para o universitário é ilegalidade, e que ao contrário do que se pensava a corrupção não está estritamente ligada à classe política, apesar de ser a mais referenciada. As atitudes de corrupção estão relacionadas ao outro, como modo de justificar a sua própria ação, fazendo surgir neste sentido um metafenômeno até então não verificado: a competitividade e o comportamento generalizado.

11:20
Avaliação do processo e dos recursos educacionais na visão do estudante de medicina

ABSTRACT. O objetivo desta pesquisa foi analisar a representação social dos estudantes de medicina sobre a Unidade Educacional Sistematizada (UES), por meio de dois campos que compõe o Formato Cinco (F5) de avaliação, referente ao processo de ensino e aprendizagem e aos recursos educacionais. A pesquisa teve abordagem qualitativa fundamentada na Teoria de Representações Sociais e foi analisada pela técnica do Discurso do Sujeito Coletivo. Participaram 16 estudantes do quarto ano de Medicina. Os resultados indicaram oito ideias centrais: mobilização de recursos de aprendizagem; correlação entre a teoria e a prática; discussões clínicas e terapêuticas; descompasso entre a teoria e a prática; fidelidade dos tutores aos passos do processo tutorial; falta de capacitação dos tutores e fortalezas e fragilidades dos recursos educacionais. A avaliação dos estudantes forneceu subsídios para as adequações necessárias à melhoria proposta educacional da UES e curricular.

11:40
A ressignificação do idoso no discurso midiático brasileiro

ABSTRACT. Este trabalho busca compreender a ressignificação do idoso no discurso midiático brasileiro a partir do método de Leitura Crítica da Mídia e Análise do Discurso Crítica, tomando como corpus as campanhas veiculadas no Brasil a partir da prática de storytellings produzidas pelo Banco Itaú e pelo Burger King. Esta pesquisa qualitativa tem o objetivo de apresentar o discurso sobre novas inserções das pessoas da terceira idade na sociedade e a relação com seus netos destacada nas campanhas, a partir de um processo de informação, compreensão e interpretação dos sentidos impingidos pela mídia em um contexto social de transformação de uma faixa etária que se expande cada vez mais e que possui forte poder de consumo de bens, produtos, serviços e marcas. Este artigo mostra uma nova postura diante de uma marcante realidade social.

10:00-12:00 Session 7H: Investigação Qualitativa e Métodos Mistos

Comunicaciones Paralelas 1/Comunicações Paralelas 1

Location: Sala 9
10:00
Protagonismo estudantil: abordagem socioambiental local debatida em escolas da comunidade

ABSTRACT. Trata-se de um recorte de pesquisa de mestrado em Ensino de Ciências que utilizou metodologia lúdica para abordar uma problemática socioambiental local relacionada ao córrego Guará. Para desenvolver uma cultura de valorização ambiental local, alunos do 9º ano de uma escola pública de Brasília idealizaram e apresentaram uma peça teatral nas escolas da cidade em que estão inseridos e que faz parte do contexto do córrego. Para verificar o reflexo dessa iniciativa na percepção da problemática e como auxílio nas práticas pedagógicas, os professores que assistiram à peça foram convidados a responder um questionário. Os resultados mostram que a iniciativa dos alunos, por meio lúdico, criativo e dinâmico, desvelou uma realidade até então desconhecida pela maioria dos professores e esquecida pelas escolas, contextualizou o ensino, alinhou-se ao currículo, estimulou a aprendizagem e senso de pertencimento da comunidade, além de entrelaçar teoria e prática, provocando reflexão sobre a prática pedagógica

10:20
Investigação Qualitativa: desafios para a avaliação de políticas de formação de professores

ABSTRACT. O presente trabalho volta-se à reflexão sobre desafios da investigação no campo das políticas públicas, particularmente com o uso de metodologias qualitativas. Problematiza, no atual contexto, as possibilidades de ruptura com a cultura gerencialista hegemônica, que promove rigidez metodológica, por meio de “indicadores mensuráveis e comparáveis”. Apresenta uma proposta alternativa de investigação qualitativa, na qual indicadores, numa perspectiva crítica, buscam responder à complexidade do objeto a ser avaliado. Indica, finalmente, desafios teórico-metodológicos à construção de investigações qualitativas em bases sólidas.

10:40
A Análise Crítica de Narrativa na Interpretação de Narrativas Orais

ABSTRACT. O artigo parte da constatação da necessidade de aproximação entre estudos da linguagem e estudos que tomam por fontes narrativas orais. O caminho desenvolvido no artigo para tal aproximação passa por uma breve discussão metodológica sobre o uso de fontes narrativas, remete-se ao trabalho seminal de William Labov sobre a analise de narrativas orais, segue uma discussão teórica sobre o desenvolvimento da Análise Crítica de Narrativa após o narrative turn dos anos 1990 e propõe uma nova abordagem que se utiliza em parte do instrumental laboviano, mas se centra nos fundamentos da nova narratologia para a proposição de uma metodologia que promova ao mesmo tempo uma interpretação cultural de narrativas orais e uma análise de narrativa da cultura revelada em fontes orais.

11:00
Evolución de las redes cognitivas en el aprendizaje del Sistema Métrico Decimal utilizando Redes Asociativas Pathfinder

ABSTRACT. El Sistema Métrico Decimal (SMD) es un tema de considerable importancia en la enseñanza de las matemáticas y en su aplicación en el resto de las ciencias. En este artículo se aborda el SMD, teniendo como propósito principal el estudio de las Redes Cognitivas en el aprendizaje del SMD en alumnos de primer curso de la Educación Secundaria Obligatoria en el Sistema Educativo español. Teniendo por base la Teoría de los Conceptos Nucleares (TCN) y utilizando un enfoque mixto (cuantitativo-cualitativo), se representaron gráficamente y se analizaron las estructuras cognitivas de los alumnos, relativas a los conceptos fundamentales del SMD, a través de Redes Asociativas Pathfinder (RAP). El propósito de la investigación fue estudiar cómo se produce el aprendizaje a partir de los cambios en las estructuras cognitivas de los alumnos y la estabilidad de dichas estructuras.

11:20
Investigação qualitativa e métodos mistos em Manuais Escolares: um estudo comparativo europeu
SPEAKER: Cristina Maia

ABSTRACT. As investigações em Manuais Escolares têm-se desenvolvido em Portugal e no Mundo nas últimas décadas com um interesse significativo no contexto da História da Educação e da Educação Histórica, e com importantes repercussões no ensino da História. O nosso artigo tem por finalidade abordar as várias áreas de investigação a que se prestam os manuais escolares e, consequentemente, daí emanam um conjunto de categorias de análise que se enquadram em metodologias qualitativas de análise de conteúdo, de análise de discurso, donde destacamos a narrativa histórica, e de métodos mistos. Apontaremos as várias dimensões analíticas desta área de investigação para depois, de seguida, nos centrarmos na aplicação de algumas delas num estudo comparativo europeu de grande abrangência: manuais escolares de 17 países de três áreas geográficas europeias bem diferenciadas – Europa Ocidental, Europa de Leste e Europa Nórdica – serviram de mote para compreender o ensino da Guerra Fria entre o período final da Guerra Fria e o pós-Guerra Fria. Apresentaremos o desenho de uma investigação com um processo inovador de análise qualitativa e quantitativa de dados, um método misto, embora com prioridade à abordagem qualitativa, e que beneficiou da aplicação de software específico.

11:40
Avaliação do gerenciamento de Resíduos de Serviços de Saúde (RSS) de um hospital maternidade do Estado do Rio de Janeiro

ABSTRACT. Resíduos de Serviços de Saúde (RSS) são um problema atual em países em desenvolvimento, cujo gerenciamento incorreto pode gerar inúmeros problemas de saúde à população e prejuízos decorrentes ao estado. Na presente estudo, apoiado em técnicas de pesquisa qualitativa, buscou-se avaliar o gerenciamento de RSS de um hospital por meio de entrevistas com a chefe e responsável pelo RSS e observação diária das atividades do hospital. Os resultados indicaram várias discrepâncias em entre o discurso da profissional e o que foi observado. Além diso, notou-se desconhecimento da profissional em relação a características qualitativas e quantitativas do RSS o que impacta consideravelmente na implementação de um plano adequado de gerenciamento. Por meio destes resultados foi possível concluir que o sistema de gerenciamento de RSS é deficiente o que aumenta consideravelmente o potencial risco destes resíduos ao meio ambiente e a saúde pública.

10:00-12:00 Session 7I: Tipologias de Análise de Dados

Comunicaciones Paralelas 1/Comunicações Paralelas 1

Location: Sala 10
10:00
Método Delphi para criação de um instrumento de mensuração de Capacidades Dinâmicas em serviços

ABSTRACT. O estudo trata da criação de um instrumento de mensuração das capacidades dinâmicas em empresas de serviços. Para a sua elaboração, foi utilizada a metodologia Delphi, que considera a opinião de especialistas no desenvolvimento das opiniões sobre a temática. O artigo apresenta suas etapas, a aplicação que foi realizada primeiramente com a elaboração de assertivas para cada construto, com base na literatura. Os especialistas foram consultados em cada rodada realizada. O instrumento foi enviado por e-mail, visando agilizar o processo, porém houve alguma demora nas respostas aos questionários e no retorno das respostas. Foram realizadas três rodadas, com um feedback aos respondentes em cada uma, e outro após a finalização do estudo, com o resultado final.

10:20
Componentes Centrais em prol da Educação para a Sustentabilidade à Luz de uma Investigação Qualitativa

ABSTRACT. Este estudo tem como objetivo analisar, à luz de uma investigação qualitativa, os componentes centrais da educação para a sustentabilidade sob a perspectiva dos coordenadores de uma incubadora social e dos coordenadores de alguns de seus empreendimentos sociais. Para tanto, utilizou-se um quadro de referência elaborado a partir do framework proposto por Tilbury e Wortman (2004), definindo as categorias de análise para as entrevistas. A realização da presente pesquisa foi orientada pelo método do estudo de casos múltiplos e caracteriza-se por ser uma pesquisa de caráter qualitativo e de cunho descritivo. Os resultados encontrados sugerem que os componentes centrais da educação para a sustentabilidade vem sendo vivenciados através das práticas existentes, tanto na perspectiva dos coordenadores da Incubadora Social, quanto dos empreendimentos sociais investigados.

10:40
Narrativa, gênero e a construção da horizontalidade nos movimentos sociais contemporâneos: um olhar autoetnográfico
SPEAKER: Naomi Orton

ABSTRACT. O presente trabalho tem como objetivo lançar um olhar crítico sobre a negociação de sentido no contexto microssocial de um grupo de cicloativistas, visando refletir sobre a construção da horizontalidade no contexto macrossocial dos movimentos sociais contemporâneos. É uma pesquisa qualitativa interpretativa com dimensão etnográfica e a microanálise fundamenta-se nos estudos narrativos e na sociolinguística interacional, enfocando a tomada de turnos e sobreposições de fala. Analisando uma narrativa de resistência, identifico que sobreposições de fala feitas por cicloativistas do gênero masculino ocorrem no auge da narrativa, substituindo as escolhas lexicais da narradora por vocábulos mais “técnicos”, colocando sua legitimidade em xeque e construindo relações assimétricas. Os entendimentos sugerem que o poder não é distribuído igualmente nos movimentos sociais, assim como na sociedade. A fim de combater essas desigualdades e de se engajar em práticas transformacionais, os militantes precisam compreender a construção da horizontalidade como um processo contínuo que requer monitoramento.

11:00
Vivências dos pais sobre a diabetes tipo 1 dos seus filhos

ABSTRACT. Introdução: A Diabetes Mellitus Tipo 1 é uma doença crónica que está em expansão e afeta cada vez mais crianças e adolescentes, implicando mudanças nos seus hábitos de vida e da família. Objetivo: Identificar as vivências dos pais face à Diabetes Mellitus do seu filho. Métodos: Estudo qualitativo, fenomenológico, numa amostra não probabilística de 14 pais de crianças e adolescentes com diabetes seguidos em consulta. Utilizamos a entrevista semiestruturada e efetuámos análise de conteúdo. Resultados: Emergiram nove categorias: impacto da diabetes na família, sentimentos/emoções dos pais, modificações na vida familiar, modificações na alimentação familiar, parentalidade face à diabetes, vivências com outros filhos, receios vivenciados pelos pais, opinião sobre os profissionais de saúde e apoios recebidos. Conclusões: Os resultados podem ajudar os profissionais de saúde a promover o desenvolvimento do papel parental, nomeadamente na aceitação e adaptação à doença, em superar as dificuldades e sobretudo na melhoria da qualidade de vida da família.

11:20
Competências para o farmacêutico atuante na gestão em saúde: um estudo Delphi

ABSTRACT. Este trabalho teve como objetivo apontar a aplicabilidade da Técnica Delphi para identificar as competências gerais do farmacêutico que atua na gestão em saúde. A técnica Delphi foi utilizada para identificação destas competências. Foram identificadas dez (10) competências, quase todas voltadas para a organização do trabalho em saúde. As competências referentes ao acompanhamento e avaliação do trabalho em saúde apresentaram pouco consenso entre os especialistas consultados. As lacunas percebidas para o desempenho de monitoramento de planos e avaliação do trabalho em saúde, assim como a pouca ênfase ao planejamento do trabalho e gerenciamento do cuidado em saúde requerem atenção da formação e desenvolvimento de novos estudos que se aprofundem nessas vertentes. Os resultados apontam ainda que a Técnica Delphi é plenamente aplicável em pesquisas dessa natureza.

11:40
Contribuições do Mestrado Profissional em Ensino na Saúde na Trajetória Profissional de seus Egressos: uma visão qualitativa
SPEAKER: Rosana Vilela

ABSTRACT. Este estudo teve o propósito de conhecer a percepção dos egressos sobre a contribuição do Mestrado Profissional em Ensino na Saúde para a prática profissional. Para tanto, a incorporação do método qualitativo foi fundamental. Aplicou-se uma entrevista aberta a 35 egressos do programa. Os dados foram submetidos à análise de conteúdo. As percepções ancoravam-se na ideia que: os egressos, apesar de ter domínio em suas especialidades, carecem do preparo pedagógico e, as atividades desenvolvidas no mestrado responderam às necessidades profissionais de caráter docente. A abordagem ativa dos conteúdos das disciplinas propiciaram mudanças na forma de atuar enquanto docentes. O produto de intervenção desempenhou importante papel na materialização da pesquisa ao longo do trajeto formativo. Concluímos que as atividades desenvolvidas no mestrado contribuíram para uma prática profissional mais qualificada dos egressos.

10:00-12:00 Session 7J: Análise Qualitativa com Apoio de Software Específico

Comunicaciones Paralelas 1/Comunicações Paralelas 1

Location: Sala 11
10:00
Em Caso de Dúvidas Consulte o Manual: Uma Análise às Ferramentas de (Auto)Aprendizagem dos Pacotes de Software de Análise Qualitativa

ABSTRACT. Um dos primeiros cuidados que um consumidor/utilizador tem quando adquire um novo produto, está relacionado em como o utilizar. Neste âmbito, os Manuais de Utilizador podem assumir-se como um dos principais elos de comunicação entre as empresas que desenvolvem os produtos e o utilizador. No que diz respeito à utilização de pacotes de software, estudos indicam que um dos fatores decisivos para a insatisfação de um utilizador está relacionado com a dificuldade em aprender a trabalhar com um software. Neste contexto, as empresas de Qualitative Data Analysis Software (QDAS) procuram cada vez mais desenvolver recursos que possam diminuir a curva de aprendizagem das suas ferramentas por parte dos utilizadores. Desta forma o presente artigo ilustra uma comparação ao nível das suas particularidades, tais como: suporte e tipologia do Manual de Utilizador; formações; tutoriais; fóruns; espaço de perguntas frequentes (FAQ´s); workshops. Através uma exploração sistemática dos sites nativos tendo como orientação uma checklist procurou-se identificar as singularidades dos recursos de apoio à (auto)aprendizagem dos diferentes pacotes de software, de forma a sistematizar as ofertas que cada utilizador poderá encontrar, possibilitando-lhe assim a escolha do pacote que lhe ofereça as soluções que melhor respondam ao seu estilo de aprendizagem. Conclui-se que entre os diferentes pacotes de software não existem disparidades assinaláveis, verificando-se apenas em 2 pacotes analisados, lacunas na oferta de aprendizagem formativa e autónoma.

10:20
Processo de trabalho em saúde mental e inclusão social: análise qualitativa a partir do software ALCESTE

ABSTRACT. Estudo de abordagem qualitativa que analisou, apartir do software Analyse Lexicale par Contexte d´um Ensemble de Segments de Texte (ALCESTE), o processo de trabalho em saúde mental na Estratégia Saúde da Família, considerando como finalidade a inclusão social da pessoa com transtorno mental. Foram utilizadas entrevistas semi-estruturadas para coletar os dados. A análise desses foi feita por intermérdio do ALCESTE, com posterior análise de conteúdo. Resultaram três categorias empíricas: Identificação do objeto de trabalho em saúde mental; Ações e intervenções em saúde mental; Inclusão Social como finalidade do processo de trabalho em saúde mental. Discutiu-se a tensão entre os modelos biomédico e psicossocial, a incorporação da saúde mental na Estratégia Saúde da Família, a necessidade de integração da equipe de saúde no planejamento do cuidado e as intervenções para a inclusão social do “louco”. A utilização do ALCESTE para auxiliar na análise dos dados confere coerência e fidedignidade à pesquisa.

10:40
O Projeto Aluno Monitor da Sala de Informática nas Escolas da Rede Municipal de Santa Maria: Reflexos de Uma Formação

ABSTRACT. Este artigo trata de uma pesquisa cuja abordagem é a integração das Tecnologias Educacionais em Rede nas práticas pedagógicas dos professores municipais, a partir da implementação do Projeto Aluno Monitor da Sala de Informática pelo Núcleo de Tecnologia Educacional Municipal (NTEM). É um projeto com oficinas de formação, embasado nos procedimentos da pesquisa-ação, que analisou e interpretou as percepções dos participantes nos fóruns do Moodle, através do WebQDA. A tabulação dos dados do experimento, realizado em 2015, apresentou resultados expressivos, gerando o projeto de Dissertação em Tecnologias Educacionais em Rede/UFSM com a proposta de formação do Aluno Monitor com perfil protagonista e incentivador da integração das tecnologias educacionais, contribuindo para a cultura da aprendizagem colaborativa na escola. Assim, corrobora-se os resultados do WebQDA, demonstrando no ciclo da ação e avaliação da proposta, a possibilidade de multiplicar a formação para toda a rede municipal de ensino de Santa Maria/RS.

11:00
A Terapia Ocupacional em indivíduos com perturbações por uso de substância: um estudo de caso na Comunidade Terapêutica Clínica do Outeiro
SPEAKER: Jaime Ribeiro

ABSTRACT. As comunidades terapêuticas surgiram para dar resposta a indivíduos com perturbações por uso de substâncias. As pesquisas realizadas apontam para a importância do terapeuta ocupacional no processo de reabilitação dos mesmos. Porém, denota-se a escassez de estudos que abordem a relevância desta área profissional neste contexto. Objetivos: Conhecer a intervenção da Terapia Ocupacional, na Comunidade Terapêutica “Clínica do Outeiro”, descrevendo a perceção dos indivíduos com perturbações por uso de substâncias, dos terapeutas ocupacionais e dos restantes técnicos da equipa. Métodos: Estudo descritivo-exploratório de caráter qualitativo, consubstanciado num estudo de caso, recorrendo-se à entrevista e grupo focal para a recolha de dados. Resultados: A Terapia Ocupacional destaca-se pela proximidade que estabelece com os utentes, pelo dinamismo, criatividade e pela motivação que incute nos mesmos, desempenhando um papel preponderante ao nível da (re)estruturação de rotinas, desempenho das AVD’s e AVDI’s, lazer e participação social dos indivíduos com perturbações por uso de substâncias.

11:20
Aspectos no processo de contratualização em um hospital público de ensino: percepções dos gestores

ABSTRACT. Este artigo objetiva identificar as percepções dos gestores quanto aos aspectos da implantação do Programa de Reestruturação dos Hospitais de Ensino do Ministério da Educação acontecida em 2004, que apresentou duas ferramentas institucionais voltadas para um novo modelo de gestão: a certificação e a contratualização, sendo esta considerada uma das politicas da nova gestão pública, pondera as adversidades institucionais, construindo relações mais harmônicas, mudança na lógica contratual por melhores resultados. Realizada análise de contéudo com suporte do software WebQDA. Concluiu que a contratualização é entendida como uma política definitiva para todos os hospitais que atendem o Sistema Único de Saúde trouxe diversos benefícios, boas perspectivas, contribui para importantes tomada de decisão e execuções, comprometida com a qualidade dos serviços de saúde prestados a população, contudo ainda possuem aspectos que precisam ser revistos, tais como recursos humanos, financeiros, maior participação dos gestores e cumprimento da política para um melhor desempenho institucional.

11:40
As potencialidades da análise qualitativa assistida por computador. Estudo exploratório sobre a percepção de valor do conteúdo no TripAdvisor.

ABSTRACT. O presente estudo visa explorar as potencialidades da análise qualitativa assistida por computador. Trata-se de um estudo exploratório sobre a percepção de valor funcional do conteúdo criado e partilhado pelos utilizadores no TripAdvisor. Os dados foram recolhidos através de entrevistas online. A amostra do estudo é composta por um total de 85 respondentes. Através da análise de conteúdo feita através do software MaxQDA foram identificadas onze categorias relativas ao valor funcional. A categoria que regista maior frequência é sobre “aconselhamento sobre restaurantes, locais a visitar, etc”, seguido dos “testemunhos reais” e de conteúdos sobre a “relação qualidade preço”. Através da Análise de Correspondências Múltiplas, operacionalizada através do SPSS identificam-se três associações fortes entre categorias as "testemunhos reais", "informação sobre o destino" e "útil na escolha do destino"; entre as categorias "Aconselhamento sobre restaurantes e locais a visitar", "experiências em restaurantes"; e associação entre "Qualidade/Preço" e "Informação sobre hotéis". A articulação entre as duas técnicas revelou-se adequada e permitiu uma maior riqueza ao nível da análise e interpretação dos dados.

10:00-12:00 Session 7K: International Symposium on Qualitative Research

Parallel Sessions 1

Location: Sala 5
10:00
Teaching inclusive mathematics for cancer child patients in a hospital environment
SPEAKER: Mário Souza

ABSTRACT. This article aims to explain how teaching and learning processes of early mathematics education happen on a given oncological hospital in the Brazilian state called Goiás, Brazil. The qualitative and exploratory research is mainly based on longitudinal data, documents, teaching plans and notes, and semi-structured interviews. The data analyses are based on thematic and content methodologies regarding teaching and evaluation.  The research identifies complex challenges that mathematics teachers face daily to teach mathematics in hospitals for children who are diagnosed with cancer and are having cancer treatment. For instance, teaching and learning venues being hospital rooms may not the best place for children to learn or for the teachers to work in.

10:20
Ethical challenges in researching with children: An application adopting a mixed method approach
SPEAKER: Belem Barbosa

ABSTRACT. Applying ethical principles to research is essential ensure both participants' universal rights and data quality. From the ethical point of view, researching with children poses additional challenges in designing the research, collecting and analysing data. The ethical principles generally accepted in scientific research are complementary, yet presenting conflicts that must be anticipated and mitigated by the researcher. This article explores the application of ethical principles in research with children, considering the different stages of research and both quantitative and qualitative research. The text includes examples from research adopting a mixed method approach which involved 779 participants aged 7 to 15 years old.

10:40
How Does One “Leave” Poverty? - Socio-Identitarian Requalification Processes (PRSI) for Portuguese Women in the Basque Country, According to the Sociological Analysis of Oral Discourse.

ABSTRACT. How does one “leave” “poverty”? It is the answer to this question that may help us fight poverty, by addressing the issue on positive terms: reorienting the - conventional - angle of observation-analysis of the causes and factors for one’s fall-impoverishment (what is poverty? who are the poor/what are they like? - negative formulation), until we grasp the complexity of exit, the processes of socio-identitarian requalification (PRSI). We have been developing this analytical-understanding model of social trajectories since the late 90’s, and have co-composed 31 narratives of migrant Portuguese women, Exemplary Cases, selected by social intervention specialists from San Sebastian, Basque Country. Based on the results obtained, we explain the 7 PRSI components and also deepen the interpretative analysis and treatment of one of those narratives, Sara’s, highlighting the triangle FAITH in Prayer and in Luck.

11:00
Exploring Gender Stereotypes Using Qualitative-Quantitative Methodological Integration

ABSTRACT. This paper presents the research possibilities of the integration of qualitative and quantitative methodologies to explore gender stereotypes underlying the professional practice of psychology. The self-report technique, used as a research tool for stereotypes, has shown deficiencies in the control of the effect of social desirability on responses. This research accessed through qualitative methodology the discursive forms used by the study population to express covert gender stereotypes in socially acceptable formulations. From the Discussion Group with Psychology students, textual statements concealing these stereotypes were taken to transform them into items of a quantitative scale to assess large samples. The results were analyzed qualitatively by and with participants in the study. The methodological integration was an adequate strategy to access socially shared meanings, both in the design of instruments and in the explanation of the phenomena investigated.

11:20
Novice researchers’ nightmare journey of paradigms and methodologies: ‘It’s hard to know what is right or wrong’.
SPEAKER: Andrea Lacey

ABSTRACT. This paper provides my narrative of the challenges of journeying through the development of a research design for a study as part of my doctorate. The focus for the study was mental health student nurses and their first practice placement and whether these students could be better prepared prior to this first placement. This paper is intentionally written as a personal narrative of my experience into the field of qualitative research and within this account I discuss the uncertain, iterative and, in the end, emancipatory process of selecting the most appropriate ontology, epistemology and methodology to align with the aims and research questions for this study. Throughout the paper and in the spirit of narrative inquiry, I have included student nurses’ quotations from the data in the headings. These quotations seem to reflect the similar journeys on which both the students and I have been.

11:40
Ethical aspects of dissemination and archiving qualitative data in Poland

ABSTRACT. The aim of the article is a reflection on ethical dilemmas, methodological problems and technological threats as well as practical solutions for dissemination, archiving and sharing of empirical material collected by qualitative researchers, and then deposited in a specially created archives. The issues concerning the protection of personal subjects in the terms of the right to authorize and secure data obtained at each stage of the research are discussed. The basis of these considerations are the authors' own experience and the subject literature. These issues are related to the realities of social research in Poland, situating them in the broader context of the debate on the proposals and possibilities but also fears and doubts related to the archiving qualitative data.

12:00
Corpus Linguistic Analysis: How far can we go?

ABSTRACT. The present paper aims to explore methodological approaches to the examination of corpus linguistic data with particular attention to higher-level analysis. Fundamental assumptions in corpus linguistics are questioned, including the concept of repetition and so of token and type, parsing of items, the use and interpretation of metaphor, and the sociolinguistic and pragmatic elements in all utterances. Using purposely collected corpus data from very limited corpora, the paper aims to underline the importance of qualitative approaches to linguistic analysis even in the ostensibly highly quantitative field of ‘traditional’ corpus linguistics. Preliminary conclusions suggest that the complexity and richness of corpus linguistic data make qualitative analysis very demanding, but of unquestionable potential significance. The final proposal is for a small-scale corpus approach to accompany the mass linguistic data of large corpora, offering different analyses and results that might be valuable for fruitful comparison and triangulation

12:10
A Categorical-Generative Theory for Social Process Modeling
SPEAKER: Bruno Braga

ABSTRACT. This paper proposes a mathematical model to describe the dynamics of flows of action events that evolve conditioned by a specific set of structures and contextual conditions such as complex, dynamic and contingent social phenomena. A discrete rule-based model for patterns of sequences of events deduced from Generative Grammar Theory and Category Theory depicts theoretical propositions and identifies causal relationships in empirical evidence. Regarding the ontological and the epistemological assumptions of Critical Realism, the proposed modeling methodology adopts the logic of retroduction instead of the logic of falsification as a knowledge-extending means of drawing explanatory inferences from data in systematic way.

12:00-12:30 Session : Pausa para Café
Location: Colegio Maestro Ávila
12:30-14:30 Session 8A: Sistematización de estudios con abordaje cualitativo

Comunicaciones Paralelas 2/Comunicações Paralelas 2

Location: Sala 1
12:30
Disposiciones y politicidad en la co-construcción de narrativas biográficas: el trabajo de la reflexividad.

ABSTRACT. Esta presentación compone una discusión teórica-metodológica relativa a la experiencia de campo de mi tesis de doctorado Narrativas biográficas: condiciones de existencia y lugares sociales de los y las jóvenes en el contexto uruguayo. En base al análisis de la situación de entrevista en la co-construcción de las narrativas biográficas: mis posiciones como investigadora y la disposición de los jóvenes hacia el relato de sus vidas, es que organizo esta discusión. Las narrativas constituyeron una experiencia para los jóvenes. Ellos se situaron en un tiempo y espacio narrativo de apertura, clausura, sorpresas, incertezas, giros inesperados, incomodidades, saberes, soberbia y humildad. En ese tiempo y espacio construyeron la relación con la investigación, la situación de entrevista. Disposición a la confianza y politicidad la caracterizaron. La construcción narrativa es un acontecimiento que reclama una ineludible contextualización, historización y politización. Involucra, necesariamente, el trabajo de la reflexividad.

This presentation is part of a theoretical-methodological discussion related to the field experience of my doctoral thesis Biographical narratives: conditions of existence and social places of young people in the Uruguayan context. I organize this discussion based on the analysis of the interview situation in the co-construction of the biographical narratives: my positions as a researcher and the disposition of young people towards the story of their lives. The narratives were an experience for the young. They were placed in a narrative time and space of opening, closure, surprises, uncertainties, unexpected turns, discomforts, knowledge, arrogance and self-effacement. In such time and space, they built the relationship with the research, the interview situation. It was characterized by willingness to trust and politicity. The narrative construction is an event that demands an unavoidable contextualization, historization and politicization. It necessarily involves the work of reflexivity.

12:50
Evaluación de la formación continuada. Análisis del proceso de transferencia y sostenibilidad

ABSTRACT. El proceso de transferencia y sostenibilidad de las competencias adquiridas durante la formación en habilidades mediadoras, adquiere sentido en cuanto a que hace referencia a la necesidad vivida de prevenir y transformar las relaciones interpersonales problemáticas, evitando así su evolución hacia conflictos de difícil abordaje. En este proceso se ha desarrollado una fuerza interna que ha motivado la decisión de seguir implementando las competencias que se asumen como una necesidad profesional que se ha trasladado también al ámbito personal. La convicción interna se mantiene a pesar de las dificultades organizacionales como consecuencia de la crisis socioeconómica y la consiguiente recesión imperante en el transcurso del estudio.

13:10
Acercamiento a la definición de una universidad de calidad: responde el alumnado

ABSTRACT. Al amparo de una investigación cuya pretensión ha sido diseñar un modelo de indicadores de evaluación institucional universitaria, en estos párrafos se busca la aproximación al concepto de universidad de calidad desde la percepción manifestada por el alumnado, principal destinatario de las acciones desarrolladas en el seno de esta institución. La misma ha sido emitida por un total de 293 estudiantes de la Universidad de Córdoba a partir de una pregunta abierta dentro de un cuestionario diseñado al efecto. El análisis de contenido de las distintas respuestas obtenidas ha dado lugar a un conjunto de 99 categorías de análisis clasificados en 10 dimensiones que, conjuntamente con la información aportada por el resto de elementos del instrumento de valoración, dotan de sentido al término calidad y aportan evidencias para la mejora continua de la labor desarrollada en la universidad.

13:30
Aprender la sexualidad desde la “arrechera”: Los y las adolescentes en situación de calle

ABSTRACT. Resumen: Investigación realizada en la ciudad de Medellín, Colombia. Objetivo: conocer cómo los y las adolescentes en situación de calle aprenden sobre la sexualidad. Metodología: investigación cualitativa - etnográfica. Se entrevistaron 22 adolescentes, con quienes se realizaron reuniones hasta lograr la suficiente confianza que garantizara el rapport. Para el análisis de la información se codificaron y categorizaron las entrevistas. Ética: se fundamentó en el respeto y la confidencialidad. Resultados: Para los y las adolescentes en situación de calle el momento en el cual se manifiestan las hormonas se considera “arrechera”, esta lleva a interactuar con ellos mismos, con parceros y parceras y se inicia el aprendizaje en donde contribuyen la práctica, los medios de información y las instituciones. Conclusión: las personas y los medios de información incrementan la “arrechera”, las instituciones la bloquean mediante el miedo. El aprendizaje no da elementos sobre el afecto ni explica los cambios físicos y hormonales.

13:50
(In) visibilizaciones de violencia obstétrica en las percepciones de indígenas de la región centro norte de México

ABSTRACT. El objetivo fue conocer las percepciones que esta población ha desarrollado para la visibilizacion de actos de violencia obstétrica cometidos en la atención de sus partos. Se realizó un estudio de tipo cualitativo en el periodo de mayo a noviembre de 2016. Se realizaron entrevistas grupales y se aplicó análisis crítico del discurso. Las mujeres sólo identifican como violencia el maltrato verbal, en tanto, los procesos de medicalización excesiva son contemplados como necesarios e inevitables, con excepción del tacto vaginal. Se narraron experiencias de abuso de poder, omisión y negligencia que las mujeres toleran porque las naturalizan propias de la relación médico-paciente. Es necesario capacitar a las mujeres para que identifiquen las acciones violentas y sensibilizarlas para que se asuman sujetas de derechos para la atención.

14:10
La entrevista y más allá de la entrevista

ABSTRACT. En la actualidad existe una reflexión importante en torno a la metodología en la investigación social. Nuevos paradigmas y enfoques se proponen, mientras los tradicionales todavía permanecen. El presente texto revisa de forma general el estado actual sobre el tema. Se centra en la entrevista y más allá de la entrevista, sus posibilidades todavía no suficientemente estudiadas. Para ello realiza un ejercicio exploratorio de lo que significa entrevistar para los entrevistadores. Entrevistadores entrevistados, como un primer acercamiento a las implicaciones que tiene el ejercicio de realizar una entrevista, más allá de la obtención de información y los resultados de investigación. Entre los hallazgos que sobresalen es la reflexión que genera en la persona que entrevista, el movimiento de creencias y emociones que tiene lugar, en general hacia miradas más sensibles y humanas.

12:30-14:30 Session 8B: Análisis Cualitativo con apoyo de software específico

Comunicaciones Paralelas 2/Comunicações Paralelas 2

Location: Sala 2
12:30
Análisis de contenido y análisis DAFO en una investigación cualitativa sobre la Musicoterapia en España

ABSTRACT. El objetivo de este estudio consistió en conocer las opiniones de musicoterapeutas y estudiantes de musicoterapia sobre el estado actual de la musicoterapia en España, especialmente en investigación. Se ha desarrollado un estudio exploratorio descriptivo, con enfoque cualitativo, basado en la metodología de la investigación-acción a través de grupos de discusión. Se llevó a cabo una categorización de temas y contenidos siguiendo el procedimiento de la teoría fundamentada o Grounded Theory (Glaser & Strauss, 1967), utilizando NVIVO 10. Además, se desarrolló un análisis DAFO y se identificaron posibles estrategias o acciones para consolidar la musicoterapia como profesión y disciplina científica en España. En el análisis de los grupos de discusión se observó la dificultad para abordar en profundidad el tema de investigación en musicoterapia. Los temas principales mencionados fueron: profesionalización (52%), seguido de formación (20%), de investigación (19%) y de práctica clínica (9%) en musicoterapia en España.

12:50
Medición con WebQDA de la prueba piloto del uso de Digital Storytelling en las Ingenierías de Educación Superior

ABSTRACT. En este artículo se detalla la experiencia desarrollada en una asignatura de educación superior, Seguridad de la Información, basada en el diseño y creación por parte de los alumnos de un relato digital o Digital Story sobre un concepto técnico de alto nivel de dificultad. La investigación se basa en la utilización de herramientas de análisis cualitativo como webQDA para la obtención de evidencias y, posteriormente, analizar y medir el índice incremental de conocimiento que los alumnos adquieren durante todo el proceso de creación de los trabajos. Se describe asimismo el marco de trabajo definido para llevar a cabo las mediciones, un entorno que elimina componentes exógenos e incide sobre la representación neutra del conocimiento de los alumnos.

13:10
Análisis documental del perfil competencial del docente universitario en un país latinoamericano de ingresos medios, mediante teoría fundamentada

ABSTRACT. La potencialidad de aplicar una metodología de recogida y análisis de datos como es la teoría fundamentada a aquellos documentos o textos escritos como la normativa y legislación producida desde organismos estatales de un país latinoamericano de ingresos medios, en materia de funciones del docente universitario, permitió identificar las competencias genéricas: instrumental, interpersonal y sistemática; y las competencias específicas descritas por ámbitos: enseñanza, investigación, vinculación y gestión académica que definen el perfil competencial del docente universitario. Considerando que siempre se puede identificar cambios legislativos necesarios para que se produzca un mayor engranaje entre realidad social y norma jurídica, de ello podemos concluir que las competencias pueden ser adquiridas a lo largo de toda la vida, exigiendo consideraciones de flexibilidad y de adaptación a la evolución constante de las funciones, los requerimientos y características propias de cada universidad.

13:30
ANÁLISIS CUALITATIVO SOBRE EL CONOCIMIENTO DE LA REPRODUCCIÓN A TRAVÉS DEL ESTUDIO DE IMÁGENES POR WEBQDA

ABSTRACT. La investigación sobre Educación para la Salud y enseñanza de la Biología contribuye de forma significativa en la alfabetización científica y la promoción de la salud. En este sentido, la función de reproducción es uno de los grandes temas a tener en cuenta. Por ello, se ha diseñado un estudio transversal para analizar el conocimiento de alumnos de Secundaria sobre esta materia. La población objeto de estudio ha estado constituida por estudiantes de un colegio de Badajoz (España). El método utilizado incluye técnicas de investigación empleando un cuestionario y dibujos del aparato reproductor realizados por los alumnos, que fueron analizados usando el programa webQDA. En una primera fase del estudio, centrada en metodología cualitativa se constata la idoneidad del software utilizado. Entre las conclusiones obtenidas destacan las dificultades de los alumnos para localizar estructuras anatómicas. Se propone diseñar actividades que les ayuden a comprender mejor las relaciones anatomofisiológicas.

13:50
Análisis del aprendizaje expansivo en un colectivo de carácter horizontal: Estudio de Caso.

ABSTRACT. El aprendizaje expansivo es un modelo teórico del aprendizaje que se caracteriza principalmente por tener una dimensión transformadora, y horizontal del aprendizaje, pues a través del diálogo colectivo se crea el conocimiento y transforma la realidad (Engeström, 2007). En este contexto, se considera necesario identificar los elementos claves que componen el sistema de actividad y analizar las características del proceso cíclico del aprendizaje expansivo en el estudio de caso. Para ello, se ha utilizado una metodología cualitativa basada en Estudios de Casos tomando como unidad el colectivo “Espacio Libre Candil” que surge con el objetivo de construir la escuela “alternativa” como proyecto educativo. Como técnicas de recogida de datos se ha empleado la entrevista personales, documentos institucionales y observaciones de asambleas organizativas. Mediante el uso del software de análisis de contenido cualitativo Nvivo 11 se ha obtenido un análisis tanto del triangulo de la actividad y acciones de aprendizaje que conforman los sistemas de actividad. A continuación se detalla el diseño metodológico del estudio de investigación sobre el análisis del aprendizaje expansivo, identificando el proceso llevado a cabo y cómo este ha favorecido la extracción de conclusiones.

14:10
El uso de NVivo en los distintos momentos de la investigación cualitativa

ABSTRACT. Cuando un investigador comienza a dar los primeros pasos en la investigación cualitativa, se enfrenta a la gran falta de modelos a seguir en cuanto al método a utilizar en el análisis de datos, llegando en algunas ocasiones a caer en la tentación de envidiar el alto nivel de sistematización con el que se encuentran los investigadores que trabajan con datos cuantitativos. En este artículo se ofrece un aporte teórico básico que permita al investigador acercarse al análisis de datos cualitativos y al uso del software NVivo, poniendo de manifiesto sus ventajas y describiendo las funciones fundamentales en cada uno de los momentos de una investigación cualitativa haciendo especial énfasis en el proceso de análisis

12:30-14:30 Session 8C: Fundamentação e Paradigmas de Investigação Qualitativa

Comunicaciones Paralelas 2/Comunicações Paralelas 2

Location: Sala 3
12:30
Desafios da gestão do cuidado de enfermagem para a qualidade da atenção obstétrica e neonatal em maternidades públicas brasileiras

ABSTRACT. Objetivou-se compreender o significado da gestão do cuidado de enfermagem para qualidade da atenção obstétrica/neonatal. Método: abordagem qualitativa, baseado na Grounded Theory, conduzido por amostragem teórica. Realizado em duas maternidades públicas do sul do Brasil. Aplicadas 29 entrevistas em profundidade com profissionais de saúde e gestores. Coleta e análise dos dados realizadas concomitantemente. Na análise utilizou-se o mecanismo analítico: paradigma. Resultados: a teoria substantiva Gestão do cuidado de enfermagem para a qualidade da atenção obstétrica e neonatal compreende oito categorias: Gestão do cuidado de enfermagem (fenômeno central); Implementando as políticas públicas, Gerenciando recursos humanos e materiais e Qualificação profissional e educação permanente (Contexto); Cuidando do binômio mãe-filho e família e cuidador e Organizando a assistência (Estratégias), Buscando qualificar a assistência e Planejamento e avaliação do cuidado (consequências). Conclusão-se: a gestão do cuidado de enfermagem na atenção obstétrica e neonatal assume grande importância e contribui para qualificar a assistência de enfermagem/saúde.

12:50
A pesquisa qualitativa como vetor de uma intervenção social político-estratégica

ABSTRACT. A pesquisa qualitativa, pela relação que implica entre o sujeito observador e o sujeito observado, possibilita múltiplas e complexas perspetivas de compreensão do real. Na presente comunicação advogaremos sobretudo o potencial da investigação qualitativa para a afirmação do papel transformador e político do Serviço Social nas sociedades contemporâneas. Mais do que conhecer fragmentos do real incomparáveis e desconexos, as linguagens qualitativas permitem identificar o comum sob a aparência de heterogeneidade, permitem sistematizar, sem neutralizar a singularidade, permitem superar o óbvio e articular níveis de intervenção distintos (micro, meso, macro), conectando diferentes linguagens e processos de ação. Permitem também valorizar o conhecimento de proximidade e as concepções e impactos das políticas, dos projetos e das ações junto de pessoas e territórios.

13:10
Os Avanços das Reformulações Curriculares nos Cursos Médicos do Nordeste Brasileiro

ABSTRACT. O estudo teve como objetivo reconhecer na prática das reformulações do curso médico, as iniciativas de avanços no movimento de inovações curriculares, nas Faculdades Públicas de Medicina da Região Nordeste do Brasil, que se inter-relacionam com as Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN) 2001. Os dados foram coletados por entrevista semiestruturada e submetidos a análise temática. Os sujeitos foram gestores das escolas, a coleta dos dados foi de março/2014 a setembro/2016, com informações desde a implantação das reformulações, período suficiente para identificação dos desafios e soluções. Houve por unanimidade reconhecimento do atendimento ainda parcial das recomendações. As categorias revelaram: importância da integração ensino-serviço, adequações nas propostas pedagógicas, organização e administração dos projetos, ajustes no quadro de pessoal e infraestrutura, e democratização dos processos de gestão. Conclui-se que apesar dos desafios encontrados, as escolas vêm se empenhando no sentido de atenderem as DCN.

13:30
Pesquisa qualitativa e conhecimento geométrico: aberturas de compreensão
SPEAKER: Marli Santos

ABSTRACT. Neste artigo apresentamos procedimentos e concepções da pesquisa qualitativa fenomenológica e possibilidades que ela abre para a área da Educação Matemática, trazendo como objeto de análise um estudo de cunho fenomenológico que indaga sobre o conhecimento geométrico. Inicialmente destacamos aspectos, posturas, procedimentos e o movimento da pesquisa fenomenológica, e suas interfaces com a área. Em seguida discutimos a emergência da fenomenologia em um estudo que investigou, em um curso junto a alunos de graduação, aspectos significativos da constituição de ideias geométricas, focalizando em seus aspectos humanos e existenciais.

13:50
CONTRIBUIÇÕES DA FERRAMENTA EAD NA FORMAÇÃO DE TRABALHADORES DE SAÚDE: visão dos articuladores de educação permanente das Regionais de Saúde

ABSTRACT. Objetivou-se compreender as percepções dos profissionais articuladores da Educação Permanente em Saúde (EPS), identificando as contribuições da Tecnologia da Informação e Comunicação na educação permanente dos trabalhadores de saúde da Atenção Primária em Saúde. Estudo exploratório-descritivo, qualitativo, realizada no município de Fortaleza, com a participação de seis trabalhadores atuantes na EPS no município. Foram realizadas entrevistas em profundidade, analisadas pela Análise de Conteúdo Categorial Temática de Bardin. A EAD oferece instrumentos para a constituição do saber, funciona como ferramenta pedagógica que associada a outras, potencializa as ações dos trabalhadores. Sendo assim, instrumentos para a constituição do saber de acesso rápido e universalizante. Portanto, representa estratégia inovadora possível e potencial para a EPS, entretanto, deverá ser fortalecida com momentos presenciais que permita a construção do processo de formação reflexivo e transformador das práticas do trabalhador no serviço de saúde.

14:10
Educação Interprofissional entre estudantes em unidades de saúde na Bahia, Brasil: Programa “Permanecer SUS"

ABSTRACT. Este artigo objetivou analisar, sob o olhar dos acadêmicos, pacientes e profisssionais de saúde, as competências que o programa Permanecer SUS agrega à formação de estudantes da saúde na perspectiva da Educação Interprofissional (EIP). Pesquisa de abordagem qualitativa, sob a perspectiva da Etnografia Institucional (EI), em unidades de saúde no estado da Bahia. Utilizamos como técnicas a observação participante, entrevistas semiestruturadas e grupo focal. Foram entrevistados 60 indivíduos, entre estudantes, pacientes e profisisonais de saúde no período de setembro de 2013 e janeiro de 2014. Constatamos que a EIP é imprescindível para o desenvolvimento de competências profissionais éticas e compromisso social. Por fim, a EI deu sustentação teórica e metodológica ao estudo, uma vez que favoreceu a compreensão do real significado atribuído pelos participantes aos textos contruídos nas organizações de saúde.

12:30-14:30 Session 8D: Fundamentação e Paradigmas de Investigação Qualitativa

Comunicaciones Paralelas 2/Comunicações Paralelas 2

Location: Sala 4
12:30
O Texto Inacabado: os Documentos do Processo de Criação

ABSTRACT. Este trabalho analisa a importância dos documentos de processo e do estudo de obras literárias inacabadas como metodologia para a investigação literária, recurso utilizado pela Crítica Genética. Para isso, destaca-se a presença das notas e fragmentos como uma manifestação da subjetividade do autor que revela os procedimentos de criação. Além disso, o inacabamento da obra é aproximado da noção de ‘obra aberta’, o que reforça seu caráter polissêmico e moderno, de escrita infinita e obra em devir.

12:50
Fundamentos epistemológicos da matriz institucional dos novos modelos de Educação Superior no Brasil: uma abordagem qualitativa dos documentos institucionais da Universidade Federal do ABC (UFABC)

ABSTRACT. Nos países outrora chamados de terceiro mundo, hoje apelidados países emergentes e ou países periféricos e semiperiféricos, surgem experiências inovadoras, de caráter contra-hegemônico, cujos projetos de educação superior se situam numa perspectiva de equidade e justiça sociais incluindo os grupos sociais historicamente marginalizados e afastados do direito à educação superior. O texto que se apresenta pretende desvelar e refletir sobre a estrutura institucional que sustenta um novo modelo de educação superior, no Brasil, particularmente na Universidade Federal do ABC paulista (UFABC). Os processos de democratização dos países, acompanhados de políticas direcionadas para o investimento em novas instituições de educação superior, permitiu uma diversidade considerável no que diz respeito aos novos públicos estudantis. As universidades, tradicionalmente reservadas às elites, abriram-se a novos estudantes, quer no que diz respeito às dimensões de gênero, etnia, classe social e mesmo de gerações diferentes. Esta abertura criou desafios e expectativas no que diz respeito à democratização da educação superior, à inclusão da diversidade cultural e epistemológica, à promoção da interculturalidade e à descolonização das relações de poder e de conhecimento. (Quijano, 2005, 2009; Mignolo, 2003, 2010; Walsh, 2012, 2013); Santos (2001, 2004; 2008; 2009). Algumas políticas de experimentação institucional merecem referência particular. No Brasil, a ação dos governos pós-neoliberais de Lula e Dilma (Sader, 2013) também se centrou na criação de universidades populares, apresentando perfis diferenciados e respondendo a objetivos específicos de ação política. A primeira delas foi a Universidade Federal do ABC (UFABC), cuja matriz institucional constitui objeto do nosso estudo. Centrar-nos-emos, numa primeira fase, numa pesquisa documental de caráter qualitativo utilizando a análise de discurso na perspectiva de N. Fairclough (2001) com o objetivo de inferir as linhas estruturantes do novo modelo de educação superior com foco específico nos fundamentos conceituais, no modelo pedagógico e nos princípios reguladores da prática pedagógica. Sendo um novo modelo de educação superior que promove a interdisciplinaridade, a inclusão da diversidade social, cultural e epistemológica tendo em vista a promoção da justiça cognitiva, pretendemos saber quais os fundamentos epistemológicos que sustentam a matriz institucional da Universidade Federal do ABC e que regulam toda a atividade académica da instituição e suas relações com a sociedade. Outras questões derivantes surgem, sobretudo, em relação aos princípios do modelo pedagógico da instituição, a interdisciplinaridade e a inclusão social.

13:10
A interlocução como recurso metodológico para a pesquisa qualitativa

ABSTRACT. Com base nos pressupostos teóricos da Neurolinguística Discursiva, será analisado, por um aporte linguístico, um diálogo entre uma criança de 12 anos - que apresentava dificuldades escolares e não conseguia se alfabetizar - e sua investigadora. Esse diálogo aconteceu durante o seu acompanhamento longitudinal, em um centro de linguagens de afiliação institucional. A análise qualitativa evidencia a diversidade e especificidades de dados sobre o processo de aprendizagem do sujeito e aponta possibilidades de intervenção em suas dificuldades escolares através de um trabalho orientado discursivamente, embasado metodologicamente no conceito de dado-achado (Coudry, 1996). Tal reflexão opõe-se às formas de avaliação padronizadas - baseadas em testes psicométricos -, às atividades pautadas pela concepção tradicional de linguagem comumente encontradas nas escolas e desqualifica os diagnósticos que vinculam dificuldades escolares às patologias e que posicionam, à margem, crianças e jovens em seu próprio processo de escolarização.

13:30
Análise Qualitativa dos Supostos Sintomas da Dislexia na Educação Infantil

ABSTRACT. Com base nos pressupostos teóricos e metodológicos da Neurolinguística Discursiva, este trabalho tem como objetivo a análise de uma lista de sintomas elencados por Capovilla que apontam para o risco da presença da Dislexia ao longo da Educação Infantil. A análise evidencia uma incoerência na consideração do autor, visto que o que é por eles denominado sintoma, corresponde às respostas esperadas, normais e comuns no desenvolvimento das crianças na Educação Infantil.

13:50
Análise Qualitativa da Escrita das Crianças em Processo de Alfabetização

ABSTRACT. Este artigo tem como objetivo apresentar uma análise qualitativa de dados de escrita de crianças em processo de alfabetização norteada pela Neurolinguística de orientação discursiva. A metodologia de análise abarca o conceito de dado-achado e reforça a necessidade do acompanhamento longitudinal das crianças a fim de acompanhar os picos e platôs característicos do processo de aquisição da leitura e da escrita. Por fim, este artigo visa contribuir para as reflexões sobre como dificuldades normais e esperadas no processo de leitura e escrita têm sido interpretadas como sintoma de dislexia ou outros transtornos da aprendizagem.

14:10
A Promoção da Saúde dos Portadores de HIV/AIDS em Situação Prisional Aplicado ao Modelo de Nola Pender: Estudo Qualitativo

ABSTRACT. Objetivo: investigar comportamentos de promoção da saúde das pessoas privadas de liberdade portadoras de HIV/Aids no Complexo Penitenciário do Distrito Federal – Papuda. Método: pesquisa exploratória e descritiva, baseada na abordagem qualitativa. Análise de conteúdo realizada com auxilio do software ALCESTE e interpretada à luz da Teoria da Promoção da Saúde, de Nola Pender. Resultados: Da análise de conteúdo emergiram dois eixos: 1) “HIV/Aids no cárcere: vulnerabilidades, diagnóstico, tratamento e barreiras existentes”, refere-se às vivências dos sujeitos quanto ao HIV/Aids; 2) “Percepção acerca da promoção da saúde”, faz menção as estratégia utilizadas para a promoção da saúde no cárcere, composto por duas categorias. Conclusão: A populacao prisional reconhece a importância da adoção de hábitos saudáveis e busca manejar as inúmeras barreiras existentes dentro do sistema penitenciário com vistas à promoção da saúde. A adaptacão dos resultados ao diagrama Nola Pender pode favorece o planejamento de ações de promoção da saúde no contexto penitenciário.

12:30-14:30 Session 8E: Sistematização de estudos com Abordagens Qualitativas

Comunicaciones Paralelas 2/Comunicações Paralelas 2

Location: Sala 6
12:30
Potência de ação do agente comunitário de saúde: contribuições da pesquisa participante e da hermenêutica de profundidade

ABSTRACT. Este artigo baseia-se em uma pesquisa de abordagem qualitativa, com inspiração na pesquisa participante, realizada em uma comunidade vulnerável no município de Cubatão, SP, Brasil. Os participantes do estudo foram trabalhadores inseridos no contexto da Atenção Primária, na Estratégia Saúde da Família, sobretudo, Agentes Comunitários de Saúde. Os principais instrumentos para construção da informação qualitativa foram diários de campo, produzidos a partir da observação participante no campo e nas reuniões do Grupo Gestor. Os resultados foram analisados sob a luz da Hermenêutica de Profundidade, utilizando-se suas três etapas de análise para construção da informação qualitativa.A escolha das metodologias abordadas por este texto referem-seà valorização da experiência cotidiana dos profissionais de saúde e a contribuição com a transformação social. Ressalta-se que o estudo buscou a valorização da troca de saberes, baseada no diálogo e na construção de vínculos, apostando-se no potencial desta metodologia em politizar os sujeitos do estudo.

12:50
POESIA NAS QUEBRADAS, PALAVRAS RECICLADAS
SPEAKER: Ravena Carmo

ABSTRACT. Este artigo tem como objetivo descrever o processo de construção de conceitos realizados com estudantes deficientes intelectuais e com outras síndromes através do projeto Poesia nas Quebradas, com objetivo de mediar contextos através da linguagem poética para que fossem construídos noções básicas e conhecimentos sobre Reciclagem. A partir da proposta de mediação da escola, realizou-se uma pesquisa qualitativa com a ênfase nas pessoas: como se expressam, o que é importante para elas, como atuam e pensam sobre suas ações e as dos outros. A análise dos dados se deu a partir de desenhos e poesias construídas pelos estudantes.

13:10
O uso de pesticidas por uma comunidade de agricultores de Brazlândia Distrito Federal, Brasil

ABSTRACT. O uso de pesticidas vem se tornando um processo tecnológico para a produção de alimento em quantidade e qualidade. Este trabalho trata da avaliação da percepção do agricultor da região da Chapadinha, da zona rural de Brazlândia, sobre o manuseio de agrotóxico e seus riscos para a saúde. Dez agricultores de um total de 25 unidades de produção local, que utilizavam os agrotóxicos nas plantações de morango e hortaliças, foram entrevistados. A coleta de dados se deu entre os meses de março de 2014 a março de 2015. Os depoimentos foram gravados e avaliados com base na técnica de análise temática de conteúdo. As entrevistas focaram em duas categorias principais: o uso de EPIs pelos agricultores e o manuseio dos agrotóxicos. Os agricultores descreveram sintomas de saúde específicos da exposição a agrotóxicos, incentivando o desenvolvimento de atividades de pesquisa e extensão naquela região.

13:30
Identificando o Estado da Arte e Proposição de Indicadores em Competência em Informação (CoInfo) no Brasil sob o foco da Análise Qualitativa

ABSTRACT. Apresentam-se os resultados de pesquisa sobre o estado da arte da Competência em Informação (CoInfo) no Brasil (2000-2016) enquanto tema transversal e de articulação em áreas estratégicas de ensino e aprendizagem, pesquisa, inovação, desenvolvimento social e construção do conhecimento. Descreve-se trajetória metodológica de natureza qualitativa para a construção de indicadores que, de forma conceitual desde 2003 e em melhoria contínua, são atualizados e reformulados para a análise do corpus de documentos da pesquisa (artigos de periódicos, dissertações e teses e livros), permitindo o uso posterior da Análise de Conteúdo de Laurence Bardin.

13:50
ETNOGRAFIA NA PESQUISA EM SAÚDE: ALCOOLISMO, DOENÇA E SIGNIFICADO EM UM GRUPO DE ALCOÓLICOS ANÔNIMOS

ABSTRACT. O objetivo deste artigo é apresentar a importância do método etnográfico de pesquisa no campo da saúde, a partir de uma pesquisa realizada em grupo de Alcoólicos Anônimos (A.A.), localizados na periferia da Cidade de São Paulo-Brasil. Trata-se de abordar a etnografia como método de compreensão antropológica da diversidade sociocultural e, por essa via, compreender sua importância na pesquisa sobre a saúde e o adoecimento, a partir de uma pesquisa etnográfica realizada em um grupo de A.A. O método etnográfico de pesquisa constitui um conjunto de concepções e procedimentos utilizados, tradicionalmente, pela Antropologia, com o objetivo de compreender cientificamente uma dada realidade sociocultural. Nesse sentido, sua utilização no campo da saúde pode ser uma ferramenta fundamental, na medida em que revelam que a saúde e a doença estão diretamente ligadas a um contexto sociocultural.

14:10
Aceder aos sujeitos: pistas e reflexões a partir de pesquisas com adolescentes

ABSTRACT. Nesta comunicação apresentamos um conjunto de reflexões metodológicas a partir de duas pesquisas empíricas desenvolvidas com adolescentes. Em concreto, refletimos acerca dos obstáculos presentes num dos momentos mais críticos de qualquer pesquisa empírica que é o do acesso aos sujeitos, neste caso adolescentes, cuja condição híbrida e transitória coloca desafios metodológicos particulares. A partir do diálogo reflexivo entre duas experiências de investigação com resultados contrastantes evidenciamos a importância de criar condições para que ao acesso aos participantes se associe, também, cooperação.

12:30-14:30 Session 8F: Sistematização de estudos com Abordagens Qualitativas

Comunicaciones Paralelas 2/Comunicações Paralelas 2

Location: Sala 7
12:30
Percepções de idosas em relação às modificações do seu próprio envelhecimento e do companheiro e a influência na vivência de sua sexualidade

ABSTRACT. Buscou identificar as percepções das idosas em relação às modificações do seu próprio envelhecimento e do companheiro. Estudo de abordagem qualitativa interpretativa. A coleta de dados se deu por meio de entrevistas semiestruturadas, gravadas, com 17 mulheres acima de 60 anos que conviviam com seus companheiros e que tivessem condições mentais e de compreensão da língua portuguesa. Utilizou-se análise de conteúdo temático sugerido por Minayo, resultando em uma categoria: “Percebendo modificações do próprio envelhecimento e o do companheiro” e suas subcategorias “Observando que o envelhecimento e o adoecimento do companheiro influenciam a sexualidade” e “Diminuindo a sensibilidade ao toque e a frequência e desejos sexuais”. As idosas verbalizaram alterações na sua sexualidade, advindas do seu envelhecimento e do parceiro, outras relacionaram ao processo de adoecimento do parceiro, com uso ou não de medicamentos que interferem na libido. Questiona-se se as idosas que não praticam atividade física regular desfrutariam de uma sexualidade semelhante àquelas que praticam atividade física. 

12:50
Biblioteca escolar: inclusiva?

ABSTRACT. Esta pesquisa de abordagem qualitativa, de caráter descritivo, estudo de caso, foi realizada entre 2015 e 2016, numa escola pública estadual de Jataí-Goiás, região Centro-Oeste do Brasil, com o objetivo de compreender como a biblioteca escolar contribui no processo ensino e a aprendizagem do aluno surdo. Foi realizado levantamento sobre legislação da educação inclusiva ao longo dos anos. A coleta de dados se deu por meio de observação, de entrevistas para saber: A biblioteca escolar cumpre a função pedagógica quanto ao material didático de ciências e quanto ao aspecto humano em relação ao aluno surdo? Constatou-se pelos resultados que o espaço da biblioteca é inadequado quanto ao aspecto pedagógico, físico e humano, não havendo material impresso específico nem computador na biblioteca para acesso ao material digital, contribuindo pouco para o ensino e a aprendizagem do aluno de necessidades especiais, principalmente o surdo.

13:10
ATUAÇAO DO ENFERMEIRO NA EDUCAÇÃO EM SAÚDE DE CRIANÇAS COM ESTOMIAS INTESTINAIS: REVISÃO INTEGRATIVA

ABSTRACT. Resumo Objetivo: Evidenciar como a literatura especializada e atualizada na área da saúde aborda educação em saúde para crianças estomizadas. Métodos: Trata-se de uma revisão integrativa de literatura. A questão de pesquisa foi: o que há na literatura acerca de educacão em saúde para criança estomizada? A busca bibliográfica foi realizada no portal da Biblioteca Virtual de Saúde (BVS), consultadas as bases de dados Literatura Latino-americana e do Caribe em Ciências da Saúde (LILACS) e Medical Literature Analysis and Retrieval System Online (MEDLINE) CINAHAL. Foram utilizados os descritores “crianca” e “estomia”, “educacao”, de janeiro de 2013 a dezembro de 2016. Resultados: O levantamento nas bases de dados resultou em nove artigos selecionados. A discussão enfatizou educação em saúde, atuação do enfermeiro, plano de cuidados e inserção social. Conclusões: A educação em saúde para pais/cuidadores é primordial para o desenvolvimento saudável de crianças estomizadas.

13:30
Os fatores restritivos da prática com grupos terapêuticos: construindo hipóteses de soluções.

ABSTRACT. No campo da atenção psicossocial em saúde mental o trabalho com grupos é uma das principais ferramentas terapêuticas. Esta pesquisa objetivou identificar as possíveis soluções para trabalhar os fatores restritivos no uso dos grupos terapêuticos na Rede de Atenção Psicossocial (RAPS) em um Estado brasileiro. Trata-se de uma pesquisa qualitativa do tipo pesquisa-ação utilizando a metodologia problematizadora do Arco de Maguerez. Foram incluídos no estudo 66 profissionais da Rede de Atenção Psicossocial de 23 municípios de um Estado brasileiro. Os dados foram coletados por meio de 11 encontros presenciais e analisados segundo o método de análise temática descrito por Bardin e Minayo. Esta metodologia problematizadora promoveu possibilidades de transformação com base na identificação dos fatores restritivos e na construção de possibilidades de soluções, favorecendo mudanças positivas no processo de cuidado em saúde mental.

13:50
Reflexões Sobre a Prática Pedagógica dos Cirurgiões Dentistas Preceptores de Estágio

ABSTRACT. Resumo. A inserção dos cirurgiões-dentistas, profissionais do serviço, como preceptores dos estudantes de graduação no estágio curricular trouxe vários desafios. Este trabalho propôs conhecer a preceptoria em odontologia sob o ponto de vista dos profissionais/cirurgiões dentistas quanto a sua função e prática pedagógica. Realizou-se uma pesquisa com abordagem qualitativa na modalidade estudo de caso com os 12 cirurgiões dentistas que atuavam como preceptores de estágio no serviço público. Utilizou-se análise de conteúdo de Bardin. Os preceptores reconhecem os cenários de pratica como locais de contextualização dos conteúdos teóricos apreendidos na instituição formadora; se apercebem como colaboradores na formação profissional do estudante e também se sentem como aprendizes do processo. As dificuldades identificadas foram a sua falta de formação pedagógica para exercer a preceptoria e o distanciamento entre a academia e o serviço. É visível a necessidade de estreitar os vínculos com a instituição de ensino, através de parcerias e comunicações efetivas.

14:10
Ciclo de Aprendizagem Vivencial como ferramenta de investigação qualitativa em saúde mental

ABSTRACT. Este estudo apresenta o relato de experiência da utilização do ciclo de aprendizagem vivencial (CAV) como técnica de coleta de dados, em uma pesquisa intervencionista, envolvendo os profissionais de dois Centros de Atenção Psicossocial tipo III do Estado de Goiás, no período de setembro de 2016 a fevereiro de 2017. Os encontros grupais mediados pelo CAV possibilitaram uma riqueza de dados, ao permitir conhecer de forma fidedigna a dinâmica de trabalho dos serviços e suas dificuldades vivenciadas, além de promover aperfeiçoamento técnico-cientifico e humano, instigando os profissionais a buscarem uma assistência qualificada e segura. Conclui-se que a utilização do CAV é eficiente como ferramenta de coleta de dados com grupos em investigações intervencionistas qualitativas, ao contribuir para a reflexão das práticas cientificas e assistências, resultando em aprendizagem mutua para profissionais e pesquisadores.

12:30-14:30 Session 8G: Sistematização de estudos com Abordagens Qualitativas

Comunicaciones Paralelas 2/Comunicações Paralelas 2

Location: Sala 8
12:30
Contributos da pesquisa qualitativa no mapeamento e ampliação de possibilidades textuais às discussões sociocientíficas em livros de Física e exames nacionais brasileiros

ABSTRACT. Neste artigo apresentamos parte dos resultados de uma pesquisa de doutorado do primeiro autor que identificou, selecionou e analisou novas fontes de gêneros textuais presentes em questões de Física em sete edições de um exame nacional brasileiro e em 14 coleções de livros didáticos de Física, com o propósito de apoiar ações letivas [e pedagógicas] pautadas na perspectiva da educação Ciência-Tecnologia-Sociedade (CTS), em especial, das discussões de questões sociocientíficas (QSC). O estudo sinaliza a importância das análises documental e de conteúdo na perspectiva qualitativa, que possibilitam o entendimento de especificidades presentes nos registros e(ou) nos documentos, independentemente de serem utilizadas como método autônomo ou, ainda, como oportunidade de ampliar e aprofundar as análises em investigações.

12:50
O registro do portfólio indicando a aprendizagem na prática profissional

ABSTRACT. Mudanças nos processos de ensino na saúde vêm sendo estimuladas. Portanto, há necessidade de diversificar cenários de ensino-aprendizagem, bem como de se trabalhar com novos métodos de ensino e aprendizagem e novos formatos de currículos. O objetivo dessa pesquisa foi analisar as possibilidades de aprendizagem na Unidade de Prática Profissional. Pesquisa documental com abordagem qualitativa. Participaram 12 estudantes de primeira série de 2016 dos cursos de Medicina e Enfermagem. Os dados foram obtidos de cinco ciclos pedagógicos registrados no portfólio reflexivo sobre o que eles aprenderam na UPP. A Análise apontou quatro categorias analíticas: potencialidade do trabalho em grupo; princípios e diretrizes do Sistema Único de Saúde; desenvolvimento da empatia e compreensão ampliada do processo saúde-doença. Os estudantes estão aprendendo sobre o Sistema Único de Saúde e praticando seus princípios e diretrizes, bem como, os valores necessários ao desenvolvimento do trabalho em equipe requerido para o cuidado centrado na pessoa.

13:10
Aprendizagem Baseada em Problemas na graduação em enfermagem: revisão integrativa da literatura

ABSTRACT. Descrever como a Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP) vem sendo utilizada nos cursos de graduação em enfermagem. Método: Revisão integrativa da literatura, realizada nas bases de dados Education Resources Information Center (ERIC), Bibliteca Virtual de Saúde (BVS) e PubMed, no período de 2010 a 2015. Foram selecionados 36 artigos para análise. Resultados: A ABP é utilizada no mundo todo como uma alternativa ao método tradicional de ensino, porém sua utilização é pequena e recente nos cursos de enfermagem. Os aspectos positivos da ABP coadunam com as necessidades colocadas à formação profissional para atualidade. Encontram-se dificuldades e desafios como a necessidade da capacitação de estudantes e professores para a compreensão dos princípios que orientam seu desenvolvimento. Considerações finais: É preciso que sua aplicabilidade seja constantemente revista e acrescida de outros métodos que possam reforçar as habilidades necessárias à formação.

13:30
Relato (auto)biográfico como técnica e método de investigação do programa De Bem com a Vida de São Bernardo do Campo, SP - Brasil

ABSTRACT. O presente artigo trata da metodologia utilizada na tese de doutorado intitulada Rede na Saúde: nós, tangências e saídas. É um estudo de caso do programa De Bem com a Vida da cidade de São Bernardo do Campo/São Paulo/Brasil que tem como objetivo identificar conexões e espaços potenciais de trocas formadas a partir das práticas corporais realizadas nas Unidades Básicas de Saúde e compreender de que modo essas relações podem contribuir com outras práticas de saúde dentro da Atenção Básica. Apóia em relatos (auto)biográficos como técnica e método de pesquisa. Como técnica de coleta de dados obtivemos material repleto de emoções e nexos de significados expondo os imponderáveis da vida real. Como método, cumpriu um duplo papel, mostrou-se eficiente como instrumento de investigação e análise e, ao mesmo tempo, pedagógico. Entendemos que a (auto)biografia percorre um caminho não unidirecional com partilha entre pesquisador, intervenientes e espectadores, ou seja, estabelece uma relação de compromisso e uma relação de confronto com a realidade podendo ser útil em outras pesquisas de cunho qualitativo.

13:50
A metodologia construtiva-interpretativa como expressão da Epistemologia Qualitativa na pesquisa sobre o desenvolvimento da subjetividade

ABSTRACT. O objetivo do artigo é apresentar e analisar a metodologia construtiva-interpretativa utilizada em uma pesquisa sobre o desenvolvimento da subjetividade. A Epistemologia Qualitativa desenvolvida por González Rey para o estudo da subjetividade numa perspectiva histórico-cultural é a base constitutiva dessa metodologia, pois concebe a pesquisa como um processo de comunicação e diálogo, a singularidade da produção do conhecimento científico e o conhecimento como um processo construtivo-interpretativo. A metodologia constitui-se num contínuo processo de interpretação e construção do conhecimento a partir das informações produzidas na realização dos instrumentos que tem a função de constituírem-se indutores da expressão dos participantes. O processo de análise das informações produzidas é realizado ao longo de toda a pesquisa, por meio da produção de indicadores que podem vir a constituir-se em hipóteses pela relevância que assumem para o problema em discussão. O conhecimento produzido é consolidado pelas novas zonas de sentido que a pesquisa possibilita abrir.

14:10
VER-SUS BRASIL E A FORMAÇÃO PROFISSIONAL EM SAÚDE: UM ESTUDO DE CASO NO DISTRITO FEDERAL NO ANO DE 2016
SPEAKER: Carla Marques

ABSTRACT. O projeto VER-SUS objetiva complementar a formação dos graduandos de cursos da área da saúde propiciando a oportunidade de vivenciar a realidade do SUS, estimulando debates críticos e reflexivos entre os participantes. Através dos relatórios produzidos pelos participantes da 2ª Edição do VER-SUS Brasil no Distrito Federal em janeiro de 2016, tem-se como objetivos a verificação do perfil dos participantes, cumprimento da proposta do VER-SUS no DF e a investigação sobre aspectos relevantes para a consolidação do projeto como ferramenta de incentivo a formação profissional para o SUS. Os resultados apontam a aspectos como compreensão da proposta do VER-SUS Brasil e o estímulo para formação profissional comprometida com o Sistema Único de Saúde. Há que se melhorar a divulgação do projeto em todas as instituições formadoras, pois possui relevância para a formação dos profissionais de saúde por proporcionar outros cenários de aprendizagem que vão além da sala de aula.

12:30-14:30 Session 8H: Investigação Qualitativa e Métodos Mistos

Comunicaciones Paralelas 2/Comunicações Paralelas 2

Location: Sala 9
12:30
A Nação Qualitativa no Continente do Conhecimento: A Busca da Essência da Investigação Qualitativa.

ABSTRACT. Aquele que anseia e procura o conhecimento viaja por um vasto continente constituído várias nações e lugares selvagens pouco conhecidos ou inexplorados. Conhecer e explorar este continente fabuloso exige a utilização de vários mapas, guias e uma bússola. Quem tentar faze-lo sem estes instrumentos perder-se-á. No campo das Ciências Sociais fala-se em pesquisa quantitativa, qualitativa e mista, mas nem sempre se sabe do que está a falar. Os pontos cardeais neste continente são o qualitativo, quantitativo, qualitativo/quantitativo e quantitativo/qualitativo. Os dados presentes no campo de pesquisa não são nem qualitativos nem quantitativos, dependem das opções do investigador e isso remete para questões epistemológicas, ontológicas e metodológicas que precedem o trabalho de campo. Este artigo centra-se no que se entende por pesquisa qualitativa enfatizado os seus traços para evidenciar uma distinção que apesar de artificial é necessária.

12:50
Os Olhares de um grupo de adolescentes sobre os profissionais e os serviços de saúde/ Adolescents' views about health providers and health services

ABSTRACT. Resumo: Os adolescentes procuram pouco os serviços de saúde para a promoção e manutenção da saúde, facto importante pelas ameaças associadas aos comportamentos de risco e porque os padrões de utilização dos serviços tendem a manter-se na idade adulta. Na literatura tem sido reconhecida a importância das suas ideias, mas ainda sabemos muito pouco o que pensam os jovens sobre estas questões. Neste estudo, exploratório e qualitativo (estudo I de um desenho metodológico misto) pretendeu-se conhecer e analisar as ideias e preferências dos adolescentes sobre os serviços e os profissionais de saúde com base nas suas experiências em cuidados de saúde. Realizaram-se quatro focus groups a 33 adolescentes entre os 13 e 18 anos. Os dados, submetidos a análise de conteúdo, espelham as ideias e sentires dos jovens. Salientam-se apreciações favoráveis e desfavoráveis, bem como algumas preferências atendendo à necessidade de mudanças nas atitudes dos profissionais e condições dos serviços.

Abstract: Adolescents underuse health services particularly in the situations of health promotion. This condition is relevant not only because of the threats associated to risk behaviors, but also because those patterns of health care use are likely to be maintained in adulthood. The literature has recognized the importance of adolescents’ ideas but little is known about they think about these questions. This exploratory and qualitative study (part I of a mixed methods design) aimed to know and analyze adolescents' ideas and preferences about health services and providers based on their experiences in health care. A total of 34 adolescents, aged 13 to 18 years, participated in eight focus group interviews. The data submitted to content analyze reflected the young’s ideas and feelings. Favorable and unfavorable evaluations are highlighted, as well as some preferences that suggest the need to change professionals' attitudes and services conditions.

13:10
Lugar de mulher é na cozinha: confissões femininas sobre o universo gastronômico

ABSTRACT. Este trabalho integra um amplo projeto de pesquisa que investiga condições de trabalho e de saúde presentes no universo gastronômico. Neste recorte privilegiamos a dimensão de gênero, a partir do olhar de mulheres profissionais da gastronomia, e o que tal perspectiva é reveladora de aspectos e processos daí emergentes. Para tanto, adotamos a abordagem da Teoria Ator Rede (TAR) e, metodologicamente, seguimos doze profissionais reconhecidas nesta área, situadas em diferentes países, através de fontes imagéticas e/ou textuais veiculadas pela internet. A análise dos dados evidenciou desafios e particularidades que incidem sobre o trabalho feminino neste contexto, com destaque para as desigualdades de gênero, as implicações destas iniquidades para a inserção, valorização e consolidação das mulheres na cozinha profissional, entre outros aspectos das relações e dinâmicas do universo gastronômico. Neste artigo, ao passo em que desvelamos os principais achados da pesquisa, enfatizamos reflexões suscitadas pelos percursos metodológicos trilhados.

13:30
Pedagogia dialógica de Paulo Freire e pesquisa qualitativa em Educação Musical: compartilhando aprendizagens.

ABSTRACT. O objetivo deste artigo foi descrever os processos educativos decorrentes da metodologia de intervenção “música geradora” inspirada na pedagogia dialógica de Paulo Freire, realizada junto à comunidade participante de um projeto de extensão universitária, envolvendo práticas artísticas e musicais. De natureza qualitativa e inspiração fenomenológica, os encontros foram registrados em diários de campo (principal instrumento de coleta dos dados), além de desenhos, textos escritos, fotos e filmagens. Como resultados, podemos dizer que os processos educativos decorrentes dessa metodologia mostraram-se fortemente marcados pelo espírito de co-laboração, de com-vivência, de solidariedade, de respeito e reconhecimento do Outro. Entretanto, tais práticas de intervenção, e pesquisa, exigem fôlego, engajamento e disposição, compromisso e responsabilidade, busca permanente de conhecimentos e habilidades, interação criativa e cooperativa na convivência das diferentes culturas. Por isso é preciso viver em comunhão, “sendo-uns-com-os-outros” (Freire, 2005), como imperativo e condição de oportunidade de acontecimento e realização da própria Educação.

13:50
Formação pelo trabalho em saúde: narrativas de aprender e ensinar

ABSTRACT. Resumo. Este artigo conta uma história de formação profissional pelo trabalho em saúde, explora a narração como estratégia investigativa na construção metodológica em multiplas conexões nos modos de conhecer no campo das pesquisas qualitativas. Conhecer, enseja mover diversos recursos, construir caminhos, muitas vezes “desvios” uma experiencia de formação profissional, comporta atravessamentos da discursividade das ciencias, singularidades no fazer-saber. Mediada por narrativas como arte de transmitir histórias de vidas, perspectiva-se aspectos dinâmicos presentes nas relações de ensinar-aprender uma profissão na saúde, aproximada do conceito de narrativa e experiência em Walter Benjamin. Como produto, destaca os núcleos narrativos das potencialidades, fragilidades e estratégias de um itinerário formativo através do mapa dos modos de ensinar-aprender utilizados por alunos, professores e preceptores, enfatizando políticas governamentais no ensino superior. Identifica redes de encontros no/pelo trabalho em saúde, privilegia a dimensão sensível do ato de ensinar, aprender e conhecer, contribuindo ao debate da reorientação dos processos formativos.

14:10
Compreender a construção de competências profissionais: um estudo no contexto do estágio em Enfermagem/Understanding professional competence development: a study in Nursing clinical practice

ABSTRACT. RESUMO. O artigo apresenta um estudo de caso desenvolvido no âmbito de uma Licenciatura em Enfermagem com a finalidade de compreender processos de construção de competências profissionais em contexto de estágio. Os dados foram recolhidos através de um questionário aos estudantes do 2º ano do curso e entrevistas semiestruturadas a um grupo de estudantes e duas supervisoras, uma da escola de formação e outra do hospital. Apresenta-se um recorte dos resultados obtidos, com um enfoque principal nos testemunhos das entrevistas, os quais evidenciam a existência de tensões relativas à relação teoria-prática e à articulação entre os dois contextos de formação, sinalizando a necessidade de reforçar modalidades de supervisão de orientação reflexiva e dialógica, assim como a colaboração interinstitucional. ABSTRACT. The paper presents a case study conducted within a Nursing programmme with the purpose of understanding processes of professional competence development in the practicum. Data was collected through a questionnaire to 2nd grade students and semistructred interviews to five of those students and two supervisors, one from the training school and the other from the hospital. Partial results are presented with a focus on interview accounts, which show the existence of tensions regarding the theory-practice nexus and the articuation between both training contexts, suggesting the need to reinforce reflective, dialogical supervision practices as well as interinstitutional colaboration.

12:30-14:30 Session 8I: Tipologias de Análise de Dados

Comunicaciones Paralelas 2/Comunicações Paralelas 2

Location: Sala 10
12:30
ATENDIMENTO NOTURNO PARA HOMENS EM UNIDADE BÁSICA DE SAÚDE: o que pensam esses usuários?

ABSTRACT. Estudo objetivou compreender fatores que potencializam e fragilizam as práticas de saúde dos homens e seu atendimento noturno nos serviços de saúde da atenção primária. Estudo de abordagem qualitativa, realizado em Unidade Básica de Saúde do Distrito Federal (Brasil), no período de outubro a dezembro de 2014, com a participação de oito homens que frequentaram o referido serviço em busca de atendimento, com idade entre 20 e 59 anos, por meio de entrevistas, audiogravadas. Após transcrição, os dados foram submetidos à análise de conteúdo. A partir da fala de oito homens que aguardavam consulta médica no período noturno, obtiveram-se duas categorias: I. Fatores que potencializam a busca do homem em atendimento noturno. II. Fatores que fragilizam a busca dos homens por atendimento noturno. A subjetividade masculina pode ser alicerce para consolidar a política nacional de saúde do homem, uma vez que apontam aspectos que favoreceram e dificultaram ao atendimento no horário noturno.

12:50
Narrativas autobiográficas com crianças na pesquisa qualitativa em educação: reflexões sobre procedimentos de análise

ABSTRACT. Apresentamos procedimentos utilizados para a análise de narrativas autobiográficas, construídas por crianças de 6 a 12 anos de idade, em três contextos escolares: zona rural, periferia urbana e classe hospitalar. As pesquisas se inserem num projeto mais amplo, e se propõem a investigar os sentidos construídos narrativamente pelas crianças sobre a escola. Após situar as narrativas autobiográficas como fontes e método da pesquisa qualitativa em educação, apresentamos o protocolo comum utilizado e discutimos, em seguida, os desafios da constituição do corpus e nossas aproximações para interpretar a interpretação da criança, com o cuidado de preservar sua visão de mundo. As análises revelam diferentes modos de perceber a escola em suas vidas; corroboram as potencialidades heurísticas e hermenêuticas da palavra da criança, consideradas como sujeitos de direitos; e os grandes desafios com os quais nos deparamos durante a realização da análise dessas narrativas.

13:10
Acidentes de Trânsito: uma frustração? Um Estudo Qualitativo no vértice psicanalítico

ABSTRACT. A alta prevalência e morbimortalidade apresentada nos acidentes de trânsito mundiais impõe maior compreensão dos processos psíquicos envolvidos. Consideramos que frustração está presente e tomamos por fundamento os pressupostos psicanalíticos Bioniano sobre a (in)capacidade de suportá-la como objeto. Selecionamos uma amostra intencional composta de quinze acidentados e quinze familiares de vítimas de acidentes internadas numa enfermaria de nível terciário de uma cidade do sudeste brasileiro. Pautados no método clínico-qualitativo, entrevistas semiestruturadas foram interpretadas com a técnica de Análise de Conteúdo Temática. Dois núcleos de sentido foram identificados: Enfrentamento e Evasão à frustração. A incapacidade de suportar a frustração proporcionou ações de fuga ou de onipotência, em oposto a aceitação evidenciou um enfrentamento. Esses achados potencializam a importância de um suporte, por parte da equipe de saúde, aos envolvidos para que haja enfrentamento da frustração. Acreditamos que esses dados podem ser a chave para diretrizes ao cuidado mais integral nessas situações.

13:30
Análise da intertextualidade, com enfoque no trabalho em equipe, em reunião de trabalho de serviço de saúde

ABSTRACT. O objetivo do trabalho foi analisar a intertextualidade das vozes que se articulam em uma reunião de trabalho para discussão do Grupo de Entrada de usuários ao serviço de saúde mental que atende adolescentes no Distrito Federal, com enfoque no trabalho em equipe. Metodologicamente, optou-se pela utilização da Análise Crítica de Discurso, para análise de excertos retirados de gravação de uma reunião de profissionais. O estudo foi aprovado pelo Comitê de Ética, sob o parecer 1.744.550. Verificou-se, conforme a análise que há uma articulação das ações dos profissionais presentes na reunião, por meio da complementação, indagação das falas dos participantes, sendo que a complementariedade dos processos de trabalho das profissões contribuíram para o trabalho em equipe.

13:50
Dimensões do trabalho interprofissional e das práticas colaborativas desenvolvidas em uma unidade básica de saúde, BH/MG-2016, por uma equipe de saúde da família.

ABSTRACT. A prática colaborativa tem sido definida como um processo interprofissional para a tomada de decisão e comunicação que permite o conhecimento e as habilidades dos profissionais. Este artigo tem como objetivo identificar as dimensões do trabalho interprofissional e das práticas colaborativas desenvolvidas por uma equipe de saúde da família em uma unidade básica de saúde. A estratégia metodológica foi qualitativa e a técnica utilizada foi a observação participante de todas as atividades de saúde desenvolvidas pelos profissionais de saúde de uma equipe de saúde da família.

14:10
Uma análise de conteúdo das políticas educacionais do Mercosul para inclusão digital na Educação Básica

ABSTRACT. A globalização reestruturou as relações de mercado, das fronteiras entre os Estados e os meios de produção, tornando-os dependentes de fatores tecnológicos. A interação com a tecnologia propôs novos paradigmas nas atividades humanas, propondo a inclusão digital como fator da própria inclusão social. Este trabalho, oriundo de pesquisa, objetivou analisar políticas educacionais do Mercosul sobre o uso de tecnologias na Educação Básica. Para isto, utilizou a abordagem qualitativa para análise de categorias eleitas presentes nos documentos dos Planos de Ação do Setor Educacional do Mercosul, de 1991 a 2015, disponíveis online. Os resultados sugerem uma compreensão inicialmente utilitarista, que se ocupou da produtividade do sujeito e no seu incremento para modernizar o Estado; e é posteriormente suplantada pela ideia de que a inclusão digital nos sistemas educacionais corresponde ao incremento na qualidade da Educação, como favorecimento à própria inclusão social.

12:30-14:30 Session 8J: International Symposium on Qualitative Research

Parallel Sessions 2

Location: Sala 5
12:30
Perspective of clients and healthcare professionals about Occupational Therapy Intervention in Vocational Rehabilitation: a descriptive-exploratory study at a professional rehabilitation centre in Portugal
SPEAKER: Jaime Ribeiro

ABSTRACT. Vocational rehabilitation (VR) allows individuals to enter, return and/or maintain employment. After literature review, no evidence of VR in individuals with acquired injuries, in Portugal was found. This paper aims to explore and describe the occupational therapy (OT) approach in VR and the client’s and the healthcare professionals’ perspectives, at Centro de Reabilitação Profissional de Gaia. A case study research was carried out with individuals aged 18 to 65 years old, with physical and neurological injuries, and receiving OT intervention; occupational therapists and other healthcare professionals working with those clients. To collect and analyse the data, a semi structured interview, focus group and subsequent content analysis by Bardin method were done. Participants’ perspectives were that OT promotes autonomy in occupations, assesses and recommends assistive products and performs functional assessments. Comparing results with literature, the clients and health professionals’ perspective of the OT intervention was consistent with the occupational therapist skills and intervention in VR.

12:50
Development and Implementation of Dashboards for Operational Monitoring Using Participatory Design in a Lean Context

ABSTRACT. The need to increase employees’ productivity in a hypermarket online delivery services is the persuader of the present work. A costumer’ request, through the hypermarket website, initiates the process of collection and delivery of the ordered products. This process briefly comprises to gather the products from the shelves and to report the right indicators, at the right time, to store supervisors. To present the correspondent data and to follow this activity process, quantitative dashboards were developed. These dashboards contained all the key indicators through graphs facilitating the reading and comparisons. Also, a dashboard in real time with the identification of employees without activity over a predetermined period of time and indicating the percentage of everyday objectives already accomplished, helping managers, was developed. All the actors, the project team, decision makers, designer, were involved in the design of the dashboards in a sharing process with the identification of aspects that should be reported or improved. At the end, dashboard enhances decision-making and has a positive impact in operational monitoring.

13:10
The Evidence-Based Practice: Breastfeeding as a preventive factor for Postpartum Depression

ABSTRACT. Post-partum is expected to be a time of joy. However, this is not always the case, as it can be a time marked by moments of sadness, fatigue and discouragement. This study intended to obtain the best scientific evidence to understand whether breastfeeding has a preventive effect on postpartum depression. For this, an integrative review of the literature was made on the relationship between breastfeeding and postpartum depression through the databases: EBSCO host, LILACS, PubMed, SciELO, institutional repositories and Google Scholar. Most studies identify breastfeeding as being preventive of postpartum depression, highlighting its importance for the puerperium's mental health and consequently reducing the chances of developing postpartum depression. An informed and supported woman about breastfeeding will be able to feel confident in her new role. A constant investment by the health team, initiated during the couple's planning process for pregnancy, is essential, and is maintained throughout pregnancy, delivery and postpartum.

13:30
Insights and Perspectives about Textual with Visual Data Analysis: the Use of Photos as an Example

ABSTRACT. Visual data and analysis have become a noteworthy approach in qualitative research in the years. This paper presents a content-analysis based study carried out in tourism marketing field that used visual materials, specifically photos, in combination with verbal data and methods. The goal is to demonstrate that a more integrated approach to data production and analysis might the most applicable option always considering the research goals. The results intend to provide evidence that visual data, in this case photos about lakes corroborates the findings from textual analysis (description of lakes) and reveal, in some cases, new insights about the object of research. In addition, the procedure of using WebQDA, a Computer-Aided Text Analysis (and pictorial) will be exposed and explained

13:50
A Mixed Methods Research of Pre-Service Teachers’ Perceptions about the Benefits of Wiki-Based Tasks and Discussion Boards

ABSTRACT. The aim of the research was to explore pre-service teachers’ perspectives towards the use of wikis and discussion boards to improve writing skills and promote collaboration. A total of 358 pre-service teachers, enrolled in the subject English I, participated in it. They ranged in age from 20 to 58. We adopted a mixed method research approach to integrate results and carry out a combined discussion that allowed making interferences to understand better and to have a broader vision of the phenomenon. The data analysis revealed the impact of the e-activities on participants’ confidence in English. They emphasized the opportunities afforded by wikis to promote individual and cooperative learning, and by discussion boards to communicate. In our research, we demonstrated that the use of a mixed method enhanced the validity and reliability of the data, and added rigor to researches in technology and second language.

14:10
Indices of change: analyzing the indexical properties of data from psychotherapy case work to discern patterns of therapeutic change over time
SPEAKER: John Hills

ABSTRACT. With reference to semiotic theory, a form of data analysis is proposed that explicitly unpacks the indexical properties of data from psychotherapy case studies. The approach is observed to happen within the therapeutic hour as a co-production between the client and their therapist. Thus analyzing the data in this way seeks to address two common charges against traditional research into psychotherapy processes: that it fails to capture the true value of the therapy and lacks the sensitivity to measure outcomes. Two case vignettes will demonstrate the utility of this approach in lived context, with meaning emerging as therapy continues.

16:00-17:30 Session 9: Bloque de Paneles de Discusión 2/Bloco de Painéis de Discussão 2

EL DIÁLOGO ENTRE LOS MÉTODOS CUANTITATIVOS Y CUALITATIVOS EN LA INVESTIGACIÓN EN COMUNICACIÓN (descrição)
[Idioma: Espanhol] - Sala 1

Miguel Vicente-Mariño, Félix Ortega, Pilar Sánchez, Carlos Arcila
Universidad de Valladolid – Espanha
Universidad de Salamanca – Espanha

LÍNEAS DE INVESTIGACIÓN DEL GRUPO CIBERDIDACT. ENFOQUES MIXTOS (descrição)
[Idioma: Português/Espanhol] - Sala 3

Ricardo Luengo González, Luis M. Casas García, José Luís Torres Carvalho
Universidad de Extremadura – Espanha

LÍNEAS DE INVESTIGACIÓN DEL GRUPO INFOAUTISMO (descrição)
[Idioma: Espanhol] - Sala 4

Ricardo Canal Bedia, Maria Victoria Martín Cilleros, Maria Cruz Sánchez-Gómez
Universidade de Salamanca – Espanha

NARRATIVAS COMPARADAS SOBRE A FORMAÇÃO – EXPETATIVAS DE FUTUROS PROFESSORES  (descrição)
[Idioma: Português] - Sala 9

Adriana de Almeida, Ana Isabel Andrade, Eda Henriques, Jane do Carmo Machado, Maria Celi Chaves de Vasconcelos, Rui Neves
Universidade do Estado do Rio de Janeiro e Faculdade de Formação de Professores/UERJ – Rio de Janeiro – Brasil
Universidade de Aveiro – Portugal
Universidade Federal Fluminense – Brasil
Universidade do Estado do Rio de Janeiro e Universidade Católica de Petrópolis – Brasil

NUEVAS ECOLOGÍAS DEL APRENDIZAJE: ANÁLISIS DE PROYECTOS DE APRENDIZAJE TRIALÓGICO Y EDUCACIÓN EXPANDIDA (descrição)
[Idioma: Espanhol] - Sala 7

Jesús Valverde Berrocoso, María del Carmen Garrido Arroyo, Francisco Ignacio Revuelta Domínguez, María Rosa Fernández Sánchez, María José Sosa Díaz y Jorge Guerra Antequera Universidad de Extremadura – Espanha

O COLETIVO COMO OBJETO DO CUIDADO DE ENFERMAGEM: UMA ABORDAGEM QUALITATIVA –  (brevemente)
[Idioma: Português] - Sala 11

Emiko Yoshikawa Egry, Rosa Maria Godoy Serpa da Fonseca, Marcia Regina Cubas, Maria Marta Nolasco Chaves, Tania Rehen, Maíra Rosa Apostólico
Universidade de São Paulo – Brasil
Pontifícia Universidade Católica do Paraná – Brasil
Universidade Federal do Paraná – Brasil
Faculdade de Ceilândia da Universidade de Brasília – Brasil
Universidade de Guarulhos – Brasil

Location: Colegio Maestro Ávila